Page 1

Type to enter text Type to enter text

EUROPA 2014 TOUR Espanha, Franรงa, Andorra, Portugal


Bem-vindos a nossa casa! A MotoXplorers dá-lhe as boas vindas a uma viagem que nos vai levar por alguns dos locais mais emblemáticos do moto-turismo Europeu!

Considerados por muitos como o melhor destino de moto do mundo e mesmo à medida para uma viagem de duas semanas.

Quando os nossos amigos "100 Noção" do Carpe Dien nos pediram para conceber um programa para cerca de duas semanas no Verão de 2014 ficámos superentusiasmados.

Mas esta não é uma viagem só nas montanhas dos Pirinéus. Mesmo quando olhamos para as mais fantásticas maravilhas do planeta há o risco da monotonia.

A nossa última viagem levou-nos a Marrocos em África em cerca de 11 dias e foi maravilhosa, mas agora vamos ter oportunidade de mostrar algo que consideramos mais como a nossa própria casa - a Europa.

De forma que acrescentámos mais zonas de interesse, como os Picos da Europa (um dos mais deslumbrantes segredos em termos de destino de moto) as Costas do Mediterrâneo e do Cantábrico e cidades monumentais como Carcassone e Biarritz em França ou Bilbau e Leon em Espanha.

E do ponto de vista de quem gosta de moto-turismo na Europa qual é o a zona de que mais nos orgulhamos? Qual a zona com melhores estradas, com paisagens mais deslumbrantes, com motivos mais pitorescos? Tinham de ser os Pirinéus!

Vão ser duas semanas épicas!


Dia

Etapa do dia

Destaques do dia

Distâncias

Dia 0

Barcelona

Encontro no hotel. Pre-tour briefing, recolha de motos, saída para jantar “tapas”.

0 kms

Dia 1

Cadaqués

Tossa de mar, Costa Brava do Mediterrâneo e as suas calanques, Girona, Besalú e Figueres

237 kms

Dia 2

Carcassone

Castelo de Quéribus, as gargantas de Galamus, Carcassone

229 kms

Dia 3

Andorra

Font Romeu e o forno solar, Col du Puymorens (estrada a 1920 m), Col de Envalira, fronteira com Andorra, vale Madriu-Claror

229 kms

Dia 4

Andorra

Compras! Equipamento de moto, electrónica, tem de tudo. Tax Free. 0 kms Em opção as super piscinas da Caldea.

Dia 5

Boltaña

Port de Bonaigua, Parque Nacional de Aiguestortes, Baqueira Beret, igrejas Unesco de Val de Boí.

Dia 6

San Juan de la Peña Cold du Tourmalet - famosa etapa do Tour de France. Parque natural do Monte Perdido - paisagem e reserva biosfera Unesco

307 kms

Dia 7

Biarritz

Bosques de Irati, Sean Jean Pied de Port, Biarritz

220 kms

Dia 8

Bilbau

Costa Basca, palácio Abbadie, castelo de Carlos V, Guernika, Gaztelguatxe, reserva de Urdaibai, ponte da Biscaia

253 kms

Dia 9

Cangas de Onís

Museu Guggenheim de Bilbau, Costa Cantábrica, Costa Verde, Santander, Santillana del Mar, grutas de Altamira

245 kms

Dia 10

Cangas de Onís

Parque natural dos Picos da Europa - desfiladeiros dos Beyos e da Hermida, teleférico de Fuente De, o Naranjo de Bulnes

0 a 246 kms

Dia 11

Léon

Albufeiras de Riaño e Porma, grutas de Valporquero, Léon

253 kms

Dia 12

Bragança

244 kms

Dia 13

Viseu

Ruínas romanas de Astorga, palácio episcopal de Gaudí, castelo de Ponferrada, minas romanas de Las Médulas, Lago de Sanabria, Parque de Montesinho Vila Real, Peso da Régua, prova de vinho do Porto, Lamego, Castro d’Aire, Viseu

Dia 14

Lisboa

Barragem da Aguieira, Mosteiros da Batalha e Alcobaça, Cabo da Roca e Sintra

324 kms

Dia 15

Lisboa

Vôo de Regresso

0 kms

270 kms

274 kms


Equipa MotoXplorers Tour Leader: Carlos Azevedo Staff Apoio - Carlos Martins

Carlos Azevedo é um viajante compulsivo. Durante os últimos 15 anos percorreu de moto mais de meio milhão de quilómetros atravessando cerca de cem países. Idealizou e concluiu com sucesso a expedição "Até ao fim do mundo, uma aventura de pólo a pólo" na qual percorreu, na sua BMW, todo o planeta de Norte a Sul. É um dos sócios fundadores da MotoXplorers, instrutor certificado Off Road BMW Motorrad e foi o responsável pelos reconhecimentos que deram origem a esta Tour. Carlos Azevedo guiará esta viagem em uma moto. Telefone: (+351) 914 546 651 email: cazevedo@motoxplorers.com

Carlos Martins nasceu em África e passou o resto da vida a querer lá voltar de moto. Mas a sua primeira viagem de moto foi exactamente aos Picos da Europa e Pirinéus. É um dos sócios fundadores da MotoXplorers e além das muitas centenas de milhares de quilómetros em moto é instrutor certificado Off Road BMW Motorrad e “Chief instructor” do Adventure Training Centre. Carlos Martins apoiará esta viagem em uma van com capacidade de bagagem para todo o grupo. Telefone: (+351) 919 923 015 email: cmartins@motoxplorers.com


AS NOSSAS MOTOS Frota renovada cada 2 anos - máxima qualidade

BMW F700GS Uma trail que partilha o motor bicilíndrico paralelo da F800GS mas mais leve e baixa. Uma moto extraordinariamente versátil tanto em auto-estrada como nas reviradas curvas de montanha, com ou sem garupa, a diversão de condução éconstante. Motor bicilíndrico em linha com 798cc, 4 tempos com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro, 2 árvores de cames à cabeça, lubrificação através de cárter seco. Injecção electrónica do combustível / gestão electrónica do motor. Transmissão por corrente com O’rings caixa com seis velocidades.

BMW R1200GS Poderosa, refinada e confortável. Características que definem a nova BMW 1200GS refrigerada a água. A GS que é há mais de 30 anos a referencia em motociclismo de aventura ficou ainda melhor. A opção perfeita para Africa, para quem esta acostumado com o volume e peso desta viajante nata! Motor bicilíndrico boxer, a 4 tempos com refrigeração líquida. Injecção electrónica do combustível / gestão electrónica do motor. Transmissão por veio, caixa com seis velocidades.

Potência: 75 cv às 7.300 rpm

Potência: 125 cv at 7,750 rpm

Peso a seco: 186 kg

Peso a seco: 212 kg

Altura do banco: 820 mm

Altura do banco: 850 mm


UNESCO Património da Humanidade

A Unesco é uma organização das Nações Unidas que classifica locais como cidades, edifícios, montanhas, florestas, lagos ou outros com extraordinário interesse natural ou cultural para a humanidade. Uma espécie de top dos locais que todos gostaríamos de visitar e que gostávamos que fossem preservados para as próximas gerações. Uma viagem de moto que visite locais classificados pela Unesco é à partida uma viagem com um selo de garantia em termos de turismo. Afinal você vai ter oportunidade de visitar o que o mundo concluiu ser de importância universal! Nesta viagem conseguimos passar em 16 locais classificados pela Unesco como Património da Humanidade: Em França: A cidade fortificada de Carcassone A paisagem do Monte Perdu, partilhada também por Espanha A reserva da biosfera de Ordesa / Monte Perdido (França/ Espanha) Em Andorrra: O vale de Madriu-Perafita-Claror em Andorra Em Espanha: As obras de Antoní Gaudi em Barcelona O Palácio da Música em Barcelona As Igrejas de catalãs de Val de Boí Os Caminhos de peregrinos de Santiago de Compostela A reserva da biosfera de Urdaibai na Costa Cantábrica A Ponte da Biskaya em Bilbau As pinturas rupestres das grutas de Altamira As minas de ouro romanas de Las Médulas Em Portugal: A paisagem do Alto Douro Vinhateiro onde se produz o vinho do Porto Os Mosteiros da Batalha e de Alcobaça A vila de Sintra


Gastronomia A gastronomia pirenaica é riquíssima, uma mistura da cozinha do sul da França com as especialidades espanholas. Nas Astúrias (região dos Picos da Europa) fabricam-se 42 tipos de queijo artesenal. Vamos provar o mais famoso, o fortíssimo queijo de Cabrales e visitar a caverna onde é produzido. Já no reino de Leão, o porco ganha importância e entrando em Portugal por Trás-os-Montes arriscamos uma overdose de coisas boas. No pacote estamos incluindo os cafés da manhã e os jantares de todos os dias da viagem.

Hotéis Quem já viajou com a Motoxplorers sabe que não poupamos despesa nem esforços para procurar preciosidades únicas. De hotéis de categoria superior no centro das cidades a mosteiros de 5 estrelas com mais de 1000 anos, Paradores espanhóis e Pousadas de Portugal.


Estradas - Classificação Michelin Já todos ouviram falar nas famosas estrelas Michelin para restaurantes. A Michelin, além dos seus guias turísticos, produz dos melhores mapas de estradas do mundo. As estradas são classificadas pela sua tipologia e pelo seu interesse paisagístico marcando a verde as que são relevantes deste ponto de vista. Esta rota privilegia estradas com essa classificação - 90% do roteiro ocorre em estradas "verdes" Michelin!


Outras actividades As localidades bonitas, castelos e palácios de contos de fadas, mosteiros milenares, igrejas riquíssimas, lagos, montanhas e paisagens deslumbrantes que atravessaremos são demais para enumerar aqui. Vejam a descrição das etapas dia a dia para um pouco mais de detalhe. Mas nem só de paisagem vive o homem. Algumas das outras actividades ao nosso alcance durante a viagem:

A noite de Barcelona : as cidades espanholas têm uma vida nocturna bem agitada. Barcelona no Verão é animadíssima com muita gente nas ruas jantando tarde ou saindo pelos bares.

A Caldea em Andorra la Vella é um complexo fantástico que "tem o poder de evaporar os problemas ou pelo menos congela-los" - Gelo, vapôr, água à pressão, sauna, banho turco, cascatas… neste espaço termolúdico começa um mundo de sensações. Experimente todos os estados da água numas instalações espectaculares que eliminam qualquer preocupação ou stress.

Compras em Andorra - Andorra é um principado tax-free desde que há memória. Lá encontra desde as últimas electrônicas a uma variadíssima escolha de equipamentos moto com as colecções completas dos melhores fabricantes europeus. Talvez seja boa ideia congelar seu cartão de crédito.


Passeios a cavalo nos Pirinéus ou nos Picos da Europa - cavalos dóceis levados por um experiente guia local conseguem levar-nos ainda mais próximo da natureza fantástica onde temos vindo a viajar.

Visita ao fabuloso museu Guggenheim em Bilbau - um dos mais fantásticos edifícios da actualidade, totalmente revestido a titânio. Contrastando com a leveza deste material, dentro encontramos as incríveis esculturas em aço de Richard Serra que pesam entre 46 e 270 toneladas e por dentro das quais podemos passear, desafiando as nossas noções de tamanho e verticalidade. Passear entre as núvens - é possível ao subir no teleférico de Fuente De nos Picos da Europa que nos faz subir 750 metros em apenas 10 minutos e nos deixará descobrir panorâmicas impessionantes.

Patinagem no gelo em Viseu - patinar no gelo em pleno Verão é possível em Viseu onde temos uma pista de 600 m² à disposição. Quem não patina pode visitar o Bar do Gelo - onde tudo, desde a mobília aos copos, é feito de gelo!


Dia 0 - 25/Jun - Barcelona - 0 kms A viagem começa em Barcelona, provavelmente a mais actractiva e cosmopolita das cidades espanholas. Recomendamos que venham um par de dias mais cedo para poderem apreciar bem o cocktail de modernidade, tradição, arte, história, dinamismo e cultura que aqui acontece diariamente. Apreciar os fantásticos museus, os impressionantes edifícios, as catedrais góticas, as vistas maravilhosas e, já agora, a extraordinária "vida de rua" de que os espanhóis tão bem usufruem, especialmente nesta altura do ano, no Verão. O programa da Motoxplorers começa neste dia zero, com a recepção dos participantes no Hotel Zenit (um 4* bem no centro da cidade, a uns minutos a pé da Avenida Diagonal e de um dos seus monumentos mais icónicos - a Casa Batló de Gaudi). À noite "iremos de tapas" como dizem em Espanha - quer dizer que vamos jantar degustando inúmeros petiscos típicos - os variados " pinchos" e discutir o funcionamento da viagem bem como os pormenores da condução no dia seguinte.

Dia 1 - 26/Jun - Barcelona a Cadaqués - 237 kms Ao longo do Mediterrâneo passaremos a espectacular baía de Tossa de Mar e a mais bonita estrada da costa Brava - até Sant Feliu de Gixols contornaremos os "Calanques" mini fiordes de fundo transparente que penetram as escarpas calcárias. Atravessaremos Girona e Banyoles, pequenas cidades de múltiplos encantos, antes de chegar a uma das pérolas do dia: Besalú, uma cidade medieval a que se acede por uma ponte românica. Ainda passaremos por Figueres, terra natal de Salvador Dali antes de chegar a Cadaqués, de novo na costa do Mediterrâneo e conhecida por ser a morada estival de Dalí e onde este acolhia Pablo Picasso, Juan Miró e outros artistas.


Dia 2 - 27/Jun - Cadaqués a Carcassonne - 216 kms Hoje começamos de novo pela maravilhosa estrada costeira mas despedimo-nos do Mediterrâneo mal entramos em França. Vamos ver o castelo de Quéribus, encarrapitado numa altíssima escarpa antes de apontarmos a uma maravilha natural, daquelas que parece ter sido desenhada para descobrir de moto: as gargantas de Galamus, uma estrada toda ela dentro de um canyon natural. Só depois chegamos a Carcassone - a cidade muralhada, património da humanidade, repleta de pontes levadiças e torreões que alegadamente inspirou Walt Disney a criar a Bela Adormecida.

Dia 3 - 28/Jun - Carcassonne a Andorra - 229 kms Depois dos croissants do café da manhã (estamos em França, recordam-se?) vamos visitar a cidade de conto de fada antes de saírmos para a estrada para atacar os montes Pirinéus. Vamos passar em Font Romeu onde poderemos ver o primeiro forno solar de dimensões industriais. Vamos prosseguir para o Parque Natural dos Pirinéus Catalães passando o Col de Puymorens (uma estrada a 1920 metros de altitude) onde já passou o Tour de France (a mais prestigiada competição ciclista do mundo) antes de atingirmos a mais alta passagem por estrada nos Pirinéus: o Col de Envalira - que é também a passagem rodoviária mais alta da Europa que permanece aberta todo o ano. Daí descemos ao Principado de Andorra passando junto a mais património com a classificação Unesco, o Vale de Madriu-Perafita-Claror.


Dia 4 - 29/Jun - Andorra 0 kms Com apenas 85 mil habitantes, o Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa . Mas, encravado na cordilheira Pirenaica e com a capital mais alta da europa é também um dos mais bonitos. Andorra não faz parte da Comunidade Europeia e mantém sua orgulhosa identidade há mais de 10 séculos. Andorra é também um território tradicionalmente "tax free" pelo que a oferta de compras é avassaladora. Curiosamente, pela qualidade do motot-turismo que por lá passa há muitos anos, o país tornou-se especialista em lojas de equipamento de motociclismo. Este dia de descanso pode ser dedicado ao consumismo ou ainda aproveitado no complexo termal da Caldea, outra das grandes atrcações desta cidade.

Dia 5 - 30/Jun - Andorra a Boltaña 270 kms Ó dia hoje é de alta montanha, vamos passar picos monumentais como o Port de Bonaigua, contornar o Parque Nacional de Aiguestortes, passar na famosíssima estação de esqui de Baqueira Beret onde o jet 7 europeu costuma esquiar no Inverno, vamos poder ver as igrejinhas românicas de Val de Boí (património Unesco) atravessar o túnel de Viella para acabar o dia ao lado de um rio indomado, o Ara, num mosteiro do secúlo XVII que hoje é um hotel de luxo.


Dia 6 - 01/Jul - Boltaña a S. Juan de la Peña - 238 a 307 kms

Dia 7 - 02/Jul - S. Juan de la Peña a Biarritz - 220 kms

Temos dois percursos planejados, um pelo Col du Tourmalet (passagem icónica do Tour de France) outro pelo Pic du Midi d'Ossa. Vamos decidir na véspera em função das condições meteorológicas. Qualquer dos trajectos é considerado dos mais bonitos desta região com vistas deslumbrantes para o Monte Perdido (tão bonito que a sua paisagem foi classificada património Unesco, além do ecossistema envolvente ser Reserva da Biosfera). O dia termina em mais uma preciosidade hoteleira . o Convento de San Juan de la Peña.

É a despedida das montanhas dos Pirinéus - passamos para o lado francês mas que na realidade é o País Basco. Cruzaremos os bosques de Irati e a pitoresca vila de San Jean Pied de Port. Mas chega de montanhas por agora. Hoje vamos até ao Atlântico, até Biarritz, antiga vla baleeira onde toda a nobreza europeia aterrava para férias à beira mar. edifícios e moradias Art Deco, casinos e palácios atestam esta herança. À nossa frente o Oceano Atlântico, atravessámos os Pirinéus tal como os muitos peregrinos que desde tempos imemoriais o faziam para atingir Santiago de Compostela.


Dia 8 - 03/Jul - Biarritz a Bilbau 253 kms A costa Basca é deslumbrante. Vamos percorrê-la até à antiga fronteira com Espanha em Hendaia avistando palácios como o de Antoine Abbadie e castelos como o de Carlos V em Hondarribia. As Grutas de Isturitz estão ao nosso alcance. Passaremos vilas piscatórias como Guernica, imortalizada no quadro de Pablo Picasso pelas tristes razões da Guerra Civil Espanhola, e avistaremos a fantástica ilha de Gaztelugatxe. Passaremos a reserva da Biosfera de Urdaibai. Chegaremos a Bilbao por Norte, podendo assim ver a ponte da Bizcaya (património Unesco pela sua arquitectura industrial do fim do sec XIX).

Dia 9 - 04/Jul - Bilbau a Cangas de Onís - 245 kms Bilbau tem um dos museus mais bonitos do mundo o Gughenheim Museum - desenhado por Frank Gehry e integralmente revestido a titânio, o edifício não deve ter uma única superfície plana - todo curvas (como a nossa viagem!). Mesmo para quem não aprecie as magníficas colecções de arte moderna, vale a visita pelo espaço arquitectónico. É isso que sugerimos esta manhã. Depois seguiremos pelas costas da Cantábria e Costa Verde, através de Santander e de Santillana del Mar (muito perto das famosas Grutas de Altamira património Unesco) e da Enseada de Berellín até Cangas de Onís.


Dia 10 - 05/Jul - Cangas de Onís 246 kms

Dia 11 - 06/Jul - Cangas de Onís a León - 253 kms

Estamos instalados num Parador Nacional Espanhol cuja construção começou em 746 (não, não falta um 1 na frente, não!). Vamos ficar neste luxuoso hotel por duas noites pelo que hoje os mais preguiçosos podem ficar a descansar. Para quem ainda não se cansou de fazer curvas, aguarda-o um dos maiores segredos do motociclismo mundial: a cordilheira dos Picos da Europa. Hoje conseguiremos fazer 246 kms entre os dois monumentais desfiladeiros da Hermida e dos Beyos, vislumbrar o Naranjo de Bulnes, um pico calcáreo que atinge os 2519 metros e que apresenta uma face escarpada com 550 metros. De volta a Cangas para mais uma noite descansada.

Ainda passamos pelo parque Natural dos Picos da Europa mas descendo para Sul por uma rota ligeiramente diferente da da véspera. Veremos as albufeiras das barragens de Riaño e de Porma. Passaremos ainda pelas grutas de Valporquero antes de chegar à capital do Reino de León. León é monumental, tem imensos motivos de interesse e chegaremos com tempo para um passeio pela cidade.


Dia 12 - 07/Jul - León a Bragança 244 kms

Dia 13 - 08/Jul - Bragança a Viseu 274 kms

Hoje entraremos em Portugal! Mas Espanha não quer deixar-nos ir sem nos impressionar pela última vez. Em Astorga poderemos visitar as ruínas romanas, preservadas há 2000 anos e ver o Palácio Episcopal desenhado por Gaudí - o arquitecto da Sagrada Família em Barcelona. Depois é Ponferrada que nos apresenta mais um castelo de conto de fadas, mais uma atracção classificada pela Unesco - as minas de ouro romanas de Las Médulas e ainda mais maravilhas da natureza, a Sierra da Cabrera e o Lago de Sanabria. Portugal tem de competir com tudo isso mas não se envergonha - o Parque Natural de Montesinho é um santuário da natureza onde ainda é possível encontrar o lobo ibérico em liberdade e Bragança, onde vamos dormir é uma cidade cheia de encanto.

Estamos em Portugal, logo estamos em casa. Começamos numa das cidades mais genuínas do país mas vamos continuar em terras transmontanas - Vila Real, Peso da Régua - no coração da região do Douro vinhateiro e onde poderemos provar o Vinho de Porto que ali se produz. A arte que os portugueses desenvolveram para produzir vinhas nas escarpadas encontas do rio Douro foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco. Uma estrada bem sinuosa mas com piso maravilhoso e pouco trãnsito leva-nos através de Lamego, depois a Castro d'Aire - terra de belíssimo presunto e ladeando as Serras de Montemuro e Malcata chegamos a Viseu, a terra de Viriato - o guerreiro lusitano que deu luta á ocupação romana. Apesar destas origens remotas, Viseu apresenta uma vivacidade e modernidade surpreendentes - vamos poder patinar numa pista de gelo com 600 m²!


Dia 14 - 08/Jul - Viseu a Lisboa 324 kms A viagem está a terminar - hoje rodamos ao longo da Barragem da Aguieira e inflectimos para Oeste para a costa mais a Oeste da Europa. Vamos passar o Mosteiro da Batalha e parar para um café no Mosteiro de Alcobaça - ambos são maravilhas classificadas pela Unesco. E como queremos que Portugal deixe uma impressão tão boa como os outros países que visitámos nesta viagem ainda vamos passar no Cabo da Roca - o ponto mais a Oeste de toda a Europa continental e um marco para todos os motociclistas viajantes. Daí, através de outra maravilha da Unesco - Sintra, rumamos à cidade da luz mágica - Lisboa.

Dia 15 - 09/Jul - Lisboa 0 kms Hoje podem voar para o Brasil a tempo de ver a final da Copa. Mas se querem o nosso conselho, fiquem por mais uns dias em Lisboa - é uma cidade que merece ser visitada um par de dias. Portugal é tão louco por futebol quanto o Brasil, a final da Copa vai ser uma festa aqui também, sem metade da confusão do evento ao vivo!.


INVESTIMENTO De forma a tornar o mais justo possível o custo da viagem decompomos os preços conforme o tamanho do grupo. A saída efectua-se com o mínimo de 6 motos e um máximo de 10. O regime de alojamento é em quarto duplo partilhado (quarto de casal).

GRUPO de 6 a 7 motos: Piloto em R1200GS: 5.790 Eur Piloto em F700GS: 5.290 Eur Garupa: 2.690 Eur GRUPO de 8 a 9 motos: Piloto em R1200GS: 5.390 Eur Piloto em F700GS: 4.890 Eur Garupa: 2.490 Eur GRUPO de 10 motos: Piloto em R1200GS: 5.190 Eur Piloto em F700GS: 4.690 Eur Garupa: 2.390 Eur

Estes valores incluem todas as taxas legalmente aplicáveis. Lembramos que os serviços incluem: 15 noites de hotel de categoria superior (4 e 5 *) 14 dias com moto 3320 kms pelas melhores estradas da Europa 15 jantares e cafés da manhã Tour leader em moto Staff de apoio em van para bagagem


MotoXplorers Lda Agencia de Viagens Certificada pelo Turismo de Portugal RNAVT 3631 Certificação Animação Turística Nº2242011 Alvará de Aluguer de motociclos 129/2010 IMTT Rua Francisco Lyon de Castro 14C Praça de Entre Campos 1600-311 Lisboa Tel: (+351) 210 143 101 / 914 546 651 Fax: (+351) 211 531 196

Textos e imagens © Motoxplorers Lda 2013 Todos os direitos reservados

Europa 2014 Copa, proposta 100 Noção  

Proposta para viagem especial grupo 100 Noção

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you