__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 36

Perfil

Projeção da Katayama Alimentos: as expectativas são bastante positivas. Entre os projetos, a empresa destaca a construção do novo núcleo de produção de ovos, denominado “Pé de Galinha”, com capacidade para mais 1 milhão de aves e produção anual de 320 milhões de ovos 36

Revista do Ovo

do inovação e comprometimento com o crescimento sustentável. Atualmente, a empresa está entre as principais indústrias avícolas do País e fechou 2020 com quase 4 milhões de aves entre recria e postura. A distribuição dos ovos in natura da Katayama Alimento para o setor de varejo representa hoje 44% da produção, seguido pelo atacarejo com 40% de participação. Mesmo com o aumento do consumo de ovos durante a pandemia (quando as pessoas passaram mais tempo em casa), a Katayama Alimentos não deixou faltar ovos na mesa de seu consumidor. Qual é a projeção da Katayama Alimentos para daqui há cinco anos no mercado? As expectativas são bastante positivas. Entre os projetos, destacamos a construção do novo núcleo de produção de ovos, denominado “Pé de Galinha”, com capacidade para mais 1 milhão de aves e produção anual de 320 milhões de ovos. A construção foi projetada para dois anos, mas parte da produção já deve ser iniciada no primeiro trimestre de 2023.

Perfil Katayama Alimentos A Katayama Alimentos, uma das principais indústrias avícolas do País,

já trilhou quase 80 anos de história. Com uma estrutura moderna, automatizada, habilitada para exportação, inclusive para o exigente mercado japonês, e um rigoroso sistema de biosseguridade, mantém, desde 2013, todas as aves livres de antibióticos. Em 2020 recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o “Certificado Ovos Livres de Antibióticos” pela Certificadora WQS – A QIMA Group Company. Produz ovos brancos, vermelhos, enriquecidos, de codorna, líquidos pasteurizados e desidratados (em pó), mantendo todos os lotes rastreáveis, além de oferecer também ovos caipiras e ovos caipiras orgânicos. A produção está concentrada em uma área de 725 hectares, localizada na cidade de Guararapes (SP), e conta com 430 colaboradores. A perspectiva da indústria avícola para 2021 é aumentar em 15% a produção anual de 1 bilhão de ovos, com a construção de dois novos aviários com capacidade para adicionar 280.000 aves ao plantel existente, de 4 milhões de aves entre recria e postura. O sistema de produção da Katayama Alimentos, um dos mais modernos da América Latina, é totalmente integrado, com tecnologia de ponta na higienização, seleção, classificação e processamento de ovos e instalações aviárias, onde é mantida de forma padronizada as condições ideais de isolamento sanitário, conforto térmico, alimentação e bem-estar das aves. A indústria possui o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e é auditada pelo programa IFS Global Markets Food, que atesta a conformidade em relação à integridade e segurança dos alimentos processados para o varejo, além de possuir a Certificação Halal, que tem acelerado as exportações para países do Oriente Médio e Ásia. A Katayama Alimentos faz parte do Grupo Katayama, que também atua nos segmentos de pecuária e fertilizantes orgânicos. O Grupo recebeu, em 2020, o Título Verde (Green Bond), para investimentos direcionados à sua planta de fertilizantes orgânicos, a Terra Nascente Fertilizantes, por sua contribuição para a conservação do meio ambiente, clima e desenvolvimento sustentável.

Profile for Mundo Agro Editora

Revista do OvoSite - Edição 61