Page 32

APAE EM DESTAQUE - ANO 2018 - EDIÇÃO 18

Colorido das pinturas chama a atenção nos muros da APAE

Projeto de arte da APAE de Itapetininga utiliza Romero Britto como referência O Colorindo a APAE trabalhou com todos os usuários da instituição e os incentivou a tomarem gosto pela arte

Com o objetivo de instigar nos usuários o gosto pela arte, mostrar para a sociedade a escola da APAE “Doutor Armando de Paula Assis”, sob o olhar dos próprios alunos, bem como expor para a comunidade as suas habilidades, talento e autonomia, a APAE de Itapetininga idealizou o projeto Colorindo a APAE. Por meio do projeto, a instituição teve suas paredes pintadas pelos usuários que usaram como inspiração as obras do renomado artista plástico brasileiro, Romero Britto. O Colorindo a APAE teve a coordenação da professora de artes Maria das Graças Medeiros Vieira e a parceria do Rotary Clube da cidade, e permitiu aos usuários desenharam e pintaram a fachada e entrada da escola. As sessões artísticas ocorreram nos horários das aulas e tiveram a participação de todos os educandos, que deixaram suas marcas no muro da escola. “A ideia era que todos os alunos participassem de alguma forma, nem que fosse mínima (a participação), inclusive os cadeirantes, então todos os usuários da APAE fizeram alguma participação no trabalho”, conta a professora de artes.

32

CULTURA E VALORIZAÇÃO DOS USUÁRIOS

Além de proporcionar o crescimento cultural dos usuários, que passaram a conhecer a biografia e as obras de um grande artista brasileiro, que é o Romero Britto, o projeto Colorindo a APAE agregou muitos outros benefícios para a vida deles. “O maior benefício é a valorização que eles sentiram, nossos alunos são muitos carentes, eles têm necessidade de ser útil em alguma coisa, então como todos eles participaram de alguma maneira do mural, da fachada da nossa escola, então diariamente eles passam por ali e veem que eles também fazem parte daquele trabalho”, explica Maria das Graças. E os ganhos não se restringem a autoestima dos usuários, o projeto Colorindo a APAE propiciou o desenvolvimento da coordenação motora, o despertar do aprendizado motor e visual por meio do trabalho com as cores fortes e vibrantes.

Revista APAE em Destaque 18  
Revista APAE em Destaque 18  
Advertisement