Page 1

45

PREFEITO • PSDB

VICE PROFª MAURA LÍGIA • PMDB

PRINCIPAIS PROPOSTAS PARA A PRAIA GRANDE QUE VOCÊ QUER Praia Grande não para de crescer: são cerca de 14 mil novos habitantes por ano. Com toda essa demanda, o desenvolvimento permanente é necessário. Na educação, por exemplo, o município hoje é modelo para outras cidades. Pensando no futuro, é preciso ampliar o ensino técnico-profissionalizante e o número de faculdades no município.

SEGURANÇA, SAÚDE, EMPREGO, EDUCAÇÃO HABITAÇÃO, MEIO AMBIENTE E JUVENTUDE

ACESSE

mouraopg45.com.br E SAIBA TUDO O QUE ACONTECE NA CAMPANHA. FOTOS, VÍDEOS E MUITO MAIS. É PRECISO MUITA DETERMINAÇÃO, RESPONSABILIDADE E EXPERIÊNCIA PARA ADMINISTRAR A CIDADE QUE MAIS CRESCE NA BAIXADA SANTISTA.

ALBERTO MOURÃO

GOVERNO SOCIAL Todas as políticas sociais implantadas por Mourão em Praia Grande desde 1993 serão mantidas e ampliadas nas áreas da criança, adolescente, jovem, adulto e idosos. A cidade é exemplo e copiada em programas como a Creche do Idoso e o Conviver.


DE OLHO NO FUTURO Orgulho de Praia Grande. Acreditando nesse sentimento, Mourão apresenta uma proposta de governo com atenção especial às áreas de geração de emprego, saúde, segurança, educação, habitação, meio ambiente e apoio aos jovens. Direcionar investimentos para ampliação e melhoria de programas e serviços essenciais à população, além de pensar sempre à frente, essa é uma característica da Administração Alberto Mourão,

que trabalha em prol dos moradores e visitantes. Para essa gestão as palavras de ordem serão fundamentadas em quatro princípios básicos: participação com responsabilidade, humanização, transparência e sustentabilidade. Ficou interessado em conhecer essas propostas? Então, confira as principais nas páginas seguintes. O Plano de Governo na íntegra está disponível no site mouraopg45.com.br

E D U C AÇ ÃO As propostas de Mourão Prefeito e da professora Maura Ligia, Vice, atendem da creche ao ensino superior, garantindo qualidade e inovação. Além de suprir a demanda, que cresce rapidamente, com a cidade recebendo 14 novos mil moradores por ano, o Plano de Governo tem como meta a formação de pessoas dentro de conceitos morais e éticos. E preparadas para um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

P R O G R A M A

Educar SABER

ESCOLA DE PAIS E PROFESSORES Implantar programa que envolva pais e equipe escolar em debates e diálogos constantes acerca do papel da escola, da família e da comunidade em relação ao aluno. PERÍODO INTEGRAL Ampliar o acesso dos alunos às escolas de período integral por meio do programa SuperEscola, que oferece mais 3 horas de permanência no contexto educacional. PESQUISAS VOCACIONAIS Dar prosseguimento a pesquisas nas escolas, detalhando as preferências dos jovens e suas vocações com o objetivo de direcionar a abertura de cursos profissionalizantes. NOVAS TECNOLOGIAS Ampliar número de atendimentos em programas de inserção digital, como o InfoPai, o Gestão On Line, Jogos Virtuais e outros de uso de novas tecnologias.

EXPEDIENTE

MAIS VAGAS DE CRECHE A cada dia a cidade recebe novos moradores, aumentando a necessidade de atendimento nas creches, escolas de ensino infantil e no ensino fundamental. Para a creche, serão criadas mais 4 mil vagas. ATENDIMENTO ESPECIAL Continuar assegurando a inclusão na rede regular de ensino das crianças portadoras de necessidades especiais, bem como o atendimento adequado e a implantação de Centros de Atendimento Educacional Especializado. UNIVERSIDADES PÚBLICAS Retomar negociações com entidades que tiveram áreas reservadas para a implantação de campus universitários e buscar parcerias com outras faculdades públicas para se instalarem no município.

JOVEM P R O G R A M A

Cidadão JOVEM

JUVENTUDE LEGAL Além de reeditar o programa Juventude Legal, oferecendo nas escolas informação, lazer e serviços num dia inteiro, será elaborado o Plano Municipal de Juventude, destinado a orientar todas as políticas públicas destinadas aos jovens. Do plano constará a realização anual da Semana de Juventude, dedicada ao debate mais aprofundado das questões que afligem o jovem e à promoção de eventos culturais de seu interesse.

Jornal do Mourão – órgão informativo da campanha Mourão Prefeito e Maura Ligia, vice. | CNPJ Número 2, Agosto/2012 | Impresso na gráfica xxx | CNPJ | Tiragem: 50 mil exemplares


SEGUR ANÇA

S AÚ D E Nestas duas últimas décadas, Praia Grande ganhou unidades bem estruturadas para atender os pacientes, priorizando nas usafas e multiclínicas o atendimento preventivo-ambulatorial. Chegou a ser indicada como modelo do programa Estratégia de Saúde da Família. O maior salto de qualidade se deu com o Hospital Municipal Irmã Dulce, gerenciado pela Fundação do ABC e que oferece atendimento de excelência. A prioridade agora é a humanização do sistema, fazendo com que cada profissional da área trate o paciente como gostaria de ser tratado.

Embora seja tarefa do Governo do Estado, a segurança afeta profundamente o município e, por isso, a Prefeitura pode atuar para ajudar a cidade a ser mais segura. A Administração não se omitirá e reestabelecerá uma política de segurança objetivando atacar o problema em todas as suas frentes.

P R O G R A M A

P R O G R A M A

Viver Mais

HOSPITAL MUNICIPAL No Hospital Municipal Irmã Dulce, administrado pela Fundação do ABC, Mourão vai lutar para que se torne um Hospital Universitário, com presença de residentes e professores. Além disso, é preciso ampliar os tipos de cirurgias possíveis e fortalecer parcerias com o governo do estado e as prefeituras da região para oficializar o caráter regional da unidade.

ENTREGA DE MEDICAMENTOS Elaborar novo sistema de distribuição de medicamentos, para que ocorra de forma mais ágil, estudando-se a viabilidade da entrega na residência dos pacientes.

MAIS ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS Implantar Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para atender casos mais complexos, com serviços de Periodontia; Endodontia; Odontopediatria e Cirurgia Buco Maxilo-Facial. MAIS MÉDICOS EM TODA REDE O crescimento populacional de Praia Grande faz com que aumente a carga de trabalho dos médicos de maneira vertiginosa, o que está exigindo elevar o número de médicos e equipes da rede. HUMANIZAR O ATENDIMENTO Dentro da dinâmica de humanização que se pretende priorizar nas políticas de saúde, serão promovidos cursos e palestras com esse foco.

MAIS GUARDAS E POLICIAIS NA RUA Contratar mais guardas municipais e otimizar a distribuição do efetivo, de forma a assegurar mais homens nas ruas. Novas viaturas e equipamentos serão adquiridos. Também serão feitas ações junto às autoridades estaduais para o aumento no efetivo da Polícia Militar e Polícia Civil e melhores condições de trabalho para os policiais. A chamada “operação delegada” vai aproveitar policiais de folgas para atuarem na cidade. BASES MÓVEIS As bases móveis asseguram uma melhor distribuição do policiamento, dando agilidade quando há necessidade de mudança de local.

MAIS VAGAS E TIPOS DE ESPECIALIDADES Mourão lutará por mais vagas e realização de mais tipos de exames de especialidades no Cemas e no AME. HEMODIÁLISE Implantação de hemonúcleo para atender o crescente número de pacientes dependentes da terapia renal substitutiva que enfrentam transtornos e gastos para se dirigirem a outros municípios em busca do serviço.

na cidade DE OLHO

GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL (GGIM) Implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal com participação de todos os órgãos de segurança. Um de seus trabalhos será definir ações com base nos estudos de um observatório, que detalhará as ocorrências policiais da cidade. ATENDIMENTO NOS PRONTO-SOCORROS Padronizar atendimento nos prontosocorros, de forma que toda a população seja bem atendida nas três grandes unidades: UPA, Quietude e Boqueirão.

VAC

AÇ ÃO IN AÇ ÃO , C A S T R

E D E S T IN O AO S

A N IM A IS

Incrementar os serviços do Centro de Controle de Zoonoses, tendo como maior objetivo a proteção aos animais. Melhorar e ampliar: vacinação contra raiva, castração, vistorias sanitárias, realizar campanhas contra abandono dos animais e de adoção. Fazer parcerias com as organizações voltadas aos pets.

COMBATER RECEPTAÇÃO Um dos maiores indutores da violência é a receptação: se não tiver quem compre produto roubado, o ladrão vai partir para outra atividade. O plano de Mourão é mapear e combater os focos de receptação. MAIS ILUMINAÇÃO Levantamento dos pontos da cidade onde ocorre maior incidência de infrações penais para elaboração de projeto de melhoria da iluminação pública. MAIOR ATENÇÃO AO DEPENDENTE QUÍMICO O vício é um dos maiores indutores da violência. Por isso, Mourão quer lutar pela implantação de clínica regional de recuperação para dependentes químicos. E apoiar as comunidades terapêuticas, essenciais para manter os pacientes longe das drogas.


L A I C O S O Ã Ç A , EMPREGO N TO E M I V L O V N E S E ED

H A B I TAÇ ÃO P R O G R A M A

é sua A CASA

Quais são as vocações de Praia Grande? Onde a cidade se insere nos mercados da região, do estado e do País? Para gerar empregos é preciso ter essas respostas, de forma que se atraiam empresas e elas aqui permaneçam e cresçam. Esses empreendimentos precisam de mão de obra qualificada. Com Mourão prefeito, a Administração agirá fortemente nessa área.

P R O G R A M A

MÃOS A OBRA VOCAÇÃO E DEMANDAS PARA CRIAÇÃO DE MAIS EMPREGOS NA CIDADE Elaborar estudos com vistas à realização de ampla pesquisa para saber as vocações empresariais existentes na cidade e as demandas da população. PROGRAMA DE APOIO AO DESEMPREGADO Aumentar o número de vagas do PAD, possibilitando auxílio-desemprego temporário, cesta básica, cursos de alfabetização e profissionalizante. EMPRESAS E EMPREGOS NOS BAIRROS Detectar áreas municipais ou que possam ser adquiridas para abrigar núcleos empresariais por região, gerando empregos dentro do próprio bairro e diminuindo a demanda por mobilidade urbana. PREPARAÇÃO PARA O 1º EMPREGO Ampliar programas das secretarias de Promoção Social e de Relações do Emprego e Trabalho visando preparar os jovens para entrar no mercado de trabalho. PROGRAMAS PARA GERAÇÃO DE RENDA Em parceria com a iniciativa privada, a cidade pode fazer levantamento das atividades informais existentes para apoiálas oferecendo alternativas e aperfeiçoamento que busque formas de geração de renda. Por meio da Sepros, Implantar Centros de Geração de Renda para produção de artesanato, por exemplo. MAIS CURSOS DE CAPACITAÇÃO Criar mais vagas nos cursos de capacitação e qualificação profissional da Promoção Social, obedecendo aos estudos de demanda e vocações do município.

ATRATIVOS PARA NOVAS EMPRESAS Estudar medidas que atraiam novas empresas ao município, detectando alguns problemas como falta de mobilidade urbana e custo alto dos transportes e dos terrenos, propondo ações para minimizar esses entraves.

AUXÍLIO A PEQUENA E MÉDIA EMPRESAS Apoiar a gestão e simplificar o processo de abertura de empresa, reduzindo a burocracia com segurança, são medidas que podem melhorar as condições das pequenas e médias empresas. CURSOS TÉCNICOS E DE QUALIFICAÇÃO Com base nos resultados de pesquisas, lutar pela implantação de cursos técnicos de ensino médio, mais cursos na ETEC e na Fatec. E pela vinda dos cursos relacionados às demandas ministrados por autarquias e empresas como Fundação Paula Souza, Senac e Senai. ZPE, AEROPORTO E PORTO Agir para ajudar a solucionar problemas que estão atrasando a aprovação da Zona de Processamento de Exportação na cidade, lutar pela aprovação ambiental do condomínio industrial com aeroporto de cargas e apoiar projeto do porto em Praia Grande.

Acesse

mouraopg45.com.br e confira o Plano de Governo completo.

LEGALIZAÇÃO DE CASAS E TERRENOS Dar prosseguimento e priorizar a regularização e titulação de áreas, o que permite o resgate da cidadania de milhares de pessoas que passaram a ocupar de boafé terrenos comercializados irregularmente. REFORMA DE HABITAÇÕES E ACESSO A FINANCIAMENTOS PARA CASA PRÓPRIA Realizar estudos para criar projetos habitacionais próprios, para reformar habitações e, em parceria com o Minha Casa Minha Vida, dar acesso a financiamentos para moradores mais antigos e de áreas de risco, na faixa salarial de um a 5 salários mínimos.

M E IO A M B IE N T

E

P R O G R A M A

BIO PG SECRETARIA MUNICIPAL Assim como fez quando criou um departamento de Meio Ambiente inovador, ligado à pasta de Urbanismo, Mourão vai aperfeiçoar o setor, dando-lhe mais autonomia e ampliando sua atuação com a criação da Secretaria de Meio Ambiente. Com isso, sustentabilidade e preservação ambiental terão mais atenção ainda.

Jornal Propostas  

Apresentação das propostas do candidato a prefeito Mourão 45

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you