Issuu on Google+

Revista do Beto Carrero World - Ano 1 - Nº 1 Janeiro, fevereiro e março de 2010

Parque chega à maioridade

Mais de 100 atrações no mesmo local

Novo espetáculo é pura adrenalina


Sonhar

é viver



BETO CARRERO WORLD

18 ANOS


Não é preciso muito para sonhar. Pouco importa o passado, o presente, a faixa etária, raça ou classe social. Basta estar vivo, ter esperança e direcionar os pensamentos. E os sonhos não têm limites. Prova disso é o Beto Carrero World, sonho de um menino comum, apaixonado por heróis e histórias fantásticas, que virou realidade e transformou-se no maior complexo de lazer da América Latina. O Planeta Encantado de Beto Carrero é um espaço onde todos podem voltar a ser crianças, dando vazão à fantasia. Mas esse mundo é real. Fruto de muito planejamento e dedicação. Dedicação esta que fez com que o parque chegasse à maioridade trazendo cerca de 12 milhões de pessoas até hoje à diversão. E falando em diversão, especialidade da casa, o Beto Carrero aproveitou o aniversário de 18 anos para presentear seus amigos com mais uma atração. Em dezembro de 2009 foi anunciado o Extreme Show. Mais uma apresentação inclusa no passaporte, que promete ser um dos carros-chefe do parque a partir desta temporada, ao lado da Montanha-Russa Fire Whip. E para garantir uma viagem tranquila e inesquecível aos visitantes, que vêm de todos os cantos do Brasil e Exterior, o Beto Carrero World investiu em um megaprojeto de infraestrutura, proporcionando mais conforto e segurança. Este é o mundo de fantasias reais que oferecemos a você, com 14 milhões de metros quadrados de pura diversão. Venha fazer parte dessa história, que tem pequenos trechos descritos nesta edição da revista trimestral do parque. Traga seus filhos e amigos para curtir nossas mais de 100 atrações. Venha fazer dos seus sonhos realidade! Beto Carrero World


8 14

14

16 16

20 24

20

26 28 24

30 34

26

38 28

44 50

34

52 56 50

52

58 + 55 (47) 3261-2222 / www.betocarrero.com.br


8

38

Conselho Editorial Geninho Goes, Victor Hugo Loth, Malu Barreto e Danielle Fuchs Produção TEXTOS E EDIÇÃO Danielle Fuchs (JP 01233-SC) danielle@mundieditora.com.br REVISÃO Sidnei dos Santos e Gisele Scopel FOTOS Daniel Zimmermann, Banco de Imagens Beto Carrero e Divulgação DIAGRAMAÇÃO Rui Stüpp e Tiago Jesus COORDENADOR DE ARTE Guilherme Faust Moreira guilherme@mundieditora.com.br PROJETO GRÁFICO Modus-org e Mundi Editora CAPA Arte adaptada de GGEdesign GRÁFICA Odorizzi TIRAGEM 10 mil exemplares Beto Carrero World DIRETOR DE MARKETING Geninho Goes DIRETOR DE MÍDIA E CRIAÇÃO Victor Hugo Loth ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA Malu Barreto Rua Inácio Francisco de Souza, nº 1597 Armação – Penha/SC – Brasil + 55 (47) 3261-2222 • CEP.: 88.385-000 www.betocarrero.com.br

EDITORA-CHEFE Danielle Fuchs EDITOR-EXECUTIVO Sidnei do Santos GERENTE COMERCIAL Eduardo Bellidio / (47) 3035-5500 DIRETOR EXECUTIVO Niclas Mund

44

Rua Almirante Barroso, 712 – Sala 2 Bairro Vila Nova – Blumenau/SC – Brasil +55 (47) 3035-5500 • CEP.: 89.035-401 www.mundieditora.com.br


Pronto para a

maioridade


Beto Carrero World completa 18 anos com sonhos ainda mais reais O parque da família brasileira chegou à maioridade. Já se passaram 18 anos de muitos sonhos, conquistas e diversão. Mas com a idade vem uma carga ainda maior de responsabilidade, o que pede um reposicionamento. E 2009 foi um ano de readequações, quando a fantasia ganhou forma e os sonhos se tornaram ainda mais reais. Maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World está investindo constantemente na profissionalização do turismo. Com público estimado em 1 milhão de pessoas por ano e crescimento médio de 20%, o complexo de lazer de 14 milhões de metros quadrados (o equivalente a 1,4 mil campos de futebol) está cada vez mais estruturado para receber o visitante com qualidade. E quando se fala em investimento, leia-se tempo e dinheiro. São mais de 1,2 mil pessoas trabalhando dia a dia para proporcionar alegria ao público e pelo menos R$ 20 milhões de injeção financeira nos últimos 2 anos. O resultado é um centro de lazer encantado, moderno, agradável e profissional. “É preciso se recriar todo ano, mantendo um processo de melhoria constante”, orienta o atual comandante do parque, Alexandre Von Janke Murad. À frente dos negócios em que atua há 10 anos, o sucessor de João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero, mantém a linha do pai e toma decisões colegiadas ao lado de uma diretoria que está há anos no parque. Neste mês de dezembro, quando completa 18 anos, o parque que já oferece mais de 100 opções de shows e brinquedos anuncia para o público uma nova atração. A novidade, que deve ser um dos carroschefe do complexo a partir desta temporada, vem para mostrar que o show não pode parar.

“É preciso se recriar todo ano, mantendo um processo de melhoria constante” Alexandre Von Janke Murad, presidente do parque BETO CARRERO WORLD

18 ANOS




O Beto Carrero World fez várias adequações na área do Extreme Show. Todas as medidas de segurança foram tomadas para garantir a integridade física de visitantes e pilotos. Agora é só aguardar para aproveitar!


Qualidade e segurança Velocidade na luta entre o bem e o mal

Trazidos dos Estados Unidos, os carros da nova atração foram fabricados pela maior fabricante de carros de corrida do mundo especialmente para o parque. “Eles foram feitos sob medida para nós”, revela Alexandre Von Janke Murad, que guardou segredo sobre a atração por meses.

Brasileiro é fanático por carros. Amparado nesta máxima, o parque lança o Extreme Show, atração inclusa no passaporte, que envolve muitas manobras super radicais.

Certo de que a novidade vai agradar a 100% do público – homens e mulheres, adultos e crianças –, Alexandre garante a comodidade e segurança do ambiente.

Em 40 minutos de apresentação, oito pilotos de carros e motos travam uma verdadeira batalha entre o bem e o mal, destruindo a cidade cinematográfica. Com muitos efeitos especiais e coreografias cheias de velocidade, a equipe promete fortes emoções.

O show será apresentado em uma área coberta com espaço para 3 mil pessoas. A área usada pelos pilotos será de 15 mil metros quadrados.

A apresentação do local onde será a atração ocorreu dia 28 de dezembro, durante a festa de aniversário do parque. O show poderá ser visto nesta temporada.

Além dos oito pilotos, outros 20 profissionais trabalham nos bastidores e área técnica da atração, equipe que está se preparando há 1 ano para garantir muita diversão e admiração do público.

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

11


Estrutura moderna com mais conforto Não basta beleza e divertimento, é preciso ter segurança e bem-estar na hora de brincar. Esta preocupação é uma constante no Beto Carrero World, mas no decorrer de 2009 foi possível colocar em prática um projeto arrojado que melhorou radicalmente a infraestrutura do empreendimento. De acordo com o diretor operacional Hugo Loth, o parque recebeu 20 mil metros quadrados de cobertura asfáltica, além de sinalização nova, sonorização ambiental e iluminação. “Fizemos uma verdadeira repaginação no parque, garantindo mais conforto aos visitantes”, diz Loth, lembrando que os turistas passam várias horas no centro de lazer e, às vezes, voltam no dia seguinte para ver o restante das atrações. Entre as melhorias realizadas estão os 15 mil metros quadrados de novos jardins e gramados, que agora possuem centenas de palmeiras imperiais e coqueiros, além de novos bancos e flores. Outro destaque é o lago artificial de 12 milhões de litros d’água para a reserva de mananciais. As questões da água e da preservação ambiental também estão entre as preocupações constantes do parque, que tem 5 milhões de metros quadrados de área de preservação permanente de matas naturais, com 25 mil árvores plantadas. A quantidade de água dos lagos e reservatórios chega a 295 milhões de litros, o suficiente para abastecer a cidade de Penha por 100 dias. O parque possui ainda quatro poços semiartesianos para o abastecimento com água potável, e armazenamento de 300 mil litros para consumo diário. “Todo esse cuidado faz com que tenhamos um diferencial, nos equiparando aos melhores parques do mundo. Nosso objetivo é fazer de Santa Catarina uma Flórida brasileira”, defende Loth.


O PARQUE A repaginação

- Área de cobertura asfáltica sobre os antigos pisos de paralelepípedos, lajotas e pavers: 19.700 m2, o que equivale a cerca de 4 km de ruas; - Área de asfaltamento da arena de shows automobilísticos e de Kart: 15.500 m2; - Área de novos pisos de concreto estampado: 4.500 m2; - Meio-fios e sarjetas de concreto contínuo: 7.800 metros lineares - Novos jardins e gramados: cerca de 15.000 m2, incluindo o plantio de centenas de palmeiras imperiais, árvores e coqueiros; - Infraestrutura subterrânea de 1.800 metros lineares de mangueiras para eletricidade, som e dados incluindo respectivas caixas de passagem e de inspeção; - Infraestrutura subterrânea de 750 metros lineares de canalizações pluviais e esgoto incluindo respectivas bocas de lobo; - Lago artificial de 12 milhões de litros d’água para reserva e controle de mananciais.

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

13


OMBRO AMIGO A admiração pela trajetória de Beto Carrero e a paixão pelo parque levaram a visitante Daniele Suavi, de Guabiruba (SC), a tatuar a logomarca do complexo de lazer no ombro esquerdo. Atualmente com 22 anos, a jovem passeia no parque desde os seis. “Não tem o que não me encante aqui. O lugar é agradável, os shows, brinquedos e atrações radicais são muito bacanas. Sou muito feliz aqui”, define ela, que já foi oito vezes ao parque este ano.

FÃ NÚMERO 1 Com loja há 12 anos no Beto Carrero World, a família da paulista Nadir Garcia cresceu dentro do complexo. A filha, Angelita, 24 anos, se diz a fã número 1 de Beto Carrero. O filho, Diego, 22, já trabalhou em vários departamentos do parque e hoje faz o Excalibur. “Conviver com Beto era fantástico, trabalhar para ele até hoje é uma honra”, diz.

PURA EMOÇÃO Depois de dois anos na fila à espera de um transplante de rim, Silvana Antunes, de 16 anos, foi presenteada com a notícia de que tinha um doador quando passava o dia no Beto Carrero World, dia 6 de novembro. Uma megaoperação da Polícia Militar auxiliou na busca da menina, que foi levada às pressas do parque ao Pró-rim, em Joinville.

14

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS


Beto folia As rainhas da Oktoberfest 2009 deram uma passadinha no camarote do Beto Carrero World para saudar a equipe do parque, que marcou presença no evento com camarote VIP. Parceiros e visitantes de todos os cantos do Brasil aproveitaram a festa alemã, realizada em Blumenau, para conhecer o que o centro de lazer tem a oferecer.

DUAS RODAS O Beto Carrero recebeu 270 apaixonados por bicicleta na primeira etapa do Mountain Bike, dia 6 de dezembro. Atletas entre 15 e 70 anos, participaram da prova, que contou com uma completa infraestrutura de apoio.

Velocidade máxima O parque foi palco da final do Forza Racing Challenge, campeonato do simulador de corrida exclusivo do Xbox 360, que teve início em São Paulo.

TURISMO PROFISSIONAL A equipe da All Seasons, da Argentina, fez uma parada no Beto Carrero quando veio ao País para o 2º Workshop All Seasons do Brasil, dia 10 de novembro. Os 150 agentes de turismo conheceram o Litoral de Santa Catarina, mas a tarde no parque ficou na memória. BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

15


O melhor amigo

do homem


Paixão de Beto Carrero, cavalo Faísca encanta visitantes e apreciadores da raça andaluz

Dizem que o melhor amigo do homem é o cachorro. Há quem diga que é o cavalo. Pelo menos esta era a opinião de Beto Carrero, que tinha uma relação especial com seu fiel escudeiro Faísca, animal com o qual se comunicava por comando de voz. Fogoso, alegre e inteligente, o cavalo da raça andaluz acompanhava o empresário a todos os cantos do País. Conhecido por sua imponência, com garupa arredondada, crina longa e abundante, extremidades finas e enxutas, o Faísca é um cavalo próprio para o hipismo e adestramento, já que executa qualquer movimento de alta escola com graça e beleza. O animal era montado apenas por Beto e seu adestrador. “Cavalo é para um cavaleiro só”, afirma o adestrador, que cuidou dos cavalos do Beto Carrero por anos, quando o empresário ainda montava o Faísca-pai, outro cavalo andaluz que hoje tem mais de 30 anos e está em um local especial com tratamento VIP. Pai e filho, assim como os outros 160 equinos do Beto Carrero World, recebem tratamento especial de uma equipe de 20 pessoas, sendo três adestradores. Todos comem ração especial, capim fresco e alfafa de boa qualidade. Presentes em quase todos os shows, são revezados para que não se cansem e ficam, no máximo, 15 minutos no picadeiro. “Há 79 cavalos na cocheira, mas nem todos participam das apresentações”, conta o adestrador. Ele explica que os animais da raça andaluz, que predominam no parque, ao lado de árabes, orlofs, palusas, butãos, entre outros, são os preferidos do público. Pertencentes à categoria ‘warm blut’ (sangue quente), em uma mistura de bérbere e árabe, os andaluz vivem bastante, têm manutenção econômica, são comunicativos, confiáveis, sensíveis e obedientes. Com movimentos ágeis e enérgicos, encantam o público, assim como fizeram com Beto Carrero. O parque disponibiliza alguns cavalos e pôneis para quem ama os animais. O horário para montaria é das 14h às 16h. Alguns bichos também ficam à disposição do público para apreciação no Zoológico do Parque.

O CAVALO FAÍSCA Saiba mais sobre os andaluz

- Pertence à categoria ‘Warm-blut’, isto é, tem sangue quente. Com temperamento acentuadamente sanguíneo, com grande potência digestiva, é sóbrio e precoce, tanto que em igualdade de condições com outras raças torna-se melhor do que elas, desenvolvendo-se bem mesmo em condições precárias de alimentação e vivendo mais; - Em razão de seu metabolismo, atinge idades avançadas em perfeitas condições para o trabalho e reprodução; - É um cavalo muito brincalhão e nobre, tendo muita facilidade para o aprendizado; - Seus movimentos são ágeis, elevados e extensos, enérgicos e suaves, com grande facilidade para quaisquer movimentos; - Pela sua agilidade e coragem invulgar, sua sobriedade e resistência são inigualáveis na dificílima arte do ‘toureio a cavalo’; - É um dos cavalos mais completos do mundo para o hipismo amador, para a montaria de fins de semana e para os trabalhos agropecuários.

17


Girafa: Giraffa camelopardalis

Retrato da biodiversidade O Zoológico do Beto Carrero World retrata com maestria a biodiversidade brasileira e até mundial. São mais de 700 animais de 70 espécies domésticas, silvestres e exóticas, oriundos de vários continentes. Dispostos em uma área de 125 mil metros quadrados, onde recebem cuidados constantes, os bichos são um dos atrativos do parque. Alguns têm nome, outros acabaram de nascer, mas há também os mais velhos, com até 30 anos, como os elefantes. Há onças pintadas, macacosaranha, girafas, cisnes de pescoço preto, jiboias e até tamanduás-bandeira. Cada um com suas peculiaridades, divertem adultos e crianças, além de servirem de apoio para o Projeto Natureza, que trabalha a educação ambiental nas escolas. Uma das paixões de Beto Carrero, que não escondia seu apreço por animais, o Zoológico abriu junto com o parque, há 18 anos, e funciona enquanto as portas do centro de lazer estão abertas, das 10h às 19h. O Centro de Primatologia foi aberto em maio de 2007, com o objetivo de cuidar da reprodução das espécies, especialmente dos chimpanzés. Mais informações (47) 3261-2222.

Chimpanzé: Pan troglodytes

18

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS


Lhama: Lama Glama

Zebra: Equus burchelli antiquorum

Camelo: Camelus bactrianus

gro Cisne de pescoรงo ne

Orangotango BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

19


No ponto certo Receita da boa carne estĂĄ em ter ambiente e utensĂ­lios adequados com uma pitada de paixĂŁo pela arte de assar

20


Preparar uma carne saborosa depende de técnicas especiais, cortes exatos e, muitas vezes, alguma experiência. A estrutura para se fazer churrasco também é importante, a começar pela churrasqueira. Feita de alvenaria ou até mesmo portátil, ela deve ter uma profundidade ou intensidade do calor que permita ao assador escolher assar ou grelhar a carne. Para Vilson Miguel Vitorino, assador da Churrascaria Ataliba instalada dentro do Beto Carrero World, o segredo da boa carne está em acertar o ponto. “O frango precisa criar aquela casquinha dourada e crocante, já o contra-file não pode passar do ponto”, explica o especialista que já está há 17 anos no ramo. Temperadas com sal caseiro, que leva algumas especiarias, as carnes servidas no restaurante são acompanhadas de arroz, maionese, farofa, batata palha e uma grande variedade de saladas frescas e coloridas. Mas além de ficar atento ao ponto da carne, os assadores profissionais recomendam cuidar do tipo e qualidade do carvão. Os mais indicados são os de acácia negra e de eucalipto que tenham pedaços grandes. São vários os fatores que influenciam na quantidade de carvão a ser utilizada para um churrasco, entre eles a churrasqueira, tipo de carnes e os cortes, o clima e o estilo do assador. Em média, é utilizado um saco de carvão de cinco quilos para cada 10 pessoas. Para saber quando o carvão está pronto para assar a carne, é preciso observar uma camada de cinza branca por cima das brasas, sem chamas ou fumaça, com temperatura elevada. Esse processo pode levar de 20 a 30 minutos. A intensidade do calor pode ser controlada juntando a brasa, para aumentar, ou espalhando no fundo da churrasqueira, para diminuir o calor. Para manter a temperatura, basta ir acrescentando algumas pedras de carvão durante o processo. A opção da carne vai determinar a forma de preparo, na grelha ou espe-

to. Indicada para as carnes sem osso, a grelha é sempre sucesso e permite acrescentar outros ingredientes como queijo, cebola, tomate, pimentão. A picanha e a linguicinha são alguns exemplos. O ideal é utilizar pinças para virar a carne, já que o garfo ao furar o alimento faz com que ele perca o suco e resseque. Os espetos devem ter o tamanho que se encaixem na churrasqueira. Temperar a carne é algo bastante pessoal e vai depender do assador e do gosto dos convidados. Embora muitos não abram mão de utilizar apenas o sal grosso, existem alguns tipos de tempero para carne. É preciso ter cuidado com o sal de cozinha, que não é indicado, pois pode salgar em demasia. A mistura de sal com água para temperar não deve ser

usada, visto que endurece a carne. Pouco antes de colocar a carne na churrasqueira, ela deve receber uma camada de sal grosso bem espelhado. Quando começar a surgir água, é hora de retirar o excesso com a mão e colocá-la na brasa. Um segredo para não errar o ponto da carne é saber a preferência dos que irão comê-la: mal-passado, ao ponto ou bem passado. Já carnes como a costela exigem que sejam servidas bem passadas. É fundamental lembrar que não é a chama diretamente sobre a carne que irá assá-la, mas o calor. Um tempero natural da carne é a própria gordura e não deve ser retirada antes do preparo. Além do sabor, ela garante que a carne não fique ressecada.

Dicas de preparo: Grelhar - a carne deve ser colocada na parte mais quente da churrasqueira e tostada dos dois lados. Depois, deve ser colocada em uma parte com menos calor e assar até o ponto desejado. Picanha – assar com a gordura para cima, até que a parte inferior crie uma crosta. Em seguida, inverte-se o lado para que a gordura termine de derreter. Costela – assar com a gordura para não ressecar a carne. Tempero tradicional – sal grosso Tempero condimentado – sal, ervas, louro, orégano, salsa, cebolinha, alho

21


Almoço e diversão no Velho Oeste

Carnes grelhadas são a especialidade da Churrascaria Ataliba do Beto Carrero World. O almoço é servido nos dias de funcionamento do parque com sistema a la carte e dá direito a repetir as porções. O restaurante pertence à mesma rede já conhecida em Blumenau, Indaial e Florianópolis. A opção por essa forma de atendimento, diferente das demais casas de rede, foi uma adaptação ao perfil do público visitante. “Os turistas que chegam aqui estão ansiosos para curtir todas as atrações do parque, por isso temos que ser ágeis”, afirma o gerente financeiro do Ataliba, Rodrigo Augusto de Abreu. Apesar da rapidez, qualidade

Almoço + show Horário de almoço Das 11h45 às 14h30 Início do show 12h30 Duração do show 45 a 50 minutos Valor R$ 32,00

22

ainda é um dos pontos fundamentais. Segundo Abreu, o espaço atende excursões com agendamento prévio e pode receber até 700 pessoas ao mesmo tempo. Para 2010, está prevista uma reforma, que, além de mudanças físicas, receberá climatização. Uma das grandes atrações da churrascaria é o show West Selvagem, que acontece enquanto os visitantes saboreiam os apetitosos pratos. O espetáculo remonta a um cenário do Velho Oeste com clima country, saloon, correria, tiroteios em uma encenação que interage com o público. Em 50 minutos de apresentação, os atores

também trazem o cômico mexicano e o show de can can. Rodrigo Abreu afirma que o público fica bastante empolgado com a exibição, que é uma das melhores do parque. “Quem já assistiu e volta ao Beto Carrero World, não perde esse espetáculo”, diz o gerente. Se o cliente preferir, pode almoçar antes ou após o show. Porém, o pacote único de almoço mais a apresentação representa 99% do movimento do restaurante, de acordo com as informações do gerente. Caso o visitante não queira assistir à atração, o almoço é liberado somente após a apresentação com valor diferenciado. (Reportagem de Gisele Scopel)


Famosos viram criança no Beto Carrero World

A cantora Maria Cecília aproveitou a passagem por Porto Belo, onde fez show, para curtir a tarde no Beto Carrero, onde brincou na Big Tower. “Surpreendente”, foi a descrição dela

O cantor sertanejo Giovani e a esposa Carol não deixaram de dar uma olhada nos cavalos do parque

24

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

Márcio Manguaça, ator da TV Record, vivendo grandes emoções na Fire Whip

Sula Miranda, descansando após grandes emoções na Fire Whip


Além de ter se apresentado no parque, o Michael Jackson Cover aproveitou para brincar

Thiago Silva, zagueiro do Milan da Itália, aproveitando as férias no Beto Carrero

A atriz Débora Gomez curtiu muito a Fire Whip

Equipe do Pânico na TV, da Rede TV, agitou a galera do parque

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

25


A receita do sucesso Dicas de vendas - Escolher um bom produto - Ser inovador - Montar estratégias - Investir bastante em divulgação - Manter a equipe sempre motivada e feliz - Atender o interesse do cliente, encantando-o - Estar atento ao mercado

Todos querem diversão. Crianças, jovens e adultos. A Casa do Turista, operadora de turismo receptivo baseada em Porto Belo e Bombinhas, trabalha sem descanso para satisfazer esse desejo da clientela. E para atingir tal objetivo, nada melhor do que oferecer ao público consumidor o principal produto turístico do Sul do País: Beto Carrero World. Idealizador e proprietário da agência, Antônio Carlos Lopes, o Cacau, revela que sua equipe adora vender o centro de lazer. “Nós lucramos e o turista ainda volta para nos agradecer pela sugestão”, conta. A motivação da equipe somada a outros fatores levou a operadora a ser uma das recordistas na venda do parque. “Apostamos neste produto, mas o sucesso se dá, também, porque somos

26

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

muito inovadores para montar estratégias de venda e investimos bastante em divulgação”, esclarece Cacau, que está há 12 anos no ramo e, hoje, dirige a empresa responsável por 50% do receptivo de navios de cruzeiros no Sul do Brasil. Para Cacau, vender o Beto Carrero certamente é mais fácil que negociar móveis, remédios, computadores e até Coca-Cola. Contudo, o sucesso está lincado a ter uma equipe sempre motivada e preparada para encantar os clientes, apoiar as iniciativas de promoção e venda e prestar assistência na operação de grupos e excursões. A Casa do Turista trabalha com o parque desde a abertura da empresa, em 2002. Para Cacau, os investimentos feitos em novas atrações e a sofisticação do atendimento têm feito o Beto

Carrero romper as fronteiras e se popularizar no Mercosul. Com isso, a procura fora da Temporada de Verão está aumentando cada vez mais. “O parque está mais profissional sem perder o carisma e encantamento”, avalia Cacau, que também é usuário do Beto Carrero World e não nega sua preferência pelos shows e pela montanha russa Fire Whip.


O endereço do

bem-estar Casa do Beto Carrero World, Penha atrai mais de 40 mil turistas por mês com suas praias paradisíacas e variadas opções de lazer Com ótima infraestrutura e praias paradisíacas, Penha atrai cerca de 40 mil turistas por mês e dá um banho de profissionalismo com seus projetos de limpeza, lazer, prática esportiva e saúde. Localizada a apenas 100 quilômetros da Capital, a casa do Beto Carrero World tem como base da economia o turismo, a pesca artesanal e a maricultura. São 19 praias com características diferentes. A Praia Alegre, por exemplo, possui águas calmas e uma faixa de areia estreita com pedras, sendo propícia para banhos e práticas de esportes náuticos. Já a Praia da Armação é o marco da colonização da região. Ela abriga várias embarcações e também um Campus da Universidade do Vale do Itajaí - curso de Oceanografia. A Praia Grande tem mar aberto com rochedos e fortes ondas, sendo ideal para a prática de surf. No campo gastronômico, a cidade também dá show. Lá é possível saborear mariscos frescos e também pode-se conhecer um dos únicos restaurantes do Estado presentes no Guia Quatro Rodas, o Pirão D’Água.

28

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

BALNEÁRIO DE PENHA Informações úteis

População: 21.853 habitantes fixos (recebe cerca de 40 mil turistas por mês) Distâncias: fica a 100 km de Florianópolis, 680 km de São Paulo e 15 km de Navegantes Acessos: através da Rodovia Beto Carrero e pela BR 101 – ambos bem acessíveis Nº de hotéis: mais de 3 mil leitos em cerca de 50 hotéis Nº de restaurantes: mais de 30 restaurantes preparados para atender aos turistas, incluindo o Pirão D’Água, que integra o Guia Quatro Rodas.


BALNEÁRIO DE PENHA Não deixe de visitar

Ponta da Penha A Ponta da Penha abrange três praias; a Bacia da Vovó, a Praia da Saudade e a Praia da Lola e é considerada um local nobre e distinto.

Praia Alegre Distante 5 km do centro da cidade, esta praia possui águas calmas e uma faixa de areia estreita com pedras. Propícia para banhos e práticas de esportes náuticos.

Praia da Armação Com águas calmas e protegida por uma baía, a praia é própria para banho e esportes náuticos. É considerada o marco da colonização da região. Ela abriga várias embarcações e também um Campus da Universidade do Vale do Itajaí - curso de Oceanografia.

Praia da Paciência Beleza única, nesta pequena praia encontramse pedras que avançam em direção ao mar. Ideal para a prática de esportes como canoagem, vela e esqui aquático.

Praia da Saudade Praia de águas límpidas e fortes, abriga a Bacia da Vovó; uma área protegida por rochas, ideal para banhos.

Praia de São Miguel Localizada em uma enseada e próxima à Ponta Negra, possui águas calmas e é própria para o banho.

Praia do Quilombo Com águas claras, límpidas e cheias de pedras, é considerada perigosa e propícia ao surf. Seu nome é devido à fuga de escravos dos baleeiros, formando um Quilombo naquela praia.

Praia Grande Localizada entre a Ponta do Cantagalo e a Ponta do Vigia, é uma praia de mar aberto, com rochedos ao norte e fortes ondas, sendo ideal para a prática de surf.

Praia Vermelha Com mar aberto e rochas, possui ondas muito fortes. Praia propícia à prática da pesca. E ainda as praias Poá, do Centro e Manguinho. BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

29


Lazer e beleza o

ano inteiro

30

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS


Praias, gastronomia e comércio diversificado atraem milhares de visitantes a Balneário Camboriú, Capital Catarinense do Turismo Diversão, belas praias, clima ameno e várias opções de compras e gastronomia o ano inteiro. Assim é Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil, localizado a apenas 20 quilômetros de Penha. A cidade, que foi denominada Capital Catarinense do Turismo, através da Lei Estadual nº 13.039/2004, chega a receber 1,5 milhão de visitantes nos três meses do Verão, mas possui infraestrutura e programação de janeiro a dezembro. Moradores, turistas e visitantes de fim de semana têm à disposição diferenciais como o roteiro da diversão noturna, com várias casas que oferecem shows com artistas locais, regionais e até nacionais. Para quem prefere o dia, há diversas opções de passeios. Um deles é até o pontal do Molhe da Barra Sul. O quebra-mar ocupa uma área de 6 mil metros quadrados e tornou-se ponto turístico depois de ganhar belos projetos de paisagismo e de iluminação, além de obras de arte de artistas locais. Outras opções são as trilhas que passam pelas praias do Pontal Norte, do Buraco e do Canto. Elas são feitas por decks de madeira, protegidos com corrimãos, bancos para descanso, luminárias e muito verde. O projeto leva o morador ou turista desde a rótula da Estrada da Rainha, no extremo Norte da Praia Central, até o Morro do Careca, onde pode-se praticar parapente. A Praia dos Amores também tem que ser visitada, pois é um local de natureza exuberante. Outra pedida são as praias do lado Sul, da Costa Brava entre Balneário Camboriú e Itapema. São seis: Laranjeiras, Taquaras e Taquarinhas, Praia do Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Encerrado o horário de praia e passeio, Balneário oferece um vasto cardápio gastronômico e comercial, com mais de 120 restaurantes, dois grandes shoppings centeres e cerca de 5 mil lojas.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ Informações úteis

Localização: a 20 km de Penha e 120 km de Florianópolis (Capital de SC) População fixa:

102 mil (recebe cerca de

1,5 milhão de turistas no Verão) Nº de hotéis na cidade: 88 Leitos disponíveis: 19 mil Pontos comerciais: mais de 5 mil Shopping: dois grandes e vários centros comerciais Restaurantes: cerca de

120 das mais diver-

sas especialidades

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

31


BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Não deixe de visitar

Complexo Turístico Cristo Luz, que possui uma estátua de Cristo com 33 metros de altura (apenas 4 metros menor que a do Cristo Redentor) e foi inaugurado há 12 anos. Lá há lojas de souvenir, restaurante, área para eventos e uma vista espetacular da cidade. Parque Unipraias, que foi inaugurado em agosto de 1999, é hoje é referência internacional em lazer, pois reúne um conjunto de empreendimentos ousados, como o bondinho aéreo – único do mundo a ligar duas praias – o circuito de arvorismo, o passeio ecológico por trilhas no alto do Morro da Aguada, e ainda o mais recente investimento: o Youhooo!, trenó de montanha embrenhado na mata, que chega a atingir 60 km/ hora, num percurso de mais de 700 metros. Zoológico do Parque Cyro Gevaerd, um dos maiores de Santa Catarina, com seus animais, aves, répteis, peixes e primatas. Recentemente, recebeu mais dois leões e agora tem 823 aves (distribuídas em 91 espécies), 95 mamíferos (29 espécies) e 170 répteis (24 espécies), num total aproximado de 1,2 mil animais. O complexo apresenta ainda cinco museus: Arqueológico, Oceanográfico, do Artesanato Catarinense, do Pescador e de Taxidermia. Parque Ambiental Raimundo Gonzalez Malta. Em contato direto com a natureza, os visitantes podem contemplar a diversificada vegetação, além das espécies de aves, anfíbios, crustáceos, répteis, insetos e pequenos mamíferos que vivem em harmonia no local. O parque contém ainda diversas atrações como a Casa do Pensamento, a Biblioteca Ambiental, o Complexo Fototerápico Municipal, o Jardim das Bromélias, o Viveiro Mata Atlântica e o Jardim São Francisco. O Molhe da Barra Sul foi inaugurado em 2006. Ele tem um projeto de paisagismo que integra com perfeição a obra criada pelo homem com a natureza. O local já foi eleito pelos visitantes e moradores como um dos passeios oficiais do domingo. Lá é possível encontrar uma multidão de pessoas de todas a idades. O molhe fica perto do Parque Unipraias. Um passeio por lá ficará na sua lembrança para sempre.

32

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS


Natureza divertida Projeto ensina a cuidar dos animais e do meio ambiente, brincando

Nada mais apropriado para arrancar um sorriso do rosto de uma criança do que um bicho. Domésticos, exóticos ou até mesmo selvagens, os animais despertam verdadeiro fascínio nos pequenos. Essa curiosidade com relação à diversidade do Planeta motiva o estudo da espécie no local onde ela vive, o que leva ao entendimento da necessidade de respeitar o ecossistema e preservar o meio ambiente. Sob essa perspectiva, nasceu o Projeto Natureza, uma iniciativa do Beto Carrero World em parceria com a empresa Caminhos e Paisagens. Em atividade desde maio de 2009, a iniciativa já envolveu mais de 2 mil alunos de escolas públicas e privadas de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. “O objetivo é proporcionar educação ambiental com foco na preservação das espécies”, explica Juliana Corrêa, bióloga que coordena o projeto. O relacionamento da humanidade com a natureza, que antigamente não tinha interferência nos ecossistemas, culminou em uma forte pressão sobre os recursos naturais. É comum, hoje, falar em contaminação dos cursos de água, poluição atmosférica, devastação das florestas, caça indiscriminada e destruição dos habitats faunísticos, sem contar outras agressões ao meio ambiente. Acompanhados por monitores especializados, os estudantes passam o dia no parque, aprendendo sobre toda essa realidade e se divertindo. De idades entre 4 anos e até 18, eles têm aulas, fazem contato direto com os animais, observam as espécies em seus habitats e desenvolvem atividades em grupo. Os temas são abordados de acordo com a faixa etária dos alunos, mas o enfoque especial é a fauna brasileira, especialmente as espécies em extinção. Ao final da missão, que tem início antes mesmo de o parque abrir e passa por cinco diferentes etapas, os grupos de até 30 alunos ficam livres para passar o dia no parque e ganham certificado de participação. Para participar, basta entrar em contato com o parque, fazer a inscrição e agendar a visita da turma.

34

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS


BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

35


1

CINCO DOSES DE PROTEÇÃO AO PLANETA

4 36

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

1

1 – Sala de educação ambiental O programa tem início na sala de educação ambiental, onde haverá troca de informação sobre linha do tempo, ancestralidade e também orientação sobre problemas ambientais, tráfico de animais, devastação do meio ambiente e importância do zoológico na preservação de espécies ameaçadas de extinção.

2

2 – Comparando animais Diferenças entre animais domésticos e silvestres, legislação da fauna e identificação dos animais permitidos para companhia, são abordagens desta etapa. Aproveitando a criação de cavalos do parque, os estudantes aprendem sobre a introdução das raças e seu papel no continente americano.

3

3 – Serpentário Neste espaço, os estudantes recebem noções básicas sobre anatomia e fisiologia dos répteis e podem manusear representantes de três ordens. Aqui, os grupos também aprendem sobre os principais representantes do Estado de Santa Catarina e a desmitificação dos répteis.

4

4 – Quiosque de manejo dos animais Contato com vários equipamentos de contenção, utilizados para o manejo dos animais cativos, tais como caixas de transporte e suas especificações para as diferentes espécies, puçás, luvas raspa couro, gancho para captura de cobra, dentre outros.

5

5 – Visita monitorada ao Zoológico A parte final do passeio é a visita monitorada ao zoológico, onde os principais aspectos da biologia e comportamento dos animais são abordados. Fauna brasileira e espécies ameaçadas de extinção terão enfoque especial.


2

3

Mais informações e inscrições: www.betocarrero.com.br projetonatureza@betocarrero.com.br (47) 3261-2222 (11) 3081-9544

5 BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

37


Euforia

nas alturas Montanha-russa mais famosa do Brasil fica no Beto Carrero World

Antes mesmo de entrar no Beto Carrero World já é possível ouvir os gritos eufóricos dos passageiros da montanha-russa mais famosa da América Latina e a única invertida do País – em que o trilho fica sobre a cabeça dos passageiros e as pernas ficam penduradas: a Fire Whip. A atração mais radical do parque atinge uma velocidade de quase 100 quilômetros por hora e proporciona um sobrevoo por lagos e cachoeiras, em uma área temática construída especialmente para a atração. Uma verdadeira aventura de tirar o fôlego, a montanha-russa de 40 metros foi inaugurada em dezembro do ano passado, quando o parque completou 17 anos. A montagem encerrou três meses antes, mas vários testes e ajustes foram feitos para garantir a segurança dos passageiros. O investimento na atração, que foi fabricada na Holanda, chegou a R$ 15 milhões.


Fabricada na Holanda, em estilo SLC ‘Suspended Looping Coaster’ – são cinco loopings. Os trilhos ficam sobre a cabeça dos passageiros e suas pernas ficam penduradas, em vez de carrinhos sobre trilhos. - Maior da América Latina e única do estilo no Brasil; - Tem 40 metros de altura; - 700 metros de extensão; - Capacidade para 24 passageiros; - Velocidade de aproximadamente 100 km/h; - Investimento de R$ 15 milhões; - 700 toneladas de metal, que foram transportadas em um navio e 232 carretas; - 50 dias de transporte e quatro meses de montagem e testes; - 15 mil toneladas de pedras utilizadas na tematização da área; - Capacidade para 1,1 mil passageiros por hora; - Em alguns momentos o usuário faz sobrevoos por lagos e cachoeiras.

39


Entre os vários brinquedos mega radicais do Beto Carrero World está a Star World Mountain, uma montanha-russa importada da Holanda que tem dois ‘loopings’, 35 metros de altura e chega a 86 quilômetros por hora (km/h). A atração, uma das mais procuradas do parque, fica perto da Fire Whip.

Star

World Mountain


Free Fall,

a Torre do Terror Muita gente tem pavor de ficar preso ou cair em um elevador, mas no Beto Carrero World esse medo vira estĂ­mulo para brincar no Free Fall, a Torre do Terror. Trata-se de um elevador que despenca de uma altura de um prĂŠdio de 18 andares a 90 quilĂ´metros por hora (km/h). A aventura faz parte da elite dos brinquedos radicais do parque.


Outras atraçþes

Aventuras e brinquedos


Shows

ao vivo


África Misteriosa é o

‘Melhor do Circo’


EQUIPE GANHA ETAPA DE QUADRO DO DOMINGÃO DO FAUSTÃO Continente de grande diversidade cultural, a África abriga gente de diferentes credos, raças e origens. Todo esse contingente, contudo, se torna único quando o assunto é respeito à tradição e à natureza. Em apenas 40 minutos é possível conhecer um pouco dessa cultura através de um show de puro ritmo, beleza, humor e harmonia. Um grupo de 30 pessoas caracterizadas – incluindo três quenianos – mostra um pouco da história e dos costumes do povo aborígene no África Misteriosa, apresentação diária e gratuita do Beto Carrero World. Os ritos, danças típicas, músicas, trajes estilizados e maquiagens que compõem o cenário do show há 16 anos conquistaram o público do Domingão do Faustão, da Rede Globo. O grupo venceu em novembro de 2009 uma das etapas do quadro ‘O melhor do circo’, bloco realizado todo domingo no programa. O coordenador de espetáculos do parque, Davy Pensado, conta que havia três candidatos, mas o África venceu com 49% dos votos. Na opinião de Pensado, a vitória é resultado da dedicação e energia empregada pelos integrantes da equipe que deu um tom moderno à cultura africana. Um dos pontos altos da apresentação é a parte de acrobacias, com 11 minutos de manobras milimetricamente calculadas. A equipe do África fez um show compactado de 4 minutos com apenas 20 integrantes especialmente para o programa, o que não diminuiu o impacto e garantiu mais uma vitória ao grupo.


Chameguinho

um palhaรงo profissional


HUMOR, CHARME E MÚSICA EM UM SÓ PERSONAGEM A timidez do homem não condiz com as gargalhadas tiradas facilmente da plateia com um simples olhar do personagem. Quem assiste a uma das três apresentações do Chameguinho no Beto Carrero World não acredita que Roberto Moraes Alves é sério, profissional e até mau-humorado, às vezes. Estrela dos shows West Selvagem, Beto Carrero Memory Show e Áfri-

ca Misteriosa, Chameguinho não se vê fazendo outra coisa a não ser levar o público às gargalhadas. E o faz com maestria – o que já lhe garantiu até seguidores. O mexicano Pancho, por exemplo, mistura comédia e interação com o público. Já o também mexicano Mariant abusa do charme e dos dotes musicais do autor. Canta desde música sertaneja até clássicos do cinema. O Tarzan, por outro lado, é pura comédia e as crianças adoram. Todos os personagens carregam o lado palhaço de Roberto, que nasceu dentro de um circo e atua desde os 8 anos. “Eu queria ser um galã, cheguei até a virar trapezista, mas meu métier é fazer rir”, resume o artista, que está há quatro anos trabalhando no parque a

convite do próprio Beto Carrero. Natural de Rondonópolis (Mato Grosso), Chameguinho tem trajetórias profissional e pessoal admiráveis para apenas 36 anos. Pai de duas filhas, já rodou o País, conhece a América Latina, participou do show Comando Maluco (SBT), interpretou Elvis Presley, fez paródias e diversas imitações. Vivendo um dia após o outro, Chameguinho admira Charles Chaplin, Jim Carrey, adora arroz com feijão e gosta do humor nordestino. “Eles riem da própria desgraça”, observa. Toda essa vivência garante aos personagens de Roberto um tom humano, alegre e eclético de ser, mistura que agrada muito o público diversificado e exigente que o assiste diariamente no Beto Carrero World.

Tarzan, do show África Misteriosa

O mexicano, do Memory Show


Aruna

uma pĂŠrola do mar


CONTORCIONISTA DÁ SHOW DE TÉCNICA E DISCIPLINA Menina meiga, olhar tímido, jeito leve de caminhar. Quem olha para Ariunsanaa Bataa, a Aruna, percebe sua graça, mas não faz ideia do poder que ela tem no palco, quando seu corpo expressa força e concentração, tirando suspiros de quem a assiste.

A jovem nascida na Mongólia é uma das estrelas do Acqua Show, apresentação diária e inclusa no passaporte do Beto Carrero World. Com 21 anos e muita elasticidade, Aruna é especialista em contorcionismo e parada de mão. Algumas de suas manobras parecem inacreditáveis, mas são reais. A personagem da artista no Acqua é uma pérola na água: rara, exótica e encantadora. “Incorporo a personagem na roupa, maquiagem e performance. Tudo se encaixa no perfil da pérola”, conta. O Acqua Show tem duração de 50 minutos, mas o ato de Aruna tem sete minutos. Parece pouco, mas são sete minutos de muita concentração e demonstração de força. Aruna

trabalha duro para fazer as contorções que enriquecem o show. O segredo, segundo ela, é muita disciplina e paixão. “Nasci no circo e comecei a trabalhar com 5 anos. Nunca mais parei”, diz a jovem artista que atua com o a pai Bataa e a mãe Enkhtsetseg no Acqua. No parque há 17 anos, Aruna já rodou o País e até o mundo com sua arte. Nos últimos três meses de 2009, substituiu uma artista do Cirque du Soleil, do Canadá, que está se apresentando no Brasil. A jovem foi selecionada para a turnê nacional em um processo seletivo rigoroso. “É uma experiência incrível, mas volto ao parque no final de dezembro”, garante.


“Dê um destino

ao seu sonho” João Batista Sergio Murad – Beto Carrero

Raio-x de um sonhador Nome: João Batista Sergio Murad – Beto Carrero Naturalidade: São José do Rio Preto/SP Nascimento: 9 de setembro de 1937 (faleceu em 1º de fevereiro de 2008) Filiação: filho de Alexandre Murad e de Florentina Cândida de Jesus Família: era casado e pai de três filhos Dia em que fundou o parque: 28 de dezembro de 1991

50

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS


Um sonho real Carisma e perseverança marcam trajetória vitoriosa de sucesso de Beto Carrero no Brasil O sorriso aberto do mais famoso caubói brasileiro sempre foi um convite à alegria. Com seu chapéu branco de abas largas e traje de vaqueiro, João Batista Sérgio Murad, o Beto Carreiro, arrancava suspiros das meninas e risadas das crianças. Seu carisma e ar galante de quem estava sempre pronto para salvar as mocinhas garantiu o sucesso do empreendimento que hoje recebe 1 milhão de visitantes por ano. O Beto Carrero World abriu as portas em 28 de dezembro de 1991 com o show de Beto Carrero dançando o jingle já conhecido pelo público. Homem de personalidade forte e trajetória profissional invejável, Beto nasceu pobre, filho de agregados de uma fazenda em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Trabalhando muito e estudando pouco, aos 18 anos ingressou no rádio com música sertaneja. Mas foi na capital, como vendedor de anúncios de jornal, que achou a sua profissão. Abriu uma agência publicitária, ganhou clientes de peso e se tornou um empresário de sucesso, além de constituir família: esposa e dois filhos. No fundo do coração, contudo, havia um desejo latente de vir a se tornar simplesmente o Zorro, seu herói da infância. Depois de várias tentativas e discussões com amigos, nasceu o caubói Beto Carrero, que surgiu como protagonista do novo circo mambembe e rodou o País. O cansaço com a atividade mambembe o fez tomar a decisão de investir em um parque temático, focado no caubói destemido, na pequena cidade de Penha (SC). A ideia deu certo e o resultado está à disposição de brasileiros e estrangeiros o ano inteiro no maior parque multitemático da América Latina. Parte desta história pode ser vista no Beto Carrero Memory Show, museu que mostra os principais momentos e pertences do empresário, como o trailer adquirido de John Wayne, em 1967, com o qual Beto fazia suas viagens pelo País.

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

51


Seja um parceiro do

Beto Carrero World Parque cria projeto para fortalecer o turismo de SC O trade turístico precisa trabalhar em conjunto para profissionalizar e movimentar o turismo em Santa Catarina, garantindo emprego e renda à população. Ano a ano o Estado está se conscientizando disso e fortalecendo o setor como um todo. Somente o Beto Carrero World já atraiu mais de 12 milhões de turistas, de todas as partes do mundo, a Santa Catarina nos últimos 18 anos. Os números são resultado de muito trabalho e investimento contínuo. Para continuar aumentando estes números de modo a ajudar no desenvolvimento do Estado, a partir de dezembro de 2009 a Diretoria de Marketing está fomentando um plano de divulgação conjunta com todas as empresas que acreditam no potencial e crescimento do empreendimento como um forte atrativo para melhorar os impactos da sazonalidade em Santa Catarina. Podem participar meios de hospedagem, restaurantes, agências de viagens, locadoras e todas as empresas que tenham alguma ligação com turistas. “É uma maneira de unir forçar para promover o ‘Destino Santa Catarina’, que já é considerado o melhor para se fazer turismo no Brasil”, explica o diretor de Marketing, Geninho Goes. Geninho diz que as estratégias de marketing e mídia do parque estão voltadas para a divulgação nas principais feiras de turismo do País, promoção de eventos, além de campanhas que atingem diretamente o público consumidor.

52

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

BETO CARRERO

Como ser parceiro do parque

- Inclua a logo do Beto Carrero nos seus materiais; - Coloque um link ou foto do parque no seu site; - Instale um display do Beto Carrero na sua empresa; - Venda passaportes; - Publique um selo do parque no seu cardápio; Mais informações Departamento de Marketing - Beto Carrero World Fone/fax: +55 (47) 3261-2025 geninho@betocarrero.com.br www.betocarrero.com.br


Site interativo diverte pela

internet

Novo portal do Beto Carrero leva diversão à rede O maior parque temático da América Latina criou um ambiente virtual muito mais rico em conteúdo, com todas as informações sobre os shows, a história do parque, o zôo e um hot site muito especial sobre o Betinho Carrero.

sado para criar a maior aproximação possível com os visitantes. “Queremos proporcionar uma experiência extra a nossos visitantes, queremos que eles possam dividir com amigos os bons momentos que passaram por aqui”, detalha.

Mas o que chama a atenção no novo portal é a interatividade. Ele permite que o público envie fotos e vídeos para o site. Assim, o visitante passa um dia divertido e cheio de emoção no parque, registra esses momentos e depois sobe o material para o site e conta para os amigos.

O portal está em linha com tendências atuais da web. “Quando construímos esse novo portal, pensamos em colocar no mundo virtual tudo o que ocorre depois de você conhecer o mundo mágico do Beto Carrero World, ou seja, transferir essa magia, essa energia que o sorriso, a felicidade de crianças e adultos têm depois de passar um dia aqui dentro”, explica.

O diretor de Mídia e Criação, Victor Hugo Loth, explica que tudo foi pen-

O Betinho Carrero também ganha mais espaço no novo portal. Com um espaço muito especial, o site do Betinho Carrero tem tirinhas, informações das personagens dessa animada turminha country, brincadeiras, download de papéis de parede e proteção de tela com os herois dos quadrinhos. O site foi lançado em 25 de setembro deste ano.

Amigos da internet Realmente é o melhor parque do mun-

A Fire Whip é o melhor

...eu só tenho a dizer que foram os espetáculos mais

do, já fui varias vezes e, nele, fui muito

de todo os brinquedos!!!

lindos que já vi... e quero voltar muitas vezes para

bem recepcionado. Quem ainda não

O Parque Beto Carrero se

ver a magia tão real que todos os participantes desta

conhece não pode perder esta chance,

supera a cada nova atração

maravilha transmitem. Obrigado por fazerem do dia

é muito bom mesmo”.

e é muito legal estar aí”.

das pessoas que visitam o parque um dia de sonhos. Eu e minha família amamos e voltaremos”.

Diogo Fragoso dos Santos, 16 anos

Rafael Giaretta, 21 anos

Fazenda Rio Grande - Paraná

Passo Fundo - RS

Nedinaura Reginatto, 30 anos

26/11/2009

02/12/2009

Curitiba - Paraná - 08/12/2009 Depoimentos retirados do portal do parque.

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

53


Campeões de

CAMPEÃ GERAL CGTUR

vendas

O Parque Beto Carrero World concede todos os anos uma premiação especial às empresas do Brasil e Mercosul que mais venderam o complexo de lazer no período. O

Blumenau/SC cgturcamboriu@cgtur.com.br

troféu Campeão de Vendas é entregue em festa temática realizada durante a BNT MERCOSUL – Bolsa de Negócios Turísticos, que acontece em maio.

SANTA CATARINA Categoria Agência ITAGUATUR

Florianópolis itaguatur@itaguatur.com.br

HAPPY TOUR

Joinville jane@happytour.tur.br

EMPRESA UNIÃO

Araranguá empresauniao@empresauniao.com.br

Categoria Receptivo CASA DO TURISTA

Porto Belo casadoturista@portobelo.com.br

JOPAVI TURISMO

Balneário Camboriú jopaviturismo@jopavi.com.br

NAJA TURISMO

Balneário Camboriú najaventura@bol.com.br

PARANÁ

RIO GRANDE DO SUL

J. LOPES

SANTA LUIZA TUR

Curitiba jeane-lopes@ig.com.br

Carlos Barbosa santaluiza@santaluiza.tur.br

ANO ZERO

SIGRIDTUR VIAGENS

NEW LINE

UNIÃO SANTA FÉ

Curitiba marioanozero@terra.com.br Curitiba newline@newline.tur.br

Canoas sigridtur@brturbo.com.br

Porto Alegre reservas@uniaosantafe.com.br


SÃO PAULO

RIO DE JANEIRO

MINAS GERAIS

CVC OPERADORA

SHANGRI – LÁ

SÃO JOSÉ VIAGENS

Santo André guilherme@cvc.com.br

Rio de Janeiro promocao@shangri-la.com.br

ATITUDE TURISMO

NOVA SHANGRI-LA

São Paulo humberto@atitudeturismo.com.br

POMPTUR

Rio de Janeiro nelma@bessitur.com.br

SAVASTANO TURISMO

Belo Horizonte saojose@saojoseviagens.com.br www.saojoseviagens.com.br

BRAVITUR OPERADORA Belo Horizonte bravitur@bravitur.com.br

IBR IMBRAZILTOUR

São Paulo humberto@atitudeturismo.com.br

Niterói savastanoturismo@hotmail.com

Belo Horizonte ibrturismo@ibrturismo.com.br

ESPIRITO SANTO

NORTE

NORDESTE

TIO EVANDRO

VALEVERDE TURISMO

MIRACEU TUR

Vitória tioevandro@tioevandro.com.br

Belém eugenio@valeverdeturismo.com.br

Teresina miraceu@miraceu.com.br

SATURNO TURISMO

IGATUR

ROGETUR

Colatina mazinho@saturnoturismo.com.br

Belém sac@igatur.tur.br

João Pessoa rogetur@rogetur.com.br

ECOTUR

NP TURISMO

HERMANOS TOUR

Cachoeira do Itapemirim rogerio@ecobrasilturimo.com.br

Belém np_turismo@bol.com.br

São Luís do Maranhão comercial@hermanostour.com.br

CENTRO OESTE

URUGUAI

PARAGUAI

ABROLHOS TURISMO

RUTATUR

AMA AGÊNCIA

Brasília abrolhosturismo@bol.com.br

Montevideo internacional@rutatur.com

Paraguai maurapacua@hotmail.com

RELP TURISMO

EGA-KEGUAY

BRAS-PAR

Brasília contato@relp.com.br

Montevideo egakeguay@adinet.com.uy

CHARLLESTUR

Assunción

OTI TURISMO

NANDUTI TURISMO

Goiânia charllestur@bol.com.br

Montevideo otiturismo@hotmail.com

Assunción fjmga@hotmail.com

CHILE

BOLÍVIA

ARGENTINA

PANAMERICANA

CUARTA DIMENSION

Providência contabilidadrossana@panamericanaturismo.cl

Santa Cruz cuartadimension@entelnet.bo

TARIJA TOURS

VIAJES PARIS Santiago

Tarija tarijatours@gmail.com

FALABELA TURISMO

ARCO ÍRIS

Santiago

Santa Cruz arcoiris@entelnet.bo

RISPOLI

Mendonza grupos@rispoliviajes.com

LUCAT

Santa Fé info@lucat.com.ar

FLECHABUS

Entre Rios - Buenos Aires

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

55


Informações úteis Funcionamento Nos meses de alta temporada (janeiro, fevereiro, julho, novembro e dezembro) o parque abre diariamente. Nos demais meses, o funcionamento é de quinta-feira à domingo.

Horários (até 16/02/2010): Bilheterias: 8h30min Início das atividades: 9h Encerramento geral (fim do último show): 21h * O segundo dia é grátis nesse período

Praça de Alimentação Com capacidade para 2,5 mil pessoas, o Planeta Center é o polo gastronômico do parque. O local, decorado com pinturas de artistas do cinema e da televisão, abriga 20 lojas com delícias para todos os gostos e oferece desde grelhados, frutos do mar, cozinha típica do Litoral catarinense e churrasco até pontos de fast-food para a alegria da criançada. Lá os pequenos vão encontrar uma enorme variedade de lanches e doces, como cachorro-quente, crepes, churros, batatas recheadas, pizzas, calzones e sorvetes, entre outros. Fora da praça de alimentação, uma séria de opções está à disposição dos visitantes para garantir seu conforto. Três sorveterias – uma delas o enorme Palácio dos Sorvetes – e mais sete lanchonetes proporcionam pontos de venda próximos a todas as atrações.

Localização A apenas 35 quilômetros de Balneário Camboriú, 60 km de Blumenau e 66 km de Joinville, o parque está equidistante de cidades que oferecem turismo de compras, festas étnicas, gastronomia e muitas praias. Há duas capitais bem próximas: Florianópolis (SC), a 110 quilômetros, e Curitiba (PR), a 195, ambas por rodovias (BRs-101 e 376) de pistas duplas. A partir da BR-101, são pouco mais de seis quilômetros até a entrada do Beto Carrero World, igualmente por pista dupla de asfalto e iluminada. Mais informações estão disponíveis no site www.betocarrero.com.br.

58

BETO CARRERO WORLD

18 ANOS

Segurança O parque segue à risca as normas de segurança fornecidas pelos fabricantes dos brinquedos, testa exaustivamente cada equipamento antes de liberar ao público e realiza as manutenções preventivas previstas nos manuais. O dia começa com um minucioso check list de segurança, chamado de start up – sem ele, nada entra em operação. Também há procedimentos de segurança por escrito e orientações verbais dos monitores junto a cada atração, relativos à idade adequada para o uso, como utilizar e para quem não é recomendável, caso dos brinquedos radicais. Estes equipamentos, aliás, já têm, estruturalmente, normas que não permitem que entrem em funcionamento sem que os usuários estejam devidamente presos aos cintos de segurança, por exemplo. Os pais que acompanham filhos de pouca idade recebem orientações especiais em cada atração.



Revista Beto Carrero World - Ed. 01