Page 26

BE NCH M A R K I N G

Diferencial nas vendas Estímulos sensoriais no varejo influenciam positivamente na hora de fidelizar clientes

C

ada vez mais o varejo é reconhecido no cenário econômico do Brasil como o gerador do maior número de empregos formais no País. Com tanta concorrência, planejar e adequar o ambiente de acordo com o ramo de vendas é fundamental para o desenvolvimento de um bom negócio. Além disso, criar uma atmosfera que atraia o consumidor, através da utilização de elementos sensoriais, pode ser o diferencial na hora de fidelizar clientes. Um bom atendimento ao cliente é fundamental, mas a loja também pode trabalhar com elementos sensoriais, como cores, iluminação, música, aromas, texturas e sabores, de acordo com o ramo do mercado. Esses fatores podem ajudar na hora de se destacar frente à concorrência.

26

Lojas que oferecem um ambiente adequado, utilizando diferentes elementos sensoriais, acabam vendendo mais e criam uma relação de afetividade com o consumidor. A iluminação, por exemplo, quando empregada para destacar determinado produto, faz com que ele seja analisado de forma mais atenta. Música no ambiente cria uma atmosfera agradável que pode influenciar positivamente o fluxo de pessoas e também o volume das vendas. Além desses, outro item muito empregado para dar aquele diferencial é o aroma. Essas substâncias liberadas no ar geralmente proporcionam sensações de tranquilidade, e também ajudam, de certa forma, a caracterizar a loja. Um ambiente de serviços adequadamente preparado com estímulos olfativos, além de influenciar a percepção dos consumi-

dores, assume um importante papel na tomada de decisão da compra. A Farmácia Biofórmula, por exemplo, desenvolveu uma essência exclusiva para o estabelecimento. De acordo com Rodrigo Michels Rocha, proprietário da farmácia, o objetivo é deixar o ambiente o mais agradável possível para o consumidor. “A essência fica em um dispositivo que a libera durante todo o tempo. Das pessoas que comentam sobre o aroma, 98% elogiam”, destaca. Rodrigo salienta que, com um ambiente mais agradável, as pessoas também acabam ficando mais tempo no local. “Trabalhamos com uma farmácia de manipulação e, de modo geral, as farmácias têm aquele estigma de que cheiram a remédio. As pessoas ficam até surpresas ao entrarem aqui e ter um aroma agradável no ar”, diz.

A Farmácia Biofórmula deixa o ambiente mais agradável para o consumidor

Líder Capital - Ed. 61  

Produzida pela Mundi para a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF).

Líder Capital - Ed. 61  

Produzida pela Mundi para a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF).

Advertisement