Issuu on Google+

Ano 1

#01

Arquitetura e decoração

Núcleo de decoração do Vale

Referência inteligente Modelo para arquitetos e designers do mundo, Dubai caminha para ser a cidade mais inteligente do Planeta

s Novas tendências em design

s A força do

setor no Vale

s Projetos de

destaque em 2008


3a Avenida, 1.929 - centro BalneĂĄrio CamboriĂş - SC T.: 47 3361 6060 www.loja4elementos.com.br


Foto: Edison Garcia


editorial

Faça o seu estilo

P

arceria; na sua definição geral, é uma associação de entidades que desenvolvem uma ação conjunta, visando a um objetivo determinado.Aqui estão as palavras que buscamos para definir o que significa nossa união, o Núcleo de Decoração do Vale. Em momento único, a classe de decoração demonstrou sua força e união. É emocionante ver o que realizamos durante esses dois anos de existência, em que profissionais e empresários trabalharam juntos. Esta revista é mais um presente para a decoração de Balneário Camboriú e região e, a exemplo dos eventos realizados, busca se superar a cada edição, documentando e eternizando o trabalho assinado por alguns

04

dos melhores profissionais de Santa Catarina. Apontamos ainda outros objetos de desejo nas clássicas seções que trazem sugestões de lugares incríveis, delícias da gastronomia, cidades inteligentes e decoração de barcos. Afinal, buscar o melhor da vida é uma das razões que nos motiva a apresentar a nossa nova revista de decoração: Estilo NDVale. O sonho de todos nós é ver um mundo melhor, mais humano. Esperamos que o ano 2009 seja especial. Que bom se conseguíssemos acompanhar as tendências percebidas pela Tendence Lifestyle, feira anual de Frankfurt. Influências que mostram a vida mais emotiva, mais personalizada, aconchegante. O foco é o

indivíduo, as necessidades de cada um. Claro que tecnologia e qualidade sempre são importantes, mas a orientação emocional determina o estilo de vida. Multitendências estão cada vez mais relevantes. Agora, para facilitar: o ‘in’ é o que você gosta. Faça o que mais se parece com seu estilo e o que mais o agrada. Existem muitos caminhos para a beleza, o conforto e a elegância. Escolha um e seja feliz, porque viver com originalidade é muito mais gostoso.

Kelyne Bins De Marco


Sua casa nunca foi tão bem tratada. Cerarte Decorações. Revendedor Autorizado Donatelli em Camboriú.

CERARTE DECORAÇÕES Av. Brasil, 280 - tel.: (47) 3360-9095 - Balneário Camboriú - SC www.cerartedecoracoes.com.br - cerarte@cerartedecoracoes.com.br


08

Vitrine

25

Turismo

30

Destaques Estilo ND

52

Entrevista

54

Ecologia

56

Reformas

58

Institucional

60

Reportagem especial

Top 100

Projetadas para respeitar as próprias necessidades e limitações, sem esquecer o contexto ambiental, as ‘Cidades Inteligentes’ estão cada vez mais na moda no Brasil e no mundo.

Gastronomia

Dee House

48 22

sumário

Bom gosto à beira-mar, com cardápio exclusivo assinado pelo chef Guilhermo Zonta, adega Fasano e o charme de um bistrô cuidadosamente decorado. O endereço é Lucca Bistrô, no Hotel Fischer, em Balneário Camboriú.

O projeto do Porto Riviera, cuja imagem foi capa da antiga revista do Núcleo de Decoração do Vale, é da paisagista blumenauense Ana Holzer, e não da Agrojardins, como foi veiculado naquela publicação.

Gilmar de Souza

Errata

expediente

Conselho Editorial Kelyne Bins De Marco Carlinhos Berlatto Danielle Fuchs Edição: Danielle Fuchs (SC 01233 JP) Textos: Luciana Zonta e Cristian Edel Weiss Fotos: Ivan Schulze, Banco de Imagens, Divulgação Coordenação de Arte: Guilherme Faust Moreira Diagramação: Júnior Rocha e Leandro Alves dos Santos Projeto gráfico: Ferver Comunicação Comercial: Cleomar Debarba Coordenação Comercial: Eduardo Bellidio

Presidente • Kelyne Bins De Marco Diretor Administrativo • Carlinhos Berlatto Diretor Financeiro • Léo Chanin Diretora de Marketing • Inês Opptiz

Editora-chefe: Danielle Fuchs danielle@mundieditora.com.br Gerente Comercial: Cleomar Debarba debarba@mundieditora.com.br Diretor Executivo: Niclas Mund niclas@mundieditora.com.br Diretor Editorial: Luiz Mund mund@mundieditora.com.br

Rua 3110, nº 250 – sala 102 Balneário Camboriú/SC – Brasil www.ndvale.com.br (47) 3366-7103

Rua Almirante Barroso, nº 712 – sala 2 – Vila Nova Cep.: 89.035-400 – Blumenau/SC – Brasil www.mundieditora.com.br (47) 3035-5500

Diretoria


vitrine .

optando pela linha moderna ou retrô, é importante priorizar a integração de ambientes e o conforto

Mundo contemporâneo

A agilidade do mercado vem provocando transformações nos ambientes de trabalho. Os novos modelos de organização exigem formas de ocupação de espaços. Pensando nessa realidade, criamos a linha Stratus, que apresenta design diferenciado aliado à funcionalidade dos ambientes contemporâneos. Contato: Tratto Móbile (47) 3045-7001.

Relax

O cantinho relax proporcionado pelo dossel Saccaro com espreguiçadeira dupla, da 4 Elementos Beach, harmoniza design, conforto e tecnologia. A junção do tramado artesanal, da madeira e do alumínio, respondem pela funcionalidade e conforto do móvel. A 4 Elementos Beach fica na 3ª Avenida, 2200, em Balneário Camboriú. Fone (47) 3361-0070.

Banheiro impecável

Os requintados conjuntos de potes da Decorbanho são o diferencial para quem quer mostrar no banheiro um tom intimista com design arrojado e cores vibrantes. A coleção de potes lança moda com as estampas de zebra e onça e apela para o brilho em jogos cravejados de strass. As inovações da Decorbanho estão na loja da 3ª Avenida, esquina com a Rua 325, em Balneário Camboriú. Fone (47) 3360-0281.

Charme retrô

De ultrapassado, este mini refrigerador Brastemp não tem nada. O estilo retrô, que remete ao design dos anos 50, chega ao mercado repaginado, com pés-palito que não riscam o chão, separador de garrafas e espaço para oito latas. Os puxadores são exclusivos, originais da década de 50. A linha completa de eletrodomésticos Brastemp está na Altimaris Refrigeração. Site: www.altimaris.com.br .Fone (47) 3367-3139.


vitrine .

imponente e de alta tecnologia, clássico ou rústico, a ordem é ter o estilo da sua personalidade

Estilo imponente

Além de cozinhas e armários planejados, a Florense conta com uma infinidade de móveis complementares e estofados, um capítulo à parte no mundo do mobiliário de alto padrão. Se o design é arrebatador, a construção é muito inteligente: são totalmente desmontáveis. Mas o show não pára por aí. Na biblioteca, os estofados juntam-se a uma imponente estante que ocupa toda a parede e destaca-se pelo uso de tampos de madeira EW – acabamento exclusivo Florense. A loja fica na Rua 1401, 425, Balneário Camboriú. Contato (47) 3367-2472. Site: www.florense.com.br.

Beleza natural

Sua decoração pode preservar a natureza das paredes ao chão. Além de bonito, o revestimento feito da Fibra Exótica da Amazônia pode ser usado em móveis, pisos e paredes. O material ecologicamente correto é confeccionado com fibra de palmeira e oferece cores que podem ser alternadas, de acordo com a época do ano. O produto em destaque é da Cerarte Decorações, com loja na Avenida Brasil, 280, em Balneário Camboriú. Fone: (47) 3360-9095. Site: www.cerartedecoracoes.com.br.

Matéria-prima do Brasil

O Sambaqui é uma pedra genuinamente brasileira. Transformado em mosaico, pode ser aplicado em revestimentos de parede, para ambientes externos ou internos. Em destaque, o Sambaqui Branco foi o escolhido no projeto da Galeria Haus Interiores com a Mosarte. A parceria oferece projetos especiais para profissionais ou clientes finais. A Galeria Haus fica na 3ª Avenida, 2030, em Balneário Camboriú. Fone (47) 3360-9873.


vitrine .

o conceito de chique é complexo, mas uma coisa é certa: o luxo maior está em respeitar o próprio estilo

Cantinho de harmonia

Nem sempre o colorido das flores precisa ser o protagonista de um jardim. Com criatividade e inspiração em outros elementos da natureza, como madeira, folhas e pedras, é possível despertar os sentidos com perfumes e texturas, em um jardim com as plantas que melhor se adaptam à região. É a proposta do projeto da Agrojardins. A empresa fica na Marginal Oeste da BR-101, Km 133, nº 365, Camboriú. Fone (47) 3363-2225.

Elegância generosa

Chique é unir o belo ao confortável. A poltrona Basile, da Artefacto, traduz este conceito em suas dimensões generosas e desenho clássico atualizado. A poltrona, única, destaca e valoriza a decoração. A peça em evidência é da loja 4 Elementos, na Terceira Avenida, 1929, em Balneário Camboriú. Fone (47) 3361-6060.

Exclusividade é a palavra-chave na Via Artística Exotic. Oferecendo serviços de estofaria projetada, pode também executar as idéias de designers e arquitetos. Os sofás, poltronas e mesas executados ficam perfeitos para lounge bars, restaurantes, hotéis, halls, home theaters e salões de festas de condomínios. Além de proporcionar mais espaço nos apartamentos e residências, acomoda as pessoas com estilo e conforto. A loja fica na Av. do Estado, nº 1545, Balneário Camboriú/SC. Contato: (47) 3367-1435.

Rafael Nowasky

Estofaria projetada

Luxo só

A decoração de luxo tem endereço certo no Vale. Há 20 anos no segmento, a Via Artística Classic une o potencial de artistas e designers para oferecer produtos exclusivos, com conforto e riqueza nos detalhes. Com showroom em Balneário Camboriú e Itajaí, a Via Artística encanta pelos sentidos. Contatos: (47) 3360-0211. site@viaartistica.com. www.viaartistica.com.


vitrine .

decoração deve considerar o aproveitamento do espaço, mas é vital lembrar da segurança e dos detalhes

Fechadura Século 21

A fechadura biométrica Mult-T-Lock é uma alternativa para você abandonar as chaves desnecessárias. Com abertura por impressão digital, ela proporciona fechamento automático, abertura em menos de um segundo e possibilita o cadastramento de até 100 usuários para uso em casa ou escritório. A inovação está na Casa das Chaves, na 4ª Avenida, 447, em Balneário Camboriú. Fone (47) 3367-3528. Site: www.chavesefechaduras.com.br.

Estrutura oculta

A Formabella torna mais clean a cozinha com o lançamento das portas de perfil de alumínio oculto. O vidro é fixado sobre a estrutura de alumínio, tornando a frente do móvel mais limpa. Dentro do armário, a prateleira Fly ilumina o interior do móvel e a bancada de trabalho. Franquias e showroom em Blumenau e Brusque. Fones (47) 3322-2122 e (47) 3350-2001.

Bom gosto feito à mão

Levar para casa um enxoval exclusivo depende de amar os detalhes e procurar o melhor acabamento. O trabalho da TodaCasa é proporcionar esta qualidade ao finalizar projetos com artigos de cama, mesa e banho e tapetes com alto padrão. Atuando com linha náutica e as melhores marcas e confecção própria em acabamentos, a loja atende profissionais de decoração, noivas e o consumidor final. A TodaCasa fica em Blumenau e atende Balneário Camboriú em lojas parceiras. Contato (47) 3041-2500.

Branco absoluto

Na cozinha, com bancada em pedra silestone blanco zeus, o branco ultrapassa a função de mostrar um ambiente clean e torna-se o senhor do projeto. A pedra sintética, vinda da Espanha, dá um toque fundamental na sofisticação. Na cozinha em destaque, as pedras são da Marmoraria Moser, BR-101, km 104, em Itajaí, com loja em Guaratuba (PR). Fones (47) 3346-5099 e (41) 3472-3783.


vitrine .

a inspiração para a decoração pode vir de qualquer canto do País ou Mundo, mas o ambiente deve ser singular

Sóbria e aconchegante

A Formaplas inova e redesenha o espaço da cozinha com o novo padrão Strat Nero. A linha com laminado de alta pressão e acabamento em textura amadeirada cria um ambiente sóbrio e aconchegante, além de proporcionar um revestimento resistente e facilidade na limpeza. A cozinha com garantia de 10 anos pode ser encontrada na Formaplas, que fica na Terceira Avenida, 1851, em Balneário Camboriú. Fone (47) 3263-1392.

Ambiente singular

Vista a casa inteira com uma combinação de bom gosto e qualidade. As colchas, cortinas e almofadas personalizadas da Spengler Decor tornam o ambiente singular. Para enriquecer as combinações, a loja ainda oferece a composição com persianas, pisos e revestimentos diversos, unindo com várias marcas consagradas como Designers Guild, Empório Beraldin, Donatelli, Arteforma e Luxaflex. Lojas em Balneário Camboriú (47) 3366-2020 e Gaspar (47) 3332-2104.

Acolhedor e original

Originados a partir dos mosaicos bizantinos, os ladrilhos hidráulicos proporcionam ambientes alegres, acolhedores e especialmente originais. Na foto, o ladrilho cimentício artesanal da Terra Brasil Revest, disponível em desenhos, cores e tamanhos diferenciados. Loja na Avenida do Estado, 735, em Balneário Camboriú. Fone (47) 3263-1681.

Inspiração oriental

Do Oriente para o Ocidente, os tapetes persas trazem conforto e a originalidade para a decoração. A beleza ímpar de cada peça carrega o significado das lendas que envolvem o Oriente. Toda a variedade está na Oriente-se, que reúne qualidade e bom gosto. Loja na Rua 3250, 267A, em Balneário Camboriú. Fone (47) 3361-0139. Contato: cris_oriente@yahoo.com.br.


vitrine .

sua casa é seu mundo, portanto, além do design dos ambientes, fique atento a questões como economia

Cena em projeção

Os projetores, em alta no design de interiores, acompanham os avanços tecnológicos e as tendências da decoração. Neste ambiente, a instalação é da MK Som e Imagem. A loja também oferece TVS de plasma e LCD com até 60 polegadas, incluindo modelos sofisticados como a Scarlet Series, da LG. Lojas em Balneário Camboriú, no Atlântico Shopping, e Joinville, no Bairro América. Fones (47) 3360-8501 e 3434-1414.

Brilho majestoso

Moderno ou em versão clássica, o lustre de cristal não perde a majestade. Usado há milênios em decoração, o cristal tem status de jóia em países como Egito e República Checa, em função do grau de pureza e transparência. O lustre em destaque, do legítimo cristal Asfour egípcio, pode ser encontrado na Dimatel Iluminação, na Avenida Brasil, 1850, em Balneário Camboriú. Fone (47) 3367-7733.

Sua casa, seu mundo

A Emporium-A recebe o Verão pronta para curtir o lar. Com a coleção Estilo de Vida Aroeira – Verão 2009, a loja traz novidades como louças, móveis, linhas gourmet e bebê, tudo para transformar sua casa no seu mundo. Loja em Balneário Camboriú, na Avenida do Estado, 1231. Contatos (47) 3360-1515 e www.emporium-a.com.br.

Eficiência e economia

O sistema Multi V da LG para condicionadores de ar é eficiente e oferece excelente economia de energia, instalação simples e com várias opções de conexões para unidades internas. Possibilita controle independente de temperatura para cada ambiente, de acordo com as condições de conforto e período de utilização. O espaço para instalação é bastante reduzido, já que pode conectar várias unidades internas em uma única unidade externa (condensadora). O sistema pode ser encontrado na Frigelar, com loja na Rodovia Osvaldo Reis, 780, Bairro Fazenda, Itajaí. Fone (47) 3247 6666. Site: www.frigelarserv.com.br.


vitrine .

os cuidados com o imóvel devem aparecer tanto na parte interna quanto externa, do piso à fachada

Leve e prática

A obra dos seus sonhos pode ganhar tempo e praticidade com a tecnologia de construção Steel Light Frame. O sistema de estruturas em leve perfil metálico anticorrosão, convencional na Europa e Estados Unidos, permite uma obra sem desperdícios. Reduz o peso sobre as fundações, facilita as instalações no imóvel e não restringe a criatividade do arquiteto, nem materiais para acabamento. O sistema é utilizado pela Construleve. Fones (47) 3363-0181 e 9964-1849.

Reflexo seguro

A fachada em vidro temperado ganha reforço e beleza com a Retrofit, em Structural Glassing, da Vidrobras. O efeito espelhado enobrece a fachada e proporciona conforto térmico e acústico. Os vidros também são antivandalismo. A Vidrobras fica em Balneário Camboriú. Contato: vilson@vidrobras.com.br. Fone (47) 3363-6777.

Energia da luz

O lustre pendente Bubble, da D&D Iluminação, valoriza o espaço, a energia e o aconchego que a luz proporciona no ambiente. A peça em destaque é da Lume Luz e Estilo. Loja na Rua Rodrigues Alves, 136, Centro, Brusque. Fone: (47) 3351-6625. Contato: lume@lumeluz.com.br.

Requinte com exclusividade

Com design exclusivo da Casa Versace, a porcelana Rosenthal ganha toques de luxo e requinte. A tradicional medusa da grife aparece imponente à mesa. O pigmento usado na coloração foi especialmente desenvolvido com toques de ouro para a marca, disponível na I.Z. Life Style. A loja, localizada na Avenida dos Estados, 1231, loja 5, atua ainda com consultoria e lista de noivas. Contato: (47) 3264-6759.


reportagem especial

Inteligência projetada

Á

reas verdes, calçadas amplas, transporte urbano eficiente. A cidade ideal começa a ser desenhada em tentativas, erros e acertos mundo afora. Endereços internacionais como Dubai, nos Emirados Árabes, e Vancouver, no Canadá, acabaram virando referências urbanísticas para o resto do mundo quando o assunto é ‘Cidades Inteligentes’. No Brasil, ações positivas implementadas em Curitiba e Maringá, no Paraná, além de Santo André, em São Paulo, são geralmente lembradas por estudiosos da área. A definição de ‘Cidade Inteligente’, no entanto, implica na análise de uma série de elementos que interferem no dia-a-dia de quem mora ou trabalha em uma determinada área urbana. Quando bem planejada, a ‘Cidade Inteligente’ consegue humanizar o cotidiano da comunidade. “Eu costumo dizer que ela pode ser entendida como um lugar capaz de aprender com a própria experiência, desenvolvendo valores sociais de onde se quer chegar”, diz o arquiteto e professor de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luiz Henrique Cavalcanti Fragomeni. A base da definição, segundo o urbanista, estaria na manutenção de uma equipe da sociedade com boa relação entre os órgãos governamentais e a iniciativa privada na construção do cotidiano e da ocupação

do solo. No Sul do Brasil, Curitiba e Maringá são dois exemplos sempre citados em congressos de estudos do setor. No primeiro, o sucesso fica por conta da implementação de um sistema de transporte coletivo eficiente na década de 90 e na criação de corredores urbanos que conciliam bem o uso misto do solo. No segundo, a manutenção de grandes áreas verdes confere uma harmonia à cidade. No ABC Paulista, a política de habitação inteligente implantada em Santo André também merece destaque. “O baixo índice de favelamento ali, fruto de conversas constantes com os cidadãos, é algo elogiável”, relata Fragomeni. Na opinião do pesquisador, no entanto, até mesmo cidades bem planejadas como Curitiba e Brasília, no Distrito Federal, têm merecido atenção especial quando se trata da continuidade ao planejamento inicialmente projetado. Pesquisas apontam que o índice de moradores dos corredores urbanos que utilizam o sistema de transporte coletivo tem caído na capital do Paraná. Na avaliação do usuário, modelos consagrados como o Ligeirinho – ônibus com a missão de levar usuários de um ponto a outro da cidade em curtos espaços de tempo e com freqüência digna de pontualidade européia – estão inseguros, são desconfortáveis e deixaram de ser confiáveis nos horários de pico. “Também não conseguimos

evoluir em itens como a queima de combustível com menor impacto ao meio ambiente. Para ser efetivamente inteligente, a cidade tem que pensar também no contexto ambiental”, observa o arquiteto. Embora Curitiba reserve áreas com bom aproveitamento do uso misto do solo – como é o caso da Avenida República Argentina, que agrega residências, lojas e serviços em um raio curto de área – o crescimento acelerado da região metropolitana da capital é um dos fatores apontados para esta quebra de atenção. Enquanto a cidade gera novas áreas de habitação elitizadas em seu miolo, as cidades do entorno têm taxa de crescimento geométrico médio de 1,9% a cada 10 anos, o que gera o desequilíbrio. “A ‘Cidade Inteligente’ resolve o cotidiano em seu bairro se descentralizando. O ideal é que o morador trabalhe, more e compre numa só região”, sugere. Em Brasília, o efeito é similar. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer na década de 50, ela foi de fato uma ‘Cidade Inteligente’ para a época, mas, segundo o arquiteto, repete o mesmo modelo usado há 50 anos para as necessidades atuais. Alguns bairros ainda concentram um único tipo de serviço, o que centraliza o uso do solo e a movimentação de pessoas. “Ela não aprendeu a inovar. A cidade ficou elitista, o sistema de transporte coletivo é ruim e sem equilíbrio com a disposição do uso do solo”, diz.


Um bairro programado O que há décadas era uma antiga fazenda de 2,5 milhões de metros afastada do Centro de Palhoça, região metropolitana de Florianópolis, hoje tem casas, prédios, indústrias, escolas e universidade. A área, denominada de Cidade Pedra Branca, é administrada pelo grupo Portobello com o conceito de bairro planejado e já é referência internacional em modelo de ‘Cidade Inteligente’. Desde 2000, quando o projeto teve início, já foram edificados 1 mil residências, cerca de 40 indústrias e muitos comércios que atendem cerca de 4 mil moradores. O campus da Unisul é uma das estrelas do lugar e confere um charme despojado e jovem ao bairro. De acordo com o engenheiro civil e diretor de projetos da Pedra Branca, Dilnei Silva Bittencourt, hoje, há cerca de 4 mil pessoas distribuídas em 1,2 milhão de metros quadrados. Algo comparável a qualquer cidade de interior. Ele explica que o crescimento urbano de Palhoça aproximou a antiga fazenda da região central da cidade, viabilizando o projeto. A última etapa da Cidade Pedra Branca consiste no planejamento sustentável de uma área de 600 mil metros quadrados baseados em nove princípios que norteiam desde o desenho das ruas até a instalação de um avançado sistema de tratamento de água e esgoto. Os princípios incluem, por exemplo, projetos que priorizam o pedestre e o ciclista, com

vias e calçadas planejadas para ambos; além do uso misto da quadra, com lojas, bares, empresas e residências em um pequeno raio de circulação. “Cada vez mais, o cidadão precisa resolver seu cotidiano básico próximo a sua casa”, comenta Dildei. A sustentabilidade das construções, através de prédios comerciais e residenciais que economizam desde energia elétrica a materiais, também está incluída

no Pedras Brancas. O projeto virou case internacional no ano passado, com a indicação para o Sustentable Citys Awards, prêmio da Urban Land Institute em parceria com a publicação Finantial Times, nos Estados Unidos. No final de novembro, a equipe técnica da Pedras Brancas foi convidada pela United Green Building Council – entidade mundial sobre construções sustentáveis – para apresentar o projeto no Green Building International Conference Expo.

23


reportagem especial

Referência mundial No cenário internacional, as cidades de Vancouver, no Canadá, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, viraram referência em cidades planejadas. Para o arquiteto Luiz Henrique Cavalcanti Fragomeni, soluções inteligentes como estacionamentos para carros em subsolos e espaço garantido para bicicletas em faixas especiais e até mesmo nas calçadas fazem de Vancouver um modelo a ser observado com atenção pelas cidades brasileiras. Trata-se também de uma das maiores integrações intermodais em sistema de transporte urbano. Além de metrôs e ôni-

bus aquáticos que atravessam a cidade, os ônibus tradicionais têm encaixes especiais para bicicleta, o que facilita a locomoção de quem mora em áreas afastadas do centro.

se 200 andares de uso misto também são outro ícone do lugar. Para Fragomeni, só o tempo vai dizer se o Dubai vai se fundamentar ou não em uma ‘Cidade Inteligente’.

Dubai, por sua vez, é hoje observada por arquitetos do mundo inteiro pela ousadia. Projetada no deserto árido da região, a cidade é um verdadeiro canteiro de obras. As ilhas artificiais que concentram de residências a lojas de marcas são hoje um dos principais símbolos da cidade. Os espigões com qua-

“Num primeiro momento, sim, mas há vários aspectos a serem observados como o consumo de energia que tantos prédios e condomínios irão exigir”, observa. O aproveitamento da energia solar e eólica pode ser uma alternativa para a região desértica.

Observada por arquitetos do mundo inteiro pela ousadia, Dubai se destaca pela construção de espigões com 200 andares, criação de ilhas artificiais e pelo comércio variado de marcas elitizadas.


turismo

Terra de superlativos

N

ão é por acaso que o destino mais desejado do Programa de Fidelidade do Núcleo de Decoração do Vale, que premia profissionais de destque todo ano, está na moda. E menos ainda que a sétima parte dos Emirados Árabes Unidos desperte tanto interesse em arquitetos e profissionais de design de todo o mundo. Dubai – este pedaço de deserto que até 1971 sequer existia como nação organizada – virou uma cidade em construção, uma espécie de fábula de projetos megalomaníacos que chamam a atenção pela grandiosidade e ineditismo. Há pelo menos 10 anos, o emirado tornou-se uma terra de superlativos. A riqueza gerada pela exploração do petróleo na região foi direcionada para resorts submarinos, ilhas enormes em forma de palmeiras, arranha-céus que batem recordes em tamanho e volume de investimento, e até um parque de diversões que, de tão grande, a Disney World deve se tornar quase um playground. É ali, também, que está a maior concentração de shopping centers do mundo, com todas as melhores marcas vendendo produtos sem impostos. As lojas são, aliás, um importante elemento de atração de turistas do mundo. Boa parte dos 7 milhões de visitantes que desembarcaram em Dubai no último ano – 2 milhões a mais do que no Brasil – tinham as compras a preços atrativos como primeiro item de interesse no local. A cidade ainda não é exatamente bonita de se ver. Há obras por toda parte e há quem diga que um terço dos guindastes de construção do Planeta estão espalhados nesta área.

Dicas úteis • A língua oficial é o árabe. Porém, o inglês é utilizado em toda a cidade, inclusive alguns hotéis possuem funcionários que falam português e espanhol. • A moeda oficial é o Dirham, mas dólares americanos e euros também são aceitos. • O visto para os Emirados Árabes é feito através do operador local. É necessário passaporte válido. O visto normal custa US$ 61 e o de urgência, US$ 91. • De janeiro a abril, a temperatura média é de até 25 graus. De junho a setembro, pode chegar a 50 graus. Os ambientes fechados são todos climatizados.

De imediato, a arquitetura imponente dos prédios é o que mais chama a atenção no emirado. Todos eles, altíssimos, são de concepção arrojada. Lá está o edifício mais alto do mundo, ainda em construção: Burj Dubai, a torre de Dubai. Não se sabe ao certo a altura que terá, mas deve chegar próximo aos 800 metros, bem acima dos 553 metros da CN Tower, de Toronto, até então a mais alta construção do Planeta. Um investimento de nada menos do que US$ 1 bilhão. A mais conhecida delas é outra torre: Burj el Arab, o célebre hotel em forma de vela. “Uma espécie de cartão-postal da cidade”, explica o proprietário da Marjotur Turismo, Marco Antônio dos Santos, principal agência de viagens de Balneário Camboriú. Construído sobre uma ilha artificial, a 280 metros da praia de Jumeirah e ligado por uma ponte, ele mesmo se define como o mais luxuoso hotel do mundo. O luxo está principalmente na opulência dos materiais empregados na construção, no mobiliário e obras de arte.

25


turismo Jaime Borquez

Cosmopolita por natureza

U

tes do Planeta.

ma mistura do glamour e da sofisticação de todas as cidades mais famosas do mundo. É assim que muitos turistas definem a Capital Mundial do Entretenimento, Las Vegas. O lugar sintetiza, sobretudo, os sonhos da maioria dos americanos de classe média: divertir-se dia e noite, jogar nos cassinos e fazer compras. Tudo isto concentrado em cenários que recriam as cidades de várias par-

Em que outro lugar seria possível sentir-se em Paris, Veneza, Nova York, Cairo, Marrakech, um castelo medieval ou em uma batalha de piratas em poucas horas? Em Las Vegas. Lá, joga-se ininterruptamente 24 horas por dia em centenas de Slot Machines, mesas de baccara, blackjack, dados, póquer e roleta. Além dos norte-americanos que invadem a cidade nos fins de semana, Las Vegas atrai milhares de turistas estrangeiros – com destaque para os japoneses – e homens de negócios que participam das dezenas de seminários e convenções organizadas nos centros de congressos da cidade.

Luxo na medida certa

D

ifícil imaginar que todo o glamour das competições da Fórmula 1, do cassino mais famoso do mundo e do lendário três estrelas Michelin, de Alain Ducasse, cabem numa área de apenas 1,9 quilômetro quadrado. Pois ainda sobra espaço para 4 quilômetros de belas praias pipocadas de iates luxuosos e lojas de grife. Cercado pelo território francês e banhado pelo Mediterrâneo, Mônaco é o segundo menor país do mundo – perde apenas para o Vaticano. Já era badalado na década de 50 e ficou ainda mais depois que o príncipe Rainier III se casou com a atriz americana Grace Kelly, em 1952. É um dos lugares mais caros do mundo, mas a população, de 32 mil habitantes, não paga impostos. O país vive basicamente do turismo e do setor imobiliário: são 200 empresas de construção civil. Apesar da imagem ligada ao glamour dos cassinos, eles representam apenas 3% da receita de Mônaco. Mesmo assim, as marcas mais fortes são até hoje o Grande Prêmio de Formula 1, a Princesa Grace Kelly e o Cassino de Montecarlo, visitado por nove de cada 10 turistas que ali pisam. Uma das épocas mais movimentadas do turismo é maio, durante as competições de Fórmula 1 no principado. Algo que também não se pode perder em Mônaco é o Jardin Japonais, na Avenue Princesse Grace, próximo à zona das praias e do Centro dedicado à Princesa Grace Kelly, o Grimaldi Fórum. De entrada gratuita, ele é a casa de variadíssimos peixes carpa onde cada peça foi escolhida com cuidado. Outro ponto obrigatório é o Palácio de Mônaco. Originalmente construído para ser um forte genovês, o local é hoje a casa oficial da família real monegasca. Só é possível chegar lá a pé, mas a vista fascinante compensa.

Um convite aos sentidos

G

astronomia de qualidade, arquitetura das mais belas da Europa e um charme gótico que o passar dos séculos não apaga. Não é por acaso que Barcelona, na Espanha, é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa. E saborosa também. O cuidado com a gastronomia em seus 11 mil bares e restaurantes e a variedade de produtos locais é um dos pontos mais marcantes do destino. A Boquería é o maior dos quarenta mercados públicos locais e fica bem no epicentro da cidade, que tem agito o ano todo. Suas 270 barracas exibem pirâmides de legumes brilhantes, peixes e moluscos que acabaram de sair do mar e carnes cortadas com capricho. Não faltam mercadorias de outros países, nem mesmo exóticos insetos caramelados do Oriente. Nos restaurantes, os ambientes são planejados, com móveis de design apurado, talheres personalizados e música techno sussurrada. O Moo, que funciona no Hotel Omm, é um desses lugares. Serve esquisitices como o sorvete de charuto que impressionou Manoel Beato, sommelier do restaurante Fasano. Trata-se de uma escultura de creme gelado com cobertura de chocolate, na qual se injeta a fumaça desprendida por um legítimo Partagas número 4. O acabamento é minucioso, com açúcar colorido imitando as cinzas e o anel da etiqueta transplantado do charuto verdadeiro para o falso.

Jaime Borquez

Assim como Paris, Barcelona é uma cidade plana que convida às caminhadas, principalmente na região mais antiga, que inclui o Bairro Gótico, Raval e a área portuária. Indo em direção à Praça Catalunha, é possível deparar-se com o Bairro Gótico, edificado no entorno da imensa catedral e da Praça Real, quando a Rambla se chama Des Capuchins. Para quem curte arquitetura, o número 43 do Passeig de Gràcia é atração obrigatória. A Casa Batlló (www.casabatllo.es), obra que Antoni Gaudí edificou entre 1904 e 1906, serviu de contraponto ao academicismo do prédio ao lado, a Casa Amatler. Barcelona, aliás, é pontilhada de obras de Gaudí. Apelidada de La Pedrera, a Casa Milá, em Provença, 261-265, por exemplo, foi criada para ser um prédio de apartamentos e, hoje, é um dos pontos mais visitados da cidade.

26


Jaime Borquez

Uma capital na palma das mãos

S

antiago é uma capital que cabe na palma da mão. Cidade feita para ser percorrida a pé, em que o visitante tem sempre um guia à disposição. Perdeu-se? Olhe para o lado, veja onde está a cordilheira dos Andes. Lá é o Leste. Ou Oriente, como os donos da casa preferem. Pena que se esconda cada vez mais. Não que a culpa seja dela. Pelo menos não totalmente. A poluição gerada por seus quase 6 milhões de habitantes enevoa os montes. E lá fica, justamente porque as montanhas que cercam a cidade impedem a dissipação dos poluentes. Os contornos melhoram nos fins de semana – com ruas mais vazias – mas não muito. A professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Maria de Fátima Andrade, diz que a situação tende a melhorar, pois existem vários programas de controle de emissão de poluentes. Mas alguns aspectos de visibilidade não estão somente associados com a poluição, mas também com a neblina.

O charme do Velho Continente

N

ão importa quantas vezes se vá a Buenos Aires, sempre faltará algo a ser descoberto ou redesenhado sob um novo ponto de vista. A crise econômica não apagou o charme de Buenos Aires, a capital argentina, nem tirou dela a maior das qualidades: ser uma cidade turística. Com turistas do Brasil, Chile, Peru e outros continentes, mantém seus cafés a todo vapor e a cultura efervescente, vista nas artes plásticas, na música, na dança, literatura e cinema. Tem ar cosmopolita, jeito de Europa, boa comida, ótimo vinho e uma vida noturna tão interessante quanto as comprinhas na Calle Florida. Pode ser visitada a todo momento, não importa se no Verão ou Inverno. Difícil alguém voltar insatisfeito ou reclamando da terra de Evita Perón. E há muito o que ver ou rever na cidade: o calçadão de Puerto Madero, as coloridas vielas do Caminito, em La Boca, a feirinha de San Telmo, os jardins da Recoleta, os cafés e os shows de tango pelas ruas. E o melhor: basta um final de semana prolongado para conhecer a cidade que se orgulha de ser a mais européia de todas as capitais da América do Sul, lembrando o Velho Continente.

kakau Santos

Se as montanhas estiverem se escondendo na paisagem, há outra orientação. Uma alternativa é a Avenida Libertador Bernardo O\’Higgins, a principal rua da cidade – conhecida pela alcunha de Alameda –, que corta vários bairros e empresta o curso para a principal linha do metrô, que é abarrotado, mas silencioso. Outro guia é o rio Mapocho, que, limpo, mas com águas escuras, estabelece a fronteira entre vários bairros. A Oeste está o centro, com os famigerados Palácio de la Moneda e Plaza de Armas. Pouco mais além, do outro lado do Mapocho, Bellavista e suas casas coloridas, que servem de palco para restaurantes turísticos e casas de jazz envolventes (sim, Santiago tem seu lado Nova Orleans). Ainda mais além, atravessando novamente o rio, fica Providencia, outra zona boêmia, com pitadas de ruas comerciais. Envolvendo tudo, ruas limpas, trânsito organizado, táxis razoáveis (no preço e nos carros; a bandeirada é de 200 pesos chilenos; R$ 0,84), ônibus velhos, mas baratos (menos de R$ 1,50). E um povo que adora os brasileiros. Você pode arriscar seu melhor espanhol que eles sempre vão querer travar conversas em português – ou melhor, espanhol com duas ou três palavras no nosso idioma.


destaques

Prazer no trabalho

E

m Balneário Camboriú, um escritório particular foi transformado em um prazeroso local de trabalho. Dentro de uma área de 100 m², o desafio da arquiteta Ana Claudia Guerra e do designer Phillippe Siarcos era tornar as horas de trabalho do cliente mais produtivas e agradáveis. Harmonizando contrastes, o destaque é para os revestimentos nobres que trazem aconchego, como os painéis de madeira e papéis de parede, e a leveza do vidro e do espelho, presentes em painéis nas paredes e

nas portas. Móveis de linhas retas e o requinte do preto dão um ar contemporâneo ao conjunto, aliados a uma iluminação setorizada e acolhedora. A sala principal conta com inovações sofisticadas, como o isolamento acústico da porta italiana com estrutura de alumínio e vidro duplo preto e o mini campo de golfe, destinado a grandes tacadas de lazer e concentração para grandes negócios. Outro diferencial da proposta é um espaço café

com cafeteira de inox de design italiano totalmente embutida. O objetivo do espaço é, ao mesmo tempo, poder atender as necessidades profissionais e receber clientes mais informais. A mesa de trabalho foi colocada próxima à vista do mar, tendo como paisagem a Ilha das Cabras. Dali, é possível assistir TV. As premissas básicas de funcionalidade, requinte e conforto nortearam a concepção deste projeto.


Aliando requinte e conforto, ambientes foram projetados para garantir momentos de descontração em meio à correria do cotidiano, com uma parada para um mini golfe, cafezinho ou até mesmo para uma leitura. Tudo cuidadosamente pensado para tornar o trabalho mais produtivo e agradável.

Perfil O escritório Guerra Siarcos Arquitetura e Design conta com a arquiteta Ana Cláudia Guerra e o designer Phillippe Siarcos. Eles já atuam no mercado há nove anos, com projetos residenciais e comerciais para Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Contatos: Rua 1536, n° 60, Centro Empresarial Ônix, Sala 903 Balneário Camboriú/SC Fones: (47) 3264-5910 / 8405-3393 / 9159-7200.

Fornecedores Armazém das Molduras: (47) 3026-6666 Decor Banho: (47) 3360-0281 Formaplas: (47) 3263-1392 Frigelar: (47) 3247-6666 Marmoraria Moser: (47) 3346-5099 4 Elementos: (47) 3361-6060 Spengler: (47) 3366-2020 Tratto Mobile: (47) 3222-2244 e outros.

31


destaques

Entrada triunfal

O

projeto arquitetônico do térreo do Edifício Costão da Barra, ainda em construção, recebeu um design de elegância assinado pela decoradora Arianne Saut da Silveira e pela artista plástica Flávia Saut. Três torres darão suporte à entrada do edifício, mas apenas uma delas já está concluída. Com um pé de direito maior que o usual, o hall possui um desnível que lhe garante charme. As cores eleitas são tons relaxantes, com nuances de cinza, prata e vastos azuis. Neste ambiente, o papel de parede ressurge com o efeito rendado aplicado nas películas de vidro. A porta

de entrada parece um biombo entalhado em madeira. A sala da piscina aquecida foi formulada propositalmente de maneira mais rústica. A presença da madeira de demolição é marcante. Travertino rústico no piso e lanternas de madeira também compõem o espaço. A escultura do artista plástico Pita Camargo, especialmente encomendada para esta obra, dá um ar de destaque ao fundo. As tonalidades azuis são ainda mais exploradas. Ao lado da sala da piscina, outros dois espaços foram formulados: as salas de massagens. Coloridas com tonalidades que obedecem às pesquisas cromoterápi-

cas. Para receber os convidados, o salão de festas possui uma ampla cozinha, ornada com louças também assinadas pelas profissionais. E para completar a atração a todos os públicos, as crianças recebem a brinquedoteca transformada em um jardim com céu azul e joaninhas na parede. O clima de descontração também transformou os puffs em gotas de tinta azul. Ainda há chitão nas forrações e a casinha, que serve de cenário ao teatro de fantoches. Além da área comum, as profissionais assinam vários apartamentos do imponente edifício.


Abusando de elegância e tons relaxantes, os ambientes foram projetados para garantir muito mais que lazer, mas tranqüilidade aos condôminos e visitantes do Costão da Barra. Com piscina, brinquedoteca e sala de massagem, todos os públicos estão contemplados no projeto. Uma cozinha funcional é destaque no salão de festas do edifício.

Perfil

Fornecedores Florense: (47) 3367-2472 Frigelar: (47) 3247-6666 Oriente-se: (47) 3361-0139 4 Elementos: (47) 3361-6060 Spengler: (47) 3366-2020 e outros.

O design e o projeto foram desenvolvidos pelas irmãs Arianne Saut da Silveira e Flávia Saut. Elas têm escritório em Blumenau. Contatos: Rua Joinville, 209, sala 205, Vila Nova, Blumenau/SC. Fone: (47) 3340-0682.

33


destaques

Sala de diversão

A

sala multiuso de 250 m² que deveria ser utilizada como espaço de lazer para toda a família foi o desafio da arquiteta Suâmi Pedrollo, que adequou equipamentos e brinquedos dentro de armários projetados. O ambiente era um espaço amplo e nada tratado. A idéia foi transformá-lo em uma área descontraída. O proprietário pediu que as cores do ambiente fossem neutras. Para manter o estilo clean, portanto, foram escolhidos tons pastéis. Os armários de fórmica obedecem aos mesmos

tons. Eles foram especialmente desenvolvidos para condicionar os brinquedos e escondê-los da vista. Na área de TV, um projetor foi instalado junto ao telão de 100 polegadas. Um sofá grande em linhas retas acomoda os telespectadores. Logo ao lado, o tablado comporta quatro futtons voltados para a TV de LCD. Este é o espaço do videogame. O restante da sala ainda foi adequado para receber os equipamentos de jogos, mesa de cartas e de bilhar, que é iluminada com um lustre projetado para emitir a quantidade de luz necessária à mesa.

Os tons dourados são predominantes neste espaço. Na área, encontra-se ainda a bancada de vidro, que serve de apoio para bebidas. O piso de madeira foi totalmente substituído por pastilhas, que facilitam a manutenção. E foi pensando na facilidade também que todas as janelas foram decoradas com persianas de alumínio. Percebeu-se a necessidade de criar um lavabo para o ambiente. Seguindo a tendência das pastilhas e nuances douradas. O banheiro foi decorado com sobreposição de espelhos e trabalhado com detalhes em madrepérola.


Uma área de 250 m² agradável, funcional, onde toda da família tenha espaço para relaxar. Assim foi projetada a sala em destaque, que possui área de jogos e lavado. A cozinha abaixo, que foi exposta na mostra Casa&Cia 2007, não compõe o projeto, mas também é destacada pelas arquitetas pela funcionalidade.

Perfil Há 21 anos em Balneário Camboriú e há 13 parceira de Simara Mello, a arquiteta Suâmi Pedrollo foi a responsável pelo projeto da sala multiuso. Elas atendem no escritório CIA Design D. Contatos: (47) 3366-4067 / 9959-7593.

Fornecedores Decor Banho: (47) 3360-0281 Dimatel Iluminação: (47) 3367-7733 Frigelar: (47) 3247-6666 MK Som e Imagem: (47) 3360-8501 4 Elementos: (47) 3361-6060 Via Artística: (47) 3367-1435 e outros.

35


destaques

Conforto e bem-estar

D

ois projetos distintos foram selecionados pela arquiteta Caroline Cavichiolli para apresentar na revista Estilo ND: um apartamento e uma casa. O apartamento de 330 m², localizado em Balneário Camboriú, foi projetado para um casal com uma filha jovem. O foco era qualidade e conforto.

O projeto segue um estilo contemporâneo, com iluminação arrojada, valorizando as peças de decoração. Os tons de terra, imprimindo sofisticação e aconchego, foram a solução para conceber uma atmosfera atemporal. Ambientes integrados compõem a área social formada por jantar, living com home theater, e um espaço externo com varanda, churrasqueira, deck e piscina. Na sala de jantar, uma parede revestida com um painel de espelhos e mesa de vidro. O living apresenta móveis contemporâneos e o uso de espelhos nas mesas de apoio. A suíte do casal segue a mesma linha, papel de parede e rouparia de cama imprimem um estilo leve e sofisticado. A residência de 450m² de área interna, com piscina, deck, gazebo e churrasqueira, também localizada em Balneário Camboriú, foi projetada para um jovem casal com duas filhas pequenas. O foco é a valorização do convívio familiar e dos amigos. A integração e harmonia dos ambientes valorizam este projeto contemporâneo com ares clássicos. A cozinha conta com armários de vidro, parede revestida com jardim crema e bancada em silestone. De modo geral, praticidade e funcionalidade estão aliadas à sofisticação dos acabamentos neste projeto que será concluído e entregue em março de 2009.


Tons pastéis e iluminação arrojada, valorizando objetos de decoração, imprimem sofisticação aos ambientes, como é possível perceber no quarto, na sala de jantar e no living em destaque na página ao lado. A cozinha acima une funcionalidade à sofisticação dos acabamentos.

Perfil

A responsável pelos dois projetos é a arquiteta Caroline Cavichiolli. Premiada pela Região Sul e vencedora da 7ª edição do Concurso Nacional Arquitetando Docol. Atua nas áreas de projeto arquitetônico e arquitetura de interiores. Contatos: (47) 9184-9836. www.carolcavichiolli.com.br

Fornecedores Arte e Pedras: (47) 3367-7056 Cerarte: (47)3360-9095 Formaplas: (47) 3263-1392 Frigelar: (47) 3247-6666 Galeria Haus – Mosarte 4 Elementos: (47) 3361-6060 SLA esquadrias em PVC: (47) 3361-4446 Toda Casa: (47) 3041-2500 e outros.

37


destaques

Interior personalizado

O

apartamento em destaque segue um estilo mais contemporâneo e linhas retas. Algumas peças de decoração são clássicas, dando equilíbrio e aconchego ao projeto. A designer Dayana Möller Weber é responsável pelo projeto. Como o proprietário do apartamento é dono de uma rede de restaurantes, ele gostaria que fosse projetado um cantinho onde relaxasse e pudesse criar e ler sobre culinária, para desenvolver novas receitas. Por isso, a sacada, que antes era uma churrasqueira, foi transformada em um Espaço Gourmet, fechada com vidro temperado. No restante do apartamento, o espaço do home é integrado junto com a sala de jantar, tendo uma vista privilegiada do mar. Foi criado painel em lâmina natural rovere bianco, conjugado com a estante em laca preta de alto brilho, que abriga equipamentos de áudio e vídeo. A sala de jantar é com-

posta por um lustre de cristal swarovisky com base espelhada. Na suíte da filha, foi aplicado um toque mais delicado e feminino, cores suaves e sutis. Iluminação indireta e pendente de cristal no centro do quarto e pontos de iluminação direta na parte arredondada da suíte iluminam a cortina de voal. A bancada foi feita de silestone branco. A cabeceira de cama foi criada com quadrados de seda, formando uma suíte aconchegante. O banheiro foi criado com mosaico de mármore da mosarte e, para compor a parede do lavabo, foram montados o painel com madeira de demolição e a bancada de travertino bruto rústico. Toda a cobertura em gesso do apartamento foi pensada, através de um estudo de projeção, para otimizar a iluminação. Luzes quentes e indiretas foram utilizadas.


Com o obejtivo de valorizar e inspirar o dono do imóvel, a sacada foi transformada em um Espaço Gourmet, onde ele pode ler sobre culinária e criar receitas para sua rede de restaurantes. A peça é anexada à sala de jantar, que segue uma linha clean e aconchegante.

Perfil A designer de interiores Dayana Möller Weber atende a projetos de gesso, luminotécnico, hidráulico, definição de cores, projeto de móveis e paginação de piso. Contato: (47) 9922-9694.

Fornecedores Cerarte: (47) 3360-9095 Decor Banho: (47) 3360-0281 Galeria Haus: (47) 3360-9648 Marmoraria Moser: (47) 3346-5099 Oriente-se: (47) 3361-0139 Prediauto Tintas: (47) 3363-1198 e outros.

41


destaques

Aquecendo o ambiente

A

idéia foi montar uma elegante sala de estar com lareira, em um espaço onde predominam linhas retas e expressivos elementos de decoração clássica.

Para deixar o ambiente elegante, leve e sofisticado, foram escolhidos materiais nobres. Peças exclusivamente fabricadas para o projeto definem o tom de requinte. O lustre, destaque do ambiente, foi fabricado com o renomado cristal swarovski. As duas poltronas Canton III, da Arefacto, enfatizam a lateral da sala. Como ponto central, um painel suspenso de mármore travertino romano envolve a lareira a gás e a TV de plasma. A mesa de centro espelhada com base de acrílico é assinada pelo designer Pedro Mendes. O dourado reflete o charme do ambiente. Tons dessa cor circulam entre o sofá e os objetos de decoração. O preto é o contraste impresso nas almofadas e no divã. Cores como o bege dão mais leveza. No piso, destque para o tapete persa vermelho. Desenvolvido pelas arquitetas Luana Andressa e Juliana da Silva, o projeto foi apresentado na Mostra Artefato, na loja da 4 Elementos, em Balneário Camboriú.


O dourado impera no projeto, dando um tom de charme e requinte ao ambiente. Um lustre de cristal swarovski e o tapete persa completam o layout. Espelhada e com base de acrílico, a mesa de centro é assinada pelo designer Pedro Mendes.

Fornecedores Frigelar: (47) 3247-6666 Lume Luz: (47) 3351-6625 Marmoraria Moser: (47) 3346-5099 4 Elementos: (47) 3361-6060 Spengler: (47) 3366-2020 Vidrobras: (47) 3363-6777 e outros.

Perfil As sócias Luana Andressa e Juliana da Silva são as arquitetas responsáveis pelo projeto Sala da Lareira. Elas atendem em Balneário Camboriú. Contatos: (47) 9161-0077 / 9161-0009 / 3367-7244 43


destaques

Requinte aliado à praticidade

L

ocalizada em área privilegiada, a cobertura descortina uma maravilhosa vista da orla de Balneário Camboriú. O pavimento superior integra totalmente as áreas de convívio, uma necessidade para um apartamento de férias, onde os moradores preferem relaxar e descontrair. Todos os materiais utilizados são requintados, mas também zelam pela praticidade do dia-a-dia, requisito ideal para uma moradia de praia. Toda a parte social e de lazer foi revestida com mármore pigues e marrom

imperador. O piso dos banheiros, as bancadas e até mesmo as bancadas da cozinha e área de serviço são de silestone branco. Uma atenção especial foi dada à parte tecnológica do apartamento. A iluminação, áudio e vídeo são totalmente integrados, seguindo as tendências da globalização. No home theater superior, paredes foram revestidas com couro, palha italiana, persianas em couro e tecidos especiais, para atenuar e melhorar a acústica do ambiente, que possui piso em mármore

e muitas paredes de vidro. No home theater inferior, os mesmos cuidados fora tomados, acrescentando ainda um revestimento de palha coreana, conseguida através de uma adaptação de persianas feita pela designers. “Espaços amplos, circulação fácil e ambientes agradáveis são critérios de moradia de quem adora receber e abrigar familiares e amigos com conforto e beleza. Foi isto que procuramos realizar neste projeto, atingindo assim as prioridades e desejos dos proprietários”, explica Maria Luiza Otte.


Fotos: Dee House Fotografia e Design

Em primeiro plano, vista da sala de jogos, destaque para a escada com acabamentos em mármore marrom imperador, aço inox e madeira. Ao fundo, detalhes elegantes do home theater inferior com confortável sofá. No terraço, material de demolição se une aos móveis de junco sintético, fazendo a integração com a natureza. Harmonia e funcionalidade na cozinha, separada da sala de refeições por balcão revestido de madeira teca. As linhas puras da suíte harmonizam com o deck da banheira, trazendo aconchego e bem-estar. Sobre a cama, tricôs.

Fornecedores Formaplas: (47) 3263-1392 Toda Casa: (47) 3041-2500 Via Artística: (47) 3367-1435 e outros.

Perfil A engenheira Maria Luiza Avila Otte e a designer de interiores Kátia Damiani Ruzza atuam juntas há 20 anos na área de decoração de interiores, desenvolvendo projetos residências, comerciais e corporativos, além de participarem de mostras de decoração. Sempre acompanhando as tendências do mercado, procuram traduzir equilíbrio e harmonia aos ambientes que projetam. Contato: (47) 3322-6676.

45


destaques

Retoque de elegância

O

apartamento de um casal de Balneário Camboriú foi totalmente replanejado pela arquiteta Vanessa Roberta Schmidt, do escritório Fernandez & Morales. Foram feitas alterações na planta original da construtora. A suíte ganhou mais espaço para os armários e uma banheira de hidromassagem pode ser integrada ao quarto. A sala foi ampliada através da conjugação da área com a cozinha. Uma cristaleira, herança da família da proprietária, ajuda a compor o espaço da sala de jantar. A partir dela surgiu o arranjo do espaço, que mistura fibra das cadeiras, vidro do tampo, inox do pé da mesa e o lustre, destaque de suntuosidade ao ambiente. O próximo cômodo trabalhado foi a cozinha. Nela, os materiais utilizados buscam a praticidade no quesito limpeza, caracterizado pelo uso do branco nos tampos e nos móveis. Para quebrar a monotonia, a madeira de demolição foi muito utilizada como revestimento na churrasqueira a gás e na cave de vinhos. A escolha de uma cozinha em formato de ilha surgiu em função do perfil do moradores, que recebem visitas e fazem jantares com freqüência. Outras peças de decoração que já pertenciam aos proprietários, como a Deusa Balinesa esculpida em madeira, ajudaram a compor o espaço, inspirando uma atmosfera asiática na sala de estar. A suíte foi trabalhada com móveis brancos e detalhes de cores nas cortinas, colchas, tapetes e uma parede em tom beterraba. Toda a área do apartamento recebeu rebaixamento em gesso. Trabalhado com detalhes em positivo e negativo, para explorar ao máximo as características da iluminação embutida.


Toda área do apartamento recebeu rebaixamento em gessos, de modo a valorizar a iluminação embutida. A suíte principal foi remodelada, ganhando mais espaço para a inclusão da banheira de hidromassagem. A sala de estar foi ampliada, através da conjugação com a área da cozinha.

Perfil A modificação no apartamento foi planejada pela arquiteta Vanessa Roberta Schmidt, mas o escritório Fernandez & Moraes é composto ainda pelas profissionais Ana Eliza Moraes e Lúcia Fernandez. As sócias atendem na Av. Alwin Bauer, 794, Balneário Camboriú • (47) 3367-0422.

Fornecedores Decor Banho: (47) 3366-0281 Marmoraia Moser: (47) 3346-5099 Oriente-se: (47) 3361-0139 Pró-Inox: www.proinoxbc.com.br 4 elementos: (47) 3361-6060 Spengler: (47) 3366-2020 e outros. 45


destaques

Integração e praticidade Ambientes práticos e integrados com todo conforto. Esta foi a proposta das arquitetas Débora Costa da Silva e Deisi Priori Costa para o apartamento de aproximadamente 90 m² localizado em Balneário Camboriú. Seguindo a solicitação dos clientes, áreas sociais como cozinha, sacada, sala de jantar e sala de home theater ficaram em um único espaço, proporcionando várias atividades. As profissionais eliminaram as paredes que dividiam as salas, a cozinha e a sacada, dando mais amplitude ao ambiente. Com a diminuição da suíte, criou-se um lavabo que apóia a área social. Um equipamento especialmente projetado para a TV permite que ela seja vista de todos os espaços sociais. Os móveis modulados foram complementados com elementos e acessórios que deram harmonia e um diferencial para o conjunto. Os recursos utilizados pelas arquitetas, entre eles a madeira de demolição integrada aos espelhos, deixou o espaço mais aconchegante, além da sensação de amplitude e a luminosidade. Os quartos foram projetados de acordo com o perfil de uso da família. Débora e Deisi definem a obra como um local usado para lazer, mas com espaços de uma casa de uso diário, com mobiliário que permite o uso prolongado do apartamento.

46


Fotos: Dee House Fotografia e Design

Fornecedores Cerarte: (47) 3360-9095 Decor Banho: (47) 3360-0281 Frigelar: (47) 3247-6666 MK Som e Imagem: (47) 3360-8501 Oriente-se: (47) 3361-0139 4 Elementos: (47) 3361-6060 4 Elementos Beach: (47) 3361-0070 Via Artística: (47) 3367-1435 e outros.

Perfil

O projeto em destaque é de Débora Costa da Silva e Deisi Priori Costa. As sócias atendem na Avenida dos Estados, nº 1000, Bairro Ariribá, Balneário Camboriú/SC. Contatos: (47) 9915-5235 e (47) 9914-8783.


gastronomia

Paladar requintado à beira-mar Fotos Dee House

A

inspiração veio de espaços elegantes de Miami, Buenos Aires e algumas cidades da Europa. Sofás, lounges, peças exclusivas de design e uma adega requintada conferem uma identidade toda particular ao Lucca Bistrô, de Balneário Camboriú, que há três anos tornou-se referência na alta gastronomia catarinense. Com deck estrategicamente posicionado de frente para o mar, o restaurante é anexo ao Hotel Fischer, um dos mais tradicionais da cidade. O menu exclusivo é assinado por Guilhermo Zonta, chef formado em Gastronomia pela Univali e um dos atuais nomes tops da cozinha contemporânea no Estado. O estilo franco-italiano é herança da família de raízes italianíssimas do Médio Vale – mais especificamente das cidades de Rodeio e Ascurra, duas fortes colônias de descendentes trentinos. A escolha de cada prato, segundo Guilhermo, procurou respeitar a diversidade cultural da região. “Alguns molhos são 48

inspirados em receitas da minha avó”, observa. Entre as especialidades mais famosas da casa estão o magret de pato ao molho de ameixa preta e o filet com bolinhos de aipim recheados com queijo ao molho de gorgonzola. O bistrô ainda serve especialidades como o King Crab (caranguejo de profundidade) com risoto de trufas negras. Da massa aos temperos especiais, praticamente todos os ingredientes usados nas receitas são produzidos pela própria equipe de cozinha do Lucca. “Até o sorvete da sobremesa é fabricado aqui no bistrô”, frisa Guilhermo. Para harmonizar o paladar, o chef faz questão de apostar em uma bem equipada adega de vinhos e espumantes exclusivos. Ao todo, são em torno de 120 variedades de rótulos americanos, neo-zeolandeses, africanos e espanhóis garimpados das adegas Fasano, Decanter e Bistral, além da vinícola Porto Mediterrâneo, uma exclusividade do bistrô.


gastronomia

Bom gosto é marca registrada Fotos Dee House

O cuidado na apresentação dos alimentos e bebidas é acompanhado por um ambiente sofisticado e aconchegante. O projeto de design de interiores do bistrô levou em conta detalhes. Das cadeiras que imitam couro envelhecido aos lustres em forma de castiçais da década de 50, tudo remete à antiga sala de jogos do Hotel Fischer. As peças - com cristais Svaroviski - foram restauradas e dão um adorno elegante ao ambiente mais contemporâneo do bistrô, que ganhou piso de porcelanato e móveis de madeira de demolição. Já o espaço principal do Lucca, bem ao estilo bistrô, aposta nos detalhes em vermelho para conferir uma identidade própria. O teto preto elimina a definição de limite de espaço e incrementa o requinte. O deck, na área externa do bistrô, ganhou móveis de exterior e detalhes diferenciados no atendimento. O apreciador de um bom charuto, por exemplo, tem cinzeiro e cortador especial à disposição. Algo que lembra os charmosos cafés e bistrôs à beira-mar de Miami e outras cidades litorâneas de luxo pelo mundo. No Verão, o deck será ampliado com área de piscina e abrirá também para almoço.

Cuidado na apresentação dos alimentos segue padrão sofisticado do ambiente

Espaço principal, ao estilo bistrô, abusa dos detalhes em vermelho, conferindo identidade própria

Pratos podem ser saboreados com vinhos das adegas Fasano, Decanter, Bistral ou Porto Mediterrâneo

Menu é assinado pelo chef Guilhermo Zonta 50


entrevista

‘A bola da vez é a automação’

A

na Cláudia Moreno é quase uma grife quando se pensa em iates e lanchas de luxo no Brasil. Com mais de 5 mil projetos na área náutica, a decoradora – que começou no segmento atendendo pedidos de enxoval para embarcações – é hoje um dos nomes mais respeitados do design náutico de interiores do País através de sua empresa, a Ana Claudia Boat Interior Design. Formada em Administração de Empresas pela PUC do Rio de Janeiro e Decoração pela Escola Panamericana de Arte de São Paulo, Ana Cláudia costuma buscar inspiração nos grandes salões náuticos do mundo, sem esconder a preferência pelos estilos italiano e norueguês. Com presença no mercado de barcos há pouco mais de 20 anos, Ana Cláudia procura personalizar cada projeto de acordo com o cliente. A otimização espacial é o grande segredo da profissional. Além de atender os grandes estaleiros do Brasil, Ana Cláudia já decorou até o interior de um submarino de turismo, além de projetos especiais em Miami, nos Estados Unidos. Entre um projeto e outro, ela concedeu entrevista exclusiva à revista Estilo ND.

“Podemos usar uma mesma área para várias coisas diferentes”


Ana Cláudia Moreno: Eu comecei fazendo enxoval exclusivo para linha náutica. Tinha experiência em confecção e os clientes começaram a pedir uniformes e roupas de cama. Acabei me envolvendo tanto que passei a ajudá-los na decoração dos barcos, época esta que as mulheres ainda não participavam muito. Pude perceber que era um nicho de mercado novo e carente de profissionais especializados. Estilo ND: Qual o diferencial para este tipo de design de interiores? O aproveitamento máximo de espaço é um dos elementos principais? Ana Cláudia Moreno: O aproveitamento de espaço é um dos elementos que caminha junto com o tipo de utilização do espaço, pois podemos utilizar a mesma área para várias coisas diferentes. Uma mesa, por exemplo, pode também funcionar como armário ou bar. O trabalho deve ser de total parceria com o proprietário da embarcação, pois o sucesso do mesmo é a satisfação do cliente. É ele quem vai usar no dia-a-dia. Estilo ND: Qual a tendência atual do setor? O que os clientes mais têm solicitado de elementos e/ou tecnologia dentro dos barcos? Ana Cláudia Moreno: A tendência, hoje, é para linhas retas e modernas. A personalização é uma característica do nosso mercado, mesmo quando se adquire um barco usado. O design externo é muito mais notado pelos homens e o design de interior é uma preocupação maior das mulheres. Cada detalhe na embarcação é muito mais visível do que em uma residência. Atualmente, a bola da vez é a automação, quanto mais conforto e tecnologia de ponta, mais os clientes gostam. O controle remoto é o acessório mais utilizado nos barcos.

Estilo ND: Onde você busca inspiração para os seus projetos? Tem algum país ou região do mundo que é referência no segmento? Ana Cláudia Moreno: A minha inspiração vem de pesquisas que faço em biografias especializadas em viagem por feiras náuticas pelo mundo. Para o meu gosto pessoal, a Itália e a Noruega são os campeões no design náutico. Estilo ND: O design de interiores de barcos nacionais tem algum diferencial exclusivo? O que temos feito de bom nesta área? Ana Cláudia Moreno: O grande diferencial do mercado brasileiro é a exploração da área externa das lanchas, fly brige e o convés de popa, já que o nosso clima favorece o maior uso da área de fora. A mão-de-obra brasileira é excelente e com um custo bastante interessante. Estilo ND: Como está o mercado brasileiro do design de barcos de luxo? Ainda há muito a crescer? Ana Cláudia Moreno: O mercado de mega yatchs vem crescendo a cada ano. Temos clientes em uma grande costa brasileira maravilhosa, só nos falta mais infra-estrutura de marinas. Atendo pelo menos um barco por ano acima de 100 pés. É um trabalho que costuma durar por volta de dois anos cada projeto, às vezes até mais, dependendo do local que vem sendo construído. Há três anos, o Brasil estava entre os três maiores produtores de barcos acima de 100 pés, especialmente na região de Manaus. Acredito no potencial brasileiro para esta faixa de mercado.

Estilo ND: Santa Catarina vem acordando para o mercado náutico de luxo nos últimos anos. Como está o mercado do design de interiores de embarcações no Estado?

“O mercado náutico está em pleno desenvolvimento, o futuro nos reserva um crescimento surpreendente”

Estilo ND: Como surgiu o interesse pelo segmento de decoração de iates e barcos?

Ana Cláudia Moreno: Acredito que Santa Catarina está à frente neste segmento. Já tem estaleiros renomados no mercado. O estado do Rio de Janeiro está mais voltado para barcos de médio porte ou estaleiros de grande porte para navios, que é um outro segmento. Somente agora é que está estourando, já que estaleiros que estavam fechados voltaram a funcionar, tornando o Rio o maior pólo naval do País. Já São Paulo tem, hoje, uns dos maiores estaleiros de barcos de médio a grande porte de luxo do País. E tem o maior potencial de clientes com poder de aquisição do Brasil. O mercado náutico está em pleno desenvolvimento, o futuro nos reserva um crescimento surpreendente.

53


Gilmar de Souza

ecologia

Cascata natural, pergolado, ofurô, fontes, espelhos d’água, árvores frutíferas e plantas exóticas de várias espécies estão transformando residências, apartamentos e até escritórios em patrimônios valiosos. Os gastos com paisagismo, aliás, passaram a ser classificados como investimentos. No Brasil, a procura por imóveis com áreas externas cresceu 50% no ano passado. A tese é confirmada por Ana Holzer, paisagista requisitada do Vale do Itajaí que assina projetos nos quatro cantos do País. O mote do momento, segundo ela, é a ecologia. Paredes verdes, por exemplo, trabalham espaços verticais

Em residências ou escritórios, os trabalhos internos e externos com água também são muito bem-vindos, pois ajudam a umidificar o ambiente ressecado pelo ar-condicionado. O barulhinho da água é calmante e energiza o espaço. Nos jardins, a ecologia faz parte do projeto de captação de água da chuva para irrigação, bem como a utilização de espelhos d’água e canteiros com flores perenes, onde a baixa manutenção é fator fundamental. Ana explica que as flores no jardim têm a função não só de embelezar, mas trazer saúde ao ambiente, já que são elas que atraem os polinizadores responsáveis pela propagação das espécies. “Árvores frutíferas como limões, xinxim, pitanga, jabuticaba e romã também são muito bonitas para vasos em varandas e terraços, além de serem alimentos para avifauna”, recomenda.

Conforto e bem-estar no escritório Sim, até dentro de um escritório sufocado de trabalho burocrático é possível ter espaços verdes. Segundo Ana, cada vez mais os ambientes de trabalho são projetados para o conforto e bem-estar dos funcionários. Verdes naturais são opções bonitas e funcionais quando bem escolhidos e adaptados. “Trabalhar olhando para uma ‘parede verde’ através de um grande vidro dá a sensação de estar do lado de fora, além da simbiose entre jardim e arquitetura”, aponta a paisagista. Os cuidados a serem tomados são, no entendimento básico, de que plantas são semelhantes a bichos e pessoas, isto é, necessitam de ar, luz, água e nutrientes para viver bem. Uma planta mal nutrida, com pouca ventilação, luz e deficiente de água, adoece rápido. Por isso, é preciso estar atento à escolha das espécies a serem utilizadas em cada projeto. Revistas e informes de decoração apresentam cenários lindos com

Bambus Mossô, palmeiras Phoenix e Buchinhos ao lado de sofás de rattan, e em ambiente preparado para a fotografia. “As três plantas citadas dependem de sol pleno, ou seja, não são adaptadas a interiores. Tecnicamente, o profissional deve esclarecer estas coisas ao cliente, pois belo jardim hoje em dia não é barato, e acertar as espécies é fundamental”, observa. Muito comum em interiores são jardins debaixo de escadas ou mesmo em recantos onde não se conseguiu trabalhar melhor a arquitetura. O paisagista, no entanto, não é maquiador. O produto é vivo e é preciso conhecer bem o comportamento e ambientes de cada espécie. O ar-condicionado, por exemplo, é fator preponderante na escolha das espécies. Se houver luz zenital sobre o jardim interno, muito melhor. Vale a pena investir em um bom projeto.

Plantas para interiores Pleomele verde (para vaso grande) Zamioculca (para pouca luz e pouca rega) Raphis excelsa Ripsális (para pender) 54

Philodendrons de sombra (jibóia, syngonium) Bromélias de sombra (para cachepôs) Fícus argentino (para vaso grande) Spathiphyllum (pouca luz, rega normal)

Gilmar de Souza

com vasos e espécimes menos ornamentais e mais rústicas, como capins e plantas pendentes para recobrir os vasos. “Estas paredes amenizam a temperatura interna, bem como suavizam aspectos duros da alvenaria”, explica.

Cláudio Saladini

P

lantas tropicais, pedras coloridas, árvores raras e até cascatas podem integrar o projeto de um apartamento minúsculo. Não se trata do paisagismo típico dos gramados bem aparados e canteiros floridos em grandes áreas ao ar livre. Os elementos que hoje ocupam a área externa de imóveis de diversos tamanhos vão muito além do jardim tradicional.

O projeto do Porto Riviera é da paisagista Ana Holzer

Gilmar de Souza

Verde ecológico

Perfil

Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ana Holzer tem 25 anos de experiência profissional na área de projeto de paisagismo, decoração, reformas e design. Trabalhou no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, faz parte de um grupo de estudos ambientais a convite do governo da Baviera/Alemanha desde 1991 em projetos ambientais. Entre os projetos de destaque assinados por Ana estão a praça do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau; a Praça Hercílio Luz (Biergarten), em Blumenau; o Eco Hotel Arroio do Ouro, em Gaspar; o Fazzenda Parque Hotel, em Gaspar; a recuperação da mata ciliar do Rio Jaraguá do Sul, para a Malwee; o condomínio Porto Riviera, na Praia Brava/SC; e o projeto Parque da Águas, em Campinas/SP.


As melhores marcas do segmento com design inovador e alta tecnologia.

A D S S

rquitetur a esign egur anรงa er viรงos


reformas

Harmonia entre tradição e modernidade

A

fachada arredondada – que confere personalidade a uma das construções hoteleiras mais tradicionais do Estado – continua intacta. Quem olha de fora, encontra praticamente o mesmo Hotel Marambaia de 1964 que acabou virando um marco do turismo de qualidade em Balneário Camboriú. Por dentro, no entanto, suítes e corredores ganharam detalhes contemporâneos e dão um ar mais despojado ao local. O projeto da reforma interna é assinado pelas designers Alessandra e Giovana Deeke. Os móveis em madeira de mogno e marfim – muitos ainda originais da inauguração do Marambaia – foram substituídos por peças feitas sob medida em MDF branco com detalhes em carvalho prata. A decisão tomada em conjunto com a administração do hotel, segundo Alessandra, foi por um visual clean e harmônico com clima de praia. No chão, o antigo carpet deu espaço ao piso laminado de madeira, o que facilita a limpeza e confere um ar mais fresco às suítes. O teto ganhou detalhes em gesso e luminárias embutidas que fazem conjunto com as arandelas de luz indireta. Nas camas, colchas brancas complementaram o novo perfil. “A idéia era mesmo limpar o ambiente, deixando-o mais leve e equilibrado com o estilo praia”, explicam as designers. Esta foi a primeira grande reforma interna do Marambaia desde a inauguração. Nesta primeira fase, apenas os 67 quartos do prédio redondo foram remodelados. Para não deixar de lado a tradição, as paredes do hotel ganharão quadros com fotos antigas de Balneário Camboriú e da construção do estabelecimento, na década de 60. Todo o projeto de reforma foi concebido com a ajuda dos próprios sócios-hoteleiros, a partir da experiência do dia-a-dia com os turistas. A reforma teve início em maio deste ano e será concluída com a revitalização do saguão central. Este foi o primeiro grande trabalho de revitalização assinado pela dupla de designers. Depois do Hotel Marambaia, elas já fizeram a reforma da fachada de um prédio comercial e da loja de acessórios de uma concessionária da cidade.

Pioneirismo como diferencial A construção do Marambaia Cassino Hotel & Convenções ajudou a conferir um novo perfil ao turismo em Balneário Camboriú. Inaugurado em novembro de 1964, o hotel é o primeiro empreendimento do gênero com arquitetura arredondada do Brasil. Na época, o sócio-fundador Osmar Nunes aproveitou incentivos do governo ao turismo para adquirir o terreno onde hoje está o hotel. Em 1962, quando a construção teve início, a cidade tinha apenas raras residências de veraneio e um acesso precário à Praia Central. Dois anos depois, iniciaram as atividades com cerca de 30 funcionários, com o setor administrativo funcionando em Itajaí. Para atrair turistas das grandes metrópoles do País, o hotel abriu em 1972 um escritório próprio em São Paulo, que funcionou até 1985. Com o desenvolvimento do turismo em Balneário Camboriú, a estrutura física do hotel foi ampliada. O arquiteto da época sugeriu que o prédio fosse construído na forma de um ‘livro aberto’, o atual bloco anexo, construído em 1980. No entorno das duas estruturas, o hotel possui piscina interna climatizada, piscinas externas, centro de eventos, salão de jogos, fitness center, bar Vienense, Marambaia Gourmet e lazer programado durante a temporada. 56

Experiência em família As irmãs Alessandra Deeke e Giovana Deeke trabalham juntas desde 2007. Formada em Design de Interiores pela Escola Panamericana e em Turismo e Hotelaria pela Univali, Alessandra Deeke atuou como designer em São Paulo por 3 anos antes de decidir retornar para Santa Catarina e montar escritório em Itajaí. Giovana, por sua vez, é designer industrial formada pela Univali e atua no design de interiores desde 2002. Trabalhou em parceria com a arquiteta Karen Schauffert por 3 anos. As irmãs são associadas à ABD e já assinaram vários ambientes além do Hotel Marambaia.


institucional

A força da união Ações da entidade • Programa Fidelidade: a entidade conta com um programa de pontuação no qual profissionais de arquitetura e decoração podem acumular vantagens ao indicarem as lojas do núcleo aos seus clientes. Esse profissional ainda pode ganhar uma viagem no final de cada ano para destinos exóticos e inusitados. • Marketing Compartilhado: durante todo o ano, o NDV busca as melhores ações de marketing e opções de mídia para seus associados, através da negociação em conjunto. As lojas têm se projetado em veículos renomados. Amparado no crescimento da construção civil, o setor de móveis e decoração brasileiro movimentou R$ 2,2 bilhões em 2007 e os números de 2008, certamente, vão superar essa cifra. O fenômeno se repete em Balneário Camboriú e região, onde o desempenho desta indústria tem transformado as lojas do setor em um verdadeiro nicho de mercado. Prova deste sucesso foi a criação do Núcleo de Decoração do Vale, entidade que reúne 31 lojas consolidadas no segmento de decoração de alto padrão com a proposta de oferecer garantia de qualidade em produtos e serviços. O grupo se uniu em setembro de 2006 e, desde então, já desenvolveu várias ações importantes em favor do setor em Balneário Camboriú, Itajaí, Gaspar, Blumenau e

ional 2009

ternac Agenda In

58

Camboriú. A diretoria do Núcleo, que coordena os trabalhos, mudou no final de 2008 e já tem muitos projetos para 2009. Um deles, voltado a divulgar todo o know how do setor, promovendo a valorização do trabalho de arquitetos e decoradores e auxiliando o consumidor interessado em construir, reformar, decorar ou simplesmente dar mais funcionalidade ao ambiente de trabalho ou de casa, é a publicação desta revista. Com a proposta de refletir a pujança e qualidade do setor, adiantando tendências nacionais e internacionais e mostrando o que há de mais inovador no segmento, ela está a altura das publicações do segmento que domina as gôndolas das bancas.

MARÇO ure Fair al Furnit n o ti a rn Inte JANEIRO Singapore ão f Singapura aç ce or ec Ma D de al Cingapura n l: io ca ac rn Lo te In Exposição a 12 Data: de 09 g - Itália Local: Milão m.s co www.iffs. a 19 Data: de 16 medecor .biz le & Ho www.macef ti x e T e m Ho ris 9 uble de Pa China 200 e a M u d n Salo gzhou - Chin an u Local: G - França s ri Pa l: ca Lo a 21 Data: de 18 a 26 Data: de 22 z.com/ m -g o iff .c .c le b w w eu w m du www.salon rela Casa Pasa O - Espanha FEVEREIR ri cal: Mad d r e Lo ri te In o Prag a 31 Checa Data: de 27 - República sapasarela Local: Praga es/ferias/ca a. em .if w w w 15 a 12 Data: de interier.cz www.prago

• Festa de encerramento do ano: uma já tradicional e famosa comemoração encerra o ano com a premiação dos profissionais mais pontuados e lançamento de novas promoções. A festa conta sempre com toques de requinte do mais alto padrão e sempre surpreende a todos. • Comunicação com os profissionais mais ativos da região: o NDV conta com um mailling de 400 profissionais do Vale do Itajaí – e está em constante contato com estes, trazendo as novidades das lojas associadas e novidades do setor no Brasil e no Mundo.

Agenda Nacional 2009 FEVEREIRO 6ª Abimad - Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração Data: de 12 a 15 Local: Centro de Exposições Imigrantes - SP www.abimad.com.br MARÇO Palestra: 1ª Jornada Brasileira de Arquitetura Inclusiva Data: de 17 a 18 Local: Milenium – Centro de Convenções - SP www.arquiteturainclusiva.com.br

EXPOLUX Data: de 24 a 28 Local: Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi - SP www.expolux.com.br www.ciff-gz.com/ 38ª GIFT FAIR e 12ª DAD Data: de 02 a 05 Local: Expo Center Norte - SP www.laco.com.br 15ª PARALELA GIFT Data: de 03 a 05 Local: Arena Convention Centerl - SP www.paralelagift.com.br


Fotos Celina Germer e João Raposo

institucional

Profissionais indicados comemoram com a presidente do Núcleo

Núcleo do Vale no Top 100

Lygia Sievert e Francisco Macedo

O Núcleo de Decoração do Vale foi convidado pela Revista Kaza a indicar cinco profissionais para receberem o prêmio nacional TOP 100. A premiação, que seleciona os 100 profissionais mais influentes do Brasil, reuniu 40 mil arquitetos e designers, mais de 400 lojistas e 13 núcleos de decoração. Cada indicado participou da edição de setembro da revista e recebeu um troféu. Na ocasião, a Kaza preparou um belo roteiro de dois dias pela capital paulista a todos os profissionais indicados.

Kátia Ruzza e Maria Luiza Otte Johnny Heuer

Indicados do Vale • Cia Design (Profissionais: Audrea Suâmi e Simara Pedrollo) • Interior Design (Profissionais: Lygia Sievert e Francisco Macedo) • Johnny Heuer • Juliana Silva e Luana Andressa •Ruzza e Otte Associados (Profissionais: Kátia Ruzza e Maria Luiza Otte).

Juliana Silva e Luana Andressa 60

Audrea Suâmi



Revista Estilo ND - Ed. 01