__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 44

Retrospectiva e perspectiva postura / Associação Paulista de Avicultura

“Para 2021, o alojamento precisa ser menor. Temos notícias de que em outubro ele já estava acima de 10 milhões. E isso é muito” Para que 2021 seja mais tranquilo é preciso melhoras nas perspectivas de safra, dólar. A China preciso comprar menos milho 2020 O ano de 2020 começou bem, com bons preços para o ovo, até por volta de um ou dois anos pós início da pandemia. As pessoas ainda tinham dinheiro, e como não era possível estocar carne, o pessoal estocou ovo. Houve uma redistribuição da venda. Quem vendia ovo na rua, teve que parar. Restaurantes e lanchonetes também passaram a consumir menos. Mas houve um aumento no consumo doméstico. O alojamento continuou altíssimo. Sobre matérias primas, já existiam rumores de que a China poderia passar a comprar mais do Brasil e ninguém se deu conta. Ao mesmo tempo o desemprego aumentou. O alojamento alto já começou a sobre ofertar ovo. Até que houve um aumento significativo no preço de matérias primas, por volta de agosto. O aumento rápido dos preços das matérias primas não conseguiu ser repassado para o consumidor, que estava com baixo poder aquisitivo. Por volta de outubro ou novembro, o produtor começou a antecipar a idade de abate de ovos, pra ajustar produção. Para não precisar pagar pra produzir. O preço de venda não está remunerando o custo de produção. Atualmente o produtor de ovo está perdendo dinheiro.

2021 Depende como vai se comportar a safra de milho, pode ser que melhore. Mas as chuvas estão atrasadas e abaixo do volume, podem impactar na plantação de safra.

44 Revista do Ovo

O aumento dos insumos também decorre da alta do dólar. O milho e soja são cotados em bolsas internacionais. Vitaminas e minerais também. O aumento do preço da celulose, que afetou o custo da embalagem, é mais um efeito negativo. Houve um aumento significativo de vários fatores. Para o começo de 2021, o ovo, que nunca pagou ICMS por ser considerado item da cesta básica, vai começar a pagar. O governador de São Paulo, João Doria, ordenou um aumento de cerca de 2,5% no ICMS do ovo. Todos os produtos com ICMS de alíquota abaixo de 18% terão o ICMS incrementado em 20%. Para 2021, o alojamento precisa ser menor. Temos notícias de que em outubro ele já estava acima de 10 milhões. E isso é muito. Para que 2021 seja mais tranquilo é preciso melhoras nas perspectivas de safra, dólar. A China preciso comprar menos milho. A APA, no papel do presidente Erico Pozzer, e mais outras associações conseguiu retirar o ICMS que incendiaria o preço do ovo. A safra atrasou, vai atrasar, a soja também, vai afetar o plantio da safrinha de milho, não deve baixar preço. O frango está com preços apertados, visto que o governador do Estado de São Paulo, João Doria, aumentou o ICMS da carne e o frango foi junto. Protestos vêm acontecendo. O preço do ovo tem reagido. Altas temperaturas registradas recentemente causaram muitas mortes e também

O ano de 2021 dependerá de como vai se comportar a safra de milho, pode ser que melhore. Mas as chuvas estão atrasadas e abaixo do volume, podem impactar na plantação de safra

houve descarte. Além disso, alojamento de pintainhas reduziu em novembro, dezembro e janeiro. Mas ainda assim o preço de venda final está baixo. Alguns produtores estão em situação melhor. (Com informações da Associação Paulista de Avicultura)

Profile for Mundo Agro Editora

Revista do OvoSite - Edição 61