Page 1

PASSAPORTE PARA O EMPREGO <<<

<1


<<< <3


CURSOS DE << APRENDIZAGEM < NÍVEL DE ENTRADA

< NÍVEL DE SAÍDA

< DATA DE INÍCIO

9º ANO

3 Anos de duração com estágio curricular incluído e possibilidade de estágio profissional.

Abril de 2014


AS

INSCRIÇÕE S RTAS AS ES RIÇÕ C S N I

ABE

ABE RT

AS

AS

INSCRIÇÕE S

ABE RT

AS

<5


TÉCNICO/A DE ELECTRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMANDO <

PERFIL DE SAÍDA < Descrição Geral

Efectuar a instalação, manutenção e reparação de equipamentos eléctricos /electrónicos, electromecânicos e de automação e comando, assegurando a optimização do seu funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.

<6

01


< Actividades Principais < Preparar e organizar o trabalho, a fim de efectuar a instalação, manutenção e/ou reparação de equipamentos e sistemas de elctrónica, sistemas de automação e comando e instalações de telecomunicações em edifícios. < Efectuar a instalação de equipamentos e sistemas de electrónica e sistemas de automação e comando, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correcto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos. < Efectuar manutenções preventivas e correctivas em equipamentos e sistemas de electrónica, automação e comando, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de optimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos. <7


< Efectuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos. < Efectuar manutenções preventivas e correctivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correcto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.

<8

<


<<< < Prestar assistência técnica a clientes, esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de sistemas e equipamentos electrónicos intervencionados.

<<< < Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à actividade desenvolvida.

<9


TÉCNICO/A DE INFORMÁTICA INSTALAÇÃO E GESTÃO DE REDES <<<<<

PERFIL DE SAÍDA < Descrição Geral

Efectuar a instalação, a configuração e manutenção de redes informáticas e dos equipamentos de apoio à estrutura de redes, procedendo à implementação dos níveis de segurança adequados, assegurando a optimização dos seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de protecção do ambiente. < 10


< Actividades Principais DE /A ICO TICA N < Efectuar a instalação, configuração, eE Á C gestão TÉ RM ÃO ES FO D AÇ manutenção de redes informáticas eINequipamentos AL E RE T INS O D Ã T de redes, tendo em conta as técnicas EeS G

procedimentos subjacentes à arquitectura, ao planeamento e projecto de redes, de forma a garantir o seu correcto e seguro funcionamento.

< Efectuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, serviços (e-mail, web, proxy, firewall, etc,) sistemas operativos (baseados em Windows ou Linux) e utilitários, de acordo com as necessidades das organizações e dos seus utilizadores a fim de optimizar o funcionamento dos mesmos.

02

< Configurar, administrar e utilizar software de gestão de redes informáticas, administração de contas de utilizadores e servidores de rede, nomeadamente, impressão (print server), Web e e-mail. < 11


TÉCNICO/A DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL NO SECTOR DO CALÇADO <<<

PERFIL DE SAÍDA < Descrição Geral

Implementar um projecto de manutenção preventiva e executa as tarefas inerentes à instalação, programação e reparação de equipamentos industriais de calçado.

< 12


<<< < Actividades Principais

< Elaborar e implementar projectos de manutenção preventiva para os equipamentos e instalações do sector de calçado. Analisar e interpretar manuais técnicos de equipamentos.

03

< Efectuar a instalação das máquinas das áreas de corte, de costura, de montagem e de acabamento, utilizando as técnicas e as ferramentas adequadas, tendo em conta os manuais das máquinas e as normas de ambiente, segurança e higiene, por forma a assegurar as condições de funcionamento e de utilização das mesmas.

< Proceder à programação das máquinas das áreas de corte, de costura, de montagem e de acabamento, em função das especificações técnicas dos produtos e das operações a realizar no processo de fabrico. < 13


< Proceder a afinações e reparações das máquinas das áreas de corte, de costura, de montagem e de acabamento, em função das operações a realizar, da matéria-prima e do operador, procedendo à desmontagem e montagem das partes constituintes das mesmas e utilizando as técnicas e as ferramentas adequadas. < Efectuar a manutenção correctiva das máquinas das áreas de corte, de costura, de montagem e de acabamento, utilizando as técnicas, as ferramentas e os instrumentos de medição adequados, tendo em conta os manuais das máquinas e as normas de ambiente, segurança e higiene, por forma a assegurar o seu correcto funcionamento.

<<< < 14


<<<

TÉC NIC MAN O/A DE INDU UTE NÇÃ STR IAL NO S O ECT CAL OR D ÇAD O O

< Automatizar equipamentos e/ou instalações, de modo a melhorar a segurança, a qualidade e a produtividade. < Registar informações de carácter técnico relativas às operações de manutenção efectuadas, bem como informações relativas às máquinas existentes na empresa, seus fornecedores, sua afectação e respectivos consumos energéticos. < Assegurar o aprovisionamento de componentes e outros materiais a utilizar na manutenção das máquinas de calçado.

< 15


TÉCNICO/A DE MULTIMÉDIA <

PERFIL DE SAÍDA < Descrição Geral

Conceber e desenvolver sistemas e produtos

04

multimédia através de criação de ecrãs em 2 e 3 dimensões e da captação, digitalização, tratamento e integração de sons e imagens, fixas e animadas, tendo em vista soluções de informação e comunicação.

< 16


< Actividades Principais < Preparar e seleccionar os equipamentos e tecnologias para multimédia, em função dos objectivos pretendidos e dos produtos multimédia a desenvolver. < Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia, utilizando programas informáticos específicos. < Desenvolver aplicações multimédia para offline e para a Internet, utilizando técnicas de programação. < Desenvolver um projecto multimédia integrado, tendo em conta o produto a realizar e o públicoalvo a atingir.

< 17


TÉCNICO/A DE MODELAÇÃO DE CALÇADO <

PERFIL DE SAÍDA < Descrição Geral

Interpretar projectos, planificar e desenvolver moldes de diferentes modelos de calçado e definir especificações técnicas inerentes ao processo produtivo, de modo a assegurar a qualidade, a produtividade e a segurança.

< 18


05

< Actividades Principais < Interpretar projectos, croquis e/ou documentação técnica de diferentes modelos e aplicar elementos no desenvolvimento da modelação de calçado. Estabelecer elementos para a construção/selecção das formas face aos modelos de calçado em projecto. < Planificar diferentes modelos, considerando os elementos definidos nos projectos, a tecnologia da sua construção, de materiais e de equipamentos. Executar o desenvolvimento, graduação e extracção de moldes de diferentes modelos. TÉ MO inerentes < Definir especificações técnicas ao DEL CNIC A ÇÃ O/A D fabrico de modelos. OD E EC ALÇ AD O < Acompanhar a execução de protótipos nas fases

do seu fabrico, verificando a sua conformidade com as especificações técnicas e com os padrões de qualidade definidos e propondo eventuais alterações sempre que se justifiquem. < 19


VISTOS BLOCO EDEVISAS NOTAS

< 20


< 21


VISTOS E VISAS

< 22


< 23


VISTOS E VISAS

< 24


< 25


VISTOS E VISAS

< 26


< 27


VISTOS E VISAS

< 28


< 29


<<<

Impress達o

< MaiaDouro

Contactos

< Tel +351 256 815 060/1/2 < Fax +351 256 815 069 < E-mail cfpic@cfpic.pt < www.cfpic.pt < Rua Visconde, 990 - 3700-265 S達o Jo達o da Madeira

Design Gr叩fico < Mariana Cardoso (Manifesto Works)

< 30


www.cfpic.pt <<<

< 32

Passaporte para o Emprego  
Advertisement