Page 48

“TODA EXPERIÊNCIA QUE ESTAMOS TENDO COM A FEDERAÇÃO ESTÁ SENDO PARA O ENGRANDECIMENTO DO NOSSO TRABALHO. ACREDITO QUE TODO ESSE CONHECIMENTO QUE ESTÁ SENDO TRANSMITIDO SÓ FAZ COM QUE A GENTE MELHORE A QUALIDADE DOS NOSSOS ATENDIMENTOS AOS NOSSOS EDUCANDOS”.

ministrando a primeira palestra do dia. Deusina, que também é assessora na SNAS, secretaria vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, falou sobre “Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias”. A segunda palestra foi realizada pela Coordenadora Estadual de Artes da FEAPAES-SP, Simone Follador, que falou de “Desenvolvimento de projetos na área de artes com estratégias funcionais”. Além de Simone, o tema Artes teve participação de Eder Ricardo da Silva e Luciano Francisco Grotto. Na parte da tarte o tema debatido foi Educação Física, com o professor Roberto Soares, Coordenador Estadual de Educação Física da Federação que falou sobre “Educação física, avaliação, planejamento e desporto”. Fechando o dia 22 com chave de ouro, o encerramento ficou por conta da palestrante Valquíria Ribeiro Barbosa, da gerência de serviço sócio assistencial que tratou do assunto “Metodologia do Emprego Apoiado e colocação da PcD no mercado de trabalho”. Já no primeiro dia os participantes estavam impactados e mostravam satisfação pelo conteúdo adquirido, sentimento que pode ser percebido e extraído das palavras de Fabiana Brechette, da APAE de Pirassununga, “Toda experiência que estamos tendo com a Federação está sendo para o engrandecimento do nosso trabalho. Acredito que todo esse conhecimento que está sendo transmitido só faz com que a gente melhore a qualidade dos nossos atendimentos aos nossos educandos”, comenta. Tal sentimento de motivação e transformação também foi compartilhado por Vera Lúcia de Souza Lima, da APAE de Espírito Santo do Pinhal. “Houve um aprendizado muito grande. Algumas dúvidas foram esclarecidas, inclusive fiz algumas perguntas. Achei ótimo! Já estamos pensando em fazer uma reunião da equipe técnica com a coordenação para realizar algumas mudanças”, afirma Vera. Os temas do dia 23 eram derivados da área de educação especial, motivacional, defesa de direitos

48

APAE EM DESTAQUE • ANO 2016 • EDIÇÃO 14

e autodefensoria, bem como saúde. O primeiro deles foi ministrado por Patrícia Zutião, doutoranda em Educação Especial pela UFSCar, que discorreu sobre “Escala de Intensidade de Apoios (SIS) e sua importância na elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI). Em seguida chegou a vez de Roberto Ravagnani, um dos palestrantes mais conceituados na área motivacional. Ravagnani, que também é Administrador de empresas e diretor-fundador da ONG Canto Cidadão, deu a palestra “Protagonista”, descontraindo o evento. Na sequência, Luciene Carvalhais, gerente do programa de autogestão, autodefesa e família da APAE de Belo Horizonte, ministrou a palestra “Programa de autogestão, autodefesa e família da APAE de Belo Horizonte”. A apresentação do “Projeto Pequenos Gigantes – Prevenção à Deficiência”, com Rita Alves e demais representantes da APAE de São Paulo. O  evento se encerrou com a palestra “Avaliação Clínico Funcional/Multiprofissional das pessoas com Deficiência Intelectual”, ministrada pela Neurologista Infantil, Marcela Lopes de Almeida e Daniela Brusadin, psicóloga, ambas da APAE de Jaboticabal. Ao final os depoimentos ilustram as experiências vividas e adquiridas; “Uma belíssima oportunidade para os profissionais que não podem se deslocar tanto para receber esses conhecimentos tão diferenciados, de pessoas de diversas áreas e currículos maravilhosos. Foi fantástico! O pessoal saiu querendo mais para o ano que vem” pontua Fátima Godoy da APAE de Nova Odessa. A palestrante Daniela Brusadin também falou sobre o evento “Fiquei muito lisonjeada de participar de um evento desse porte. Temos que trocar experiências, aprender um com o outro, porque quem sempre sai ganhando é o cidadão, é o nosso paciente, e a gente enquanto profissional. Foi muito rico”. A terceira edição do Seminário já está sendo programada para o ano de 2017, fique atento ao nosso calendário e participe!

Profile for FEAPAES - SP

Revista APAE em Destaque 014  

FEAPAES-SP

Revista APAE em Destaque 014  

FEAPAES-SP

Advertisement