Page 1

nº 70 Fevereiro de 2015

“Fortalecei os vossos corações” (Tg 5, 8)

Para superar a indiferença e as nossas pretensões de omnipotência, gostaria de pedir a todos para viverem este tempo de Quaresma como um percurso de formação do coração, a que nos convidava Bento XVI (DCE, 31). Ter um coração misericordioso não significa ter um coração débil. Quem quer ser misericordioso precisa de um coração forte, firme, fechado ao tentador mas aberto a Deus; um coração que se deixe impregnar pelo Espírito e levar pelos caminhos do amor que conduzem aos irmãos e irmãs; no fundo, um coração pobre, isto é, que conhece as suas limitações e se gasta pelo outro.(Mensagem do Papa Francisco para a quaresma 2015)

A Igreja nestes dias é como Maria, à espera do parto. No seu coração dizia certamente ao menino que traz no ventre: Vem, quero ver a tua face porque me disseram que Tu serás grande!" (Papa Francisco, 23 de dezembro de 2013)


Peregrinação a Santiago De 27 de junho a 3 de julho de 2015, o Movimento Oásis propõe fazermos juntos o Caminho Português de Santiago, a partir de Ponte de Lima. Serão 7 dias de ENCONTRO com a Natureza e com o património arquitetónico e de COMUNHÃO com os outros e com Deus. Será certamente uma oportunidade para cada um fazer a sua VIAGEM INTERIOR! O custo com alojamento e alimentação rondará entre os € 150 e € 200. A pré-inscrição deverá ser feita até 31 de março para os seguintes emails: paulavalinhasreis@gmail.com ou candida.rangel@hotmail.com"

Crescer on-line - Fevereiro de 2015 - Página nº 2


CONVITE FESTA 25 DE ABRIL Caros Oasistas, No próximo dia 25 de Abril, vamos reunir no centro de espiritualidade a Família Oasista, congregando em festa todos os que ao longo de 65 anos fizeram e fazem a história do nosso Serviço por amor. Porque essa celebração ficaria mais pobre sem a tua presença, contamos contigo das 9.00h às 17:00h no centro de espiritualidade. O almoço será partilhado, por isso traz uma iguaria da tua terra. Para ajudar à preparação dos espaços pedimos a confirmação da tua presença até 1 de abril. Poderás fazê-lo para o centro de espiritualidade (telefone 229 712 935) ou por email para oásis_pt@iol.pt A equipa organizadora

Crescer on-line - Fevereiro de 2015 - Página nº 3


PALAVRA DO FUNDADOR Tempo da Quaresma A imagem que todos temos do tempo da Quaresma é muito característica: vivemos um tempo que não é, certamente, de tristeza mas de uma particular “seriedade”. Deveremos, quanto possível, dar espaço ao recolhimento; deveremos acolher as catequeses que a liturgia, em cada dia, nos oferece. Todavia, não podemos esquecer-nos que a Páscoa de Cristo realiza-se há dezanove séculos e que cada domingo – certamente, já o escrevemos outras vezes – é dies Domini (dia do Senhor), isto é, Páscoa. Sem apagar o que não é, além do mais, apagável, acrescentamos uma definição de Quaresma que, talvez, seja pouco conhecida, mas que é dita pelo santo doutor da Igreja, Francisco de Sales. Ele disse: «a Quaresma é o Outono da vida espiritual». Na Primavera, as flores… No Verão, o aparecimento e a maturação dos frutos…No Outono, a colheita… Colhamos, neste tempo, os frutos de salvação e de santificação que estão, em abundância, ao alcance das nossas mãos. (…) Conhecemos o episódio em que Jesus, tendo-se dirigido para a Galileia, começou a pregar o «alegre anúncio» de Deus aos homens. E dizia: «Convertei-vos e acreditai no Evangelho» (Mc. 1,15). Converter-se significa, antes de mais, mudar de mentalidade; depois, rectificar a vontade; e, por fim, agir de modo novo, quer dizer, completamente diferente. Acreditar significa fiar-se d’Ele, porque é a verdade; confiar-se, abandonar-se a Ele, porque Ele é previdência e providência infinita, deixando-O fazer e deixando-se fazer por Ele; significa, finalmente, confiar n’Ele, fazendo o que Ele pede, independentemente do modo como o peça; agir na certeza total de que Ele pode tudo e quer tudo, sobretudo o nosso verdadeiro bem. Estes convites de Jesus são para hoje; endereçados a cada um de nós. Não é verdade que nos fiamos pouco d’Ele quando Ele revela? Nos entregamos pouco a Ele quando Ele actua? Confiamos pouco n’Ele quando nos pede para agirmos? E, pelo contrário, fiamo-nos demasiado de outros, de outro, com os efeitos que estão sob os nossos olhos!... Muitas vezes, sim!... Este tipo de homens incrédulos, sem esperança e sem amor - infelizmente, podemos dizê-lo já existia desde o início e continua a existir na Igreja: de facto, existe, hoje!...Sempre existiram homens bons e maus: conhecemos alguns, das passagens da bíblia!... Para o povo fiel, a Arca da Aliança foi quase um sacramento: sinal perpétuo de uma reconciliação fundamental, irreversível: a Arca da Aliança e, até, o Arco Iris… Convido-te, caro amigo, a acolher estes convites de Jesus para que possas viver intensamente o tempo santo da Quaresma. ( tradução livre de “Domenica”, pág.281. 282. 283)

Movimento Oásis Centro de Espiritualidade Rua Mirante de Sonhos, 105 4445-511 Ermesinde - tel. 229712935 http://www.movimentooasis.com Contactos : padrearaujo@sapo.pt / oasis@movimentooasis.com

Crescer On-line - fevereiro de 2015  

Boletim do Movimento Oásis em Portugal

Advertisement