Issuu on Google+


Oremos pelos pobres O Brasil é um país maravilhoso, com clima abençoado, pessoas de bem com a vida e um meio ambiente rico. Somos uma nação alegre e que tem tudo para proporcionar a seus habitantes uma vida feliz. No entanto, uma enorme parcela da população se encontra em situação de penúria: mais de 16 milhões de seres humanos vivem em condições consideradas de “extrema pobreza”. Para quem está nessa situação, cada vinte centavos representam uma quantia extremamente preciosa, como Jesus deixou claro ao comentar sobre a viúva pobre que depositou duas moedinhas na caixa de ofertas do templo (Lc 21.1-4). u Pai querido, nosso Senhor disse que sempre teríamos os pobres conosco e que poderíamos ajudá-los quando desejássemos (Mc 14.7). Pedimos pelos carentes da nossa nação. Que tu concedas a eles o pão de cada dia (Mt 6.11), de forma que vivam com dignidade. Toca no coração não só dos governantes, mas de cada brasileiro, e desperta em todos o sentimento de amor ao próximo. Que ajudemos uns aos outros e, com isso, consigamos resgatar essas vidas da situação precária em que se encontram. Em nome de Jesus. Amém.

tempo de orar_220713.indd 3

3

22/07/13 17:12


Oremos pela paz Paz é algo extremamente valorizado por Deus. Sempre que Jesus saudava alguém, não dava bom dia, não estimava prosperidade nem mesmo uma vida longa: desejava paz (Lc 10.5; 24.36; Jo 20.19,21,26). O mesmo fizeram os apóstolos, como Paulo (Rm 15.33; 2Ts 3.16; Ef 6.23), João (3Jo 15) e Pedro (1Pe 5.14). No Brasil de nossos dias, paz é muito mais do que um desejo, é uma necessidade. Os índices de violência assustam. A criminalidade é um problema grave. De assaltos a assassinatos, somos obrigados a conviver com todo tipo de situação que nos instila medo e nos rouba a tranquilidade. Mas, mediante nosso clamor, Deus pode mudar isso. u Pai amado, a tua Palavra diz que tu és paz (Jz 6.24). Paz é virtude do fruto do Espírito (Gl 5.22). E teu Filho disse que felizes seriam os pacificadores (Mt 5.9). Por isso te pedimos que manifestes a tua presença em nossa nação, para que a paz que és e tens em ti venha sobre nós. Que a Igreja, habitação do teu Espírito, frutifique essa tranquilidade e a faça presente onde estiver, por meio de cada um de nós, teus filhos. Elimina a violência de nosso meio, Senhor, e concedenos a paz. Em nome de Jesus. Amém.

tempo de orar_220713.indd 4

4

22/07/13 17:12


Oremos pela economia da nação Um país economicamente saudável oferece condições de vida melhores para a população. Por isso, desejar que a economia do Brasil cresça é pensar em cada brasileiro. Precisamos orar para que nossos governantes façam uma boa gestão das riquezas da nação e, assim, os indicadores econômicos melhorem sempre. É a nossa qualidade de vida que está em jogo. Lembremos que aqueles que administram as finanças do nosso país estão sob o controle de Deus, e nosso clamor pode mover o coração do Senhor (Tg 5.16). Como Paulo escreveu, “não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas” (Rm 13.1). u Pai santo, pedimos que tu conduzas cada pessoa envolvida na administração da economia de nosso país. Influencia as decisões deles, Senhor. Que sejam acertadas e atendam aos interesses da população. Tu tens poder sobre cada autoridade, por isso clamamos a ti em favor dos gestores de nossas riquezas. Rogamos pela saúde econômica do país, pela redução da inflação e pela melhoria constante dos índices financeiros, para que todo brasileiro tenha uma qualidade de vida digna. Em nome de Jesus. Amém.

tempo de orar_220713.indd 5

5

22/07/13 17:12


Oremos pela melhoria da educação Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria britânica Economist Intelligence Unit posicionou o Brasil em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou quarenta países. As instituições públicas de ensino em nossa nação em geral não têm oferecido a qualidade que poderiam. Faltam professores e até mesmo material escolar e instalações adequadas. Uma pessoa bem instruída pode realizar muito mais do que imagina — em benefício próprio, de sua família, da Igreja, da comunidade e de sua nação. Por isso, precisamos pedir a Deus melhorias urgentes no sistema educacional brasileiro. u Pai querido, assim que os israelitas voltaram para Jerusalém do cativeiro na Babilônia teu servo Esdras teve como uma de suas primeiras preocupações ensinar a Lei para o povo (Ne 8.13). O resultado foi uma grande transformação naquela sociedade. Precisamos também de uma transformação no Brasil. Por isso te pedimos, Senhor, que entres com providência para que o sistema de educação em nossa nação seja aprimorado. Que haja cada vez mais qualidade, recursos e profissionais bem preparados. Em nome de Jesus. Amém.

tempo de orar_220713.indd 6

6

22/07/13 17:12


Oremos pelo fim da impunidade Nossa nação tem sofrido com a impunidade. Criminosos cometem atos bárbaros e não são penalizados por aquilo que fazem. De políticos desonestos a ladrões de rua, muitos são os que praticam a iniquidade sem pagar por suas ações. A Bíblia diz que “a justiça engrandece a nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo” (Pv 14.34). Devemos ter fome e sede de justiça (Mt 5.6), sabendo que ela é como uma couraça que nos protege (Ef 6.14). Por tudo isso, dobremos os joelhos e clamemos ao Todo-poderoso, pois o “Senhor é a Nossa Justiça” (Jr 23.6). u Pai amado, tu és justo. Tu amas a justiça. E sabemos que todos aqueles que formam os sistemas policial e judiciário no Brasil estão debaixo do teu senhorio. Assim, rogamos que cada pessoa envolvida nos processos de investigação, captura e julgamento de criminosos em nossa nação seja iluminada e guiada por ti. Que nenhum interesse humano prevaleça sobre a justiça. Pedimos, Senhor, que tu decretes o fim da impunidade em nosso país. Em nome de Jesus. Amém.

tempo de orar_220713.indd 7

7

22/07/13 17:12


Oremos pela liberdade religiosa O cristianismo é hoje a religião mais perseguida do mundo: 75% das vítimas de perseguição sofrem por seu amor e sua fidelidade a Cristo, segundo pesquisa da Universidade Abat Oliba, em Barcelona (Espanha). Isso representa um total de 200 milhões de irmãos que enfrentam perseguição, opressão ou prejuízo social devido à sua fé. No Brasil, o cristianismo vem sofrendo ataques constantes de grupos que se opõem aos valores bíblicos e querem impor seus interesses. Embora Jesus tenha dito que seríamos bem-aventurados quando, por causa dele, fôssemos insultados, perseguidos e caluniados (Mt 5.11-12), precisamos orar pela liberdade de viver e proclamar aquilo em que cremos (Dn 6). u Pai de amor, teus filhos sofrem. Muitos são os ataques das forças visíveis e invisíveis que odeiam a ti e àqueles que se chamam pelo teu nome. Mas tu és “o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade”. E, por isso, não temeremos (Sl 46.1-2). Livra teus filhos da perseguição, Senhor, que, antes de ser contra nós, é contra ti (At 9.4-5). Em nome de Jesus. Amém.

tempo de orar_220713.indd 8

8

22/07/13 17:12



É tempo de orar