Page 1


2


identidade visual

Mateus Rios


Fotografias ateliĂŞ: NatĂĄlia Mazon e Mateus Rios Fotografias da mostra: Stephanie de Oliveira e Marcelo Britto


´ APRESENTAÇÃO..................................................................9 APOIADORES......................................................................10 CURTAS-METRAGENS........................................................20 OFICINAS..........................................................................112 ATRAÇÕES PARALEL AS......................................................117 EQUIPE..................................................................122 AGRADECIMENTOS.........................................................123 PROGRAMAÇÃO...............................................................125


6


7


8


URGÊNCIA E INSPIRAÇÃO Ouvimos que seriam tempos difíceis, fim de ciclos. Mas ouvimos também que seria o tempo dos afetos. Além de ouvir, perceber e atuar: no afeto, na resistência e na escolha das palavras. A repetição não nos serve mais. As soluções não estão no passado. As urgências são antigas, mas há novas. É tempo de olhar o entorno, assimilar as diversidades, acolher refugiados, diminuir desigualdades e desconstruir privilégios. A auto provocação constante é a de buscar a inspiração no presente, encontrar as vias produtivas, amorosas, transformadoras, solidárias e humanas. Para realizar a 11ª MOSCA focamos no que seria essencial, nos filmes urgentes, nas brechas de inspiração. Sabemos da dimensão da complexidade do período, mas estamos abertos.

9


Prefeitura Municipal de Cambuquira A Prefeitura Municipal de Cambuquira, na Gestão 2017 - 2020, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Meio Ambiente e da Secretaria de Educação, volta a incentivar o evento MOSCA - 11ª Mostra Audiovisual de Cambuquira, que sempre foi de grande importância para o Município de Cambuquira. Divulgando Positivamente o nome de nossa Cidade. É com grande satisfação que recebemos os organizadores e participantes deste evento, que muito contribui para o desenvolvimento cultural dos nosso munícipes.

10


Frida Frida é uma produtora cultural com foco na elaboração e gestão de iniciativas culturais e sócio-educativas no segmento das artes visuais e audiovisual. Desde 2010 atua como ponte entre sociedade civil, artistas, fazedores de cultura, instituições e órgãos governamentais, no intuito de fortalecer e potencializar os processos culturais que de maneira muito significativa colaboram com a construção de caminhos e futuros. A parceria com a Mosca – Mostra Audiovisual de Cambuquira acontece na certeza de que essa iniciativa é a prova viva do poder de transformação social atrelada às experiências e vivências oferecidas ao público em geral ao longo desses 12 anos de MOSCA.

11


Naymar/CiaRio O CiaRio, maior Centro de Infraestrutura Audiovisual do país, é formado por diversas empresas fornecedoras dos melhores e mais avançados equipamentos, acessórios e insumos para o mercado audiovisual. Unindo as principais soluções de infraestrutura em um só lugar, o CiaRio, possibilita a execução de projetos com máxima agilidade, confiabilidade e considerável redução de custos. Além disso, atua como um grande incentivador da cultura, apoiando inúmeros projetos do mercado audiovisual brasileiro! Essa forte atuação é evidenciada com apoio a maior parte das Mostras e Festivais de Cinema do país, como: a MOSCA, o Festival de Cinema de Gramado e o Festival do Rio. Com o apoio e coprodução também a diversas obras, como “O Filme da Minha Vida”, “Ninguém Entra, Ninguém Sai”, “amor.com” e “Soundtrack”. Buscando contribuir para a capacitação de novos profissionais do setor audiovisual, o CiaRio é ainda, apoiador e parceiro de escolas, universidades, cursos e workshops.

12


CTAv O O Centro Técnico Audiovisual é uma unidade vinculada à Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, que atua na capacitação, difusão e apoio técnico da produção audiovisual brasileira. O CTAv oferece atividades e serviços que atendem desde o pesquisador ao realizador cinematográfico. A unidade dispõe de: um vasto acervo audiovisual em vários formatos; sala de exibição; empréstimo de equipamentos contemplados em editais; Prêmio CTAv; fomento à participação de filmes brasileiros em festivais nacionais e internacionais, entre outros. O Prêmio CTAv, que é uma forma de reconhecimento ao talento e a criatividade dos cineastas brasileiros, é uma ação da Coordenação de Difusão que tem como objetivo apoiar os festivais e mostras nacionais.

13


Mistika A Mistika começou sua atuação em 2011, como uma pós produtora para o mercado de entretenimento para curtas e longas-metragens e séries de TV, sendo pioneira no processo de masterização para o cinema digital (DCP). Com o tempo e a demanda do mercado audiovisual, ampliou seu trabalho e tornou-se uma empresa com expertise em projetos transmídia. Desde seu nascimento, a Mistika sempre entendeu que a melhor maneira de difundir o mercado do entretenimento era apoiando eventos culturais e festivais de cinema. Apoiamos em média 15 festivais de cinema por ano, oferecendo serviços de pós produção digital ou DCP para os realizadores vencedores. A parceria com a MOSCA é uma nova aposta de nossa empresa, na torcida em ver os jovens realizadores de hoje se destacando em suas produções e enriquecendo culturalmente o nosso País.

14


Estúdio JLS Desde sua fundação em junho de 1993, o Estúdio JLS (JLS Facilidades Sonoras) sempre procurou apoiar os realizadores de produções de curtas-metragens. O principal objetivo desse apoio é colaborar na finalização sonora de filmes quando da conclusão de cursos em escolas de cinema (TCC), pequenos filmes experimentais, produções independentes, assim como aquelas produções patrocinadas através de algum tipo de incentivo governamental. O Estúdio JLS faz parte do grupo de apoiadores da 11ª MOSCA – Mostra Audiovisual de Cambuquira.

15


Clandestino Nos últimos anos, a democratização das ferramentas, tecnologias e informações foram decisivas para o surgimento de um novo mercado audiovisual. A Clandestino surge a partir deste cenário, trabalhando com excelência e alta qualidade o serviço de pós-produção na era digital. Seus clientes contam com profissionais capacitados e atualizados, que oferecem atendimento personalizado projeto a projeto, desde a criação de LUT e consultoria durante a captação, passando pelo processo de color grading e VFX, até a cópia final em DCP.

16


b_arco O b_arco está comprometido com a missão de contribuir para o desenvolvimento e a produção de conhecimento por meio da arte, educação e pesquisa. Com um espaço cultural contemporâneo de livre acesso, promove a formação de uma rede de contatos entre profissionais de diversas esferas do conhecimento, permitindo a utilização do espaço como reduto de projetos e encontros. Durante os onze anos de existência, o b_arco apóia a realização de importantes eventos e projetos, do cinema à filosofia, tais como a “Balada Literária”, a “FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre”, a MOSCA - Mostra Audiovisual de Cambuquira, além de abrigar a Cia. Teatral UEINZZ e ter produzido o ciclo “Cinema e Direitos humanos”, em parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos (2011).

17


EPTV A EPTV tem consolidada sua vocação para integrar regiões com inovação tecnológica, prestação de serviço e informação. A emissora, fundada em Campinas-SP em 1979 por José Bonifácio Coutinho Nogueira, começou a se expandir logo no ano seguinte, com a instalação de uma emissora em Ribeirão Preto e seguiu, em Varginha, no Sul de Minas (1988) e em São Carlos, na região Central (1989). Hoje, a cobertura das quatro praças alcança 300 municípios com uma população de mais de 11 milhões de habitantes e mais de 3 milhões de residências com aparelhos de TV. As ações da EPTV refletem seu envolvimento com a comunidade. Inúmeros eventos, nas áreas de esporte, lazer e cultura, já foram realizados e apoiados, além de ações junto aos telespectadores, que aproximam e fortalecem o vínculo com a emissora.

18


19


20


LEGENDAS | FICHAS TÉCNICAS R Roteiro P Produtor(a) / Empresa Produtora PE Produção Executiva DP Direção de Produção DF Direção de Fotografia DA Direção de Arte M Montagem S Som Direto DS Desenho de Som MX Mixagem TO Trilha Sonora Original MU Música ANI Animação A projeção de todos filmes é digital.

21


22


23


exibição Mostra Brasil 4 21/07, sexta, 21h // arthurleite13@gmail.com // www.facebook.com/abissaldoc

ABISSAL Arthur Leite DOC, Fortaleza e Quixeré/CE, 2016, 17’, Cor, Livre Elenco: Rosa Alvina

Partindo do projeto de pesquisar a vida de um avô que nunca conheceu, o cineasta cearense Arthur Leite começa a investigar a história da própria família. Quanto mais mergulha nela, mais se afasta da ideia original, percebendo que a personagem, na verdade, é sua avó, Rosa – que, diante de uma câmera, dispõese a fazer revelações inesperadas sobre esse passado desconhecido. exibições/festivais 21º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários – Júri Oficial – 2016 / 27º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Mostra Brasil / 26º Cine Ceará – Festival Ibera-Americano de Cinema – Competitiva Brasileira / 18º FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – Competição / 16ª Goiânia Mostra Curtas – Competitiva Mostra Brasil / 15º Recine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo – Competição / 14º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos – Competitiva / Olhar Brasilis 12º Panorama Internacional Coisa de Cinema – Mostra Panorama Brasil / 9º Festival de Cinema de Triunfo – Competição Brasil / 5º Curta Brasília – Competitiva / 2º Pirenópolis DOC – Festival de Documentário Brasileiro, entre outros. prêmios Melhor Curta Brasileiro no 21º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários – Júri Oficial – 2016 / Pré-qualificado ao Oscar 2017 / Melhor Documentário no 11º Curta Canoa – Festival de Curtas de Canoa Quebrada / Melhor Direção e Melhor Montagem no 15º Nóia – Festival Audiovisual Universitário / Melhor Curta Nacional no 5º FestCine Maracanaú – Festival de Cinema de Maracanaú.

R Arthur Leite | P Sereia Filmes | PE Bárbara Cariry | DP Teta Maia | DF Daniel Pustowoka | M Arthur Leite e Magno Guimarães S Yures Viana | DS/MX Érico Paiva (Sapão) 24


exibição Mostra Brasil 5 22/07, sábado, 19h // andressanowasyk@gmail.com // www.alemdasestrelas.ufscar.br

ALÉM DAS ESTRELAS Larissa Gonzalez FIC, São Carlos/SP, 2017, 17’, Cor, Livre Elenco: Delza Albertin, Lara Elisa, Julia Casseb e André Zago

Ana tenta, pela primeira vez, seguir a receita familiar de um bolo de chocolate. Entre um ingrediente e outro, a jovem lida com o medo de perder sua avó enquanto recorda as memórias da infância que passou com ela.

estreia!

R Larissa Gonzalez | P Universidade Federal de São Carlos | PE / DP Andressa Nowasyk | DF Edison San e Thais Heidrick DA Leonna Rodrigues | M Camila Bisson | S/MX/TO/MU João Mutton | ANI Stephanie de Oliveira | Efeitos Especiais Camila Bisson 25


exibição Mostra Brasil 6 22/07, sábado, 21h // producoesmagnolia@gmail.com

ANTONIETA Flávia Person DOC, Florianópolis/SC, 2016, 15’, PB, Livre

Antonieta de Barros (1901-1952), mulher, negra, professora, cronista, feminista e em 1935 se tornou a primeira negra a assumir um mandato popular no país.

exibições/festivais 1a Muestra de Cine Documental Central, Mexico 2016 / Festival de Cinema de Vitória – Espirito Santo / 2016 Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema, Rio de Janeiro, 2016 / Festival de Cinema do Rio, Rio de Janeiro – RJ, 2016 / 16º Goiânia Mostra Curtas - GO, 2016 / Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe, Aracaju - SE, 2016 / 7º Cachoeira Doc Cachoeira - BA, 2016 / 27ºFestival Internacional de curtas-metragens de São Paulo- SP, 2016 / 11ºMostra Cine Op Ouro Preto - MG, 2016

R Flávia Person | P Magnolia Produções | PE / DP Flávia Person | M Yannet Briggiler | DS Diogo de Haro 26


exibição Mostra Brasil 1 Sessão Cambuquira 19/07, quarta, 19h // thisalt@gmail.com

CIDADE AZUL Simone de Assis e Thiago Isolino Sales Mato DOC, Cambuquira/MG, 2015, 11’, Cor, Livre

Cambuquira (Minas Gerais, Brasil) e Zurique (Suíça) duas Cidades Azuis tão diferentes, mas unidas pelo mesmo propósito de proteger os seus recursos hídricos, tratando-os como um bem comum e um direito humano.

estreia!

R / P / PE / DP / DF / DA / M Simone de Assis e Thiago Isolino Sales Mato | S/MX Thiago Isolino Sales Mato 27


exibição Mostra Brasil 2 20/07, quinta, 20h30 // kbcadnega@gmail.com

DA MINHA PELE Rosa Miranda, Allan de Souza, Carol Rocha e Mila Neves DOC/Coletivo, Niterói/RJ, 2016, 2’34’’, Cor, Livre Elenco: Ézio Rosa, Jo Gada, Natã Zimba, Niázia Nascimento e Rosa Miranda

Vídeo poesia em homenagem ao Diego Vieira Machado, estudante de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assassinado no Campus do Fundão em Junho de 2016.

exibições/festivais 1a Semana Carolina de Jesus na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2016 / Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminens, 2016 / Cineclube Direito e Cinema Latino Americano, na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, 2016 / Cineclube Atlântico Negro, no Terreiro Contemporâneo, 2016 / Festival do Chorume – Edissaum Gourmetynha, 2016 / Mostra UFFilmes 2016 / 1a Mostra Cine Tamoio Universidade Estadual do Rio de Janeiro FFP – Campus São Gonçalo, 2016 / Mostra Itinerante Kbça D’ Nêga nas ocupações da Universidade Federal Fluminense contra a PEC 241, 2016 / Selecionado para a 2a edição da EGBÉ - Mostra de Cinema Negro de Sergipe, 2017.

R / DP / M / S / DS / MX Rosa Miranda | P / PE Coletivo Kbça D’ Nêga | DF JV Santos e Juliana Alves | DA Lorena Gomes e Carol Rocha | MU “Saudade” de Naná Vasconcelos e “A Carne” de Elza Soares 28


exibição Mostra Brasil 6 22/07, sábado, 21h // contato@espacoliquido.com.br // www.espacoliquido.com.br

DEUSA Bruna Callegari FIC, São Paulo/SP, 2016, 18’, Cor, Livre Elenco: Fernanda Chicolet, Doró Cross, Marcos Souza, Walter Rocha e Persio Plensack

Deusa trabalha como arrecadadora no pedágio da ilha em que vive. Acostumada a ver o deslocamento dos viajantes, nunca havia pensado no próprio destino. Quando uma baleia encalha na praia, Deusa se sente diferente.

exibições/festivais 39º Festival de Clermont Ferrand, França / 20ª Mostra de Tiradentes, Brasil / 44º Festival de Cinema de Gramado, Brasil / 10ª Mostra CineBH - Belo Horizonte, Brasil / 26ª Curta Cinema - Rio de Janeiro, Brasil / 18º Festival Kinoarte de Cinema - Londrina, Brasil / IV Festança Caiçara - Ilha Comprida, Brasil / 14º Festival de Cortos Bogoshorts - Bogotá, Colômbia prêmios Kikito - Melhor direção de arte no 44º Festival de Gramado

R Bruna Callegari | P Espaço Líquido Audiovisual | PE Rafael Buosi | DP Dan Reis e Marcos Smania | DF Pedro Lopes | DA Camila Vieira M André Bomfim | S Luis Rovai | DS/MX Edson Secco | ANI Stratostorm 29


exibição Mostra Brasil 6 22/07, sábado, 21h // pedroncabron@gmail.com // www.tabuleirofilmes.com.br

DIAMANTE, O BAILARINA Pedro Jorge FIC, São Paulo/SP, 2016, 22’30’’, Cor, 12 anos Elenco: Sidney Santiago, João Acaiabe, Thaís Medeiros, Roberto Alencar, Leonardo Devitto, Divina Raio-Laser, Penelopy Jean, Rebecca Catalani, Nina Fur e Newman Costa

Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha.

exibições/festivais 24º Mix Brasil; Semana Paulistana do Curta-Metragem / 20ª Mostra Tiradentes prêmios Prêmio Semana Paulista na Semana Paulistana do Curta-Metragem

R Pedro Jorge | P Tabuleiro Filmes | PE Issis Velenzuela | DP Brenno Fernandes | DF Otavio Pupo | DA Daniela Aldrovandi | M Pedro Jorge | S Gustavo Zysman Nascimento | DS Caio Gox e Fábio Granziol | MX Eric Ribeiro Christani 30


exibição Mostra Brasil 3 21/07, sexta, 19h // amandacspo@gmail.com

HISTORIOGRAFIA Amanda Pó DOC, São Paulo/SP, 2017, 4’, Cor, Livre

Quem escreveu a história?

estreia!

R / P / PE / M Amanda Pó 31


exibição Mostra Brasil 5 22/07, sábado, 19h // pandrade66@hotmail.com // www.vetorfilmes.com

HOSPITAL DA MEMÓRIA Pedro Paulo de Andrade FIC, São Paulo/SP, 2016, 18’, Cor, Livre Elenco: Adriana Guerra, Antoniela Canto, Tati Caltabiano, Daniel Volpi, Maria do Carmo Soares, Gabriela Cunha, Johnnas Oliva, Pedro Costa, Lívia Camargo e Cris Tomiossi

Uma noite num hospital nada convencional irá revelar segredos, angústias e memórias... exibições/festivais 3o Festival de Cinema de Três Passos Mostra Competitiva / 15th Central Michigan International Film Festival / CineFestGatoPreto 2016 / Mostra Competitiva / Mostra Competitiva do XI Festival de Cinema Latino-Americano de Canoa Quebrada / Ouchy Film Awards Laussane Suisse 2016 /Categoria Best Film / XI Comunicurtas 2016 Mostra Competitiva / Festival Imagem em Movimento 2016 / MANIFF Machester International Film Festival Competitive UK / Malaysia Golden Global Awards Short Film Competition / Video Library FICG32 at the 32th Guadalajara International Film Festival / Sioux City International Film Festival. prêmios Melhor Filme Júri Popular 3o Festival de Cinema de Três Passos / Melhor Ficção Comunicurtas / Melhor Roteiro Comunicurtas / Prêmio de Melhor Roteiro Festival de Cinema Latino Americano de Canoa Quebrada 2016 / Prêmio de Melhor Direção Festival de Cinema Latino Americano de Canoa Quebrada 2016.

R Pedro Paulo de Andrade | P Vetor Filmes | PE Alberto Lopes e Pedro Paulo de Andrade | DP Maria Antunes | DF Kauê Zilli DA Rafael Blas | M Lia Kulakauskas e Pedro Paulo de Andrade | S Rafael Veríssimo | DS/MX André Tadeu e Rodrigo Ferrante TO/MU Bruno Palazzo 32


exibição Mostra Brasil 4 21/07, sexta, 21h // gabi_saegesser@yahoo.com.br // facebook.com/iluminadasfilme

ILUMINADAS Gabi Saegesser DOC, Recife/PE, 2016, 13’, Cor, Livre

Luz, sombra, mistério.

exibições/festivais Selecionado para 27º Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo / 3º Festival de Cinema de Caruaru / 5º Festival Curta Brasília / 1º Cine Tamoio - Festival de Cinema em São Gonçalo / 18º FestCine – Festival de Curtas de Pernambuco / 2ª Cine Paraíso – Festival de Cinema de Juripiranga / 2ª Mostra de Cinema da Mulher / 3ª Mostra de Cinema Feminista.

R Gabi Saegesser | P Eixo Audiovisual | PE / DP Marlom Meirelles | DF Adalberto Oliveira e Marlom Meirelles | M Gabi Saegesser e Nathalia Flor | S Vitor Moraes Adalberto Oliveira, Alberto José Almeida, Cleyton Roberto e Jucélio Matos | DS/MX Catarina Apolônio DS/MX Eric Caldas e Hilson Olegário 33


exibição Mostra Brasil 4 21/07, sexta, 21h // cineluciano@gmail.com

LÁ DO ALTO Luciano Vidigal FIC, Rio de Janeiro/RJ, 2016, 8’36’’, Cor, Livre Elenco: Thawan Lucas e Sandro Mattos

Um menino sonhador tenta convencer seu pai a leva-lo no alto de uma montanha, na favela do Vidigal, que ele acredita ficar perto do céu, para poder se comunicar com sua avó, de quem ele sente saudades...

exibições/festivais Brazilian Los Angeles Filme Festival / Visões Periféricas / Mostra Internacional de São Paulo / Favera Filmes. prêmios Melhor filme - Los Angeles Brazilian Film Festival / Juri Popular - Curta Cinema RJ / Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora - Fest Aruanda.

R Luciano Vidigal | P Nós do Morro e Cavideo | PE Luciano Vidigal e Cavi Borges | DP Vanessa Noronha | DF Arthur Sherman DA Wendel Barros | M Quito Ribeiro | S Pedro Rodrigues | TO Fernando Aranha 34


exibição Mostra Brasil 5 22/07, sábado, 19h // wesleyph20@yahoo.com.br

LAMBARI Rodrigo Freitas DOC, São Gonçalo/MG, 2016, 15’15’’, Cor, Livre

Documentário de imersão sobre os impactos afetivos provocados pela lama da Samarco Mineradora S/A, em moradores de Barra Longa, um dos municípios mais afetados pelo rompimento da barragem em Bento Rodrigues(MG). O maior desastre ambiental do gênero da história mundial dos últimos 100 anos.

exibições/festivais Cine’Eco - 22º Festival Internacional de Cinema Ambiental / CineAmazonia - 14ª Edição do Festival Latino Americano de Cinema Ambiental / Selecionado na mostra competitiva de curtas, Porto Velho, 2016 / EcoCine - Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, São Sebastião, São Paulo, 2016 / MAUAL - 15º Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina UFMT / Cine Tamoio - I Festival de Cinema de São Gonçalo, Seleção oficial, São Gonçalo, 2016 / Second Asia International Youth Short-Film Exhibition, Wenzhou, China, 2016. prêmios Cine’Eco - 22º Festival Internacional de Cinema Ambiental. Menção Honrosa pelo júri da juventude na categoria “Lusofonias Curtas”, Seia, Portugal, 2016 / EcoCine - Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, São Sebastião, São Paulo, 2016, Menção Honrosa do júri / MAUAL - 15º Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina UFMT, Premiado na categoria “Documentário”, Cuiabá, 2016.

R/PE Wesley Prado | P Coletivo Poxavila | DF Matheus Plastino e Wesley Prado | M Wesley Prado | S Lorena Santiago | S André Cavallo 35


exibição Mostra Brasil 1 Sessão Cambuquira 19/07, quarta, 19h // vanmanes@yahoo.com.br

MARIA ROXINHA: OFÍCIO E A ARTE DAS REZADEIRAS Vanessa Manes DOC, Cambuquira/MG, 2017, 25’, Cor, Livre Elenco: Dona Maria Roxinha e família - Maria Aparecida de Oliveira e Maria José de Oliveira

Dona Maria Roxinha é personagem mítica da cidade de Cambuquira onde exerceu os Ofícios tradicionais de Cura. Foi Rezadeira, Benzedeira, Parteira, Cozedeira de dor e Cozinheira das boas. Através desse registro podemos conhecer mais sobre ela e sobre o Fazer e Saber de um povo.

estreia!

R/P/DP/DF/DA Vanessa Manes | PE Alexander Toledo | M/DS/MX Rodrigo Lemes | S Vanessa Manes e Rodrigo Lemes TO Tarcísio da Viola | MU Músicas Instrumentais - Tarcísio da Viola | Desenhista Felipe Lemes 36


exibição Mostra Brasil 6 22/07, sábado, 21h

// bobyangkm@gmail.com

O CHÁ DO GENERAL Bob Yang FIC, São Paulo/SP, 2016, 22’, Cor, Livre Elenco: Tony Lee, Kenji Ogawa, Rebeca Lin e Lucia Zhao

Um general aposentado chinês recebe a inesperada visita de seu neto.

exibições/festivais Cine Jardim - Festival De Cinema De Belo Jardim, Recife, 2017 / 9º Festival Do Cinema Brasileiro e VI Festival De Cinema Universitário, Penedo, 2016 / 26º Festival Internacional De Curtas Do Rio De Janeiro - Curta Cinema Rio de Janeiro, 2016 / São Paulo International Short Film Festival (27ª edição / Panorama Paulista), 2016 prêmios São Paulo International Short Film Festival (27ª edição / Panorama Paulista) - Melhor Curta Brasileiro LGBT

R Bob Yang e Frederico Evaristo | P/DP Gabriel Helu | DF Hassan Shahateet | DA Manoela Clemente | DS Antonio Curti MX Luis Fernando Nicolosi | Primeiro Assistente de Direção Roberto Curan 37


exibição Mostra Brasil 5 22/07, sábado, 19h // felipecarrelli@gmail.com

O PIANO Felipe Carrelli DOC, Brasil/Canadá, 2016, 10’11’’, Cor, Livre

Um piano publico para artistas públicos.

estreia!

R/P/PE/DF/M Felipe Carrelli | S Carlo de Olim | MU Eduardo Passos 38


exibição Mostra Brasil 2 20/07, quinta, 20h30 // oceanofilme@gmail.com // oceanodiario.tumblr.com

OCEANO Renato Duque ANI, São Paulo/SP, 2017, 14’53’’, Cor, 12 anos Elenco: Marilia Fabbro, Bernardo Fonseca Machado, Patricia Bispo, Marina Merlino e Juliana Prado

Cinco amigos tem super poderes, entretanto, não são super heróis. Em um final de semana na praia, Luna vê alguém se afogando no mar e passa a se questionar: existe algo certo a se fazer com seus poderes?

exibições/festivais 5th Winnipeg Underground Film Festival / Open World Animation Fest 2017 / 45th Huesca International Film Festival / Animafest Zagreb

R Felipe Santo e Renato Duque | P Universidade de São Paulo | PE/DP/DS Mariana Vieira | DF Vanessa Silva | DA Iris Libanio M Felipe Santo | S Ana Julia Travia | MX Sergio Abdalla | TO/MU Regis Alves | ANI Laura Cintra, Lívia Santos, Maria Clara Santos, Mariana Fogo, Monica Chan, Piera Portasio e Renato Duque 39


exibição Mostra Brasil 3 21/07, sexta, 19h hors concours // caraduaproducoes@gmail.com

OU ISSO OU AQUILO Hadija Chalupe e Raquel Stern FIC, Niterói/RJ, 2016, 26’, Cor, 10 anos Elenco: Sidney Magal, Otto Jr, Kadu Veiga, Felipe Vidal, Caetano Fabro, Gilda Nomacce, Mariana Legey, Eduardo Nareba, Alexandre Vollú, Pedro Maia, Marcia Santos, Camila Nhary, José Marinho, Flávio Fonseca, Denise Tavares, Joelma Di Paula, Virginia Maria, Dandara Vital, Jeyce Valente, Douglas R. Caldeira, João Tavares, Leonardo Simões , Angelo Mayerhofer, Rodrigo dos Santos, Livia Nascimento e Mônica Yamachita.

Nilzete uma simples dona de casa torna-se prefeita após o prefeito morrer ao comer uma coxinha de galinha.

exibições/festivais Fórum Brasil - Brasilianishe FilmFestpiele (2016)

R Clarisse Vianna | P Caraduá Produções | PE Hadija Chalupe | DP Clarisse Vianna | DF Nina Tedesco | DA Mariana Jannuzzi M Valeria Valenzuela | DS/MX Marina Mapurunga | TO Vicente Reis e Marina Mapurunga | MU Lá de Casa | ANI Gaturamo Design 40


exibição Mostra Brasil 2 20/07, quinta, 20h30

// laisdiel0@gmail.com

PELE SUJA MINHA CARNE Bruno Ribeiro FIC, Rio de Janeiro/RJ, 2016, 13’45’’, Cor, 12 anos

João toma banho após mais uma pelada com seus amigos brancos.

exibições/festivais Korea Queer Film Festival / Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul / Curta Taquary - Festival Internacional de Curta Metragem / 2ª Toró - Festival / Audiovisual Universitário de Belém / CORTE Festival / 1º Cine Tamoio / 16º Goiânia Mostra Curtas prêmios Prêmio Elipse 2016 / Melhor Montagem - CORTE Festival / Melhor Ficção Júri Oficial - 2ª Toró - Festival Audiovisual Universitário de Belém / Melhor Montagem e Melhor Direção de Arte - Curta Taquary

R Bruno Ribeiro | P Filmes de Barro | PE/DP Laís Diel | DF Lucas Vinzon e Vitor Novaes | DA Paula Mermelstein | DS Miguel Mermelstein e Pablo Lemos | MX Pedro Drumond | Diretor de Elenco Lucas Maia | Primeiro Assistente de Direção Mariana Melo 41


exibição Mostra Brasil 3 21/07, sexta, 19h // maiara@pedecoelhofilmes.com // facebook.com/PPP1096778070429137

POBRE PRETO PUTO Diego Tafarel DOC, Santa Cruz do Sul/RS, 2016, 15’, Cor, 12 anos Elenco: Nei D’Ogum

Nei D’Ogum é batuque, é sexo e é negritude. É amor e contradição. Um guerreiro das causas negras, gays e transexuais. Ele é a própria causa. Autodefine-se: “pobre, preto, puto”. exibições/festivais 44º Festival de Cinema de Gramado - Mostra Gaúcha de Curtas (Gramado - RS – 2016) / 2º FESTICINI - Festival Internacional de Cinema Independente (Sumaré - SP – 2016) / 14º Curta Santos - Festival de Cinema de Santos (Santos - SP – 2016) / 3º Festival de Cinema de Três Passos (Três Passos - RS – 2016) / 26º Festival Internacional de curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema (Rio de Janeiro - RJ – 2016) / III Favera - Festival Audiovisual Vera Cruz (Goiânia - GO – 2016) / 3º CineUrge - Festival de Cinema de Cornélio Procópio (Cornélio Procópio - PR – 2016) / 4º Festival Audiovisual de Belém (Belém - PA – 2016) / Mostra Cine Redemoinho (Angra dos Reis - RJ – 2016) / 8º Festival Internacional de Cinema da Fronteira (Bagé - RS – 2016) / 13º FIM - Festival Imagem-Movimento (Macapá - AP – 2016) / 1ª Muestra de Cine Documental Central-Doc/TLX (Tlaxcala - México – 2016) / V Mostra de Curtmetratges per la Identitat (Barcelona - Espanha – 2016) / Latino and Iberian Film Festival at Yale - LIFFY (New Haven - Estados Unidos – 2016) / Festival Internacional de Cinema Queer - (Lisboa - Portugal – 2016) / 12º Andalesgai - Festival de Cine Lésbico, Gay, Bisexual y Trans de Andalucía (Sevilla - Espanha – 2016) / Festival Pilas en Corto (Pilas - Espanha – 2016) / Bucharest ShortCut Cinefest (Romênia – 2016) / 12 Mounts Film Festival (Romênia – 2016) / Short Movie Club (Minsk – Bielorrúsia – 2017) / Zinegoak Festival de Cine y Artes Escénicas gaylesbotrans de Bilbao (Bilbao - Espanha – 2017) / 1º Festival de Cinema de Lajeado (Lajeado - Brasil - 2017)

R Diego Tafarel | P Pé de Coelho Filmes | PE Alessandro Montelli | DP Maiara Fantinel | DF/DS/MX Lucas Ferreira | DA Clarissa Virmond M Diego Tafarel e Zé Correa | S Gui Carpes | TO Robson Bitencourt 42


exibição Mostra Brasil 4 21/07, sexta, 21h // f.aufiero.fonseca@hotmail.com // www.casalivreproducoes.com.br

PULSO Felipe Aufiero Fonseca FIC, Curitiba/PR, 2016, 15’, Cor, 10 anos Elenco: Angélica Kauffmann, Rafael Di Lari, Danilo Avelleda, Maíra De Aviz e Daniele Agapito

No espaço profundo, isolados, Adão e Eva, diante da fogueira sagrada, sonham com o paraíso. Desejo, amor, esperança e uma escolha.

exibições/festivais 6º Festival de Cinema Universitário de Alagoas , 2016 / 16º Curta Santos, 2016

R/M Felipe Aufiero Fonseca | P Casa Livre Produções | PE Felipe Aufiero Fonseca e Isabele Orengo | DP Isabele Orengo | DF Lourenço Gomez e Mariana Maximino | DA Amanda Skrobot | DS/MX/MU Shai Oliva Alon | Figurino Tricia Almeida 43


exibição Mostra Brasil 5 22/07, sábado, 19h // faustogjr@yahoo.com.br

REGENERAÇÃO Humberto Carrão FIC, Rio de Janeiro/RJ, 2016, 17’17’’, Cor, Livre Elenco: Renata Guida, Kotoe Karasawa, Julia Shimura e Jéssica Ellen

Uma cidade que sempre lutou pra ser outra coisa que não ela mesma.

exibições/festivais Festival de Cinema de Caruaru / XII Panorama Coisa de Cinema / Curta Cinema 2016 / 5º Curta Brasília / 23º Festival de Cinema de Vitória

R/P/PE/M Humberto Carrão | DP Humberto Carrão e Danilo Ferreira | DF Henrique Sales | DA Humberto Carrão e Danilo Ferreira S Gil Neves | DS/MX Bernardo Uzeda 44


exibição Mostra Brasil 5 22/07, sábado, 19h // facebook.com/ruanitaofilme // fernandoasanches@gmail.com

RUANITA Fernando Sanches FIC, São Paulo/SP, 2017, 13’, Cor, 12 anos Elenco: Luciana Vendramine, Laura Vicente, Victor Ribeiro, Ricardo Gelli, Fábio Acorsi, Jéssica Tamochunas, Fernando Rios e Loffi Redondo

Dois traficantes tem a difícil missão de matar uma gata Paraguaia para retirar 1 kilo de cocaína de dentro da barriga dela.

exibições/festivais XIII Fantaspoa - Festival de Cine Fantástico de POA / Cine Inconfidentes / Festcine Poços de Caldas / II Festival POE De Cinema Fantástico de São José dos Campos prêmios Melhor filme pelo Júri Popular - Fantaspoa / Melhor Ator - Festcine Poços de Caldas

R/M Fernando Sanches | P Sinestesia Filmes | PE Fernando Sanches e Ynara Sanches | DP Davis Fabri | DF Lucas Andrés Barreto DA Daniela Bevervanso | S Samuel Borio e Danny Motta | DS/MX Equipe Luchalibre Audio | TO/MU Paulinho Corcione e Dricka Lima 45


exibição Mostra Brasil 2 20/07, quinta, 20h30 // andre@mirafilmes.net // www.mirafilmes.net

SEGUINDO A LINHA: A HISTÓRIA DE RICARDO PRADO André Bomfim DOC, São Paulo/SP, 2016, 25’, Cor, Livre Elenco: Ricardo Prado

Não existe natação sem dor. Assim Ricardo Prado define o esporte que o tornou ídolo na década de 1980. Campeão mundial aos 17, medalha de prata aos 19 nas Olimpíadas de Los Angeles, durante quatro anos ele teve que batalhar para ser o melhor do mundo.

exibições/festivais Hot Docs 2016 / 49º FICVIÑA - Festival Internacional de Cine de Viña del Mar (Chile) / 17º FICIL Lebu (Chile)

R André Bomfim e Larissa Kurata | P Mira Filmes | PE/DP Felipe Rosa | DF André Luiz de Luiz | M Larissa Kurata | S Guilherme Algarve DS/MX Daniel Turini e Fernando Henna | TO/MU Gustavo Monteiro 46


exibição Mostra Brasil 2 20/07, quinta, 20h30 // pedrocuri@gmail.com

SENTIDO Nina Tedesco e Pedro Curi FIC, Niterói/RJ, 2017, 18’, Cor, 12 anos Elenco: Ana Moura e Miguel Araújo

Felipe recebe uma ligação de Bianca, que tem uma proposta para fazer a ele: ela perdeu a visão e ainda não consegue transar com alguém cujo rosto não conhece.

estreia!

R/DF Nina Tedesco | P Caraduá | PE Hadija Chalupe | DA Pedro Curi | M Tauana Carlier | S Mariana Mapurunga | DS Anderson Carvalho | TO Cadu Marconi 47


exibição Mostra Brasil 3 21/07, sexta, 19h hors concours // marcio.producto@gmail.com

SERRA DO CAXAMBU Márcio Brito Neto DOC, Rio de Janeiro/RJ, 2015, 16’, Cor, Livre

Poética narrativa sobre os componentes sociais, a tradição e a perpetuação da cultura negra através do caxambu (jongo), dança genuinamente brasileira, de matriz africana.

exibições/festivais Festival Internacional de Cinema do Rio - Festival do Rio 2015 - Mostra Première Brasil / Festival do Cinema Latino-Americano de São Paulo 2015 - Mostra Ciba/Cilect / Festival Internacional de Curtas-metragens do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2015 - Mostra Direitos Humanos / Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife 2015 - Mostra Competitiva / Festival Mimo Brasil - Mostra de Cinema 2016 / Festival Nacional de Cinema de Nova Iguaçu 2016 / Festival Sergipe de Audiovisual (SERCINE) 2015 / Cine Fest Gato Preto 2015 / Comunicurtas 2016

R/P/DP Márcio Brito Neto | PE Paula Campos | DF Mateus Cabral | M Márcio Brito Neto e Erik Temporal | S Bernard Machado e Bernardo Herdy | DS Fernando Aranha | MX Fernando Aranha e Carolina Fagundes 48


exibição Mostra Brasil 4 21/07, sexta, 21h

// biancarego.42@gmail.com

SILÊNCIO Bianca Rêgo DOC, Mogi das Cruzes/SP, 2016, 18’, Cor, 16 anos Elenco: Camila Chió, Camila Cattai, Amabile Luz, Marina Affarez, Valéria Lira, Mariana Raposo, Maria Donadelli e outras

Um documentário sensível que narra muitas formas de abuso que ocorrem silenciosamente no dia-adia e que quase sempre acabam sem punições. Fala sobre questões de gênero, machismo, racismo, leis equivocadas e assuntos que rondam a contemporaneidade no Brasil.

exibições/festivais Festival de Curtas do Grande ABC 2017, SP (Melhor documentário) / XII Cinefest Gato Preto, Lorena - SP (3° lugar Júri Popular) / 20° FBCU, RJ / 11° MOSCA, MG / SUA 2017, SP / Mulheres Gritam Ação - Instituto Moreira Salles, MG / Mostra Janela Aberta do CCSP, SP / Planeta.doc 2016, SC / Mostra Universitária SALVE 2016, SP / Cine-Toca, UFSCAR Sorocaba / 3° CineUrge, PR / II Mostra #ViradaFeminista, SP / II Mostra Futuro do Cinema Brasileiro na Casa Guilherme de Almeida, SP / Flõ 2017, RS / Second Asia International (Wenzhou) Youth Short-Film Exhibition - Filipinas / LA San Rafael Film Festival - EUA / Equality Festival - Ucrânia

R/M Bianca Rêgo | P Independente | PE Nina Guglielmelli | DF Vino Curvelo | S Thiago Andrade 49


exibição Mostra Brasil 1 Sessão Cambuquira 19/07, quarta, 19h // antonioalmeida13@gmail.com

SOFIA Antonio Almeida FIC, Cambuquira/MG, 2017, 5’52’’, Cor, Livre Elenco: Jade Antiério e Ana Flávia Saade

Uma criança em busca de respostas.

estreia!

R/PE Antonio Almeida | P Gato Cinza Filmes | DF Marcelo Britto | M Rafael Vilhena | S Toni Coelho | MX Primórdios Estúdio TO Luiz Gustavo Coelho e Toni Coelho 50


exibição Mostra Brasil 3 21/07, sexta, 19h // sylarasilverio@gmail.com

SUSTENTO Sylara Silvério DOC, Recife/PE, 2016, 1’, PB, Livre Elenco: Roseane Barbosa dos Santos

Sustento é um rio de água rasa. Nele, se pesca da rua a casa, do que se é ao que se vê. É a correnteza que se vence a força, é a sutileza que se renova a cada maré.

exibições/festivais Iber Cultura Viva “Mulheres, culturas e comunidades”

R Catarina Santos e Sylara Silvério | P/PE Keila Vieira | DF/M Sylara Silvério | S Keila Vieira | TO Larissa Paraguassu 51


exibição Mostra Brasil 2 20/07, quinta, 20h30 // karenvlpompeo@gmail.com

TOCA, MAESTRO Rawi Santos e Luan Reis FIC, São Carlos/SP, 2016, 19’43’’, Cor, 14 anos Elenco: Cláudio Lopes, Paulo Gabriel, Aline Mattos e Fernanda Marinelli

Um porteiro que adora um romance de novela, um bom malandro apresentando um programa de auditório, dois homens misteriosos a subir uma escada e uma repórter cobrindo um acontecimento trágico.

estreia!

R Karen Pompeo, Rawi Santos e Luan Reis | P/PE Yago Babosa e Zoe Yasmine | DF Wesley Bastos e Thales de Oliveira | DA Karen Pompeo | M Karen Pompeo e Rawi Santos | S/DS Henrique Gentil e Theo Arena 52


exibição Mostra Brasil 3 21/07, sexta, 19h // sofydpaula@gmail.com

TRANSMINERAL Sofy D’Paula DOC, Lambari/MG, 2016, 14’30’’, Cor, 16 anos Elenco: Emanuelle Cândido e José Vilas Boas

Emanuelle nasceu homem, mas desde pequena sabia que seu corpo não lhe pertencia. Mesmo passando por abusos, limitações e dificuldades nunca perdeu a esperança de ter uma vida melhor.

exibições/festivais Equality Festival - Ucrânia

R/P/PE/DF/M/S Sofy D’Paula | MX Pablo Amaral Gonzales 53


exibição Mostra Brasil 3 21/07, sexta, 19h // rpassarojr@gmail.com // www.tropeiroproducoes.com.br

UNIVERSO PRETO PARALELO Rubens Pássaro DOC, São Paulo/SP, 2016, 12’, Cor, 16 anos

Um paralelo traçado entre as violações de direitos humanos do passado escravocrata brasileiro e da ditadura militar por obras do século XIX e depoimentos dados a Comissão Nacional da Verdade. Quem são os heróis nacionais brasileiros?

exibições/festivais 8º Festival De Cinema Itinerante Da Língua Portuguesa – Festin, Portugal 2017 prêmio Melhor Curta-metragem - 8º Festival De Cinema Itinerante Da Língua Portuguesa – Festin, Portugal 2017

R/PE/DP/DF/M Rubens Passaro | P Tropeiro Produções | DS/MX Laurent Mis 54


exibição Mostra Brasil 1 Sessão Cambuquira 19/07, quarta, 19h // escadasproducoes@gmail.com

VILLA SOLARA Alexandre Felix de Carvalho e Rafaela Antiério DOC, Cambuquira/MG, 2017, 10’12’’, Cor, Livre Elenco: Casarão Villa Solara e Cidade de Cambuquira

Um dia todos vão se perguntar onde gostariam de viver. O documentário poético traz uma reflexão sobre o amor e o tempo através da reforma de um antigo casarão de uma cidade do interior de Minas Gerais.

estreia!

R/PE Rafaela Antiério | P Escadas Produções | DP Tânia Mara Marques Felix | DF Alexandre Felix de Carvalho | M Alexandre Felix de Carvalho e Allan Felix de Carvalho | S Wander Ponzo 55


56


57


exibição

Mostra Internacional 5

22/07, sábado, 22h30 // festival@salaudmorisset.com

A LIÇÃO LA LEÇON Tristan Aymon

FIC, Suíça, 2016, 15’, Cor, Livre Elenco: Clea Eden, Arnaud Huguenin e Bruno Joly

Ludovic, um motociclista de final de semana, planejou uma tarde com Axelle em uma cabana de madeira. Apesar de ser atraída a ele, a jovem está determinada a não se deixar levar pelo jogo de sedução de Ludivic...

exibições/festivais Locarno Int. Film Fest / Upcoming Filmmakers - Schweizer JungfilmFest. Luzern / Fest. Film Francophone de Tubingen / Nuit du Court – Lausanne / 24fps International Short Film Festival Cinéssonne / Festival Combat / International Short Film Festival Leuven Louvain / Journées de Soleure / Sprrkle Collective / Ljubjana International Short Film Festival / Film court en Plein air de Grenoble

R Tristan Aymon | P Terrain Vague | PE Sophie Clio Richard | DP Tristan Aymon e Aurélie Mertenat | DF Bastien Bösiger | M Myriam Rachmuth | S Lorenzo Di Ciaccia | MX Samuel Aichoun | MU Jacques Henri Senwald 58


exibição

Mostra Internacional 5

22/07, sábado, 22h30 // albert.kuhn.bosch@gmail.com

ABDALÁ / LAFDAL

ABDALÁ / LAFDAL

Albert Kuhn Bosch

DOC, Saara Ocidental/Espanha, 2016, 10’, Cor, Livre Elenco: Lafdal Med Salm e Abdalá Salim Mohamed

A conversa filmada em tempos de tensão entre o Saara Ocidental e Marrocos. Algumas reflexões sobre o conflito focando na legitimidade ou não do uso da violência.

exibições/festivais BCCN Barcelona Creative Comons Film Festival 2016 / Santiago del Estero Film Festival (SEFF)

R Lafdal Med Salm e Abdalá Salim Mohamed | P Albert Kuhn Bosch | DF Marc Garcia De La Serna 59


exibição

Mostra Internacional 2

20/07, quinta, 19h // pedroperalta@terratreme.pt

ASCENSÃO ASCENSÃO Pedro Peralta

FIC, Portugal, 2016, 18’, Cor, 10 anos

Ao amanhecer um grupo de camponeses tentam resgatar o corpo de um jovem homem de dentro do poço. No centro de tudo, uma mãe espera a salvação do seu filho. Como a vida pode parar de existir quando na natureza há uma duradoura renovação?

festivais/prêmios Melhor Curta Internacional – 46º Molodist International Film Festival / Tree Of Life Award For Best Portuguese Film – Indielisboa’16 / Special Mention Of The Jury – 38º Cairo International Film Festival / Special Mention Of The Jury - Riga International Short Film Festival 2016 / Ecumenical Jury Award 46th Molodist International Film Festival / Prix Des Enfants De La Licorne - 36e Festival International Du Film D’amiens 2016

R Pedro Peralta | P Terratreme Filmes | PE João Matos | DF João Ribeiro | DA Tânia Franco | M Francisco Moreira | S Ricardo Leal DS Miguel Martins 60


exibição

Mostra Internacional 3

21/07, sexta, 22h30 // lightsonteam@gmail.com

BITCHBOY BITCHBOY Måns Berthas

FIC, Suécia, 2016, 15’, PB, 14 anos Elenco: Manne Gidlund, Lo Kauppi, Lena Stromdahl e Siri Mansson

Lukas, um jovem metaleiro, está visitando seu avô que morre no hospital. Ele não quer que o velho seja sepultado na sepultura familiar. Os segredos das trevas são evidentes, e quando a oportunidade vem, ele busca vingança. exibições/festivais Seattle International Film Festival (World Premiere, Special Jury Mention) 2016, USA / NewFilmmakers New York 2016, USA / Monterrey International Film Festival 2016, Mexico / Sedicicorto International Film Festival 2016, Italy / Thess International Short Film Festival 2016, Greece / Timishort Film Festival 2016, Romania / Edinburgh Short Film Festival 2016, Scotland / Tirana Film Festival 2016, Albania / Linea d’Ombra-Festival Culture Giovani 2016, Italy / Nordische Filmtage Lübeck 2016, Germany / Braunschweig International Film Festival 2016, Germany / Festival Internacional de Cine de Almería 2016, Spain / Cairo International Film Festival (The Cinema Of Tomorrow) 2016, Egypt / Festival de Cinéma Européen des Arcs 2016, France / Stuttgarter Filmwinter 2017, Germany / Göteborg Film Festival 2017, Sweden / Chennai International Short Film Festival 2017, India / BUFF Film Festival 2017, Sweden / Festival de Cine de Medina del Campo 2017, Spain / Mecal - The International Short Film Festival of Barcelona 2017, Spain

R/PE Måns Berthas e Daniel Burman | P Filmuminati AB | DP Erika Moll | DF Johan Lehman | M Måns Berthas | S Tony Österholm 61


exibição

Mostra Internacional 1

19/07, quarta, 21h // constantin@augohr.de // markus@augohr.de // rita@augohr.de

BRANCOS NA ALMA DU BLANC A L’AME Aude Thuries

FIC, França, 2017, 25’, Cor, Livre Elenco: Romain Francisco, Franc Bruneau, Maximilien Seweryn e Pierre Boulanger

Evitar lacunas em uma conversa é uma arte. O trabalho do White: um homem de roupas brancas, que prefere interferir em conversas no momento apropriado - ou bem inapropriado.

exibições/festivais 23rd Palm Springs Int’l Shortfest And Film Market / 38th Durban Int’l Film Festival

R Aude Thuries | P Topshop Filmes | DP Bastien Daret, Arthur Goisset, Etienne Larragueta, Damien Petit e Robin Robles | DF Eva Sehet DA Caroline Leroy | M Marie Molino | S Hugo Deguillard | DS Gaël Eleon e Victor Praud | MU Alissa Wenz 62


exibição

Mostra Internacional 1

19/07, quarta, 21h // constantin@augohr.de //markus@augohr.de // rita@augohr.de // www.samedicinemafilm.com

CINEMA AOS SÁBADOS

SAMEDI CINEMA Mamadou Dia

FIC, Senegal/EUA, 2016, 11’, Cor, Livre Elenco: Fallou Keita e Assane Lo

Em uma pequena cidade no norte do Senegal, dois jovens cinéfilos, Baba e Sembene, estão desesperados para ver um filme no cinema local antes que ele feche as portas para sempre.

exibições/festivais 73rd Venice International Film Festival / 41st Toronto International Film Festival / 31st Festival International Du Film Francophone De Namur / 36th Festival Film Africano Di Verona / 16th Festival Image Et Vie / 46th Int’l Film Festival Rotterdam prêmios Melhor Curta Metragem no 16º Festival Image et Vie

R Mamadou Dia | P Okapi International Limited | PE Maba Ba e Tiécoura Gueye | DP Cheikh Serge Ndao e Abbesi Akhamie DF Sheldon Chau | DA Jean Jacques d’Erneville | M Juhui Kwon e Mamadou Dia | S Demba Thiam | DS Brandon Sanders e Tony Koros MU Yéla Diop 63


exibição

Mostra Internacional 3

21/07, sexta, 22h30

// www.promofest.org/films/ nachspiel // r.beyerle@gmx.de

CONSEQUÊNCIAS NACHSPIEL Ralf Beyerle

FIC, Alemanha, 2016, 10’, Cor, 12 anos Elenco: Iris Becher e Sebastian Schwarz

Quando você acorda em uma cama estranha na manhã seguinte de uma festa, muitas vezes são as pequenas coisas que levantam as questões mais importantes. Um filme sobre o tempo entre ontem e hoje.

exibições/festivais 2nd Beeston Film Festival, Beeston / 17º Landshuter Kurzfilmfestival / Los Angeles CineFest, 16th Dingle International Film Festival / Independent Days International Filmfest Karlsruhe / Moosburger Kurzfilmnacht / Parkflimmern Fürstenwalde/Spree / 9th Mosaic World Film Festival / 21st Portobello Film Festival London prêmios Melhor Filme de Comédia no Beeston Film Festival / Prêmio do Público no Independent Days International Filmfest Karlsruhe / Prêmio do Público no Moosburger Kurzfilmnacht / Prêmio do Público Parkflimmern Fürstenwalde/Spree

R/PE/DP Ralf Beyerle | DF Marco Uggiano | M Anja Mayer | S Fabian Hinrichs | MU Beat Happening e Guido Uggiano 64


exibição

Mostra Internacional 3

21/07, sexta, 22h30 // dianalmatab@gmail.com

CRÔNICA MARCIANA CRÓNICA MARCIANA Silvana Lázaro

FIC, México, 2017, 12’, Cor, Livre Elenco: Dabid Hevia, Arturo Rosales Ayala e José Luis Gusmán

Os humanos vivem em Marte, um homem idoso lembra como era sua vida e como foi que os humanos deixaram a Terra.

exibições/festivais 2017 Palm Springs International Shortfest / FICICA17 - Festival Internacional de Cortometrajes Cine a la Calle

R/M Silvana Lázaro | P Diana Mata | DF Ian B. Morales Carbajal | DA Carlos Manzo | S Sebastián Del Vale | Narração Fernando Becerril 65


exibição

Mostra Internacional 5

22/07, sábado, 22h30 // constantin@augohr.de // markus@augohr.de // rita@augohr.de

ESTADO DE EMERGÊNCIA FILHO DA PUTA! STATE OF EMERGENCY MOTHERFUCKER! Sébastien Petretti

FIC, Bélgica, 2016, 5’34”, Cor, 16 anos Elenco: Yassine Fadel e Ilias Bouanane

Uma história de dois jovens sem nenhum problema que só querem “fuder” sem serem perturbados. Comédia surreal que retrata uma sociedade onde a violência policial e a invasão de privacidade são rotineiras, normais e entediantes. exibições/festivais 21st Regard - Festival International Du Court Metrage Au Saguenay / 10th Sup’ De Courts - European Film Festival / 64th Belagrade Documentary & Short Film Festival / 44th Festival Of Nations / Short To The Point March 2017 / 23rd Palm Springs Int’l Shortfest And Film Market prêmios Melhor Curta-Metragem no 64th Belagrade Documentary & Short Film Festival /Melhor Curta-Metragem no The Point March 2017

R Sébastien Petretti | P Lovo films , Abyssal Process e WFA Pictures Squarefish | PE / DP Francois Mercier, Giuseppe Conti e Sébastien Petretti | DF Piet Deyaert | DA Charlie Cantraine | S Renaud Dufour | DS Christophe Loerke | MU Killasoundyard 66


exibição

Mostra Internacional 4

22/07, sábado, 18h // contact@tomtom-real.com

HATCAT HATCAT

Tom Gargonne FIC, França, 2016, 10’, Cor, Livre Elenco: Nadia Mouhzim e Bob Levasseur

Gaspard faz tudo com leveza, até que ele encontra um projeto maluco que o motiva. Mas, seu entusiasmo será quebrado pelos feedbacks dos seus familiares. Porém, ele encontrará Nina que lhe dará coragem para seguir em frente.

exibições/festivais Festival Coupé Court, 2017 / Sweet As Film Festival, Canada, 2016 / Canada’s World International Film Festival, Canada, 2016 / St. Valentine’s Film Celebration, EUA, 2016 / Chhatrapati Shivaji International Film Festival, India, 2016 / Iconaclash Cinema Review, 2016.

R Tomtom e Raphaël Ponsich | P Ilomba | DP Romain Mourgue | DF Cedric Ascencio | M Rodolphe Risse | S Mathias Large 67


exibição

Mostra Internacional 1

19/07, quarta, 21h

// hymeneefestival@gmail.com // www.lesfilmsdemorphee.com

HÍMEN

HYMÉNÉE Violaine Bellet

FIC, França/Marrocos, 2017, 22’47’’, Cor, 12 anos Elenco: Nisrin Erradi, Nabil Noir El Mansouri e Amina Barakat

Após o casamento, um jovem casal descobre o amor pela primeira vez. O primeiro passo é dolorido, assustador, excitante e violento. Impactos envolvendo os impulsos, tradições e sentimentos são expressados apenas com a linguagem corporal.

exibições/festivais Zanzibar International Film Festival / Worldfest-houston International Film/video Festival / Digital Griffix Online Film Festival

R Violaine Bellet | P Zorba Production e A2L Production Films | PE / DP Guillaume de la boulaye, Caroline Locardi e Alice Caron DF Pascal Auffray | M Isabelle Bénet | MX Jocelyn Robert | MU Julien Tattevin, Jocelyn Pook e Natacha Atlas | Edição de Som Adrien Fougeras | Assistente de Direção de Arte Abdelhaï Laraki | Figurino Nadia Dahr 68


exibição

Mostra Internacional 2

20/07, quinta, 19h

// constantin@augohr.de // markus@augohr.de // rita@augohr.de // www.priashortfilm.com

HOMEM

PRIA

Yudho Aditya FIC, Indonésia/EUA, 2016, 22’, Cor, Livre Elenco: Chicco Kurniawan, Karlina Inawati, Jacob McCarthy, Otig Pakis e Gladhys Syahutari

Um adolescente morando na zona rural da Indonésia luta entre as tradições da sua criação e sua visão romântica e idealizada da liberdade ocidental.

exibições/festivais 17th Filums - Int’l Film Festival / 11th Outfest Fusion Lgbt People Of Color Film Festival / 30th Bfi Flare: London Lgbt Film Festival / 2nd Digo - Goias Int’l Festival Of Sexual Diversity And Gender / 66th Melbourne Int’l Film Festival / 27th Hong Kong Lesbian And Gay Film Festival

R Dea Kulumbegashvili, Barbara Cigarroa e Yudho Aditya | P Indieflip | PE / DP Valerie Castillo Martinez | DF Eun-Ah Lee | DA Dita Gambrio | M Yudho Aditya e Jessica Yeh | S Tommy Fahrizal | DS Julian Evans | DS Zeke Khaseli e Yudhi Arfani 69


exibição

Mostra Internacional 3

21/07, sexta, 22h30

// wecanfxit@gmail.com

M.A.M.O.N. MONITORAMENTO ANTI-MEXICANOS POR TODO O MUNDO M.A.M.O.N. MONITOR AGAINST MEXICANS OVER WORLDWIDE Alejandro Damiani ANI, México/Uruguai, 2016, 5’, Cor, Livre Elenco: Guillermo Villegas, Ernesto Álvarez e Hector Villalobos

Enquanto Donald Trump se submete a uma cirurgia no coração, um portal para outra realidade se abre. Latinos começam a cair do céu no deserto, na fronteira do México com os EUA, divididos por uma enorme muralha.

exibições/festivais Lakecity Film Festival / Equality International Film Festival / Mecal

R Ale Damiani, Santi Vecino, Juan Andrés Fontán, Javi Cruzado e Enrique Codesio | P Aparato – Árbol Cine | PE Annaiz Cortes e Raúl Villanueva | DP Juan José López e Ale Damiani | DF Diego Rosenblatt | DA Julio Gómez T. | M Mathías Chumino | S La Mayor S David Ramos e Pandemonia Music | ANI Juan Andrés Fontán, Javier Torterolo e Ale Damiani 70


exibição

Mostra Internacional 2

20/07, quinta, 19h

// simon-panay@wanadoo.fr

NINGUÉM MORRE AQUI NOBODY DIES HERE

Simon Panay

DOC, Benin/França, 2016, 23’, Cor, Livre

Mina de ouro de na cidade de Perma, em Benin, país da Africa Ocidental.

exibições/festivais Kraljevski Filmski Festival, Serbia, 2016 – Melhor Documentário / Tanger International Film Festival, Morocco, 2016 – Prêmio do Júri / Un Poing C’est Court - Festival Du Film Court Francophone, France, 2016 – Prêmio Especial do Júri / Baghdad International Film Festival, Iraq, 2016 – Prêmio do Júri / Rhode Island International Film Festival, EUA, 2016 – Primeiro Prêmio do Júri

R/M Simon Panay | DF Nicolas Canton e Simon Panay | S Daniel Audry | MU Philippe Fivet 71


exibição

Mostra Internacional 5

22/07, sábado, 22h30 // www.andashimages.com // constantin@augohr.de // markus@augohr.de // rita@augohr.de

O BLOCO DER BLOCK Nadine Boller

DOC, Suíça/Quirguistão, 2015, 9’44”, Cor, Livre Elenco: Shapu Acanov, Atai Sultanaliev, Aibek Kaanybek, Danyiar Sadyrbek, Turat Abdieva, Eldiar Myrzanov, Altynai Karakulova, Baktiyar Tursaliev, Meerimgül Aitbek, Güljan Abijanova, Aichürök Tölökova, Syrak Baike, Rachima Icanova, Azamat Kanchoro e Bobush Janybek

No meio das montanhas do Quirguistão uma antiga fundação da época da União Soviética vem ganhando mais e mais importância na vida diária dos nômades da região.

exibições/festivais U.F.O. Kurzfilmfestival Leipzig / 6th Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo 2016 / International New York Filmfestival 2016 / 25th Dokumentart – European Film Festival For Documentaries 2016 / 3rd Minidoc Film Festival / 11th Festival Gorniskega Filma / 12th Annual Durango Independent Film Festival / 4th Green Image Film Festival / 19th Mecal Pro / International Short Film And Animation Festival / 19th Int’l Environmental Film And Video Festival (Fica) prêmios Melhor Curta Estrangeiro no U.F.O. Kurzfilmfestival Leipzig / Melhor Curta no 11th Festival Gorniskega Filma

R/P/DF/M Nadine Boller | DS Yannick Tinguely 72


exibição

Mostra Internacional 4

22/07, sábado, 18h // festival@salaudmorisset.com // lewisrosefilm.com

O CORTE

THE CHOP Lewis Rose

FIC, Reino Unido, 2015, 17’, Cor, Livre Elenco: Amir Boutrous, Andy Linden, Daniel Kramer, Sajid Varda, Waj Ali e Waleed Akthar

Yossi é um carismático açougueiro kosher que se encontra em um momento de crise ao perder seu emprego. Após ligar para inúmeros outros açougueiros, ele toma uma decisão inusitada e vai trabalhar em um açougue halal. Porém, para conseguir isso, ele deve usar todo seu carisma para esconder sua verdadeira identidade. exibições/festivais Bfi London Film Festival / La Shorts Fest / Aesthetica Film Festival / Montreal World Film Festival prêmios Melhor Curta De Comédia - Cleveland International Film Festival / Prêmio Do Público - Dc Shorts Festival / Prêmio Do Público - Denver Film Festival / Grande Prêmio Do Júri - Souq Film Festival / Grande Prêmio Do Júri - Filmfest Dussledorf / Grande Prêmio Do Júri - Landshut Film Festival / Prêmio Do Público - British Shorts Berlin

R Lewis Rose | P Cotton Reel Entertainment | PE Michael Etherton, Judy Ironside, James Cotton e Sajid Varda | DP Daphnée Hocquard DF Emma Dalesman | DA Georgia Charter e James Rea | M Lewis Rose e Samantha Rhodes | S Etienne Curchod e Aléa Jacta.CH DS Louis Morand | MU Koby Israelite 73


exibição

Mostra Internacional 1

19/07, quarta, 21h

// festival@salaudmorisset.com

OPERAÇÃO COMANDO OPERATION COMMANDO Jan Czarlewski

FIC, Suíça, 2016, 21’, Cor, Livre Elenco: Vincent Fontannaz, Eye Haidara, Milo Breda e Roman Grosso

Crianças brincam de guerra no acampamento de verão, uma guerra que opõe Índios aos soldados Comandos. Dois irmãos são separados entre os grupos rivais. O mais velho promete que vai procurar o irmão mais novo na primeira noite.

exibições/festivais 3little Wolves Film Festival Ljubljana, Slovenia 2016 / Palm Springs ShortFest / Duhok International Film Festival / Tanger International Film Festival / Festival de Namur / Hanoi - HANIFF / Stockholm International Film Festival

R Clémence Madeleine-Perdrillat e Jan Czarlewski | P Box Productions | DP Elodie Brunner | DF Elie Girard | M Julien Chigot S Julien Cariteau e Mathias Philipona | DS/MX Benjamin Benoit | MU Nicolas Rabaeus 74


exibição

Mostra Internacional 4

22/07, sábado, 18h

// constantin@augohr.de // markus@augohr.de // rita@augohr.de

PRINCESA PRINCESS

Karsten Dahlem FIC, Alemanha, 2017, 16’20”, Cor, Livre Elenco: Phillip Breu, Ava Taremizad, Emil Pai Pötschke e Noah Lakmes

Quando o líder da gangue Ole, e seus parceiros Marco e Milan furtam a mochila da Davie, Ole nunca imaginaria que pouco tempo depois estaria no palco com Davie no concurso de karaokê da escola.

exibições/festivais 38th Filmfestival Max OphüLs Preis 2017 / 10th Sup’ De Courts - European Film Festival / Transgender Film Festival Kiel /, 2nd Digo - Goias Int’l Festival Of Sexual Diversity And Gender / 5th International Film Festival For Kids And Youth Cinema In Sneakers prêmios Melhor Direção no 10th Sup’ De Courts - European Film Festival / Melhor Curta-Metragem, Melhor Atriz em Curta-Metragem e Melhor Performance Trans em Curta-Metragem no Transgender Film Festival Kiel

R Karsten Dahlem e Stephan Lacant | P Lopta Film GmbH, SWR, BR, ARTE | PE/DP Nick Guido van Ginneken e Adrian Topol DF Juhani Zebra | DA Justyna Jaszczuk | M Diana Matous e Achtfeld | S Marc Reinkober | DS Moritz Monorfalvi | MU Hajo Wiesemann, Philip Zdebel Patrick Reising e Francesco Wilking 75


exibição

Mostra Internacional 5

22/07, sábado, 22h30

// esc.cine@gmail.com

RESISTÊNCIA EM PAZ RESISTENCIA EN PAZ Edison Sánchez Castro

DOC, Colômbia, 2017, 8’, Cor, Livre Elenco: Arnobio Allín Blandón

Arnobio Allín Blandon é um dos sobreviventes do pior massacre armado da Colômbia em Bojayá, uma comunidade negra e indígena na floresta do Chocó onde 119 civis foram assasinados enquanto buscavam refugio na igreja local. Em Outubro a Colômbia votou “não” à um já assinado tratado de paz. A região que viveu a guerra em primeira mão, votou “sim”, com 96% a favor do tratado.

exibições/festivais Special Program Selection - Ficci 57 / Documentary And Masterpeace Official Selection- Ficica / Documentary Official Selection - The Americas Film Festival Ny / International Independent Film Fair Of Bogota / Hayah 2017 - Festival Internacional De Cortometrajes De Panama

P Antrum Fims e Mudra Films | PE/M Edison Sanchez | DF Edison Sanchez Castro | S Santiago León Cuéllar 76


exibição

Mostra Internacional 3

21/07, sexta, 22h30

//constantin@augohr.de // markus@augohr.de // rita@augohr.de

SOB PRESSÃO ÜBER DRUCK

Sebastian Binder e Sebastian Fred Schirmer DOC, Alemanha, 2016, 12’52”, Cor, Livre Elenco: Michael Dittmer, Christa Burghoff & Birgit Uelsberg, Else Krischer, Cengizhan Cingi Basdogan, Jürgen Hesse, Rita Neumann, Dörthe Eickelberg, Martin Molitor, Alima Chowdhury, Walter Simons, Jana Bock, Nico Schürer, Marc Boselbär e Maren Kessler

Todo mundo sabe, todo mundo tem. Pressão não é tangível, pressão é principalmente transparente. Mas, se for autossuficiente é perceptível. “Sob pressão” busca significados no nosso dia-a-dia. Apresenta verdades, personalidade e surpresa.

exibições/festivais 62nd Internationale Kurzfilmtage Oberhausen, Filmkunsttage Sachsen-Anhalt / 6th Oderkurz-Filmspektakel / 32nd Int’l Short Film Festival Berlin / 21st Portobello Film Festival prêmios Prêmio dos Espectadores no 6th Oderkurz-Filmspektakel /Vencedor da Categoria de Curta-Metragem no Filmkunsttage Sachsen-Anhalt

PE/DP/DF/S Sebastian Fred Schirmer | M/TO Sebastian Binder | DS Pirmin Punke | MU David Schwarz 77


exibição

Mostra Internacional 3

21/07, sexta, 22h30

// info@protoplanet-studio.de // protoplanet-studio.de

TENTATIVA E ERRO TRIAL & ERROR Antje Heyn

ANI, Alemanha, 2016, 5’, Cor, Livre

Um filme sobre um botão perdido, tias perfeccionistas, gatos ocupados, papagaios agitados e uma amizade há muito tempo perdida. exibições/festivais 37º Durban International Film Festival, South Africa 2016 / 6º Rabbitfest - International Animation Film Festival, Italy 2016 / 31º Cinema Jove Valencia, Spain 2016 / IV Rabbitfest - International Animation Festival, Italy 2016 / 19º Brooklyn Film Festival, EUA, 2016 / 16º Festival Internacional De Cortometrajes Cine A La Calle, Barranquilla, Colombia, 2016 / 18º Future Film Festival – Bologna, - 2016 / 26º Filmkunstfest Mecklenburg-vorpommern, Germany, 2016 / 7º Anifilm International Festival Of Animated Films, Czech Republic, 2016 / 40º Annecy International Animation Film Festival, France, 2016 / 6º Festival Internacional De Animación La Truca, Cali, Colombia 2016 / 11ºAthens Animest, Greece 2016 / 28º Filmfest Dresden, Germany 2016 / 49º Houston Worldfest, 2016 / 63º Belgrade Documentary And Short Film Festival, Serbia, 2016 prêmios 49º Houston Worldfest, 2016 - Platinum Remi Award

R Alexander Isert e Antje Heyn | P Protoplanet Studio | PE/DP/DA Antje Heyn | DS/MX Sebastian Reuter | MU Peer Kleinschmidt Narração Alexis Krüger 78


exibição

Mostra Internacional 2

20/07, quinta, 19h

// alicia@yaqdistribucion.com // www.yaqdistribucion.com

VISÃO DO FUTURO

VISIÓN DE FUTURO Borja Echeverría Lamata

FIC, Espanha, 2016, 15’, Cor, Livre Elenco: Fele Martínez, Juanca Vellido, Eric Francés e William Miller

Madri. 1960. Carlos, um roteirista de cinema na ditadura de Franco, decide fazer seu primeiro filme de ficção científica na Espanha.

exibições/festivais FICICA17 - Festival Internacional de Cortometrajes Cine a la Calle / Festimatge - Festival de la Imatge de Callela / 14º Festival de Cine de Comedia de Tarazona y El Moncayo

R/M Borja Echeverría | P YaQ Distribucion e REC FILM SL | PE / DP Raúl García Medrano | DF Adrián Barcelona | DA Elena Pardo S Jorge Lacasta | MX Luis Nieto 79


80


81


exibição

Mostra Infantojuvenil 3

22/07, sábado, 16h // constantin@augohr.de // markus@augohr.de // rita@augohr.de // www.Hannahroman.com

A LUA É ESSENCIALMENTE CINZA THE MOON IS ESSENTIALLY GRAY Hannah Roman

ANI, EUA, 2016, 4’30”, Cor, Livre

Uma criança, seu foguete e sua fantástica viagem à lua.

exibições/festivais 24th Anima Mundi / Taiwan International Student Design Competition / 17th Filums - Int’l Film Festival / 1st Animated Arizona Film Festival / 3rd Long And Short Film Festival Of Santiago / 18th Leeds Young Film Festival / 3rd Nassau Film Festival / Bafta Student Film Awards 2017 / 20th Shanghai Int’l Film Festival prêmios Filme do Festival em 1st Animated Arizona Film Festival / Melhor Filme de Animação em 3rd Nassau Film Festival

R/PE/DP/DF/DA/S/DS Hannah Roman | MU Chase Hawley | PE / DP Caroline Biagi | DF Eduardo Azevedo | DA Ana Paula Málaga Carreiro | M Nathália Tereza e Tomás von der Osten | S/MX Vitor Moraes 82


exibição

Mostra Infantojuvenil 3

22/07, sábado, 16h

// faustogjr@yahoo.com.br

A LUTA Bruno Bennec FIC, Muriaé/MG, 2017, 16’, Cor, Livre Elenco: Leandro Coimbra, Luiz Gustavo, Marcos Pereira, Ailton Malta, Andréa do Valle, Euler Luz e Marcelo Costa

Inspirado num fato real, conta a história do garoto Tininho, e sua expectativa sobre a luta de boxe histórica entre o americano Joe Louis contra Max Schmeling, alemão símbolo da política racista de Hitler. A luta marcou uma das primeiras transmissões esportivas ao vivo do rádio Nacional, na década de 30.

exibições/festivais 20ª Mostra Tiradentes

R Cesar Rodrigues | P/PE Bruno Bennec e Karina Freitas | DP Bruno Bennec | DF Jacques Cheuiche | DA Kátia Campos | M Rose Barros S/DS Sergio Scliar | TO Roberta Campos 83


exibição

Mostra Infantojuvenil 2

21/07, sexta, 16h

// enoiskitaproducoes@gmail.com // facebook.com/ aPISCINAdeCAIQUE/

A PISCINA DE CAÍQUE Raphael Gustavo da Silva FIC, Goiânia/GO, 2017, 15’, Cor, Livre Elenco: Lucas Orsida, Guilherme Augusto Silva, Eliana Santos e Antônio Pitanga

Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.

exibições/festivais Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade / 10ª Festival de Cinema de Triunfo / Festcine Poços de Caldas

R/PE Raphael Gustavo da Silva | P É Nóis Ki Tá Produções | DP Tamara Benetti | DF/M Marcelo Kamenach | DA Rochelle Silva S/DS/MX/TO Thiago Camargo | ANI Advaldo Vieira 84


exibição

Mostra Infantojuvenil 1

20/07, quinta, 16h // constantin@augohr.de // markus@augohr.de // rita@augohr.de // http://ami-movie.com

AMI AMI

Gonzalo San Vicente ANI, Alemanha, 2016, 6’13’’, Cor, Livre

A pequena Ami descobre que sua mãe vai viajar a trabalho. A mãe conta uma mentirinha para apaziguar a filha durante a sua ausência. Descubra o que acontece quando a sua mentirinha inocente se torna real.

exibições/festivais 1st Revolution Me Film Festival / 5th North Carolina Film Festival / 21st International Schlingel Filmfestival / 33rd Bogota Film Festival / 9th Northern Wave Int’l Film Festival / 5th Delhi Shorts International Film Festival / 39th Clermont Ferrand – Festival Int’l Du Court Métrage / 8th Nyc Independent Film Festival prêmios Prêmio do Presidente no 5th North Carolina Film Festival

R/PE Gonzalo San Vicente | P Floruit Films GmbH | DA Franziska Poike | MU www.thematz.de | ANI Ulf Grenzer, Sarah Theil Nielsen, Theresa Schade e Franziska Poike | Diretor de Animação Adam Yassour 85


exibição

Mostra Infantojuvenil 2

21/07, sexta, 16h // incidentaldoc@gmail.com // www.bonecadeatauro.com

BONECA DE ATAÚRO: À PROCURA DO AMOR PERDIDO David Palazón ANI, Timor Leste e Espanha, 2016, 20’, Cor, Livre Elenco: Maturina De Araujo, Virginia Soares e Mario Gomes

Primeiro filme de stop-motion feito no Timor Leste. Prepare-se para uma experiência hilária liderada por uma boneca de pano, chamada Ataurina, que te levará em uma aventura pela Ilha de Ataúro.

exibições/festivais Pipa Film Festival / 12th Animfest / Maoriland Film Festival / International Festival Of Short Films On Culture & Tourism / Festival Internacional de Cine Para Niños ”cini” / Kinodiseea International Children Film Festival Romania / Salamindanaw Asian Film Festival

R Ester Rosa Piera Zuercher, David Palazón e Karen Reidy | P Manu Kokorek Productions e Arthropology Lab | PE Ester Rosa Piera Zuercher | DP Karen Reidy | DF/M/DS David Palazón 86


exibição

Mostra Infantojuvenil 2

21/07, sexta, 16h // shahabgolchin@gmail.com

CAMINHO TRACK

Reza Golchin DOC, Irã, 2016, 4’, Cor, Livre

Caminhos de escolas nas montanhas da cidade de Talesh (Irã).

exibições/festivais Sofia MENAR Film Festival / IVAHM - International Video Art House Madrid

R/S Reza Golchin | P/PE/DF Mohammad Golchin | M Alborz Poursayad 87


exibição

Mostra Infantojuvenil 2

21/07, sexta, 16h

// http://rubika-edu.com/ // patrick2carvalho@gmail.com

CHARLIE E SEUS DENTES GRANDES CHARLIE ET SES GRANDES DENTS

Esther Lalanne, Xing Yao, Valentin Sabin, Camille Verninas e Chao-Hao Yang ANI, França, 2016, 6’13’’, Cor, Livre

Charlie, um menino com dentes muito grandes, sempre os esconde atrás do seu cachecol para evitar bullying dos seus colegas. Mas, um dia seu cachecol voa para a floresta, forçando ele a procurálo... e também a iniciar uma jornada mágica. exibições/festivais Cartoons Underground Festival / Frontale International Film Festival / Lahore International Children’s Film Festival / - Animasyros International Animation Festival / Ferfilm International Film Festival / Festival Of European Student Animation (Fesa) / Animaldiçoados International Festival / Banja Luka International Animated Film Festival / Festicinekids Festival / Universal Film Festival / Balkanima European Animated Film Festival / Anifest Short Film Competition / Manchester Animation Festival / Festival Les Enfants Terribles / School Is Back Programme / Youki International Youth Media Festival / Zinetxiki Film Festival / Fifava International Short Film Festival / TAF Thessaloniki Animation Festival / entre outros. prêmios Melhor Filme de Estudantes no ANIFEST Short Film Competition / Melhor Curta de Animação no Universal Film / Grande Prêmio no Nagoya International Digital Animation Festival

R Esther Lalanne, Xing Yao, Valentin Sabin e Camille Verninas | P Supinfocom Rubika | PE Azad Lusbaronian | DF Esther Lalanne, Xing Yao, Valentin Sabin, Camille Verninas e Chao-Hao Yang | M Valentin Sabin | DS Sonia Mokhtari | MU Romain Camiolo 88


exibição

Mostra Infantojuvenil 2

21/07, sexta, 16h // rodkanet@hotmail.com // http://mediaclaqueta.com/ cortometrajes

COMIDA LIXO

BASURA COMIDA

Rodrigo Canet

ANI, Espanha, 2016, 1’03”, Cor, Livre

Stop motion sobre comida, lixo e junk food.

exibições/festivais Biosegura Cine 2017 (Espanha) / International Nature Film Festival Godollo 2017 (Hungria) / Ctl 59 Segundos 2017 (Espanha) / Cineminuto Córdoba 2017 (Argentina) / Barents Ecology Film Festival 2016 (Rusia) / Divercine Festival Internacional De Cine Para Niños Y Jóvenes 2016 (Espanha) / Just A Minute 2016 (Eeuu) / La Imagen Del Sur 2016 (Espanha)

R/PE/DA Rodrigo Canet e Eva Urbano | P Mediaclaqueta | DF/M/ANI Rodrigo Canet | MU Michel Cires 89


exibição

Mostra Infantojuvenil 1

20/07, quinta, 16h // constantin@augohr.de // markus@augohr.de // rita@augohr.de

CORES INCRÍVEIS DOS BESOUROS AWESOME BEETLE’S COLORS Idra Sproge

ANI, Letônia, 2016, 3’12”, Cor, Livre

Incríveis besouros da cor de elefantes sujos. Cinco lindos hipopótamos inspiram a onça. Polvos salgados fotografam a rainha. Guerreiros tiram um raio-x da zebra amarela. Uma história quase impossível embalada pela melodia, nos guia pelo “ABC”. exibições/festivais 19th Extremely Shorts Film Festival / 27th Annecy Film Festival / 3rd Grenada Afterglow Film Festival / 6th Mcminnville Short Film Festival / 2nd Lanús Festival Internacional De Cine / Ljubljana Int’l Short Film Festival 2017 / 1st Portoviejo Film Festival / 44th Festival Of Nations prêmios Prêmio do Júri no 27th Annecy Film Festival / Prêmio Will Vinton de Animação no 6th Mcminnville Short Film Festival

R Indra Sproge | P Infinity Box | PE Janis Zarzeckis | DF Martins Vela | TO Renars Kaupers | MU Egons Kronbergs | ANI Marina Trede Escultores Agnese Virovska, Liene Cesniece, Mairis Naglis e Laura Abolina 90


exibição

Mostra Infantojuvenil 2

21/07, sexta, 16h

// darrel.squad@gmail.com // facebook.com/darrel3Dshort

DARREL DARREL

Marc Briones Piulachs e Alan Carabantes

ANI, Espanha, 2016, 3’, Cor, Livre

Troca de olhares no metrô. Quantas oportunidades você deixou escapar? Darrel fará todo o possível para não deixar escapar desta vez...

exibições/festivais Festival Internacional de Animación Mundos Digitales / Summa3D - Concurso de Cortos de Animación 3D / Sitges Festival Internacional de Cinema de Catalunya / Animation Meeting – 3D Wire / Premios Goya / Animalada - Festival de Animación de Sevilla / Clermont-Ferrand Short Film Festival prêmios Prêmio do Público Jovem no Clermont-Ferrand Short Film Festival / Melhor Curta de Animação em Animalada - Festival De Animación De Sevilla / Prêmio do Público em Animation Meeting – 3D Wire / Melhor Curta de Animação em Sitges Festival Internacional de Cinema de Catalunya / Melhor Curta Nacional e Prêmio do Público em Festival Internacional De Animación Mundos Digitales

R/DF/DA/ANI Marc Briones e Alan Carabantes | DP Daniel Martínez Lara 91


exibição

Mostra Infantojuvenil 3

22/07, sábado, 16h // jvb.nave@gmail.com

DISTANTES DE TUDO Vitor Esteves DOC, Rio de Janeiro/RJ, 2016, 2’50’’, Cor, Livre

Ocupar, resistir, lutar para garantir: sobre juventudes e revoluções.

exibições/festivais Cel.U.Cine / NAVE de Portas Abertas

R Vitor Esteves | P Estesia | PE Fernanda Ribeiro | DP Lara Assis | DF/DA Lucas Lourenço | M Gabriel Goulart | S/DS Francisco Vanconcelos 92


exibição

Mostra Infantojuvenil 3

22/07, sábado, 16h // constantin@augohr.de // markus@augohr.de // rita@augohr.de // http://kurilovgroup.com

EM EXÍLIO IN EXILE

Alexander Kurilov ANI, Moldávia, 2016, 11’, Cor, Livre

A história de um menino que vive com sua avó em um vilarejo do leste europeu. Seus pais trabalham fora do país, então ele fica sozinho. Ocupa seu tempo brincando em um galpão abandonado e lá dentro trabalha em um projeto misterioso, até que um dia faz uma amizade inesperada que precisa do seu cuidado e proteção. exibições/festivais 5th Mumbai Shorts Int’l Film Festival / 17th Filums - Int’l Film Festival / 21st Animac - Int’l Animation Film Fetsival Of Catalonia / Cinechildren International Film Festival / 12th Harlem Int’l Film Festival / 13th Athens Digital Arts Festival 2017 prêmios Melhor Curta de Ficção em Cinechildren International Film Festival

R/PE/DP/M Alexander Kurilov | P Kurilov Group Creative Studio | S/DS/MU Mauro Colangelo | ANI Vitalie Stavila 93


exibição

Mostra Infantojuvenil 1

20/07, quinta, 16h // ousiavazia@gmail.com

FANTASMO Mateus Loner FIC, Campinas/SP, 2016, 13’, Cor, Livre Elenco: Álvaro Franco e Tomás Gustinellis

Às vezes, quando a gente é criança, acordamos e tem um fantasma no nosso quarto. Isso aconteceu com o pequeno Joaquim. O pai de Joaquim lida com o medo do filho de forma diferente da grande maioria.

exibições/festivais Mi Primer Festival, Lima, Peru, 2017

R Mateus Loner | P Atauri Produções | PE/DA Mariana Maurer | DF Anderson Capuano | M Caue Nunes | S Ricardo Zollner MU Cathode Ray 94


exibição

Mostra Infantojuvenil 3

22/07, sábado, 16h // 7hiagomp@gmail.com

IAMI, A ORIGEM DA NOITE Thiago Macedo ANI, Rio de Janeiro/RJ, 2016, 4’, Cor, Livre

Uanhã é um índio Mawé que certa noite presencia um fato inacreditável, o roubo da noite. Agora ele precisará da ajuda do pajé para ver a lua outra vez.

exibições/festivais Cine Jardim - Festival De Cinema De Belo Jardim, Recife, 2017 / Mi Primer Festival Lima, Peru, 2017 / Festival Internacional de Cine Indígena de Wallmapu / Temuco, Chile 2016 / 12º Cinefest Gato Preto, São Paulo, 2016 / Baixada Animada - Mostra Ibero-americana de Cinema de Animação, São João de Meriti, 2016 / Festival Internacional de Animação de São Gonçalo, São Gonçalo, Rio de Janeiro, 2016

PE/DP Claudia Bolshaw | DS Conrado Kempers | MU Hermeto Pascoal | ANI Gabi Vallu 95


exibição

Mostra Infantojuvenil 1

20/07, quinta, 16h // ceci.mazetto@gmail.com

LENA E O MUNDO DE FAZ DE CONTA Beatriz Buck e Lidiane Volpi FIC, São Carlos/SP, 2016, 15’, Cor, Livre Elenco: Leticia Crnkovic, Pedro Palomino Silva, Priscilla Miquilussi, Lucas Melges e Júlia Casseb Paulino

Lena é uma menina de nove anos que para tentar escapar de suas tarefas torna-se uma mentirosa de mão cheia. Até que certo dia, ao acordar, percebe que todas as suas mentiras haviam se tornado realidade.

exibições/festivais 7º Ficaij - Festival Internacional De Cine Infantil Y Juvenil, Venezuela, 2017

R Marina Pratta Coelho | P/PE/DP Cecília Mazetto e Nina Afonso | DF Virgínia Jangrossi e Heloá Pizzi Mauro | DA Ana Laura Ferreira e Marina Pratta Coelho | M Thiaggo Castro | DS Maurício Minoru Iwaoka | MX Marco Sartori 96


exibição

Mostra Infantojuvenil 1

20/07, quinta, 16h // steffens.felippe@gmail.com // http://grossvaterfilme. wordpress.com

LIPE, VOVÔ E O MONSTRO Felipe Steffens e Carlos Mateus ANI, Porto Alegre/RS, 2016, 8’48’’, Cor, Livre Elenco: Alexandre Rabaioli Schons, Hans Erich Castilhos Fenselau, Ketelyn Raquel Petry dos Santos, Maria Eduarda Davis Bonkoski, Nicolas Romi da Silva Lemos

Um menino vai passar o final de semana no sítio dos avós. Durante uma pescaria, ele conhece um segredo de seu avô, e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade.

exibições/festivais Festival de Gramado - Mostra Gaúcha – 2016 / Animamundi - Mostra Infantil – 2016 / Dia internacional da animação - Mostra Infantil – 2016 / Festcine Maracanau – 2016 / Mostra Tiradentes - 2016 prêmios Melhor Curta Metragem - Festival de Gramado - Mostra Gaúcha - 2016 / Melhor Direção de Arte - Festival de Gramado - Mostra Gaúcha - 2016 / Melhor Roteiro - Festcine Maracanau - 2016

R/M Felippe Steffens | P Cortô | PE/DP Denise Marchi | DF/DA Bruno Seelig | S/DS/MX Tiago Bello e Marcos Lopes | TO/MU Felipe Puperi | ANI Felippe Steffens e Carlos Mateus 97


exibição

Mostra Infantojuvenil 2

21/07, sexta, 16h

// guartei@gmail.com // facebook.com/medicodemonstro

MÉDICO DE MONSTRO Gustavo Teixeira FIC, São Paulo/SP, 2017, 11’, Cor, Livre Elenco: Marcelo Oliveira, Giovanna Leirião, Marielle Cecconello e Nábia Vilella

Dudu já escolheu sua futura profissão, agora terá que enfrentar seus medos para se tornar um médico de monstros.

exibições/festivais Mostra de Cinema de Tiradentes, 2017

R Gustavo Teixeira e Rodrigo Estravini | P Palma Filmes e Cuca da Onça | PE Gustavo Teixeira e Daniel Mascarenhas | DP Daniel Mascarenhas | DF Alice Andrade Drummond | DA Rafael Blas | M Gustavo Teixeira, Thiago Ricarte e Daniel Mascarenhas S/DS/MX Rafael Prego | TO/MU Rafael Prego e Ariel Padula | ANI Marcelo Oliveira, Giovanna Leirião, Marielle Cecconello e Nábia Vilella 98


exibição

Mostra Infantojuvenil 1

20/07, quinta, 16h // ricardoribeiro.contato@gmail. com// http://team-16.com

MINUTO DA CIÊNCIA Rafael Gonçalves ANI, São Carlos/SP, 2016, 3’20’’, Cor, Livre Elenco: Fábio Lucindo

Toquinho acorda muito doente no hospital sem saber o que aconteceu, mas com a ajuda de seu amigo narrador eles viajarão no tempo para desvendar e quem sabe até solucionar o problema.

exibições/festivais MUV 2016 / 39º Festival de Clermont-Ferrand, França, 2017

R Luiz Ricardo Ribeiro e Rafael Gonçalves | P Team16 | PE Gabriela Milani | DP Luiz Ricardo Ribeiro | DF Rafael Gonçalves DA Camila Bisson | M Gustavo Bissoli | S Fábio Lucindo | DS/MX Ricardo Fileti | ANI Luiz Ricardo Ribeiro | Gulherme Rehder e Lucas Toledo 99


exibição

Mostra Infantojuvenil 3

22/07, sábado, 16h // constantin@augohr.de // markus@augohr.de // rita@augohr.de

NOSSA MARAVILHOSA NATUREZA - O CAMALEÃO COMUM OUR WONDERFUL NATURE - THE COMMON CHAMELEON Tomer Eshed

ANI, Alemanha, 2016, 3’32”, Cor, Livre Elenco: John Berwick

Os hábitos alimentares de um camaleão comum como nunca antes visto. exibições/festivais Kinemastik / As Iff All Shorts Irvington Film Festival / 17th Filums - Int’l Film Festival / 21st Videonale / 19th Mecal Pro / International Short Film And Animation Festival / The Discover.Film Awards / 11th Flatpack Film Festival / 18th Leeds Young Film Festival / 5th Monstronale - Internationales Kurzfilmfestival Halle / 27th Filmkunstfest Mecklenburg-Vorpommern / 5th Bdfa-Bundesfilmfestival Fiction 2017 - Kurzfilmfestival Schrobenhausen / 8th Hyart Film Festival / Little Big Shots International Film Festival For Kids / 25th Animation Festival Of Brazil, Anima Mundi 2017 / 39th Clermont-Ferrant Int’l Short Film Festival prêmios Prêmio do Público em Kinemastik / Melhor Filme de Animação em As Iff All Shorts Irvington Film Festival / Melhores Gráficos de Animação em 17th Filums - Int’l Film Festival / Prêmio do Público em 21st Videonale / Melhor Micro Narrativa em The Discover.Film Awards / Colour Box Prêmio do Público em 11th Flatpack Film Festival / Prêmio do Público para Curta de Animação em 18th Leeds Young Film Festival

R/PE/DP Tomer Eshed | P Lumatic GmbH & Co KG | PE / DP Caroline Biagi | DF Dennis Rettkowski | DA Alexander Pohl | DS Michal Krajczok | MU Stefan Maria Schneider | ANI Lars Krüger 100


exibição

Mostra Infantojuvenil 3

22/07, sábado, 16h // cg.claudiogarcia@gmail.com // www.ecomunidadedevg. blogspot.com

QUE SORTE! Amanda Queiroz, Grasielle Medeiros, Kauany Rodrigues e Layanne Santana FIC/Coletivo, Vargem Grande/RJ, 2016, 9’25’’, PB, Livre Elenco: Aparecida Ribeiro, Beatriz Rodrigues, Caio Almeida, Maria Luiza, Layanne Santana e Tamires Campos

Mariana descobre que terá que fazer prova de recuperação na escola e começa sua jornada para conseguir fazer uma boa prova e ser aprovada.

estreia!

P Escola Municipal Comunidade de Vargem Grande | DP Claudio Garciai 101


exibição

Mostra Infantojuvenil 1

20/07, quinta, 16h // russell@darkbarnfilms.com

RUM RUM

Russell Haigh ANI, Reino Unido, 2016, 4’, Cor, Livre

Dois piratas dividem uma garrafa de rum, além dos benefícios dos últimos esforços. Existe uma trégua harmoniosa... isso é, até que um marujo abre a tampa de uma caixa estranhamente longa.

exibições/festivais Prokupacki Festival Kratkog Filma Prokuplje Short Film Festival, Serbia 2017

R Justin Bulpett e Russell Haigh | P Dark Barn Films | PE/DP Jenn Haigh | DF James Lampard | S/DS Jon Fox e Kev Jarvis | ANI Russel Haigh 102


exibição

Mostra Infantojuvenil 2

21/07, sexta, 16h

// gabriel@submersofilmes.com.br

SOLITO Eduardo Reis ANI, Porto Alegre/RS, 2017, 5’, Cor, Livre

Um morador de rua caminha pela cidade com sua única companhia, a Solidão, um monstro fantasmagórico que o segue por todo o lugar.

estreia!

R/DA Eduardo Reis | P Gabriel Galarza | PE Submerso Filmes | DP Gabriel Galarza | DF Jp Siliprandi | M Guilherme Salles S/DS Felipe Lima e Gustavo Vargas | MX Red Garage Studios | TO/MU Gustavo Vargas | ANI Eduardo Reis e Guilherme Salles 103


exibição

Mostra Infantojuvenil 3

22/07, sábado, 16h // festival@shortcuts.pro

TIS TIS

Chloë Lesueur ANI, França, 2016, 9’, Cor, Livre

Uma folha de papel parada. Uma silhueta aparece delineada sob a sua superfície. Aqui está nosso herói, TIS. Ele se esforça e consegue se libertar das folhas de papel, mas seus pés seguem presos.

exibições/festivais Animacam Animation Short Film Festival

R Chloë Lesueur, Claude Le Pape e Marie Madinier | P Barney Production e Les Productions Vivement Lundii | PE Mathieu Courtois, Valérie Malavieille, Sidonie Traverse e Mélissa Derennes | DP Saïd Hamich | DF Jeanne Guillot | DA Sophie Échène | M Julie Lena S Margot Testemale | MX Fanny Weinzaepflen | MU Arthur Lesueur | ANI Gilles Coirrier, Goulwen Merret, Elodie Ponçon, Luis Ignacio de Marco Laporte e Paul Cabon 104


exibição

Mostra Infantojuvenil 3

22/07, sábado, 16h // cristinavilches@hotmail.es

UMA AVENTURA DE MEDO UNA AVENTURA DE MIEDO

Cristina Vilches Estella

ANI, Espanha, 2016, 10’, Cor, Livre

Se em uma noite seus medos decidirem te visitar, não se esconda! Algo extraordinário pode acontecer...

exibições/festivais Festival Tournez Jeunesse 2016 / Festival Internacional de Cinema de Cerdanya / Cinefantasy Brasil / Art All Night, Trenton 2016 / Anny New York (Nights Animated New York) / Anima Gt Guatemala / Córdoba Filmfest / Festival Ull Nu prêmios Melhor Animação no Festival Ull Nu / Melhor Animação em Anima Gt Guatemala

R/PE Cristina Vilches Estella | S Moises Escudero | DS Javier Castillo | Assistente de Direção de Arte Paloma Canonica 105


~ 106


107


-

exibição

Sessão da Meia Noite

21/07, sexta, 00h

// rebecagarciabahillo@gmail.com

CASSIOPEIA CASSIOPEIA

Rebeca G. Bahillo FIC, Espanha, 2016, 7’, Cor, 10 anos Elenco: Cristina Hilenia Herrera

Cassy sai de casa de bicicleta como faz normalmente todas as tardes, mas hoje não é um dia normal...

exibições/festivais Premios Pávez: Festival Nacional De Cortometrajes Talavera De La Reina, Spain 2017 / 20minmax International Short Film Festival, Germany 2017 / 20minmax International Short Film Festival, Ingolstadt, Germany 2017 / 8º Salón Internacional De La Luz, Colombia 2017 / Festival Internacional De Cortometrajes “cine A La Calle”, Colombia 2017 / 30º Semana De Cine De Medina Del Campo, Spain 2017 / Nos Yeux Grands Ouverts Festival International, Paris, France 2017 / 12º Aurora Festival Internacional De Cine De Horror De Guanajuato, Mexico 2017 / Final Girls Berlin Film Festival, Germany 2017 / 17º Seoul International Newmedia Festival, South Korea, 2017 / Primer Festival De Cortos Del Vibora Club Valencia, Spain 2017

R/PE/DP Rebeca G. Bahillo | P Fantasmagoría Producciones | DF Samuel Gómez | M Pablo Barce | MU Luis Gómez Torres | Primeiro Assistente de Direção Pablo Salvador 108


exibição

Sessão da Meia Noite

21/07, sexta, 00h // clairebruno.canalblog.com // liodeleb@yahoo.fr

CLAIRE & BRUNO: UMA HISTÓRIA DE AMOR E CARNE FRESCA CLAIRE & BRUNO: A STORY OF LOVE AND FRESH MEAT Lionel Delebarre FIC, França, 2016, 23’16”, Cor, 12 anos Elenco: Alexandra Marcy e Philippe Wolczek

Claire e Bruno não estão felizes juntos. Eles viajam de férias, esperando secretamente uma reconciliação. Bem a tempo: o mundo está acabando.

exibições/festivais Amazon Underground Film Festival (Manaus, Brazil, 2016) / Barcelona Planet Film Festival (Barcelona, Spain 2016) / Genre Celebration Festival Round 4 (Los Angeles, USA) / Puerto Madero International Film Festival (Argentina, 2017) / Clermont-Ferrand Film Market Mediterranean Film Festival (Siracusa, Italy, 2017) / SHORT to the Point (Bucarest, Romania 2017) / Landshut Short Film Festival (Landshut, Germany) / Beeston Film Festival (Nottingham, England 2017) / Paris Online Film Festival (Paris, France) prêmios Genre Celebration Festival Round 4 (Los Angeles, USA, 2016) – Melhor Atriz e Melhores Efeitos Visuais / Mediterranean Film Festival (Siracusa, Italy, 2017) - Valentine’s Day: Melhor Ator

R/PE Lionel Delebarre | P Objectif Films | PE Lionel Delebarre | DF Stéphane Degnieau e William Japhet | M Yasmina Jaafri S Benjamin Wandewiele e Pierre Warin | DS Romain Ozanne e Rémi Carreau | MX Thibaut Macquart 109


-

exibição

Sessão da Meia Noite

21/07, sexta, 00h // ivanfm1@gmail.com // atosdamooca.wixsite.com/ atosdamooca

RESSUSCITA-ME Coletivo Atos da Mooca FIC/Coletivo, São Paulo/SP, 2016, 8’12’’, PB, Livre Elenco: Sheila Schvarzman, Carlos Avelino Arruda e Cecília Lazaneo

Diante da roda que gira, a velha a fiar. Entre casulos-novelos, a criança a brincar. Após, um ser misterioso luta pelo seu nascimento e resiste à morte. Síntese da roda da vida, do ciclo da linguagem.

exibições/festivais 3º Super Off - Mostra Internacional de Cinema Super 8, Centro Cultural São Paulo, 2016 / Gente Estranha, Filme Esquisito, Da Haus, São Paulo, 2016 / Super 8 no Brasil, Um Sonho de Cinema, Museu da Imagem e do Som, SP, 2017 prêmios Prêmio de Super Filme - Melhor Filme pelo Júri Popular, 3o Festival Super Off, 2016 / Prêmio de Super Filme - Melhor Trilha Sonora, 3o Festival Super Off, 2016

R Ivan Ferrer Maia, Ricardo Matsuzawa e Renato Coelho | P Atos da Mooca | PE Thomaz Pedro | DF Ricardo Matsuzawa e Felipe Bomfim | DA Ivan Ferrer Maia | M Caio Lazaneo | S Alexandre Marino, Felipe Castellani, Vitor Miskalo, Nivaldo Ferraz e André Salata 110


exibição

Sessão da Meia Noite

21/07, sexta, 00h // marianiohno@gmail.com // facebook.com/sinistrofilme

SINISTRO Mariani Ohno FIC, São Paulo/SP, 2016, 18’10’’, Cor, 12 anos Elenco: Tatiana Schuck e Gabriela Canejo

Filha é atormentada por uma coceira em sua mão esquerda, mas Mãe proíbe o uso da mão amaldiçoada. A violência e repressão de Mãe crescem junto à desobediência de Filha.

exibições/festivais 11º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo (Mostra de Escolas Ciba Cilect | São Paulo, Brasil) / 27º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (Panorama Paulista | São Paulo, Brasil) / 36º VGIK International Student Festival (Competição Internacional | Moscou, Rússia) / 2º U-Horror Film Festival (Competição Internacional | Festival Online)

R/DS Cauê Shimoda | P CTR - ECA - USP | PE Joel Yamaji | DP Ana Julia Travia | DF Adriana Serafim | DA Renato Duque | M Felipe Santo S Mariana Vieira | MX Sandro Costa e Cauê Shimoda | TO João Gabriel Rodrigues 111


-

exibição

Sessão da Meia Noite

21/07, sexta, 00h // leitefilmes@gmail.com

VÊNUS - FILÓ A FADINHA LÉSBICA Sávio Leite ANI, Belo Horizonte/MG, 2017, 6’, Cor, 16 anos Elenco: Helena Ignez

Da espuma do mar, fecundada pelo sangue do céu, nasceu Vênus, deusa encantadora. No conto de fadas animado Filó, uma fadinha lésbica com dedos ágeis, seduz as mulheres de dia, vestido como menino. Mas à noite algo estranho acontece e logo metade da população da Vila do Troço está ansiosamente em fila.

exibições/festivais 67º Internationale Filmfestspiele Berlim Panorama - 2017 prêmios Indicado ao 31º Teddy Awards – Berlinale 2017

R Sávio Leite | P Leite Filmes | PE/DP Alexandre Pimenta | DF/DA/ANI Denis Leroy | M Lucas Campolina | S Fabiano Fonseca | DS Sergio Scliar | MX O Grivo | TO/MU Fabiano Fonseca e Sérgio Scliar 112


113


CRIAÇÃO DE PODCAST

por Paulo Morais (parceria VIRAMINAS) Os participantes terão a experiência de criar um podcast (espécie de programa de rádio para Internet), definindo o tema a ser abordado e o formato (entrevista, debate etc). O programa será editado e publicado na web, ficando disponível tanto para o público da mosca quanto para o mundo. Idade Mínima: 14 anos | Vagas: 12 | Carga horária: 7h Data e horário: Quinta, 20/07: das 10h00 às 12h30 / 13h30 às 18h00 Paulo Morais é jornalista, produtor cultural. Trabalha no projeto Museu da oralidade, da viraminas, onde toca projetos em estúdio de áudio, incluindo produção radiofônica e para podcast. Com o programa de rádio Idearia, foi premiado no edital Pontos de Mídia Livre, do Ministério da Cultura.

AS POÉTICAS DA CIDADE

a cidade refletida em nós mesmos: intervenção urbana por Profº. Francislei Lima da Silva (parceria UEMG)

Francislei Lima da Silva é arte educador, docente do curso de História da UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais e Coordenador de Pesquisa da Unidade CampanhaMG. Doutorando em História da Arte pelo Programa de PósGraduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – PPGHIST/ IFCH/UNICAMP. (Vem se dedicando a intervenções urbanas nas cidades do circuito das águas a fim de provocar as comunidades locais quanto a leituras poéticas desses lugares de memória fortemente marcados pelos monumentos hidráulicos.) 114

A oficina propõe sugerir itinerários afetivos em Cambuquira e reconhecer novas identidades e linguagens, através de criação coletiva e intervenção urbana. Uma das referências é o curta “Liguria calorosa”, de Tatiana Poliektova e Olga Poliektova (doc/exp, 2013) exibido na 9ª edição da MOSCA, que apresentava pessoas espalhadas por diferentes lugares de um pequeno lugarejo ao norte da Itália, refletindo em espelhos aquela imagem vista por esses indivíduos, captadas em seus olhares afetivos sobre a cidade. A proposta da oficina é que os participantes da 11ª MOSCA possam percorrer Cambuquira, registrando - através de câmeras fotográficas e celulares itinerários possíveis, que valorizem novas formas de visualidade e legibilidade das camadas de historicidade desse lugar de memória. Idade Mínima: 16 anos | Vagas: 10 | Carga horária: 8h Data e horário: Quinta, 20/07: das 10h00 às 13h00 / 14h00 às 19h00


CINE HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA por Profª Edna Mara (parceria UEMG)

O papel educativo do filme na perspectiva escolar e não escolar, aliando a discussão teórica à prática em exibições fílmicas comentadas. A proposta da oficina é discutir teórica e metodologicamente o uso do cinema como material didático a ser utilizado nas aulas de História na Educação Básica. Reflexão sobre a não separação entre as práticas de docência e pesquisa histórica a partir da interdisciplinaridade e de projetos transversais através do uso do cinema. Idade Mínima: 16 anos | Vagas: 20 | Carga horária: 6h Datas e horários: Quinta, 20/07: das 14h00 às 17h00 | Sexta, 21/07: das 14h00 às 17h00 Edna Mara é professora e coordenadora do curso de História da UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais Unidade CampanhaMG. Doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora do Centro de Memória do Sul de Minas (CEMEC).Tem experiência na área de História e Educação.

REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL

O DOCUMENTÁRIO DE WERNER HERZOG por Felipe Carrelli Werner Herzog não viu nenhum filme até ter 11 anos de idade. Nunca frequentou escolas de cinema e tão pouco foi assistente de alguém na indústria cinematográfica. Hoje, é o maior documentarista em atividade. Nesta oficina, vamos nos debruçar sobre o seu trabalho* e realizar nosso próprio documentário! Não há pré requisito para a oficina, não é obrigatório conhecer a obra de Herzog previamente. Idade Mínima: 12 anos | Vagas: 12 Carga horária: 15h Datas e horários: Sexta, 21/07, das 10h30 às 12h30 / 13h30 às 18h00 | Sábado, 22/07, das 9h30 às 12h30 / 13h30 às 18h00

Felipe Carrelli, como documentarista independente, dirigiu e editou dois longasmetragens: “Ano-Luz” (2015) e “Leila” (2016), além dos curtas-metragens “O Piano” (2016) e “Temporão” (2011). É bacharel em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), trabalhou como montador na produtora Filmes para Bailar, onde participou da edição do longa-metragem de ficção Delírios de um Cinemaníaco (2013) e do documentário Histórias de um Juruá (2012). 115


ANIMAÇÃO EM ROTOSCOPIA para crianças e adolescentes por Analucia Godoi

Na rotoscopia sobre papel, a partir de uma referência de movimento previamente captado, surge a liberdade para experimentar cores, traços e texturas diferentes numa mesma sequencia de ação, o resultado surpreende, quando conseguimos reconhecer o movimento em meio a uma multiplicidades de cores e traços diferentes. Idade Mínima: 5 anos | Vagas: 20 | Carga horária: 8h Data e horário: Sábado, 22/07: 10h00 às 12h00 / 13h30 às 17h30 Analúcia Godoi é sócia e diretora do estúdio de animação Giroscópio Filmes, desde 2008. Entre as suas produções estão séries de interprogramas premiadas para o Canal Futura, e vinhetas de abertura para o Anima Mundi e para o FICI. Dirigiu o curta metragem "Virando Gente" premiado pelo juri infantil do Festival de Cinema Infantil de Florianópolis e finalista do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.

PROCESSOS EDUCATIVOS VIVENCIADOS EM EXPERIÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO POPULAR NA MOSTRA AUDIOVISUAL DE CAMBUQUIRA-MG (MOSCA)

Conversa com Djalma Ribeiro Jr, autor da tese de doutorado sobre o tema, publicada no fim de 2016. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Data e horário: Sábado, 22/07: 15h00 às 17h00

Para educadores, agentes culturais, estudantes e interessados em geral | Não há limite de vagas 116


EXPOSIÇÕES CAMBUQUIRA E SÃO THOMÉ DAS LETRAS fotografias de Rodrigo Lemes Na busca constante pelas manifestações da natureza.

MULHERES NEGRAS desenhos de Felipe Silva Lemes Mulheres, personagens ou ideias, todas em comum: fontes de inspiração.

MATTE PAINTING - CONCEPT ARTS por Allan Félix É você se transportar pra um mundo irreal Onde sua imaginação manipula os acontecimentos É você estar onde desejar É ter seus sonhos em suas mãos É ser e estar em plenitude com o universo 117


SESSÕES COM ACESSIBILIDADE AUDIODESCRIÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS Quinta-feira, 20 de julho, 15h00 A PISCINA DE CAIQUE Raphael Gustavo da Silva | Fic | Gôiania/GO | 2017 | 15' LÁ DO ALTO Luciano Vidigal | Fic | Rio de Janeiro/RJ | 2016 | 8'36'' ANTONIETA Flávia Person | Doc | Florianópolis/SC | 2016 | 15' INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS E LEGENDAGEM DESCRITIVA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS Sábado, 22 de julho, 15h00 A PISCINA DE CAIQUE Raphael Gustavo da Silva | Fic | Gôiania/GO | 2017 | 15' ANTONIETA Flávia Person | Doc | Florianópolis/SC | 2016 | 15' ILUMINADAS Gabi Saegesser | Doc | Recife/PE | 2016 | 13'

MOSCA NOS CÉUS

O Observatório Centauro mais uma vez é convidado da MOSCA, e traz seu telescópio para observarmos o céu cambuquirense entre uma sessão e outra. Com orientação do Professor Raoni Vilhena, coordenador do Observatório. Data e horário: Sexta, 21/07 às 19h30 às 21h30 Local: Jardim do Antigo Cinema / Espaço Cultural Sinhá Prado 118


CAFÉ DA MOSCA

Ponto de encontro no período da mostra no salão do Antigo Cassino, atual Espaço Cultural Sinhá Prado. A Chef de cozinha Gabriela Ravello e o chef confeiteiro Alan Combati comandam o bar, café e restaurante da Mosca trazendo o ar das cantinas e doces paulistas. Horários de funcionamento: Quarta, 19/07 às 20h30 Quinta à Sábado, 20 a 22/07 à partir das 16h.

CLUBINHO DA MOSCA

Espaço para desenho e pintura com as crianças após sessões da Mostra Infantojuvenil 1 e Mostra Infantojuvenil 2. Data e horário: Quinta, 20/7 e Sexta, 21/7 às 16h00 Sessão de filmes + Clubinho 119


120


121


Direção: Ananda Guimarães Produção Executiva: Ananda Guimarães | Mariane Goldberg | Frida Projetos Culturais Identidade Visual: Mateus Rios Comitês de Seleção Mostra Brasil: Ananda Guimarães | Lidiane Volpi | Henrique Rodrigues Marques | Henrique de Barros | Bruno Brigo | Vivian Malusá Mostra Internacional: Nancy Korim | Ananda Guimarães | Vinícius Casimiro | Fábio Kawano | Lívia Fusco | Paulo Morais | Lidiane Volpi | Henrique Rodrigues Marques Mostra Infantojuvenil: Teresa Sanches | Ananda Guimarães | Nancy Korim Assistência Comitê de Seleção: Isabella Braga de Luca Reis | Eduardo Henrique Ferreira Vieira | Debora Martins Fiuza Alves Produção de Títulos Internacionais: Nancy Korim Produção de Títulos Brasileiros: Ananda Guimarães e Teresa Sanches Tradução de Legendas: Vinícius Casimiro | Fábio Kawano | Nancy Korim Tradução de sinopses: Laura Melaragno Oficinas: Analucia Godoi | Edna Mara | Felipe Carrelli | Francislei Lima da Silva | Paulo Morais Roda de Conversa: Djalma Ribeiro Jr. Exposições: Allan Félix de Carvalho | Felipe Lemes | Rodrigo Lemes Coordenação de Produção: Ananda Guimarães | Teresa Sanches Coordenação Administrativa: Marianne Alves Assistência de Produção: Henrique Rodrigues Marques | Lidiane Volpi | Yasmin Bidim | Sofia Diniz | Andreza Souza | Felipe Lemes e Larissa Gonçalves Coordenador de Projeção e Cópias: Vitor Romera Assistente de Projeção: Andressa Nowasyk Produção de Som: Antony Eventos | Antônio Carlos da Costa | André Bertolossi Designer (Catálogo e Programação): Camila Bisson Troféu: Natália Vaz Vinheta: Natália Mazon (captação de imagens e assistência ateliê) | Ananda Guimarães (edição) Fotografias: Marcelo Britto Making of: Escadas Produções | Alexandre Félix | Allan Félix de Carvalho Assessoria de Imprensa: Thaís Pereira CAFÉ DA MOSCA Chefs: Gabriela Ravello e Alan Combatti Produção: Laura Melaragno | Luciano Fernandes | Teresa Sanches | Márcia Gonçalves Equipe: Irineu Pano | Pedro Afonso | Thales | Joana | Max EQUIPE ESPAÇO CULTURAL SINHÁ PRADO Direção: Bernadette Guimarães Secretária: Maria José Pano Equipe: Márcia Gonçalves | Lourdes Dantas | João da Costa Batista Net o | Chaianne da Fonseca | Rosimeire Adriano 122


AGRADECIMENTO ESPECIAIS Beatriz Nogueira Guimarães Fernanda Tonoli Maria Ruth (Maria Guimarães Costa) Maíra Colucci Sharen Zancaner

BENFEITORES 11ª MOSCA Amir Labaki | Ana Elisa e Marco Antonio Félix | Ana Paula Lemes de Souza | Ana Silvia Andrade Forgiarini | Antonio Almeida | Auda Maria Simoni | Bárbara Giacomet de Aguiar | Carol Rios | Caroline Cagnatto | Cibele Quinello | Cilene Pereira | Coca e Vanessa Manes | Corina Maria Rodrigues Moreira | Deborah Soares | Eduardo Ratto e Juliana Lika Morishita | Fernanda Tonoli Rodrigo | Francislei Lima da Silva | Hadija Chalupe da Silva | Helio Lemes Costa Jr. | Ivanildo Soares | Ju Clementino | Juan Fiorini | Kelly Cristina Marciano | Larissa Baldissera | Leila do Carmo Lemes | Leonardo Mafra | Maíra Bosi | Maíra Colucci | Margarida Maria Camarini Santos | Maria Antonia Vilhena | Maria Elisa Rodrigues Moreira | Maria Luiza de Rezende e Carvalho Andrade | Mariana Boschiero | Mariana Shiraiwa | Mariane de Biazi Goldberg | Marília Nogueira | Marina Biagioli Manoel | Marina Loffredo Rocha | Maritza e Paulo Sergio Arbex | Mateus Rios | Michel Geraissate | Mônica Guimarães | Nadia Moller | Nancy Hitomi Korim | Pedro Peixoto Curi | Priscila Corrêa Dias Mendes | Rafaella Antiério | Raoni Nogueira de Vilhena | Renata Chagas | Ronaldo Cahin | Rubens Pássaro | Savio Leite | Sebastião Reis | Sharen Zancaner | Sofia Franca Diniz | Tatiana Andrade de Noronha | Vitor Romera | Vivian Ferreira | Vivian Malusá | Wanessa de Cássia | Yasmin Bidim Café Sítio da Serra | Doces Cambuquira | Espaço Naturale Leonardo Mafra – Estética Avançada | Querubim | SPA das Águas | Tulipa Bordados

AGRADECIMENTOS Alexandre Cristófaro | André Bertolossi | Aninha e Reginaldo Pierrotti | Antônio Carlos da Costa | Ariadne Mazzetti | Cibele Quinello | Danilo Pierrotti | Douglas Carvalho | Edina Fujii | Eduardo Ratto | Eliane França Paiva | Fabrício dos Santos Simoni | Francislei Lima da Silva | Glen Hyman | Jameson Savage | Jiddu Pinheiro | Joana Lima | José Luiz Sasso | Juliana Lika Morishita | Leonardo Mafra | Liana Corrêa | Maria Antônia Vilhena | Margarida Camarini | Maria José e Irineu Pano | Maria Lucinda Bento | Mariane Goldberg | Maritza e Paulo Sérgio | Marta e Octavio Ratto | Mateus Rios | Michel Geraissate | Paulo Brasileiro | Paulo Morais | Paulo Tellini | Rafael Campos | Regina Lúcia Sá | Renata Chagas | Rosângela Leite | Sylvio Britto | Thiago Messias | Trumai Vilhena | Vivian Ferreira. Antony Propaganda | B_arco Centro Cultural | CiaRio – Centro de Infraestrutura Audiovisual | CTAV – Centro Técnico Audiovisual | EPTV | Estúdio JLS – Facilidades Sonoras | Fast Internet | Frida Projetos Culturais | Grande Hotel Brasília | Hotel e Restaurante Fazenda dos Anjos | Hotel Santos Dumont | Jornal O Encontro | Mistika | Observatório Centauro | Pousada Realiza | Prefeitura Municipal de Cambuquira 123


124


~

19h00 Abertura: Mostra Brasil 1 Sessão Cambuquira 21h00 Mostra Internacional 1 15h00 Sessão Acessibilidade 1 (audiodescrição)

15h00 Sessão Acessibilidade 2 (libras e legenda descritiva)

16h00 Mostra Infantojuvenil 1

16h00 Mostra Infantojuvenil 3

19h00 Mostra Internacional 2

18h00 Mostra Internacional 4

20h30 Mostra Brasil 2

19h00 Mostra Brasil 5

16h00 Mostra Infantojuvenil 2

21h00 Mostra Brasil 6

19h00 Mostra Brasil 3

22h30 Mostra Internacional 5

21h00 Mostra Brasil 4 22h30 Mostra Internacional 3 00h00 Sessão da Meia-Noite

14h30 Premiação e Sessão de Encerramento

125


Cambuquira, julho de 2017 127


128

Catálogo 11ª MOSCA  

11ª MOSCA - Mostra Audiovisual de Cambuquira de 19 a 23 de julho de 2017 www.mostramosca.com.br

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you