Issuu on Google+

NOVA MULHER E PERFEITA CRISTÃ

A

quem nos perguntasse se o rosto feminino r~querido pelo objetivo tivesse necessanamente que ser aquele de Maria, poderíamos mais uma vez responder que o método de nossa pergunta não é o da especulação abstrata sobre tantos hipotéticos planos segundo os quais Deus poderia ter feito as coisas, mas é, pelo contrário, o da reflexão concreta sobre detenninado desenho histórico que Deus de fato escolheu e que assim - e não de outro modo realizou. Agora, aprendamos através da palavra revelada e dos dados doutrinais precisados r.c lento e sério trabalho de expl icitação dela que "a augusta mãe de Deus, arcanamente unida a Jesus Cristo, desde sempre" com um mesmo decreto de "predestinação", foi sobre esta terra tipo e modelo perfeito de virgem, de esposa, de mãe, de mulher. É isto que coloca em destaque Paulo VI na Marialis cultus: "Deve-se considerar normal que as gerações cristãs, sucedidas em quadros sócio-culturais diferentes, ao contemplar a figura e a missão de Maria - como nova mulher e perfeita cristã que reassume em si as situações mais características da vida feminina porque virgem, esposa, mãe -, tenham considerado a mãe de Jesus tipo eminente da condição feminina e modelo espelhadíssimo de vida evangélica; e tenham expressado estes seus sentimentos segundo as categorias e as figurações próprias de sua época" (n. 36).

A devoção à Virgem: Uma ajuda para a mulher A Igreja compreendeu o imenso valor que tal figura de Maria representa para o homem. "A Igreja Católica, baseando-se na experiência de séculos, reconhece na devoção à Virgem

8

O Milite Julho 2010

... arcanamente unida a Jesus Cristo, desde sempre ...

uma ajuda poderosa para o homem a caminho da conquista de sua plenitude. Ela, a mulher nova, está ao lado de Cristo, o homem novo, em cujo mistério somente encontra verdadeira luz o mistério do homem, e este é como penhor e garantia de que em uma pura criatura, isto é, nela, já se tenha tornado realidade o projeto de Deus, em Cristo, pela salvação de todos os homens". Penhor e garantia pela salvação de que tem tanta necessidade o homem contemporâneo, como prossegue o docwnento pontificio: "Ao homem contemporâneo ... a beata Virgem Maria, contemplada em sua missão evangélica e na realidade que já possui na cidade de Deus, oferece uma visão serena e uma palavra segura: a vitória da esperança sobre a angústia, da comunhão sobre a solidão, da paz sobre a preocupação, da alegria e da beleza sobre o tédio e a náusea; das prospectivas eternas sobre as temporais; da vida sobre a morte". FREI Luís FACCENJ"

.n.~~6

.,.,~-_.

092


Nova Mulher e Perfeita Cristã