Page 1

MULTI-C ULTII--C C

REVISTA MULTI-C

1

Revista

Multi-c Dezembro 2016


EDITORIAL

Editorial Multi-Cé uma revista que apresenta em suas matérias multiculturalidades com ênfase no Design. A ideia é abordar temas variados de forma breve e leve, com uma roupagem pop. A revista foi criada por estudantes de Design Gráfico da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Campus Tijuca – RJ. A publicação é uma oportunidade que o grupo tem para revelar o aprendizado adquirido ao longo do curso e principalmente na Disciplina de Produção Gráfica, ministrada pela professora Roberta de Freitas. Multi-C tem versão online. Entretanto, ela foi projetada para ser impressa em gráfica rápida, possibilitando assim que cada participante possa produzir a sua unidade.

Matéria . Tecnologia Preservando a natureza Carlos Murilo

Matéria . Histórias e personagens que marcaram época Yan Rodrigo


1

REVISTA MULTI-C

Matéria . Goya e CND formatando a paz Luciene Aragon

Matéria . Brainstorming Thiago Filgueiras

Matéria . Saúde para designer Rafael Duarte

Páginas 2 - 5 Goya e CND formatando a paz

Páginas 6 - 7 Brainstorming

Páginas 8 - 9 Tecnologia preservando a natureza

Páginas 10 - 11 Saúde para designers

Páginas 12 - 13 Histórias e personagens que marcaram época


2

GOYA E CND FORMATANDO A PAZ

Texto Luciene Aragon

Goya e CND formatando a Paz Os símbolos O ser humano apresenta desde os tempos mais remotos a capacidade de produzir símbolos. Os símbolos não são meros sinais para representar coisas, eles apresentam uma dimensão vaga, representam conceitos que não podem ser definidos ou compreendidos integralmente. Existem símbolos naturais – derivados dos conteúdos inconscientes da psique – e símbolos culturais que foram criados por um processo de elaboração mais ou menos consciente e que carregam imagens coletivas aceitas pelas sociedades civilizadas (Jung, 2002). Todos os tipos de coisas, objetos da natureza, produtos

da criação humana ou elementos geométricos, podem ser transformados em símbolos, no entanto, não é algo tão simples desenhar um símbolo para atuar em nível global, transcendendo as barreiras culturais. Os símbolos não são marcas, não apresentam função econômica, podem ser criados para atuar na difusão de “verdades” ou conceitos., muitas vezes, a ideia inicial que norteou sua configuração, pode ser esquecida em função da mudança do contexto histórico em que o símbolo se propagou, alterando ou expandindo sua dimensão simbólica.

Após a Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945) o mundo entrou em um período de disputa entre as duas grandes potências da época, EUA e URSS, período conhecido como Guerra Fria” . “Gerações inteiras se criaram à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento, e devastar a humanidade” (HOBSBAWM,1995).

“ Gerações inteiras se criaram à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento, e devastar a humanidade”


REVISTA MULTI-C

El tres de mayo de 1808 - Francisco de Goya - Museu del Prado

3


4

GOYA E CND FORMATANDO A PAZ

A Campanha para o Desarmamento Nuclear (CND)

Durante a década de 50, o medo de um ataque nuclear na Europa motivou a criação de uma Campanha para o Desarmamento Nuclear (CND – Campaign for Nuclear Disarmament). A CND foi lançada em Londres em fevereiro de 1958 e o símbolo da campanha, criado por Gerald Holtom, apareceu publicamente pela primeira vez na Sexta-feira Santa, em março.

O comitê da CND organizou uma marcha de protesto saindo de Londres até Aldermaston, onde as armas nucleares britânicas ainda eram fabricadas. Para a marcha, foram distribuídos 500 cartazes pirulitos, metade nas cores preto e branco, a outra metade em verde e branco. As cores dos cartazes mudariam ao longo da caminhada, assim como no ritual litúrgico da Páscoa, preto e branco para a Sexta-feira Santa e sábado; verde e branco para o domingo de Páscoa e segunda-feira; “ from winter to spring, from death to life” (CND, 2016).

“from winter to spring


5

REVISTA MULTI-C

Existem várias interpretações equivocadas sobre o símbolo do desarmamento nuclear que já foi associado ao ocultismo ou ao anticristianismo, por exemplo. Desde a década de 50, o símbolo tem sido amplamente utilizado em campanhas pela Paz no mundo. Como a CND nunca registrou o direito de propriedade da criação, a imagem pode ser usada livremente por todos, o que acaba viabilizando sua utilização de forma indevida, pela moda ou outras formas de exploração econômica (CND, 2016)

Gerald Holtom explicou na ocasião da elaboração que o símbolo incorporava as letras N(uclear) e D(isarmament), entretanto, revelou posteriormente que a gênese da ideia do símbolo estava associada a algo mais pessoal, que ele, ao ser tomado pela sensação de desespero, quis representar o desespero individual, reproduzindo a imagem das mão espalmadas abertas , como o personagem diante do pelotão de fuzilamento no quadro de Goya (CND, 2016).

Símbolo da CND - Criado por Gerald Holton

CAMPAIGN FOR NUCLEAR DISARMAMENT (CND). The CND symbol. Disponível em: http://www. cnduk.org/about/item/435. Acessado em 09/11/2016. HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos -O Breve século XX: 19141991. São Paulo: Cia das Letras, 1995. JUNG, C. G. Chegando ao inconsciente. In. O Homem e seu Símbolos. Carl G.Yung e M.-L. von Franz et all., trad. Maria Lúcia Pinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

from death to life”


6 Texto/ilustra

BRAINSTORMING Thiago Filgueiras

BRAIN

STORMING Processo criativo, método natural a qual muitos têm uma visão distorcida ao tentar impor ao seu cotidiano de uma forma obrigatória, um seguimento que já nos primeiros passos deve ser seguido de forma natural.

Temos que achar um método que seja como a ação de respirar, natural e simples, e assim fazermos o nosso próprio processo agir “com as próprias pernas” e seguir fluindo em nossas vidas, caminhando pelo nosso cotidiano utilizando nossos olhares como armas de uma criança curiosa buscando interesses ao seu redor. Assim como já disse Charles Watson, educador e palestrante escocês que investiga o processo criativo há pelo menos 25 anos: “Você é inspirado quando está disposto, e você está disposto na medida em que criou um diálogo diário com o que faz. Então, quando investe muito na sua área, você investe muita energia e chega a um platô que modifica sua maneira de ver o mundo.”


7

REVISTA MULTI-C

Observe o Mundo

A primeira ação que devemos botar em prática é a observação. Observe ao seu redor, não busque algo que te interesse, deixe o objeto chamar sua atenção e não duvide que nesse momento você já começa a observar o mundo em que vive com outra percepção, como um holofote ascendendo sobre um mundo sem expressão.

Procrastinação? Arranque da sua lista!

Todos sabemos que as redes sociais e outras formas de procastinação estão presentes em nosso mundo com a mesma veracidade em que respiramos. Mas vamos passar um pouco pelo sufoco da obstinação, não é melhor focarmos no trabalho? O melhor é achar uma forma de focar toda essa “sede” pela ação de ficar passando noites vendo sua timeline por noites a base de café sobreposto na mesa em produção.

Momentos de Reflexão Agora é aquele momento de reflexão e planejamento, o momento do famoso caderninho ao lado e o ato de bolar todo um segmento, um plano a qual seguirá a risca para o desenvolvimento e processo da produção de sua arte.

Resultado Conclusão e orgulho

Garanto que nessa etapa você irá olhar todo seu trabalho e ter orgulho daquelas noites em claro e ver que o bloqueio criativo, um termo relativo, só necessita se alimentar da inspiração certa.


8

TECNOLOGIA PRESERVANDO A NATUREZA

Texto Carlos Murilo

TECNOLOGIA PRESERVANDO A NATUREZA Quando a tecnologia ajuda a preservar a natureza e evita a extinção de animais selvagens A natureza sempre serviu de inspiração para o Ser Humano e tem um papel muito importante para a ciência, então, nada mais justo que usar a tecnologia à favor da natureza, salvando animais selvagens que estão em perigo de extinção. Mas como aproveitar tecnologias existentes para a preservação destes animais? Confira abaixo algumas tecnologias usadas.

O GPS Alguns caçadores quase levaram os gorilas, que habitam a Floresta Tropical da fronteira da Nigéria, à extinção. Muitos gorilas estão subindo em direção ao topo das montanhas, procurando fugir das ameaças humanas, dificultando assim, o trabalho de monitoramento dos ambientalistas e dos Guardas Florestais. Graças à tecnologia, os animais podem ser monitorados pelo Sistema de Posicionamento Global (GPS). que possibilita um controle melhor sobre os grupos de gorilas e sobre a interferência de caçadores ou outros predadores. O GPS também tem sido usado para auxiliar na preservação de outra espécie, a do tigre, que também tem todos os movimentos monitorados.

SCAN EAGLES Câmeras foram montadas em aviões não tripulados (Scan Eagles) que sobrevoam o Ártico a fim de capturar imagens do degelo e marcar a localização das focas árticas em extinção. Com essa tecnologia é possível que eles mapeiem e identifiquem quais áreas e tipos de gelo esses animais necessitam para a sua sobrevivência. Os Scan Eagles são utilizados juntos com um software que permite reconhecer imagens para agilizar a identificação das focas em milhares de fotos feitas durante os voos.


9

REVISTA MULTI-C

TELESCÓPIO HUBBLE O Australiano Brad Norman, Cientista Marinho, desenvolveu uma pesquisa na qual utiliza o software criado para o Telescópio Hubble (utilizado pelos astrofísicos para localizar estrelas e galáxias no espaço exterior) para monitorar o Tubarão-Baleia no fundo do mar. Essa espécie ainda é pouco conhecida pela ciência e está em declínio em alguns lugares. Esse estudo está sendo feito desde 1995, ano em que Brad começou a monitorar grupos dessa espécie, por meio de fotos e sistemas computacionais de identificação

de imagens. O software desenvolvido para o Telescópio Hubble permitiu que os Cientistas identificassem os Tubarões. Os padrões de listras e manchas existentes na pele do animal foram armazenados e interpretados, da mesma forma como as impressões digitais são para os humanos, permitindo registrar cada um indivíduo. Sendo assim, os animais foram marcados virtualmente, não sofrendo nenhum tipo de perturbação.

MÁQUINA DE SEQUENCIAMENTO DE GENES X CÂNCER Cientistas estão utilizando máquinas de sequenciamento de genes nos Diabos da Tasmânia para entenderem melhor a doença que está afetando esses animais. Essa espécie está em perigo por causa de um tumor, que está se espalhando muito rápido entre esses animais. Cientistas crêem que essa doença funciona como um vírus, que se espalhou por uma célula cancerosa desenvolvida em um único indivíduo várias décadas atrás. As máquinas de

sequenciamento permitem que os pesquisadores observem o código de DNA desses animais. Antigamente, a pesquisa do código genético tinha um custo muito elevado, mas atualmente é possível realizar o estudo do genoma completo dos animais com apenas US$ 150,00, em vez de os US$ 10.000,00 que eram necessários no passado.


10

SAÚDE PARA DESIGNERS

Texto Rafael Duarte

Saúde para Designers

Uma vida de designer pode ser bem turbulenta com tantos compromissos e tão pouco tempo para cumpri-los. A casualidade em outras profissões, se tornou quase que uma rotina ou regra na vida de designers, já que seu trabalho depende da constante mudança de opinião e aprovação de seu cliente. Tentando expressar o que o cliente precisa da maneira mais comunicativa e interessante possível, o designer acaba tomando rumos diferentes no projeto e dessa forma sentido estresse, ansiedade e um dos maiores problemas que vamos abordar, a alimentação imprópria contínua, deixando sua saúde comprometida.

Vida corriqueira Como o designer pode se deparar com mudanças de última hora, está acostumado a virar noites se privando muitas vezes do lazer para concluir seus projetos. Com isso, vemos frequentemente esses profissionais se alimentando com alimentos impróprios para uma vida saudável gerando sérios problemas de saúde.

Distração Dicas para distração: muitas vezes o designer tende a descansar deitado ou vendo algum filme simplesmente, pois seu trabalho causa muito desgaste mental; no entanto, o ideal seria sair de casa para ir a algum local para se socializar e abstrair do trabalho, um lugar no qual ele conseguisse terminar de utilizar toda sua energia, para ter uma boa noite de sono, combatendo diretamente a insônia causada pela ansiedade. Outra boa opção, seria praticar exercícios físicos que poderiam ser feitos em quase todos os lugares, obviamente regrados e com consciência para não provocarem lesões.


11

REVISTA MULTI-C

“Frutas e sucos trazem nutrientes necessários para o consumo diário de energia. Uma alimentação balanceada com alta variedades de nutrientes é essencial para uma vida saudável.”

Alimentação Seu cargo chefe em alimentação são fast-food (comidas rápidas), como por exemplo: pizza, hambúrgueres, Coca-Cola, entre outros, pois dessa maneira conseguem otimizar seu tempo para conseguirem concluir seus projetos. A solução para este tipo de situação seria se preparar para o provável acontecimento de falta de tempo para se alimentar, já deixando preparados previamente alimentos de alta qualidade, por exemplo: frutas e sucos em bolsas térmicas.

Com relação à ansiedade, o desgner deve regrar seu horário e quantas horas tem de descanso, lembrando que mesmo no descanso a cabeça de um designer continua focada em solucionar o problema; o ideal nessas horas é se abstrair o máximo possível, ocupando a mente com outras coisas. Às vezes , as soluções necessárias vêm quando ele não está pensando no projeto. Para um descanso mental real é necessário relaxar por completo.

Exercícios ajudam a limpar a mente e clarear os pensamentos. Consumir toda sua energia proporcionará uma noite de sono proveitosa.

Rotina

Uma rotina saudável para um designer é tão importante como para qualquer outra pessoa, talvez até mais, pelo seu estilo de vida profissional e pessoal. Ele deve se esforçar para se manter bem, pois isso se refletirá diretamente no seu trabalho, pois estará mais disposto e sempre com ideias novas para a conclusão de um projeto, com mais eficácia e qualidade. Uma rotina com exercícios e uma alimentação saudável fará com que sua vida seja muito mais tranquila e saudável.


12

HISTÓRIAS E PERSONAGENS QUE MARCARAM ÉPOCA

Texto Yan Rodrigo

Histórias e personagens que marcaram época Desde os princípios da animação podemos nos apaixonar por personagens queridos e histórias incríveis, algumas vivas até hoje, outras deixando seu legado para gerações futuras. Veja aqui na linha do tempo, alguns exemplos das mais populares animações e a evolução de suas histórias e mensagens para o publico de adultos e crianças.

1919

1928

Felix, o gato

O primeiro personagem bem sucedido da história, inspiração de muitas outras figuras famosas, com animações rápidas e simples ele conseguiu aclamar seu titulo pela história da animação.

1938

1989

Pernalonga

Disputando popularidade com outro certo roedor orelhudo, Pernalonga chega às telas com sua turma de lunáticos O mais famoso deles, , usando piadas engratambém com historias çadas e um humor um simples e divertidas, con- pouco mais agressivo seguiu um número estu- esbanjando violência. pendo de fãs de todas as idades em todo o mundo, sem falar que pode ser facilmente reconhecido apenas por sua silhueta.

Mickey

Os Simpsons

Com humor adulto e o titulo de família mais querida da atualidade das animações, Os Simpsons inovam a maneira de contar a história, de um jeito que o inicio de um episódio não tem nada a ver com o final.

199


97

13

REVISTA MULTI-C

O que tem de novo ? 2010

1999 Bob Esponja

Uma das grandes fontes de inspiração para todas as animações surrealistas de hoje em dia, com lógicas e personagens bizarros e cômicos, misturados com o dia a dia de um trabalhador de fast food.

Pokémon

Talvez a mais famosa animação baseada em jogos eletrônicos. Foi uma grande moda desde sua estréia, e por ser promocional, elevou a popularidade dos produtos ao extremo. O público na época conhecia todos os monstrinhos de bolso.

Com a mudança do público das novas gerações, apenas histórias curtas e sem evolução de personagens não estavam mais agradando tanto assim, portanto, foi preciso evoluir os roteiros buscando inspiração das gerações passadas. Hoje em dia, se tem um público mais exigente, alimentado pelo mundo de filmes em sequência e séries televisivas .

2013 Steven Universo

Amado pela maioria, odiado por outros, Steven Universo tem uma trama complexa se voltando ao drama e uma grande mensagem contra o preconceito, mesmo sendo uma animação recente, tem fãs de todas as idades.

Hora de Aventura

Um dos prodígios dessa década, Hora De Aventura conta com uma história a princípio simples, porém, com muitos segredos escondidos em sua trama, que já está chegando em sua oitava temporada, conseguindo abusar ao máximo de sua classificação indicada que só foi aumentando.


14

NOME DA MATÉRIA

Revista Multi C  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you