Page 1

Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro 2013 • Ano 14 • nº 53

Nossa principal obra: nós mesmos

Nesta edição

PÁG. 5

PÁG. 8

PÁG. 12

PÁG. 13

Planejamento estratégico em pauta

Novidades no Racional.net: Gente Online e Educ@r

Novo contrato com novo cliente

Centeranel Viracopos fecha contrato com Correios


Editorial

Racional em Movimento

Um ano histórico!

Racional conquista quatro reconhecimentos no Prêmio SECONCI de Saúde e Segurança do Trabalho

por Newton Simões - Presidente

Chegamos ao fim de 2013. Um ano histórico para a Racional. Registramos o nosso maior volume de produção com uma performance excepcionalmente positiva. Conseguimos gerenciar um crescimento de 60% em relação a 2012, que já havia sido um ano recorde para nós. E isso precisa ser celebrado! Assim como devemos comemorar o amadurecimento do nosso modelo de gestão de Projetos, o PRqd, que é a base para a criação de uma cultura de projetização, nosso guia para os próximos 42 anos. A Racional vai continuar trabalhando e perseguindo a excelência em tudo que faz. Vamos reconhecer e valorizar nossos talentos e extrair o aprendizado de tudo o que fizemos, nos preparando para um futuro com mais produtividade, eficiência e previsibilidade. Ampliaremos nosso olhar sobre os Projetos, de modo que consigamos enxergar tudo o que está envolvido em cada um deles. O cliente, a cadeia produtiva, os demais públicos de interesse e o mercado com seus comportamentos e tendências. É assim que vamos vivenciar a cultura de projetização. Cultivaremos a cultura da inovação, com soluções que continuem a destacar nossa empresa como referência no setor, para que a Racional mantenha sua trajetória ascendente, destacando-se neste segmento tão competitivo. Inovação não deve ser confundida com criatividade. Criatividade, muitas vezes, é um processo isolado, intuitivo, “caótico”, pois rompe com determinadas verdades para poder fazer com que surja o novo. Já a inovação é um processo quadrado, estruturado, intencional, que demanda conhecimento, organização, uma finalidade, disciplina e senso de organização. Essa cultura da inovação é o que nos mantém até hoje uma empresa jovial. É o que nos permite captar essa inteligência de mercado e ter uma visão inovadora do nosso negócio. Um exemplo disso é que estamos expandindo o nosso olhar, fazendo empreendimentos de base imobiliária que estão dando mais sustentabilidade às nossas políticas de longo prazo. Cultivar a cultura da inovação e a cultura de projetização é o movimento que faremos para garantir os bons resultados nos próximos anos. É desta forma que manteremos a Racional na vanguarda em seu segmento e poderemos celebrar muitos outros anos históricos pela frente. Aproveito mais uma vez para agradecer a todos pelo engajamento nos projetos deste ano e para desejar boas festas à família Racional!

2

Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro 2013

Info: maria.aparecida@racional.com

Quatro obras da Racional foram reconhecidas na segunda edição do prêmio SECONCI-SP de Saúde e Segurança do Trabalho. A R548 - Shopping Iguatemi Esplanada ficou com o bronze da categoria Campanhas Motivacionais. A R550 - BM&F Bovespa conquistou duas pratas, uma na categoria Controle de Perigos e Riscos e outra na categoria Inovação em Segurança do Trabalho. Nesta mesma categoria, a R538 - Morumbi Corporate conquistou o ouro. A R540 - Centro Tecnológico Itaú também ficou com o ouro da categoria Prevenção e Orientação em Saúde Ocupacional. A cerimônia de entrega dos reconhecimentos foi realizada no Teatro do Instituto Tomie Ohtake e contou com a presença de vários colaboradores das obras e do EC, além da equipe de SSO. A coordenadora de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, Maria Aparecida Pantarolli, destacou o empenho e a dedicação de todos para essas conquistas. “Trabalhamos continuamente na conscientização sobre a importância da segurança do trabalho e da preservação da saúde ocupacional. Por isso, existia uma grande expectativa e almejávamos ganhar algum prêmio pelo trabalho da equipe e compromisso da Racional no cuidado com os seus colaboradores, na manutenção e na preservação de um ambiente de trabalho seguro e sadio para todos”, comemora. Este foi o segundo ano consecutivo que a Racional foi premiada. Em 2012, a obra Morumbi Corporate recebeu o ouro – unanimidade entre os jurados – na categoria Prevenção e Orientação em Saúde Ocupacional.


Fortalecendo nossa Marca em eventos de segmentos estratégicos Info: renata.moraes@racional.com | augusto.carvalho@racional.com | mauro.bisca@racional.com

Mauro Bisca, durante apresentação do case do Centro Tecnológico Itaú

A consolidação do relacionamento com nossos clientes e a criação de novos vínculos depende, entre outras ações, de um trabalho constante da presença da nossa Marca nos principais eventos realizados nos segmentos nos quais atuamos. “Para isso, nada melhor do que levar nossos profissionais para expor experiências e boas práticas vivenciadas nas obras e no dia a dia da empresa”, explica Renata Moraes, gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade. E foi justamente isso que aconteceu nos dias 07 e 08 de outubro, quando a Racional participou pelo terceiro ano consecutivo do DatacenterDynamics Converged São Paulo 2013, a 5ª edição do maior evento de data center da América Latina, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O diretor de contratos Mauro Bisca apresentou a palestra “Racional, experiência em Construir Data Centers – case Centro Tecnológico Itaú”. Para Mauro, a participação no evento foi fundamental para consolidar, cada vez mais, a liderança da Racional no segmento de Missão Crítica. “Foi uma excelente oportunidade de reencontrar antigos clientes, gerenciadores, projetistas e principais fornecedores de equipamentos e instalações, assim como alavancar novos negócios”, comenta. O case Centro Tecnológico Itaú despertou interesse do público pela magnitude do projeto. “É a maior obra do gênero no país e o maior data center da América Latina. Apresentamos nossa experiência, tanto na fase de pré-construção na qual agregamos valor ao cliente, apresentando soluções de engenharia para otimizar custos e prazos, quanto na fase de construção na qual fazemos toda a coordenação dos grandes fornecedores de equipamentos e das instalações eletromecânicas. Ao final, os participantes fizeram muitas perguntas e nos procuraram interessados em gerar novos negócios no segmento. A receptividade das pessoas e o apoio e reconhecimento dos principais clientes e parceiros do segmento fizeram toda a diferença”, destaca Mauro.

No dia 05 de novembro foi a vez da Racional participar do HealthInfra Brazil 2013, primeira conferência focada na infraestrutura de missão crítica hospitalar, realizado no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. Neste evento, o diretor de contratos Augusto Martins apresentou o case de expansão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Segundo Augusto, foi uma excelente oportunidade de apresentar nosso conhecimento, experiência e a confiança do cliente nos serviços executados pela Racional. “Apresentamos todo o trabalho de interface com o cliente para viabilizar as etapas envolvidas na construção da nova unidade, como a instalação dos mais de 200 banheiros pré-fabricados na edificação com a ajuda da grua instalada no perímetro do terreno, passando por cima de mais de 60 metros de altura da nova unidade para ser encaixada no pavimento de destino. Isso sem falar nos desafios logísticos enfrentados para permitir a entrada e saída de materiais na obra em função da sua localização, uma região sujeita à Lei do Psiu (Programa de Silêncio Urbano) e à restrição de tráfego de caminhões. Somam-se a esses desafios todas as exigências de um projeto LEED Gold. Tudo isso chamou a atenção dos profissionais presentes no evento“, comenta Augusto.

Case do Hospital Alemão Oswaldo Cruz é apresentado por Augusto de Carvalho Martins

3


Racional em Movimento Lado a lado com a nata do setor imobiliário Info: erika.matsumoto@racional.com

Entender o comportamento do mercado é uma das formas de estar à frente das necessidades dos clientes. Essa postura da Racional contribui para ela se manter na vanguarda do setor e também orienta os investimentos em eventos que posicionem a empresa como referência. Essa busca pela inovação direcionou a Racional a não só participar como também patrocinar um dos mais importantes eventos do setor imobiliário, o Brazil GRI 2013, realizado em São Paulo, nos dias 5 e 6 de novembro. “Participar do GRI é uma excelente oportunidade de estar lado a lado com os melhores e maiores interlocutores do setor imobiliário. Lá encontramos nossos clientes, prospects e concorrentes, além dos principais investidores. Foi muito bom para entender melhor os movimentos e as tendências de mercado e trocar conhecimentos e experiências”, avalia Erika Matsumoto, diretora

executiva da Racional Empreendimentos. Erika foi responsável por mediar o painel “Logística - Onde estão as próximas oportunidades?”. Anderson Garcia, Giuliane Basile e Michelle Camargo, todos do Núcleo de Desenvolvimento de Negócios, também representaram a Racional no Brazil GRI e aproveitaram a ocasião para participar das demais discussões, contribuindo para a ampliação do olhar da empresa sobre o setor. “A qualificação dos participantes permite repensarmos e quebrarmos paradigmas em relação a algumas questões e, assim, revermos posicionamentos em função de alguns cenários. O formato do evento também oferece um bom aproveitamento dos participantes que podem colaborar com sua visão nas discussões. Essa troca é sempre positiva. Por isso, sempre vale a pena estar presente”, acrescenta Erika.

Estratégia da Marca em pauta Info: marcos.santoro@racional.com

Durante esta 5ª edição do Workshop de Gestão Estratégica, realizada em 4 de outubro, no auditório do condomínio onde está localizado nosso Escritório Central, em São Paulo, os participantes foram apresentados à releitura dos Fundamentos e das quatro Dimensões Estratégicas da Racional. “É muito importante que os líderes entendam, incorporem e transmitam para suas equipes os nossos Fundamentos, que multipliquem os nossos Princípios e saibam explicar o porquê nossas quatro Dimensões Estratégicas foram resignificadas”, comenta o vice-presidente executivo Marcos Santoro. Nos últimos dois anos vivemos um período importante e acelerado de crescimento em termos de receita, número de colaboradores, complexidade dos contratos e, consequentemente, os riscos aumentaram proporcionalmente. “A Racional cresceu em torno de quatro vezes nos últimos cinco anos. Isso é muito significativo e nos levou a rever nossos Fundamentos. Percebemos que os novos colaboradores nas obras viam o quadro verde e branco com os nossos Princípios, a Missão e a Visão e não percebiam o seu real significado. Essa falta de clareza a respeito dos valores que pautam as ações da empresa poderia interferir nas atitudes e relações com os públicos de interesse, impactando em como a nossa Marca é percebida pelo mercado. Alinhamos nossos Fundamentos para sermos fiéis com nossa Missão e Visão, assegurando que a Racional continue

4

Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro 2013

sendo percebida como uma empresa que oferece soluções inovadoras de engenharia, com alto nível de confiabilidade e capacidade de entrega”, explica Santoro. A estrutura organizacional e a estrutura societária também sofreram ajustes e foram pauta deste Workshop, assim como a atualização do modelo de gestão de Projetos, o PRqd, e a criação do Conselho Consultivo com a participação de dois conselheiros externos, mais um passo da Racional em direção à estruturação de sua Governança Corporativa. Os participantes ainda conheceram as perspectivas de negócios para 2014.


Executivos traçam Mapa Estratégico para 2014 Info: marcos.santoro@racional.com

No dia 02 de outubro aconteceu a primeira reunião do 3º Ciclo de Planejamento Estratégico da Racional. Participaram desse encontro a Diretoria Executiva, Newton Simões na qualidade de principal acionista da empresa, dois conselheiros externos que compõem o Conselho Consultivo e uma consultoria externa contratada para fazer a facilitação dessa primeira etapa do planejamento estratégico. Neste dia, o grupo traçou as Intenções Estratégicas da Racional Engenharia para 2018 e 2014. “Nessa primeira reunião determinamos onde queremos que a empresa esteja em 2018. Depois fizemos um zoom até 2014 e definimos o que teremos que fazer no ano que vem para alcançar o que foi planejado para 2018. Ao final desse encontro elencamos as Intenções Estratégicas para 2013 e as endereçamos de acordo com as quatro Dimensões Estratégicas já renomeadas: Gente, Gestão, Mercado e Valor”, explica o vice-presidente Marcos Santoro. Pelo terceiro ano consecutivo o planejamento estratégico da Racional Engenharia foi realizado utilizando-se a metodologia do BSC – Balanced Scorecard, que objetiva a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes na empresa. “A cada ano que passa percebemos que estamos amadurecendo a forma de fazer o planejamento estratégico da Racional. O Conselho Consultivo constituído este ano deu uma importante contribuição nesse processo ao trazer o olhar de quem está fora da empresa, desafiando e provocando o grupo para que ‘pensássemos fora da caixa’. Isso conferiu ainda mais qualidade ao encontro, comparado aos dois ciclos anteriores de planejamento estratégico”, avalia Santoro. Nos dias 21 e 22 de novembro aconteceu a segunda reunião do 3º Ciclo de Planejamento Estratégico, que reuniu os participantes do encontro realizado em outubro com os demais integrantes do Grupo Executivo, com exceção do Conselho Consultivo. Desta vez, o grupo fez a análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats que significam respectivamente forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) das Intenções Estratégicas que foram traçadas em outubro para construção do Mapa Estratégico da Racional Engenharia para 2014. Neste segundo encontro, o Mapa Estratégico foi desenhado e se fez o desdobramento em metas para o primeiro nível executivo da empresa. “O Mapa Estratégico serve como plano de navegação para que possamos traçar rotas antes de zarpar, até mesmo para que consigamos navegar por mares antes não navegados e turbulentos. O planejamento estratégico orienta a empresa para essa travessia”, comenta Santoro. Os executivos saíram desse encontro com a missão de desdobrar as metas estratégicas para suas equipes. O Comitê Diretor se reuniu posteriormente para traçar o Mapa Estratégico de 2014 da Racional Desenvolvimento & Gestão Imobiliária.

SIPAT: uma semana que todos esperam participar Info: maria.aparecida@racional.com

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) já se tornou um marco no calendário anual de eventos da Racional. E não é para menos. Afinal, a qualidade na entrega das obras da empresa também está relacionada ao grau de conhecimento que todos os nossos profissionais têm dos riscos envolvidos em suas atividades e da consciência que possuem sobre a importância de preservar a saúde. “A SIPAT é um momento único em que todos os colaboradores das obras e dos escritórios pensam sobre Saúde e Segurança do Trabalho ao mesmo tempo. Todos aguardam esta semana. Já virou uma data marco na empresa participar da SIPAT na última semana de outubro”, conta Maria Aparecida Pantarolli, coordenadora de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional. Realizada de 21 a 25 de outubro nas obras do Rio de Janeiro e São Paulo, no Escritório Central e Centeranel, a SIPAT contemplou uma série de atividades, como palestras, sorteios e concursos, sempre tendo como pano de fundo temas como qualidade de vida, ergonomia no posto de trabalho, estresse, segurança pessoal, motivação, DST/AIDS, riscos em trabalho em altura, dependência química (tabaco, álcool e drogas), equipamentos de proteção individual, entre outros. Este ano, os colaboradores foram presenteados com algumas novidades: apresentação de teatro e realização do exame de acuidade visual nas obras e EC. “Os colaboradores são a empresa. São eles que nos motivam a elaborar a SIPAT e esperam ansiosos por esta semana em que discutimos, informamos e orientamos. E eles sempre respondem positivamente. A SIPAT deste ano foi além das expectativas. A adesão foi grande e a participação com perguntas e comentários foi significativa”, comenta Maria Aparecida.

5


Racional em Movimento Porque compartilhar é preciso Info: marcos.santoro@racional.com

O Seminário de Integração e a festa de fim de ano foram realizados no dia 14 de dezembro, no Espaço Vila dos Ipês, em São Paulo. O Seminário permitiu a todos os colaboradores conhecerem os principais temas discutidos na empresa ao longo do ano. Entre eles, a releitura dos nossos Fundamentos, tema da abertura do evento feita pelo nosso presidente Newton Simões. Em seguida, todos os colaboradores assistiram à palestra de Ricardo Guimarães, da consultoria Thymus Branding, que apoiou o Grupo Executivo nesse trabalho. Newton explicou cada um dos Fundamentos que traduzem quem somos e retratam o jeito de pensar e agir da Racional. Em seguida, os GCOs foram convidados a subir ao palco para participar de um talk show, conduzido pelo diretor executivo Marcos Vicelli, no qual explicaram o significado dos nossos Princípios: Confiança, Estética, Solucionamento e Comprometimento. Alguns colaboradores puderam se ver no telão, pois participaram de um vídeo gravado antes do início do evento. “A liderança já tinha participado de uma reunião prévia sobre os Princípios e nós entendemos que eles estão perfeitamente de acordo com a identidade da Racional. Quem está aqui hoje é o time da nossa empresa que consegue absorver esse espírito de objetividade, de transparência e de confiança com facilidade”, comentou Carlos Olivares, gerente de obras da R550 - BM&F Bovespa. “O Seminário deste ano foi muito interessante e abordou vários temas atuais. Sem dúvida é um momento importante para encontrar todo mundo, trocar experiências e conversar sobre tudo o que acontece durante o ano”, acrescentou Jenniffer Coelho, assistente de administração de pessoal do Barra Shopping. Ao final do talk show, o vice-presidente Marcos Santoro deu sequência ao Seminário apresentando as quatro Dimensões Estratégicas (Valor, Mercado, Gestão e Gente), revistas este ano para refletir a estratégia da Racional. Santoro também apresentou a Estrutura Societária da Racional Participações bem como as estruturas organizacional e funcional da empresa. “Além de transmitir o conteúdo sobre os nossos Fundamentos, o grande desafio desse ano e desse Seminário foi criar nexo entre estes e nossas

6

Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro 2013

Dimensões Estratégicas. Trabalhamos o ano todo na construção dessa conexão para que todos entendam a estratégia de valor da Racional, para que tudo faça sentido em uma relação de causa e efeito”, disse Santoro. O Seminário também trouxe outras novidades. Duas delas foram apresentadas pela gerente executiva de Desenvolvimento Organizacional, Valéria Donatelli: o Gente Online e o Educ@r, as novas funcionalidades do Portal Racional.net (leia mais sobre essas ferramentas na página 8). Em seguida, o diretor executivo Donizeti Pessotto e a gerente de planejamento do SGO Giselda Sartorelli subiram ao palco para apresentar as melhorias feitas no nosso modelo de gestão de Projetos, o PRqd. Agora os processos estão organizados em 12 áreas de conhecimento, de acordo com padrões internacionais do PMI (Project Management Institute). Rinaldo Donato, diretor de contratos, e Rogério Guimarães, gerente de obra, deram seus depoimentos sobre a aplicação prática desse novo modelo na obra do Centeranel Viracopos (SP). Erika Matsumoto, diretora executiva da Racional Empreendimentos, deu sequência ao Seminário apresentando as perspectivas de


Campanha reforça nossos Fundamentos CAPA_CONTRACAPA_FOLHETO.pdf 1 06/12/13 Info: ana.arvelos@racional.com

negócio para 2014 e as obras concluídas este ano. Nosso presidente subiu ao palco em seguida para explicar o que a Racional entende como Valor, nossa quarta Dimensão Estratégica. O Seminário foi encerrado com a apresentação de um vídeo institucional que provocou muitas lembranças e emocionou os participantes. Foi nesse clima contagiante que todos seguiram para o almoço que abriu a celebração da festa de fim de ano.

17:09

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Nossa principal obra: [ nós mesmos ].

Na semana posterior ao Seminário de Integração, os colaboradores de todas as localidades conheceram a campanha “Nossa principal obra: [nós mesmos]”, cujo objetivo é tornar cada vez mais acessível o significado dos Fundamentos da Racional, que passaram por uma releitura este ano. Todas as peças de comunicação foram criadas a partir da Inspiração da empresa: Somos todos, em última instância,“operários em construção”. O folheto distribuído a todos os colaboradores destacou o processo de construção permanente a que todos estão sujeitos no dia a dia e a influência da inquietação em nossa essência. Nossos Fundamentos traduzem quem somos e retratam o jeito de pensar e agir da Racional. Eles são revelados a partir da Inspiração da empresa, da Missão da Racional Engenharia & Construção e da Racional Desenvolvimento & Gestão Imobiliária, bem como a Visão e os Princípios que pautam as ações da empresa: Confiança, Estética, Solucionamento e Comprometimento. As áreas administrativas foram decoradas com móbiles no formato de capacete de segurança destacando este conteúdo. Nessa mesma semana os colaboradores receberam o Racional 4D, publicação que aborda os conteúdos apresentados no Seminário de Integração. Entre eles estão os Fundamentos que norteiam a nossa empresa, a Estrutura da Governança e a Estratégia Corporativa, bem como as quatro Dimensões Estratégicas (4D), revistas este ano para refletir a estratégia da Racional – agora classificadas como: Valor, Mercado, Gestão e Gente. Esta frase explicita a conexão das 4D: “Gente com conhecimento e processos de Gestão cria soluções para o Mercado, gerando Valor para todos”.

7


Racional em Movimento

Sustentabilidade

Gente Online: a mais nova funcionalidade do Racional.net

Educação ambiental nos canteiros da Racional

Info: valeria.donatelli@racional.com

Infos: nadia.oliveira@racional.com

Você mudou de endereço e precisa atualizar seu cadastro na empresa. Concluiu seu curso de MBA e quer informar a empresa sobre esta atualização no seu currículo. Deseja incluir seu filho recém-nascido no plano de saúde. Quer programar suas próximas férias com antecedência. Tudo isso pode ser feito pelo Gente Online, a mais nova funcionalidade do portal Racional.net. Nele é possível ainda acessar seus comprovantes de pagamento, solicitar férias, fazer avaliações, treinamento online, atualizar seus dados pessoais e o histórico profissional. “O grande benefício dessa ferramenta é a facilidade no acesso às informações e agilidade nas respostas, que antes eram tratadas por e-mail. Com o Gente Online o fluxo de informações de todos os nossos colaboradores está organizado em um único lugar. Isso oferece mais transparência e facilita a comunicação”, explica Valéria Donatelli, gerente executiva de Desenvolvimento Organizacional.

O que aconteceu com as árvores que existiam onde hoje encontra-se a R550 - BM&F Bovespa? Para responder a esta pergunta e outras curiosidades dos alunos do 8º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Tom Jobim, vizinha ao canteiro, a Racional organizou uma visita à obra. Durante a visita, os 50 alunos descobriram e aprenderam um pouco mais sobre a nossa empresa e a construção civil, conheceram um data center e as profissões envolvidas em um canteiro de obras. A preservação do meio ambiente, os procedimentos para a obtenção da certificação ambiental e as diversas ações socioambientais realizadas nas comunidades do entorno de nossas obras também foram discutidos no encontro. A visita complementou o projeto de meio ambiente desenvolvido pela escola, uma vez que os alunos puderam perceber que os princípios de redução e reutilização de resíduos e materiais podem ser aplicados em diversos ambientes. “Todos gostaram muito da visita. Com relação às árvores, a Racional doou 1.025 mudas à Prefeitura de Santana de Parnaíba para serem replantadas no próprio município”, conta Nádia Oliveira, engenheira ambiental do Núcleo de Comunicação e Sustentabilidade. A equipe da R547 - Centro de Pesquisas e Tecnologia GE também recebeu a visita de 100 alunos após a realização de uma ação de sinalização de trânsito para os alunos da escola vizinha à obra. Eles assistiram a uma palestra sobre meio ambiente e coleta seletiva e, após o bate-papo, participaram da gincana “A Coletinha Seletiva”, com o objetivo de colocar o aprendizado em prática. O mesmo treinamento foi realizado para cerca de 70 crianças carentes atendidas pela União das Operárias de Jesus, instituição sem fins lucrativos, localizada em Botafogo (RJ). Os colaboradores da R547 organizaram uma campanha de doação de brinquedos entre os empreiteiros e funcionários da obra para presentear os pequenos. A iniciativa foi um sucesso!

Treinamento online no Educ@r Outra novidade do Racional.net é o Educ@r, um sistema de aprendizado online disponível no Gente Online, que possibilitará aos colaboradores ampliar seu conhecimento e se aprimorar continuamente, de maneira interativa, com praticidade e rapidez. O Educ@r atenderá principalmente às necessidades de atualização dos colaboradores que estão em nossas obras espalhadas em diversas regiões do país, sem a necessidade de deslocamento. “Os treinamentos à distância permitem ao aluno uma imersão a um ambiente rico em aprendizado, por meio de simulações que retratam situações comuns no dia a dia”, conta Valéria. Segundo a gerente executiva de Desenvolvimento Organizacional, o Educ@r oferecerá aos colaboradores oportunidades de participar de cursos que atendam às necessidades coletivas identificadas por meio das avaliações de desempenho. “Acompanharemos o atendimento à carga horária do curso e, dependendo do tema, poderá haver alguma avaliação formal como uma prova. No entanto, a avaliação de retenção de conteúdo não será obrigatória. Dependerá do objetivo de cada curso”, explica. Os colaboradores que participaram do processo de Avaliação de Competências deste ano tiveram a oportunidade de utilizar a ferramenta com o curso de feedback. O próximo curso disponível será o de Excel. Os colaboradores interessados devem se inscrever até o dia 30 de janeiro pela própria página do Educ@r.

Benefícios do Educ@r • Flexibilidade de horário: você é quem determina o melhor horário para fazer o curso. • Economia com deslocamentos: você pode fazer o treinamento da sua casa ou no trabalho. • Conteúdos mais bem elaborados, explicativos e com os mais modernos recursos multimídias.

8

Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro 2013


Empreendedores da Construção Infos: tatiana.pezutto@racional.com

Em parceria com o SEBRAE-SP, o SindusCon-SP e a HM Consultoria, a Racional desenvolveu, de junho a setembro, o Programa Empreendedores da Construção Civil para capacitar pequenos e micro fornecedores de mão de obra, transmitindo conceitos de empreendedorismo e gestão de negócios. O Programa foi dividido em cinco módulos: Administração, Saúde e Segurança, Finanças, Recursos Humanos, Produção e Sustentabilidade, totalizando uma carga horária de 26 horas/ aula. O treinamento contou com a participação de 102 profissionais de 39 empresas parceiras. Com oito encontros, os participantes que cumpriram pelo menos 75% de frequência em todos os módulos receberam

da Racional, como reconhecimento pela participação, o custeio do material de comunicação personalizado para suas empresas que incluiu logomarca, cartão de visitas e folder. Os participantes tiveram, ainda, a possibilidade de contar com consultoria individualizada do SEBRAE. No final do Programa, todos os participantes receberam certificados de participação, emitidos pelos parceiros. Para divulgação do Programa, a Racional criou uma campanha associando a gestão de negócios ao futebol, utilizando o slogan “Seja o artilheiro do seu negócio” para mostrar que a nossa empresa está de olho na escolha dos parceiros que compõem o nosso time de craques.

Fortalecendo nossa cadeia produtiva Infos: tatiana.pezutto@racional.com

A busca pela melhoria contínua levou a Racional a realizar o Projeto de Avaliação e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva, importante iniciativa que tem como finalidade o fortalecimento da relação com os fornecedores, gerando ganhos e reduzindo riscos, tanto para a Racional quanto para os seus parceiros – fornecedores e clientes. Realizado em parceria com o UniEthos, o projeto contemplou um amplo e profundo diagnóstico da cadeia produtiva da Racional, no qual foram realizadas uma série de 56 entrevistas com colaboradores de diferentes áreas das obras e do Escritório Central, fornecedores, clientes, entre outros públicos de interesse para elaboração de uma matriz de riscos.

Na segunda etapa do Projeto foi definida a estratégia de gestão sustentável da cadeia produtiva e elaborados três planos de ação: Plano de Gestão de Riscos, Plano de Relacionamento e Plano de Desenvolvimento. “Os planos foram elaborados por grupos de trabalho que contaram com a participação e contribuição de 21 profissionais de diferentes áreas e níveis hierárquicos. Cada plano prevê ações de curto, médio e longo prazo, que devem ser implantados de forma gradativa nos próximos anos”, explica Tatiana Pezutto, especialista em Sustentabilidade do Núcleo de Comunicação e Sustentabilidade.

9


Obras Realizadas Shopping Iguatemi Esplanada e Esplanada Shopping: interligados e operando Info: augusto.carvalho@racional.com

O Shopping Iguatemi Esplanada, entregue em novembro pela Racional, é a terceira obra para o Grupo Iguatemi, presenteando a região de Sorocaba e Votorantim com lojas inéditas. A união de dois shoppings, o Esplanada Shopping, centro comercial tradicional em Sorocaba, com o Shopping Iguatemi Esplanada, forma o complexo Iguatemi Esplanada. De acordo com Augusto de Carvalho Martins, diretor de contratos, o principal desafio desta obra foi erguer 150.000 m2 de um projeto muito bem concebido, com duas grandes passarelas de interligação, que exigiram um trabalho extremamente planejado, de maneira a minimizar o impacto na operação do shopping existente durante os 18 meses de execução do contrato. “A obra foi executada seguindo um planejamento detalhado com uma sequência executiva seguida em todas as atividades. O principal fator de sucesso foi o espírito de equipe e o comprometimento de todos com o planejamento feito inicialmente. Conseguimos executar os serviços de sanitários e forros com uma boa interação com as instaladoras de maneira a garantir a entrega no prazo e com a qualidade esperada, sem retrabalhos”, conta Augusto. O Iguatemi somou ao complexo mais dois pavimentos de lojas, um para praça de alimentação, lazer e cinema, e ou-

tro para estacionamento coberto, com 2 mil vagas cobertas e 200 descobertas. Reúne 6 lojas-âncoras, 7 megalojas e 162 lojas satélites, além de 19 fast-foods e 4 restaurantes e 7 salas de cinema. A estrutura do Shopping Iguatemi Esplanada remete à atmosfera agradável dos centros de compra a céu aberto, com acessos arborizados, alamedas de serviços centralizadas e um circuito de compras único.

Tietê Plaza Shopping aberto para o Natal Info: dimas.araujo@racional.com

Em dezembro entregamos um importante centro de compras que movementou ainda mais o Natal dos paulistanos, o Tietê Plaza Shopping, empreendimento que marcou a entrada da Cyrela Commercial Properties na carteira de clientes da Racional. O shopping tem como principais diferenciais as grandes aberturas no projeto construtivo para permitir a entrada da iluminação natural. Com seis pavimentos, sendo três de garagem, dois de lojas e um para praça de alimentação e cinema, o Tietê Plaza Shopping reúne 7 lojas-âncoras, 5 megalojas e 145 lojas satélites. A praça de alimentação possui 19 lojas e 7 salas de cinema, sendo uma 3D. Pode ser acessado a partir de duas vias principais da região oeste da cidade de São Paulo: a Marginal Tietê e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. “Foram 24 meses de trabalho ininterruptos. Nos estruturamos fortemente na coordenação de projetos e na equipe de acompanhamento de fabricação e montagem das estruturas de concreto e metálicas, itens bastante complexos, ainda mais que a execução da obra ocorreu em paralelo com os projetos fornecidos pelo cliente”, conta José Dimas de Oliveira Araújo, diretor de contratos.

10

Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro 2013

Nossa equipe venceu todos os desafios dessa obra e o cliente se mostrou satisfeito com o trabalho da Racional. “Eles comentaram em vários momentos que esperam que esta seja uma parceria que se estenda por muito tempo”, comenta Dimas. Então, que venham os próximos contratos!


Obras em Andamento North Shopping Jóquei é concluído com sucesso

Seis meses para a entrega do Hotel Hilton Barra

Info: lincoln.heber@racional.com

Info: dimas.araujo@racional.com

Desafios vencidos, metas atingidas, adversidades dribladas por uma equipe que manteve o bom humor e atingiu os resultados esperados após 19 meses de intenso trabalho. Foi esse espírito que marcou a entrega do segundo empreendimento para a Ancar Ivanhoe: a R543 - North Shopping Jóquei, que abriu as portas para o público cearense no dia 30 de outubro. “Esse empreendimento consolida a parceria da Racional com a Ancar Invanhoe, cliente que já havia nos contratado para a construção do Parque das Bandeiras Shopping, em Campinas. Desta vez, empregamos nossa experiência para solucionar os desafios de desenvolver todos os projetos e a execução no prazo combinado, dentro do budget do cliente e em Fortaleza, cidade que não dispõe dos recursos necessários para uma obra com as características do North Shopping Jóquei”, conta Lincoln Heber, diretor de contratos. Pelo acordo firmado, a Racional foi responsável por todas as fases da obra: desenvolvimento dos projetos básicos e executivos, contenções, escavação, fundação, estrutura de concreto pré-moldada e in loco, fachadas, cobertura, revestimentos, acabamentos civis, elevadores, escadas rolantes, áreas externas, instalações elétricas e hidráulicas, de combate a incêndio, de ar condicionado, CFTV e automação. O North Shopping Jóquei possui cinco pavimentos, com estacionamento para 2.000 veículos, sendo mais de 750 vagas cobertas no subsolo. O shopping reúne 5 lojas-âncoras, 18 megalojas, 155 lojas satélites, uma praça de alimentação com uma fachada de vidro de 242 m2 que leva luz natural para o espaço que reúne 28 lojas, 1 Game Center, 29 quiosques e 5 salas de cinema. “Com cerca de 80.000 m2 de área construída, a arquitetura e a modernidade do empreendimento são o grande diferencial desse shopping que é destinado às classes C e D, porém possui beleza e sofisticação de um shopping para as classes A e B”, comenta Lincoln.

As obras do Hotel Hilton Barra seguem em ritmo acelerado. Nas próximas férias de julho, hóspedes e visitantes poderão desfrutar do conforto e da sofisticação oferecidos em seus 298 quartos, sendo uma suíte executiva/presidencial. Também poderão aproveitar o sol do Rio de Janeiro na piscina descoberta na cobertura, se exercitar na academia, se refrescar no bar da piscina, confraternizar no restaurante e no bar do hotel e ainda utilizar a infraestrutura dos dois salões de eventos com 284,20 m2 (área útil) e 596,50 m2 (área útil) e das 11 salas de reunião/multiuso, além do estacionamento com 110 vagas. Tudo isso graças ao trabalho da nossa equipe que não mede esforços para atender às exigências desse importante Projeto. De acordo com o diretor de contratos José Dimas de Oliveira Araújo, a entrega está marcada para julho de 2014 devido à reprogramação da aprovação do protótipo dos apartamentos. “Estamos lidando com um novo cliente, a Carvalho Hosken, e construindo um hotel cinco estrelas de bandeira internacional que busca a certificação LEED Silver e possui alto padrão de sofisticação em seus acabamentos e ambientes. Além disso, esse Projeto possui vários desafios construtivos, um exemplo é a laje subpressão. Isso sem contar que o projeto está em andamento em paralelo à construção”, explica Dimas. Primeiro hotel da cadeia Hilton Hotels & Resort na cidade maravilhosa, o empreendimento possui localização estratégica para os negócios e eventos esportivos programados para os próximos anos. Está a quatro quilômetros do Riocentro e fica ainda perto do futuro Parque Olímpico e a menos de cinco quilômetros da futura Vila Olímpica e da Praia da Barra da Tijuca. Raio X Área construída: 24.654,65 m2 Área do terreno: 6.713,87 m2 Contrato: Preço Máximo Garantido Prazo: 22 meses Início da obra: Agosto/2012 Término da obra: Julho/2014

11


Nova Obra

Saúde

Pátio da Marítima: primeiro contrato com a Tishman Speyer

A luta continua

Info: giuliane.basile@racional.com

Info: ricardo.guatelli@racional.com

Concluímos o ano com uma excelente notícia, um novo cliente em carteira e um novo desafio. A partir de janeiro de 2014, a Racional será responsável pela pré-construção e construção do Pátio da Marítima, uma das primeiras e maiores obras corporativas do Rio de Janeiro, que será construída no Porto Maravilha, projeto de reurbanização e desenvolvimento socioeconômico que está transformando a região portuária do Rio. Este é nosso primeiro contrato com a Tishman Speyer, líder mundial no mercado imobiliário, referência por seus empreendimentos de altíssimo padrão de qualidade e responsável pelo desenvolvimento e gestão de obras que se tornaram ícones mundiais, como o Chrysler Building e o Rockefeller Center, em Nova York. “A concorrência teve início no mês de junho e foi uma oportunidade do cliente conhecer melhor a Racional, nosso modelo de gestão, como trabalhamos e a expertise da nossa equipe. Ao longo do processo, percebemos que a cultura da Tishman Speyer e a preocupação com o nível de qualidade dos seus empreendimentos estão alinhadas com a nossa cultura e a preocupação da Racional com a qualidade de entrega das suas obras. No final de novembro recebemos a notícia de que a nossa proposta foi a vencedora”, conta Giuliane Basile, gerente executiva do Núcleo de Desenvolvimento de Novos Negócios. O projeto de arquitetura do Pátio da Marítima está sendo desenvolvido por Norman Foster, renomado arquiteto inglês, mundialmente conhecido pelo estilo ousado de desenhar prédios importantes, principalmente na Europa e na Ásia, e por sua preocupação com o meio ambiente. Caberá à RAF Arquitetura a tropicalização dos projetos de Foster e a execução dos projetos executivos. “Um dos nossos desafios será coordenar e gerenciar todas as disciplinas dos projetos. Além disso, esse empreendimento representa uma excelente oportunidade recíproca de aprendizado. Soma-se aos 42 anos da Racional um time de engenharia com experiência global de mais de três décadas. A Tishman Speyer valoriza a pré-construção e a engenharia como a alma do sucesso dos seus empreendimentos”, comenta Giuliane. Raio X Segmento: Corporativo Tipo de Contrato: Preço Máximo Garantido Área: 120 mil m2 Localização: Av. Rodrigues Alves, s/nº , entre a Rua da Gamboa e a Rua Rivadavia Correa, no Rio de Janeiro (RJ). Prazo de execução: 32 meses + 2 meses de Comissionamento Início da obra: Janeiro de 2014 Término da obra: Setembro de 2016 para obra e novembro de 2016 para o Comissionamento. Características: No total, serão 5 subsolos, 21 pavimentos e cobertura.

12

Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro 2013

Em 1983 foi descoberta uma nova doença que desde 1981 vinha sendo relatada com diferentes nomes até que passou a ser chamada de AIDS (Acquired Immunodeficiency Syndrome) porque seu vírus, o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), deixava o sistema imunológico do portador muito debilitado. Sua disseminação ocorria entre os indivíduos dos chamados grupos de risco, os homossexuais, haitianos, hemofílicos e usuários de drogas injetáveis. Após alguns anos, descobriu-se que a AIDS havia se propagado entre bissexuais e heterossexuais. E assim milhares de pessoas morreram durante a década de 80 e meados dos anos 90. O resultado positivo do exame de sangue para o HIV representava uma sentença de morte. Com a disponibilidade de amplo acesso ao diagnóstico e tratamento precoces, a doença tornou-se crônica e a expectativa de vida da pessoa infectada melhorou. A relação sexual sem uso de preservativo é sua principal forma de transmissão, seguida pelas transfusões de sangue e o uso comunitário de seringas para consumo de drogas. A transmissão de mãe para filho durante a gravidez ou amamentação é outra forma de contágio, assim como o contato com materiais cirúrgicos não esterilizados devidamente. Uma vez detectada a doença, o início precoce do tratamento gera uma expectativa de sobrevida de até 40 anos. A luta passa a ser contra as infecções recorrentes que acabam com a defesa imunológica do organismo. Até hoje piercings e tatuagens não foram relatados como agentes transmissores. Saliva, lágrimas, fluidos de tosse, espirro e picadas de mosquitos também não transmitem o vírus. Entretanto, é fundamental a realização periódica de exames para a detecção do HIV e a prática do sexo seguro continua sendo a forma mais eficaz de evitar a doença. Dia 1º de dezembro foi o Dia Mundial de Combate à AIDS. A luta continua e a prevenção depende de nós.


Desenvolvimento & Gestão Imobiliária ECT ocupará Centeranel Viracopos por 15 anos Info: erika.matsumoto@racional.com

Uma central da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ocupará o Centeranel Viracopos por 15 anos. O contrato foi assinado com a Racional na modalidade built to suit, ou seja, o centro logístico está sendo construído sob medida para atender às necessidades do cliente, que ocupará o local com uma unidade automatizada de tratamento de cartas e encomendas para receber e despachar cargas de todo o país. O contrato é resultado de um processo licitatório do qual a Racional participou. A ECT tinha necessidade de um empreendimento próximo ao aeroporto de Viracopos para atender às demandas da região de Indaiatuba e perto dos principais polos de troca de carga com a capital e o interior de São Paulo. “O Centeranel Viracopos atendia a esse pré-requisito. Nosso terreno fica ao lado da Rodovia Santos Dumont, que dá acesso imediato à Rodovia dos

Bandeirantes e é muito próximo da Rodovia Anhanguera. Vários outros aspectos foram considerados nesse estudo técnico. O tamanho do terreno e a qualidade do nosso projeto contribuíram para a decisão final”, explica Erika Matsumoto, diretora executiva da Racional Empreendimentos. No processo de negociação, que durou um ano, ficou claro que a Racional é um player diferenciado no segmento imobiliário por oferecer ao cliente uma única interlocução para tratar tanto das questões de engenharia como de propriedade, abordando tanto aspectos de construtividade como de uso do empreendimento. “Conseguimos entender as necessidades do cliente e traduzi-las em um projeto que não só cumpre as exigências técnicas de engenharia, como também atende às questões administrativas relacionadas à locação e gestão do

empreendimento. Isso nos torna um provedor completo de soluções para o mercado e posiciona a Racional como empresa que concebe, constrói e gerencia empreendimentos de alta performance”, comenta Erika. Como na modalidade built to suit os contratos são de longo prazo, o cliente quer ter a segurança de uma boa engenharia. E este é outro importante diferencial da nossa empresa nesse segmento. “A atenção que tivemos em cada detalhe do projeto, somada à excelência das nossas obras, confere mais segurança no momento da negociação e valoriza cada vez mais a nossa Marca, demonstrando a preocupação da Racional com a funcionalidade do centro logístico e com a satisfação e a permanência do cliente no empreendimento”, acrescenta Erika. A ECT será a única locatária do Centeranel Viracopos e a entrega da obra está prevista para dezembro de 2014.

13


Fique por Dentro Confira alguns dos eventos realizados em nossas localidades entre setembro, outubro, novembro e dezembro.

Eventos e Programas Institucionais

14

Tudo em Família - Centro Tecnológico Itaú - 02/09

Política da Boa Vizinhança - Localiza - 05/09

Feira do Livro - Centro de Pesquisas e Tecnologia GE - 09/09

Feira do Livro - Shopping Iguatemi Esplanada - 09/09

Formatura do EJA (Senai) - Shopping Iguatemi Esplanada - 09/09

Futuros Profissionais - Barra Shopping - 09/09

Formatura do EJA (Senai) - North Shopping Jóquei - 19/09

Tudo em Família - Morumbi Corporate - 19/09

Churrasco de Confraternização - Centro Tecnológico Itaú - 23/09

Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas, Valéria Donatelli recebe o certificado - 25/09

Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro 2013


Tô Sabendo - North Shopping Jóquei - 26/09

Feira do Livro - Centro Tecnológico Itaú - 14/10

Tudo em Família - EC/Centeranel - 17/10

Formatura do EJA (Senai) - Barra Shopping - 24/10

Formatura do EJA (Senai) - Hotel Hilton Barra - 24/10

Churrasco de Confraternização - BM&F Bovespa - 28/10

Tudo em Família - BM&F Bovespa - 31/10

Futuros Profissionais - Hotel Hilton Barra - 07/11

Futuros Profissionais - BM&F Bovespa - 19/11

Workshop de Saúde e Segurança Ocupacional - 05/12

15


Prazer em Conhecer Construindo sonhos Info: leni.andrade@racional.com

O encarregado de obras Anani Akpedje Adonai Paulin Cakpo trabalha na Racional há um ano e atualmente integra a equipe da obra R542 - Tietê Plaza Shopping, tendo participado anteriormente da R538 - Morumbi Corporate. Anani tem 29 anos, é natural de Benin, país da região ocidental da África, e veio para o Brasil há três anos para conhecer a família de sua esposa, que é brasileira. Quando chegou, encontrou o setor da construção civil aquecido e, assim que legalizou sua documentação para trabalhar no País, conseguiu emprego neste setor, em São Paulo. “Para ser mestre de obras em Benin é preciso fazer um curso profissionalizante de Técnico em Edificação que tem duração de cinco anos. Quando concluí esse curso fiz estágio em uma empresa de origem italiana responsável por uma obra em coligação com o Brasil. O arquiteto desse projeto gostou do meu trabalho e me convidou para participar da construção de outra obra no Gabão, um país vizinho a Benin. Aceitei a proposta. Nessa época, eu já namorava minha esposa e foi um familiar dela que sugeriu que nós viéssemos para o Brasil quando terminasse a obra no Gabão.” Além das experiências vividas em sua terra natal e também no Gabão, Anani trouxe na bagagem o desejo de participar de uma obra de grande porte, com muitos pavimentos e também de participar da construção de um shopping center. “As obras que participei na África tinham no máximo 11 pavimentos. Quando cheguei aqui, visitei os Shoppings Itaquera e Penha e fiquei imaginando quem teria construído esses empreendimentos e se um dia eu participaria de uma obra como aquelas. Aqui na Racional estou realizando meus dois sonhos: participar de uma obra de grande porte, com muitos pavimentos, como a R538 e agora a R542. Estou muito contente.” Atualmente cursando o segundo semestre de engenharia civil na UNIP do Tatuapé, Anani está se preparando para transformar outro sonho em realidade. “Sempre quis ser engenheiro e assim que terminar a faculdade pretendo fazer uma pós-graduação em Cálculo Estrutural. Sei que um engenheiro calculista precisa ter muita vivência na área e a Racional está me proporcionando isso também. Uma obra é sempre diferente da outra”. Hoje, casado e com um filho de dois anos, Anani sonha em poder contribuir para o desenvolvimento do país, apresentando oportunidades construtivas que ajudem a movimentar a mola do crescimento econômico. “Pode ser aqui ou em Benin, ajudando no desenvolvimento da nação.”

EXPEDIENTE

16

O Jornal Conexão é uma publicação da Racional Engenharia Ltda. Avenida Chedid Jafet, 222 - Bloco D - 3º Andar - São Paulo - Tel.: 11 3732-3777 • Coordenação Geral: Renata Ruggiero Moraes • Colaboração: Ana Paula Arvelos e Ana Paula Sanches • Redação: Renata Ribeiro MTb 25.656 • Diagramação: Mundo s.a Comunicação

Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro 2013

Conexao 53  

Revista interna Racional Engenharia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you