__MAIN_TEXT__

Page 18

Exportações avícolas | 45 anos

Nos cinco meses restantes daquele ano, a média mensal exportada não ficou muito acima do volume inicial, visto que o total embarcado em 1975 ficou próximo, mas aquém, das 3.500 toneladas (média mensal de 693,8 toneladas entre agosto e dezembro)

18

A Revista do AviSite

Brasil de frangos congelados, e o de Santos, em São Paulo. Relatos históricos mencionam a importância do Porto de Itajaí desde o século XIX, e os primeiros estudos técnicos datam de 1905, mas só foi considerado porto organizado em 1966 pelo decreto 58.780/66, devido a sua importância comercial e industrial para o Vale do Itajaí e à necessidade de integrá-lo ao sistema portuário nacional. As operações do porto eram alavancadas pelas cargas de madeira, trazidas das regiões Oeste, Meio Oeste e Planalto de Santa Catarina. Porém, no final dos anos 1960, o ritmo de extração da madeira começou a apresentar queda, revertendo a longa tendência de crescimento desde o início do século. Após queda brutal nas exportações de madeira, o Porto de Itajaí teve que se adaptar ao novo padrão de crescimento da economia catarinense. No início dos anos 1970, a grande

indústria catarinense estava se preparando para conquistar e ampliar sua participação no mercado externo. Em âmbito nacional, o país estava engrenando num rápido crescimento econômico coordenado e orientado pelo Estado por meio do planejamento. A partir daí o Porto de Itajaí passou a diversificar suas operações. Começou a operar cargas de açúcar, de produtos congelados e, logo em seguida, os contêineres, que hoje são o carro-chefe da atividade. Merece destaque a movimentação de contêineres, que põe o Complexo Portuário de Itajaí na segunda posição do ranking nacional, atrás apenas do Porto de Santos. O extraordinário crescimento da movimentação foi registrado pela consultoria britânica Drewry’s, que pôs o Complexo de Itajaí como o segundo porto do planeta em crescimento na movimentação de cargas, tendo como base os resultados do período de janeiro a setembro de 2010.

Profile for Mundo Agro Editora

Revista do AviSite - Edição 133  

Revista do AviSite - Edição 133