Page 1

São paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2010 - edição nº 16

trânsito cidadão

CiClista tem direito de trafegar nas ruas. respeite-o!

Apito sem noção ARIES

canal 32 UHF

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

mín 9ºc SAGITARIO

máx 21ºc

Chute de Lampard foi lá dentro, mas árbitro não validou

juiz + AlemAnhA 4 x 1 inglAterrA

CAPRICORNIO

AQUARIO

JEWEL SAMAD/Afp

juiz + ArgentinA 3 x 1 méxico

Peixes PEIXES

Romantismo

seg

28

Tevez fez um golaço, mas estava impedido nesse aqui

Venda

$

proibida

Com bela ajuda do árbitro, Alemanha se vinga da final de 1966. E após outro apito amigo, Argentina avança e pega a própria Alemanha, para se vingar das quartas de 2006. Resta saber: de quem será o juiz no sábado?

www.mtv.com.br/narua mtvnarua@mtvbrasil.com.br

arena/págs. 7 a 9

zoom/pág. 2

Novo MSN se integra às redes sociais. Já era hora! combo/pág. 13

Sem briga hoje contra o Chile: afinal, o freguês sempre tem razão

Barulho de motor é vilão do sono paulistano

Adversário de hoje pelas oitavas de final apanha há décadas da Seleção pág. 6

Bruxarias no videogame

Hoje

JUNG YEON-JE/Afp

Polêmica do vice de Serra acaba em tuitada

11h – Holanda x Eslováquia 15h30 – Brasil x Chile

geral/pág. 3

Jogo recém-lançado de Harry potter consolida sucesso de vendas da discreta franquia Lego almanaqUe/pág. 11


2

zoom: vice de serra

segunda-feira, 28 de junho de 2010

o assunto do dia

SéRgIO LIMA/FOLHAPRESS

Será que ele é?

Análise

convenção on-line DEM e PSDB são aliados na campanha de José Serra (PSDB) à Presidência. Por isso, o DEM acreditava que indicaria o vice. Não foi bem o que aconteceu...

@

o primeiro a anunciar a escolha do vice de Serra no Twitter foi roBerTo JefferSon (aquele ex-deputado cassado em 2005 por admitir publicamente ter recebido o mensalão): “estou no Graal em Juiz de fora. falei agora com o Sergio Guerra. o vice será o Alvaro Dias. fui.”

@

o anúncio acabou causando algum desconforto, porque o Democratas (DeM) achava que sairia do partido o nome do vice. SérGio GuerrA, presidente do PSDB, confirmou o anúncio: “estamos consultando líderes e presidentes dos partidos aliados para decidir nosso candidato a vice-presidente.” Só depois de Sérgio Guerra confirmar, AlvAro DiAS comemorou: “Meu agradecimento ao PSDB e ao José Serra pela honra dessa convocação.”

o senador Alvaro Dias (PSDB)

Escolha do vice de Serra provocou barracos pelo Twitter e desagradou gregos, troianos e o próprio Entre aliados, o clima é de conflito. Depois que Roberto Jefferson (PTB) tuitou – e anunciou ao mundo antes de comunicar aos companheiros – que o vice da candidatura de José Serra à Presidência será o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), o clima esquentou. E foi pelo Twitter que saíram as maiores faíscas (leia quadro ao lado). Com cara de poucos amigos, o presidente do Democratas (DEM), Rodrigo Maia, fez o clima pesar e avisou que, se o PSDB não indicar um nome do DEM para vice na chapa, o próprio partido o fará em sua convenção, prevista para a quartafeira. O partido, principal aliado do PSDB, ameaça retirar seu apoio à candidatura de Serra. Com intenções de votos em baixa, não era bem esse o desgaste que o PSDB precisava para ressuscitar a campanha de Serra. Já o futuro vice, constrangido, se manifestou o pouco que pôde: Alvaro Dias disse não tinha o direito de abrir mão de uma convocação como a feita pelo PSDB.

Na mira mesmo correndo o risco de ser enquadrado pelo ficha limpa, joaquim roriz (Psc) foi oficializado ontem candidato ao governo do df. o político, que renunciou ao senado para escapar de um processo de cassação em 2007, afirmou que nunca foi condenado e que deixou o senado para ser candidato a governador.

Quando estourou a bomba, o deputado roDriGo MAiA, presidente do DeM, apenas retuitou o “estamos consultando” de Sérgio Guerra. Quem atacou a escolha foram outros tuiteiros do DeM. o deputado ronAlDo CAiADo (Go) era o mais irritado: “Tenho algumas considerações a fazer sobre a tentativa inócua do PSDB de colocar o senador Alvaro Dias como vice de Serra. essa atitude do PSDB é desastrosa e inconsequente.”

@ @ @

e não ficou por aí: “o Alvaro Dias é um senador que não tem voto e é odiado pelos professores. o Democratas não admite tal golpe. Conversei com o presidente rodrigo Maia e o partido não abre mão do vice.” Comentando uma entrevista de Alvaro Dias a um jornal, em que diz “não sai o DeM, nem saio eu”, roDriGo MAiA defende: “Com todo o respeito, mas Alvaro Dias não fala pelo DeM.”

@

CeSAr MAiA (DeM), ex-prefeito do rio, ajudou seu partido a ironizar: “foi lançado ontem em SP o livro: ‘estratégias de Como Perder uma eleição’. editora labirinto.” “nenhum presidente da república eleito depois de 1945 tinha chapa de um só partido. Será agora?”

O que está em jogo é sobreviver O menor dos motivos da briga pela vaga de vice é a honra de esquentar a cadeira do presidente quando ele vai viajar. Os motivos dizem respeito à sobrevivência no poder – razão de ser dos partidos. Hoje, 19 partidos estão no Congresso. Nenhum teria maioria para aprovar nada. Por isso, se aliam a outros. Isso começa na eleição. Quanto mais parlamentares tiver a soma dos partidos aliados, mais tempo os candidatos têm na TV. Na Câmara, os maiores são PMDB (90), que está com Dilma, e DEM (56), que queria indicar o vice de Serra, e por isso esperneia. Embora fortes nas urnas, o PT da Dilma e o PSDB do Serra buscam tempo na TV, palanques regionais e máquina de arrecadação de partidos que são fortes no Congresso. Em troca, lhes garantem cargos. Todos já tiveram escândalos, mas o do José Roberto Arruda está fresco na cabeça dos brasileiros como “mensalão do DEM”. Natural que Serra não queira chamar atenção para o aliado incômodo. O cálculo é mais ou menos esse. O problema é que a briga entre aliados chega exatamente quando as pesquisas mostram que a adversária passou a ser mais conhecida como a candidata do Lula. Ela ultrapassou Serra nas intenções de voto. marcelo soares


segundA-feirA, 28 de junho de 2010

geral@mtvbrasil.com.br • editAdA por AndressA rovAni

Motor tira o sono de SP

geral

3

notícias sérias sem dar sono

G-20 rende 500 PreSoS

MArk bLINCH/rEUtErS

Balanço mostra que obras e igrejas atrapalham menos que ruídos como geradores e sirenes

Se durante o dia, nas ruas, a barulheira dos veículos já é suficiente para irritar qualquer um, imagine não conseguir ficar livre dos ruídos até dentro de casa, à noite. A realidade é essa para muito paulistano que tem o sono prejudicado pelos sons da cidade que nunca dorme. O curioso é que o burburinho de bares e boates, as britadeiras de obras e os hinos de igrejas não são os maiores vilões dos ouvidos alheios na capital. Um balanço das reclamações feitas ao Programa de Silêncio Urbano (Psiu), da prefeitura, revela que o que incomoda mais são problemas de poluição sonora como os motores de geladeiras ligados noite aden-

tro em padarias, as sirenes que não param de tocar em algumas empresas e os geradores a todo vapor em complexos industriais. Esse tipo de incômodo representa 53% das queixas. Neste ano, até maio, já foram enviados 5.700 mil comunicados a emissores de ruídos em São Paulo, dos quais 85 foram fechados por reincidência (veja o quadro abaixo). De acordo com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, responsável pelo Psiu, houve casos de pessoas reclamando até de restaurantes com máquinas de refrigerante barulhentas. As subprefeituras de Sé, Pinheiros e Vila Mariana encabeçam as denúncias.

A polícia canadense prendeu cerca de 500 manifestantes que, pelo segundo dia seguido, protestaram com violência em Toronto contra a reunião do G-20

FErNANDO MOrAES/FOLHAPrESS

Técnico do Psiu usa aparelho para medir ruído causado por geradores vizinhos a residência

INFOgráFICO: FAbIO OtUbO/MtV

Barulheira PauliStana

Ruídos contínuos atrapalham mais do que bares e igrejas* AutuAções por desrespeito Ao psiu

5,7 mil

comunicados enviados

266

multas por desrespeito à lei da 1h

85

fechamentos administrativos

76

Motivo dAs queixAs:

53%

19%

Bares ruidosos depois da 1h

11% Igrejas

Poluição sonora (geradores, alarmes, sirenes etc.)

multas por ruído

*DADOS DE jANEIrO A MAIO DE 2010. FONtE: SECrEtArIA DE COOrDENAçãO DAS SUbPrEFEItUrAS

9% Obras

8%

Diversos

Cidade teve junho mais seco em 8 anos O sofrimento dos paulistanos nas últimas semanas com o tempo seco se justifica e muito. Dados da Climatempo mostram que a cidade de São Paulo teve o mês de junho menos chuvoso dos últimos oito anos. Desde o início do mês, foram registrados apenas 11,2 milímetros de chuva; a média esperada para o período era de 52,5 milímetros. A previsão para os próximos meses indica que julho também deve ser atípico, com tempo muito seco e com temperaturas acima do esperado para o inverno. Hoje, porém, o inverno deve se mostrar presente: a mínima prevista é de 90C, e a máxima não passará dos 210C. Amanhã, esquenta um pouco, com mínima de 120C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Não há previsão de chuva para os próximos dias em São Paulo, segundo o instituto.

O tempo seco pode gerar problemas respiratórios e alérgicos em pessoas mais suscetíveis. Algumas dicas simples fazem diferença: lembrese de tomar bastante líquido, além de evitar o acúmulo de poeira e a prática de atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h.


4

geral

segunda-feira, 28 de junho de 2010

USP e Unicamp caem fora do Enem Para as universidades, novamente será tarde demais para aproveitar as notas do exame, previsto para início de novembro Repetindo o que ocorreu no ano passado, os vestibulares 2011 da Fuvest (que seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade de Campinas) não usarão o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como parte do processo seletivo. O motivo alegado pelas faculdades é que o exame será realizado muito tarde neste ano – está previsto para 6 e 7 de novembro – e, portanto, não haverá tempo hábil para que o resultado dele seja considerado pelos organizadores, segundo o jornal “Folha de S.Paulo”. Para que o resultado da prova pudesse ser aproveitado, a USP afirma que deveria receber as notas da parte objetiva até a segunda quinzena de novembro. Ainda assim, a universidade afirma que não abandonou o Enem, e que ele pode voltar a ser utilizado nos próximos anos. No ano passado, o uso da nota do exame na seleção foi descartado em razão do adiamento do Enem de outubro para dezembro, após as questões da prova terem vazado para a imprensa. Até então, o Enem era usado para compor 20% da nota da primeira fase, tanto na Fuvest como na Unicamp, caso o resultado do exame beneficiasse o vestibulando. A USP já definiu também que não irá utilizar o Enem como fonte de bônus no Inclusp (programa de inclusão social). Na Unicamp, o uso do Enem no programa de inclusão para alunos de escolas públicas não foi descartado.

Os paulistanos se comoveram e decidiram ajudar as vítimas das enchentes no Nordeste. Em quatro dias, a Defesa Civil de SP arrecadou 60 tONElaDaS de alimentos, material de higiene e roupas, que começaram a ser entregues (foto) neste final de semana. REUtERS

Segunda chance o Ministério da educação divulga hoje a lista dos selecionados na segunda chamada do sisu (sistema de seleção unificada). o resultado estará disponível no endereço www.sisu.mec. gov.br. nesta etapa foram oferecidas 16,5 mil vagas. os estudantes selecionados deverão fazer a matrícula até sexta-feira. está prevista uma terceira chamada, no dia 8 de julho, caso ainda haja vagas disponíveis. MARCELO JUStO/FOLhAPRESS

você oUviU ESSA? “Na hora de entrar na USP, quem estuda? Filho de rico ou filho de pobre? Quem pode pagar deve pagar”

Assalto frustrado EntoPE cidAdE

O grupo que iria assaltar uma agência bancária em São José dos Campos na hora do jogo do Brasil encheu de terra os túneis das galerias de água da cidade. Mais de três caminhões de terra foram retirados.

expresso

paulo skaf, que confirmou sua candidatura ao

O diretor da CIa leon Panetta admitiu que há anos não recebe uma informação quente sobre o paradeiro de Osama bIN laDEN, líder da al Qaeda – embora todos imaginem que ele esteja escondido no Paquistão. Hoje, dia de jOgO do brasil, a expectativa da CEt é de trânsito intenso principalmente entre 13h30 e 15h30. Haverá monitoramento nos locais com maior concentração de bares e restaurantes.

governo do estado

LUCAS LACAz RUIz/FOLhAPRESS

Pedágios ficam mais caros no 10 dia de férias Na próxima quinta-feira, justamente quando começam as férias escolares na cidade, os pedágios de São Paulo passarão por um reajuste. O principal pedágio do sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a capital paulista ao litoral sul, por exemplo, vai aumentar de R$ 17,80 para R$ 18,50. Pedágios da rodovia dos Bandeirantes passarão de R$ 6,10 para R$ 6,35. Apesar de estipular valores quebrados, a Artesp (agência que regula os transportes de São Paulo), afirma que os valores não irão provocar mais filas nos pedágios.


geral 5

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pílula do 5º dia gera falso poder Liberada nos EUA, deve chegar ao país, mas traz riscos à saúde na tabelinha? Segundo Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente do Estado, os jovens abrem mão da segurança para serem aceitos (leia ao lado). Com relação à contracepção de emergência, os ginecologistas ouvidos se mostraram favoráveis. Só chamam atenção para seu uso abusivo, que pode provocar alterações hormonais e do ciclo menstrual. “Quem usa uma vez volta a usar e passa a ter um falso poder, porque não é uma garantia de 100%, e a pessoa coloca em risco sua saúde”, diz Albertina, referindo-se a todas as doenças sexuais. A ginecologista Arícia Giribela faz coro. “Ela é uma medida de emergência e só deve ser usada assim.”

A aprovação da pílula de cinco dias pela FDA (agência reguladora de comida e remédios dos EUA) é o primeiro passo a favor da comercialização do medicamento no Brasil. O laboratório que fabrica a pílula já teria demonstrado interesse de entrar no país nos próximos meses.

Ao contrário da pílula do dia seguinte, a ellaOne – que custa cerca de R$ 66 na Europa – pode ser tomada até o quinto dia após a relação sexual desprotegida, com o mesmo nível de eficácia. A chegada do medicamento ao mercado desperta uma dúvida de como as pessoas estão se protegendo contra as doenças sexualmente transmissíveis. Apesar de toda a informação, estaria a geração Y acreditando

INFOGRáFICO: FABIO OTUBO/MTv

VEJA COMO FUNCIONA

Albertina Takiuti

CoMo a Pílula dos CinCo dias funCiona

Coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente

1 Entre o 11º e o 17º dia do ciclo menstrual

– que começa a ser contado no primeiro dia da menstruação – ocorre a liberação do óvulo, pronto para ser fecundado

“Uso frequente pode provocar alterações”

O que acontece: A pílula pode desde impedir a ovulação a bloquear a ação da progesterona

2 Após a relação, a fecundação pode ocorrer até cinco dias, que é o tempo de vida do gameta masculino

ContraindiCado

efeitos Colaterais

O medicamento não deve ser usado em caso de suspeita ou confirmação de gravidez

A pílula pode provocar dores abdominais, vômitos e alteração no ciclo menstrual

Métodos de Prevenção Mais PoPulares

Pílula

Tomada diariamente por 21 dias seguidos, com pausa de uma semana

adesivo

Libera o hormônio progressivamente na pele por uma semana

injeção

Tem duração mensal ou trimestral

CaMisinha

O único que pode evitar também as doenças sexualmente transmissíveis

proteção_Este é o índice de pessoas entre 15 e 24 anos que usam camisinha na primeira relação sexual.

49,6%

de pessoas entre 14 e 24 anos que usam camisinha em toda relação. FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE, DADOS DE 2008

diu

Com duração de dez anos, o dispositivo intrauterino impede a fixação do óvulo no útero

O fato de alguns países permitirem a comercialização da pílula de cinco dias apenas com prescrição médica não significa que haja risco à saúde, explica Arícia Giribela, ginecologista e membro da comissão de anticoncepção da Febrasgo. Obrigar o consumidor a passar pela recomendação de um especialista faz parte do processo de regulamentação do medicamento.

60,9%

riscos_Porcentagem

a pílula dos cinco dias é perigosa? Nós sabemos que a contracepção de emergência é uma ferramenta, mas, na medida em que vira rotina, faz com que o organismo não a reconheça. Além disso, o uso frequente pode provocar alterações hormonais e no ciclo menstrual.

O que acontece: A pílula pode agir no muco, dificultando a locomoção dos espermatozoides na trompa (diminuindo a movimentação, fundamental para a fecundação) e no endométrio. Segundo especialistas, a pílula não é abortiva porque não age se ocorrer a fecundação

LUCAS LIMA/MTv

O QUE ELES FAZEM

A especiAlistA

Pílula evita gravidez após transa sem proteção

Juliana Franco Maia recorreu à pílula do dia seguinte uma vez

Por que os jovens correm risco? Há 15 anos fizemos uma pesquisa que mostrava que 90% deles conheciam os métodos de prevenção. O problema começa com a insegurança. Eles não querem falhar, e elas temem não agradar. E aí acabam correndo riscos. Mas o uso de camisinha tem aumentado. Sim. Posso dizer que aumentou umas 15 vezes. O problema é a continuidade. A qualquer momento, eles podem parar.

Jovens usam camisinha, mas abrem mão depois Números do Ministério da Saúde comprovam: os jovens usam, sim, camisinha, mas abandonam com o tempo. Enquanto na primeira transa 60% usam o preservativo, com parceiros fixos o número cai para 31% (podem usar, mas nem sempre). A estudante Juliana Franco Maia, 21 anos, diz que recorreu à pílula do dia seguinte quando a camisinha do namorado estourou. Mas afirma que o normal é os casais de sua idade deixarem de usar preservativos quando o caso vira namoro sério. “Tenho uma amiga que só vive de pílula do dia seguinte. Ela não gosta de tomar regularmente porque engorda, dá espinha.” Como diz Juliana, as pessoas acham que nunca vai acontecer com elas.


6

arena

esporte sem lengalenga editada por guilherme coSta • arena@mtvbrasil.com.br

AnDRÉ CHACO/FOLHAPRESS

MARtIn BERnEttI/AFP

Kaká, Elano e Robinho voltam Se no jogo contra Portugal o Brasil sofreu com a falta de criatividade de Júlio Baptista e Daniel Alves, que atuaram no meio de campo, hoje, contra o Chile, Dunga terá de volta seus titulares no setor. Kaká, que estava suspenso, e Elano, recuperado de dores, jogam e dão alívio à torcida. Robinho também volta ao ataque da Seleção. Outra boa notícia pode ser a ausência do brucutu Felipe Mello, que levou uma pancada no tornozelo e pode ficar de fora. Ramires e Josué são as opções de Dunga para entrarem na vaga.

Brasil encara Red Hot ‘Chile’ Peppers

túnel do tempo

1989 O jogo da fogueteira no dia 3 de Setembro, Brasil e Chile jogavam no Maracanã, por uma vaga na Copa da Itália. O Brasil ganhava por 1 a 0, gol de Careca, quando um sinalizador (jogado pela torcedora Rosenery Mello) atingiu o campo perto do goleiro chileno Rojas, que caiu fingindo estar sangrando. O jogo foi suspenso, a farsa descoberta, Rojas punido, e a torcedora acabou nua na Playboy.

Apesar da freguesia histórica, o Chile não é essa moleza toda e pode esquentar as coisas para a Seleção no jogo de hoje Desde sexta-feira, quando terminou a primeira fase da Copa e foram definidos os adversários nas oitavas de final, o torcedor brasileiro está confiante, certo de que fomos beneficiados com o cruzamento com o Chile. Afinal, o time de Dunga se livrou de pegar a Espanha e acabou tendo como rival da partida de hoje, às 15h30, um velho freguês. Até agora, foram 65 encontros na história, com 46 vitórias do Brasil, 7 derrotas e 12 empates. Em Copas, também sempre deu Brasil: 4 a 2, em 1962, e 4 a 1, em 1998.

Mas vai achando que hoje vai ser moleza. O “Red Hot Chile Peppers”, como vem sendo chamada a equipe chilena em seu país, é uma das poucas desse Mundial que joga para frente, sem medo de cara feia. Bom exemplo foi contra a Espanha. Mesmo perdendo e com um jogador a menos, os chilenos jogaram de igual para igual. É bom ficar esperto com a turma Valdivia, Fernandez e Sanchez, todos habilidosos e rápidos. Para completar, o técnico é um argentino com apelido de El Loco: Marcelo Bielsa. Olho neles, torcida brasileira!

Cuidado com eles

Sanchez – ataca pelos dois lados e é rápido feito uma bala.

Fernández – junto de Valdivia, é um dos mais habilidosos do time.

palpites dos deuses Consultamos os deuses do futebol e eles nos disseram o que vai acontecer no jogo de hoje contra o Chile.

brasil

chile

Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Mello, Kaká e Elano; Robinho e Luis Fabiano. T: Dunga.

Bravo; Isla, Fuentes, Contreras e Vidal; Carmona, Millar, Fernández e Valdivia; Sanchez e Suazo. T: Marcelo Bielsa.

hoje, às 15h30, esTádio nelson mandela, PorTo elizabeTh. árbitro: Howard Webb (Inglaterra).

Brasil

1X0 Chile

Brasil

1X2 Chile

Brasil

3X2 Chile


Patrocínio

segunda-feira, 28 de junho de 2010

7

JeRRy LAMpeN/ReuTeRs

Copa vê 1ª briga na arquibancada Mexicanos e argentinos quebraram o pau após o jogo de ontem nas arquibancadas do estádio soccer City, em Joanesburgo. um torcedor mexicano que usava máscara foi derrubado pelos argentinos e agredido enquanto estava caído. segundo a polícia, a briga foi rapidamente controlada e terminou sem registro de feridos em estado grave.

apagadão_Messi não foi ontem o mesmo de outros dias. Bem marcado pelos volantes mexicanos, o craque argentino sumiu durante a maior parte do jogo. Maradona, após o jogo, reclamou que o jogador foi caçado com violência.

Tevez recebe sem goleiro, e sem condição de jogo, para marcar o gol que abriu a vitória contra o México

Juiz ajuda e Maradona vai ficando pelado Tevez marca duas vezes (uma delas beeem impedido), Argentina passa pelo México e vai pegar a Alemanha. Promessa está virando realidade A cada rodada, a promessa de Maradona de sair pelado pelas ruas de Buenos Aires, em caso de título argentino, vai se tornando cada vez mais real. Dessa vez, a mãozinha para que o medonho striptease do técnico vire realidade veio do juiz italiano, Roberto Rossetti, que validou equivocadamente o primeiro gol da vitória sobre o México por 3 a 1. Ao passar pelos mexicanos, os argentinos vão enfrentar os alemães, que também foram favorecidos para eliminar a Inglaterra (ver nas págs. 8 e 9). O jogaço será no sábado, às 11h. Não que o México sairia vencedor caso o juiz não validasse o gol de Tevez, mas o impedimento foi tão escandaloso que acabou com a tranqui-

lidade do time verde. O ex-corintiano estava sozinho, sem goleiro, quando recebeu de Messi para, de cabeça, abrir o placar. Mesmo com o telão do estádio passando o replay do gol irregular e os mexicanos reclamando, o árbitro não voltou atrás. Daí em diante, só deu Argentina, que ampliou com Higuaín, artilheiro do Mundial com 4 gols. Logo depois, Tevez soltou um foguete e marcou o terceiro. Hernández ainda diminuiu para os mexicanos. Agora, faltam três jogos para que a promessa de Maradona seja cumprida. A esperança é que a Alemanha repita o filme de 2006, quando eliminou a Argentina, e acabe com o sonho deles em ver o ídolo pelado.

argentina

Heinze fica nervosinho com câmera Ao comemorar o segundo gol de seu time, o zagueiro bateu a cabeça na câmera que filmava os jogadores se abraçando. Irritado, Heinze deu um tapa no aparelho.

3

Romero, Otamendi, Demichelis, Burdisso e Heinze; Mascherano, Maxi Rodríguez (Pastore) e Di Maria (Jonás Gutiérrez); Messi, Tevez (Verón) e Higuaín. t:Maradona.

méxico

1

Perez, Juarez, Rodríguez, Osório e Salcido; Rafa Márquez, Torrado, Guardado (Franco) e Giovani dos Santos; Bautista (Barrera) e Hernández. t:Javier Aguirre. gols:Tevez (26 do 1º), Higuaín (33 do 1º); Tevez (7 do 2º) e Hernández (24 do 2). cartãoamarelo:Rafa Márquez (México).

DAvID GRAy/ReuTeRs


8

arena

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Que venha a Argentina Alemanha despacha a Inglaterra com uma goleada e agora enfrenta o time de Maradona A Alemanha começou a Copa do Mundo sem muito alarde, sendo apontada entre as favoritas apenas pelo peso da camisa. A Espanha e a Inglaterra, por outro lado, eram apontadas entre as principais forças do torneio. A Fúria espanhola ainda não impressionou e a Inglaterra volta para casa com o passaporte carimbado com gala pelos alemães, que marcaram 4 a 1 no duelo de gigantes das oitavas de final. O jogo fez justiça à campanha das duas seleções na África do Sul. Os ingleses mostraram novamente uma grande dificuldade para criar. Gerrard e Lampard tentavam, mas não encontravam espaços para

Rooney, que, por sua vez, não trouxe muita inspiração na bagagem. Já os alemães mesclavam a força de sempre com bom nível técnico e, quem diria, habilidade. Os garotos Müller e Özil se encaixaram perfeitamente no jogo dos (mais) experientes Klose, Podolski e Schweinsteiger. E a Alemanha tem mostrado bom futebol e eficiência, para deixar claro que veio para a Copa do Mundo buscar o quarto título mundial. Agora os alemães encaram a Argentina nas quartas de final. Duelo marcado para o próximo sábado, às 11h. Perigo para a insegura defesa dos argentinos. douglas vieira JOHN MACDOUGALL/AFP

pé frio? No sábado, a seleção dos EUA disse adeus à Copa. Ontem, a Inglaterra se despediu. O que as duas equipes tinham em comum? Mick Jagger na torcida. Seria o vocalista dos Rolling Stones um verdadeiro e clássico pé frio? A resposta não sabemos, mas parece que ele vai ao jogo do Brasil. Que torça para o Chile.

Holanda pode entrar no caminho do Brasil Se reinar a coerência na rodada de amanhã das oitavas de final, a Copa da África do Sul pode ter outro duelo entre brasileiros e holandeses. A Laranja encara a Eslováquia hoje, às 11h, como favorita. Situação idêntica à do Brasil, que entra em campo às 15h30 para enfrentar o Chile. Para a Holanda, o desafio será superar os problemas físicos, que atrapalharam três dos jogadores mais habilidosos do time: Robben (foto), que se recupera de uma contusão pré-Copa e jogou apenas alguns minutos no torneio; Van der Vaart, que sentiu dores no treino de ontem; e Van Persie, que tinha abandonado o treinamento no sábado. Dos três, apenas o último está confirmado. Sem esquecer que a Eslováquia não deve facilitar. O time chega com moral depois de ganhar da Itália por 3 a 2.

RODGER BOSCH/AFP

holanda Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Bommel, De Jong e Sneijder; Vaart, Kuyt e Persie. T: Bert van Marwijk.

eslováquia Mucha; Pekarik, Skrtel, Durica e Zabavnik; Kopunek, Kucka, Stoch e Hamsik, Vittek e Jendrisek. T: Vladimir Weiss.

horário e local: Às 11h no estádio Moses Mabhida, em Durban. árbitro: Alberto Undiano (Espanha).


arena 9

segunda-feira, 28 de junho de 2010

CHrIstOPHe sIMON/afP

toma lá, dá cá AlEmAnhA

4

Neuer, Lahm, Friedrich, Mertesacker e Boateng; Schweinsteiger, Khedira, Müller, Özil e Podolski (Gomez); Klose. T: Joachim Löw.

InglATErrA

1

James, Johnson (WrightPhillips), Upson, Terry e Ashley Cole; Lampard, Barry, Milner (Joe Cole) e Gerrard; Defoe (Heskey) e Rooney. T: Fabio Capello.

reuters

E eis que na reedição da final da Copa de 1966 um lance curioso se repetiu. A Inglaterra chuta para o gol, a bola toca no travessão alemão e pinga. Entrou ou não entrou? Em 1966, não entrou, mas valeu. Em 2010, entrou, mas não valeu. Conclusão? Os ingleses precisam melhorar a pontaria e acertar o gol direto.

gols: Klose (20 do 1º), Podolski (32 do 1º) e Müller (22 e 25 do 2º). Upson (37 do 1º). Cartões amarelos: Friedrich (Alemanha) e Johnson (Inglaterra).

PauL eLLIs/afP

Klose corre atrás do recorde

Podolski vibra ao marcar o segundo gol da Alemanha contra a Inglaterra

Quanto mais a Alemanha sobe de produção, mais o Fênomeno se preocupa. Ronaldo marcou três vezes na Copa de 2006 e tornou-se recordista de gols em Copas do Mundo, com 15 tentos. Porém, o atacante Miroslav Klose começa a chegar perto. Com o gol marcado ontem, o 11 alemão chegou a 12 e empatou com Pelé. Com isso, faltam três para alcançar o craque brasileiro. E, caso a seleção de Joachim Löw chegue à final, ele terá três partidas pela frente. Difícil vai ser torcer para a Argentina parar o alemão.

fraNCIsCO LeONG/afP

expresso O duelo entre Espanha e Portugal, marcado para amanhã, às 11h, promete ser quente, como ficou claro no diálogo entre CRistiAnO ROnALDO (foto) e sERgiO RAMOs. Em entrevista ao jornal espanhol “As”, o lateral da Espanha revelou ter trocado mensagens de celular com o atacante, seu companheiro no Real Madrid. segundo Ramos, o português teria enviado um sMs com a frase “não se iluda”. Provocação devolvida com um “não se iluda você, Máquina”.

se depender do otimismo de Chilavert, o PARAguAi não deve ter dificuldades para vencer o Japão. O ex-goleiro, que atuou nas Copas de 1998 e 2002, declarou que sua seleção é forte em todos os setores e tem grandes chances de avançar na Copa do Mundo. O atacante Forlán, do uRuguAi, revelou o segredo da boa campanha na Copa. segundo ele, a Celeste Olímpica – que chegou às quartas de final depois de 40 anos – veio para o Mundial da África do sul apenas para se divertir e aproveitar bastante.


10

arena

segunda-feira, 28 de junho de 2010

ALBERt GEA/REutERS

Alemanha leva a melhor também na F-1 Assim como no duelo da Copa, alemão Sebastian Vettel deixa ingleses Lewis Hamilton e Jenson Button comendo poeira O Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, realizado ontem em Valência, na Espanha, foi palco de mais uma corrida monótona, ao menos nas primeiras posições. Dono da pole, Sebastian Vettel, da Red Bull, só foi ameaçado na primeira curva. Sem muitos esforços, o alemão abriu uma boa vantagem na liderança, não foi mais pressionado pelos rivais e chegou à sua segunda vitória na temporada. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, ficou em segundo, e Jenson Button, seu companheiro, completou o pódio, na terceira posição. O

brasileiro Rubens Barrichello, da Willians, ficou em quarto, e Felipe Massa, da Ferrari, ficou em 14º. As maiores emoções da corrida ficaram por conta de um acidente envolvendo o australiano Mark Webber, da Red Bull, que acertou a traseira do carro de Kovalainen, da Lotus, decolou e acertou a barreira de pneus. Ninguém ficou ferido. Com o resultado, Hamilton manteve a ponta do campeonato, com 127 pontos, Button continua em segundo, com 121, e Vettel pula para a terceira colocação, com 115 pontos.

Alonso chora as pitangas em Valência Irritado com o nono lugar diante de sua torcida em Valência, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, chutou o balde. Segundo ele, os comissários de prova manipularam o GP. “É uma pena, não para nós, porque isso é corrida, mas para todos os fãs que vieram para ver uma corrida manipulada. Quando o safety car saiu, não foi bom para nós, mas (Lewis) Hamilton ultrapassou o safety car. Algo que nunca vi, ultrapassar o carro médico com bandeira amarela. Estávamos a um metro um do outro e ele terminou em segundo”, reclamou.

FRED DuFOuR/AFP

Corinthians quer Dida de volta ao gol

ERNEStO Sá/AFP

Goleiro do Flamengo é suspeito de crime Segundo a delegada Alessandra Escobar, que investiga o sumiço de Eliza Samudio, 25, mãe do filho do goleiro Bruno, o camisa um do Flamengo é o principal suspeito do desaparecimento. Eliza, sumida há três semanas, teria sido espancada por Bruno no sítio do goleiro, segundo investigações da Delegacia de Homicídios de Contagem (MG), em reportagem publicada pelo jornal “Estado de S. Paulo”. Bruno terá seu sítio vistoriado por PM e Bombeiros. O goleiro prestará depoimento nos próximos dias.

Com 36 anos e há quase uma década atuando no futebol italiano, o goleiro Dida está a poucos passos de voltar ao futebol brasileiro. Dida está na mira do Corinthians, para substituir o goleiro Felipe, que será negociado com o Genoa, também da Itália. Segundo informações do site italiano “Itasportpress.it”, Dida chegou a receber uma proposta do Santos, mas preferiu acertar com o timão, em que jogará ao lado de Ronaldo e Roberto Carlos.

Murilo (à direita) liderou a reação da equipe brasileira

Brasil vira e segue líder na Liga Mundial A seleção brasileira de vôlei masculino manteve sua rotina de vitórias e passou pela Holanda ontem, em confronto válido pela Liga Mundial. Os brasileiros estavam perdendo por 2 sets a 0, mas viraram o jogo e venceram por 3 sets a 2. Com o resultado, o time de Bernar-

dinho mantém a liderança em sua chave. Os melhores de cada grupo mais o segundo melhor colocado do torneio disputarão a fase final da competição, que será realizada em Córdoba, na Argentina, entre 21 e 25 de julho. A Rússia é a única equipe invicta no campeonato, com oito vitórias.

RecoRde_O brasileiro César Cielo estabeleceu ontem, no Open de Paris de Natação, o recorde dos 50 metros livre. Ele se tornou o primeiro nadador, desde o fim da era dos supermaiôs, a superar o russo Alexander Popov, detentor da marca anterior, de 21s64. Com o tempo de 21s55, Cielo levou o ouro no torneio vestindo apenas uma bermuda. O brasileiro é o atual detentor dos recordes mundiais dos 50 metros (20s91) e 100 metros livre (46s91), ambos estebelecidos com a ajuda de supermaiôs.


segunda-feira, 28 de junho de 2010

almanaque almanaque@mtvbrasil.com.br • editada por douglas vieira

expresso O cantor James blunt quer bater o recorde de show mais alto do mundo. mas não pelo volume do som, e sim porque amanhã ele vai tocar dentro de um boeing 757 a 41 mil pés de altitude, diante de 150 pessoas. Os ingressos foram sorteados pela rádio Heart.

11

papo sem cabeça

Lego monta caminho de sucesso marca migrou para o videogame e agora se associa a outra poderosa franquia: ‘Harry Potter’

O diretor tim burtOn se prepara para recriar mais um clássico. ele vai criar uma animação de “a Família addams” em stop-motion e em preto e branco, fazendo jus ao clássico dos anos 30.

lindsay lOHan vai interpretar a estrela pornô linda lovelace, do clássico do gênero “Garganta Profunda”. nomeado “inferno”, o longa começa a ser rodado ainda neste ano.

“LEGO Harry Potter Years 1-4”, aguardado game com visual inspirado nos bloquinhos montáveis de brinquedo, tem lançamento amanhã. O jogo é compatível com as plataformas Nintendo DS, PCs, PSP, PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii. Como entrega o nome, a aventura é baseada nos quatro primeiros livros de J.K. Rowling. Todos os personagens fundamentais da trajetória do menino bruxo estão disponíveis para jogar. Sendo assim, além de Harry, você pode optar por controlar Hermione Granger e Ron Weasley, que podem lançar mão tanto de golpes mágicos como de bruxarias. Já os cenários para a ação contemplam locações exploráveis como o castelo de Hogwarts, a Floresta Proibida e o Beco Diagonal. O título é mais um a explorar a lucrativa ver-

são game da marca Lego, que tem se dedicado especialmente às adaptações de franquias cinematográficas. Só o jogo baseado em “Guerra nas Estrelas”, lançado em 2005, vendeu em torno de 20 milhões de cópias. Agora, imagine os números que aguardam “Harry Potter”, sucesso absoluto no cinema e cujo longa de encerramento da série (“As Relíquias da Morte”) vai invadir as telonas aqui do Brasil em 19 de novembro. A nova iniciativa deve ampliar ainda mais os resultados de vendas, que já são impressionantes. Sem fazer muito alarde publicitário e apostando muito mais na divulgação pela internet, com trailers bem trabalhados, os jogos assinados pela Lego já venderam cerca de 50 milhões de unidades no mundo todo. eduardo ribeiro

quatro bLoquinhos de sucesso Confira alguns dos principais títulos da franquia Lego

“star wars”

“batman”

O primeiro título da franquia foi baseado no longa “Guerra nas Estrelas - Episódio 1”. Lançado em 2005, o game chamou atenção por seu visual leve e ineditismo.

Mesmo o universo sombrio do homem-morcego fica simpático com a roupagem da Lego. Aqui, os vilões escapam de Arkham Asylum e bagunçam Gotham City.

“indiana jones”

“rock band”

Ao apostar novamente em um ícone dos cinemas, o game de 2008 importou cenas clássicas da aventura arqueológica, como a fuga da bola gigante e a cena das cobras.

Aqui, a opção não foi adaptar um filme, mas a aposta também foi uma franquia de sucesso. O simulador de bandas encontrou no Lego um parceiro perfeito.


12

almanaque

CAROlINE BITTENCOuRT/DIVulgAçãO

O mundo paralelo de Pitty

Ao lado de seu guitarrista, cantora exibe influências folk e toca piano

maria rita bem pertinho A cantora Maria Rita apresenta hoje o repertório de seu recente CD e DVD “Samba Meu” no intimista Tom Jazz (av. Angélica, 2.331, Tel. 32550084. R$ 150. 21h).

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Megashow do U2 agora em DVD

A cantora Pitty e o guitarrista de sua banda, Martin Mendezz, acabam de inaugurar oficialmente o projeto paralelo Agridoce. A dupla, que já disponibilizou a faixa “Dançando” no MySpace, se prepara para lançar mais uma composição esta semana, “Epílogos e Finais”. “Esse é o nosso mundo, fazemos tudo de um jeito artesanal, ela no piano e voz, eu no violão”, explica Martin. De inspiração folk, a ideia nasceu espontaneamente, em um dia de baita chuva. “Estávamos no apartamento dela, e tudo nasceu de uma necessidade mútua por fazer algo mais solto. As letras vêm de escritos dos caderninhos da Pitty, nós mesmos gravamos, mixamos, produzimos. É um aprendizado. O nosso envolvimento em todos os estágios do processo de cada canção faz parte da proposta.” Martin e Pitty escolheram o nome Agridoce por soar “descritivo e lúdico”, segundo o guitarrista. Tradução: melodias açucaradas e letras melancólicas. O primeiro ensaio foi há três meses, e eles já têm mais cinco músicas. O interesse do público, por enquanto, é bom – foram cerca de mil acessos a cada dez minutos só na sexta-feira, primeiro dia de divulgação no MySpace. eduardo ribeiro

MARCOS hERMES/DIVulgAçãO

Em turnê pelo mundo divulgando o repertório de seu álbum mais recente, “No line on The horizon” (2009), o u2 fez um show histórico no ano passado, agora disponível em DVD/Blu-Ray. “u2 360° At The Rose Bowl” (universal, R$ 69,90) atraiu 97 mil pessoas ao estádio californiano. Fãs da banda irlandesa poderão conferir a façanha por todos os ângulos que as 27 câmeras do diretor Tom Kruger, mesmo do filme “u2 3D”, não deixaram escapar. Filmado em hD, a edição de luxo vem com dois discos e um encarte com fotos. EVElSON DE FREITAS/FOlhAPRESS

crepúsculo_Lançada no ano passado nos Estados Unidos, a HQ “Stephenie Meyer e a Origem de Crepúsculo” (Gal Editora, 48 págs, R$ 24) faz uma biografia da criadora da famosa série de vampiros. Quem assina são os estreantes Ryan Burton e Dave Macneil. O título ganha tradução portuguesa em momento oportuno, às vésperas da estreia do terceiro longa da série de vampiros, “Eclipse”, chegar aos cinemas, na quarta-feira. O sucesso de Stephenie Meyer tem uma história curiosa, já que ela é uma ex-dona de casa que começou a escrever sua famosa obra depois de ter vislumbrado a premissa num sonho. arcade fire

brandon flowers

Com a baixa vendagem de CDs, algumas bandas têm investido na parte gráfica e nas embalagens de seus lançamentos. Imitando uma jogada já manjada nas editoras de quadrinhos, a banda indie Arcade Fire anunciou que seu terceiro álbum, “The Suburbs”, vai sair com oito capas diferentes. O sucessor de “Neon Bible” tem lançamento previsto para dia 2 de agosto.

Enquanto o The Killers tira uma folga antes de voltar ao estúdio para gravar o próximo álbum, o vocalista Brandon Flowers aproveita a brecha para investir em sua carreira solo. “Flamingo”, seu primeiro disco sem banda, já tem o single “Crossfire” disponível no iTunes e na Amazon e data para sair em 6 de setembro. O baterista do The Killers, Ronnie Vanucci, participa do álbum.


segunda-feira, 28 de junho de 2010

combo@mtvbrasil.com.br • editada por cleide floresta

combo

13

guia de assuntos aleatórios

lucas lima/mtv

À esquerda, a tela de conversa do novo MSN, que ganhou abas, nas quais o usuário visualiza todos os amigos com quem está conectado; acima, tela de compartilhamento de fotos, com visualização mais prática e recursos que possibilitam a integração com redes sociais como Flickr e Facebook

Tudo pelo social Integração com as mídias sociais é uma das principais inovações da versão 2010 do MSN, já disponível para download endrigo chiri Braz do boletim B-coolt.com

um em cada oito casais nos Estados unidos se conheceu por mídias sociais. O rádio levou 38 anos para chegar a 50 milhões de ouvintes, enquanto a televisão precisou de 13 anos. Já o Facebook conquistou 200 milhões de usuários em menos de um ano! Britney spears e ashton Kutcher, juntos, têm mais seguidores no twitter do que a população de países como irlanda, suíça e Noruega. “Nós não temos escolha quanto a usar ou não as mídias sociais, a questão é como vamos usálas”, acredita Erik Qualman, autor do livro “socialnomics: How social media transforms the Way We live and Do Business” (socialnomics.net), que reúne esses e tantos outros dados sobre mídias sociais. Não à toa, a inovação mais importante presente no novo Windows live messenger, liberado em versão beta na quinta-feira passada, é a integração com Facebook, Flickr, Youtube, myspace e Digg. twitter e Orkut estão a caminho. a partir de um botão localizado na parte supe-

rior, um Painel social é aberto para mostrar as últimas atualizações nas mídias sociais, que podem ser categorizadas por mais recentes, pessoais, fotos, links compartilhados e blogs. E ali mesmo você pode responder às mensagens recebidas. Outras duas novidades que merecem destaque na versão 2010 do msN, que só roda nos Windows vista e 7, são a organização das janelas de bate-papo, que agora são disponibilizadas por abas, e a possibilidade de escolher entre os seus contatos para quem você vai estar on-line ou off-line. mudanças que poderiam ter acontecido há um bom tempo.

Mais novidades Outro que passa por mudança é o Flickr. Enquanto a integração com o Facebook não fica pronta, os 85 milhões de fotógrafos profissionais e amadores reunidos no site já navegam por uma recém-lançada página inicial, que dá mais destaque às fotografias e tem melhor navegabilidade.

Três wwws que valem a visiTa

flavors.me – o Flavors agrega o conteúdo publicado em todas as mídias sociais com cara de site estiloso e fácil de personalizar.

Musicphilosophy.co.uk O designer mico toledo coloca na rede interpretações gráficas de trechos de grandes canções de strokes, the Beatles, michael Jackson e por aí vai... E rola de encomendar camisetas.

Wetransfer.com Permite o envio de arquivos de até 20 GB para até 20 amigos em questão de segundos.

Scrap

por MariMoon

WWW.tWitter.coM/MariMoon

Renove tudo e expulse o tédio nessas férias Últimos dias de junho e alguns já comemoram a primeira semana de liberdade. E agora? Não tem nada para fazer nas férias? Aqui vai uma lista de atividades para expulsar o tédio: Arrumar o quarto: eu não sei se tenho um quê de Monica Geller (de “Friends”), mas me divirto redecorando! Adoro deixar tudo bonitinho e organizado, trocar móveis de lugar, pintar paredes coloridas, comprar quadrinhos e coisas baratinhas, tipo luzes de Natal ou máscaras para dar um toque estiloso e novo ao espaço. Passear nos museus: muitas exposições são gratuitas e ver arte é sempre bom para ativar o cérebro em momentos de ócio, “viajar” e ter ideias. Fotografias, pinturas, esculturas, escolha alguns no guia e vá com tempo e MP3 player. Para os que cursam artes: leve caderninho para desenhar ou anotar inspirações criativas. Customizar roupas: Passe em um armarinho (vá à rua 25 de Março, no metrô São Bento) e compre lantejoulas, tachas, linhas coloridas, agulha, tintas de tecido, tecidinhos estampados e refaça aquela peça de roupa (camiseta/tênis/shorts/jaqueta jeans) que você não aguenta mais ver. Se estiver sem ideias, recorra a sites tipo www.lookbook.nu Se tédio tem a ver com mesmice, então renove tudo! Mude o seu quarto, baixe uma nova playlist de MP3, veja os amigos que não são do colégio, vá para baladas novas! LINK [http://casadachris.uol.com.br/blog] A Cris falava de decoração no programa “Scrap MTV”


14

combo

segunda-feira, 28 de junho de 2010

NAS ALTURAS

Curta o inverno na serra

Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí (SP)

Gosta de um friozinho? Veja dicas de cinco cidades bem tranquilas para você visitar nesta estação

As trilhas e as escaladas mais famosas dessas cidades são a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, e o Pico das Agulhas Negras, em Itatiaia – esta tem 2.791 metros de altura e é a quinta montanha mais alta do Brasil. Mas ainda é possível praticar rapel e arvorismo. Durante o verão, existem opções de esportes aquáticos na região serrana. Pico das Agulhas Negras, em Itatiaia (RJ)

AIrtON SOAreS/FOlhAPreSS

onde fiCar

Trilha de bicicleta em São Bento do Sapucaí (SP) DIVulGAçãO AleXSANDrO bOrGeS

Com paisagens dignas dos Alpes Suíços, os arredores de Campos do Jordão têm muitas opções para você curtir num fim de semana com tranquilidade e sem todo o agito e o preço da vizinha famosa, especialmente se você procura um destino romântico ou quer praticar esportes radicais. Monte Verde e São Francisco Xavier, por exemplo, atraem casais com bares, restaurantes e música ao vivo, além de paisagens maravilhosas e um friozinho que chega a temperaturas negativas. Os amantes da boa gastronomia também encontram boas opções em Gonçalves, que oferece aos visitantes desde a típica comida mineira feita no fogão à lenha à sofisticação francesa. Graças às muitas cachoeiras e aos morros da região, essas cidades também atraem os amantes dos esportes radicais e do ecoturismo. É possível fazer trilhas de bike, rapel e escaladas, atividades perfeitas para admirar a paisagem sem ficar parado. O Parque Nacional do Itatiaia é um dos destaques, com animais silvestres e Mata Atlântica intocada. Carla de wolf

Gonçalves (MG) Pousada do Rio - fim de semana: de R$ 280 a R$ 390, com café da manhã. Tel. (35) 3654-1346. Pousada Bicho do Mato - fim de semana: de R$ 310 a R$ 480, com café da manhã e jantar. Tel. (35) 3654-1350. Itatiaia (RJ) Hotel Vista Linda – fim de semana: de R$ 190 a R$ 450, com café da manhã. Tel. (24) 3359-8719. Pousada dos Tucanos - fim de semana: de R$ 90 a R$ 160, com café da manhã. Tel. (24) 9941-1659. Monte Verde (MG) Águia da Montanha - fim de semana: de R$ 400 a R$ 600, com café da manhã. Tel. (35) 3438-1173. Alto de Monte Verde - fim de semana: R$ 490 a R$ 990, com café da manhã. Tel. (35) 3438-1333. São Bento do Sapucaí (SP) Mantiquero – fim de semana: de R$ 120 a R$ 180 (chalés). Tel. (12) 9704-0172. Pousada do Quilombo - fim de semana: de R$ 1.200 a R$ 1.800, com café da manhã e almoço. Tel. (12) 3971-2688.

Pôr do sol em Gonçalves (MG)

São Francisco Xavier (SP) Pousada Muriqui - fim de semana: de R$ 440 a R$ 500, com café da manhã. Tel. (12) 3926-1169. Pousada Itaky - fim de semana: R$ 280, com café da manhã. Tel. (12) 3926-1239.


segUNda-feIra, 28 de jUNho de 2010

Quadrinhos laerte

etcetera 15 Horóscopo sUsaN MIller www.astrologyzoNe.coM

“leonino: uma pessoa próxima vai te revelar que está em dificuldades. tente reanimá-la, suas palavras vão fazer toda a diferença” ÁRIES (de 21/3 a 19/4) Pode ser que você se pegue viaARIES ARIES jando em memórias do passado. Mergulhe em recorARIES ARIES ARIES ARIES ARIES dações antigas e divida com pessoasARIES próximas esses ARIES momentos de diversão. Isso vai estimular a sua mente e dará disposição para você encarar o futuro. TOURO (de 20/4 a 20/5) Hoje é o dia da burocracia. Parece ser um bom momento para fazer reuniões, TOURO TOURO assinar contratos ou fechar negócios. O Sol, em TOURO TOURO TOURO TOURO TOURO TOURO conjunção com Mercúrio, o planeta da comunicação, permitirá que você seja claro e assertivo. GÊMEOS (21/5 a 21/6) As finanças vão consumir seu tempo e suas energias. O Sol e Mercúrio turbinam GÊMEOS GÊMEOS GÊMEOS a sua capacidade de tomar decisões baseadas em GÊMEOS GÊMEOS GÊMEOS GÊMEOS GÊMEOS pensamentos racionais. Em vez de se enrolar, você vai traçar um plano sólido para colocar tudo em ordem. CÂNCER (22/6 a 22/7) Hoje será uma oportunidade CÂNCER única para você se dar bem em vários sentidos. O CÂNCER CÂNCER CÂNCER CÂNCER CÂNCER CÂNCER Sol e Mercúrio, o planeta do poder,CÂNCER estão em Câncer, fazendo com que você se sinta revigorado e confiante. Mas tome cuidado para não soar arrogante.

PALAVRAS CRuzAdAS diretas

LEÃO (de 23/7 a 22/8) Uma pessoa próxima vai te conLEÃO fidenciar que está em dificuldades. Tente animá-la. O LEÃO LEÃO LEÃO LEÃO LEÃO LEÃO LEÃO Sol e Mercúrio em sua 12ª casa, a da compaixão, fortalecerão o seu lado sensível e a sua capacidade de se expressar. Suas palavras vão fazer a diferença. VIRGEM (de 23/8 a 22/9) Hoje o dia será de muita energia e estímulos sociais. Você receberá uma enVIRGEM VIRGEM VIRGEM xurrada de convites ou telefonemas de amigos que VIRGEM VIRGEM VIRGEM VIRGEM VIRGEM querem a sua companhia. Programe uma reunião ou festinha com as pessoas de quem você mais gosta. LIBRA (de 23/9 a 22/10) Chegou o momento de você

ter uma conversa importante. Aproveite que sua caLIBRA LIBRA LIBRA LIBRA LIBRA LIBRA pacidade de se expressar com clareza estará partiLIBRA LIBRA cularmente em alta. O Sol e Mercúrio, o planeta do poder, indicam que você será recompensado. ESCORPIÃO (de 23/10 a 21/11) Hoje é dia de receber notícias de amigos ou parentes que estão longe. Vai ESCORPIÃO ESCORPIÃO ser bacana se reconectar comESCORPIÃO essa pessoa. O Sol ESCORPIÃO ESCORPIÃO ESCORPIÃO ESCORPIÃO ESCORPIÃO e Mercúrio, em Câncer, vão estimular sua mente e favorecer conexões domésticas e internacionais. SAGITÁRIO (de 22/11 a 21/12) Notícias sobre uma questão financeira virão à tona. Pode ser um emSAGITARIO SAGITARIO SAGITARIO préstimo, um financiamento ouSAGITARIO uma hipoteca. ProSAGITARIO SAGITARIO SAGITARIO SAGITARIO cure ouvir dicas e sugestões deSAGITARIO seu contador ou consultor financeiro. Elas serão bem úteis. CAPRICÓRNIO (de 22/12 a 19/1) Conversas intelectu-

almente estimulantes alimentarão sua mente e seu CAPRICORNIO CAPRICORNIO espírito. O Sol e Mercúrio emCAPRICORNIO sua 7ª casa, a dos reCAPRICORNIO CAPRICORNIO CAPRICORNIO CAPRICORNIO lacionamentos, te farão entender e assimilar melhor CAPRICORNIO CAPRICORNIO pontos de vista diferentes de seus interlocutores. AQUÁRIO (de 20/1 a 18/2) Este será um momento ide-

Diretora de Redação: Noelly Russo. Editores Executivos: Kike Martins da Costa e Mauricio Xavier. Editor de Arte: Fabio Machado. Diretor de Logística e Distribuição: Gilberto Brito. Equipe de Logística/ Distribuição: José Freitas, André Caporrino, Cintia Mazon e Fabricio Vietri. Diretor Comercial: Cláudio Prado. nº de matrícula 31197 mtvnarua@mtvbrasil.com.br Gerente Comercial: Daniela Sosigan. Executivos de Publicidade: Cidinha Castro, Daniela Batistela e João Meyer. Planejamento publicitário: Renato Portela. ANUNCIE: 3866-5448/anuncie@mtvbrasil.com.br Av. Dr. Arnaldo, 1.975 Tiragem: 150 mil exemplares. Auditado pela . Impresso nas gráficas Abril e Prol São Paulo, CEP 01255-000 MTV (C) 2010 Viacom International Inc. Licenciado exclusivo para a Abril Radiodifusão S.A tel.: 11 3871-8311

al para você se organizar e trabalhar em um projeto AQUARIO AQUARIO que exige atenção. O Sol, em sua 6ª casa, a do trabaAQUARIO AQUARIO AQUARIO AQUARIO lho, vai favorecer conversas produtivas e trocas de AQUARIO AQUARIO AQUARIO experiências com seus colegas. PEIXES (de 19/2 a 20/3) Você terá momentos extre-

mamente românticos com seu par. O Sol e Mercúrio vão iluminar com força a sua 5ª casa, a do amor verPEIXES PEIXES dadeiro, abrindo grandes possibilidades. Além disso, PEIXES PEIXES PEIXES você vai se envolver em um projeto criativo e brilhar. PEIXES PEIXES PEIXES

PEIXES


MTV na Rua - Edição de 28-06-2010  

Edição de 28-06-2010.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you