Page 31

Q

uatro dias de arte, dedicação, emoção e superação. Assim se resume o XIV Festival Nossa Arte, edição estadual, que aconteceu de 13 a 16 de julho, em Taubaté. O evento, realizado de três em três anos pela FEAPAES-SP, contou com apoio da APAE de Taubaté, de dezenas de empresas locais e de Franca-SP, município onde está localizada a sede da Federação, recebendo ainda patrocínio master do certificado de contribuição Vale Cap. O Festival reuniu 497 participantes no total, sendo 351 artistas e 146 técnicos e acompanhantes. Dos 22 Conselhos Regionais da FEAPAES-SP, 15 estiveram presentes na competição artística, representada por 44 APAES. Os artistas disputaram apresentações em sete gêneros artísticos, sendo quatro de palco – dança, dança folclórica, artes musicais e artes cênicas; e três de exposição – artesanato, artes visuais e artes literárias. Tendo como objetivo principal a estimulação das praticas artísticas, recreativas e culturais, o Festival visa ainda, a troca de experiências entre os participantes, promovendo a integração e o enriquecimento da cidadania. Sendo assim, além de disputarem as apresentações, os atletas inscritos participaram de oficinas recreativas, idealizadas pelas equipes de organização do evento, e puderam promover o intercâmbio de informações nos alojamentos e a diversão nas festas. Tudo pensado especialmente para a integração dos envolvidos. “Foi tudo perfeito. Eles adoraram toda essa interação com alunos de outras APAEs do Estado”, comenta Ivany Domingues, Diretora Pedagógica da APAE de Votuporanga que acompanhou todos os dias do evento junto aos artistas de sua unidade. Além da interação entre eles, os artistas tiveram a companhia de personagens do Sítio do Picapau Amarelo, afinal Taubaté é o berço de Monteiro Lobato, escritor deste marco da literatura brasileira. E a receptividade da cidade não parou por aí, isso porque, algumas delegações encontraram espaço entre as apresentações para conhecer museus e outros pontos turísticos da cidade. Durante todos os dias de evento, a segurança dos artistas foi garantida. Hospitais, Distritos Policiais, Corpo de Bombeiros e outros serviços de utilidade pública foram acionados por meio da organização. A alimentação dos artistas também contou com um cuidado especial. Todos os participantes tiveram seis

OS ARTISTAS DISPUTARAM APRESENTAÇÕES EM SETE GÊNEROS ARTÍSTICOS, SENDO QUATRO DE PALCO – DANÇA, DANÇA FOLCLÓRICA, ARTES MUSICAIS E ARTES CÊNICAS; E TRÊS DE EXPOSIÇÃO – ARTESANATO, ARTES VISUAIS E ARTES LITERÁRIAS refeições por dia, com cardápio balanceado e elaborado por nutricionistas tanto da Federação quanto da APAE de Taubaté. Todas as refeições, bem como apresentações e alojamento ocorreram no SEDES – Sistema Educacional de Desenvolvimento Social de Taubaté, o maior complexo educacional da região. O local possui, além de toda a infraestrutura comum como salas, cozinha, refeitório e espaço de convivência, um teatro com aproximadamente 1200 lugares. Visando a isenção e a qualidade do júri, o Festival convocou diversos especialistas em gêneros de palco e exposição e suas subcategorias para o julgamento das apresentações.

CERIMÔNIA DE ABERTURA A noite do dia 13 de julho foi especial para os participantes do XIV Festival Nossa Arte. Com o teatro lotado, a abertura foi prestigiada por autoridades municipais e estaduais, celebridades, bem como por pessoas da cidade e da região. A noite foi marcada por apresentações musicais, muita alegria e descontração. A Famuta, Fanfarra Municipal de Taubaté, aqueceu a plateia para o show exclusivo da banda Detonautas Roque Clube, que fez uma participação voluntária no Festival. Liderada pelo vocalista Tico Santa Cruz, a banda tocou grandes sucessos e fez os artistas das APAEs dançarem. Houve até interação no palco, ocasião em que foi permito acesso de diversas pessoas com deficiência, ao mesmo, para interagir com o Detonautas e tornar a festa ainda mais especial. Antes da tão aguardada apresentação da banda, as autoridades fizeram seus discursos, premiaram os apoiadores do evento e deveram boas vindas aos artistas, técnicos e acompanhantes. Ao final da cerimônia, alguns artistas puderam conhecer a banda Detonautas, que deu um show de cidadania ao recepcioná-los no camarim do teatro.

APAE EM DESTAQUE • ANO 2016 • EDIÇÃO 14

31

Profile for FEAPAES - SP

Revista APAE em Destaque 014  

FEAPAES-SP

Revista APAE em Destaque 014  

FEAPAES-SP

Advertisement