Issuu on Google+

Foto da Capa: Tuany Pirani

Fรกbio Mello revela os

desafios para o ano de 2012


EDITORIAL 03

Minha menina cresceu São José do Rio Preto I SP Fones: (17) 3304-7055 I 3033 8385 www.sevennights.com.br revista@sevennights.com.br Ano XIII I no 185 I Fevereiro de 2012 Expediente Diretor Geral Fernando Furlan - MTB 32.892 revista@sevennights.com.br Diretor Administrativo Olavo Furlan Produção Gráfica Agência Messaggio Revisão Ortográfica Mario Welber Fotografia Tuany Pirani 17 3353 8838 / 8807 2324 Fotolito e Impressão Fotogravura Rio Preto Fone: (17) 3016-4000 Tiragem 2.500 exemplares Publicação mensal Distribuição gratuita Academias de Ginástica Agências de Automóveis I Agências de Modelos Agências de Propaganda Agências de Turismo I Bares e Restaurantes Boutiques I Câmara Municipal I Cartórios Centros de Estética I Colégios Particulares Condomínios I Choperias I Cursinhos Churrascarias I Clubes Sociais I Danceterias Escolas de Informática I Escolas de Idiomas Fast Foods I Fotos I Hotéis I Lanchonetes Livrarias I Lojas de Conveniências I Óticas Papelarias I Perfumarias I Pizzarias Postos de Combustíveis I Salões de Beleza Shoppings I Universidades

Na próxima edição vamos completar 15 anos de história. Não parece que foi ontem, até porque vivemos uma intensa relação de amor com a cidade de São José do Rio Preto. Minha vida poderia ser resumida antes e depois da Revista Seven Nights. Lembro do nosso lançamento na extinta Cervejaria Acapulco, onde hoje funciona o Buffet Algazarra. Tudo começou lá. Foi um festão daqueles. Como dizemos hoje na gíria, “A CASA BOMBOU”. Mais de mil pessoas e fila para entrar. Todo mundo queria saber o que realmente era “Seven Nights”. IniFernando Furlan ciamos bem simples, com papel jornal e impressão em preto e branco, mas tudo isso estava apenas começando. A galera curtia muito, naquela época fomos pioneiros, não havia publicações dessa natureza em Rio Preto. Nosso foco atualmente é completamente diferente daquela época, quando eu ainda era bastante jovem e a balada era meu cardápio principal. Como tudo passa (eu também mudei meus hábitos e atitudes), hoje temos um veículo que divulga praticamente os eventos promovidos por nós, e claro, um seleto grupo de parceiros e anunciantes. O foco não deixa de ser corporativo, mas o esporte, aliado à família e ao bem estar, é nossa bandeira. E como uma coisa puxa outra, depois dos dois primeiros aninhos do veículo, impresso em 1999, lançamos a TV Seven Nights, que vai completar 13 anos em abril desse ano. E não poderia ser diferente: mais um festão de arromba. O lançamento foi na Boate Bloom, do amigo Betinho Britto, que na época ficava localizada na Avenida Cenobelino de Barros Serra. Casa cheia e um público super seleto, que acompanhou um dos primeiros programas de televisão a ser exibido em canal por assinatura. Para a primeira edição de 2012 estamos de sangue novo, a começar pelo lançamento da A.L.C.E.R (Associação de Lazer, Cultural e Esportiva Riopretense), a estreia da talentosa fotógrafa Tuany Pirani e também a chegada do site Carango Novo, especializado em vendas de veículos pela internet. A revista trará informações sobre as opções para a folia do carnaval do Automóvel Clube, Monte Líbano e Palestra EC, além do Carnapoti, da cidade vizinha de Potirendaba. Temos novos colaboradores, o professor Jean Carlos é um deles, e as notícias fresquinhas do nosso novo parceiro esportivo C.A.D (Clube dos Amigos Deficientes).

Making-OFF

Vídeo Locadoras

O respeitado contador Fábio Mello, recebe em seu escritório nossa reportagem. Na foto com Fernando Furlan editor da revista.

Boa Leitura!


04 PONTO DE VISTA

Trabalho, sucesso e felicidade: Questão de atitude Rose Nossa rosenossa@unirp.edu.br parceria21@hotmail.com

TOME NOTA DE ALGUNS DOS FATOS DO MUNDO DOS NEGÓCIOS QUE FEZ A DIFERENÇA NO PERFIL DOS PROFISSIONAIS, EXIGIDO PELO MERCADO DE TRABALHO NOS ULTIMOS ANOS: A Electrolux, maior fabricante mundial de eletrodomésticos, dispôs nos últimos cinco anos de um capital de mais de 320 milhões de dólares para demitir 12.000 colaboradores e fechar 25 fábricas distribuídas em todo o mundo e nem por isso perdeu sua liderança mundial no segmento de eletrodomésticos. A AT&T cortou entre 15.000 e 18.000 empregados em apenas dois anos. Com mais de 100 anos de história, a IBM mundial reduziu seu quadro de funcionários de 406.000 para 220.000 em todo o mundo em 2008 e no ano de 2011, segundo a Revista Fortune, ainda assim, conquistou o primeiro lugar no ranking mundial das principais empresas na formação de líderes; numa lista com 25 empresas internacionais de topo. Em nível mundial, o desemprego atinge aproximadamente 800 milhões de pessoas! sobretudo na industria. E você ? Como está se preparando para a empregabilidade contínua? Em situações e momentos assim, o passado não conta. Suas conquistas, seus acertos, seu sucesso; pois o que as empresas estão realmente interessadas em saber, é o seguinte: Quais resultados você conseguiu para sua empresa no ano de 2011 ? Qual a contribuição que você dará aos acionistas no PRÓXIMO TRIMESTRE? Que valor você já agregou HOJE? A sua posição e função são estratégicas e vitais para o SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO? O seu talento e qualificações pessoais estão sintonizados com a nova e nada silenciosa revolução liderada pelo CAPITAL INTELECTUAL? As suas habilidades atendem às exigências impostas pela concorrência da economia global, HOJE e, nos PRÓXIMOS TRÊS ANOS ? O que ocorre com a maioria dos profissionais, é o seguinte: não conseguem explorar a maior parte de suas habilidades e talento ao longo da carreira. E por que se comportam assim?

Porque temem: Fazer coisas novas, assumir novos compromissos e riscos, experimentar novas aptidões, buscar continuamente novos e atualizados conhecimentos, quebrar velhos e ultrapassados paradigmas! É possível reverter o curso da vida e da carreira profissional? SIM, na verdade, a sobrevivência dos profissionais, daqui pra frente, dependerá em grande parte de suas ATITUDES PESSOAIS !! Reconheça as suas próprias limitações, pois todos têm as suas limitações. Evite coisas espetaculares! Lembre-se que as pessoas têm em geral, uma propensão muito maior a superestimarem a si próprios do que para se auto subestimarem”. Busque suas oportunidades! Troque de profissão e comece tudo de novo, se necessário! Controle seus impulsos pois, GANHAR DINHEIRO É UM PROCESSO LENTO E PENOSO, sendo assim, se prepare para os dias difíceis, administrando com sabedoria e rigor os seus recursos financeiros, usando seu dinheiro de maneira inteligente O que define o SUCESSO de cada um de NÓS é a ATITUDE POSITIVA que devemos cultivar sempre em nossos caminhos, pessoais e profissionais. Nunca coloque sobre os seus ombros uma carga que você não possa suportar, porém busque incansavelmente estar entre os melhores em tudo que você faz! Para obter SUCESSO EFETIVO, também é preciso que tenhamos “bom senso” e “equilíbrio”. Renovar-se a cada dia em tudo: Observar e absorver tudo; aproveitar o que se observa e o que se absorve; desenvolver uma forte curiosidade ao falar com outra pessoa, aprender a escutar e a ouvir, tanto com os olhos, “auscultando” com os ouvidos; fazer perguntas, descobrir novas fontes de idéias, evitar coisas que enfraquecem o cérebro, tais como: negativismo e/ou excessos em geral; aprender a fazer perguntas que desenvolvam o seu cérebro, como: Quem ? Quando ? Onde ? O quê ? Por quê ? Qual ? Como ?; perseguir a perfeição em tudo. Como disse Martin Luther King Jr. (pastor protestante e ativista político dos Estados Unidos): “Se você for um varredor de ruas, seja o melhor varredor do mundo. Varra as ruas como se fosse Beethoven, compondo, Leonardo da Vinci pintando e Shakespeare escrevendo... para que as pessoas possam olhar para o seu trabalho e dizer: por aqui, passou o melhor varredor de ruas do mundo”. Psicóloga e Coordenadora de Marketing de Relacionamento da Unirp – Centro Universitário Rio Preto

BBB: Lixo Eletrônico Luciano Alvarenga lucalvarenga@yahoo.com.br

O Big Brother é o apogeu da cultura do lixo que se instalou na TV ocidental. Sexo, corpos nus ou quase, baixaria de todos os tipos, bebida paga e servida a rodo, música, sala de ginástica com platéia de milhões. Tudo para todos. Adultos ou crianças, é só dar uma espiadinha. O BBB é a evidencia de que a vida privada e íntima das pessoas é a grande sensação em contraposição ao desinteresse quase absoluto pela vida pública. Uma câmera no quarto de qualquer adolescente, transmitindo ao vivo para o mundo via internet, dá mais audiência que qualquer TV Câmara de qualquer cidade do mundo.

Big Brother é a cultura do ócio improdutivo, a estratégia de ganhar a vida num golpe de sorte. Se ganha no premio, ou se ganha numa revista masculina, ou se ganha como sub celebridade em festas clicadas por revistas de fofocas semanais. O BBB é a expressão simbólica do desejo de uma juventude urbana cosmopolita que faz qualquer coisa para ser dar bem. Ao lado do BBB viceja na internet em redes sociais ou não, uma miríade de fotos e vídeos de homens e mulheres jovens mostrando-se em cenas que em outros tempos seriam facilmente descritas como pornôs. A ânsia por ser visto, clicado, visualizado pode ser medida pela ousadia cada vez maior da exposição a que as pessoas tem se sujeitado. Doze anos depois do primeiro BBB uma geração de garotas e garotos vem descobrindo a vida como conseqüência do quanto expõem suas vidas privadas. O BBB é a lógica do quanto pior, melhor.


PERFIL

05

Mello Contabilidade se destaca em prestação de serviços contábeis A Mello Contabilidade completará, em agosto de 2012, 18 anos de muito zelo, dedicação, comprometimento e estudos d i á r i o s , n a á r d u a b u s c a d e m a n t e rse atualizada em relação às legislações pertinentes que englobam o mercado contábil. Os serviços oferecidos pela Mello Contabilidade são: abertura e encerramento de empresas; contabilidade; escrita fiscal; departamento pessoal; recursos humanos; declaração de imposto de renda de pessoas física e jurídica, entrega de obrigações acessórias federais, estaduais e municipais; regularização cadastral de pessoas física e jurídica; e inteligência fiscal no âmbito de melhor enquadramento tributário. O contador alerta quanto às principais orientações para declaração do Imposto de Renda. A tabela foi corrigida em 4,5%, elevando assim o limite de isenção para R$ 1.637,11. No ano passado, o teto para isenção de IR era de R$ 1.566,61. Esta correção também aumenta o limite para abatimento da renda tributável na declaração simplificada, que passa de R$ 13.317,09 para R$ 13.916,36. Com a aplicação dos 4,5%, corrigiram-se também os limites de declaração obrigatória para o assalariado, que teve rendimento tributável anual de R$ 22.487,25 em 2010 e passou para R$ 23.499,17 em 2011. Para o produtor rural, que obteve rendimentos acima de R$ 112.436,25 em 2010, foram reajustados para R$ 117.495,88. Quando às deduções, no ano passado o contribuinte pôde deduzir R$ 1.808,28 por dependente: R$ 2.830,84 com educação e R$ 810,60 com contribuição previdenciária de empregado doméstico. Com a correção de 4,5%, as deduções passam para R$ 1.889,65 por dependente: R$ 2.985,22 com

Fábio Mello, casado, dois filhos, graduado em Ciências Contábeis na UNORP, pós graduado em Contábeis na UNIRP. Perito contábil, prestando ainda consultoria e assessoria contábil para empresas de diversas atividades. Na foto, o empresário e seus colaboradores

educação e R$ 847,07 nas contribuições de trabalho doméstico para a Previdência Social. Para o ano de 2012, o empresário deve atentar-se principalmente para o SPED com bastante ênfase no EFD-PIS/COFINS, pois se trata de um problema anunciado, devido à complexidade deste arquivo a ser transmitido para o fisco federal, onde o cliente (contribuinte) e a empresa ou técnico de TI (Tecnologia da Informação) devem juntar esforços para superar este desaviso, evitando multas altíssimas, que infelizmente ainda serão aplicadas. Lembrando que, de acordo com a legislação em vigor IN (Instrução Normativa) nº 1.052/2010, somente as empresas inscritas regularmente no Simples Nacional (LC 123/2006) estão desobrigadas da EFD-PIS/COFINS. SERVIÇO: Fone: 17 3233 8232 / 3232 0439 Rua: Independência, 3531 www.mellocontabilidade.com.br


06 BUSINESS

Seven Nights

Carango Novo

Como vocês acompanharam no editorial, a próxima edição será comemorativa. Vamos atingir 15 anos de circulação ininterrupta. Claro que fizemos alguns ajustes, como por exemplo a veiculação, que de quinzenal passou a ser mensal, para depois se tornar bimestral. Sentimos a necessidade das mudanças se adaptando aos prazos, principalmente flexíveis ao nosso principal parceiro que é o cliente, tanto pelo investimento quanto ao prazo de entrega de material publicitário. Já programamos para o dia 19 de abril um MEGA acontecimento, no qual iremos comemorar toda essa história bonita. Serão 15 anos da revista e 13 anos do programa de televisão, que sempre estiveram juntos, igual a um irmão que cuida do outro. A festa comemorativa será no Buffet Marisa Abud, na região Sul de Rio Preto. Vamos homenagear 15 empresários que fizeram e fazem parte da nossa trajetória. Todos convidados receberão o Trófeu Seven Nights, sem custo algum. Durante a noite, além de toda energia das atrações, será oficialmente lançada a A.L.C.E.R (Associação de Lazer, Cultural e Esportiva Riopretense). Na ocasião, alguns membros serão empossados. A Comunic Assessoria Empresarial fará toda parte de formalização e convite aos homenageados, e na próxima edição trará o perfil de cada um deles, inclusive com algumas histórias envolvendo a própria empresa, a Revista e a TV Seven Nights. Estamos trabalhando para trazer algumas figuras ilustres, como o deputado estadual mais votado das últimas eleições, Bruno Covas. Hoje ele ocupa a pasta da Secretaria do Meio Ambiente e tem fortes laços com a região de Rio Preto. A noite promete muitas emoções. Nossa equipe está revirando o baú desses 15 anos de história, e com certeza muita gente vai se emocionar, dar boas risadas e curtir todo o evento, que está sendo preparado com muito carinho por Fernando Furlan.

Rio Preto terá a partir de fevereiro o Grupo Carango Novo, dirigido por Eli Silva, Carlos Fett e André Borges, traz a Rio Preto e região um novo conceito em compra e venda de veículos pela internet. Há algumas empresas na Web que têm por objetivo colocar em contato pessoas interessadas na compra e venda de veículos. Por que, então, escolher a Carango Novo? Porque a missão da Carango Novo é dar maior credibilidade aos negócios automotivos na rede mundial de computadores. A Carango Novo tem contato com inúmeros profissionais da área, formadores de opinião e negociadores que podem proporcionar excelente oportunidades de compra e venda de veículos a quem escolher a Carango Novo. São disponibilizados classificados para venda de veículos a particulares e pessoas jurídicas, além de conteúdos úteis a todas as Revendas de Veículos e empresas atuantes no mercado automobilístico. São produtos e serviço altamente eficientes e confiáveis. Este know how no segmento de veículos tem auxíliado uma infinidade de pessoas a comprarem e venderem, quando o assunto tem por objetivo um negócio atraente para todas as partes envolvidas. Outra característica da Carango Novo é a facilidade na navegação. Um site inteligente, prático, que não requer mais do que alguns segundos para encontrar o que se procura. E nos nossos tempos, agilidade e variedade garantem certeza de sucesso no que vendemos ou compramos! Venha para a Carango Novo você também! Usufrua dos serviços e dê sempre sua opinião! Porque a Carango Novo existe para você fazer um ótimo negócio! Carango Novo seu carro num click! www.carangonovo.com.br “

prepara festa para abril

é a nova opção em compras pela internet


REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE E CADASTRO DA MEDULA ÓSSEA: Quais são as condições básicas para doar sangue? • estar bem de saúde; • apresentar documento oficial com foto; • ter entre 18 e 65 anos de idade. Quais as recomendações para o dia da doação? • nunca vá doar em jejum; • fazer repouso no mínimo de 06 horas na noite anterior á doação; • não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores á doação; • evitar alimentos gordurosos nas 03 últimas horas antes da doação; • interromper por 12 horas atividades como conduzir automóveis e manipular máquinas. Quem não pode doar? • quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; • mulheres grávidas e amamentando; • pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, HEPATITE, SÍFILIS E CHAGAS. • usuários de drogas; • pessoas que fizeram tatuagens nos últimos 12 meses. • quem faz uso de medicamento contínuo deve informar na hora da entrevista ou ligar para tirar dúvidas no setor de captação.

MAIS INFORMAÇÕES FONES: 17 3201 5151 OU 3201 5055 e-mail: hemocentroriopreto@hospitaldebase.com.br

O que acontece com o sangue doado? Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar até quatro pacientes com apenas uma única bolsa coletada. Os componentes são distribuídos para mais de quarenta hospitais da região para atender emergência e pacientes internados. VOCÊ PODE SALVAR MAIS VIDAS: ENTRE PARA O CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA. Requisitos para se cadastrar como doador de medula óssea: • basta ser saudável; • idade entre 18 a 54 anos; • estar com o RG ou carteira de motorista; • preencher um cadastro no setor de captação; • após o preenchimento do cadastro, coletar 04 ml de sangue para realizar o teste de compatibilidade (HLA); • o doador cadastrado será inserido no redome (Registro de Doadores de Medula Óssea). • o seu cadastro permanecerá até você completar 60 anos de idade. • sabendo que a chance de compatibilidade é de uma para cem mil. SEJA UMA DOADOR DE MEDULA ÓSSEA. VOCÊ NÃO TEM NADA A PERDER, E A VIDA SÓ TEM A GANHAR.


10 CARNAVAL

Revista traz opçõe clubes de Rio Preto Automóvel Clube

Tema: “Cleópatra, a Rainha do Nilo Os foliões do Automóvel ell Clube já podem se prepararr para a grande festa de e Carnaval da agremiação.. Com o tema “Cleópatra, a Rainha do Nilo”, a diretoria Eládio Silva/ Antônio Carlos Del Nero promete cinco noites de puro agito e diversão na sede social. A folia de Momo aceana começa com um grande esquenta na sexta-feira, dia a 17 de fevereiro, e só termina a na noite de terça-feira, dia 21.. “Estamos desenvolvendo um n ndo trabalho para resgatar a tradição e a alegria dessa grande festa do Automóvel Clube. O Carnaval Aceano 2011 foi sucesso absoluto. Mais de três mil foliões por noite lotaram as dependências da agremiação. Para a próxima edição, nossa missão é multiplicar muito esse número. Vamos trazer muitas novidades e inovações para o Carnaval 2012”, conta o presidente Eládio Silva. A banda Bozó, Eli & Amigos é presença confirmada para agitar as noites de folia na agremiação. Além de muito samba, axé e marchinhas, a festa terá top DJ´s no comando da música eletrônica. “O espaço da boate será especial para os jovens. Teremos ambiente personalizado com telas de led, iluminação e jogos de luz de última geração, além de música de qualidade semelhante a casas noturnas famosas da Capital”, diz o presidente. Além das cinco noites de Carnaval, a criançada vai brincar fantasiada e desfilar nos dois dias de matinês, domingo (19) e terça-feira (21). Haverá premiação das melhores fantasias. Folia aceana terá três ambientes “Cleópatra, a Rainha do Nilo” será o tema do Carnaval aceano 2012. Para compor a decoração, os espaços do clube receberão roupagem do Antigo Egito. Colunas que remetem os templos dos Faraós, cortinas de voile, esfinges, afrescos de imagens de deuses, sacerdotes, militares e escribas são alguns dos detalhes do luxuoso projeto de decoração. “Para garantir o conforto e agradar a todos, o Carnaval terá três ambientes com atrações variadas. Tudo para os associados e seus convidados caírem no embalo das marchinhas, do samba, frevo e da música eletrônica”, conta Waldner Lui, diretor social e autor do projeto de decoração do Carnaval do clube. O palco principal será montado na área externa do Bar Aperitivo para receber a banda Bozó, Eli & Amigos. O Salão Azul receberá nova estrutura e decoração temática formatada especialmente para a festa de Momo.

Palestra lestra EC

Tema: “Velho Chico navegando ando pelo rio

A diretoria do Palestra Esporte Clube promete fazer um belíssimo e grandioso Carnaval neste ano. Repetindo o sucesso do ano passado, a maior e mais tradicional Festa Popular Brasileira, será voltada para os associados e sua família, onde vamos atender as expectativas de todos, pai, mãe, filhos e até vovôs, pois Carnaval não tem idade. Este ano o tema “Velho Chico – navegando pelo rio”, foi inspirado em um dos rios mais importantes do Brasil, o rio São Francisco. O “Velho Chico” como é chamado carinhosamente percorre perto de 2.800km desde Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. A decoração carnavalesca vai retratar a arte popular nordestina, a cultura da população ribeirinha, principalmente do médio São Francisco, onde se destacam as carrancas. Figuras de cara feia, usadas segundo as crenças e o misticismo do povo da região, como amuletos de proteção contra animais e duendes, tempestades e maus presságios. Essas formas de expressão artística primitiva, talhadas em madeira, serão os destaques do nosso carnaval. O Carnaval palestrino acontece de 18 a 21 de fevereiro, com 03 bailes noturnos e 02 matinês. A folia ficará por conta da “BANDA AUÊ” de São José do Rio Preto, e o clube volta a realizar o Carnaval no Salão Social, uma novidade do ano passado que deu certo e agradou a todos os associados. O Palestra realizará o concurso de fantasias infantis e as inscrições já estão abertas e podem ser feitas no departamento social. Para participar do carnaval, os associados e seus dependentes deverão estar em dia com a mensalidade. Informações: 4009-9050


CARNAVAL 11

ões dos principais o para cair na folia

Monte Líbano

Tema: “É Festa, é Frevo!

O Brasil se prepara para a maior festa popular do mundo, o Carnaval. Em Rio Preto não poderia ser diferente. Com o tema “É Festa, é Frevo!”, centenas de foliões aguardam mais uma edição do evento, que promete lotar o clube de campo. “Quem for, verá a maior produção de sons e luzes do Brasil. Será um Carnaval de primeiro nível, onde teremos alta tecnologia, mega produção e grandes profissionais. Nós temos uma preocupação muito grande, que é manter a tradição desse nome que a gente carrega. Faremos um dos maiores carnavais de todos os tempos, no clube”, declara de forma contagiante Jair Supercap, responsável por animar a folia no salão social. Com decoração diferenciada, a diretoria está preparando quatro noites (de 18 a 21 de fevereiro, das 23 às 4 horas) e duas matinês (dias 19 e 21 de fevereiro, das 15 às 18 horas), para seus associados e convidados. Na parte externa, um espaço preparado especialmente para os jovens que curtem música eletrônica. O Eletrocedrus é um evento paralelo, com som tecno, animado por Djs. Essa atração é bastante conhecida, pois tem lugar cativo em vários eventos do clube, sendo um sucesso.

O Carnapoti, que acontecerá de 17 a 21 de fevereiro, e tem como destaque a mistura do axé com o sertanejo tem pontos de venda por toda a região. De acordo com a Prefeita de Potirendaba, Gi Franzotti, nas cinco noites de festa, a Prefeitura Municipal de Potirendaba pretende aprimorar os trabalhos já realizados nos últimos anos, que garantiu o sucesso total. “Nosso carnaval se destaca pela mistura do axé com o sertanejo e neste ano estamos trazendo muitos nomes conceituados para o Carnapoti”, explica a Prefeita. Dia 17 - (sexta-feira) - Calcinha Preta, Pedro Henrique & Fernando e Grupo Swingueira, dia 18 - (sábado) - Latino e Banda Axé Bahia, dia 19 - (domingo) - Humberto e Ronaldo e Axékébom, dia 20/2 - (segunda-feira) - João Carreiro & Capataz e Banda Axé Bahia , dia 21 - (terça-feira) - Grupo Swingueira Neste ano o Carnaval de Potirendaba, ganhou um novo formato e uma mega estrutura será montada no Recinto de Exposições para abrigar o público, com a entrada gratuita. Um verdadeiro circuito onde dois trios elétricos da Bahia, farão os foliões sentirem a mistura do sertanejo com o axé. Mais informações: www.carnapoti.com.br 17-3827-9200


12

ESPORTE

CAD inicia temporada de 2012 no Circuito Loterias Caixa O Clube Amigos dos Deficientes (CAD/Vetnil/Smel), de São José do Rio Preto, inicia a temporada de 2012 com a disputa da 1ª etapa da fase regional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, no bairro Moema, em São Paulo. A equipe rio-pretense vai participar com 21 competidores, sendo 13 no atletismo e oito na natação. Os melhores índices das três primeiras etapas regionais vão garantir vaga na fase nacional, que vai acontecer no mês de junho, também em São Paulo. “É o grande evento nosso de 2012. Esperamos classificar o maior número de atletas possíveis para a fase nacional”, disse o vice-presidente do CAD, Paulo César dos Santos, o Jatobá. “Tenho muita esperança num bom resultado porque nossos atletas não pararam os treinamentos, mesmo com a virada do ano”, acrescentou. O técnico de atletismo, Rogério Franco, afirma que o atletismo do CAD vai forte para a fase paulista. “Todos estão preparados para buscar o índice. Estamos muito confiantes”, disse Franco, que também é guia-atleta da medalhista paraolímpica Ana Tércia Soares - que ficará ausente das etapas regionais, uma vez que já tem vaga garantida para a fase de junho. “A natação também treina firme para buscar ótimos resultados”, acrescentou Eduardo Alampe, que treina os nadadores do CAD.


Parceria Esportiva:

Apoio MĂ­dia:


14

ESPORTE

O Coaching e o Esporte: uma parceria de sucesso O coaching esportivo é o processo para atletas, equipes e clubes alcançarem novos resultados. Como é possível planejar melhor uma temporada? Como preparar os atletas, membros da comissão técnica e gestores envolvidos no ambiente esportivo? Como ter mais controle emocional nos momentos de decisão? Uma forma de escolher os melhores atletas para as determinadas posições, inclusive alinhado com valores do clube, agregaria mais valor e aumentaria a possibilidade de melhores resultados? E a carreira do atleta? Como manter o foco e trazer valor agregado para uma visão de futuro na carreira? A resposta a estas perguntas está no coaching esportivo! O coaching esportivo é uma modalidade que vem crescendo muito no Brasil, especialmente após a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. A tendência é que se torne prática comum entre os atletas, clubes, confederações e federações. Imagine os próximos anos repletos de competições, envolvendo milhares de fãs e inúmeros investimentos dentro do esporte no Brasil. O coaching envolve um profissional com formação sólida, utilizando técnicas e ferramentas testadas e aprovadas para promover e sustentar mudanças positivas, visando ampliar a performance humana, seja em sua carreira ou em sua vida pessoal. Mas, no ambiente esportivo, o trabalho de um coach não conflita com o de um treinador ou um técnico? Não, o trabalho é complementar. O coach faz perguntas poderosas, o treinador treina. O coach promove reflexão, o treinador fornece informações e orientação. O processo de coaching se constrói sobre aspectos físicos, sociais, cognitivos e afetivos. O treinamento se desenvolve sobre aspectos fisiológicos, musculares, cardiovasculares, táticos e mentais. Cada universo com sua especificidade, cada campo com sua interdisciplinaridade, mas ambos buscando potencializar pessoas/atletas, gerenciando competências e desenvolvendo habilidades. É neste amplo universo de possibilidades que se desenha o coaching esportivo como parceiro fundamental ao treinamento esportivo de alto desempenho. O Coach auxilia o técnico em sua jornada rumo a conquistas porque complementa seu trabalho com perfeição. Neste sentido, o coaching esportivo se distancia de psicologia dos esportes. Ao primeiro compete a solução, ao segundo o diagnóstico. O coaching esportivo busca por deslocamentos enquanto a psicologia dos esportes procura por significados. O coaching esportivo, como qualquer outra aplicação do coaching, foca no futuro e busca o desenvolvimento. A psicologia foca no passado para promover mudanças no presente, e assim busca a cura. Desta forma, coaching esportivo tem um escopo diferente daquele da psicologia dos esportes. Embora possa haver micro-sobreposições temporárias, coaching foca no futuro, ajusta objetivos, encoraja o caminhar em direção a novas conquistas e realizações. Coaching não envolve aconselhamento na medida em que toda ação é definida pelo cliente. O coaching esportivo busca o espaço-solução. A psicologia

Prof. Ms. Coach Jean Carlos Blog: jeanleca.blogspot.com Crédito do texto: Coach Gustavo D’Avila

dos esportes delineia o problema, define o conflito e desnuda a confusão. Coaching esportivo lida com emoções e psicologia dos esportes visa sanar estados emocionais pouco funcionais. O coaching esportivo se traduz na aplicação do processo de coaching dentro do universo esportivo, lançando mão de todas as suas técnicas e ferramentas, com o objetivo de obter a excelência. O coaching esportivo não é: • Psicologia esportiva • Treinamento técnico desportivo • Preparação física • Solução mágica Para que serve coaching esportivo? • Aumento de performance de atletas e equipes; • Desenvolvimento de carreira e pós-carreira dos atletas, com uma gestão de carreira sustentável; • Desenvolvimento de habilidades de liderança coach para técnicos e atletas; • Aumento da performance das organizações esportivas. Benefícios • Para os atletas e equipes o Aumento de performance o Controle emocional o Concentração o Aprendizado e melhoria contínua o Capacidade de recuperação o Relacionamentos de excelência • Técnicos e Líderes o Melhorar relacionamento interpessoal o Aumenta relação de confiança o Agrega novas competências de liderança o Autoconsciência o Autodisciplina o Motivação o Empatia o Habilidade social • Negócios (Ex: Clubes, Comitês, Confederações e Federações) o Estabelece uma atmosfera de confiança o Alinhamento em todos os níveis estratégicos, conforme missão, visão e valores o Fortalece o pilar da comunicação o Avaliação dos processos empresariais o Promove avaliação e medição o Define claramente futuro desejado, entendendo o core business Em um momento em que tanto se fala sobre a profissionalização do esporte, o coaching se caracteriza como um grande parceiro para promover a mudança de patamar no universo esportivo no Brasil. E você, quer ser um atleta golden? Para chegar aonde pensou devemos começar as transformações agora!


ESPORTE 15

Rio Preto Automóvel Clube recebe novamente o craque Falcão em 2012 A equipe de futsal do Rio Preto Automóvel Clube já esta a todo vapor! Com a chegada de sete reforços de nível, a equipe comandada pelo técnico Julinho Martins já treina para as principais competições do primeiro semestre. A primeira competição é a Copa TV Tem de Futsal, que tem início no próximo mês, paralelamente à badalada Liga Paulista de Futsal, que conta hoje com as principais estrelas do salonismo nacional. A equipe riopretense encara em sua chave a Intelli, de Orlândia, que agora contratou o jogador Falcão, a maior estrela da modalidade, São Caetano, Suzano, MESC São Bernardo, Wimpro Guarulhos, Pulo do Gato de Campinas e o caçula da elite, Sertãozinho. Para esse ano, o elenco da cidade ganhou os reforços de Kleber (goleiro), que veio de Portugal, Ninho (Luis Antonio), Fumaça (Itapeva), Rafinha (Vocem), Willian do Colégio Londrinense e Kleiton, atleta que retornou da Itália. O time aceano ainda conta com as pratas da casa Rabicó, Juninho Cabeça, Rodolfo, Ademir, Fernando Pelota, Matheus Pizza, Flávio, Ton e Allan.


16 TALENTO

Revista aposta em revelação da fotografia

Nada melhor do que uma jovem cheia de vida e desafios pela frente. É nessa linha que estamos apostando em Tuany Pirani, de apenas 17 anos, mas que já carimbou um grande concurso de fotos. Ela foi a vencedora do Concurso Coca-Cola, prêmio que serviu de incentivo para o começo da carreira. O fotográfo Cesar Ovalle, da Banda NxZero, foi jurado e escolheu a foto da riopretense entre milhares que concorriam ao prêmio. Tuany Pirani tem buscado conhecimento em todas as áreas, mas seu principal foco é o infantil, devido à facilidade de interagir com crianças e adolescentes. SERVIÇO: Tuany Pirani Fones: (17) 3353-8838 / 8807-2324


ALCER – Associação de Lazer, Cultural e Esportiva Rio-Pretense A ALCER – ASSOCIAÇÃO DE LAZER , CULTURAL E ESPORTIVA RIO-PRETENSE , designada, simplesmente, como Associação, fundada em 30 de novembro de 2011, em São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, atendendo a todos que a ela se dirigirem, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa, com a finalidade de elaborar serviços editoriais, fotográficos, projetos, roteiros, documentários, consultoria, assessoria de imprensa, palestras, cursos, congressos, comunicação e marketing, fomentar o turismo, ceder, argumentar e criar roteiros para cinema, teatro, rádio e televisão, se associar a terceiros com o mesmo objetivo, além de agenciar publicidade, prestar serviços na área de promoções, publicidade e merchandising, contratando veículos de mídia impressa, radiofônica, de televisão e internet, prestar serviços a terceiros na área de captação de recursos nas esferas federal, estadual e municipal, usando dos benefícios da lei de incentivo fiscal na elaboração, produção e fomentação de projetos culturais, sociais e esportivos, produção artística, agenciamento artístico, produção de eventos, serviços administrativos e locação de luz, som, cenografia, pórticos, telões e geradores, terceirizar serviços de portaria, brigadistas, recepcionistas e promoters, transporte e hospedagem

Fernando Furlan e Marcelo Arroio, diretores da Alcer, fundada em 2011

Foto: Tuany Pirani

artística e turística.



Revista Seven Nights Fevereiro