Page 1

O M u n d o L o u c o d e O z i Nesta edição: Duas Hqs de Dod e Dosmeu do Baú Analista de Tiras Ander e Graund e mais...

50 anos de carreira de maurício de sousa

#0


MICRO-EDITORIAL a partir de agora, teremos todo domingo uma edição especial em formato de revista para você baixar. o mundo louco de ozi em pdf é a compilação de todo o conteúdo visto durante a semana. aproveite e colecione!

ozi

2


Hist贸rias do ba煤 - areia hostil # 1

3


Hist贸rias do ba煤 - areia hostil # 1

4


Hist贸rias do ba煤 - areia hostil # 1

5


tirinhas

ander e graund

6


tirinhas

Analista de tiras

7


Matéria da semana

50 de carreira de maurício de sousa Quem não lembra da Mônica? Essa gordinha, dentuça, com um coelho na mão aí ao lado. Ahh!! Você estranhou essa Mônica ai? Essa é a primeira Mônica desenhada por Maurício de Sousa em 1963, e pode ser vista em uma exposição muito bacana no MuBe em São Paulo. Estive lá esta semana para conhecer a história deste grande mestre do quadrinho brasileiro. Já na entrada podemos ver a mesa original de trabalho do Maurício, com uma impressão gigante da primeira tirinha publicada por ele em 18 de Julho de 1959 que o então repórter policial da Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) publicou sua primeira tira de quadrinhos. Uma história vertical, sem texto e estrelada pelos personagens que logo depois viriam a ser batizados como Bidu e Franjinha. Além do foco principal, que é a carreira de Maurício pude ver a clara evolução do traço nos personagens do universo da Turma da Mônica.

Evolução dos personagens desde 1963

mônica

cascão

cebolinha

8


Matéria da semana

Este espaço ao lado é a réplica do primeiro estúdio de Maurício. Ao fundo a impressão da primeira tirinha do Franjinha na vertical em 1959.

Primeiras revistinhas publicadas de franjinha e bidu (ainda cinza) por maurício de sousa. período pré mônica.

9


Matéria da semana Achei muito legal a exposição dos primeiros clichês do artista. Pra quem não sabe, os clichês são essas chapas aí embaixo com as imagem em negativo, em que o sujeito passa tinta e imprime no papel. Era o jeito que as coisas eram impressas antigamente.

Não só objetos pessoas do Maurício estão expostos, o famoso Sansão, coelho da sua filha mais velha e diretora comercial de sua empresa Mônica. Bom, pelo estado do coelho, você já pode ter uma idéia da idade do coelho.

Um dos grandes momentos da exposição é a série de arte, pintada pelo próprio Maurício em que ele homenageia artistas como: Michelangelo, Cézanne e Caravaggio. Ele reproduziu diversos quadros da arte mundial com os personagems da Turma da Mônica. A série “Turma da Mônica em Quadrões” é genial não só pelas suas adaptações, mas também pelo seu caráter educacional, pois ao lado de cada qudro existe uma reprodução do original contando sua história. Além dos “quadrões”, existem várias esculturas dos personagens do Maurício representando esculturas consagradas mundialmente, seguindo a mesma linha dos quadrões.

10


Matéria da semana

MÔNICALISA

BIBLIOTECA MÓVEL DA MÔNICA

Pessoal, o passeio é muito legal! Existe muito mais material para ser visto, pena não ter como reproduzir toda a exposição aqui, pois além da Internet do hotel ser péssima, esqueci de tirar fotos de uma porção de coisas. A exposição vai até o dia 18 de agosto aqui em São Paulo no Mube. Vele a pena!

Ficha Técnica: Pesquisa e roteiro: Mauricio de Sousa e Flávio Teixeira de Jesus Arte e Finalização: Estúdios Mauricio de Sousa Quadrões Desenhos: Mauricio de Sousa e Emy T. Yamauchi e Pinturas: Mauricio de Sousa Assistente de pintura: Amélia Massako Mihara Esculturas Desenhos: Mauricio de Sousa, Roberto Martins Pereira e José Márcio Nicolosi Esculturas: Olyntho Tahara Supervisão: Alice K. Takeda e Mauricio de Sousa Organização e Curadoria: Jacqueline Mouradian Supervisão Geral: Mauricio de Sousa Serviço MuBE – Museu Brasileiro da Escultura Endereço: Av. Europa, 218 – Jardim Europa Período: 19 de julho a 18 de agosto Dias e horários: De terça a domingo das 10h às 19h Visitas monitoradas: 11 2594-2601 Entrada gratuita

11


tirinhas

Analista de tiras

12


Hist贸rias do ba煤

13


ENQUANTO iSSO...

14

O Mundo Louco de Ozi Nº 1  

Primeira edição da revista On Line do OMLO

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you