Revista MPAC Julho/Agosto 2016

Page 19

19 bros, servidores e seus dependentes passaram a contar, em um só lugar, com uma série de serviços de saúde nas áreas de medicina, odontologia, enfermagem, psicologia, fisioterapia e assistência social. “Talvez, esse seja o maior legado que essa administração vai deixar para o MPAC. É a realização de um sonho que acalentei por mais de vinte e dois anos. É também um trabalho de dois anos e meio até chegar, agora, à inauguração oficial. Com esse Centro de Especialidades em Saúde, vamos tratar e cuidar bem de nossos servidores, membros e seus respectivos dependentes. É evidente que, quando se está bem, a gente cuida melhor do próximo”, comentou o procurador-geral de Justiça do Acre, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.

Estrutura O CES é o espaço de referência em saúde e qualidade de vida no trabalho do MP do Acre. Dispõe de consultório médico, odontológico, fisioterápico, sala para atendimento psicológico e de enfermagem e assistência social. O atendimento começa com o agendamento da consulta, passando pelo acolhimento, pré-consulta, consulta, tratamento e acompanhamento. Todos os serviços estão estruturados em três eixos: diagnóstico e avaliação de saúde; promoção e prevenção dos agravos à saúde relacionados ao trabalho; e atendimento à saúde. Além da rotina de atendimentos diários, o CES mantém um calendário com diversas atividades de promoção à saúde, desenvolvidas a partir de parcerias com outras instituições.

Saúde física e satisfação pessoal no CES Fitness

“É um grande sonho conquistado desde a minha ascensão à Promotoria de Justiça Especializada da Cidadania e Saúde. No passado, nós tivemos a realização de um evento denominado ‘Semana de Saúde’, mas nós queríamos algo mais efetivo e o doutor Oswaldo fez esse sonho se realizar, para que membros e servidores do MP do Acre possam trabalhar com qualidade de vida”, disse a coordenadora do Ces, procuradora de Justiça Gilcely Evangelista.

Cuidar para servir melhor Pessoas felizes e saudáveis rendem mais no trabalho e, no caso do MP, a ideia era cuidar de quem diariamente atende pessoas, seja nas promotorias ou nos demais órgãos ministeriais. Pensando nisso, antes de iniciar o funcionamento do CES, o MPAC realizou um circuito de saúde, atividade para verificar as condições de saúde de membros e servidores. O circuito foi realizado em Rio Branco e no interior, o que foi possível graças a uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que disponibilizou profissionais para avaliar dados relativos à pressão arterial, diabetes, estado nutricional e saúde bucal, entre outros.

Com essas informações, foram definidos programas de prevenção e promoção à saúde. Considerando os serviços de rotina, já são mais de mil atendimentos, sem contar com as ações esporádicas, como campanhas de vacinação e os serviços que são oferecidos pelo ‘CES em Ação’, quando os atendimentos são feitos nas unidades ministeriais.

Mais do que a saúde física Assim como a questão profissional reflete nos campos familiar e psicológico, entre outros setores da vida, a vivência que se tem fora do ambiente de trabalho também interfere no rendimento profissional. Por isso, as atividades do CES não visam apenas à saúde física, como também à satisfação pessoal. “Não podemos ir para uma missão despreparados. Precisamos, primeiramente, cuidar de nós para depois ir cuidar do outro. O CES é resultado de muito trabalho, esforço, da vontade e o desejo de fazer do atual gestor do Ministério Público do Acre”, acrescentou o presidente da Associação do Ministério Público do Acre (Ampac), promotor de Justiça Francisco Maia Guedes.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.