Issuu on Google+

M U L HER C H EIROS A - 1


2 - MU LH ER CHEIROSA


M U L HER C H EIROS A - 3


54

12 Capa 85 Especial Guia Noivas Todos os passos para casar linda 115 Mulheres de Sucesso Lilianne Veloso 120 Comportamento O que detona um relacionamento 124 Turismo

52 22

Turquia e Capadócia, um roteiro de encher os olhos

Beleza 31 Higienizaçao Beleza sem sustos 111 Queda livre

Descubra como está seu cabelo pela análise do fio

26 46 Mágica na sua pele

Use, abuse, se lambuze Mergulhe num delicioso banho de chocolate Benefícios da drenagem linfática

4 - MU LH ER CHEIROSA

81 O mundo aos meus pés Presenteie seus pés com um spa 24 É hora de renovar Os bons resultados do peeling de cristal 68 Depilação artística Ouse na imaginação

Moda e estilo 79 O que vai rolar Os melhores momentos da SP Fashion Week 52 Naturalmente jeans Looks para os apaixonados por jeans 54 Blackout O pretinho virou a estrela de todos os momentos

55

Como usar Quatro dicas de vários estilos para uma peça de roupa

22

Dicas de presentes Escolha um mimo para agradar quem você ama


71

85

Entrevistas 60...Daniella A bela modelo está de bem com a vida 36 André Gonçalves

O despojado ator fala sobre a carreira e os amores

32

Perfil Mauro Benevides

Saúde e Bem Estar 83 Meditação Ouvindo o ser interno 40 Correr é sinônimo de saúde

115 Antena Mulher Cheirosa 8 MC News 14 MC Desejo 12 Mix Chic 128 Agende-se 12 MC Cultural 131 Estilo Mulher Cheirosa

Descubra porque correr faz bem

Outras 67 A hora das mulheres

A presença feminina no mercado financeiro

Nossa Capa Daniella Sarayba, fotografada por Nicolas Gondim, veste N-Six

M U L HER C H EIROS A - 5


Seja

feliz fazendo o que gosta

Para que as coisas dêem certo no final só depende de nós mesmos, de planejarmos o que queremos e perseguir esta meta com equilíbrio, autoconfiança e persistência, sem esquecer que também precisamos ficar abertos as mudanças. Ninguém nasce sabendo. Tudo depende de estudo e treino. E mais: para ser feliz não precisa ser rico ou famoso, o importante é descobrir o que realmente se gosta de fazer e procurar desempenhar isso da melhor maneira possível. Bem, para essa revista se consagrar como revista feminina especializada em estética, saúde, beleza e moda, mudanças foram necessárias, além de empenho e dedicação, pesquisa, união, luta e a parceria com colaboradores profissionais e comerciais. Meu muito obrigada a todos os que prestigiam a nossa revista, parte desse mundo familiar que é a nossa Mulher Cheirosa. Espero poder sempre contar com vocês nessa nossa caminhada, que está apenas começando. Essa edição exala romantismo e delicadeza além de muitas novidades. É tempo de homenagear as mães, acompanhar as noivas em sua jornada, namorar muito e, principalmente, cuidar da saúde e da beleza para a chegada do inverno. Para os que desejam viajar sugerimos uma visita à Turquia e Capadócia, um roteiro inesquecível. Pensando em tudo isso, a segunda edição da revista Mulher Cheirosa oferece dicas e sugestões para os cuidados com a pele, corpo, cabelos e tudo que é bom e belo, para esta estação ser vivida com muito bom gosto e estilo. Lilianne Veloso

NÓS X NÓS Ensaio em preto e branco

Editora – chefe Alzira Aymoré Alziraaymore@gmail.com

Repórter Priscila Alcântara priscilaalcantara@hotmail.com

Repórter Renata Aymoré Renata_aymore@yahoo.com.br

Fotógrafo Igor Barbosa igorbarbosa@live.com

Fotógrafa Roberta Braga robberta.braga@gmail.com

Styling e Produção de moda Luana Souza luanna.guilherme@gmail.com

Design e tratamento de imagem Alfredo Jr. junioralfredo@gmail.com

Diretora Executiva

Direção de Arte e Executiva: Lilianne Veloso. Assessoria e produção: Raquel Veloso. Gerente comercial: Arturo Veloso. Consultoria de negócios: Lilianne Veloso e Laélia Melo. Revisão: Larissa Almeida. Impressão: Halley S.A Gráfica e Editora. A revista Mulher Cheirosa é uma publicação trimestral, editada por Editora Mahiri - Avenida Washington Soares, 1400/ s. 502 – Edson Queiroz – CEP 60811-340 Fone/fax:85 3239 2633 Responsável: Alzira Aymoré. A revista não se responsabiliza pelo conteúdo dos comerciais e pelos conceitos emitidos. Contatos para anúncios: 85 3244 0807 ou revistamc@mulhercheirosa.com.br.

6 - MU LH ER CHEIROSA


M U L HER C H EIROS A - 7


Eco chic

A linha Natura Diversa reúne tecnologia e harmonia com o equilíbrio ambiental. A nova base Extremo Conforto, FPF 15, hidrata por 12 horas, controlando o brilho e reduzindo a oleosidade da pele. Vem em embalagem de vidro e com válvula prática para facilitar o uso.

Cuidando do couro cabeludo

O Kérastase Biotic Bain Bio-recharge é o primeiro shampoo para cabelos secos, com ação hidratante bio-energizante, que reforça as defesas naturais, ameniza a coceira e irritação do couro cabeludo, proporcionando imediata sensação de refrescância. Sua ação resulta em cabelos saudáveis,bonitos e fortes.

Gotas poderosas

Addition Concentré Minceur, da Clarins, contém uma fórmula que se mistura a todas as texturas (leite, creme ou óleo), podendo ser adicionada aos tratamentos corporais anti envelhecimento ou firmantes, ou tratamentos perfumados. São 6 a 8 gotas que ajudam a tornar sua silhueta mais fina, ao mesmo tempo em que embeleza a sua pele.


Sobrancelhas para o momento certo

O lápis Retractable Brow Define é o lançamento da coleção Nature Temptations 2009, da Clarins, que dá um ar natural à sobrancelha no dia a dia, acentuando-a à noite, de acordo com o seu desejo.

Cílios Betty Boop Boca irresistível

O batom Perfect Rouge, da Shiseido, criado por Dick Page contém Translucent Red Pigment e Dual-Optimizing Powder, que dão aos lábios brilho e luminosidade em qualquer ambiente, além de suavidade e deslizamento, contendo uma mistura protetora ideal para a finalização.

Latisse é a nova estrela do laboratório Allergan, o mesmo que lançou o Botox. O produto, que segue a mesma fórmula do colírio Lumigan para tratar o glaucoma, apresenta como efeito o alongamento dos cílios. Os analistas financeiros questionam se alguém estará disposto a pagar U$120 por uma dose mensal do produto. A julgar pelo entusiasmo de mulheres que o experimentaram, Latisse é garantia de sucesso.


Sala

revistamc@mulhercheirosa.com.br

Parabéns pela Revista Mulher Cheirosa, que já é sucesso não só entre o público feminino como também no masculino! Como jornalista, não poderia deixar de elogiar todos os textos, diagramação e imagens, que são feitas com tanto carinho e dedicação. Mais um belo produto que circula nesse universo comunicacional.

Cartas, Elogios, sugestões, reclamações. Aqui você tem o seu espaço para opinar.

Luis Ferreira Gostaria de parabenizar toda equipe da revista Mulher Cheirosa. Adorei as matérias! São assuntos atuais e de interesse geral, além da participação da bela sociedade cearense. É um novo meio de comunicação que certamente veio para ficar! Perpétua Marques

Eu, leitora

Mande um e-mail contando sua história pessoal. A melhor história selecionada será publicada na próxima edição.

Cara de um...

Se você parece com alguém famoso, mande sua foto para concorrer a uma transformação na Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa. Participe!


kerastase

Nutre intensamente e liberta uma maciez extrema sob o efeito do calor.

ESCOVA DE NUTRIÇÃO NECTAR THERMIQUE Tratamento thermonutritivo que lacra os nutrientes no coração da fibra para ultra maciez, brilho e proteção contra o calor. O 1º néctar de tratamento nutritivo com extrato de Geléia Real que envolve a fibra em um filme protetor antiquebra, promovendo brilho e maciez duradouros através da ação do calor. Para cabelos secos e ressecados.

No seu cabeleireiro-conselheiro


A samambaia volta repaginada

Após um período de ostracismo, passado o sucesso da década de 70, a samambaia retorna ousada em painéis verticais, vasos e gaiolas de ferro, dando um toque vintage, apostam os especialistas em decoração. Escolha entre as mais de 1400 espécies para compor a decoração de sua sala, hall de entrada e também varandas.

E o Oscar vai para...

Freida Pinto está entre as cinco mulheres mais sensuais, de acordo com a revista masculina Details. Após o sucesso de “Quem quer ser um milionário” (Slumdog Millionaire), premiado como o melhor filme no Oscar 2009, a nova diva está cotadíssima para ser a próxima “Bond girl” e fazer par com o ator inglês Daniel Craig. 12 - MU L H ER CHEIROSA


O ovo é inocente

Consumir um ovo diariamente não faz mal à saúde e não provoca um aumento significativo no colesterol do sangue. Esse é o resultado de uma pesquisa divulgada pelo British Nutrition Foundation, que absolveu o ovo de ser o culpado por problemas cardiovasculares e outros males. Mas, atenção: ele deve ser consumido sozinho, sem misturas com outros ingredientes, como queijos amarelos e carnes.

New York em suas unhas

Numa parceria que já dura cinco anos com a Risqué, o estilista brasileiro Reinaldo Lourenço lançou suas cores de esmalte, a Coleção Risqué New York, que estará nas lojas a partir de abril para enfeitar as unhas das elegantes e modernas no inverno. Escolha entre New York (cinza chumbo), Cabaret (vinho rosado), Ópera (vinho sóbrio), Jazz (marrom acetinado) e Show (verde petróleo)

O vilão dos cabelos brancos

Chama-se peróxido de hidrogênio o agente causador dos temíveis cabelos brancos. Segundo uma pesquisa conjunta entre duas universidades da Alemanha e uma do Reino Unido, ele provoca o desgaste no folículo devido ao grande acúmulo, e bloqueia a pigmentação natural do cabelo. Segundo os cientistas, a pesquisa vai ajudar na descoberta de uma forma de prevenção.

Beverly Hills vai ao penhor

Em tempos de crise, com o índice de desemprego batendo a marca dos 10% na Califórnia, as casas de penhor viraram depositários dos símbolos de riqueza e status dos famosos e abastados de Beverly Hills. Telas de Kandinsky, relógios Rolex e Patek Philippe, alianças Cartier, pianos que valem U$400 mil são alguns dos mimos que estão penhorados na The Dina Collections, a casa de penhor de luxo de Yossi Dina, conhecido como o “penhorista das estrelas”.

I love açaí

Atualmente, o açaí é o queridinho dos americanos. Segundo a Spins, pesquisadora de mercado e especialista em produtos naturais, 33 novas comidas e bebidas contendo a frutinha foram introduzidas nos Estados Unidos em 2008, e as vendas em que o açaí foi o principal ingrediente excederam U$ 106 milhões. Empresas como a Naked e a 180 Blue oferecem bebidas com açaí. O dermatologista das celebridades, Dr. Nicolas Perricone, vende suplementos com o ingrediente, e a Fresh lançou o Sugar Açaí Age-Delay, um creme para o corpo por U$65 dólares. M U L HER C HE IROS A - 13


Ele é perfeito

Rodrigo Santoro é bonito, talentoso e provoca suspiros e desejos inconfessáveis por onde passa. O ator está cada vez mais top, com uma carreira bem sucedida em filmes de sucesso tanto no Brasil, quanto no exterior. Seu carisma já lhe proporcionou filmar ao lado dos grandes astros, como Jim Carrey, no filme “I love you Philip Morris”, em que interpreta um personagem gay, ou ao lado de Benicio del Toro, no filme “Che”, vivendo Raúl Castro.

Doces sonhos

Basta olhar para acender a chama do desejo. Essa cama do século 18 vale 250 mil euros e foi exposta na Feira Internacional de Decoração, que aconteceu em Vicenza, Itália. Ela pertenceu à belíssima modelo Carla Bruni, primeira dama da França. Não há possibilidade de “bad dreams” numa fofura dessas.

14 - MU L H ER CHEIROSA


Tempo que vale ouro

Se desejar um relógio da coleção Chiodo, by Gucci, você pode escolher entre os modelos em ouro 18k, em aço com três diamantes no mostrador, ou em prata. Se quiser provocar mais exclamações ainda, acrescente 64 diamantes na parte frontal da pulseira, como no modelo. Custa em torno de 10 mil euros.

A chave da vida

“Key of life” é uma chave que não abre portas, mas pode salvar muitas vidas. Alexander Amosu, um dos 50 negros mais influentes da Inglaterra, segundo a Power List 2008, criou essa chave toda em ouro branco, decorada com brilhantes e diamantes. Será em edição limitada, ao custo de 5 mil dólares, e a venda revertida para o apoio a pacientes com HIV/AIDS, mantidos pela “Keep a Child Alive”, um centro de tratamento na África. Alicia Keys e Queen Latifah já aderiram à nobre causa.

Gotinhas que rejuvenescem

Uma gotinha, de manhã ou à noite, de Cellular Radiance Concentrate Pure Gold pode fazer a diferença para os que procuram alternativas às cirurgias estéticas. Este serum enriquecedor da La Prairie, levanta, regenera, ilumina, rejuvenesce, aumentando a produção natural de colágeno e elastina da pele, acelerando a esfoliação, e preenchendo linhas e rugas “em uma hora”. Preço: R$2.030,00 M U L HER C HE IROS A - 15


O desejo de mudar é uma constante na vida dos seres humanos. Quem não gostaria de mudar alguma coisa no corpo ou no rosto, não é mesmo? A hair stylist Fran Rebouças resgatou e deu vitalidade a cor e ao corte dos cabelos enquanto a design Michele D’lart deu expressão ao olhar da modelo Natália, destacando e valorizando o que ela tem de melhor.

Um toque

de Mulher Cheirosa

16 - MU L H ER CHEIROSA


M U L HER C HE IROS A - 17


Nossa mãe é nossa vida, a pessoa em quem nos espelhamos sempre. Os anos passaram, nós crescemos e também nos tornamos mães e vemos o quanto é bom e prazeroso. Nossa correria do dia-a-dia nos reprime um pouco de estarmos mais juntas, mas quando nós três nos juntamos, deixamos de ser mãe e voltamos a ser filhas. Conversas, risos e os momentos que passamos juntas são realmente os mais preciosos do mundo. Ana Carolina Gonzaga e Marina Gonzaga

Ser mãe é lembrar todos os dias que: só uma vez nossos filhos terão três anos e estarão doidos para sentar no nosso colo. Só uma vez terão cinco anos e vão querer brincar conosco. Só uma vez terá 10 anos e desejarão estar no nosso trabalho, fazendo companhia. Só uma vez serão adolescente e verão em nós uma amiga com quem querem conversar. Só uma vez serão estudante e irão querer trocar idéias. Se perdermos essas oportunidades, nós perderemos nossos filhos. Por isso é necessário fazer uma coisa a mais antes que eles cresçam. Depois vêm os netos e aí é a hora do carinho estocado, não exercido nos nossos filhos. Por isso os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável carinho. Estes são filhos dos nossos filhos, com eles somos mãe duas vezes, e é nossa última oportunidade de reeditar nosso afeto. Dona Lili

18 - MU L H ER CHEIROSA


M U L HER C HE IROS A - 19


INFORME PUBLICITÁRIO

COMO PRESERVAR SUA FERTILIDADE Dr. Fábio Eugênio Magalhães Rodrigues Especialista em reprodução humana A mulher moderna tem muito de se orgulhar do seu papel, merecidamente cada vez mais importante e atuante na sociedade. Podemos dizer que a mulher de hoje está plenamente realizada, cada uma a sua forma, cada uma em sua faixa de idade. Dentro dessa realização é importante ressaltar o papel da maternidade que, mesmo com todas as atribulações da vida moderna, ela continua a desempenhar com maestria. Entendemos que, excetuando e respeitando os casos em que conscientemente a mulher opta por não gestar, a maternidade é um desejo forte e natural de toda mulher. Para nós, especialistas que lidamos com a Reprodução Humana, é muito impactante ver o sofrimento de casais que não conseguem engravidar. Queremos trazer uma palavra de conforto a essas mulheres e casais, de que a medicina avançou muito no campo da infertilidade, e a enorme maioria dos problemas hoje em dia encontra solução na especialidade da Reprodução Humana. Fundamental ainda é alertar sobre as ações atuais que podem ajudar a preservar a fertilidade atual e futura. Em primeiro lugar, valem as orientações de qualquer especialidade médica. Manter hábitos de vida saudáveis é fundamental. Seguir uma alimentação regrada, praticar atividades físicas e procurar manter seu peso numa proporção normal para sua altura contribuem, em muito, para preservar a fertilidade. Já há evidências científicas inequívocas de que a obesidade diminui a fertilidade, por alterar o ciclo hormonal ovulatório, e reduz as chances de gravidez, inclusive nos tratamentos de reprodução assistida. Por outro lado, nada da “ditadura da magreza”. Corpos muito magros podem levar a alterações importantes na produção dos hormônios sexuais e gonadotrofinas que controlam a produção de óvulos, e também repercutir negativamente na fertilidade. As drogas ditas “lícitas” também devem despertar a atenção nas futuras mamães. A nicotina e várias outras substâncias maléficas presentes no cigarro

20 - MU L H ER CHEIROSA

podem comprometer tanto a fertilidade feminina quanto a masculina. Além disso, o tabagismo durante a gravidez traz uma série de prejuízos ao feto: redução de crescimento intra-uterino, prematuridade e até óbito intra-útero. Quanto ao álcool, em pequenas doses, não interferem a fertilidade. O uso moderado ou acentuado de bebidas alcoólicas é prejudicial e deve ser evitado Em relação às doenças ginecológicas que possam comprometer o futuro reprodutivo, o alerta principal é em relação às doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas por DST. Estas são adquiridas quase sempre pelas relações sexuais desprotegidas com parceiros infectados. Algumas destas doenças, principalmente as que envolvem infecção direta ou associada com uma bactéria chamada Clamídia, podem levar a inflamações nas trompas de falópio – aquele tubinho do lado do útero que é fundamental para a gravidez, pois dentro dele se processa toda a fase inicial da reprodução. As trompas são estruturas muito especializadas e muito frágeis. Qualquer inflamação pode comprometer sua função ou levar à sua obstrução – causas importantes de infertilidade. Outras doenças ginecológicas também podem levar ao comprometimento da função reprodutiva. Estas podem ser diagnosticadas geralmente pela consulta anual ou semestral que você, mulher, faz ao seu ginecologista. Exemplos destas condições são as cervicites (infecções no colo do útero), os miomas uterinos e a endometriose. São sinais de alerta: secreção vaginal anormal, dores pélvicas fortes durante ou fora da menstruação, sangramento menstrual irregular ou excessivo, dores nas relações sexuais. Nestes casos, e sempre anualmente mesmo se não estiver sentindo nada, a mulher deve fazer a prevenção. O ginecologista é seu grande amigo nesta jornada para tornar seus anos reprodutivos ainda mais férteis.

BIOS – Centro de Medicina Reprodutiva Rua Henriqueta Galeno, 501 - D. Torres www.bios.med.br - fone: 4012.6363 drfabioeugenio@gmail.com


M U L HER C HE IROS A - 21


Ipod com Mp5 - Ibyte

Relógio Masculino Mont Blanc - Tallis Jóias

Perfume masculino Diesel Fuel For Life - American News

Perfume masculino Fleur Du Male Jean Paul Gaultier American News

Caneta Mont Blanc - Tallis Jóias Bermuda - Água de Coco

DICAS DE Pasta Mont Blanc - Tallis Jóias

Sandália - Água de Coco

Home Theater - Ibyte

Sapatenis Carmen Steffens 22 - MU L H ER CHEIROSA


Coqueteleira Sr. Presentes

Perfume Gucci American News

Livro - Siciliano

Porta-retrato - Sr. Presentes

Carteira - Carmen Steffens

Presentes Um presente é uma forma de expressar o amor e carinho que sentimos por alguém. Pensando nisso selecionamos alguns mimos para você escolher o que mais combina com aquela pessoa especial. Pulseira - Apimentadas Mimo - Sr. Presentes Óculos - Carmim Tênis - Word Tennis Sandália Carmen Steffens

Bolsa - Carmen Steffens

M U L HER C HE IROS A - 23


Texto: Alzira Aymoré | Foto: Igor Barbosa

Peeling É hora de renovar dendo da resposta da pele, estendido para uma A pele é o maior órgão do corpo humano e passa vez por quinzena e depois uma vez no mês. “Depor intensas transformações, necessitando de cuidapendendo do resultado que a pessoa queira obdos especiais a fim de conservar o aspecto saudável ter, gradativamente as rugas e linhas de expressão e bonito. Inúmeras técnicas foram criadas para que vão amenizando; a pele consegue absorver os os efeitos nocivos sejam minimizados e até destruínutrientes que são colocados no tratamento, obdos. O peeling de cristal é uma delas, já que renova tendo um aporte maior na corrente sanguínea e as células mortas da pele e regenera o local, dando nutrindo o local”, esclarece. ao rosto uma textura macia e Em alguns casos a terapia é delicada, sem irritar a pele. “Decontra indicada, como em tupendendo do tipo de pele pomores cutâneos, fragilidade demos usar com mais ou menor capilar, psoriase, rosácea ativa, intensidade. Ele também é uma Entenda como é o tatuagens, eczemas e lupus alternativa para as pessoas alérprocesso eritomatoso sistêmico. gicas aos ácidos de modo geral”, O peeling de cristal Logo após a aplicação a explica Ana Cristina Araújo, esconsiste em promover pele fica sensibilizada, com uma teticista da Clínica Mulher Cheiuma esfoliação na pele aparência avermelhada com disrosa. O procedimento é muito por meio de um sistema creto edema local. A sensação usado nos Estados Unidos, onde que lança um fluxo de de ardência é comum também, é conhecido como lunch peel microcristais através podendo causar desde uma es(peeling na hora do almoço) camação suave até a formação pela sua simplicidade e rápida do vácuo controlado, de crosta, caso a abrasão seja recuperação. desencadeando uma profunda. Depois do procediO tratamento é indicado inflamação aguda mento não é indicado se expor para a redução significativa localizada, onde os ao sol. “É melhor evitar a exdas linhas de expressão e fibroblastos irão atuar posição ao sol pelo menos uma da oleosidade da pele (fotopara regenerar o tecido, semana após o tratamento, pois envelhecimento), além de proporcionando o podem surgir manchas”, adverte responder positivamente em rejuvenescimento da a esteticista, recomendando o tratamentos da acne e estrias. pele. É conhecido como uso do protetor solar e chapéu É aplicado na região do colo, para os que não resistem a uma pescoço, rosto e seio. Pode ser microdermoabrasão, ida à praia. feito semanalmente e, depenporque não ultrapassa o

limite da epiderme.

24 - MU L H ER CHEIROSA


M U L HER C HE IROS A - 25


Texto: Renata Aymoré | Foto: Igor Barbosa

USE ABUSE

SE LAMBUZE Como o delicioso chocolate nosso de cada dia virou um dos banhos mais requisitados nos salões de beleza

26 - MU L H ER CHEIROSA


Hidrata a pele, clareia as manchas, relaxa e, ainda por cima, é afrodisíaco

N

inguém resiste a pelo menos um pedacinho. Já foi considerado vilão das dietas e da acne e – pasmem – já serviu como moeda para pagar imposto nas áreas conquistadas pelo império asteca. O chocolate não sai da vida nem da boca do povo. Quem assistiu o filme“A Fantástica Fábrica de Chocolate” e não saiu do cinema com vontade de comprar uma barrinha? E não foi a única vez em que a delícia foi protagonista nas telonas. O filme “Chocolate”, com Juliette Binoche e Johnny Depp, além de deixar o telespectador salivando, retrata uma época conservadora em que o chocolate era considerado infame e as sensações que causava, pecaminosas. Não é para menos, hoje conhecemos bem várias propriedades dessa maravilha, inclusive o efeito do cacau no cérebro: o chocolate libera no cérebro a fenitilamina, mesma substância liberada quando estamos apaixonados, o que explica a sensação de bem-estar mal interpretada em períodos mais severos. Dessa forma, imagine seu corpo e rosto cobertos de chocolate enquanto é massageado. Se você salivou só de pensar, você é uma forte candidata a receber o banho de chocolate. Liduina Lima trabalha com banhos de beleza há cerca de trinta anos e conta que aplica banhos de chocolate há aproximadamente dez, quando trouxe a novidade para a Clínica Mulher Cheirosa. “As pessoas gostam muito porque faz muito bem para tudo. Hidrata a pele, clareia as manchas, relaxa e, ainda por cima, é afrodisíaco”, diz. Porém, caso decida se banhar em chocolate, Liduina examina a pele e garante que o banho é

aplicado de acordo com cada cliente, diferenciadamente. “Cada pele é um caso. Só de olhar eu já sei como vou aplicar o banho. Em peles secas, usamos o chocolate puro; já em peles oleosas, eu prefiro misturar com um pouco de argila que dá o equilíbrio necessário, além de também ser altamente terapêutica, relaxante e fazer muito bem ao corpo e à alma”, relata. Para tornar a experiência sempre deliciosa e cheia de prazer é preciso tomar cuidado com um detalhe importante: a sensibilidade ao produto. “Se a pessoa já apresentar um histórico de alergia ao chocolate, é um pouco complicado aplicar o banho, principalmente puro”. Mas, se a cliente não ingere o creme de chocolate, qual seria o problema? Liduina explica: “Isso acontece porque a pele é extremamente limpa e esfoliada antes da aplicação do produto. Assim, os poros ficam muito abertos, prontos para receber a hidratação. Então, se a cliente é muito sensível ao chocolate, pode ser que ela desenvolva uma irritação ou, até mesmo, uma alergia”. Lidu, como é conhecida pelos funcionários e clientes, já se aposentou, mas não se vê abandonando seus banhos de beleza. “Eu tenho que vir trabalhar no salão pelo menos três vezes por semana. Isso aqui é uma terapia para mim, eu amo o que eu faço. Meu maior prazer é saber que eu estou ajudando as pessoas, trazendo bem-estar e relaxamento”. E, de fato, por suas propriedades, o banho de chocolate garante mais leveza e alegria, além de energizar, amenizar a TPM e deixar a pele brilhando. Portanto, o que você está esperando para mergulhar nessa delícia? M U L HER C HE IROS A - 27


O sentimento de mãe é algo que considero como o mais próximo do divino. A mãe ama incondicionalmente e tem o cuidado mais genuíno do mundo. É ela quem está próxima nos momentos de tristeza e alegria e em todos os altos e baixos da nossa vida. É ela quem mais investe, tanto emocionalmente quanto financeiramente, na nossa pessoa e quem nos faz sentir a maior gratidão que podemos sentir por alguém. Mãe é uma palavra curta, mas poderosa. Mãe é sinônimo de amor. Alexandra Alves

28 - MU L H ER CHEIROSA

Agradeço a Deus, pois ser mãe é algo divino. Não tem explicação esse sentimento tão puro e mágico, é um amor incondicional. Mãe é ser amiga, companheira, compartilhar todos os momentos de alegria e tristeza, é abraçar, chorar, dizer “eu te amo” todo dia, é olhar para as filhas e sentir como é bom tê-las. É engraçado como nossa vida se transforma completamente quando somos mães.Os princípios se tornam autênticos. Não se aprende a ser mãe lendo um livro. Apenas tendo uma sabedoria divina é que aprendemos a viver num mundo tão contubardo e cheio de conflitos. Temos que tirar os bons exemplos e ensinar nossos filhos a amar para que eles possam ter a mesma sabedoria futuramente. Mãe é amar eternamente. É a riqueza lapidada e preciosa. É um jardim repleto. Ser mãe é uma benção. Obrigada, Senhor, por me dar a graça e a honra de ser mãe. Meire Freire

Minha mãe significa amor, cuidado, carinho, proteção. É nela que sempre me apoio quando estou fraca e é com ela que sempre divido minhas maiores felicidades. Uma mãe presente e prestativa procura sempre fazer de tudo para nos ver felizes. Tudo que sou e todas as realizações que eu tenho, agradeço primeiro a Deus e depois a ela. Seu amor é incondicional. Se Deus dá um dom a cada pessoa, o dela com certeza é o de ser mãe. Diandra Alves


M U L HER C HE IROS A - 29


INFORME PUBLICITÁRIO

cirurgia X procedimentos

não invasivos A cirurgia plástica está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, em parte pela desmistificação dos procedimentos, em parte pela maior oferta de serviços. As pacientes muitas vezes já chegam aos consultórios solicitando este ou aquele procedimento. Entretanto, é cada vez mais comum a queixa de insatisfação com os resultados obtidos, o que em sua maioria reflete a falta de entendimento entre o profissional e o paciente, entre o que o paciente quer e o que é possível ou mais indicado naquele momento. Esta é a importância da consulta ao especialista, que saberá indicar qual o melhor procedimento, se cirúrgico ou não. Às vezes, um procedimento não cirúrgico, como a toxina botulínica, ou mesmo o uso do laser pode dar o resultado desejado; em outros casos, pode ser necessária a intervenção cirúrgica. Vale lembrar que hoje estão disponíveis várias técnicas que propiciam um bom resultado com um menor tempo de recuperação, que é o desejado pelas mulheres ativas.

Um dos procedimentos mais procurados nos consultórios é o uso de aparelhos, laser e a própria toxina botulínica. Seu uso está cada vez mais difundido, e seus resultados são surpreendentes, pois se consegue melhorar rugas e marcas de expressão de forma não invasiva. Os preenchimentos temporários na face também são eficazes e tem seu espaço. Mas em alguns casos, a indicação é cirúrgica, e somente o laser ou o preenchimento não irá resolver, causando insatisfação à paciente e ao bom profissional. Entretanto, a cirurgia não exclui os procedimentos não invasivos, e vice- versa. Eles são complementares. Um corpo bonito, uma face rejuvenescida, a boa aparência física concorre para um indivíduo saudável e feliz –e é o desejo de paciente e médico. Procurar por profissionais capacitados e adquirir confiança no cirurgião, informando-se acerca do procedimento, da recuperação e do resultado possível são pontos fundamentais para o sucesso do tratamento, que vai se traduzir com a satisfação do paciente.

Rua Vicente Leite, 2349 Fones: 4008 0555 / 4008 0552 / 86149961 30 - MU L H ER CHEIROSA


Texto: Priscila Alcântara

Higienização

beleza sem sustos Não é novidade que as mulheres adoram freqüentar um salão de beleza. No entanto, na busca por ficar mais bonita é preciso ter muito cuidado para que pequenos detalhes não passem despercebidos e ponham a saúde em risco. A limpeza e a higienização do ambiente e do material utilizado em todos os serviços e item principal tanto para saúde quanto para a confiança e fidelização do cliente. Fungos, vírus, bactérias, parasitas estão presentes em todos os lugares, crescendo e se multiplicando, além da enorme quantidade de microorganismos que fica embaixo das unhas. É importante a esterilização de materiais e o uso de descartáveis para evitar o contágio de hepatite B, hepatite C, AIDS e outras infecções. Só as estufas e autoclaves são indicadas para esta finalidade. Forninhos, água fervente e luz ultravioleta não têm o mesmo poder de desinfecção contra as doenças, já que sua ação não-ionizante não tem poder de penetração. A preocupação com a higiene está presente na Clínica Mulher Cheirosa. O material usado em serviços de manicure e pedicure é esterilizado em auto-

claves, que variam entre 120º e 132ºC, agindo sob alta pressão, desinfetando os acessórios de metal. Já o material utilizado em depilação e banhos é todo descartável e individual. Aliar um local devidamente limpo ao uso de materiais descartáveis e instrumentos esterilizados é a receita certa para o sucesso, bem-estar e saúde dos profissionais e das clientes. Assim, é possível desfrutar de um ambiente harmonioso, onde a higiene e os bons serviços caminham lado a lado. As escovas de cabelo também podem ser contaminadas por fungos e bactérias se não forem limpas corretamente. A limpeza evita a transmissão de caspas e de doenças como micose e a pediculose, conhecida como piolho. Lavá-las com o auxílio de água e sabão, depois de retirar os fios é um procedimento simples, mas que faz toda a diferença. Na Clínica Mulher Cheirosa, o uso do esterilizador de escovas acelera e potencializa a limpeza, sem comprometer o desempenho do produto. O aparelho atinge temperaturas de até 240ºC trazendo agentes germicidas que são liberados durante a esterilização.

M U L HER C HE IROS A - 31


Texto: Alzira Aymoré | Foto: Igor Barbosa

PERFIL

M A U RO B E N E V I D E S

A FORÇA DA COMUNICAÇÃO

32 - MU L H ER CHEIROSA


A

os 79 anos, completados em março passado, o deputado federal Mauro Benevides (PMDB) impressiona pela sua energia e dinamismo. Advogado, professor, administrador e jornalista, membro vitalício da Academia Cearense de Letras, assim como da Academia Cearense de Retórica, referente à Oratória Parlamentar. Sua bibliografia consta de cerca de noventa títulos entre livros e monografias e a sua obra “Idéias e Personalidades na Passagem do Milênio” integra a Coleção Alagadiço Novo. Dentre inúmeros cargos e homenagens recebidas, esse cearense, nascido em Fortaleza em 1930, é o político mais antigo do Ceará, detentor de recordes em cargos, tendo presidido o PMDB durante 27 anos, a maior longevidade no Ceará. Historicamente, considera como mais importante a 1ª vice-presidência da Constituinte de 1988, que permitiu um convívio mais próximo com Ulisses Guimarães, definido por ele como extraordinário homem público. “Eu presidia constantemente e o Ulisses só chegava na hora de colocar em votação”, relembra, enfatizando a importância da Carta Cidadã. “Não queremos mais uma nova constituição, porque pressupõe uma ruptura na vida institucional brasileira”, ressalta. Oriundo de uma família de políticos, ensaiou os primeiros passos na liderança do movimento estudantil, disputando o primeiro mandato em 1955, como vereador em Fortaleza, num momento em que a Câmara Municipal vivia um movimento de defesa dos princípios éticos. Em 1958 foi deputado mais votado, quando recebeu o convite do governador Pascoal Barroso para ser líder da maioria, experiência que define “de muita garra e de muito aperfeiçoamento”. Foi, sucessivamente, deputado estadual quatro vezes, duas vezes senador e hoje deputado federal na 3ª legislatura. Sua página na internet não deixa dúvidas sobre a sua ativa participação nas diversas comissões no Congresso e no interesse permanente das questões sociais. Presidiu a Assembléia Legislativa do Ceará no período de 63-65, uma época considerada muito difícil. “Cassaram vários companheiros, foi tudo extrema-

mente penoso. Filiei-me ao MDB, e o presidente do partido, Martins Rodrigues, foi injustamente cassado em 79”, relembra. Desde os tempos iniciais, em que fazia política “na base da camionete rural”, o deputado já enfrentou uma série de desafios, como a sua eleição para o Senado Federal, em 1975, quando conseguiu derrotar o candidato do governador, na época César Cals, por quem diz nutrir grande admiração, “afinal foi ele que escolheu o meu competidor”, diz, bem humorado. Assim, ao som da musiquinha da campanha “aonde o Mauro vai, o povo vai atrás”, ele se elegeu com 76 mil votos de diferença; um grande feito, sem dúvida. “Foi a força do povo”, define o deputado. Presidiu o Banco do Nordeste, em 85-86, de onde saiu para concorrer ao segundo mandato no Senado Federal, em uma campanha considerada “memorável” ao lado de Tasso Jereissati, candidato vitorioso ao governo estadual. Casado com Maria Regina de Borba Benevides, tem seis filhos. Com relação ao caráter feminino e à participação da mulher na vida política, admira o ardor e combatividade com que elas defendem as causas tanto de interesse geral, quanto da própria mulher. “Por exemplo, a Lei Maria da Penha. Na Câmara, as quarenta bravas representantes da mulher integram aquele colegiado com saliente participação nos debates cotidianamente ali travados”. Quem o vê na TV Câmara discursando para um plenário vazio, imagina que é pura perda de tempo e retórica. Entretanto, o deputado não está preocupado com o plenário vazio, e sim com os que estão do outro lado da telinha. “Às vezes dizem que a gente fala para dez pessoas no plenário... e os que estão assistindo do outro lado? Tenho aberto todos os espaços para falar. Fui a São Paulo e um motorista de táxi me abordou para se certificar que eu era o deputado Benevides, do PMDB cearense. Tinha me visto na TV Câmara. É a força da comunicação”. Alguém duvida? Assim é Mauro Benevides, um homem simples, inteligente sem afetação, cuja biografia é a expressão maior de sua capacidade e amor pelo trabalho. “Continuarei na luta política até quando Deus me permitir e o povo avaliar meu desempenho”, conclui.

M U L HER C HE IROS A - 33


34 - MU L H ER CHEIROSA


M U L HER C HE IROS A - 35


E n t r e v i s ta

Texto: Priscila Alcântara| Foto: Igor Barbosa

André Gonçalves

36 - MU L H ER CHEIROSA


Minha vaidade está em fazer as coisas que eu gosto Mulher Cheirosa - Como surgiu a idéia de montar a peça? André Gonçalves - Eu e o Freddy Ribeiro somos amigos há muitos anos e a gente sempre teve vontade de trabalhar juntos no teatro, porque a gente já fez cinema e televisão juntos. Então estreamos em maio do ano passado, mas em Lisboa, Portugal. Depois viemos para o Brasil, onde estreamos em Porto Seguro , na Bahia e por lá nos apresentamos em nove cidades baianas. Depois de Recife e Salvador, fomos para o Rio de Janeiro com muito sucesso e uma crítica maravilhosa, mas lá não nos estendemos muito por causa dos nossos outros projetos e voltamos para a estrada. Fomos para São Luís, viemos para Fortaleza e depois para João Pessoa. Fomos convidados para o festival de teatro de Curitiba, enfim, estamos sendo chamados para nos apresentar em várias outras cidades. Mas vamos fechar em São Paulo até o final do ano, que é quando também termino de gravar a novela. MC – Como a peça foi recebida pelo público? AG – A peça acabou tendo uma proporção maior que a gente esperava. Queríamos fazer algo simples, montar nas ruas do Rio mesmo. Chamamos o Sílvio (Guindane, diretor da peça) que foi falar com os contatos dele em Lisboa. Os caras se empolgaram e convidaram a gente pra estrear lá. Foi uma temporada muito boa, ficamos em cartaz por dois meses. Muito bom, a gente ganha pouco, mas se diverte (risos). MC – Essa foi a primeira vez que você se apresentou fora do país? AG – Não, já tiveram outras duas. A primeira peça que apresentei fora foi “Onde está você agora”, de Regina Antonini. Foram quatro meses em cartaz, muito bom, uma receptividade incrível. E além dessa foi “Transppoiting”, de Irwaine Wells, que durou mais tempo. Essa foi sete meses, mas sempre uma expectativa e uma sensação diferente.

MC – Você já atuou tanto em cinema, televisão e teatro. Qual dos três você mais se identifica? AG – O ofício é o teatro, a nossa escola é o teatro, não tem jeito. A televisão e o cinema são conse­ quências do trabalho de ator, mas o trabalho mesmo é no teatro. É onde você aprende a interagir com o público, é onde tem a profissão de ator mesmo, sabe? É a grande escola. Eu fiquei sete anos sem pisar nos palcos, mas pra mim, é onde tudo acende, onde tudo começa. MC – Além de você ser um excelente ator, você também é conhecido pelas belas mulheres com que você já se relacionou. A quê você atribui a essas conquistas? AG – Boa pergunta (risos). Eu não sei. São coisas que acontecem, né? Mas não tenho nada a declarar sobre isso, não. MC – Pra você, quais são os princípios básicos para ter um bom relacionamento? AG – Acho que respeito é o principal e fundamental. Mas também sinceridade, lealdade, ciúme na medida certa pra dar aquele tempero, e muito amor, claro. Aquela vontade de ficar junto é essencial para um bom relacionamento durar anos e, quem sabe, a vida inteira. MC – E quanto à sua vaidade. O que você faz para manter a forma e cuidar da beleza? AG - Pra ser bem sincero, eu sou meio desleixado com isso. Sou homem e não ligo muito pra vaidade. Eu pego sol em horário impróprio, como de tudo, faço pouca atividade física, só umas caminhadas de vez em quando, que é mais pra relaxar. Minha vaidade está em fazer as coisas que gosto, de viver do jeito que vivo, com muito trabalho, alegria, curtindo meus filhos, nessas coisas boas que a vida da gente oferece. MC – Além da peça, quais os planos para 2009? AG – A peça vai rodar até o final do ano, vamos viajar ainda muito com ela este ano. E tem também a novela, e estamos vendo novos projetos. Tudo ainda meio devagar, sendo analisado, mas acredito que 2009 vai ser um ano maravilhoso, e trabalho não vai faltar. M U L HER C HE IROS A - 37


À minha melhor amiga, Que esculpiu meu rosto com milhões de beijos. Que me mostrou o que é a vida. Que me ensinou a enfrentar os desafios, não importasse o tamanho deles. Que me transmitiu os valores mais importantes como: honestidade, bondade, perdão, compaixão, persistência, dedicação e principalmente, me ensinou, que amar é se doar. Que com seus pequenos gestos, ajuda a tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela é a base, que construiu o meu caráter e personalidade. É quem me dá equilíbrio. O que sou e o que serei amanhã, deve-se à dedicação e ao esforço de uma pessoa que é capaz de mover montanhas para fazer feliz a quem ama: MINHA MÃE. Você é a força que me faz tentar o impossível. Com amor, Deborah Bandeira

38 - MU L H ER CHEIROSA

Ser mãe, para mim, é uma vocação assumida, um sonho realizado. Significa ser capaz de superar todas as dificuldades, contornar os obstáculos e aprender a fazer malabarismos para dar o melhor de si e assim preparar os filhos para a escola da vida. Para vencer esse desafio, o fundamental é o amor, e depois procurar sempre dar o exemplo. Com base nisso é possível construir uma relação de confiança, liberdade, e respeito por si mesmo e pelo próximo. Ser mãe, além de um desafio, é um exercício diário, pois como toda relação pressupõe uma troca, estamos sempre aprendendo. Portanto, ser mãe, para mim, representa um projeto de vida Inês Almeida


M U L HER C HE IROS A - 39


MEXA-SE

Correr é

Texto: Priscila Alcântara

sinônimo de saúde Nos últimos anos a prática da corrida cresceu em todo o Brasil. Nunca se falou tanto no assunto como hoje e a quantidade de adeptos aumenta cada dia. Afinal, correr traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, não tem limite de idade para praticar e sempre é hora de começar, além de ser um esporte que não exige um alto investimento financeiro. Visando orientar e atender os inúmeros adeptos da corrida, há seis anos, a Stark Assessoria Esportiva presta serviços de orientação esportiva para a

Porque é bom correr 1 - Aumento do condicionamento físico 2 - Redução do peso corporal 3 - maior controle dos níveis de colesterol 4 - Combate ao estresse 5 - Diminuição do mau-humor 6 - Aumenta auto-estima 7 - Melhora da disposição 8 - Redução dos riscos de infarto 9 - Aumento da massa muscular 10 - Melhor controle da pressão arterial 11 - Auxílio para regular a glicemia (a taxa de açúcar no sangue). Para muitos indivíduos diabéticos, isso resulta numa significativa redução de medicamentos. 12 - Prevenção da osteoporose 40 - MU L H ER CHEIROSA

obtenção de uma melhor qualidade de vida. Com profissionais qualificados e treinados para garantir a boa qualidade da prática desportiva, a Stark trabalha com um público diversificado, composto de homens e mulheres de todas as idades que procuram, principalmente, melhorar sua saúde aliando o bem-estar à melhora do condicionamento físico. “Antes de iniciarmos o programa de treinamento é fundamental que se faça uma avaliação física. Só assim é possível saber qual tipo de treino deve ser passado e identificar a limitação de cada pessoa


que está começando a correr. Nessa avaliação também identificamos qual o objetivo que a pessoa está querendo atingir. Umas querem emagrecer, outras querem correr na praia de top, outras querem ficar mais resistentes às corridas de ruas, enfim, cada pessoa com sua particularidade. A partir de então iniciamos o trabalho individualizado para que sejam atingidos os objetivos da melhor maneira possível, até a pessoa já estar pronta para participar dos treinos grupais, que acontecem três vezes por semana”, diz João Neto, instrutor da Stark. Para as mulheres, a corrida como prática de esporte está cada vez mais freqüente e rotineira. “Hoje é difícil dizer se atendemos mais homens ou mulheres porque o nosso público feminino é muito grande. Elas estão mais adeptas à prática de esportes, tanto pela saúde, quanto pela beleza. A corrida não melhora apenas o condicionamento físico, traz um bem estar enorme, além da socialização. Temos grupos de mulheres que não se encontram apenas para correr, mas saem juntas, se divertem, acabam criando um círculo de amizade que vai além da corrida”, afirma Tamara Bögli, proprietária da Stark. Qualquer pessoa pode praticar a corrida. “Quando a pessoa tem problemas patológicos, como lesões nos joelhos e nos tendões, é recomendado primeiramente consultar um médico para saber se pode praticar a corrida, porque é um esporte de impa­ cto e pode acabar prejudicando o problema que já tem. As mulheres grávidas podem correr, mas até o seu limite, até o que for bom para sua saúde e da criança. Pessoas com pressão arterial alta também podem praticar a corrida. Tudo é dosado, a corrida é saudável e vai dar mais disposição e ajudar a controlar a pressão”, explica Tamara. João Neto e Tamara ainda ressaltam a importância dos alongamentos antes e depois da corrida e do uso de roupas e calçados adequados. “Um bom par de tênis é muito importante para garantir uma boa corrida livre de lesões. E as roupas com aqueles furinhos que não absorvem o suor, que deixam a pele transpirar com mais facilidade do que as roupas de algodão, são as mais adequadas”, finaliza João Neto.

Como se hidratar antes, durante e depois da corrida A melhor bebida para reposição de líquidos perdidos durante os exercícios é a água. Porém se o exercício for de longa duração ou ainda se for em períodos de calor forte, deve-se fazer uso de bebidas energéticas especializadas como gatorade, para fazer a reposição de líquidos e eletrólitos perdidos através do suor. M U L HER C HE IROS A - 41


INFORME PUBLICITÁRIO

Patologia Varicosa Dr. Carmelo Leão Cirurgião Vascular

-As varizes são veias dilatadas com insuficiência valvular. As veias nesse estado não exercem suas funções fisiológicas normais e causam sintomas tais como dor nas pernas, sensação de peso, cansaço, câimbras, além do fator estético; que pode incomodar bastante. As varizes podem também complicar com sangramento ou trombose com inflamação na veia e, nos casos de longa duração sem tratamento, podem originar úlceras nas pernas. - Cirurgia Estética de Varizes: O tratamento é cirúrgico quando as varizes estão desenvolvidas, grossas. Neste caso, a maioria das cirurgias são feitas com anestesia local e sedação e o paciente recebe alta no mesmo dia. As varizes são retiradas através de microincisões e uso de agulha de crochê com um resultado estético muito bom e melhora dos sintomas. Varizes mais calibrosas e em grande número necessitam de raqueanestesia para o procedimento cirúrgico ser feito. - Cirurgia de varizes com laser (laser endoluminal): Nas varizes de grosso calibre em que há necessidade de realizar a retirada da veia safena, o procedimento pode ser feito através de uma punção na veia dilatada e introdução de uma fibra que transmitirá a energia do laser diretamente dentro da veia. Ocorre, então, a destruição da veia com bons resultados e com menos edema , hema-

42 - MU L H ER CHEIROSA

tomas e com menos incisões na pele da cirurgia convencional. - Escleroterapia Convencional - (Aplicação) Nas varizes pequenas ou telangectasias o tratamento é feito com administração de medicamento no interior dessas minúsculas veias que acabam ao final do tratamento, desaparecendo. Está técnica é chamada de escleroterapia e utiliza agulhas muito finas para minimizar a dor. O número de sessões é variável e às vezes são necessárias reaplicações para o completo clareamento. - A Crioescleroterapia (Crioaplicação), utiliza os mesmos produtos (esclerosantes) da escleroterapia normal, mas um equipamento diminui a temperatura do produto injetado para 40 graus abaixo de zero. O esclerosante a essa temperatura, além de seu efeito normal, passa a destruir, pelo frio, a parede interna do vasinho. Observa-se uma grande redução do número das sessões necessárias para o tratamento e manutenção, diminuição da sensação dolorosa(efeito analgésico do frio) e diminuição de complicações tais como equimose. - Laser Transdérmico : As microvarizes situadas na espessura da pele pode ser tratada através do Laser Transdérmico. O tratamento é feito no próprio consultório, é praticamente indolor e apresenta bons resultados.

Av. Antônio Sales, 3443 Fone: 3087.6745


INFORME PUBLICITÁRIO

Toda mulher quer ter um corpo bonito e saudável. Infelizmente, a correria do dia-a-dia faz com que os cuidados com a forma física sejam deixados em segundo plano. Pensando nisso, as jovens empreendedoras Wine Moraes e Willane Quezado inauguraram a Contours Aldeota. Com ambiente diferenciado das academias tradicionais, a Contours possui aparelhos de alta eficiência em resultados, utilizando métodos exclusivos para o público feminino. “Trabalhamos com o conceito de circuito. São apenas 30 minutos de exercícios alternados nos equipamentos de musculação, trabalhos de alongamentos e exercí-

cios cardiovasculares”, explica Willane. “Trabalhamos com profissionais qualificados e com horários flexíveis, que se encaixam na correria que as mulheres vivem atualmente. Aqui, a aluna faz sua própria agenda, tendo trânsito livre na academia, além de orientação nutricional e avaliação física”, diz Wine. Para quem trabalha o dia inteiro, estuda, quer ter um tempo reservado para o seu bem-estar, dar um pique novo para sua energia, entrar em forma e sentir-se a vontade dentro de um ambiente arejado, moderno e confortável, a Contours Aldeota realmente é o local adequado.

M U L HER C HE IROS A - 43


44 - MU L H ER CHEIROSA


M U L HER C HE IROS A - 45


Drenagem Linfática:

Texto: Priscila Alcântara

mágica na sua pele

A gente escuta falar que drenagem linfática é boa para isso e para aquilo... mas, você já parou para pensar o que é esta técnica tão adepta e falada pelas mulheres? Esse método de massagem manual surgiu nos anos 30 do século passado, através do terapeuta Dinamarquês Vodder e sua esposa. Percebendo que seus pacientes sofriam de retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados, Vodder começou a tratá-los com massagens que estimulavam os gânglios, atingindo boa taxa de sucesso. Posteriormente, a técnica de Vodder foi aprimorada, tornando-se popular e caindo no gosto das mulheres vaidosas.

46 - MU L H ER CHEIROSA


A principal finalidade da drenagem linfática é esvaziar os líquidos e os resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através da massagem. Com a drenagem os líquidos entre os tecidos são devolvidos ao sangue através da circulação linfática. “Quando falamos de drenagem linfática, estamos nos referindo a uma técnica com efeitos sobre o sistema nervoso de forma tranqüilizante, relaxante e analgésica”, explica a enfermeira com especialidade em medicina estética, Cibele Castro e Silva. Cibele afirma que sempre surgem novidades nos tratamentos estéticos e um arsenal de cosméticos que funcionam como suporte na drenagem linfática. “É importante o uso de todos os cosmecêuticos existentes no mercado. A cada dia surgem mais e mais produtos e aparelhos. Na Mulher Cheirosa temos uma vasta opção de tratamentos, mas a cliente tem que ter consciência que uma dieta balanceada, rica em frutas e legumes e exercícios físicos é essencial para um bom resultado”, garante a profissional. Hoje em dia a drenagem linfática pode ser manual ou por aparelhos.

A drenagem manual pode ser conciliada com outros tipos de tratamento como a massagem turbinada, feita com movimentos acelerados no corpo todo modelando, enrijecendo e quebrando os nódulos de gordura; a crioterapia, que acelera o metabolismo para provocar o aquecimento do corpo devido ao “frio”, enrijecendo o tecido e queimando a gordura localizada. A drenagem pré-operatória prepara a oxigenação dos tecidos, e a pós-operatória ajuda no alívio dos efeitos decorrentes da cirurgia e na redução do inchaço. Em gestantes, pode ser feita a partir do terceiro mês de gravidez, aliviando o inchaço do rosto e dos pés e aliviando as dores nas costas e quadris. Já na drenagem com o auxílio de aparelhos podemos encontrar a vacuoterapia que atua no sistema circulatório (venoso e linfático) liberando as toxinas dos tecidos e melhorando o aspecto de “casca de laranja” da pele; a eletroparação, que através de substâncias introduzidas na pele por um campo eletromagnético aumenta a capacidade de receber ativos lançados dentro da célula, melhorando assim a celulite; o cold, que emite raios gelados nas áreas com celulite e com efeito vaso-construtor queimando a gordura localizada; e o spectra que também ajuda a combater a celulite através da radiofrequência que aquece a derme e a hipoderme promovendo a ação e a produção as fibras de colágeno e destruição dos adipócitos. M U L HER C HE IROS A - 47


INFORME PUBLICITÁRIO

CARBOXITERAPIA Uma boa aliada no combate à flacidez, celulite e gordura localizada Dr. Jorge Cambraia Cirurgia Plástica e Medicina Estética 1 - As cicatrizes da cirurgia de pálpebra ficam visíveis? Elas somem com o tempo? As cicatrizes de cirurgia de pálpebras, tanto inferiores como superiores, são posicionadas de forma a ficarem o mais disfarçadas possível. Nas pálpebras superiores, as cicatrizes se localizam nos sulcos palpebrais (dobras naturais da pele). Nas pálpebras inferiores, localizamse logo abaixo dos cílios, com pequenos prolongamentos laterais, posicionadas numa ruga natural ao redor dos olhos. Dessa forma, as cicatrizes praticamente somem com o passar do tempo. 2 - O resultado do lifting facial persiste por quanto tempo? A durabilidade de um lifting facial depende da técnica utilizada e da presença de fatores que aceleram o processo de envelhecimento. De uma forma geral, um bom lifting facial mantém seu resultado por volta de 15 anos. 3 - Existe uma idade ideal para a otoplastia? Em geral, a cirurgia para correção estética das orelhas pode ser feita por volta de 8 anos de idade, que é uma idade aproximada em que se define a estrutura cartilaginosa do pavilhão auricular. No entanto, muitas vezes é prudente aguardar até uma idade por volta de 11 anos, quando a criança já tem uma maior consciência do tipo de tratamento que será feito e de seus benefícios, podendo assim ter uma melhor colaboração antes, durante e após a cirurgia.

48 - MU L H ER CHEIROSA

D

urante a década de 30, os franceses já observavam as propriedades clínicas das águas termais ricas em gás carbônico (CO2), capazes de acelerar a cicatrização de feridas e melhorar a qualidade da pele. A partir dessa observação, alguns cientistas desenvolveram uma técnica capaz de reproduzir esses efeitos de forma controlada, a chamada Carboxiterapia. Essa técnica consiste na aplicação de CO2 através de infusão nos tecidos sob pressão e fluxo controlados, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos, promovendo o combate da celulite, gordura localizada e flacidez. O CO2 é um gás atóxico, não embólico e presente normalmente em nosso corpo como intermediário do metabolismo celular, sendo produzido diariamente em grandes quantidades e, portanto, não apresentando alergias, toxicidade ou efeitos colaterais, desde que usado em quantidades habituais. Sua ação se baseia em dois mecanismos principais: sua potente ação vasodilatadora aumenta o fluxo de oxigênio para os tecidos ( pele e gordura). Um tecido mais oxigenado produz mais colágeno, queima mais gordura e cicatriza melhor e mais rápido. O outro mecanismo se deve à distensão da pele pelo gás, levando à retração do tecido distendido, estimulando a formação de fibras elásticas e melhorando a flacidez. A injeção é feita através de agulha muito fina (de insulina) com pouco desconforto no momento da injeção, seguido de vermelhidão cutânea e prurido em alguns casos, voltando ao normal gradativamente. A freqüência e intensidade das aplicações variam conforme a necessidade, o tipo de paciente e o local do tratamento. O resultado clínico pode ser notado após algumas sessões (5 a 10). Não é necessário fazer repouso ou qualquer outro tipo de tratamento complementar, já que você poderá retornar às suas atividades normais ao fim de cada sessão. Em resumo, trata-se de uma valorosa ferramenta inserida no arsenal terapêutico da medicina estética disponível atualmente.

Avenida D. Luis, 1200 – sala 1311 – Torre 1 Telefone: 40115582


M U L HER C HE IROS A - 49


Nossa mãe é tão perfeita em tudo que faz e em tudo que diz que a responsabilidade que temos de sermos bons filhos se torna ainda maior. Ela é única, simplesmente um exemplo de bondade, dedicação e disponibilidade. Nossa mãe é uma grande mulher, guerreira, boa profissional, boa dona de casa e incomparável. Falar dela e para ela é um motivo de muito orgulho e satisfação. Além de ser nossa melhor amiga, nossa companheira de todas as horas e nossa conselheira, ela consegue ser dura e ao mesmo tempo doce, porque nos ensina através do seu exemplo. São muitas palavras, mas descrever o que ser filha dessa mulher é algo inexplicável, não há definição e nada que se encaixe nisso. Mas, chegando a uma conclusão: Mãe você é tudo em nossas vidas, somos suas maiores fãs. Monique Cortez e Marianne Cortez 50 - MU L H ER CHEIROSA

A maternidade me trouxe o amor incondicional, tornei-me uma pessoa mais feliz, cheia de alegria, compaixão e com uma certeza d que jamais me sentirei só, porque mesmos que os meus filhos estejam ausentes, o meu amor os mantém bem juntinho de mim, o meu coração sempre os alcança numa prece de proteção e carinho. É indescritível quando segurei cada um dos meus filhos pela primeira vez nos meus braços, a felicidade que me invadia por alimentá-los, ensiná-los a dar os primeiros passos, vê-los crescer, enfim estar com eles dando tudo que de melhor existia em mim. Ao tornar-me mãe, tornei-me corajosa, paciente, descobri como é fácil e simples renunciar, aprendi a ter sempre uma palavra para dizer, estar sempre pronta para consolar com um beijo, secar suas lágrimas, ouvir, proteger. Tornei-me a ser mãe suficientemente forte, capaz de suportar o peso de qualquer coisa na vida, porém suave para proteger e ampará-los, suportando com eles e por eles as dores da vida. Minha coragem daquele momento em diante jamais permitiu o cansaço me vencer, fiquei sensível o bastante para amá-los em qualquer circunstância, ser sua fortaleza, seu porto seguro, o lugar onde encontrarão sempre toda proteção e amor. Ser mãe, para mim, foi abdicar de muitas coisas da vida em favor dos meus filhos e receber como prêmio o privilégio de contemplar o mais belo espetáculo da vida, que foi o momento em que se materializou diante dos meus olhos aquela vida e, com ela, o nascimento do amor mais belo e verdadeiro, o amor de mãe. Ser mãe é difícil, mas é também maravilhoso. Lorena Cortez


M U L HER C HE IROS A - 51


Cavalera

Ellus

nat u r a l m e n t e

JEANS Ellus 52 - MU L H ER CHEIROSA

Ellus


Ellus

Ellus

Jeans pra que te quero! Nas passarelas do São Paulo Fashion Week ele brilhou em várias modelagens. Casacos, coletes, vestidos e macacões ganham espaço no seu closet. Para você, que não vive sem o seu amado jeans, aproveite!

Cavalera

Triton M U L HER C HE IROS A - 53


Rímel preto, American News

Cachecol em pelo sintético, Lugage

Perfume, American News

Anel com pedra ônix, Apimentadas

Carteira em couro, Carmen steffens

Brincos com pedras ônix, Apimentadas

Colar de pérolas com pedra ônix, Apimentadas Relógio com pulseira em borracha,Guess

Os estilistas elegeram nosso pretinho como nada básico! Além das roupas, aposte na make, nos acessórios e em tudo que estiver ao seu alcance. O preto é luxo!

Blusa pólo, Lacoste

Porta treco, Sr. Presente

Havaianas, Água de coco

Sapatos em verniz, Carmen Steffens

Sapatos Carmin em verniz, Cosmic

blackout 54 - MU L H ER CHEIROSA


Por Luana Souza

1.

2. 3.

4. Quem pensa que uma única peça pode agradar apenas um estilo está enganada. Montamos pra você quatro looks usando alguns acessórios da estação. Aproveite as dicas e arrase na época mais chique do ano. M U L HER C HE IROS A - 55


Fotos Roberta Braga | Modelo Fernanda Campelo | Cabelo e maquiagem Érika Rodrigues

Blusa branca em algodão com babados, short bege em algodão com poliester Menta Café; Sandálias marrom em camurça Equus; Cinto marrom em camurça com elástico Amarelô.

56 - MU L H ER CHEIROSA

Carteira em couro e sandálias douradas com cristais Meia Sola; Colete azul marinho em linha Miss Mano Brinco e colar de pérolas Apimentadas.


Bolsa e bota marrom em couro Meia Sola; Pulseira corrente dourada Apimentadas; Colar dourado de metal com pingente coração Amarelô.

Skinny jeans preto Lugage; Sapatilha preta em camurça com detalhes dourados e carteira preta em cetim Meia sola; Echarp marfim em crepe de seda Nsix; Colar em veludo com pérolas Miss Mano.

M U L HER C HE IROS A - 57


INFORME PUBLICITÁRIO

Brinco banhado em ouro 18 kl e pedras de água marinha R$ 398,00

Brinco banhado em ouro 18 kl e pedras de água marinha R$ 198,00

Anel banhado em ouro 18 kl e pedras de coral branco R$ 198,00

Acessórios modernos e diferenciados aliados à sofisticação e glamour. É assim que as empresárias Rita Lima e suas filhas, Andréa e Adriana Paiva vêm se firmando no mercado com as semi-jóias Apimentadas. A família já trabalha nesse segmento há mais de 15 anos, mas há três anos a Apimentadas vem fazendo a cabeça de mulheres de todas as idades que estão ligadas ao mundo fashion. A busca pelo aperfeiçoamento e criação das peças faz parte do dia-a-dia de Adriana Paiva, que acredita que o diferencial da Apimentadas está na relação que elas mantêm com as clientes. “Cuidamos de todo o processo. A gente participa desde a compra da coleção até a distribuição, da montagem do mostruário, da vitrine e, principalmente, trabalhamos no atendimento direto com as clientes. Procuramos conhecê-las e atender a necessidade de cada uma. Quando vamos montar a coleção pensamos no estilo delas. Elas ficam à vontade e acabamos criando liberdade para opinar e ajudar na escolha de suas produções”, afirma.

58 - MU L H ER CHEIROSA

Nesta nova coleção, a Apimentadas traz o tema da Índia num estilo étnico muito forte. “São peças de altíssima qualidade, com pedras de ônix, pérolas, o mix preto e branco, a esmeralda, e o vermelho é uma grande tendência nas pedras com o rubi. Os brincos vêm grandes e glamurosos para chamar a atenção mesmo; já as pulseiras e os colares vêm com misturas de pedrarias, couro e elos. Nesta coleção o dourado vem com tudo”, informa Rita. Com um atendimento personalizado, a Apimentadas comercializa suas peças nos principais salões de beleza e, pensando sempre na sua clientela seleta e de bom gosto, se prepara para inauguração da sua primeira loja. “Graças a Deus, a cada dia estamos crescendo mais e ampliando nosso leque de clientes. Por conta desse sucesso, ainda nesse primeiro semestre a Apimentadas vai inaugurar uma loja na Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa. Um espaço maravilhoso que as mulheres de Fortaleza vão ganhar”, finaliza Andréa.


ILUMINE SUAS CRIAÇÕES COM O BRILHO RADIANTE QUE VOCÊ SEMPRE SONHOU.

ATÉ 36% MAIS BRILHO EM APENAS 5 MINUTOS. Crystal Gloss oferece um perfeito equilíbrio entre cor, tratamento e brilho que só é possível com a versatilidade de Color Touch! Surpreenda suas clientes com um inovador serviço de brilho incrível e resistente às lavagens. www.colortouch.com.br

Vendas 0800 261111 - CAC 0800 702 99 66 - wellaprofessionals@wellaprofessionals.com.br

M U L HER C HE IROS A - 59


Texto: Priscila Alc창ntara | Foto: Nicolas Gondim

Estou bastante realizada, casadinha, trabalhando muito. N찾o me falta nada. 60 - MU L H ER CHEIROSA


Com 3 dias de nascida posou junto com a mãe para a revista Pais & Filhos. Perdeu o pai aos 10 anos. Com 12 anos participou do concurso de modelos Elite Model Look, ficando entre as 10 primeiras. Aos 13, foi a revelação da Semana de Estilo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Aos 14 fez a campanha de lançamento da Peugeot na Alemanha; começou a namorar Márcio Garcia e quase casaram. Fez o catálogo 2000 para a Benetton com 15 anos. Aos 16 se mudou para Barcelona, bancada pela Traffic, braço espanhol da IMG. Em 2005 fez uma participação na novela Belíssima, da Rede Globo. De 2006 a 2008 fez a campanha da C&A. Tinha 23 quando casou-se com Wolff Klabin. Planos para 2009: “Trabalho, trabalho e mais trabalho. Continuar modelando muito aqui no Brasil e lá fora também. Manter uma carreira internacional tão boa e gratificante como a que tenho aqui. Crescer, né? É bom tanto pra vida pessoal quanto profissional”.

...Daniella! São doze anos de carreira, um corpo escultural e uma beleza ímpar,que rouba a cena em qualquer passarela. A modelo Daniella Sarahyba, 24 anos está no seu melhor momento. Por onde passa, a bela carioca esbanja simpatia e revela porque é uma das modelos mais bem sucedidas do país.

M U L HER C HE IROS A - 61


Foto: Igor Barbosa

Daniella Sarahyba se define como “simpática, carinhosa, alegre, extrovertida e com uma personalidade fortíssima”. Aos 24 anos, a modelo está no seu melhor momento, vivendo um mix de casamento feliz e excelente fase profissional, o que aumenta mais ainda o seu brilho pessoal e simpatia. São doze anos de carreira, um corpo escultural e uma beleza ímpar, que rouba a cena em qualquer passarela. Se inspirou em sua mãe, Mara Lúcia Sarahyba, também modelo, posando, desde pequena, para fotos de família e desfilando em casa. “Aos 11 anos eu já tinha 1,70 de altura”, diz.

Prefiro ficar só modelando mesmo, é o que sei fazer, o que gosto e com o que me identifico.

Você é muito o que você come, né? Então eu fico ligada para não abusar de nada.

62 - MU L H ER CHEIROSA

O corpo invejável é esculpido com muito exercício físico, sendo “uma hora de aeróbica e uma hora de musculação acompanhada por um personal trainner”, explica. Eternamente bronzeada, a bela não relaxa no uso do fator de proteção 30 e nos cuidados com os cabelos, hidratados semanalmente por ela mesma. “Eu mesmo faço no banho, compro um creme bom, de marca boa, e fico uma hora com ele no cabelo”. Casadinha e muito feliz com o empresário Wolff Klabin, ela acredita que a receita para um bom relacionamento tem como base o respeito e umas pitadinhas de ciúme. “Um pouco de ciúme faz parte também, para apimentar a relação. Mas respeito é fundamental. Respeitar o espaço de cada um, os amigos, o trabalho...”.


M U L HER C HE IROS A - 63


INFORME PUBLICITÁRIO

64 - MU L H ER CHEIROSA


O despertar do desejo Pensando em aliar bom gosto e qualidade, as empresárias Marcia Feitosa de Aguiar e Conceição Garcez trouxeram todo o requinte e diferencial à loja Carpe Diem, criada há pouco mais de dois anos. Essencialmente romântica, com peças contemporâneas, modernas e provençais, a loja se destaca pela sua beleza e originalidade. Com estilo único, na Carpe Diem podem ser encontrados móveis, adornos como também quartos de bebês. Outro ponto forte são os papéis de parede, com mais de 60 álbuns de diversos importadores do Brasil, contendo produtos de várias nacionalidades e as peças de alto nível da Cristais Di Murano, que a loja traz como novidade. A Carpe Diem dá ênfase também às listas de casamento, às coleções de prataria e cerâmicas exclusivas, tudo para compor a arte final de qualquer decoração. Todos os produtos da loja são escolhidos pelas empresárias, que viajam pelo Brasil inteiro em

busca de novos fornecedores e de peças novas. “São peças simples, mas bem escolhidas, e esse mix de produtos é que dá personalidade à nossa loja, onde você vai encontrar coisas de bom gosto e de baixo custo. É uma loja que desperta desejos, sonhos; aguça a vontade das pessoas de possuirem peças especiais dentro da sua casa ou do seu quarto”, enfatiza Márcia. Ambientadora há 20 anos, Conceição dá um toque pessoal em cada produto e reconhece o crescimento da loja no mercado cearense. “Muitas coisas que eu trago são para suprir as necessidades dos profissionais das áreas de decoração na conclusão de seus projetos, como por exemplo centros de mesa em prata, castiçais e outras peças fundamentais que finalizam o trabalho. A Carpe Diem chegou pra isso. Ainda estamos em processo de ascendência, mas pouco a pouco as pessoas estão conhecendo e reconhecendo a Carpe Diem como uma loja especial”, finaliza Conceição.

M U L HER C HE IROS A - 65


Ser mãe é o projeto mais nobre e encantador de uma mulher. Difícil expressar em palavras toda a complexidade existente nessa relação entre mãe e filhos. Como é delicado para a mulher conciliar o ser profissional que trabalha o dia inteiro, a esposa dedicada e, principalmente ser mãe. Quantas mães se sentem culpadas por não conseguirem dedicar mais tempo às necessidades de suas filhas? Aqui vai um conselho: faça o seu melhor e, mesmo que tenha uma ou 10 horas com o seu filho, seja inteira, viva cada momento pois é único e tão singular que marcará para sempre a vida do seu filho. Nessa relação, até mais do que em outras, o que prevalece é a qualidade e não a quantidade. Para ser mãe é preciso ter muito amor, dedicação, doação e construir com seus filhos uma relação de confiança e cumplicidade para que haja espaço para crescermos e sonharmos juntas. Marta Farias

Ser filha é ter o incrível prazer de ser amada incondicionalmente, é saber que tem com quem contar e a quem pedir ajuda ou conselhos, sempre que precisar. É dar e receber o amor mais puro e verdadeiro do mundo, sem motivos, somente porque existe entre a gente este laço eterno e maravilhoso. Ana Victória Farias Ana Beatriz Farias 66 - MU L H ER CHEIROSA


Texto: Alzira Aymoré

O mercado

se rende às mulheres A

participação da mulher no mercado de trabalho abriu perspectivas de projeção e participação ativa em várias áreas como política, saúde, economia, e nas mais diversas profissões, nas quais tem se destacado e exercido cargos considerados predominantemente masculinos. Segundo o economista e consultor financeiro José Maria Porto Sobrinho, nos últimos vinte anos a presença da mulher no mercado de trabalho aumentou bastante, gerando também uma maior participação no tocante aos investimentos. “Hoje elas representam algo em torno de 45% da população economicamente ativa. Com a mulher tendo seu emprego, ganhando seu dinheiro, vem o que ela tem de melhor quando o assunto é investimento: visão de longo prazo e a capacidade de gerir seus próprios recursos”, afirma. Com a presença crescente da mulher, o mercado financeiro vem passando por uma transformação, decorrente dessa mudança de comportamento. Segundo dados da BM&FBovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), há cinco anos o número de mulheres investidoras era de 15 mil, chegando a 53 mil em 2007, um crescimento de quase 250%. “Há alguns anos a

mulher era responsável pelos afazeres domésticos; hoje ela assume cargos de importância nas empresas. Pela primeira vez na história, duas mulheres assumiram o mais importante órgão fiscalizador do mercado de capitais, a CVM no Brasil e a SEC nos Estados Unidos”, informa José Maria Porto. Quando se fala em investir, homens e mulheres agem de forma diferente na hora de escolher uma aplicação. “A mulher tem o perfil mais conservador e o horizonte de investimento de longo prazo. O homem, pela sua índole, é mais arrojado e imediatista e procura investimentos com maior risco”, analisa o consultor financeiro. Com melhor conhecimento sobre o mercado financeiro, a mulher amplia suas opções de investimento. “No mercado de ações a expectativa é de que elas cheguem a ultrapassar a representatividade de um quarto dos investidores individuais”, diz. Ele adverte que o mercado de ações é algo difícil, até para os mais experientes, sendo necessário que a mulher entenda os pré-requisitos básicos dessa área. “Em qualquer tipo de investimento é aconselhável procurar a ajuda de um especialista”, aconselha.

M U L HER C HE IROS A - 67


Depilação Artística

Texto: Renata Aymoré | Foto: Igor Barbosa

Solte a imaginação A depilação brasileira ou brazilian wax, como é conhecida universalmente, tem sido cada vez mais requisitada entre as mulheres do mundo todo nos últimos anos. Mereceu até um lugar de destaque num episódio do sitcom preferido da mulherada, “Sex And the City”, além de altamente discutida em programas de beleza do exterior. Trata-se de uma espécie de “serviço completo”, onde há a depilação completa da genitália ou apenas uma tirinha fina. Na Clínica Mulher Cheirosa, a depiladora Rose Damasceno, que trabalha com estética há cerca de dez anos, notou que de uns quatro anos para cá, muitas clientes passaram a ousar mais e abusar da criativadade na área. O erotismo cada vez mais estimulado pela mídia através da exposição de imagens de belos corpos seminus, como no carnaval,

por exemplo, estimulou mulheres comuns, anônimas, a ousarem mais livremente e sem culpa no seu próprio corpo. “Passaram a pedir vários tipos de desenhos nas sessões depilatórias. Coelhinhos, setas, triângulos... os que mais saem são corações e iniciais do parceiro”, revela Rose. Porém, não para por aí: as mais modernas gostam de usar e abusar dos mais diversos tipos de enfeites, tatuagens de henna, glitter e até mesmo colorir os pelos, o que Rose garante que não prejudica a pele e dura somente alguns dias.

SEGREDOS DA DEPILAÇÃO Para um resultado mais sensual, saudável e bonito, seguem três dicas preciosas e muito fáceis de serem seguidas. 1. Compre uma bucha vegetal e a use regularmente, passando delicadamente pelo corpo todo. Isso evita os pelos encravados que dão um péssimo aspecto à área depilada. 2. Use um creme esfoliante na pele a cada duas semanas 68 - MU L H ER CHEIROSA


IMPORTANTE: Exponha-se ao sol somente três dias após a depilação, porque a pele fica sensibizada, podendo ocasionar manchas quando exposta aos raios solares,mesmo usando protetor solar. Caso isso aconteça, consulte seu dermatologista.

Ela tem clientes fidelíssimas que costumam desfrutar regularmente do serviço, mas o movimento em sua sala aumenta consideravelmente em datas como Dia dos Namorados, além de aniversários de casamento, namoro ou algo especial. A depiladora esclarece: “todas querem dar uma apimentadinha nos seus relacionamentos alimentando a fantasia dos homens. Muitas contam que eles ficam supresos e adoram ver seus nomes; dá uma sensação de posse”. Quando o assunto é dor, esta vai depender da textura dos pelos de cada pessoa; cada pele e cada desenho também. Rose conta que uma vez depilou uma cobrinha em uma cliente. “Além de ser o desenho mais estranho que eu fiz, doeu bastante por ser muito pequeno e contornado”, diz. Se, ao ler esta matéria, você estiver inclinada a passar por uma depilação artística e estiver com receio em relação à sua idade , à sua forma física, ou do seu parceiro não gostar, as estatísticas podem incentivar um pouco: “Na grande maioria dos casos, as mulheres voltam para outras sessões e contam que o resultado é sempre positivo. Os homens adoram e elas se sentem muito mais sensuais, poderosas e atrevidas”, revela. E então, disposta a ousar?

pelo menos. Antes da depilação é fundamental, afinal a pele tem que estar o mais limpa possível. 3. Durante a menstruação a depilação pode ser mais dolorosa, devido às alteraçoes hormonais, que causam a retenção de líquido no organismo, deixando a pele esticada e aumentando a sensibilidade a dor. M U L HER C HE IROS A - 69


INFORME PUBLICITÁRIO

INCONTINÊNCIA URINÁRIA X QUALIDADE DE VIDA Dr. Leocácio Barroso Urologista

I

ncontinência urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. Distúrbio mais frequente no sexo feminino, é mais comum do que muitos pensam, além de causar alteração importante na qualidade de vida de seus portadores. Muitos pacientes acabam evoluindo com quadros de isolamento social , baixa auto-estima e depressão. Causas: a eliminação de urina pode ser comprometida por várias situações. As causas mais comuns são : 1.mulheres que tiveram partos múltiplos; 2. comprometimento da musculatura dos esfincteres ou assoalho pélvico; 3. bexigas hiperativas que contraem independentemente da vontade do portador. Sintomas: tipos e sintomas 1. Incontinência urinária de esforço - o sintoma inicial é a perda de urina quando a pessoa tosse, ri, faz exercício, movimenta-se. 2. Incontinência urinária de urgência - mais grave que a de esforço, caracteriza-se pela vontade súbita de urinar que ocorre em meio às atividades diárias e a pessoa perde urina antes de chegar ao banheiro. 3. incontinência mista - associa os dois tipos de incontinência acima citados e o sintoma mais importante é a impossibilidade de controlar a perda de urina pela uretra. Diagnóstico: são dados importantes para o diagnóstico o levantamento da história dos pacientes e a elaboração de um diário miccional onde eles devem registrar as características e frequência

70 - MU L H ER CHEIROSA

da perda urinária. Outro recurso para firmar o diagnóstico é o exame urodinâmico, que é pouco invasivo e registra a ocorrência de contrações vesicais e a perda urinária sob esforço. Tratamento: o tratamento da incontinência urinária é basicamente cirúrgico, mas exercícios ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Atualmente , a cirurgia de Sling, em que se coloca um suporte para restabelecer e reforçar os ligamentos que sustentam a uretra e promover seu fechamento durante o esforço, é a técnica mais utilizada e a que produz os melhores resultados. Para a incontinência urinária de urgência , o tratamento é farmacológico e fisioterápico. O farmacológico proporciona o relaxamento da musculatura da bexiga. O tratamento fisioterápico exige disciplina da paciente e fisioterapeuta especializada. Recomendações: 1. Procure um médico para diagnóstico e identificação da causa e do tipo de perda urinária que você apresenta. 2. Não pense que a perda urinária é um mal inevitável nas mulheres depois dos 50 e 60 anos. Se o distúrbio for tratado como deve, a qualidade de vida melhorará muito. 3. Evitar obesidade e sedentarismo. Evitar o ganho de peso durante a gestação. 4. Praticar exercícios fisioterápicos para fortalecer o assoalho pélvico, são medidas que podem ser úteis na prevenção da incontinência urinária.

Av. Santos Dumont, 5753 - Sala 103 - Papicu Torre de Saúde São Mateus Fone: (85) 3265.8210 - 9995.3548 www.uroclinic.com.br


Foto: Igor Barbosa | Make up: Alex Pinheiro

looks para momentos Ăşnicos

M U L HER C HE IROS A - 71


Modelo LĂş Palhano, cabelo e maquiagem Alex Pinheiro 72 - MU L H ER CHEIROSA


Modelo Érika Rodrigues, cabelo e maquiagem Alex Pinheiro M U L HER C HE IROS A - 73


Modelo Mariana Madema, cabelo e maquiagem Alex Pinheiro 74 - MU L H ER CHEIROSA


Modelo Lisiane, cabelo e maquiagem Alex Pinheiro M U L HER C HE IROS A - 75


Modelo Ariane Costa, cabelo e maquiagem Alex Pinheiro 76 - MU L H ER CHEIROSA


Modelo Luisa Freire, cabelo e maquiagem Alex Pinheiro M U L HER C HE IROS A - 77


I贸dice

Fotos: Roberta Braga

Amapo

Colcci

O que pintou e

78 - MU L H ER CHEIROSA

Triton

Forum

Andr茅 Lima


Simone Nunes

Uma Ellus

rolou no SPFW

2nd Floor

Amapo

Ellus

M U L HER C HE IROS A - 79


É o real sentido da vida, da magia, do amor incondicional, da transformação e da continuação. Fátima Brilhante

A minha mãe é o meu maior exemplo! É uma mulher muito forte, que batalhou bastante para ter tudo o que tem hoje. Ela consegue ser forte sem deixar de ser feminina, consegue ser guerreira sem sair do salto, consegue ser mãe, empresária, amiga, esposa tudo ao mesmo tempo e com uma maestria incrível! Ela é a mistura sutil de elegância e simplicidade. Na verdade, a minha mãe é, acima de tudo, meu equilíbrio, porque com ela eu encontro carinho, apoio, colo. Ela é o abraço que mais me conforta em qualquer momento que eu precise, de probleminha à coisa séria, ela está sempre aqui. A sua energia, o seu entusiasmo contagia! É simplesmente alguém que não tem o sobrenome Brilhante por acaso. Mayara Brilhante

80 - MU L H ER CHEIROSA


Texto: Priscila Alcântara | Foto: Igor Barbosa

Seus pés agradecem • Os pés transpiram muito, facilitando o desenvolvimento de micróbios. Procure sempre lavá-los com água e sabão secando-os bem em seguida. • Para que as unhas não encravem, corte-as com alicate respeitando seu formato natural, reto. • Os pés também sofrem com as agressões externas, por isso é fundamental aplicar hidratantes com filtro solar. • Procure sempre usar um calçado confortável. Os calos são resultados do atrito da pele com sapatos inadequados. • Evite usar pedra-pomes e lixas de metal. Use lixa fina ou creme esfoliante para remover células mortas e calosidades.

O mundo a

meus pés Carrega peso, anda pra lá, anda pra cá... Coitados dos pés! É importante cuidar diariamente deles, mas somente lixar as unhas, retirar a calosidade e escolher um belo esmalte não é o suficiente para deixá-los belos e com aquela sensação de bem-estar. Hoje os serviços de pedicure estão mais sofisticados, e os pés são mimados com massagens relaxantes e tratamentos num verdadeiro Spa! Aliás, muito mais que uma massagem, na Clínica Mulher Cheirosa o Spa dos pés utiliza uma técnica de hidratação, esfoliação e relaxamento, que remove as células mortas, suaviza a calosidade e asperezas, clareando, amaciando e melhorando a estrutura da pele. “Primeiramente os pés recebem uma loção higienizadora, depois retiramos ao máximo a calosidade do pé. Após o uso do esfoliante, próprio para remover as células mortas, o pé é coberto por um plástico para ser aquecido e ficar com as cutículas mais moles a fim de serem retiradas com mais facilidade. Para finalizar, utilizamos um óleo massageador”, explica a pedicura Jocileide Paiva. Com ação terapêutica, aliviante e antiestress, essa hidratação rápida tem resultado imediato. “Os pés ficam macios e finos. Para mantê-los hidratados recomendamos fazer o Spa de 15 em 15 dias”, afirma Jocileide.

M U L HER C HE IROS A - 81


Meditação Texto: Alzira Aymoré

aprendendo a ouvir o ser interno

82 - MU L H ER CHEIROSA


“Meditar vem do latim medire, que significa a dosagem certa para ser inteiro, ou seja, o emocional, o espiritual, o intuitivo e o fisiológico. Ela prepara o indivíduo para se comunicar com os outros e consigo mesmo, melhorando a afetividade e atuando em nosso cotidiano”, esclarece o Ph.D em Física Quântica, professor Harbans Lal Arora, indiano naturalizado brasileiro, residente em Fortaleza e autor do livro “Terapias Quânticas – cuidando do ser inteiro”. O estado meditativo promove o diálogo interno porque esse é um estado elevado de consciência, que chamamos de supra-consciente, um estado criado pela meditação, gerador de sentimentos de paz, de fraternidade, amor, intuição e criatividade. “Escolhemos os estados que queremos desenvolver, para intensificá-los através da meditação, que levará à transformação que a gente deseja”, explica Harbans, que aplica Terapias Quânticas em hospitais desde 1995, atendendo individualmente casos de depressão, câncer, AIDS, drogadicção, problemas neuro e cardiovasculares e psicossomáticos. Existe uma crença geral de que meditar é para poucos, porque exige tempo, local apropriado e facilidade para silenciar a mente, algo muito difícil em meio a esse turbilhão de informações e a necessidade de acompanhar a velocidade dos acontecimentos. “Eu medito quando vou ao trabalho, através da meditação dinâmica, que se pode fazer em qualquer lugar”. Quando enfrentamos algum tipo de problema, como falar em público ou uma entrevista de emprego, uma meditação simples de três minutos pode tranquilizar a mente. Através da respiração e do uso de mudras (gestos feitos com as mãos), mesmo de olhos abertos posso meditar”, ensina o professor. A meditação passiva serve para ajudar a trabalhar algum aspecto que se queira. É feita ao acordar e ao deitar, em torno de 15 minutos cada. A meditação pode ser usada em atividades cotidianas, ajudando o aperfeiçoamento do ser, promovendo mais facilidade na comunicação. Ela se dá em vários níveis, transcendendo o ego e alcançando o self, que é a nossa real natureza. “O ego é importante

na realização das diversas tarefas, mas quando o ego domina nos tornamos egoístas”, diz. Esse estado de self permite entrar em contato com o coletivo através das energias sutis, que são compartilhadas produzindo o bem-estar dentro de um grupo, na família, na escola, numa empresa, num clube. “Através da ressonância entramos em contato com outras pessoas, em qualquer distância”, explica Harbans, sobre a meditação à distância. Ele coordena o Grupo pela Paz, com o projeto Fortaleza em Paz, a fim de, através da meditação coletiva, diminuir a violência na cidade. “Há alguns dias trabalhamos com aproximadamente 400 policiais da Ronda do Quarteirão e fiquei impressionado com eles. A idéia é pacificar para que desenvolvam seu trabalho sem violência. Estamos formando agora 10 instrutores policiais, que darão seguimento ao projeto”. O professor é procurado por pacientes que vão passar por algum tipo de cirurgia e que aprendem técnicas de meditação. “De modo geral, o médico dá ao paciente informações técnicas, e nós o preparamos para a cirurgia através da meditação. Isso influencia no sangramento, no tempo de recuperação. Há médicos que solicitam o meu acompanhamento na sala de cirurgia, em casos mais graves, porque através da auto sugestão falo com o pacientes que entende mesmo anestesiado” relata, explicando que o inconsciente não pode ser anestesiado. “É muita loucura, tem casos muito interessantes”, diz, sorrindo. Meditação e beleza Esteticamente, a meditação pode produzir alterações no rosto, o que Harbans denomina de técnica da auto-maquiagem. “O rosto é o espelho do nosso interior e, mesmo maquiado, dá para perceber a tensão. Através dessa técnica o rosto alivia a tensão emocional, mental e fisiológica; assim a mudança interna torna o rosto mais brilhante e bonito. Eu chamo isso de ética interna, que é o perfeito funcionamento da saúde em sua totalidade”, define.

M U L HER C HE IROS A - 83


INFORME PUBLICITÁRIO

Lipoaspiração, sinonímia e a lei Dr. Nestor Vasconcelos Cirurgião Plástico

L

ipoaspiração é o método em que se retira gordura da camada abaixo da pele (subcutâneo) por meio de cânulas de sucção ou seringas apropriadas, com finalidade de modelar o corpo. Foi inventada por Illouz em 1980, na França, sendo atualmente o procedimento mais realizado na Cirurgia Plástica. Existem muitos nomes utilizados para definir as formas de lipoaspiração, por exemplo: 1 – Lipoaspiração não infiltrativa ou seca, hoje obsoleta, pouco utilizada. 2 – Lipoaspiração infiltrativa ou Hidrolipoaspiração, em que se utiliza, além da infiltração, medicamentos para evitar sangramento. É a mais utilizada no momento. 3 – Lipoescultura, que é método em que se utiliza a retirada de gordura de um ponto do corpo para injeção em outra parte do corpo, conferindo modelagem de contorno corporal. 4 – Vibrolipoaspiração, que se utiliza de um aparelho vibrátil, facilitando a aspiração e diminuindo o trabalho mecânico do cirurgião. Outros métodos existem mas, estão em desuso e existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que disciplina as indicações e limitações da lipoaspiração. Em suma, se pronuncia a Resolução nº 1.7711 de 10 de dezembro de 2003 do CFM: Reconhece a lipoaspiração como técnica válida no arsenal da cirurgia plástica alertando, contudo, que a mesma não deve ser utilizada como meio de emagrecimento. Deve ser feita por cirurgião especializado em local com condições de segurança, sob anestesia e que seu volume não exceda 7% do peso corporal, nem 40% da área corpórea a ser aspirada. A satisfação e a segurança dos clientes são fatores inestimáveis.

Plastclinic Rua Carolina Sucupira, 1151- Aldeota Tel: (85) 3457-8288/ 3457-8280


GUIA NOIVAS

A entrada triunfal

Um passo a passo para chegar linda ao altar

Simbolismos do casamento

O significado das flores e de cada ano de casados

Damas e pagens

Um toque de graça e leveza na cerimônia

Chá de panela e lingerie

Receba presentes e descontraia com os amigos

M U L HER C HE IROS A - 85


86 - MU L H ER CHEIROSA


Vestido tomara-que窶田aia branco em tafetテ。 bordado com rendas e pedrarias, Styllus Noiva - Brincos, Apimentadas. Modelo Paula Cruz, cabelo e maquiagem Alex Pinheiro. M U L HER C HE IROS A - 87


Vestido tomara-que-caia marfin, em tule francês, com fitas em cetim, Maison Vip by Claudinha Filomeno - Brincos e colar de pérolas, Apimentadas. Modelo Lú Palhano, cabelo e maquiagem Alex Pinheiro. 88 - MU L H ER CHEIROSA


M U L HER C HE IROS A - 89


90 - MU L H ER CHEIROSA


Vestido tomara-que-caia branco, em tule e cetim bordado em renda organza e pedrarias, Vert Rouge - Brincos, Apimentadas. Modelo JĂŠssica Gomes, cabelo e maquiagem Alex Pinheiro.

M U L HER C HE IROS A - 91


Vestido com busto drapeado branco em gazar de seda, Maison Vip - Sandรกlias prata com pedrarias, Carmen Steffens By Claudinha Filomeno. Modelo Fernanda Campelo, cabelo e maquiagem Alex Pinheiro.


M U L HER C HE IROS A - 93


94 - MU L H ER CHEIROSA


Vestido branco em tafetรก amassado com tule, Styllus Noiva - Brincos de cristal, Apimentadas. Modelo Ariane Miranda, cabelo e maquiagem Alex Pinheiro. M U L HER C HE IROS A - 95


96 - MU L H ER CHEIROSA


Mini vestido branco com calda em renda organza e tule francês, Solange Satho - Brincos, Apimentadas Sandálias prata com pedrarias, Carmen Steffens. Modelo Érika Rodrigues, cabelo Alex Pinheiro e maquiagem Érika Rodrigues.

M U L HER C HE IROS A - 97


98 - MU L H ER CHEIROSA

85 8706.1.17 - 9622.5502


M U L HER C HE IROS A - 99


100 - MU L HER CHEIROSA


M U L HER C HE IROS A - 101


Rua Alberto Magno, 339 - Montese - Fone/Fax: (85) 3463.9985

102 - MU L HER CHEIROSA


Rua Alberto Magno, 335 - Montese - Fone/Fax: (85) 3463.9602

M U L HER C HE IROS A - 103


104 - MU L HER CHEIROSA


M U L HER C HE IROS A - 105


Texto: Priscila Alcântara

Pronta para casar É óbvio que estar bela no dia do seu casamento é o desejo de toda mulher. Atenta a isso, a Mulher Cheirosa criou um guia especial para você, com dicas e cuidados especiais desde a organização do seu chá-de-panela até os preparativos pessoais para o dia especial. Por isso, oferecemos toda atenção para escolher nossos serviços e profissionais, para que no dia mais importante da sua vida você esteja linda e radiante. O que você deve fazer para chegar radiante ao seu casamento:

Seis meses antes

- É ideal o tratamento com peelings. - Pratique atividades físicas. Faz bem para o corpo e ainda tem a capacidade de diminuir o estresse. - Se quiser mudar a cor ou o corte de cabelo, este é o momento. Se não der certo, dá tempo consertar. - Corte as pontas dos cabelos duas vezes até a cerimônia. Eles vão ficar saudáveis e com a aparência mais bonita.

106 - MU L HER CHEIROSA

- Em seis meses também é possível restaurar cabelos secos com hidratações e banhos de creme.

Um mês antes

- É hora de consertar as falhas da sobrancelha. Recomenda-se que seja feito com uma designer. - Pode-se fazer sessões de drenagem linfática, já que ajuda muito na diminuição da retenção de líquidos.

Quinze dias antes

- Aplicar unhas de porcelana, para se adaptar com calma ao tato. - Tratamento dos pés para eliminar calosidades, acertar o formato das unhas e amaciar a pele (podologia). - Revitalização nos cabelos com uma boa hidratação.

Uma semana antes

- Prova do penteado. - Faça uma limpeza de pele para retirar cravos e células mortas. - Se já tiver feito um peeling de cristal, este é um bom momento para repetir a dose. Ele deixa a pele do rosto linda.


- Um banho de argila ou chocolate é ideal para desintoxicar a pele e auxiliar na diminuição da retenção de líquidos e proporcionar hidratação profunda.

De três a um dia antes

- Passe por uma depilação completa. - Faça uma descoloração e esfoliação corporal para retirar as células mortas e preparar o corpo para a hidratação.

No dia

- Se for fazer o Dia da Noiva, opte por um dia completo com banhos de sais perfumados, afrodisíacos, hidromassagem e massagem relaxante com terapia de pedras quentes, que ajuda a relaxar. - Manicure e pedicure. - Penteado e maquiagem. - Hidratação facial (para dar viço e clarear a pele), parafina e Spa dos pés.

Dia D

Entrar deslumbrante na igreja, com um penteado maravilhoso, que permita dançar a noite toda sem despencar, e uma maquiagem perfeita para uma pele igualmente boa, requer os cuidados especiais de bons profissionais. As noites de insônia e a alimentação desregulada deixam a pele cansada, o peso oscilando e, no momento que deveria estar maravilhosa, explodem as olheiras e as gordurinhas indesejadas. Para auxiliar nesses pequenos cuidados a Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa oferece o Spa da Noiva. Existem pacotes montados para cada tipo de situação, podendo ser alterado de acordo com a sua necessidade. Tudo com muito bom gosto e estilo, num ambiente reservado, onde você recebe todos os mimos que uma noiva merece.

Cabelos e maquiagem

A escolha da maquiagem para o dia do casamento tem que seguir o estilo da noiva. O importante é fazê-la se sentir bem e linda. Geralmente, os maquiadores indicam tons pastéis, mas caso você queira ousar, também pode. Veja alguns mandamentos de beleza para as noivas: - No dia do casamento a sugestão é carregar mais na maquiagem, para que fique intacta durante toda a cerimônia e recepção. - Use cílios postiços: fortalecem o olhar, dando mais feminilidade e expressão. - Escolha a cor certa para seus lábios: as cores suaves e claras se remetem ao romantismo do

dia, mas caso você queira ousar, também pode. - Não se esqueça do blush: ele evidencia as formas do rosto e dá o ar de saúde. Eleja os tons rosados ou bronzeados. São mais chiques e clássicos. - Use maquiagem corretiva: ela suaviza os pontos que devem ser disfarçados e ressalta os que devem ser evidenciados. - Atenção aos cabelos totalmente presos: se a noiva não quiser se caracterizar como a atriz Audrey Hepburn, a “bonequinha de luxo”, melhor optar por cabelos mais descontraídos. - Atenção redobrada aos cabelos soltos: eles podem não ficar bem e pesar no semblante. Prefira um modelo meio preso, pois ele resiste mais à noite da festa.

Simbolismos Flores Confira o significado de algumas flores para decorar seu casamento: - Flores do campo: equilíbrio, ponderação - Gérbera: alegria, energia - Copo-de-leite: equilíbrio e aceitação - Crisântemo branco: verdade - Crisântemo vermelho: “eu amo” - Lírio: casamento, pureza, nobreza - Margarida: inocência, amor leal - Orquídea: beleza, luxúria, perfeição, pureza - - Tulipa amarela: amor com esperança, reconciliação - Tulipa vermelha: declaração de amor - Rosa laranja: fascinação, encanto - Rosa vermelha e branca juntas: união - Rosa Chá: gratidão, respeito, apreciação - Rosa cor-de rosa: amizade, carinho - Rosa vermelha: paixão, admiração, desejo Festeje diferente a cada ano A Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa prepara você para comemorar com glamour e estilo essa data especial. Cada aniversário possui um significado, confira: 1º ano – Bodas de papel 5º ano – Bodas de madeira 10º ano – Bodas de estanho 15º ano – Bodas de cristal 20º ano – Bodas de porcelana 25º ano – Bodas de prata 30º ano – Bodas de pérola 40º ano – Bodas de rubi 50º ano – Bodas de ouro 60º ano – Bodas de jade 70º ano – Bodas de Vinho 75º ano – Bodas de diamante M U L HER C HE IROS A - 107


Damas de honra Damas de honra e pajens conferem graça e suavidade a um casamento. Podem ser de qualquer idade, mas o ideal é que tenham entre 4 e 8 anos, que sejam desinibidos e que tenham um relacionamento próximo com a noiva. As daminhas têm como função ajudar com o véu da noiva, segurar as alianças (quando estiverem sem um pajem), jogar pétalas de flores até o altar e segurar o buquê da noiva durante a cerimônia. De modo geral, a roupa das daminhas é dada pelos pais, cabendo à noiva os arranjos da cabeça, buquês e luvas, embora nada impeça que a noiva arque com todas despesas.

Trajes das daminhas

As cores que predominam são o branco, pérola ou tons pastel, mas vestidos estampados são bem vindos em cerimônias pela manhã. O comprimento das saias deve ser um pouco acima do tornozelo. Sapatos e vestido têm a mesma cor. Os mini buquês são iguais aos da noiva. Os arranjos da cabeça podem ser naturais ou artificiais.

Trajes dos pajens

As cores que predominam são os tons escuros e brancos. Sapatos de amarrar, de verniz combinando com meias brancas. 108 - MU L HER CHEIROSA


Chás

Com o objetivo de ajudar os noivos a montarem sua cozinha, os chás de panela são momentos propícios para descontração entre amigos. Cada convidado encarrega-se de levar um item da lista de presentes, além, claro, de muita alegria e animação. Na organização do evento, pode-se optar pela contratação de um Buffet ou pela participação dos amigos, caso em que cada um leva um prato (quente ou frio, doce ou salgado) ou uma bebida para a festa. Vale lembrar que é possível providenciar lembrançinhas para serem distribuídas, pois nunca deixa de ser um gesto agradável por parte dos anfitriões. Essencial mesmo é que se crie um ambiente de alegria, um clima de descontração, cujo ponto alto são as brincadeiras e as prendas.

Brincadeiras para animar seu chá

A brincadeira básica no chá-de-panela é fazer com que a noiva, de olhos vendados, adivinhe o presente que está em suas mãos. Para isso, as convidadas devem fazer embrulhos complexos, para dificultar. No caso de querer ainda mais difícil, pode-se pedir para a noiva adivinhar quem lhe deu o referido presente. Quando a noiva errar o presente, ou quem lhe deu (se for o caso), ela deverá ser pintada ou pagará uma prenda.

Batata-quente

A organizadora da festa deverá separar vários itens como touca de banho, meia-calça colorida, máscara (de onçinha, do zorro, de coelhinha, de mulher-gato etc) enfim, tudo que ela encontrar de baratinho e brega. Deve também escolher algumas coisas legais como anéis, broches, fivelinhas, batom, minibuquê etc. Ela coloca uma música e, sem que as outras convidadas vejam, esconde um dos itens em uma caixa. A caixa deverá passar de mão em mão na roda e, quando a organizadora parar a música, a pessoa que estiver com ela deverá abri-la e vestir ou usar o que estiver dentro. No final da festa, as convidadas poderão levar seus “presentes” para casa.

Filme – Questionário

Essa brincadeira é muito divertida, mas exige certa produção. Vai ser preciso montar um questionário com pelo menos vinte perguntas. Podem ser perguntas ingênuas, outras mais picantes – depende um pouco da turma. As perguntas serão feitas para o noivo antes do cháde-panela e gravadas em vídeo. É preciso das um espaçinho entre uma pergunta e outra, para poder parar entre elas e checar com a noiva as respostas dadas. Uma pergunta é feita, ela responde, depois todo mundo checa a resposta dele no filme. Se não forem iguais, ela deverá pagar uma prenda.

Cardápio

O cardápio do chá-de-panela dependerá do horário escolhido para o evento. Se você optar por fazê-lo à tarde, escolha bebidas como sucos ou chá, salgadinhos, sanduíches e pães variados. Tudo bem leve. Caso o evento seja à noite, você poderá servir vinho branco, batidas e coquetéis, canapés e algum prato quente da sua preferência.

M U L HER C HE IROS A - 109


Texto: Priscila Alc창ntara | Fotos: Igor Barbosa

Queda livre

110 - MU L HER CHEIROSA


Problemas

Os cabelos podem ser virgens ou ter químicas diversas. Tanto o fio de cabelo quanto o couro cabeludo necessitam de cuidados especiais, e é importante que, antes de qualquer processo – tintura, alisamento, permanente – o cabeleireiro faça o diagnóstico capilar, primordial também para descobrir aquele probleminha de queda ou desestruturação da fibra.

soluções

A

queda de cabelo pode estar associada a alterações hormonais, como o desequilíbrio nas taxas do estrógeno, hormônio feminino responsável pelo brilho capilar e o aumento do hormônio masculino, testosterona, que age inversamente, provocando o enfraquecimento do fio e ocasionando a queda); dietas (carência de vitaminas, proteínas, sais minerais e lipídios no organismo faz com que o cabelo não absorva a quantidade suficiente desses ele mentos causando um enfraquecimento do bulbo capilar); problemas dermatológicos como caspa, dermatite seborréia, psoríase; e excesso de oleosidade. “Um bom diagnóstico do fio, com uma análise minuciosa em todo o cabelo, da raiz às pontas, informa ao cliente qual a real condição de seu cabelo e consequentemente, indicamos o tratamento adequado a ser utilizado. Quando o cliente sabe como está seu cabelo, ele se torna realmente consciente de que não deve ir ao salão só para fazer uma única seção de beleza, e sim uma rotina de tratamento”, esclarece a terapeuta capilar Virginia Sanchez, da Clínica Mulher Cheirosa. Ela indica como tratamentos o peeling não abrasivo, pois não forma crostas nem tecidos, e a drenagem dos gânglios, que descongestiona o folículo piloso. “No caso da alopécia androgenética, que é a calvície tanto feminina, quanto masculina, a eletroestimulação, cromoterapia, fitoterápicos e plasmas marinhos podem ser utilizados”. Em tratamentos caseiros, Virginia indica o uso de produtos com efeitos adstringentes para o couro cabeludo com princípio ativo principal o lauril sulfato de sódio, que funciona como um “desengordurante” muito eficaz. No caso de oleosidade excessiva produtos com ação antifúngica são os mais recomendados.

O problema - Descoloração, alisamento, escovas definitivas e progressivas podem ocasionar quebra de fio, queimaduras no couro cabeludo e também queda de cabelo. A solução – Queratinização hídrica, reconstrução catônica ( ou catiônica) e acidificação da fibra são os tratamentos mais indicados. O problema - Quando o couro cabeludo é extremamente seco, os fios são geralmente rebeldes e armados, assim como os cabelos crespos e cacheados, que têm uma má distribuição de queratina na fibra, proporcionando um desequilíbrio hídrico no fio. A solução - Nestes casos são indicados produtos com princípios ativos umectantes à base de uréia, cistina, óleos essenciais, proteínas hidrolisadas e queratina. M U L HER C HE IROS A - 111


112 - MU L HER CHEIROSA


Bem, descrever sentimentos já não é fácil e descrever o que ela representa para min então...ela é tudo pra mim! Minha amiga e meu porto seguro; uma mulher de virtudes, sua beleza sempre foi o meu maior orgulho. Sua coragem, minha maior inspiração; sua humildade lhe troxe o sucesso; seu sorriso se tornou a sua marca; sua fé foi o que a fez ser mãe, amiga, filha, esposa e empresária completa. Minha mãe é isso pra mim: a pessoa que eu mais admiro no mundo. Eu te amo, mãezinha! Lilianne Veloso Ser mãe é um dom divino, amor sem medidas e incondicional. Sou muito feliz por receber de Deus a benção de ser mãe e de ter na minha vida dois filhos maravilhosos que me enchem de orgulho. Com eles aprendi a crescer, a ver a vida com outros olhos e reconheço que tudo que renunciei para estar com eles foi recompensado pela satisfação de vê-los adultos e felizes, resultado do amor e carinho que dediquei. Amo vocês! Eveline Veloso 114 - MU L HER CHEIROSA


Texto: Renata AymorĂŠ | Fotos: Igor Barbosa

Lilianne Veloso conta as dores e delĂ­cias de ser mulher, bonita, jovem e bem sucedida. M U L HER C HE IROS A - 115


ennaili 116 - MU L HER CHEIROSA


Lilianne M U L HER C HE IROS A - 117


Q

uem a vê passar na rua não faz idéia do quanto esta loira de 27 anos com jeito de menina tem tantas coisas em mente. E, muito menos, do quanto ela se entrega todos os dias ao trabalho. Porém, isso não parece incomodá-la. Pelo contrário, o sorriso meigo e o brilho nos olhos estão sempre presentes no rosto de Lilianne Veloso. “Eu posso dizer com toda a sinceridade do mundo que trabalho muito feliz, tenho prazer e alegria. Adoro o que faço!”, revela a bela. Ela herdou dos pais não só um império da estética cearense, mas também o ingrediente principal dos seres de sucesso: paixão. Nascida sob o fogo do signo de leão, a loira faz jus aos astros. Cheia de energia e esbanjando a realeza do animal, Lili – como é carinhosamente conhecida - só dá saltos certeiros. Porém, nem sempre foi assim. Antes de assumir o marketing da empresa, o Spa das Noivas, Debutantes e o Special Day, espaço de beleza da Clínica Mulher Cheirosa, a moça teve que mostrar a que veio para a mãe, Eveline Veloso, dona da empresa. Ela já estava se acostumando com a vida de menina independente, longe da família, seu porto seguro. Morou em Natal, onde estudou por um tempo e, mais adiante, após ter ajudado o salão a se reestruturar após um periodo de mudanças, foi para a Flórida, Estados Unidos. Porém, aonde fosse, o gene do gosto pelo belo estava sempre presente. “Lá eu fiz um curso de estética e montei um salãozinho em casa mesmo. Era uma suíte linda, bem equipada, organizada e tudo na cor pink. Tinha minhas clientes, que eram fidelíssimas e adorava ajudá-las a ficar mais bonitas”, relembra. Contudo, quando retornou ao Brasil, o cenário que tinha deixado havia mudado. “Eu cheguei aqui e o salão tinha tomado proporções bem maiores. Eu

118 - MU L HER CHEIROSA

não me senti muito encaixada, não sabia como ser útil, fiquei meio perdida, sem saber como desenvolver o meu trabalho no salão. Eu só conseguia matar a saudade das minhas amigas e sair para festas sempre que podia, sem muito rumo”, revela. AMOR E SONHOS REALIZADOS Embora não acredite em contos de fadas nem em príncipes encantados, neste momento entra em cena uma pessoa importante. “Eu conheci o Rafael, meu marido, ainda nesta fase de confusão, de não saber o que fazer. Ele passou a me incentivar a encontrar algo que meus pais andavam me cobrando bastante: foco”. E com foco, persistência e uma boa dose de carisma, Lili foi encontrando seu lugar no salão e “colocando para fora” ideias que fizeram o diferencial no local como o super aconchegante espaço para noivas, um belo website, um snack bar, e partiu para realizar um antigo sonho: criar a revista Mulher Cheirosa. E quando Lilianne sonha, ela trata de mover mundos e fundos para realizar. “Era para ser um catálogo, mas quis logo fazer a revista. Então, fui atrás de um editora para ver esse sonho começar a tomar forma. Trabalhei com uma equipe maravilhosa que, hoje, continua comigo. Foi um processo trabalhoso, mas valeu demais a pena. Quando eu vi a primeira revista pronta – juro!- fiquei toda arrepiada”, conta, com os olhos mais brilhantes que nunca. O lançamento da primeira revista foi um absoluto sucesso, o que a deixou ainda mais entusiasmada e comprometida para seguir adiante com o projeto. Dessa forma, a bela assumiu esta empreitada num pulo de cabeça e um mergulho apaixonado pelo que está realizando. A prova maior é a quantidade de recortes, sugestões e observações para a revista em sua mesa. Ela mostra para a equipe jornalística, pergunta, mostra de novo, ri, se empolga com boas ideias como uma criança com um saboroso doce. “Eu não paro um minuto... na minha casa, estou sempre


assim também, sempre aberta para receber boas dicas, inspiração. Recorto, anoto, assumi mesmo essa revista, de todo o coração”, relata. Privilegiada, sortuda ou guerreira? “Eu me considero privilegiada por ter minha mãe, e sortuda por ela ter chegado aonde chegou. Não sei se me considero guerreira, embora tenha muitos projetos e sonhos e procure realizá-los”, diz. O AMOR POR TRÁS DO SUCESSO Há algo que nunca é deixado para trás ou esquecido por ela: a vida familiar e as relações pessoais, o que ela garante ser um fator responsável para seu sucesso profissional. Com seus pais, Lilliane aprendeu a correr atrás dos sonhos e não perder a ternura mesmo em momentos tensos. “Meu pai e minha mãe são maravilhosos, eu sou louca por eles. Eu aprendi muito e aprendo cada vez mais com eles todo dia. Família é tudo para mim, somos muito amigos e confidentes”. E no coração dela também está sempre garantido o lugar mais que cativo do irmão Ítalo, o caçula, que atualmente mora na Espanha. “Eu morro de saudades, muita mesmo. A gente sempre teve uma ligação muito forte, eu me sinto meio mãe dele. Ele sempre me pedia conselhos sobre vários assuntos, inclusive mulheres”, se diverte a loira. Quanto ao casamento, será que há planos de algum herdeiro, para aumentar em grande estilo a lista de amores? “Eu queria muito ser mãe antes dos trinta anos, por isso, pode ser que venha um bebê por aí, queria logo dois de uma vez... mas eu tenho um pouco de receio porque eu acho, às vezes, que eu vou ser daquelas mães muito amigas, sabe? (risos) E eu sei que mãe também tem que saber ser dura quando precisar, mas acho que vou saber educar, ser uma boa mãe, sim”, analisa. Católica de coraçao, tem muita fé, mas não vai à igreja assiduamente. “Todas as noites eu agradeço a Deus por tudo, peço muito também, e perdão, então... (risos)”. Se ela sofre preconceito por ser uma mulher bonita e jovem no comando? Muito difícil. Com sua marca registrada, seu belíssimo sorriso, a moça ajuda a comandar centenas de funcionários com simplicidade, respeito e uma simpatia que salve, salve! “Eu me dou bem com todo mundo. Sou sincera, até demais, e muito humana e transparente. Quem souber lidar com isso, ganha minha amizade”. Lilianne se valoriza sim, mas reconhece suas fraquezas na mesma proporção. “Não sou perfeita e sei que posso dizer ou fazer algo que desagrade ou magoe alguém”, analisa. O rostinho de boneca pode até enganar, mas não tenha dúvidas: Lilianne Veloso, de fato, é um mulherão.

Saia justa Daqui a 10 anos vou... estar na Globo(risos). Chego perto de Deus quando... rezo, reflito. Já me apaixonei platonicamente por... Fábio Jr. Meu jeito de espantar a tristeza é... deixar passar. Prazer com culpa... doces, eu amo chocolates, bolos, tudo! Um homem... pode ser três? Meu pai, meu irmão e meu marido. Sou totalmente viciada em... ser feliz. Eu quero ser mãe... antes dos 30 Homem bonito... meu marido, claro! Mulher bonita... existem muitas, mas auto-confiança, simpatia e inteligência, é essencial. Me arrependo de ... nada. Me acho bonita... dia sim, dia não. Ah, eu gosto de mim. Pitada na relação... Ciúme; um pouco é bom. Não vivo sem meus perfumes... Jean Paul Gautier e Mademoiselle. Sou vaidosa... e muito! Gosto de estar bem. Viagem inesquecível para ...Salvador, Arraial d’Ajuda e Morro de São Paulo, com 10 amigas, no Carnaval. Já errei... muito, mas acertei também e não seria o que sou hoje se não tivesse passado por tudo isso. Sexo no primeiro encontro... não faria jamais, tenho outros princípios, mas é de cada um... Meu estilo é... estar na moda de acordo com meu estado de espírito, sempre!

M U L HER C HE IROS A - 119


COMPORTAMENTO

O que detona um

Texto: Alzira Aymoré

relacionamento Quando um não quer, dois não brigam, diz o ditado. Num relacionamento entre casais, a vontade de ficar juntos encontra algumas dificuldades que podem desandar a receita de amor perfeito. No livro “Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus”, o autor John Gray cita que o maior problema nos relacionamentos é a tendência de supor que nossos parceiros são exatamente iguais a nós. Para a psicóloga e psicoterapeuta Carlota Elizabeth Távora Fiúza, relacionar-se requer a tarefa de lidar com outras características diferentes das nossas. “É reconhecer que o outro, embora tenha semelhanças, também possui necessidades, características e desejos diferentes, o que implica em, além da ta-

Marcio Petrone

Para o empresário , 28, o que estraga um relacionamento hoje em dia é a falta de compreensão com seu parceiro, o que leva a pessoa a ser egocêntrica. “Para se ter um relacionamento duradouro acho que a palavra chave é compreensão, pois quando se ama alguém você compreende as virtudes e fraquezas do seu parceiro. E quando se fala em relacionamento, se fala em entender o que seu parceiro gosta, o que ele não gosta para o relacionamento se manter sempre em harmonia.”

120 - MU L HER CHEIROSA

refa de lidarmos com nossas questões, nem sempre fáceis, termos de conciliar estas com as das de nossos parceiros, ofício esse, diga-se de passagem, nada fácil”. Cada pessoa é única e é necessário olhar para o outro sentindo um desejo saudável em conhecer, explorar, e começar uma relação. É como uma criança que olha para a vida com fascinação pela descoberta das coisas novas, e sempre querendo mais. Um envolvimento amoroso deve acontecer de maneira saudável, onde a paixão seja intensificada com respeito e aceitação. “A difícil arte de amar pressupõe cuidados para com o outro, dedicação, amor, companheirismo, respeito. Requer

Marcelo Ferreira

Para o empresário , a falta de respeito, de carinho e mau humor são os fatores principais para o desgaste de um relacionamento. “O importante é não tratar a relação como um jogo de interesses e muito menos deixar cair na rotina, que pode vir a prejudicar a relação. Por isso, fazer algumas coisas sem planejar, como uma viagem inesperada ou sair de carro no meio da madrugada para ir observar as estrelas, ou um simples gesto de mandar flores, fazendo com que surja a admiração e crie um ambiente que afasta essa possibilidade de estragar o relacionamento.”


Carol Maia

A empresária , 30, acredita que ciúme possessivo (psicose) e falta de confiança acabam um relacionamento. “Porque a relação vai ficando desgastada com tanta cobrança e questionamentos, e não há nenhum ser humano que suporte isso. Por uma questão cultural é comum as pessoas acreditarem que ciúme é prova de amor e que podem fazer pequenos sacrifícios como deixar de ir a determinados lugares ou trocar de roupa para que a pessoa amada não se chateie. O problema é que esses pequenos sacrifícios tendem a transformarse em pequenas prisões com o passar do tempo. O ciúme vai aumentando e o prazer de estar na companhia do outro vai diminuindo”.

atenção constante à relação, ao equilíbrio entre os interesses mútuos”, enfatiza a psicóloga. Mas nem sempre aquele “mar de rosas”, com promessas de amor eterno se concretiza, quando o “príncipe” ou a “princesa” viram sapos e alguns impasses surgem, colocando tudo em risco. Os ciúmes, a falta de carinho, a desconfiança, a incompreensão, agravados pela dificuldade de diálogo e desrespeito são alguns motivos recorrentes e responsáveis pelo desgaste dos relacionamentos. O cotidiano, as exigências da vida que levam à rotina, o corre-corre diário, podem provocar o distanciamento do outro, esfriando a relação, dando espaço para cobranças e mágoas. Como consequência as fantasias, pensamentos e imagens distorcidas transformam o sonho de um grande amor numa experiência dolorosa, em que as pessoas acabam deixando de lado as coisas prazerosas e gratificantes. Para Carlota cada casal tem uma dinâmica própria e a maneira como cada um se posiciona em relação ao outro difere. Com o estabelecimento do conflito, a reação e o comportamento de cada par-

Valmor Antunes

O empresário , 36, acha que ciúme excessivo é o fator principal para desgastar um relacionamento. “Não existe nada mais chato do que você ter alguém do seu lado sempre desconfiando de você. O ciúme nos leva algumas vezes a imaginar coisas, a ficar criando situações na nossa cabeça. E essas situações acabam nos fazendo não confiar em nossos parceiros. Muitas vezes estragamos momentos de alegria simplesmente por desconfiar de um gesto, um olhar. Ciúme é desconfiança. E o sentimento básico em qualquer relação é a confiança.”

De acordo com a turismóloga Mazé Alencar, 39, teimosia, comodismo, falta de afeto e troca de carinho, frieza, ciúme excessivo, falta de diálogo, não reconhecer o que o outro tem ou faz de bom, agressões, mágoas que futuramente podem ser acumuladas e acarretar um desgaste no relacionamento, são alguns dos motivos que desgastam um relacionamento. “Num envolvimento amoroso é difícil saber fazer o certo, mas o importante é saber o que fazer para não estragálo. É importante prestar atenção aos seus atos no cotidiano e evitar que pequenas coisas desgastem o futuro de uma relação.” M U L HER C HE IROS A - 121


ceiro pede algumas reflexões: “Cada um consegue manter uma escuta das razões do outro e refletir sobre elas? Ou mal espera que ele termine sua fala para despejar suas queixas e agressões, construindo assim uma torre de babel? E nesses momentos como o outro é visto? Como o vilão da história ou, em uma atitude mais madura, é percebida a participação individual nas desavenças, e o vilão cede lugar a alguém que por vezes fere, porém que é capaz de demonstrar dedicação, carinho e amor em outros momentos?” Como condições ideais para manter a harmonia na vida de um casal, a psicoterapeuta esclarece que é imprescindível que haja outros interesses, tais como metas pessoais, hobbies, amigos e família. Essa diversidade de interações renova o relacionamento e torna a convivência a dois mais rica e saudável. “O importante não é completar o outro, mas ocupar um lugar de suma importância em sua vida. Um relacionamento amoroso implica em sairmos de nós ao encontro do outro sem nos perdermos pelo caminho, preservando sempre a individualidade de cada um”, finaliza.

Ítalo Gabriel

O estudante de administração , 21, acha que um relacionamento muda, e para pior, quando há mentira, desconfiança e falta de diálogo. O jovem acredita que essas razões andam juntas e uma acaba atraindo a outra. “Aprendi a conversar e a não mentir, apesar de todos terem direito a ter segredos. Mas faço o possível para que isso não ocorra. Tento aprender com amigos e parentes mais velhos. Aprender com o erro dos outros, além dos meus! Às vezes o casal está em momento diferente, um quer uma coisa, o outro quer outra e nada melhor do que uma conversa para saber se estão olhando para a mesma direção. Chego a crer, que para estragarmos um relacionamento, não estávamos prontos para vivenciá-lo.”

Layanne Aquino

A modelo , 20, lista como negativo a falta de confiança, de respeito e de discrição. “A base de um relacionamento é a confiança, e se não há confiança não dá certo, pois não existe tranquilidade. A falta de respeito também é agravante, apesar de muitas mulheres conseguirem viver sendo maltratadas, mas a partir do momento em que se perde o respeito é sinal que o relacionamento não está bom. A falta de discrição também é algo que faz um relacionamento acabar. Um namoro, casamento é para ser vivido a dois, nada de amigos, conhecidos ficarem opinando. Também acho que os casais não devem mostrar que são os mais felizes para todos, pois hoje existe muita inveja de em um bom relacionamento, então essas coisas influem muito numa vida a dois”

Daniele Maia

Segundo a comerciante , 34, um relacionamento não se acaba por apenas um fator, geralmente é um acúmulo de pequenas coisas que minam a relação. “Acho que desconfiança é a gota d’água. A confiança leva à amizade, a amizade por sua vez à cumplicidade e esta, fortalece o respeito, tão necessário para uma vida a dois”. Para Daniele, quando há confiança a relação é sem medos e há uma total entrega entre o casal.


INFORME PUBLICITÁRIO

RELACIONAMENTO

AMOROSO ENCONTROS E DESENCONTROS Dra. Carlota Fiúza Psicóloga e Psicoterapeuta

A despeito das mudanças econômicas, sociais, e culturais, e dos avanços tecnológicos, a nossa necessidade de nos sentirmos amados e importantes para alguém continua imutável. É em busca deste amor que nos relacionamos amorosamente com o outro. No início da relação, quando ainda experienciamos o estado de enamoramento, de certa forma vemos o outro de maneira idealizada e atribuímos a este a tarefa de nos fazer feliz. Tudo é novo, nos encontramos em “lua de mel”. Passado o período inicial de apaixonamento, percebemos a não existência de uma felicidade paradisíaca, e que o outro não é aquele ser super dotado que imaginamos. Ele, como nós, possui defeitos e qualidades, possibilidades e limitações. É o tempo que o cotidiano se instala com suas rotinas, e questões de ordem práticas precisam ser resolvidas na vida dos dois como casal e como indivíduos. Na medida em que cada um de nós tem um modo único de ver a vida e de agir, as diferenças tornam-se visíveis, e com elas surgem as divergências e desencontros. Nossa tendência nestes momentos é colocar a culpa no outro, e por vezes nos sentimos incom-

preendidos e injustiçados. Assumirmos esta postura sempre que ocorrerem impasses seria tomarmos de empréstimo a frase do filósofo Jean Paul Sartre “o inferno são os outros”. Ora, isto significaria nos isentarmos de qualquer responsabilidade e implicação na construção da relação. Nossas relações são permeadas por encontros e desencontros, cada situação é uma situação, e como tal merece ser examinada. Os desencontros nos dão oportunidade de refletirmos sobre como estamos atuando nesta parceria, bem como em relação às nossas questões pessoais. Quando isto ocorre há um crescimento não apenas na relação, mas em nós como indivíduos. Os desgastes relacionais são inevitáveis. A questão é como lidamos com eles, como vai nossa capacidade diálogo, de suportarmos e superarmos conflitos, assim como de restaurar nossas relações. Os desencontros podem representar uma grande chance para um encontro mais verdadeiro conosco e com o outro, e assim reconstruirmos uma relação em bases mais saudáveis. Desta forma podemos ter relações mais fluidas e gratificantes.

Contato: (85) 8739.3806 Rua Marcos Macêdo, 1333 Torre 2 Sala 709 Pátio Dom Luis Atendimento a adolescentes, adultos, casais e M U L HER terceira idade

C HE IROS A - 123


Texto: Renata Aymoré

DESTINO

TURQUIA E CAPADÓCIA

I

magine viver arrumando as malas e embarcando em aventuras incríveis em países culturalmente diferentes e encantadores. O que seria praticamente um sonho para a maioria das pessoas é uma realidade sólida na vida da agente de viagens Júlia Alencar Oliveira; ao longo de vinte anos na estrada – e por quê não? – nos céus nacionais e internacionais, ela está sempre atrás de novos destinos e, nessa edição, embarcaremos para a Turquia com a moça. Para Júlia, a Turquia é um pais muito rico tanto culturalmente como geograficamente. “Os lugares que mais me marcaram foram o Estreito de Bósforo, em Istambul, com sua beleza ímpar, dividindo o lado asiático do europeu, contrastando a diver-

124 - MU L HER CHEIROSA

sidade cultural de cada lado”, relata. Com relação à Capadócia, região no centro da Turquia, Júlia guarda a mais bela recordação. “A Capadócia é um lugar único no mundo onde as suas formações rochosas criam a ilusão de estar nas planícies lunares. Além de tudo, nos traz o passado histórico das cidades subterraneas, onde recontam as histórias de sobrevivência dos cristãos nos períodos de guerra, mas há também a graciosidade do seu artesanato, das “ bonecas de pano turcas” feitas pelas mulheres e crianças da região”, completa. Vale a pena conhecer o Vale do Göreme com suas igrejas dos séculos X e XI, o Vale Vermelho, a aldeia troglodita de Uchisar, as cidades subterrâneas. A agente de viagens recomenda visitar a Turquia durante as estações da


M U L HER C HE IROS A - 125


O QUE VOCÊ NÃO PODE PERDER • A Basílica de Santa Sofia (Aya Sofia), hoje um museu cujo interior é uma das maravilhas do mundo. • A mística Mesquita Azul, cuja riqueza foi acusada de tentar superar o esplendor de Meca. • Um cruzeiro pelo Estreito de Bósforo, rara oportunidade de navegar entre dois mares (o Mediterrâneo e o Negro) e dois continentes (Europa e Ásia), num cenário que, além de tudo, é extraordinariamente bonito. • Um dia de queixo caído entre as maravilhas do Grande Bazar. Se possível, com direito a negociar durante um chá de maçã verde, como reza a tradição. • Um safári olfativo pelo Bazar Egípcio - ou de Especiarias -, cujos aromas evocam as mil-e-umanoites e todos os banquetes dos grandes sultões. • Visitar (e, se possível, experimentar) os efeitos terapêuticos de um haman - o banho turco original. O mais autêntico é o de Çemberlitas • O pôr-do-sol visto da Torre de Gálata, com os minaretes na contraluz. • A escadaria de cristal do Palácio Dolmabahçe. • Uma visita aos tesouros (ao lado) e ao harém do Palácio Topkapi.

126 - MU L HER CHEIROSA

primavera e outono, quando a temperatura é mais amena e os preços mais baixos. “O verão de julho a setembro é quente e o inverno de dezembro a março, rigoroso”, alerta. E qualquer preconceito religioso com o lugar é a mais pura bobagem. Julia se adianta na explicação: “Algumas pessoas já me expressaram uma certa restrição por ser um país basicamente muçulmano. No entanto, não senti nenhum tipo de ameaça. Pelo contrário: são muitos receptivos, simpáticos e consideram os turistas um presente de Alá. Nos tratam com muito respeito, carinho e atenção”.

Não tem preço

O imperdível passeio de balão. “ É um momento único e espetacular, tem todo um ritual; a gente acorda de madrugada, toma chá com o grupo, enche o balão num campo aberto, aprende a subir na cesta e a se acostumar com o fogo. no fim, a maior recompensa: o silêncio e a vista maravilhosa, indescritível.” Assistir a uma apresentação dos derviches dançantes. “Eles nos ensinam que, através da dança, o nosso corpo pode estar em harmonia com o universo”. Visitar à casa da Virgem Maria, em Éfeso. Um lugar muito simples, porém mágico, no alto da montanha. Um lugar que inspira respeito, fé e muita paz, tanto para católicos, quanto para pessoas muçulmanos e outras religiões”, diz.

Costumes

“É recomendável ter alguns cuidados com a tradiçao local, que possui uma cultura bem diferente da nossa. Por exemplo, o Ramadan, um feriado não fixo, que ocorre no nono mês do calendário lunar islâmico, reservado ao jejum e penitências. Do nascer ao pôr-do-sol desse período, não se pode comer, fumar, beber,mascar chicletes e usar roupas decotadas na rua e lugares de oração, mesmo sendo turista”, alerta Júlia. Se você já está na maior animação para conhecer a beleza exótica destes destinos, o mais apropriado é procurar um bom agente de viagens. E nem pense em desanimar ao pensar no preço de uma viagem dessas, pois o custo varia de acordo com o roteiro e categoria de hotel. Você pode se programar de acordo com o que você pode, deve e quer gastar. E... Ho§a giden! Bem-vindo à Turquia e Capadócia!


M U L HER C HE IROS A - 127


Cirque du Soleil

A famosa trupe canadense começa sua turnê pelo Brasil em Fortaleza, apresentando o espetáculo Quidam. Os preços dos ingressos são iguais em todo o Brasil, variando entre R$230,00 e R$680,00, este último incluindo mordomias como estacionamento e banheiros exclusivos, farto bufê, brinde, e Merchandising. Data: De 11 a 21 de junho de 2009 Local: Praça 31 de Março, na Praia do Futuro, em Fortaleza Onde comprar: Estande do Shopping Iguatemi ou pelo site: www.ticketmaster.com. br/quidam

Voyages Extraordinaires

Dentre as várias programações do Ano da França no Brasil, a exposição “Voyages Extraordinaries”, prestará uma homenagem a Yves Saint Laurent , que trará 40 figurinos, vídeos, esboços, fotos pessoais, entrevistas e músicas, que contarão os 40 anos de criação do grande estilista. Data: 20 de maio a 20 de julho Local: Centros Culturais do Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

128 - MU L HER CHEIROSA


Delírios de Consumo de Becky Bloom

Bloom (Confessions of a Shopaholic) Direção: P.J. Hogan Gênero: Comédia / Romance Elenco: Isla Fisher, Hugh Dancy, John Goodman País de origem: EUA O filme se passa em New York e narra a história de Becky (Isla Fisher) uma jovem consumista compulsiva que, recém formada, arruma emprego como jornalista econômica para pagar suas dívidas, o que a faz se envolver em várias situações hilárias. Adaptação do best seller homônimo, de Sophie Kinsella, o filme já arrecadou mais de 17 milhões de dólares somente nos Estados Unidos. Estréia: 10/04/2009

Anjos e Demônios

(Angels & Demons) Direção de Ron Howard Gênero: Suspense Elenco: Tom Hanks, Ayelet Zurer, Ewan McGregor País de origem: EUA Tom Hanks retoma a personagem de O Código da Vinci, o professor Robert Langdon, agora investigando uma ameaça que pode destruir toda a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para suceder o papa. Tem como companhia a física italiana Vitória Vetra (Ayelet Zurer). Estréia: 15/05/2009

A mulher invisível

Direção: Cláudio Torres Gênero: Comédia romântica Elenco: Selton Mello, Luana Piovani, Vladimir Brichta País de origem: Brasil Cláudio Torres dirige essa comédia romântica, que traz em seu elenco nomes como Selton Mello, Luana Piovani, Vladimir Brichta, Maria Luisa Mendonça, Paulo Betti e Lúcio Mauro. A história é sobre Pedro (Selton Mello), um rapaz romântico que, após uma desilusão amorosa, se apaixona por sua bela amiga e vizinha Amanda (Luana Piovani). Porém, Pedro descobre que ela tem um grave defeito: simplesmente não existe. Somente os que a desejam conseguem enxergá-la. Estréia: 05/06/2009

M U L HER C HE IROS A - 129


Teu Sexo é Teu

Danni Carlos Música Nova

Um CD para curtir sempre. Ele tem produção de Marcelo Sussekind e foi gravado no estúdio Casa do Mato (RJ). São 13 faixas inéditas, sendo 11 de autoria da cantora. As outras têm a assinatura de Nando Reis e Dudu Falcão.

John Mayer -

Where the Light Is: John Mayer Live in Los Angeles Em seu mais recente trabalho, John Mayer reúne suas melhores canções em um único álbum gravado ao vivo em Los Angeles no famoso Nokia Theater. O jovem cantor/compositor de 31 anos, que neste ano foi premiado com um Grammy de melhor cantor pop, vem de uma série de álbuns bem sucedidos e agora não poderia ser diferente. Sucesso de vendas e de crítica, o CD ao vivo não decepciona e é uma excelente pedida para o Dia dos Namorados.

130 - MU L HER CHEIROSA

Simply Red

The greatest vídeo hits Esse DVD é parte de um projeto para comemorar os 25 anos da banda britânica, que já emplacou mais de 30 canções nas paradas de sucesso e tornou-se um fenômeno de vendas, com mais de 50 milhões de discos vendidos. São33 músicas representando os diversos momentos da banda, com exceção de “Go Now”, que vem numa versão inédita de Mick Hucknall, o vocalista, que se despede da banda para seguir carreira solo.

Paula Toller Ao Vivo

Com 20 faixas para todos os gostos, o DVD Nosso é o registro de um espetáculo refinado, onde a carioca canta e encanta um pop clássico com parceria com compositores estrangeiros como o panamericano Kevin Johansen na música “Glass”. Gravado ao vivo no Teatro Oi Casa Grande, Rio de Janeiro, em agosto de 2008, o trabalho solo de Paula Toller vale a pena conferir!

A escritora e jornalista espanhola Silvia de Béjar apresenta um livro provocador e inteligente sobre a sexualidade feminina e a descoberta do prazer para atingir uma vida sexual plena, para as mulheres que ainda estão presas aos mitos e culpas. Autor: Silvia de Béjar Tradução: Ledusha Spinardi Páginas: 352 Editora: Objetiva

Comer, rezar, amar - a busca de

uma mulher por todas as coisas da vida na Itália, na Índia e na Indonésia O livro conta a história de Elizabeth Gilbert, uma mulher de 30 anos, que depois de passar por momentos difíceis na vida pessoal decidiu tomar uma decisão radical: livrou-se de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego, e partiu para uma viagem sozinha de um ano pelo mundo. Comer, rezar e amar originou o roteiro de um filme estrelado por Julia Roberts, com estréia prevista para este ano nos Estados Unidos. Autor: Elisabeth Gilbert Tradução: Fernanda Abreu Páginas: 344 Editora: Objetiva


MazĂŠ Alencar

Carla Emanuele

Daniele Gabriel

Denise Gress

Estilo MC M U L HER C HE IROS A - 131

Tereza Amaral

Joana Pereira

Veruska Rodrigues

Suely Gaspar


Equipe Mulher Cheirosa

Laélia Melo e Lu Gomes

Edisa, Marlene, Vânia, Terezinha, Dora e Anita

Flávia, Isabel Cristina e Tici

Adriana Gomes

Dene, Val e Jô

Conceição, Fabiola, Edileide e Sands

Erika Rodrigues, Regina Costa, Alex Pinheiro e Paula Silva

132 - MU L HER CHEIROSA

Marta

Elisete Dias, Márcia Melo, Vergínia Muniz e Dais

Fran e Érica Maia

Elizete Pinto, Viviane e Lêda

Jorge, Carlos e Honorato

Têca, Liduina Gomes, Lene, Meire e Ana Lúcia

Simone

Ana Cláudia e Nusia

Ana Cristina, Michele D’Lart e Cibele

Edivânia, Rosângela, Maga, Simone e Claudete

Airton

Dolores e Carla


Fernanda, Jaque, Ângela, Jê, Adriana Abreu e Elenice

Márcia Maria, Cris Gomes e Elane

Fabiana, Cláudia Valéria, Ruthe e Mabel

Neudinha, Zete, Francisca, Mazé e Ivaneide

Margareth, Diane, Mara e Gleidiane Paiva

Jane e Mônica

Sandra, Ângela Silva e Lourdes

Claudiana

Raquel Veloso, Kylvia, Stefani, Virgínia Damasceno, Nara, Anne, Natália e Ítala

Claudinha, Antônia, Lucilene e Izabel

Ana Eliza e Cristiane Saraiva

Alice, Cláudia Regina e Elane Cristina

Eliete e Léo

Marília

Gorete, Alcy e Adriana Lopes

Lu, Rose e Cristiane Martins

Cláudia, Ruth Duarte e Gláucia

Ângela Maria e Adriana Santos

Rita

Gleidiane Prado

M U L HER C HE IROS A - 133


Endereços Adriano Aragão Fotografias Rua Joaquim Nabuco, 2105, loja A – Aldeota Tel: (85) 3081-4854

Ibyte Shopping Iguatemi Térreo loja: 415/416 Tel: 3535-7788

Siciliano Shopping Iguatemi Térreo loja: 420|421|422|423|424 Telefones: (85) 3241.0710 / 1986

Água de Coco Shopping Iguatemi Térreo loja: 213 Tel: 3241.5257

Linda Liz Rua Cel Jucá, 1430 Tel: (85) 3224.8447

Solange Sahdo Rua Assis Vieira, 111 - Dunas Tel: (85) 3262.7063

Lugage Rua Maria Tomásia, 555 – Aldeota Tel: (85) 3264-7448

Sr. Presente Rua Henriqueta Galeno, 586 – loja 03 – Dionísio Torres Tel: (85) 3224-8192

Amarelô Shopping Iguatemi 2º piso loja: 361 Tel: 3241.5260 American News Shopping Iguatemi 2º piso loja: 347 Tel: 3241.5344 Apimentada Mulher Cheirosa - Rua Henriqueta Galeno, 596 - Dionísio Torres Tel: (85) 3244-0807 Carmen Steffens Del Paseo – Aldeota Av. Santos dumont, 3131 lj 248 Tel: (85) 3264-0050 Carpe Diem Avenida Senador Virgílio Távora, 1721, loja 1 - Aldeota Tel: (85) 3261-4544 Contours Rua Cel. Linhares, 443 Aldeota Tel.: (85) 3224.4916 Cosmic Rua Professor Dias da Rocha, 1103 – Aldeota Tel: (85) 3224-2585 Equus Shopping Iguatemi 2º piso loja: 318 Tel: 3241.4508 Fina Flor Avenida Dom Luis, 15 – Aldeota Tel: (85) 3244-0560 Herbalife Mulher Cheirosa - Rua Henriqueta Galeno, 596 - Dionísio Torres Tel: (85) 8809 2123 3243 1204 (Laila)

134 - MU L HER CHEIROSA

Lulu Mix Rua Dr. Gilberto Studart, 331 – Papicu Tel: 3262-5788 Maison Vip Rua Fiúza de Pontes, 525 – Aldeota Tel: (85) 3226-0785/ 3226-2175 Meia Sola Shopping Iguatemi Térreo loja: 242/243 Tel: 3452.3400 Menta Café Shopping Iguatemi 2º piso loja: 359 Tel: 3241-4012 N Six Av Padre Antônio Tomás, 871 – Aldeota Tel: (85)3064-3621 Pólen Avenida Antônio Sales, 3343 – Dionísio Torres Tel: 3224-5528 Rádica Avenida Rui Barbosa, 717 – Aldeota Tel: (85) 3224- 4412 Renata Decorações Avenida Washington Soares, 70 – Cocó Tel: 3241-3491

Styllus Rua Alberto Magno, 339 – Montese Tel: (85) 3463-9985 Tallis Jóias Shopping Iguatemi Térreo loja: 218 Tel: (85) 3278.2287 Vert Rouge Rua Monsenhor Bruno, 204 – Meireles Tel: (85) 3248-2281 Via Radical Avenida Washington Soares, 3770 – Água Fria Tel: 3086-9581/ 9983-8700 World Tennis Shopping Iguatemi Térreo Loja 251/252 Tel: (85) 3241.4399 Weeze, Wella, Loreal, Kerastase, Vita Derm, Truss, Bonacure, Mulher Cheirosa Rua Henriqueta Galeno, 596 Dionísio Torres Tel: (85) 3244-0807


M U L HER C HE IROS A - 135


136 - MU L HER CHEIROSA


Revista Mulher Cheirosa - 2ª EDIÇÃO