Page 1

MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA

Pessoa Coletiva de Utilidade Pública - Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública

1 de 3 páginas

MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA Pessoa Coletiva de Utilidade Pública - Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública

Jornal do Conselho Notícias da Direção, dos Núcleos Regionais e das Comissões Especializadas Rua do Açúcar, 22B 1950-008 LISBOA Tel: 21 86 80 359 Fax: 21 86 20 024 e-Mail: mem@mail.telepac.pt

www.movimentoescolamoderna.pt

Fev 2012

1. INFORMAÇÕES

> CCP DE FEVEREIRO

Folhas de despesa - As regionais que tiverem folhas de despesa pendentes, devem entregá-las quanto antes para que possa ser feito o relatório de contas.

O CCP realizou-se no dia 4, na sede em Lisboa.

Obras na sede – O empreiteiro contratado pela Junta de freguesia vão, finalmente, proceder à reparação e limpeza do telhado. A Ilda foi convidada para fazer um estágio na RTP, a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro. Conta continuar a assegurar a parte administrativa, mas não poderá assegurar o atendimento na sede. Para esse efeito, contamos apenas com a Marina Cunha e Marina Canuto, nos dias em que estão presentes.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011 As coordenadoras das regionais deverão concluir o respetivo relatório e enviar para a sede até ao final da semana, para que se possa efetuar o Relatório de Atividades do MEM. Essa informação poderá ser complementada com fotografias que ilustrem o trabalho.

ENCONTRO NACIONAL DO MEM - PÁSCOA [30 e 31 de março – Coimbra 2012]

As inscrições são on-line no moodle do MEM. Foi oficializado o pedido de instalações. O acolhimento será pelas 18 horas na Escola Básica 2, 3 Martim de Freitas e o jantar deverá ser pelas 19h30 no restaurante Nora, em regime self-service e custará 12€.

34.º CONGRESSO NACIONAL DO MEM

Estiveram representados os seguintes Núcleos: Açores, Algarve, Benedita/Leiria, Madeira, Lisboa, Setúbal, Tomar, Porto, Seixal/Almada, Évora. Estiveram representadas Comissões Permanentes Centro de Formação, Revista e do Centro Recursos.

NÃO ESQUECER

CCP  3 março 10h00 – Sede do MEM [Rua do Açúcar, 22 - Lisboa]  Folha de informações dos Núcleos  Folhas de Despesas

http://mam.net.educom.pt/

[19 a 21 de julho – Almada 2012]

Foram abordadas algumas questões relacionadas com o espaço e placares disponíveis para a exposição através de algumas fotografias do instituto. Já foi solicitado um reforço do número de refeições a serem servidas diariamente, durante os dias do Congresso. Entretanto também já foram solicitadas à câmara ofertas a serem distribuídas aos congressistas.

www.movimentoescolamoderna.pt

as do da de

 Sóci@ do MEM… Cria uma conta!


MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA

Pessoa Coletiva de Utilidade Pública - Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública

2 de 3 páginas

Participação dos alunos no planeamento curricular - Filomena Serralha [Tardes do CCP]

2. COMISSÕES PERMANENTES CENTRO DE RECURSOS O grupo tem continuado a responder a solicitações feitas através de e-mail. Neste mês, foi retomado o trabalho relacionado com os dossiês temáticos. Foi iniciado o tratamento do dossiê da escrita e da leitura e continua a ser feita a pesquisa de textos para integrar o tópico “O lugar dos nossos textos” e “ História do MEM”. Vai iniciar-se o processo de digitalização das várias teses existentes, pelo que estão a ser contactados os respetivos autores para que autorizem a sua digitalização e publicação no moodle. Esta comissão tem estado também a trabalhar, em conjunto com o Sérgio Niza e com a Filomena Serralha, na atualização da página do MEM.

REVISTA “ESCOLA MODERNA” Aguardam-se alguns artigos que estão a ser escritos, no seio dos vários grupos de formação.

FORMAÇÃO O plano de ação já está completo e continuam a fazer-se contactos com os formadores dos núcleos, no sentido de organizarem toda a informação na plataforma no Zoho Creator do MEM. A comissão está disponível para apoiar e tirar as dúvidas que existirem. Foram creditadas todas as ações que estavam previstas e todas elas, com exceção do Curso de Análise evolutiva têm acreditação para um período de três anos.

No Encontro da Páscoa será feito um ponto da situação em relação a toda a formação que se está a desenvolver.

3. RONDA PELAS REGIONAIS Açores A regional conta agora com uma colega que é sócia do núcleo de Vila Real e que foi aluna da Manuela Jorge. Estão a funcionar três grupos cooperativos, um deles on-line. O último sábado foi sobre a escrita, com a apresentação de um trabalho sobre a escrita dos alunos e textos de autor. Estiveram presentes algumas alunas da formação inicial, o que pode ser bom sinal. O próximo vai ser sobre as experiências mais significativas ao longo do estágio (alunos que estão a estagiar em salas MEM). Algarve Está a decorrer o curso de análise evolutiva do modelo do MEM. O último sábado foi dinamizado pela Ângela, que apresentou um trabalho de colaboração com a biblioteca sobre a leitura. A comissão coordenadora continua a reunir-se em casa da Bernardete, uma vez que a sede continua com necessidade de obras de melhoramento. Benedita/Leiria Os sábados de animação pedagógica contam com trinta participantes, sendo que um grupo significativo é composto por educadoras que vêm da Lourinhã, cuja instituição revelou interesse em proporcionar-lhes formação no âmbito do Modelo pedagógico do MEM. Coimbra O plano de atividades está a ser cumprido. Os participantes nos sábados têm aumentado e existe um maior número de educadoras. A

www.movimentoescolamoderna.pt


MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA

Pessoa Coletiva de Utilidade Pública - Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública

comissão coordenadora tem reunido para preparação e relatórios. Évora A sessão do curso de análise evolutiva do MEM realizada no dia 28 de janeiro foi dinamizada pela Ivone e por duas educadoras do núcleo de Benedita/Leiria. No dia 9 de fevereiro, vai iniciar-se uma oficina de iniciação para a Ed. Pré-escolar, no Centro Infantil Irene Lisboa. Este núcleo foi convidado a participar num ciclo de debates que vão decorrer e que se inserem no Programa das Cidades Educadoras. Os grupos cooperativos continuam a funcionar. Lisboa Voltaram a fazer a folha informativa, que há muito, estava adormecida. Para além dos três grupos cooperativos já existentes, iniciou-se também um grupo cooperativo de teatro, que reúne de 15 em 15 dias, à quarta-feira das 12h30 às 15h00, em casa da Manuela Castro Neves. O grupo tem por objetivo aprofundar algumas técnicas que depois podem ser usadas com os nossos alunos.

3 de 3 páginas

alguma dificuldade em continuar a sua atividade na Universidade onde, no entanto, continuam a funcionar os grupos cooperativos. Porto Não existem grupos cooperativos e não foi possível começar o curso da diferenciação pedagógica por falta de disponibilidade da parte do Joaquim Liberal. Continuam a realizar-se as oficinas de iniciação ao modelo. O curso de análise evolutiva está a decorrer normalmente, com bastante participação, nas instalações da Universidade, conforme protocolo existente. Seixal/Almada O plano de atividades está a ser cumprido e estão empenhados na organização do congresso. Setúbal Realizou-se um Sábado Inter-regional em Setúbal e contou com muitos participantes. Estão a funcionar quatro grupos cooperativos e o plano de atividades está a ser cumprido.

As sessões do curso de análise evolutiva do modelo do MEM continuam com um elevado número de participações.

Tomar Os Sábados pedagógicos continuam a ser muito participados, maioritariamente por educadoras e professores de 1.º ciclo.

Madeira Continuam a realizar-se os sábados pedagógicos nas instalações do sindicato dos professores, uma vez que o núcleo está com

Está a decorrer um Projeto de aprofundamento sobre escrita, leitura e expressão plástica e um grupo cooperativo de educadoras sobre as práticas do modelo do MEM.

Tarde de CCP – 3 Mar

Assembleia-Geral Ordinária [Às 14h00 - Sede do MEM - Lisboa]

www.movimentoescolamoderna.pt

Jornal Fev2012  

Jornal do CCP

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you