Page 1

APRESENTAÇÃO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA SOALHEIRA

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Soalheira, fundada em 1694, é uma associação de fiéis, constituída na ordem jurídica canónica com o objectivo de na prática da caridade, satisfazer carência sociais e praticar actos de culto católico, de harmonia com o seu espírito tradicional, informado pelos princípios da doutrina e moral cristãs. No campo social exerce, assim, a sua acção através da prática das catorze obras de Misericórdia, tanto espirituais como corporais e no sector especificamente religioso sob a invocação da Nossa Senhora das Necessidades, que é sua padroeira, manterá o culto na sua capela e exercerá as actividades que constantes dos estatutos e as mais que vierem a ser consideradas convenientes. A Irmandade adquire personalidade jurídica civil e está reconhecida como Instituição Privada de Solidariedade Social mediante participação escrita da sua erecção canónica feita pelo Ordinário Diocesano de modo similar ao das demais associações de fiéis. O Lar da 3ª Idade da Santa Casa da Misericórdia de Soalheira foi inaugurado dia 27 de Fevereiro de 1993, no ano jubilar das comemorações dos 300 anos da fundação da Misericórdia de Soalheira. Actualmente, prestamos serviços a 112 utentes, estando eles distribuídos pelas respostas sociais, Lar de Idosos, Serviços de Apoio Domiciliário e Centro de Dia. A Santa Casa da Misericórdia de Soalheira presta serviços em diversas áreas sociais nomeadamente:  Centro de Dia;  Estrutura Residencial para Idosos  Serviço de Apoio Domiciliário; O Centro de Dia é uma Resposta Social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas idosas no seu meio sócio-familiar.


O Centro de Dia é também uma resposta social que possibilita às pessoas novos relacionamentos e elos de ligação com o exterior, através do estabelecimento de contactos com os colaboradores, voluntários, clientes e pessoas da comunidade, no qual a qualidade da intervenção deve ser uma exigência a ter em conta permanentemente na gestão desta Resposta Social. Esta resposta social tem como principais objectivos os seguintes pontos:  Proporcionar serviços adequados à satisfação das necessidades dos utentes;  Contribuir para a estabilização ou retardamento das consequências nefastas do envelhecimento;  Prestar apoio psicossocial;  Fomentar relações interpessoais e intergeracionais;  Favorecer a permanência da pessoa idosa no seu meio habitual de vida;  Retardar ou evitar a institucionalização;  Contribuir para a prevenção de situações de dependência, promovendo a autonomia. A Santa Casa da Misericórdia de Soalheira, na resposta social de centro de dia, presta serviço a 26 utentes. A Estrutura Residencial para Idosos é uma Resposta Social desenvolvida em equipamento, destinada a alojamento colectivo, de utilização temporária ou permanente para pessoas idosas ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia. Esta resposta social tem como principais objectivos os seguintes pontos:  Acolher pessoas idosas, ou outras, cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde, não lhes permite permanecer no seu meio habitual de vida;  Assegurar a prestação dos cuidados adequados à satisfação das necessidades, tendo em vista a manutenção da autonomia e independência;  Proporcionar alojamento temporário, como forma de apoio à família;  Criar condições que permitam preservar e incentivar a relação inter-família;  Encaminhar e acompanhar as pessoas idosas para soluções adequadas à sua situação. A Santa Casa da Misericórdia de Soalheira, na resposta social Estrutura Residencial para Idosos, presta serviço a 72 utentes. O Serviço de Apoio Domiciliário é uma Resposta Social, desenvolvida a partir de um equipamento, que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados, no domicilio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença,


deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.

Esta resposta social tem como principais objectivos os seguintes pontos:  Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias;  Garantir a prestação de cuidados de ordem física e apoio psicossocial a indivíduos e famílias de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar.  Apoiar os indivíduos e famílias na satisfação das necessidades básicas e actividades da vida diária.  Criar condições que permitem preservar e incentivar as relações interfamiliares;  Colaborar e/ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde;  Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;  Prevenir situações de dependência, promovendo a autonomia. A Santa Casa da Misericórdia de Soalheira, na resposta social de serviço de Apoio Domiciliário, presta serviço a 14 utentes.

Apresentação da santa casa da misericórdia da soalheira  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you