Issuu on Google+

São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2010 - edição nº 25 Canal 32 UHF

Espanha campeã

Polvo Paul cravou o campeão

Olé! Espanha prova que futebol ofensivo e bonito não é sinônimo de derrota. Gol de Iniesta na prorrogação da final com a Holanda garantiu o primeiro título mundial da Fúria arena/págs. 8 a 10

mín 16ºC

máx 27ºC

Áries ARIES

Agitação

SEG

12

TOURO

GÊMEOS

Venda

$

CÂNCER

proibida

www.mtv.com.br/narua mtvnarua@mtvbrasil.com.br

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

SAGITARIO dylan martinez/reuters

CAPRICORNIO

AQUARIO

Fidel Castro reaparece em público PEIXES

geral/pág. 4

‘Guitar Hero’ e ‘Rock Band’ duelam por artistas

pág. 12


2

zoom: venda de armas

segunda-feira, 12 de julho de 2010 foto crédito/mtv

o assunto do dia

Ivan Cruz/Ag. A Tarde/Folhapress

como funciona

Armas apreendidas em blitz da Polícia Federal no interior da Bahia em maio

Faroeste brasileiro ganha mais munição Nos últimos cinco anos, cerca de 424 mil armas entraram em circulação no Brasil; as vendas cresceram 70% no período Após o referendo de 2005, no qual os brasileiros disseram não à proibição do comércio de armas de fogo e de munição, o número de armas vendidas no país cresceu 70%. Dados da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) do Exército mostram que, em 2005, 68 mil armas foram comercializadas no Brasil. Em 2009, esse número chegou a 116,9 mil, segundo informe da Agência Brasil. São 424 mil pessoas que passaram a ter uma arma em casa nos últimos cinco anos. Entre 2001 e 2004, período em que se discutiu e entrou em vigor o Estatuto do Desarmamento, dados do Exército mostram que a venda de armas no país havia caído 89%. No referendo feito há cinco anos, 59 milhões de brasileiros optaram por permitir a comercialização de armas de fogo, contra 33 milhões que queriam a proibição.

O resultado impulsionou a alta. Mesmo assim, o comércio de armas ainda é baixo, se comparado ao nível pré-estatuto: em 2001, foram adquiridas cerca de 566 mil armas. Hoje, porém, uma parte maior delas tem como origem o mercado externo. Em 2009, o Brasil importou 3.200 armas, quase três vezes mais do que há cinco anos. Para o sociólogo Antonio Rangel Bandeira, da ONG Viva Rio, se o comércio de armas tivesse sido proibido há cinco anos, o país teria fechado uma porta importante no abastecimento da criminalidade. “O grande problema do crime é a arma pequena, comprada em loja ou roubada”, disse Bandeira à Agência Brasil. Para o assessor e exsubdiretor de Fiscalização da DFPC, coronel Achiles Santos Jacinto Filho, o crescimento das vendas não foi tão expressivo e deve se estabilizar.

A Polícia Federal (PF) e o Exército dividem a obrigação de fazer o controle de armas no Brasil, mas a falta de diálogo entre as instituições impede maior controle sobre as armas de fogo comercializadas no Brasil. Cabe ao Exército fiscalizar produção, exportação, importação e os estabelecimentos comerciais autorizados a vender armas, pelo Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas). O Exército afirma fazer vistorias periódicas nas lojas para verificar documentos e condições de segurança. Já a função de controlar a venda para o consumidor final é tarefa da PF, que registra as vendas no Sinarm (Sistema Nacional de Armas). Para melhorar o controle, os dois sistemas deveriam ter sido integrados até julho de 2005, o que ainda não foi feito.

país armado

2003 aprovação

Estatuto do Desarmamento é aprovado, e a fabricação de armas atinge o menor volume da década: 416 mil peças, uma redução de 56,2% em relação a 2001

2004 freada

Seguindo a tendência de baixa, número de armas vendidas no país aumenta apenas 7.000 unidades, e 423 mil são fabricadas

2005 referendo

Uma consulta popular sobre a proibição da venda de armas foi feita, e os brasileiros decidiram manter a comercialização

2008 recorde

Em ritmo de crescimento desde 2005, a venda de armas no país atinge o pico de 133 mil peças, com leve redução em 2009


segunda-feira, 12 de julho de 2010

geral@mtvbrasil.com.br • editada por andressa rovani

geral

3

notícias sérias sem dar sono

No escurinho místico

A mística ilha chilena de Páscoa ficou às escuras por quatro minutos ontem de tarde. O local recebeu milhares de curiosos para acompanhar o eclipse total do sol. O próximo, só em 2012 REUTERS/Eliseo Fernandez

expresso

Luiz Costa/Folhapress

Defesa pede libertação do goleiro Bruno

A CGU (Controladoria-Geral da União) afirmou que 95% dos 60 municípios fiscalizados pelo órgão apresentaram irregularidades em licitações, como dispensa indevida da licitação e vínculo familiar entre o prefeito e os participantes do processo.

Advogados dos acusados pelo sequestro de Eliza vão pedir habeas corpus Hércio Quaresma, advogado do goleiro Bruno, suspeito de matar a ex-namorada Eliza Samudio, deve entrar hoje com pedido de habeas corpus. Além do goleiro, Quaresma defende também outros cinco suspeitos de participar do sequestro de Eliza. Entre eles, estão Macarrão e a mulher do jogador, Dayanne Rodrigues do Carmo Souza. O mesmo deve ser feito por Zanone Manuel, defensor de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. À imprensa, o advogado de Bruno afirmou que estuda a contratação de peritos criminais para realizar laudos paralelos. Quaresma contesta dois pontos levantados pela investigação da polícia mineira: o depoimento do adolescente J., primo de Bruno, e a ausência de sangue na casa onde Eliza teria sido morta. Na sexta-feira, a mãe de Eliza, Sonia de Fátima Moura obteve a guarda provisória do neto, possível filho de Bruno. O pai da jovem, Luiz Carlos Samudio, que estava com o bebê, disse que irá recorrer da decisão. Ele perdeu a guarda do bebê por haver contra si a acusação de ter estuprado uma menor.

Os índios que estavam acampados desde janeiro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (foto), foram retirados ontem do local pela Polícia Militar. Três pessoas foram presas. Os índios protestavam contra mudanças administrativas na Funai. abr

2.600 funcionários

Foram expulsos pelo Governo Federal por corrupção desde 2003

12

Assaltos

Foram realizados a relojoarias e joalherias neste ano em todo o país

Motorista enfrenta trânsito no retorno A volta para casa foi um pouco mais complicada para quem preferiu enfrentar a estrada ontem. Por volta das 20h30, havia pontos de lentidão nas rodovias Dutra, Bandeirantes e Castello Branco, onde um acidente interditou a via por duas horas. Já a Fernão Dias registrou 10 km de congestionamento.

Um poste caiu ontem sobre os ombros de uma aposentada de 69 anos enquanto ela se escorava para fazer exercícios físicos na orla de Ipanema, no Rio. Ela teve ferimentos leves.


4

geral

segunda-feira, 12 de julho de 2010

alex castro/reuters

Fidel Castro reaparece em público Com um agasalho esportivo da Nike, o expresidente cubano Fidel Castro reapareceu pela primeira vez em público em meses. Ele está afastado do governo e doente desde 2006. Seu destino foi o Centro Nacional de Pesquisas Científicas, em Havana. O reaparecimento de Fidel coincide com o início da libertação de 52 presos políticos em Cuba, que serão encaminhados à Espanha nos próximos meses. Ontem, mulheres de presos protestaram na capital.

Após 20 dias, chuva chega, enfim, a SP Depois de ameaçar o feriado dos paulistanos e não aparecer, a chuva prometida para os próximos dias parece ter data certa para chegar: vai chover muito amanhã e nos próximos dois dias na capital, segundo o Inmet (Instituto de Meteorologia). Após 20 dias de secura e calor, as temperaturas também devem cair, e as máximas não ultrapassarão os 160C nos próximos dias.

Avião decola após ameaça de bomba Após fazer uma aterrissagem não planejada em Recife, no sábado, o voo 433 da Air France, que fazia a rota Rio-Paris, decolou ontem às 21h. A Polícia Federal afirmou que a suspeita de que haveria uma bomba dentro da aeronave não foi confirmada. Uma ligação anônima teria alertado a companhia de que uma bomba estava a bordo. O pouso de emergência fez o aeroporto de Guararapes, no Recife, ficar fechado por 30 minutos. A aeronave foi esvaziada para a vistoria, e os passageiros passaram a noite em um hotel próximo dali.

daslu_Maior butique de luxo do país, a Daslu foi à Justiça para tentar negociar uma dívida de R$ 80 milhões com bancos e fornecedores. A empresa entrou com pedido de recuperação judicial, e a Justiça tem dez dias para decidir. A proprietária Eliana Tranchesi escreveu cartas a 10 mil clientes explicando a situação.

submarino_O Exército da Guatemala informou ontem ter interceptado na sexta-feira um submarino que transportava pelo menos cinco toneladas de cocaína. Durante a operação foram capturados quatro colombianos, e parte do carregamento foi recuperada.

Autonomia ou morte

Brasil sequencia o genoma humano Os pesquisadores brasileiros sequenciaram, pela primeira vez no país, dois genomas humanos completos: o de uma célula tumoral e o de um linfócito sadio. Ambos vieram de uma mulher indiana de 61 anos que tinha câncer de mama. O objetivo da pesquisa foi identificar diferenças no DNA que ajudem os cientistas a entender a doença. Até agora, só foram publicados nove artigos sobre o genoma do câncer. O estudo brasileiro será o primeiro a comparar o DNA completo de um tumor com o de uma célula sadia.

REUTERS/Gustau Nacarino

Mais de um milhão de catalães se reuniram ontem em Barcelona pedindo autonomia para a região

Processo - O advogado de Ingrid Betancourt negou ontem que tenha entrado com um processo contra o Estado colombiano pelo sequestro de sua cliente pelas FARC. Ingrid foi libertada em 2008.

Alencar - Após passar por um cateterismo ontem em SP, o vice-presidente José Alencar passa bem e deve ter alta ainda esta semana. Ele recebeu ontem a visita do presidente Lula.

anac_As regras criadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que ampliaram os direitos dos passageiros completam um mês amanhã. Nesse período, foram registradas 915 queixas em todo o país contra atrasos, cancelamentos de voo e overbooking. Segundo a Anac, 18 companhias foram notificadas. Se não se adequarem, as empresas estarão sujeitas a processo administrativo e multa.


6

geral

O expresso do recesso Mirando folga, parlamentares se apressaram para liquidar projetos O expresso do recesso partiu a todo vapor da estação central de Brasília. Na semana passada, uma pilha de leis foi aprovada, especialmente no Senado. Só no dia 7 de julho, os deputados votaram cinco textos, e os senadores, 18. A pressa tem um motivo muito simples: em julho, os parlamentares terão duas semanas de recesso, já em ritmo de eleição. O recesso oficialmente começa só na sexta-feira, dia 16, mas a rigor os parlamentares estão liberados a partir da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2011. Ela foi aprovada na quinta-feira. Levantamento feito pelo “MTV na Rua” mostra que entre o início da Copa do Mundo, em 11 de junho, e a última terça-feira, os senadores parlamentaram em cinco dias, e os deputados em apenas dois. Recesso não é exatamente o mesmo que férias, e sua criação tem um motivo justo, como explica Mozart Vianna, secretário-geral da Mesa da Câmara dos Deputados e uma espécie de “síndico” da Casa. Ele lembra que as votações em plenário, que ocupam dois dias da semana em Brasília, são o último passo de um processo que começa nas bases. “O trabalho do Congresso Nacional não se restringe às paredes desta Casa”, diz o servidor, que desde 1991 orienta os líderes da Câmara em questões regimentais. “Imagine quando o Parlamento foi transferido para Brasília. Os parlamentares vinham e ficavam quatro meses, de março a junho, e só então iam fazer o contato com suas bases, receber reivindicações”, diz o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Segundo ele, o recesso é um período importante para fazer contatos com os eleitores e levar suas demandas ao Legislativo. Por tradição, em anos eleitorais os parlamentares fazem um acordo para votar projetos urgentes em duas semanas, uma em agosto e outra em setembro. Fora isso, o ano legislativo na prática já acabou. É o ano de suas excelências batalharem mais quatro anos de emprego. marcelo soares

Para quando a fila andar Existem alguns projetos importantes que ainda precisam ser votados pelo Legislativo. O Código Florestal, que libera de multa quem desmatou a Amazônia entre 1998 e 2008, foi aprovado numa comissão no meio do expresso do recesso, mas ainda precisa ir a plenário para ser votado por todos os deputados. As regras para dividir o dinheiro dos royalties do pré-sal também estão na fila. Segundo o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, isso vai ficar para depois das eleições.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Alguns textos votados no expresso de 6 e 7 de julho

PEC 008 4 2 /2

P EC 08 17/20

PL S 35 4 /1

Prorroga o prazo da Zona Franca de Manaus (vai para a Câmara)

98 9

Cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos (vai para a sanção do Presidente)

P EC 89/ 2

Coloca a palavra “juventude” na Constituição (vai para sanção do Presidente)

PEC

003

Proíbe aposentadoria de juíz corrupto (vai para a Câmara)

PLS

P EC 51 /2 0

03

Transforma o cerrado e a caatinga em patrimônios nacionais (vai para a Câmara)

ado n se PLC 009 82 / 2 Cria o instrutor de trânsito (vai para a sanção do Presidente)

ma

MP 48 V 3 /2 0

PLC 2008 173/ Deixa o divórcio mais rápido (vai para a sanção do Presidente)

PLC

Projeto de Lei da Câmara

ra

10

Permite ao presidente contratar sem concurso (vai para o Senado)

Cria Fundo de Combate à Pobreza (vai para a Câmara)

Proposta de Emenda à Constituição

Projeto de Lei do Senado

PEC 008 14 /2

MP 48 V 4 /2 0

10

PL S 754

0/2

Cria o Programa de Fortalecimento do Ensino Médio (vai para o Senado) Aumento de até 46% para os servidores do Senado (vai para a sanção do Presidente)

01 0

O “Notícias MTV” vai ao ar de segunda a sexta-feira, à 0h

PEC 009 2 8 /2 Coíbe violência nos estádios e proíbe xingar (vai para a sanção do Presidente)

MPV

Medida Provisória


8

arena

esporte sem lengalenga editada por guilherme costa • arena@mtvbrasil.com.br

Fúria de campeã

gabriel boyus/afp

O polvo Paul avisou e a Espanha não amarelou: venceu a Holanda com gol a cinco minutos do fim da prorrogação e conquistou seu primeiro título mundial

Uma nova era no futebol mundial Copa do Mundo tem uma importância que extrapola as meras estatísticas do “quem ganhou mais títulos” ou “é a primeira vez que isso ocorre em todos os tempos”. Um Mundial traça um padrão para o futebol por, no mínimo, quatro anos. Às vezes mais. A Copa de 82, por exemplo, ficou célebre por consagrar o estilo força dos italianos contra a classe dos brasileiros. E serviu de paradigma para brucutus desfilarem sua “arte” nos campos por décadas. A esperança é que o título da Espanha também marque uma nova era dentro das quatro linhas, de estímulo ao futebol ofensivo, coletivo, de passes rápidos e marcação sob pressão na saída de bola adversária. Que os técnicos apostem em volantes que saibam dar passes em outra direção que não seja para o lado e com distâncias maiores que dois metros. E que, principalmente, incentive a coragem. Ao contrário da maioria de seus adversários na Copa, a Espanha não se limita a esperar em seu campo para contra-atacar. Em vez disso, martela a defesa rival durante todo o jogo. Afinal, é de gols que é feito esse esporte, certo? JEWEL SAMAD/afp

A primeira vez a gente nunca esquece. Ainda mais quando o fim da espera acontece com merecimento, de forma dramática. Foi assim, com todos os ingredientes usados para dar fim a um tabu, que a Espanha conquistou sua primeira Copa do Mundo e mandou a patente de “amarelão” de vez para a Holanda. Com um gol na prorrogação, a Fúria venceu a decisão por 1 a 0 e gravou o nome do país no troféu mais cobiçado do planeta. Os holandeses, por sua vez, perderam a terceira final em Mundiais e cada vez mais vão amarelando a tradicional camisa laranja. A conquista espanhola carimbou mais uma previsão do polvo Paul. O Nostradamus dos ma-

res havia avisado que a Fúria ficaria com o título e acertou na mosca. Mas Paul deve gostar do sofrimento alheio e não contou que a taça viria de forma tão dramática. Depois de noventa minutos bastante equilibrados, com direito a muito gol desperdiçado e pancadaria para todos os lados, a decisão foi para a prorrogação. O mundo foi dormir ao som das castanholas graças a Iniesta. O habilidoso meia virou herói nacional ao marcar, no segundo tempo da prorrogação, o gol do título, que colocou a Espanha, enfim, no grupo dos campeões mundiais. O merecido prêmio para uma seleção que soube aliar a tradicional garra com o mais fino futebol-arte.

bola de ouro E não é que a Fifa surpreendeu e entregou a Bola de Ouro, prêmio dado ao melhor jogador da Copa, para Diego Fórlan? A expectativa de todo mundo era que a entidade escolhesse algum jogador que disputasse a final. Zebra neles! O camisa 10 do Uruguai, que marcou cinco gols, foi recompensado por levar nas costas o Uruguai ao 4º lugar.


Patrocínio

segunda-feira, 12 de julho de 2010

9

reuters

Espanha em festa, Holanda em desespero Fim da prorrogação. A Espanha finalmente vence uma Copa do Mundo e chega a hora de os espanhóis deixarem de lado a fúria e começarem a festa. Cerca de 300 mil pessoas gritaram e festejaram muito nas ruas do centro de Madri, onde assistiam ao jogo. E outros milhares se juntaram a elas após o apito final. Com dois times com fama de amarelar na final, ficava sempre uma dúvida no ar. Por isso, as torcidas sofriam a cada gol perdido. E foram muitos, dos dois lados. Até que Iniesta, aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, acertou a meta e colocou a mão na taça. A Espanha mostrou que é vermelha mesmo; chegou à primeira final e já levou a taça. E a Holanda, apelidada de Laranja, foi “Amarela Mecânica” e ficou pela terceira vez com o vice-campeonato. Razão de grande decepção para os milhares de holandeses que se reuniram nas ruas de Amsterdã.

Haja coração e costelas

Mandela finalmente dá as caras A cerimônia de encerramento da Copa da África teve a presença do maior personagem da história do país. Após uma bela festa, que contou novamente com a voz da cantora Shakira, Nelson Mandela entrou em campo sobre um carrinho de golfe para saudar a torcida, que veio abaixo.

holanda

0

Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst (Braafheid); Van Bommel, De Jong (Van der Vaart) e Sneijder; Kuyt (Elia), Van Persie e Robben. T: Bert Van Marwijk.

espanha

1

Casillas, Ramos, Puyol, Piqué e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Cesc Fabregas), Xavi e Iniesta; Pedro (Jesus Navas) e Villa (Torres). T: Vicente del Bosque.

Gol: Iniesta, aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação.

LLUIS GENE/afp

reprodução

Oleg Popov/reuters CHRISTOPHE SIMON/afp

o goleiro beijoqueiro Além de levar o prêmio de melhor goleiro da Copa, Casillas também foi eleito o “pegador da Copa”. Após o jogo, ele deu um beijo ao vivo durante entrevista para a repórter espanhola Sara Carbonero, sua namorada. Parecia o Dunga e o Alex Escobar... André Chaco/Folhapress

Até minha avó fazia Não faltaram oportunidades para que saísse um golzinho durante o tempo normal, mas os atacantes dos dois times consagraram goleiros e zagueiros. O holandês Robben ficou duas vezes cara a cara com Casillas e perdeu. Villa também quase abriu o placar, mas o zagueiro Mathijsen salvou a pátria

POW! CRASH! TUM! Biff! Sock! Yááááááá! O que não faltou durante a decisão foram pancadas, distribuídas sem cerimônia pelos dois times. Mas o holandês De Jong mostrou que é mestre em artes marciais. Com uma voadora de dar inveja a Bruce Lee, Chuck Norris, Steven Seagal e Felipe Melo, ele levou o espanhol Xabi Alonso a nocaute. Lógico que, na prorrogação, o zagueiro-lutador acabou expulso. A final da Copa entrou para história como a decisão com maior número de cartões da história: foram 13 amarelos e um vermelho

Tira a mão daí! Um torcedor maluco invadiu o campo antes do jogo para tentar colocar um gorro na taça da Copa. Foi imediatamente imobilizado pelos seguranças da Fifa


10

arena

segunda-feira, 12 de julho de 2010

reuters

reuters

reuters

Após o jogo contra a Costa do Marfim, Dunga mostrou seu desequilíbrio ao soltar palavrões para um repórter. Felipe Melo aprendeu bem com o mestre e enterrou o Brasil sendo expulso contra a Holanda

Mick Jagger parece que não levou meias para a África. Seu pé foi tão frio que, sob seus olhares, caíram EUA, Inglaterra, Brasil e Argentina. You Can’t Always Get What You Want reuters

Na boca do polvo

reuters

Molusco profeta, musa paraguaia, rockstar pé-frio, anão zangado... Mundial deu o que falar graças a figuras bizarras e eventos extracampo reuters

A Argentina se despediu com uma sonora goleada aplicada pela Alemanha. Mas Maradona não deixou de ser um dos protagonistas da Copa

A Copa do Mundo da África do Sul vai entrar para história por inúmeros momentos e tipos divertidos. O mais curioso foi o polvo Paul, uma espécie de Nostradamus que previu o resultado de todas as partidas decisivas do Mundial, inclusive a final. E, enquanto as vuvuzelas faziam barulho, outros fatos chamavam a atenção. Caso da modelo Larissa Riquelme, que se tornou a torcedora-símbolo do Paraguai. Ela prometeu tirar a roupa para comemorar as vitórias paraguaias. E, mesmo com a queda de seu time do coração, cumpriu sua promessa. Confira outros destaques.

Entre os temas mais comentados da Copa, dois deles geraram bastante polêmica: a Jabulani, bola que desesperou goleiros e foi atacada por jogadores de todos os times e posições; e as vuvuzelas, cornetas nativas irritantemente tocadas sem pausa ao longo de todas as partidas

reuters

E, por falar em Maradona, a Copa da África do Sul também contou com a ação da “mano de Dios”. Dessa vez, ela ajudou o atacante Suarez, que evitou o gol de Gana no último minuto da prorrogação nas quartas de final. Asamoah desperdiçou o pênalti e o Uruguai se classificou ROBERTO SCHMIDT/afp

reuters


arena 11

segunda-feira, 12 de julho de 2010

2014 é missão possível

CHRISTOPHE SIMON/afp

Será?_Ontem, durante o intervalo da transmissão da final da Copa do Mundo pelo canal sul-africano SABC, o apresentador anunciou Luiz Felipe Scolari como o novo técnico da Seleção Brasileira de futebol. Felipão não confirmou nem desmentiu. Apenas sorriu.

África do Sul mostra ao Brasil que Copa do Mundo é viável O que a África do Sul ensinou ao Brasil? Que, mesmo com graves problemas sociais e de infraestrutura, é possível realizar uma Copa do Mundo elogiada e sem grandes problemas. Antes do torneio, o medo era de violência (falou-se até em atentado da Al Qaeda no jogo entre Inglaterra e Estados Unidos), trânsito e confusão nos estádios. Com a bola rolando, porém, ninguém passou grandes apuros. Não houve registros de incidentes graves ou crimes, o transporte coletivo funcionou (embora não seja fantástico) e, nos palcos construídos para as partidas, vale menção negativa apenas aos problemas com alguns gramados, como o de Porto Elizabeth. Em suma, a única coisa que botou medo durante a Copa de 2010 foi a Jabulani, bola capaz de realizar curvas traiçoeiras e até de decidir partidas. Para o Brasil, que vive melhor momento econômico do que a África do Sul, fica o desafio de, em 2014, corrigir as pequenas falhas sul-africanas e ainda deixar um legado pós-Copa. Mas já no logotipo, nosso primeiro anúncio oficial, andam dizendo que o da Copa da África é melhor.

Webber dá olé em Vettel na Inglaterra No treino classificatório do GP da Inglaterra, no sábado, a equipe Red Bull tirou o bico do carro de Mark Webber para colocar no de Sebastian Vettel, que havia danificado o seu. Na corrida, disputada ontem em Silverstone, Webber deu o troco e venceu a prova. “Nada mal para um segundo piloto, hein?”, ironizou Web-

ber, alfinetando o “colega”. Vettel, que furou seu pneu na primeira volta e só chegou em 7º. Massa, pela terceira vez seguida, não pontuou; Barrichello terminou em 5º, e Bruno Senna, afastado pela Hispânia, não correu. Lewis Hamilton, que chegou em 2º, lidera o campeonato, com 145 pontos. Button tem 133, e Webber atingiu 128.

Ana Carolina Fernandes/Folhapress

pa l m e i r a S _ O nome do atacante Kleber sumiu do Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e o atacante do Palmeiras pode não jogar nesta quinta contra o Santos pelo Brasileirão. Uma disputa judicial entre o Cruzeiro e o Goytacaz (RJ) sobre o jogador pode ser a causa do problema. Na Arábia, dirigentes do Al Ain disseram que Valdivia não sai de lá antes de 2012.

Na final entre Espanha e Holanda, torcedor evoca o destino da próxima Copa do Mundo

reuters

Sérvia vence clima de guerra na Copa Davis Inimigas em uma guerra civil que devastou a ex-Iugoslávia por anos, Sérvia e Croácia levaram sua rivalidade para a Copa Davis. Em um confronto com muita hostilidade na Croácia, a Sérvia avançou à semifinal contra a República Tcheca após a vitória do número dois do mundo, Novak Djokovic, sobre Marin Cilic por 6/3, 6/3 e 6/2.


12

almanaque

papo sem cabeça editada por douglas vieira • almanaque@mtvbrasil.com.br

estrelas na tela

‘rock band’ A franquia tem dois títulos como destaque na disputa com o concorrente “Guitar Hero”. O jogo dos beatles (foto) tem o objetivo claro de mirar o público mais adulto, mas sempre com o trunfo de o amor pelo quarteto de Liverpool quase sempre passar de pai para filho. O outro, o green day, tem como característica ter um bom desempenho tanto com os adolescentes cativados por “21st Century Breakdown” (2009) como com os mais velhos, que ouviam as músicas de “Dookie” (1994). Escolher duas bandas com alcance tão variado é sempre uma boa aposta e receita de sucesso. E ainda vale lembrar que, nos planos futuros, estão contemplados muitos outros prováveis gladiadores do rock, que devem ganhar títulos próprios de “Rock Band”. Entre os destaques, vale mencionar os prováveis u2, the who e queen.

Duelo de guitarras “Rock Band” e “Guitar Hero” usam grandes nomes da música para conquistar a preferência dos jogadores de videogame Acaba de chegar às lojas a edição do “Rock Band” que celebra o repertório do Green Day. O videogame revisa toda a carreira do grupo desde 1994, quando foi lançado “Dookie”, disco que projetou a banda internacionalmente. Com isso, mais um gigante do rock mundial entra para o grupo de artistas que foram parar no videogame, o que deixa claro que esse tipo de jogo passou da fase de ser apenas uma tendência divertida para ser parte da estratégia de divulgação das gravadoras. Se eles não conseguem mais vender discos, o importante é vender a música em formatos mais acessíveis aos jovens, desde sempre o mais importante público consumidor de música.

‘guitar hero’ A experiência pode ser um dos segredos. Criada em 2005, dois anos antes de “Rock Band”, a franquia tem mais jogos em seu repertório. A maioria, no entanto, anda tendenciosa a apostar mais na juventude do adversário. Experiência, aliás, é marca de seus principais trun-

O jogo é o segundo título da franquia a homenagear uma banda específica. O primeiro foi o festejado “Beatles Rock Band”, que ganhou as prateleiras em setembro do ano passado. Título bastante emblemático, pois, após de trazer o quarteto de Liverpool para o formato, ficou ainda mais aberto o caminho para qualquer outra banda. “Green Day Rock Band” aumenta ainda mais a disputa com “Guitar Hero” por grandes nomes do cenário pop. No outro lado do corner, o concorrente tem apostado no metal e no hard rock para vencer a batalha. Entre outros títulos, o jogo da Activision já prestou homenagem ao repertório de bandas como o Metallica. douglas vieira

fos. Os dois artistas mais recentes a assinar com eles e estrearem no ringue foram metallica e van halen. Ambos chegaram às lojas em 2009. Um ano antes, a bola da vez foi o Aerosmith (foto). Por outro lado, é inegável que a experiência nem sempre atrapalhe. São três bandas que ainda possuem

grande apelo de mídia e se revitalizam nesse formato. Sem esquecer que os mais jovens também estão no alvo dos produtores de “Guitar Hero”. A grande aposta é “dj hero”, derivação voltada para a música eletrônica. No elenco de artistas contemplados no jogo, nomes consagrados pelo estilo, como daft punk.


segunda-feira, 12 de julho de 2010

13

Edward Norton está fora de ‘Os Vingadores’ O ator que deu vida a Hulk nos cinemas não estará na megaprodução “Os Vingadores”, que reunirá em um mesmo filme os principais heróis da Marvel – Capitão América, Homem de Ferro, Thor e o próprio Hulk. O longa, que deve estrear em maio de 2012, terá um orçamento bem polpudo, por conta do número elevado de protagonistas. E foi exatamente esse o motivo que deixou Norton de fora. Com o bastante caro Robert Downey Jr. como Homem de Ferro, a Marvel vai apostar em atores de menos expressão para os outros personagens.

expresso

reprodução

A cantora katy perry é quem estampa a capa de agosto da edição inglesa da revista “Esquire”. Algumas das imagens feitas por Yu Tsai já circulam pela internet, e o making of também pode ser conferido no YouTube.

‘Harry Potter’ ganha novo vídeo na web Está no YouTube um especial da rede ABC sobre as partes 1 e 2 de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”. A emissora entrevista o elenco e revela imagens inéditas em trailers.

filme_O

conto de fadas “A Pequena Sereia”, que fez sucesso em 1989 com sua versão animada, vai virar filme com atores de verdade. A empreitada é do diretor Joe Wright.

Atração principal do festival SWU em outubro, a banda de new metal linkin park anunciou que seu próximo álbum será lançado dia 14 de setembro. O quarto trabalho do grupo foi batizado de “A Thousand Suns”. Depois da notícia de que Javier Bardem e Jennifer Lopez participarão do seriado musical “Glee”, o criador Ryan Murphy anunciou outra surpresa: assim como fizeram com Madonna, Britney Spears será contemplada com um episódio especial na segunda temporada, que estreia em setembro.

Detalhe de uma das capas de “Ex-”

Eles tinham a coragem Jornal mensal ‘Ex-’ atacava a ditadura militar sem medo, com textos cômicos e provocações Entre 1973 e 1975, a luta contra o regime militar iniciado em 1964 ganhou um reforço bem-humorado. Era o jornal mensal “Ex-”, que contava com cérebros da oposição. Independentemente da causa, o veículo era também um manancial de textos primorosos e engraçados. E quem não teve o azar-sorte de ter vivido a época pode conferir a publicação em uma caixa especial recém-lançada pela Imprensa Oficial, em parceria com o Instituto Vladimir Herzog. O box reúne a reprodução de 20 exemplares, sendo os 16 publicados e também a 17ª edição, reco-

você ouviu essa?

lhida pela censura; os jornais “Leia Mais Um” e “ex-tra”, com nomes diferentes para driblar os censores; e ainda um inédito e feito agora, que conta a história do jornal. O editor da obra foi Dacio Nitrini, participante de todas as edições de “Ex-”. Ele trabalhou com nomes como Chico Buarque, Fernando Henrique Cardoso, Orlando VillasBoas, Aguinaldo Silva, Claudia Andujar, Elifas Andreato e Marcos Faerman, entre muitos outros. Por R$ 140, a caixa está à venda nas livrarias e no site www.imprensaoficial.com.br. douglas vieira

“Estou orgulhosa. É algo a que tenho me dedicado muito. Dinheiro é ótimo, mas ser reconhecida como letrista é o que me deixa mais animada” lily allen, 25

Sidinei Lopes/Folhapress

Sobre a trilha que está compondo para o musical “O Diário de Bridget Jones”

crime_Começa hoje o julgamento do crime que resultou na morte do rapper Sabotage, no 1º Tribunal do Júri do Fórum Criminal da Barra Funda. O réu é Sirlei Menezes da Silva, ex-interno da Febem que teria efetuado os quatro disparos que mataram Sabotage em 2003.


14

combo

segunda-feira, 12 de julho de 2010

guia de assuntos aleatórios editada por cleide floresta • combo@mtvbrasil.com.br

juliana mota/mtv

lucas lima/mtv

Scrap

por Marimoon

www.twitter.com/marimoon

Os anos 90 estão de volta. Qual é o seu estilo?

E-lixo no lugar certo Descartar um aparelho eletrônico pode ser um crime contra o ambiente; descubra locais que dão destino certo aos aparelhos Endrigo Chiri Braz Do boletim B-Coolt.com

O lixo eletrônico vai muito além dos spams, vírus e e-mails indesejados. O que você fez com o laptop que queimou e ficou mais barato comprar um novo? E aquele iPod que deixou de funcionar? Se a resposta é no lixo de casa, errou feio. Criado em dezembro de 2009, o Cedir (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática), localizado em um galpão de 400 m2 na Universidade de São Paulo, é uma iniciativa do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP que surgiu de um projeto realizado em junho de 2008 pelos funcionários da unidade. Em um único dia, a Operação Descarte Legal coletou mais de cinco toneladas de peças e equipamentos eletroeletrônicos obsoletos. E os números são mesmo alarmantes: segundo a Fundação Getulio Vargas, foram comercializados 12 milhões de computadores em 2008, e a Anatel registrou a venda de 21 milhões de celulares no mesmo período. Segundo Mauro Cesar Bernardes, diretor do CCE da USP, as máquinas que não podem ser reaproveitadas passam por um processo de separação das partes para serem encaminhadas aos seus respectivos recicladores.

“O problema maior é em relação à contaminação do solo, uma vez que um computador tem uma série de componentes tóxicos, caso do chumbo presente nos tubos dos monitores.” O Cedir foi criado para atender a demanda da universidade, mas a pedido da população passou a aceitar equipamentos eletrônicos de moradores da região. Como o centro não tem capacidade para resolver o problema de reciclagem eletrônica da cidade toda, Mauro indica o projeto e-lixo maps (http://www.e-lixo.org), que aponta pontos de coleta a partir do CEP da pessoa. Cedir: é preciso agendar a entrega do lixo eletrônico pelo tel. 3091-6454 ou pelo e-mail consulta@usp.br

Fique esperto Para você ter uma ideia do estrago causado pelo seu aparelho eletrônico dispensado sem consciência, visite o site Step – Solving the E-waste Problem (http://www.step-initiative.org). A página apresenta dados alarmantes sobre o estrago que um PC velho pode causar.  

Tudo que é demais enjoa. Foi assim nos anos 90: depois de uma década de excessos e a descoberta dos efeitos especiais “incríveis” (visualizou o clipe “Girls Just Wanna Have Fun”, da Cyndi Lauper?), a galera não aguentou e seguiu para uma década de pura simplicidade. E me vi refletindo sobre o momento atual. Hoje você pega uma mistura de influências, joga tudo no liquidificador e sai um estilo novo. Mas sempre acaba surgindo um novo rótulo, afinal, a gente tem necessidade de nomear as coisas: emos, hipsters e, agora, a galera do happy rock. Seja como for, estamos novamente vivendo uma época exagerada. Muitas cores vibrantes, brilho em um só look (agora pense em “Telephone” da Lady GaGa). E, se você correr para o site lookbook.nu, vai ver que já tem gente voltando para o visual noventista: shorts jeans, blazer, camiseta branca, cabelo natural. Qual será o futuro dos estilos? Será que os adeptos do happy rock vão virar góticos e a Lady GaGa vai sair de jeans e camiseta? Qual será a próxima novidade? Será que ainda é possível inovar ou só reinventar? LINK [http://migre.me/Vhy9] um pouco de cultura dark. O “Acesso MTV” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h


etcetera 15

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Quadrinhos

Horóscopo

laerte

sUSAN MILLER www.astrologyzone.com

“Escorpiano: não guarde para você suas ideias; este é um momento excelente para dividir com as outras pessoas seus pensamentos” ÁRIES (de 21/3 a 19/4) Esta será uma fase espeta-

ARIES cular. Muita agitação e diversão estãoARIES no horizonte ARIES ARIES ARIES ARIES ARIES próximo. Se você pensa em dar boas-vindas ARIES ARIESa uma nova pessoa em sua casa ou despedir-se de alguém, este é o momento para acelerar o processo.

TOURO (de 20/4 a 20/5) A Lua Nova que ocorre anualmente em sua zona de comunicação aconteceu TOURO TOURO ontem e te energizou. Ela realça aindaTOURO mais a sua neTOURO TOURO TOURO TOURO TOURO cessidade de se expressar e estimula seus sonhos. Reflita sobre as mensagens que a sua psique envia. GÊMEOS (21/5 a 21/6) Um negócio lucrativo pode ganhar impulso após a Lua Nova, que aconteceu ontem GÊMEOS GÊMEOS GÊMEOS em seu setor financeiro. E Plutão, o planeta das riqueGÊMEOS GÊMEOS GÊMEOS GÊMEOS GÊMEOSa poszas, entra em sua casa do dinheiro, enfatizando sibilidade de uma metamorfose financeira na sua vida. CÂNCER (22/6 a 22/7) Graças à Lua Nova de ontem,

CÂNCER em Câncer, você recebe um presenteCÂNCER de aniversário CÂNCER CÂNCER CÂNCER CÂNCER CÂNCER celestial: um novo começo. Pense no futuro e invista CÂNCER em medidas simbólicas que podem ter grandes repercussões a longo prazo.

PALAVRAS Cruzadas Diretas Jogos de Descarga mira elétrica comuns na em bares atmosfera São informados no currículo

Loja de aluguéis de vídeos e DVD

(?) terrestre, causa de mutilações em De (?): de Angola esguelha Poemas líricos atribuídos a Davi (Bíb.)

S A arte da dança clássica

Aldeia, em tupi Unidade de venda de meias

Anderson Cooper, jornalista dos EUA

© Revistas COQUETEL

Museu no Parque do Flamengo (sigla)

R

BANCO

VIRGEM (de 23/8 a 22/9) Vênus e Marte em Virgem

estarão iluminando a sua aura e o enchendo de vitaliVIRGEM VIRGEM VIRGEM dade. O eclipse solar de ontem faz desses dias um dos VIRGEM VIRGEM VIRGEM VIRGEM VIRGEM períodos mais auspiciosos do ano para estabelecer metas e fazer planos. Não deixe essa chance passar. LIBRA (de 23/9 a 22/10) A Lua Nova de ontem em sua

Alimento produzido em apiários

Peça de controle de uma montaria

Enfeite disposto em jarros

R M A D O I S E O D T A P E A F R O B

B A L E

A S P S A R A D O R

Grupo policial abordado no filme Tropa de Elite Cantor homenageado em exposição na Oca do Parque Ibirapuera www.coquetel.com.br

(?) Sandler, comediante

Estrutura dupla no teco-teco

D P A R D B O S

D

Pop (?), vanguarda de Andy Warhol

Área em que atuou Alexander McQueen

3/art — asa. 4/moda — raio — uefa.

Sofrem uma devastação populacional devido à epidemia de AIDS

Copa O último europeia dente de futebol molar, no (sigla) homem

Móvel também chamado de bufê

A da Inglaterra é a libra esterlina

LEÃO (de 23/7 a 22/8) A Lua Nova de ontem te trouxe LEÃO calma, mas hoje você terá que matar vários dragões. LEÃO LEÃO LEÃO LEÃO LEÃO LEÃO LEÃO Com a Lua em Leão e a influência de Júpiter e Urano, você terá muita energia e vitalidade para encarar esses desafios. E o seu esforço será reconhecido.

U L E S S O F R I C A S A M O D A M O R A R T O C A

M A I A N A A M R E R L

S O S L A I O

S A L M O S

erramos: Diferente do publicado dia 7, o Brasil era o único campeão fora de seu continente por ganhar a Copa em 1958 (Suécia) e 2002 (Coreia e Japão)

Diretora de Redação: Noelly Russo. Editores Executivos: Kike Martins da Costa e Mauricio Xavier. Editor de Arte: Fabio Machado. Diretor de Logística e Distribuição: Gilberto Brito. Equipe de Logística/ Distribuição: José Freitas, André Caporrino, Cintia Mazon e Fabricio Vietri. Diretor Comercial: Cláudio Prado. nº de matrícula 31197 mtvnarua@mtvbrasil.com.br Gerente Comercial: Daniela Sosigan. Executivos de Publicidade: Cidinha Castro, Daniela Batistela e João Meyer. Planejamento publicitário: Renato Portela. ANUNCIE: 3866-5448/anuncie@mtvbrasil.com.br Av. Dr. Arnaldo, 1.975 Tiragem: 150 mil exemplares. Auditado pela . Impresso nas gráficas Abril e Prol São Paulo, CEP 01255-000 MTV (C) 2010 Viacom International Inc. Licenciado exclusivo para a Abril Radiodifusão S.A tel.: 11 3871-8311

casa da carreira sugere que sua reputação pode LIBRA LIBRA LIBRA LIBRA LIBRA LIBRA estar em ascensão no trabalho. Uma oportunidade LIBRA LIBRA que aparecerá pode ser exatamente o que você está procurando, mas vai demandar trabalho árduo. ESCORPIÃO (de 23/10 a 21/11) Não guarde suas ideias

para si mesmo, este é um excelente dia para repartir ESCORPIÃO ESCORPIÃO seus pensamentos com outras pessoas, em casa e no ESCORPIÃO ESCORPIÃO ESCORPIÃO ESCORPIÃO ESCORPIÃO ESCORPIÃO trabalho. Mercúrio, o regente da linguagem, favorece uma conversa com um chefe, mentor ou supervisor. SAGITÁRIO (de 22/11 a 21/12) A Lua Nova em sua casa de renascimento pode ser um indicativo de muSAGITARIO SAGITARIO SAGITARIO danças a curto prazo. Você podeSAGITARIO investir em novas SAGITARIO SAGITARIO SAGITARIO SAGITARIO SAGITARIO parcerias ou encontrar um novo sócio. Crie coragem para explorar novas possibilidades. CAPRICÓRNIO (de 22/12 a 19/1) O eclipse de ontem

em certas partes do planeta pode trazer novidades CAPRICORNIO CAPRICORNIO para o seu relacionamento. Se você está envolvido CAPRICORNIO CAPRICORNIO CAPRICORNIO CAPRICORNIO CAPRICORNIO com alguém enfrentando um problema, o vínculo enCAPRICORNIO CAPRICORNIO tre vocês pode até se aprofundar. AQUÁRIO (de 20/1 a 18/2) Um trabalho, um projeto de aperfeiçoamento ou a procura de emprego vai absorAQUARIO AQUARIO ver seu interesse e consumir seu tempo. As próximas AQUARIO AQUARIO AQUARIO AQUARIO semanas serão um período excitante e com progresAQUARIO AQUARIO AQUARIO sos impressionantes em várias áreas. PEIXES (de 19/2 a 20/3) Se você tem esperança de encontrar alguém, a Lua Nova de ontem pode ter sido um bom prenúncio. Com o Sol em sua casa do romance, e PEIXES PEIXES Vênus e Marte na parte do seu mapaPEIXES que rege as parPEIXES PEIXES alianças. cerias, você vai atrair pessoas e criar novas PEIXES PEIXES PEIXES

PEIXES



Edição de 12-07-2010 - MTV na Rua