__MAIN_TEXT__

Page 45

Vivemos custos históricos, com elevações especulativas sobre o preço do milho e da soja em patamares sem precedentes. Obviamente, o impacto na produção é algo esperado. O movimento natural poderá trazer a redução da oferta de produtos, especialmente de aves e de ovos, decorrente do descarte de matrizes e poedeiras menos produtivas. Não é viável utilizar grão caro em ave pouco produtiva. Naturalmente, este movimento de queda de produção poderá reduzir a pressão sobre a demanda de grãos. Neste complexo quadro produtivo, outros fatores marcaram o comportamento setorial ao longo do ano, como a oscilação do consumo interno, inicialmente com os impactos negativos da redução de postos de trabalho e, posteriormente influenciado positivamente pelo Coronavoucher. Acresça-se a isto a influência das pressões

cambiais sobre preços internacionais, em um cenário altamente instável. Nosso principal cliente continua a ser o mercado interno. Mas nas exportações, vimos o fortalecimento da China como principal importadora de carne de frango do Brasil, com cerca de 18% das exportações brasileiras de aves. Por outro lado, a retração das vendas para as principais nações islâmicas importadoras - com a suspensão da peregrinação para Meca e os impactos no turismo aos Emirados Árabes Unidos - dá indicativos de retomada no segundo semestre, algo também visto junto aos países da União Europeia e da África do Sul. Apesar de tudo isto, não devemos verificar grandes alterações em 2020 em relação ao volume de exportação de aves. Por outro lado, o consumo interno deverá encerrar o ano em patamares superiores ao registrado em 2019.

Já em 2021, as altas nos custos devem influenciar os volumes de carne de frango produzidos ao longo dos 12 meses do ano. No mercado externo, o comportamento do câmbio e a manutenção da demanda asiática por proteína animal devem seguir como principais indicadores do comportamento do setor produtivo no ano. No mercado interno, a retomada econômica deve favorecer o consumo residencial, assim como as vendas para food service. Em meio às incertezas deste inédito quadro conjuntural com impacto direto a todos os seres humanos, a ação organizada e a união setorial se provou em 2020 como único caminho para a superação, mesmo para um problema de dimensões globais. Este é o espírito que devemos preservar e prosperar no próximo ano.

A Revista do AviSite

45

Profile for Mundo Agro Editora

Revista do AviSite - Edição 133  

Revista do AviSite - Edição 133