Page 15

APAE EM DESTAQUE - ANO 2018 - EDIÇÃO 18

GANHOS PARA O CORPO E PARA A MENTE O esporte é sem dúvida um dos melhores meios para a saúde e para a mente, porém, os ganhos vão muito além disso, quem o pratica conquista inúmeros outros benefícios para sua vida. E mesmo não tendo o resultado final do projeto, a coordenadora descreve que foi possível notar muitos avanços nos usuários. “Ainda não temos o resultado final do projeto, haja vista que a pesquisa ainda se encontra em fase de conclusão, uma vez que estão sendo tabulados os dados no que diz respeito aos benefícios das capacidades cardiorrespiratórias. Entretanto, o projeto contribuiu para aprimorar a socialização, as habilidades motoras, o aprendizado, o fortalecimento dos vínculos, autonomia e a independência. Além de ter oportunizado experiências corporais aquáticas seguras e prazerosas”, comemora Samara.

“Os relatos dos usuários foram os mais diversos, como: sou capaz, estou mais confiante e seguro, venci o medo, grande momento, mostrar o que aprendemos. Com relação às famílias, os depoimentos foram: oportunidade única, cada dia é um progresso, percebi sua capacidade, ela tem se permitido desafiar em outras atividades porque está mais segura, ela conseguiu vencer todas as etapas, melhorou a ansiedade, venceu os medos”

Novas experiências para os usuários da APAE Barueri

Usuários ouvem atentos as orientações

O projeto, além de ter sido um agregador de qualidade de vida para os usuários, foi muito prazeroso para eles. Os familiares também comemoraram o sucesso do projeto e as conquistas de seus filhos. “Os relatos dos usuários foram os mais diversos, como: sou capaz, estou mais confiante e seguro, venci o medo, grande momento, mostrar o que aprendemos. Com relação às famílias, os depoimentos foram: oportunidade única, cada dia é um progresso, percebi sua capacidade, ela tem se permitido desafiar em outras atividades porque está mais segura, ela conseguiu vencer todas as etapas, melhorou a ansiedade, venceu os medos”, conta a coordenadora. Para encerrar o projeto, foi realizado o batismo na Ilha Grande (RJ), onde onze jovens concluíram o projeto, sendo que desses, oito conseguiram a certificação SCUBA Diver 8 (certificado de experiência em mergulho, emitido e aprovado pelo PADI- Advanced Open Water Diver) que os habilitará a mergulhar em qualquer lugar do mundo com acompanhante e em profundidade de até oito metros.

“A pesquisa surgiu com o interesse de investigar os benefícios desta atividade, no aspecto respiratório para este público, propondo uma nova área de atuação por meio de um novo processo de esporte, atingindo como resultado final um protocolo de segurança criado mediante as aplicações do curso básico e teste feitos na piscina” 15

Revista APAE em Destaque 18  
Revista APAE em Destaque 18  
Advertisement