Page 1

Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes desafios da humanidade que nos apresenta o Papa.


Erro! Indicador não definido.

OBJETIVO Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes desafios da humanidade que nos apresenta o Papa. DESCRIÇÃO    

Apresentar um roteiro de encontro/oração para cada mês para os grupos do MEJ espalhados pelo Brasil. Cada roteiro de encontro terá como base a Intenção de Oração do Papa e os pilares dos do MEJ: EVANGELHO, EUCARISTIA e MISSÃO. Os roteiros serão preparados por jovens e assessores adultos do MEJ das várias regiões do Brasil. O roteiro será disponibilizado na internet ou enviado a quem solicitar 15 dias antes do começo de cada mês.


5º Roteiro – MAIO 2018 PREPRARAR O AMBIENTE Objetivo: - Conscientizar os jovens sobre o uso das redes sociais. - Perceber as redes sociais como meio de fomentar a solidariedade e o respeito. - Reconhecer as redes sociais como instrumentos de evangelização. - Procurar ser um profeta da verdade no mundo atual, publicando apenas mensagens verdadeiras. Intenção do Papa: Para que as redes sociais favoreçam a solidariedade e o respeito pelo outro na sua diferença. Preparar o encontro: Colocar as cadeiras em círculos. Preparar um altar no centro com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, uma Bíblia, vela e imagens que representem as redes sociais. Oração Inicial: Iniciar invocando a Santíssima Trindade cantando. Em seguida, pedir que olhem para as imagens pensando em todos os usuários das redes sociais. Rezar o Oferecimento Diário e o Pai Nosso.

Introdução As redes sociais consistem numa forma de comunicação e informação mais rápida e os jovens, que muitas vezes buscam o imediatismo, querem estar sempre online, fomentando as relações e atualizando as informações. As redes nos proporcionam ainda fazer novas amizades, divulgar fotos, entretenimento, conversar com pessoas distantes, conseguir emprego e tantos outros benefícios quando usada da forma correta. No entanto, é importante salientarmos que as redes sociais não trazem apenas benefícios. Muitos são os que não a utilizam de forma responsável e consciente, muitas vezes causando grandes danos a si mesmo ou a outros. Um simples clique nos liga a todo o mundo, e aí está a importância do uso consciente desses meios.

1


O Papa Francisco, então, alerta-nos para conhecermos a verdade das informações antes de publicá-las e/ou compartilhá-las em nossos perfis, pois, como cristãos, devemos sempre buscar a verdade a exemplo da Verdade das verdades, que é Cristo. Devemos utilizar desses meios para promover uma cultura de paz, de encontro com o diferente, de respeito, de solidariedade e de diálogo. Vale salientar que é importante defender a Verdade sem faltar com a caridade e nunca, em nome de uma falsa caridade, não cooperar com a Verdade. O desafio para os jovens é de não serem propagadores das mentiras que são inseridas na internet, a todo instante, pelos fakes news e pelos cibernéticos, simplesmente para não ficarmos de fora do mundo virtual. Como jovens cristãos, somos convidados a fazer a diferença no mundo, por isso é importante perceber as redes sociais também como um instrumento de evangelização, uma forma de levar a Verdade aos irmãos, de propagar coisas boas. Esta é a nossa missão e devemos fazê-la em todo lugar, de vários modos. Nesse contexto, o Papa Francisco nos convida neste mês, mais que rezarmos, a mudar os nossos atos em relação às redes sociais, buscando fazer de nosso perfil um lugar de fomentação da solidariedade e do respeito, levando, assim, Cristo aos outros.

LEMA: “A VERDADE VOS TORNARÁ LIVRES” (Jo 8,32) Ver o Vídeo do Papa (2 vezes) e depois convidar os participantes do Encontro a dizer o que lhe chamou atenção no Vídeo.

Proclamação do Evangelho segundo São João: ILUMINAÇÃO BÍBLICA: Jo 8, 31-32

31.E Jesus dizia aos judeus que nele creram: Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; 32.conhecereis a verdade e a verdade vos livrará. Palavra da Salvação!

Ler de forma bem tranquila e orante, e deixar um tempinho de silêncio para que os jovens possam meditar e rezar o texto ouvido.

PISTAS PARA PARTILHA: 1- Busco conhecer a verdade das informações que recebo antes de repassá-las?

2


2- Com quais informações mais gasto meu tempo nas redes sociais: mensagens engraçadas, desastres, mensagens religiosas, etc? 3- Busco usar as redes sociais para ajudar outrem? 4- Como me comporto perante comentários contrários à minha opinião em minhas publicações? 5- Como estou usando o Click To Pray e outros aplicativos católicos?

Dinâmica de Grupo “Telefone sem fio”

Material: um pequeno texto. Procedimento: - Prepare um pequeno texto contendo várias informações. - Explique que você vai transmitir uma mensagem para o primeiro jovem e este passará as informações para o jovem ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareça que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele que está recebendo-a. - Peçam para que o último jovem fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará trocada, distorcida, errada. - Em seguida, revelem a mensagem inicialmente transmitida. (Você poderá repetir esta dinâmica algumas vezes) Para reflexão: Refletir com os jovens sobre a importância de, antes de divulgar informações, buscar a verdade sobre estas, principalmente em relação às redes sociais, onde fake news a todo instante estão montando informações que enchem os olhos dos jovens e acabam propagando-as, sem saber os danos que podem ser causados; muitas vezes, desrespeitando o direito e a diferença do outro.

3


Conclua com o seguinte questionamento para reflexão pessoal: “Ao publicar e/ou compartilhar informações, penso se a mesma irá favorecer a solidariedade, o respeito, a paz? ”

Gesto Concreto - Publicar em seu perfil nas redes sociais trechos bíblicos, mensagens cristãs e boas notícias. - Compartilhe os posts da fanpage do MEJ Brasil: https://www.facebook.com/mejbrasilfan/ Oração e Benção Ambiente: Apagar a luzes. Em seguida, o dirigente acende a lanterna do seu celular e inicia a reflexão. Dirigente: O celular, talvez seja o instrumento que mais utilizamos para entrar em nossas redes sociais, e ele nos dá um dispositivo que nos faz iluminar o que antes era escuro. Assim são as redes sociais, elas estão em nossas mãos; nelas podemos fazer várias ações, boas ou más, ser treva ou luz. Talvez pensemos que seremos uma única luz, perdida em meio a tantos perfis, mas já imaginou cada jovem mejista sendo essa luz em meio a tantos

4


outros perfis? (Pedir que os demais que estão com o celular que acendam também a lanterna ou o display) Seremos, então, muitas luzes para iluminar tantos outros jovens que necessitam da Luz da Verdade, Cristo. Sejamos luz nas redes sociais, iluminemos nossos feeds e amigos virtuais. Rezemos juntos a oração de São Francisco, pedindo sua intercessão para sermos profetas da paz e da verdade: Senhor, fazei de nós instrumentos da vossa paz. Fazei-nos reconhecer o mal que se insinua em uma comunicação que não cria comunhão. Tornai-nos capazes de tirar o veneno dos nossos juízos. Ajudai-nos a falar dos outros como de irmãos e irmãs. Vós sois fiel e digno de confiança; fazei que as nossas palavras sejam sementes de bem para o mundo: onde houver rumor, fazei que pratiquemos a escuta; onde houver confusão, fazei que inspiremos harmonia; onde houver ambiguidade, fazei que levemos clareza; onde houver exclusão, fazei que levemos partilha; onde houver sensacionalismo, fazei que usemos sobriedade; onde houver superficialidade, fazei que ponhamos interrogativos verdadeiros; onde houver preconceitos, fazei que despertemos confiança; onde houver agressividade, fazei que levemos respeito; onde houver falsidade, fazei que levemos verdade. Amém. Finalizar rezando a Ave Maria e jaculatórias: Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Vós. Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. Canto: Seja Luz (Anjos de Resgate) SUGESTÕES:

5

geraldo_pe_junho_2018  
geraldo_pe_junho_2018  
Advertisement