Page 1

ANO V - ASSOCIAÇÃO MUNDO NOVO - NOVEMBRO E DEZEMBRO 2010 - N0 47

Natal Feliz

no Mundo Novo

acontecendo Climatização da Academia

entrevista O impacto das drogas na juventude

meio ambiente

Pela sobrevivência dos animais silvestres


Caros Leitores,

AÇÃO SOCIAL

sumário

Mais um ano se inicia, e com ele nossos objetivos e sonhos, em busca de um ano frutífero e inesquecível.

Nós, moradores e colaboradores, que formamos a Associação Mundo Novo, temos muito a nos orgulhar por tudo o que juntos realizamos até hoje, por todas as benfeitorias e decisões acertadas, que contribuíram bastante para o resultado visivelmente positivo. Falando como gestores, compromisso e dedicação são predicados que nos conduzem. Falhas são factíveis, mas quando se tem compromisso e dedicação, ocorrem em menor frequência e servem de aprendizagem. É certo que os processos nem sempre acontecem na velocidade em que almejamos, mas, o mais importante é que estejam bem administrados e que problemas ou pendências sejam resolvidos na ordem de prioridades.

ação social 04 acontecendo 06 meio ambiente 08 entretenimento 10 entrevista 12 espaço mulher 14 balancete 18

47 l MUNDO NOVO NOTÍCIAS l NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2010 l

A esperança, que é intrínseca à condição humana, cria em nós a expectativa de dias melhores, de realizações e crescimento interior, de atravessar mais 365 dias e ter o privilégio de mais uma vez refletir sobre a vida, sobre o que fomos e o que fizemos, o que somos e o que queremos, como normalmente acontece a cada passagem de ano.

De certa forma, todos os nossos projetos para 2010 entraram em ação, como um desafio traçado por nós mesmos a nós mesmos. E a melhor recompensa é a certeza de que estamos evoluindo, de que servimos de referência em muitas questões, de que fazemos o possível para que o clima de companheirismo, harmonia e civilismo cresça entre nós. Com o sentimento de dever cumprido, iniciamos mais um ano com visão positiva, boas energias e inovações. Isto mesmo! Esta edição do Mundo Novo Notícia chega em 2011 de cara nova, e o nosso site www. condominiomundonovo.com também. Para somar, em breve nossa academia, que é outro meio de promover integração, estará confortavelmente climatizada, registrando mais uma conquista para todos nós que, juntos, somos mais fortes e mais sábios. Feliz Ano Novo!!!

Expediente

A DIRETORIA

02

Informativo mensal da Associação Mundo Novo - 1.500 exemplares Diretor Presidente: Décio Ferreira de Oliveira - Diretora Vice-Presidente: Suely Aguiar Berthier - Diretor de Sede e Esportes: Carlos Luiz Regazzi Filho - Diretor Tesoureiro: Ivo D´Oliveira Castellões - Jornalista Responsável: Fernanda F. F. Garcia Projeto Gráfico, Contato Comercial e Produção: FEEL Designer - E-mail: amn@condominiomundonovo.com.br - Tel.: (21) 2431-7439

03

04

Ano Novo

mais justo e mais solidário para todos

O Grupo de Ação Social lançou a Campanha do Brinquedo no mês de novembro, com o objetivo de contemplar as crianças assistidas pelo Movimento Rehabilita Rio, da Sociedade Beneficente de Anchieta – SBA, que ampara crianças e adolescentes com deficiência, do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Além dos brinquedos novos e usados doados por moradores do Condomínio, foram encaminhados à SBA roupas de crianças e adultos, calçados e livros. Acessando o site www.mrr.org.br é possível conhecer melhor o movimento, como colaborar e quais as maiores necessidades. Vale ressaltar também a iniciativa do grupo do Encontro de Casais da Paróquia Santo Agostinho, que, com o apoio da Associação Mundo Novo, no mês de novembro visitou o Orfanato Santa Rita de Cássia, em Jacarepaguá, levando mantimentos e uma aparelhagem de som, que será utilizada nas atividades lúdicas realizadas com as crianças. Acesse www.orfanatosantaritadecassia.com.br e participe das ações sociais, como voluntário ou como doador. Um Novo Ano mais justo e mais solidário para todos!!! Suely Aguiar Berthier Diretora Vice-Presidente e membro do GGAS


47 l MUNDO NOVO NOTÍCIAS l NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2010 l

ACONTECENDO

Natal

06

Bosque Manutenção das instalações

Devido ao tempo de vida útil dos alambrados do campo e das quadras, considerando que foram instalados na construção do bosque, em 2003, dentro do cronograma financeiro de manutenção foi possível substituir as áreas mais danificadas, localizadas atrás das balizas, onde o impacto das bolas é sempre maior. No campo também houve um trabalho para recuperação do gramado, que em épocas de pouca luz e calor, com muitas chuvas, fica bastante prejudicado. Nas quadras de tênis foi feita a recomposição e o nivelamento do piso de saibro, remarcação das linhas, recuperação dos postes de sustentação das redes, que foram substituídas por novas, e reparo do portão. As quadras de vôlei de areia também ganharam redes novas e os pisos dos quiosques foram repintados.

A noite do dia 02 de dezembro foi emocionante para os moradores do condomínio Mundo Novo. Chovia em toda a cidade, enquanto um céu estrelado cobria o cenário preparado com muito carinho para a Abertura do Natal, como se todos os anjos previssem as belíssimas canções que o Coral Allegro, da Paróquia Santo Agostinho, selecionou com muito bom gosto. Ao início da brilhante apresentação, acenderamse as luzes natalinas e a emoção tomou conta de todos. Mais de 200 pessoas estavam na platéia, algumas vezes cantando com o coral, outras vezes maravilhadas com o profundo sentimento com que algumas canções foram criadas. Sob a regência de Ricardo Magno e Wilson Nunes, mais de trinta integrantes do coral cantaram canções como Danubio Azul (Strauss), Happy Xmas (Lennon), Hallelluijah (Haendel) e Sino de Belém. Com o apoio do Grupo Vila Forte, o penúltimo evento do ano organizado pela Associação Mundo Novo, trouxe o espírito natalino que toma conta de todas as pessoas, nesta época de reflexões e bons presságios, deixando um gostinho de “quero mais”.

Climatização da academia

Em breve, estará concluído o projeto de climatização da academia. Foram instalados quatro equipamentos tipo split de 80 mil BTUs no salão de musculação e substituído o de 36 mil BTUs da sala de spinning, que foi para a recepção, por um de 60 mil BTUs. Com isto, todos os ambientes estarão climatizados, a partir da conclusão das obras de fechamento do teto, iniciadas no recesso da academia, em 24/12, cuja previsão é a segunda quinzena de janeiro.

Danças

Festival de

Abertura do

No dia 28 de novembro, a Academia Rio Sport Center realizou um Festival de Danças na unidade da Avenida Ayrton Senna, com a participação de crianças de idades variadas, muitas delas moradoras do Condomínio Mundo Novo. Com tema “Músicas que marcaram épocas”, pais e convidados apreciaram coreografias de balé, jazz e hip-hop, e registraram orgulhosos cada movimento. As crianças estavam à vontade, disciplinadas e felizes, vivendo um dia de sonhos para ficar marcado em suas lembranças, se apresentando para um público grandioso e empolgado com tanta graciosidade, com destaque especial para os caprichados figurinos, idealizados com carinho e bom gosto, de acordo com o grupo e com o ritmo.

O momento mais esperado do festival foi a apresentação da equipe de Ginástica Olímpica do projeto social “Atletas do Futuro”, coordenado pelo Professor Silvan de Oliveira, que abriu o evento. Músicas das últimas décadas embalaram as coreografias desenvolvidas pelas professoras da academia, que conseguiram resultados emocionantes. As crianças maiores finalizaram o evento de maneira triunfal ao ritmo de hip-hop e jazz, numa clara demonstração de que a dança contribui para a evolução do corpo e da mente, ajudando a criança a reagir e interagir com o seu grupo e com outras pessoas.

Academia Ter uma academia bem estruturada dentro de um condomínio multifamiliar é um privilégio de poucos, e o Condomínio Mundo Novo conta com um excelente espaço para a prática de diversas atividades físicas, à disposição dos moradores. Não precisar enfrentar o trânsito da cidade para chegar a uma academia já é um grande conforto, e melhor ainda é ter um ambiente agradável com profissionais capacitados que propiciem orientações adequadas ao melhor aproveitamento para a saúde do corpo e da mente. Sem contar que tudo isto é um adicional significante no mercado imobiliário. Com base nos dados informatizados referentes ao mês de novembro, a Associação Mundo Novo concluiu que existiam 3.508 associados cadastrados, dos quais 986 acessaram o clube naquele mês, totalizando 9.505 acessos registrados por meio da digital. Ou seja, a média de acessos por pessoa é 9,6.

07


ENTRETENIMENTO 47 l MUNDO NOVO NOTÍCIAS l NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2010 l 10

Papai Noel

CHEGA TRIUNFANTE AO MUNDO NOVO

P

ara receber Papai Noel, aproximadamente 600 pessoas compareceram à Praça Antônio Callado, na tarde ensolarada do dia 18 de dezembro. Enquanto ele não chegava, as crianças dividiam-se entre as brincadeiras e atrações na área da animação, o tobogã, o pula-pula e a cama elástica, brinquedos que não podem faltar nas festas do Condomínio Mundo Novo. A cada brincadeira, as crianças eram premiadas com brindes ofertados pela Cultura Inglesa e pela Pró-Tênis Barra, esta que também fez parte do rol de parceiros que contribuíram com os custos da estrutura da festa. Para os mais novinhos, um casal de educadores da equipe Brincando de Papel cantou, ao som de um violão, cantigas de roda que fazem parte do folclore brasileiro e da infância de muita gente. As crianças acompanhavam batendo palminhas, tocando flautas e tamborins de brinquedo, enquanto alguns adultos, saudosos, cantarolavam e se divertiam tanto quanto os pequenos. Todos puderam provar e comprovar qualidade e sabor dos mini

sanduíches, brioches e folhados da padaria do Mercado Mundo Novo, ideais para todo tipo de evento. E para acompanhar havia guaraná natural, água e os deliciosos picolés de variados sabores ofertados pelo Shopping Rio Design Barra. Bem humorado, o mágico Henri concentrou uma significante parcela do público presente e intrigou a todos com os seus truques, mas logo perdeu o prestígio para o pop star do dia assim que o helicóptero começou a sobrevoar, anunciando o momento mais mágico de todos. Verdade ou fantasia, a chegada triunfante do Papai Noel foi emocionante e todos queriam vê-lo de perto. Com muito carinho e cumplicidade, ele recebeu cada uma das crianças, que respondiam eufóricas com a cabeça às perguntas e recomendações para que fossem sempre crianças boas, obedientes e estudiosas. Ao final do evento, todas as

crianças receberam de lembrança da Associação Mundo Novo, um estojo escolar gêmeo. Na sequência, foram sorteados vouchers valendo uma hora de boliche, ofertados pela Rio Sport Center, e da loja Petit Bataeu do Shopping Rio Design, vales presente e vales desconto. Depois de muitas fotografias para compor os álbuns de família, Papai Noel despediu-se badalando o seu sino, e desejando a todos “Um Feliz Natal”. A Associação Mundo Novo, gratificada com o resultado do último evento do ano, agradeceu a parceria de: Administradora Protest, Grupo Vila Forte, Drogarias Max, Mercado Mundo Novo, Shopping Rio Desig Barra, Lav & Cia Lavanderia, Ecobalsas, Colégio Carolina Patrício, PróTênis Barra, Salão de Beleza Arrazo, Petit Bateau, Espaço Bicho, Cooperativa de Taxis Malibu, Depil Depilação, Rio Sport Center, Quimiclean e WTN Jardinagens.

11


Algumas pessoas têm dificuldades para entender certos conceitos relacionados ao ecossistema, à interação adequada e necessária entre os seres vivos, e destes com o meio ambiente, para que haja o equilíbrio. É comum nos sentirmos atraídos pela beleza e singela de uma flor em seu habitat natural, ou mesmo com uma frutinha silvestre que pareça saborosa, e sentirmos vontade de extraí-las para satisfazer um prazer individual. Mas, se tentarmos entender que a natureza está para todos, e que para tudo há uma razão de ser, nos veremos como parte deste ecossistema, e deixaremos de ser os predadores inconscientes de nosso próprio meio. Também é comum, especialmente para nós que somos urbanos, ver os micos saguis que existem espalhados pelos parques da cidade e nas poucas áreas de preservação ambiental, e termos vontade de nos aproximar deles e alimentá-los. Afinal, são tão bonitinhos e interessantes quando se alimentam! Contudo, precisamos ser racionais para entender que são animais silvestres, e por isso não é aconselhável domesticá-los, mesmo que sejam receptivos ao nosso contato. Alimentar qualquer animal silvestre livre influencia diretamente no ciclo de vida, originando um risco ambiental. Os saguis, cujo cardápio é composto por insetos, pequenos vertebrados e frutas, quando acostumados com comida fácil oferecida pelo homem, não conseguem mais sobreviver por conta própria, e quando a comida falta, se expõem a riscos de atropelamentos e choques elétricos, se tornam presas mais fáceis para outros animais e começam a ficar inconvenientes. Sem contar que a aproximação com animais silvestres pode ser perigosa, devido às doenças transmissíveis como raiva, hepatites e até herpes. Assim, é muito mais justo e coerente com a natureza e, consequentemente, com nós mesmos, sermos apreciadores e zeladores apenas. A flor, a frutinha e o animal silvestre, ficam mais bonitos e mais seguros no seu habitat, e nós, os seres racionais, podemos apreciar a magnitude desta força geradora de vida e beleza que é a natureza.

ESPAÇO MULHER

Alimentar Micos Saguis pode representar risco ambiental.

47 l MUNDO NOVO NOTÍCIAS l NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2010 l

MEIO AMBIENTE 47 l MUNDO NOVO NOTÍCIAS l NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2010 l

Atenção!

Grupo Gestor de Meio Ambiente

08

14

Baião de Q

ue comida era essa afinal, o baião-de-dois? Simplemente arroz com feijão reunidos com pedaços de queijo coalho, prato de resistência no sertão, quando a seca aniquila as plantações e o que resta é o arroz da safra anterior mais algumas vagens que se conseguem colher. O feijão de corda é exatamente a semente desta vagem e também é conhecido como feijão verde. Quer fazer o prato mas não sabe

dois onde encontrar o feijão de corda? Na feira livre você acha, foi lá que comprei. Se não, pode trocar pelo feijão fradinho, mas o gosto não fica exatamete igual. Nossa receita vem da Paraíba, de onde, acredita-se, vêm também as histórias mais antigas deste prato que tem a cara do nosso povo. Ou não é verdade que nós, brasileiros, adoramos uma mistura? Cozinhe em água e sal o feijão. Prepare o arroz de sua forma ha-

Uma combinação elogiada por nutricionistas, pois a reunião dos cereais fornece importante proteína e o queijo tem entre os seus componentes o cálcio

bitual. Numa frigideira ou panela grandes frite o bacon em duas colheres de óleo. Frite o alho, refogue o pimentão e a cebola, junte o feijão escorrido e um pouquinho do caldo. Misture o arroz cozido e a pimenta de cheiro. Mexa com jeito, usando um garfo, e reúna o queijo e a salsa. Volte a mexer. Deve ficar bem úmido. Sirva bem quente, de preferência numa vasilha de barro.


BALANCETE 47 l MUNDO NOVO NOTÍCIAS l NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2010 l

Demonstrativo sintético de receitas e despesas em Outubro e Novembro de 2010.

Mundo Novo Notícias  

Mundo Novo Notícias

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you