Page 1


PLANO DE GOVERNO PARA URUBURETAMA GESTÃO 2013 A 2016 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMPRENDEDORISMO EDUCAÇÃO SAÚDE ESPORTE CULTURA E LAZER INFRAESTRUTURA TURISMO AGRICULTURA SEGURANÇA PÚBLICA

Prefeito

Vasconcelos Neto Dr. Hilson VICE


APRESENTAÇÃO O PSD de Uruburetama apresenta seu Plano de Governo para a Gestão de 2013 à 2016, que terá à frente Vasconcelos Neto, candidato à prefeito homologado em convenção no último sábado, dia 30 de junho de 2012. A elaboração deste Plano de Governo contou com a participação de filiados do partido, técnicos e gestores experientes em administração pública e aliados partidários, buscando reunir o maior número de informações e ideias, estruturando projetos que tenham condições de serem colocados em prática. O PSD de Uruburetama reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da cidade e comprometese a prestar contas à população sobre o andamento deste plano de governo ao longo dos quatro anos.

Atenciosamente, PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE URUBURETAMA

5


PRA FRENTE URUBURETAMA COM DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMPREEDEDORISMO CRIAÇÃO DO CARTÃO “VIDA NOVA”: Esse cartão integrará todas as informações sobre a família tais como: número de filhos, vacinação, pré-natal, atendimento médico, marcação de consultas, marcação de exames, frequência escolar e controle residencial da dengue. As famílias que estiverem cumprindo todos os pré- requisitos e forem comprovadas, através de visita dos agentes da prefeitura, que são carentes, receberão um auxílio no valor de r$50,00 reais por mês.

que empregarem esses jovems que estarão devidamente preparados para o mercado de trabalho. CONSTRUÇÕES DE MORADIAS POPULARES: O município firmará convênio com o governo estadual e federal, para construir várias moradias populares no nosso município, com isso iremos proporcionar moradia digna para população carente do nosso município.

CRIAÇÃO DE CENTRO DE EMPREENDORISMOE E TREINAMENTO PROFISIONAL: O município firmará parceria com o sebrae, senai e empresas privadas no sentido de viabilizar cursos livres e treinamentos para preparar os empreendedores para a montagem de seus negócios. CRIAÇÃO DE UM BANCO POPULAR: O município fundará um banco popular onde serão feitos pequenos empréstimos a pequenos emprededores que tenham passado pelo centro de emprededorismo e treinamento profisional e tenham seu plano de negócio aprovado pelos conselheiros do banco popular.com isso o municipio incentivará o crescimento do comercio, e realizará o sonho de muitas pessoas que é ter seu proprio negócio. PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO: Os alunos que participarem e terminarem o curso profissionalizante com boas notas serão selecionados pelo município que fará convênio com empresas privadas locais onde a prefeitura dará incentivos a essas empresas 6


EDUCAÇÃO GARANTINDO NOSSO FUTURO EDUCAÇÃO INTEGRAL: A adoção do sistema de educação em tempo integral é uma de nossas prioridades. As escolas municipais serão gradativamente transformadas para atender as crianças em dois turnos. Serão oferecidas quatro refeições diárias e um conjunto de atividades extra classe, tais como aulas de dança, música, xadrez, informática, idiomas, educação ambiental, educação no trânsito e atividades esportivas. Nesse sistema, um dos períodos (manhã ou tarde) será destinado às atividades curriculares normais, enquanto no outro período serão realizadas atividades complementares, para o desenvolvimento humano, de cidadania e convivência em grupo. Estas medidas visam reduzir drasticamente a evasão escolar, além de aumentar o interesse e desempenho das crianças nas diversas atividades.

conquistar o selo unicef. CONSTRUÇÃO DE CRECHE: O município firmará convênio com o governo federal para construção de cheches no município para que com isso as mães possam deixar seus filhos na creche por todo o período que estiverem trabalhando. OLIMPÍADAS MUNICIPAIS: O município fará várias olimpíadas com os mais variados temas para toda a rede municipal de ensino e premiando os vencedores, visando incentivar cada vez mais o aprendizado. IMPLANTAÇÃO DO CURSINHO CIDADÃO: Cursinho pré-universitário para os alunos que terminaram o ensino médio; os estudantes que terminaram o ensino médio poderão ingressar mais rápido ao ensino superior com a implantação do cursinho pré-universitário, com apostilas distribuídas gratuitamente e geração de mais emprego na educação, com contratação de professores qualificados.

Outro resultado positivo é o afastamento da criança das ruas, evitando que tenham contato com a droga e ingressem no mundo da criminalidade. Para viabilizar o projeto em escolas que não foram construídas ou reformadas dentro do conceito de educação em tempo integral, iremos adaptar, aperfeiçoar e utilizar todos os espaços existentes na própria escola ou mesmo na comunidade.

LAZER NAS ESCOLAS: Construção de espaços de lazer em todas as escolas, dotados de brinquedoteca, material lúdico e parquinhos infantis.

PROGRAMA “AO MESTRE COM CARINHO”: Programa de valorização dos professores, que envolverá a realização de cursos, seminários e conferências de atualização e aperfeiçoamento; realização de workshops para auxiliar na preparação de aulas; premiação de professores e diretores de escolas mediante bonificações quando seus desempenhos atingirem um patamar considerado de excelência, de acordo com o spaece (sistema permanente de avaliação do estado 4 )o municipio firmará convênio com empresas públicas e privadas visando capacitar os profissionais da educação. PROJETO SELO UNICEF: O município trabalhará para preencher todos os pré-requisitos para 7


GARANTINDO A TODOS UMA SAÚDE DE QUALIDADE CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL DA MULHER E CRIANÇA: O município irá construir um novo hospital específico para o atendimento da mulher e criança, onde serão feito todos os atendimentos: prevenção, exames, pré-natal, parto, uti-neonatal e acompanhamento pediátrico, visando eradicar a mortalidade infantil no nosso município e trabalhar fortemente na prevenção de doenças da mulher.

medicinais serão distribuídos gratuitamente à população mediante receita médica na farmácia medicinal. CAPACITAÇÃO E PAGAMENTO DE PRODUTIVIDADE PARA OS AGENTES DE SAÚDE: O município fará constantes cursos de capacitação dos agentes de saúde visando sempre a melhoria do atendimento e a humanização no trato com a população tendo em vista que os agentes de saúde são os profisionais que estão no contato direto com a população. O pagamento da produtividade se dará de acordo com a melhoria dos índices de cada região.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE EPIDEMIAS: O município trabalhará fortemente na prevenção de epidemias levando à população toda uma estrutura de vacinação e de combate a dengue no nosso município que será acompanhado através do cartão vida nova.

TRATAMENTO HUMANIZADO EM TODA REDE DA SAÚDE MUNICIPAL: Nossa administração todos os funcionários serão treinados e fiscalizados para darem um atendimento totalmente humano aos pacientes.

SISTEMA ÚNICO DE MARCAÇÃO DE EXAMES: O município terá um sistema único de marcação de exames através do cartão vida nova onde acabará com as filas no hospital para consultas, porque todas as consultas serão marcadas com antecedência e serão atendidas na hora certa.

CRIAÇÃO DO SISTEMA DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO MUNICIPAL: Será criado um centro de atendimento odontológico com todas as especialidades onde a população poderá fazer seus atendimentos com hora marcada através do cartão vida nova.

AMPLIAÇÃO DOS PSF: No nosso governo será ampliada toda a rede de atendimento do programa de saúde da família, para que possa cobrir todo município, bem como será incluído na equipe um profissional de fisioterapia e um psicólogo.

CENTRO DE FISIOTERAPIA MUNICIPAL: Neste centro será feito todo tratamento de pacientes que: sofreram traumas, pacientes especiais, pacientes de 3ª idade, pacientes neurológico e todos que necessitem de reabilitação motora. (Assim evitando que os pacientes tenham que se locomover a fortaleza e muitas vezes sem atendimento) com

PROJETO FARMÁCIA MEDICINAL: Faremos uma parceria da secretaria de agricultura com a secretaria de saúde, onde serão cultivadas várias espécies de plantas medicinais e será construído um laboratório para manipulação dessas plantas, os medicamentos 8


IMPLANTAÇÃO DE UMA FARMÁCIA POPULAR: Iremos fazer um convênio com o governo federal para implantar em uruburetama o projeto farmácia popular onde é feita a venda de medicamentos a preços bem abaixo do mercado mediante apresentação da receita médica. (Como no projeto caps ad) será feito parceria com os demais municípios vizinhos para atingirmos o total de 100.000 habitantes atendidos pela farmácia popular.

esse centro os pacientes não vão interromper seu tratamento de modo que não fiquem prejudicados em sua recuperação. PROJETO MELHOR IDADE: Nesse projeto o município cadastrará todos os idosos e disponibilizará para eles várias atividades como: exercício físico- acompanhado por um educador físico, várias terapias todas monitoradas por um terapeuta ocupacional, bailes da terceira idade, acompanhamento de saúde preventivo. Visando com esse projeto dar mais qualidade de vida aos nossos idosos. PROGRAMA DE PREVENÇÃO AS DROGAS: Faremos um convênio com o governo federal para instalação do projeto caps ad, (é a única unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas na capital, dentro das diretrizes determinadas pelo ministério da saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social. Desta forma, o caps ad oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua. O apoio da família é fundamental neste processo, então semanalmente, serão acompanhados por psicólogos, um grupo para atendimento aos familiares de pacientes, onde são esclarecidas dúvidas, anseios e dado o suporte que a família necessita). O caps ad só pode ser implantado em municípios com mais de 70.000 habitantes onde faremos parceria com três municípios vizinhos para atendimento conjunto, sendo escolhido um dos municípios para ser a sede do projeto. 9


ESPORTE DE MÃOS DADAS COM A CIDADANIA CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE ESPORTE: Essa secretaria coordenará todas as atividades esportivas no nosso município, bem como irá buscar recursos e firmará convênios com empresas públicas e privadas para fortalecer o esporte na nossa cidade. CRIAÇÃO DE LIGAS MUNICIPAIS: O município através da secretaria de esporte, irá criar várias ligas de esporte como: futsal, vôlei, futebol, handebol etc... onde cada liga fará seus campeonatos municipais e dos campeonatos iremos montar as seleções municipais. INCENTIVO AO ESPORTE AMADOR: A secretaria de esporte irá fazer o cadastro de todos os times amadores e irá fazer doações de ternos, bolas, chuteiras. De acordo com os convênios firmados com a iniciativa privada e os governos municipais e federais.

PROJETO URUBURETAMA FUTEBOL CLUBE: A administração municipal irá resgatar o time de futebol de uruburetama montando uma estrutura de treinamento dos jogadores e incentivando o time para que ele volte a primeira divisão do campeonato cearense. A escolha dos jogadores que irão compor o time será feita dando prioridade aos talentos da terra que serão revelados nas ligas municipais. PROJETO ESPORTE NO FIM DE SEMANA: O município irá abrir todas as escolas municipais aos finais de semana para proporcionar aos alunos várias atividades esportivas monitoradas por um profisional. Também será servido um lanche para os alunos, fazendo com que os jovems não fiquem ociosos aos fins de semana sendo também mais uma forma de combate às drogas.

PROJETO QUADRA COBERTA: O município irá firmar convênios com o governo estadual e federal para a construção de quadras poliesportivas no município de forma que todas as localidades que não possuem quadra coberta sejam contempladas, visando o incentivo ao esporte e fortalecimento do combate às drogas. PROJETO BOM DE BOLA NA ESCOLA: Nesse projeto os alunos paticiparão de uma escolinha de futebol onde o pré-requisito será: tirar boas notas no colégio, não faltar a aula, estar em dia com as vacinações. Tudo isso será acompanhado atraves do cartão vida nova. CAMPEONATOS INTERCOLEGIAIS: Serão feitos campeonatos intercolegiais onde serão disputadas várias modalidades esportivas e modalidades intelectuais como: xadrez e dama, visando a interação dos alunos e o incentivo ao esporte como combate às drogas. 10


CULTURA E LAZER PARA VALORIZAR E INTEGRAR NOSSA GENTE CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE CULTURA: Secretaria que irá coordenar toda atividade cultural no município, tais como firmar convênios com órgãos públicos, iniciativa privada , ongs etc... INCENTIVAR AS FESTAS CULTURAIS: O município através da secretaria de cultura irá incentivar as festas culturais como: maracatus, festa do boi, reisados, etc... PROJETO URUBURETAMA JUNINA: Esse será um grande projeto realizado pela secretaria de cultura em parceria com o governo do estado e governo federal. Iremos trasformar o são joão de uruburetama em um dos maiores do estado do ceará tendo em vista que são joão é o padroeiro do nosso município, com isso iremos incentivar tanto os grupos de quadrilha da sede como os grupos de quadrilha da serra. Além das atrações musicais, teremos também concurso de gastrinomia regional onde cada localidade irá trazer seus representantes para participar do festival. FESTIVAL DA BANANA: Prefeitura municipal irá realizar um grande festival da banana, que terá uma semana de duração com vários temas como: gastronomia, artesanatos, rainha da banana e muitas atrações como dança e show musical. FESTA DO MUNICÍPIO: O municápio fara uma grande festa cívica durante o dia, com várias atividades esportivas como: enduro de motos, maratona, corrida de canoa etc... CRIAÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA MUNICIPAL: Onde aproveitaremos os músicos da orquestra 11

municipal para dar aulas aos alunos, bem como formar um coral infantil. PROJETO EXPRESSO DO LAZER: O expresso do lazer levará aos bairros, diversas atividades esportivas e de lazer, beneficiando crianças, jovens e também idosos de famílias de baixa renda. A proposta é levar entretenimento e integração ao público alvo, por meio de jogos, brincadeiras, danças, gincanas, entre outras atividades, sempre com o acompanhamento de monitores de educação física. PROJETO CULTURA ITINERANTE: A prefeitura levará aos bairros e localidades várias atividades como: cinema, show de humor, danças etc...


INFRAESTRUTURA PARA O DESENVOLVIMENTO QUE A GENTE MERECE SANEAMENTO BÁSICO: O município irá firmar convênio com o governo federal para levar saneamento básico às familias mais necessitadas. CALÇAMENTO NAS VIAS RURAIS: Fazer estradas calçamentadas nos principais acessos à zona rural e nos pontos de visitação dos turistas. REESTRUTURAÇÃO DAS RUAS: A prefeitura irá consertar todas as principais ruas da sede do município.

CRIAÇÃO DA OUVIDORIA MUNICIPAL: Através da ouvidoria, toda a população poderá fazer suas reclamações e dar sugestoões para a melhoria do atendimento municipal. CRIAÇÃO DO PORTAL DA TRASPARÊNCIA MUNICIPAL: Nesse portal constarão todas as informações dos gastos da prefeitura de forma atualizada, assim a população saberá como está sendo gasto seu dinheiro.

GERANDO RENDA E OPORTUNIDADES ATRAVÉS DO TURISMO CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE TURISMO: Essa secretaria será reponsável por todas as atividades ligadas ao turismo no nosso município, bem como todos os convênios firmados com os governos estadual e federal e demais entidades. PROGRAMA DE INCENTIVO AO TURISMO: A prefeitura incentivará empreendimentos privados que foquem o turismo no nosso município tais como: hotéis, pousadas, áreas de lazer etc.. A prefeitura irá fazer obras que visam o turismo municipal como: mirante, trilhas, tirolezas e incentivar o funcionamento dos velhos engenhos e casas de farinha.

CENTRO DE ARTESANATO MUNICIPAL: Neste centro os turistas poderão comprar peças do artesanato local e regional, gerando mais renda para a nossa população. CALENDÁRIO CULTURAL: Inclusão, no calendário do estado, das principais festas do nosso município visando o crescimento do turismo municipal.

PROJETO ASSOCIAÇÃO DE ARTESANATO: A prefeitura irá incentivar a criação de associações para desenvolver o artesanato municipal e fazer cursos com os associados para capaçitá-los. CRIAÇÃO DO MUSEU MUNICIPAL: Onde contaremos aos turistas toda a história de uruburetama. 12


MAIS PRODUÇÃO E RIQUEZA ATRAVÉS DA AGRICULTURA PROGRAMA DE INCENTIVO A PRODUÇÃO DA BANANA: Esse programa será coordenado pela secretaria de agricultura, onde serão contratados técnicos especialistas na produção de banana para dar total assistência aos produtores rurais, bem como fazer parceria com banco do nordeste para financiar e ampliar projetos agrícolas no nosso município. CRIAR COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS: A prefeitura irá incentivar a criação de uma cooperativa dos produtores rurais visando com isso baratear as compras de insumos e potencializar a venda direta à indústria. PROGRAMA DE COMPRA DIRETA DA PREFEITURA: O municipio comprará toda a produção da agricultura familiar para a merenda escolar, visando com isso o fortalecimento da agricultura familiar no nosso município. PROJETO TRATOR: o município irá firmar convênio com o governo estadual para aquisição de um trator para tecnicizar a produção municipal.

ALCANÇANDO MAIS PAZ E MAIS SEGURANÇA GUARDA MUNICIPAL: Ampliação da guarda municipal para que a prefeitura possa reforçar a segurança pública em conjunto com o efetivo militar. CÂMERAS DE SEGURANÇA: A prefeitura irá instalar câmeras de segurança nos principais pontos do município visando inibir a atuação de bandidos.

13


O NOVO NO CORAÇÃO DO POVO

Prefeito

Vasconcelos Neto Dr. Hilson VICE


Plano de Governo - Vasconcelos 55  

Plano de Governo - Vasconcelos 55