Page 1

O que ruínas de fortalezas no litoral do Brasil, fábricas do séc. 19 na Indonésia ainda em funcionamento, plantações de beterrabas holandesas e o rum de Paramaribo, no Suriname, podem ter em comum?


E se a fotografia criasse oportunidade para a reflexão sobre a sociedade e sua relação com o mundo globalizado?


E suas lentes pudessem revelar histรณrias, trajetรณrias conectadas pelo mesmo produto?


Indonésia Brasil

Holanda Suriname

Seis fotógrafos Seis olhares Seis experiências Quatro países E um convite.


THE SWEET AND SOUR STORY OF SUGAR

A Ç U C A R UM

DO CE

M E IO

A M A RG O

.


Conectar

Refletir

Revelar

Compreender THE SWEET AND SOUR STORY OF SUGAR

A Ç U C A R

Cocriar U M

D O C E

M EI O

AM AR G O

.


Conectar Ontem | Hoje | Amanhã Holanda, Brasil, Suriname e Indonésia são países historicamente interligados pelo Açúcar. O produto que, antes do petróleo, foi o mais valioso e comercializado em todo o mundo. Uma força motora que, ao longo de quatro séculos de globalização, promove uma conexão entre o passado, o presente e o futuro desses quatro países. THE SWEET AND SOUR STORY OF SUGAR

A Ç U C A R U M

D O C E

M EI O

AM AR G O

.


Revelar Seis fotógrafos prestigiados recebem o convite da Fundação Noorderlicht de investigar partes dessa história e retratá-la por suas poderosas lentes.

THE SWEET AND SOUR STORY OF SUGAR

A Ç U C A R U M

D O C E

M EI O

AM AR G O

.


Refletir A Exposição internacional Açúcar: Um Doce Meio Amargo busca sensibilizar o público sobre as histórias importantes em torno do açúcar. Trabalhos fotográficos, pesquisas e ensaios com foco em temas como: mão de obra internacional, migração, política comercial, questões ambientais, produção e consumo global de açúcar, futuro dos biocombustíveis, patrimônio material e imaterial da época colonial.

THE SWEET AND SOUR STORY OF SUGAR

A Ç U C A R UM

DOC E

M E IO

A MA RG O

.


Compreender Açúcar: Um Doce Meio Amargo é uma fonte rica para investigar, refletir e compreender o processo de 400 anos de globalização e, com isso, a economia global em que vivemos hoje. Através da herança histórica do açúcar, o trabalho desenvolvido nesta exposição traz à tona temas de importância cultural, histórica, econômica e ambiental para serem discutidos e explorados e abrir espaço para novas perspectivas de

THE SWEET AND SOUR STORY OF SUGAR

A Ç U C A R

desenvolvimento. U M

D O C E

M EI O

AM AR G O

.


THE SWEET AND SOUR STORY OF SUGAR

A Ç U C A R U M

D O C E

M EI O

AM AR G O

.

Cocriar Em todas as edições da exposição, realizadas internacionalmente, os parceiros de cada país são convidados e estimulados a compartilhar suas (diferentes) perspectivas sobre esta história complexa e compartilhada entre Holanda, Brasil, Indonésia e Suriname. Há um convite para buscarem, por meio desse olhar múltiplo, uma reflexão sobre a sua experiência e também a incorporar essa história global, em seus respectivos contextos regionais.


Ficha Técnica

• Visitação guiada da exposição de fotografia e material histórico; Investigação fotográfica baseada em pesquisa de arquivos históricos brasileiros, relacionados ao tema.

• • • •

Público em geral; Jornalistas; Artistas locais; Pessoas ligadas ao setor canavieiro. • Estudantes: ensinos fundamental e médio, universitários.

• Workshop com artistas locais para criar novas obras de arte inspiradas no Patrimônio Cultural Comum entre o Brasil e os Países Baixos;

THE SWEET AND SOUR STORY OF SUGAR

AÇUCAR UM

DO C E

MEIO

• Preparação de material didático e treinamento de monitores, para receber o público em geral e as escolas.

AMARGO

.

No Hall do Museu Afro Brasil durante 59 dias;

• Debate científico com importantes representantes do setor canavieiro no evento de abertura (atividade sob responsabilidade do Museu e em cooperação com a FIESP- Federação de Industrias do Estado de SP).

• Visitação das escolas. A importância que o açúcar representou e ainda representa para a história, cultura e desenvolvimento dos países envolvidos no processo.


Edições Anteriores

2012

2013

Indonésia

Suriname Brasil (Campinas) Holanda

2014 Brasil ( Recife - PE)

2016 Brasil ( São Paulo - SP)

THE SWEET AND SOUR STORY OF SUGAR

A Ç U C A R U M

D O C E

M EI O

AM AR G O

.


THE SWEET AND SOUR STORY OF SUGAR

A Ç U C A R

Fotógrafos U M

D O C E

M EI O

AM AR G O

.

Alejandro Chaskielberg (Argentina, 1977) começou sua carreira como fotojornalista trabalhando para vários jornais locais e periódicos. Depois de estudar desenho industrial e fotografia, em 2000, tornou-se diretor de fotografia no Instituto Nacional de Cinema de Buenos Aires. Apesar de acumular tantas responsabilidades, Chaskielberg manteve-se sempre muito ativo como fotógrafo e produtor de documentários. Em 2011 ele ganhou o prêmio “L’Iris D’Or” na premiação Sony World Photo Awards. Nesse mesmo ano, recebeu o prêmio “Latin America Pictures of the Year International award”, na categoria Retrato Latino-americano. A sua primeira monografia, La Creciente, foi lançada recentemente. Ed Kashi (Estados Unidos, 1957) vem atuando como fotógrafo, cineasta e professor, desde 1979, em assuntos sociais e políticos. Seus projetos, como o famoso Flipbook Iraque-Curdistão e o documentário de longa metragem “Aging in America: The Years Ahead”, delinearam sua carreira entre fotografia e cinema. Kashi ganhou muitos prêmios, entre eles da World Press Photo e da UNICEF, e publicou seis livros. Em 2002, junto com sua esposa e o escritor e cineasta Julie Winokur, fundou a Talking Eyes Media, uma empresa sem fins lucrativos que tem seu foco voltado para questões sociais através do cinema e multimídia. Francesco Zizola (Itália, 1962) estudou antropologia, mas, desde 1986 tem se dedicado inteiramente ao fotojornalismo. Seu trabalho aparece em influentes publicações italianas e internacionais, e proporcionaram a ele nove prêmios da World Press Photo e quatro da Picture of the Year International Awards. Ele publicou cinco livros, incluindo o ambicioso” Born Somewhere”, no qual ele registra a vida condições de crianças em 27 países diferentes. Em 2007, Zizola abriu a 10b Fotografia, uma versátil galeria de fotos localizada em Roma. Ele é um membro da agência fotográfica internacional NOOR, da qual ele é co-fundador.


THE SWEET AND SOUR STORY OF SUGAR

A Ç U C A R

Fotógrafos U M

D O C E

M EI O

AM AR G O

James Whitlow Delano (Estados Unidos, 1960) vive na Ásia há 18 anos. Operando a partir de sua base em Tóquio, ele trabalha em projetos internacionais de longa duração que tratam sobre direitos humanos, meio ambiente e desenvolvimento cultural. Entre os prêmios que recebeu por seu trabalho estão : “PX3 Gold Award and the Award of Excellence” que é dado pela reconhecida publicação Journal Communication Arts. Ele já publicou vários livros, entre eles: Empire, Impressions from China e o mais recente - iPad-book Black Tsunami – no qual ele pontua as consequências do tsunami japonês e da crise nuclear. Por várias vezes ele contribuiu com as produções da Fundação Noorderlicht. Tomasz Tomaszewski (Polónia, 1953) é um fotógrafo de imprensa socialmente engajado, cujo trabalho já apareceu em revistas e jornais e periódicos como The New York Times, TIME, Stern, National Geographic and Nieuwe Revu. Lecionou na Polônia, Estados Unidos, Alemanha e Itália, e publicou vários livros, entre eles - Remnants, The Last Jews of Poland, In Search of America, and Overwhelmed by the Atmosphere of Kindness, este último lançado em 2012. Um trabalho do seu livro A Stone’s Throw pode ser visto no Festival Noorderlicht Photofestival Land – Country Life in the Urban Age. Carl De Keyzer (Bélgica, 1958) começou sua carreira como fotógrafo freelancer em 1982 Em 1994, ele tornou-se membro da agência de fotografias Magnum. Seu trabalho já apareceu em inúmeros jornais, periódicos e revistas de fotografias - incluindo Focus, Rolling Stone, Frankfurter Allgemeine, NRC, Handelsblad, Le Monde e Elsevier. De Keyzer publicou vários de livros de fotografia, tais como: Zona – Siberian Prison Camps (2003) e Congo (Belga) (2009). Seu livro mais recente “Moments Before the Flood” surgiu este ano. Antes disso, o trabalho de De Keyzer foi exposto no Festival Noorderlicht Photofestival Global Detail (2003).

.


THE SWEET AND SOUR STORY OF SUGAR

A Ç U C A R U M

Realização

D O C E

M EI O

AM AR G O

.


THE SWEET AND SOUR STORY OF SUGAR

AÇ U C AR U M

D O C E

Proposta de

Parceria

M EI O

AM AR G O

.

Narrativa para a expo The Sweet and Sour Story of Sugar  

Criar uma narrativa envolvente apresentando o propósito da exposição mundial, seu conceito básico, de forma original e sem tom explicativo.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you