Edição 59 - Revista do Ovo

Page 5

Notícias Curtas Mercado

Adicional expressivo dos ovos vermelhos em relação aos brancos desapareceu no decorrer de agosto O mercado de ovos vermelhos sempre obteve um incremento adicional em relação ao valor recebido na comercialização da caixa de ovos brancos. Entretanto, o preço médio recebido por ambos os produtos no primeiro dia de negócios em cada mês indica um adicional expressivo dos ovos vermelhos no decorrer deste ano. Em janeiro, por exemplo, o adicional era de apenas R$6,00, valor que foi evoluindo gradativamente até atingir seu ápice em abril quando houve um incremento de R$21,50 em relação à caixa de ovos brancos. No segundo quadrimestre essa diferença foi perdendo consistência, mas ainda assim permaneceu bom distanciamento. No entanto, esse incremento extra praticamente desapareceu no decorrer de agosto, pois o preço médio atual de ambos os produtos indica que essa diferença caiu significativamente e, agora, está levemente acima do recebido no início de janeiro. E isso indica, com certeza, que os excedentes de ovos no mercado acabaram afetando com ainda maior contundência a comercialização dos ovos vermelhos.

Mercado

Países importadores de ovos comerciais até julho de 2020 Como em julho os embarques de ovos comerciais atingiram o segundo menor volume desde que as informações mensais passaram a ser disponibilizadas, a alteração em relação ao rol dos dez maiores países importadores de ovos comerciais in natura (com casca) sofreu alteração mínima no acumulado de junho para julho. A distribuição por países do volume de ovos comerciais exportados indica que Emirados, Hong Kong e Chile

são responsáveis por 80% dessas aquisições externas. O grupo dos 10 maiores tem representatividade de 96% sobre o total, ficando os restantes 42 países responsáveis pelos restantes 4%. Nesse mesmo período do ano passado os Emirados adquiriram 88% do volume comercializado externamente, neste ano reduziu sua representatividade para menos de 65%, significando uma redução anual de volume na casa dos 78%.

Diante de um plantel produtivo notadamente crescente, do excessivo volume de ovos produzidos internamente, de um consumidor incapaz de absorver todo o volume colocado no mercado e de um custo de produção que torna o valor recebido extremamente oneroso para os produtores de ovos, é preciso buscar mais efetivamente o mercado externo e suas possibilidades, mesmo nesse período pandêmico com seus obstáculos. Revista do Ovo

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.