manual-snipe-versao-final

Page 59

Manual Técnico Projeto Snipe (Fundamental I)

bem feito no trabalho escolar é percebido pelo aluno como um sucesso, e a esperança de obter mais sucesso estimula a reiterar o comportamento aprovado pelo professor. O reconhecimento dos acertos de um aluno – ou de um grupo de alunos – numa tarefa determinada, motiva mais que a informação sobre as deficiências. O registro dos progressos na consecução das metas propostas e o conhecimento das causas do sucesso ou do fracasso numa tarefa determinada aumentam a motivação para a aprendizagem. As atividades devem ser dosadas de tal forma que, a partir das mais acessíveis, o aluno vá obtendo êxitos sucessivos. Se a exigência é pouca, os alunos mais brilhantes, que reagem positivamente diante do desafio, perdem o interesse. Se a dificuldade é excessiva, os menos capazes perdem a motivação. Como não é possível encontrar tarefas que sejam adequadas para todos os alunos simultaneamente, tornase imprescindível uma diferenciação dos objetivos. A motivação consiste em estimular o esforço e em estabelecer uma dificuldade razoável para que a tarefa seja possível. As mudanças moderadas no nível de dificuldade e complexidade de uma tarefa favorecem a motivação em quem a realiza. As mudanças bruscas provocam rejeição e podem conduzir ao desânimo. Convém relacionar os conteúdos de aprendizagem com os interesses e necessidades próprias de cada grupo de alunos (de acordo com sua idade, ambiente, etc.). O progresso é mais rápido quando os alunos reconhecem que a tarefa coincide com seus interesses imediatos. Assim mesmo, a motivação é maior quando o material didático que se utiliza é variado e adequado ao conteúdo.

4. A ATENÇÃO PESSOAL AOS ALUNOS Os alunos de uma mesma turma apresentam diferentes estilos e ritmos de aprendizagem. Essa realidade tem algumas consequências para o trabalho do professor: cada estudante requer atenção pessoal para ajudá-lo a conhecer-se a si mesmo, a desenvolver suas aptidões especiais e a que aceite serenamente suas deficiências, estimulando-o a superá-las com os meios adequados, ao mesmo tempo em que se procura reforçar nele a ideia de que o resultado do estudo e do trabalho depende principalmente de seu próprio esforço. Essa atenção pessoal exige: a) Conhecer a cada aluno – suas possibilidades e limitações, virtudes e defeitos – para estabelecer um diagnóstico o mais exato possível de sua situação pessoal e de suas possibilidades de melhora; para determinar o rendimento que se pode esperar, estimulando-o depois a que alcance o nível mais alto de 59 Solar Colégios


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.