Page 1

01


02


Editorial Expediente

Em sua terceira edição, a revista Belleza Total traz aos seus leitores um conteúdo bastante diversificado. Como matéria de capa, está o modelo e ator Paulo Zulu. Em entrevista em sua pousada na praia Guarda do Embaú, Zulu falou sobre a sua carreira, seus planos futuros e o estilo de vida que leva com sua família na praia paradisíaca.

Revista Belleza Total Ano 1 | nº 3 maio/junho

Editor

Cláudio Roberto Gonçalves

Jornalista Responsável

Ana Maria de Jesus - DRTPR 5316

Comercial Kelly Lima

Colaboradores

Robson Louriel Albuquerque da Silva

A matéria Pedofilia, o Pesadelo Infantil retrata o sofrimento que algumas crianças enfrentam, muitas delas dentro de casa, causado pelos próprios responsáveis. A advogada Márcia Caldas e a sargento Tânia Guerreiro esclarecem dúvidas e dão dicas de como detectar se uma criança está ou não sendo alvo de pedofilia. Outro destaque da revista é a matéria Respeitando as Diferenças. Uma família aponta um dos caminhos que possibilita boa convivência entre pessoas de diversos estilos. A partir desta edição, na editoria Gastronomia, vamos apresentar sugestões de restaurantes para que você conheça diferentes cozinhas. Nesta edição, a dica é o restaurante Maccheroni.

Revisão Ortográfica Mariana Leodoro

Projeto Gráfico e Diagramação Ricardo Mota Jurça

Capa

Paulo Santana

Tiragem

E para você que ainda não participou da promoção Esta é a Minha História, o prazo está terminando. Já recebemos muitas histórias e, a pedidos, a promoção será válida para mais esta edição. No próximo número, o vencedor terá a sua história publicada na revista Belleza Total e ganhará uma TV LCD de 32”. Participe você também.

20 mil exemplares

Impressão Posigraf

Distribuição Gratuita Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. Envie sua sugestão ou crítica para o e-mail:

redacao@bellezatotal.com.br www.bellezatotal.com.br Telefone para contato: 41 3383-6168

Para finalizar, não podemos deixar de agradecer, mais uma vez, o imenso carinho de nossos leitores. A ótima aceitação da revista tem deixado a redação muito animada.

Boa leitura e até a próxima edição.

Cláudio Roberto Gonçalves Editor

03


12

A Psicologia da Obesidade

06 Paulo Zulu 22

Costa da Mata Atlântica

11 Zululand, Natureza e Turistas Integrados 16 Paraná Abastecido Contra a Gripe A 18 O Poder do Rosa nas Makes 19 XXII Crystal Fashion 20 Belleza 24 Barbearia Clube 28 Depois dos 40 38 Exercícios na Terceira Idade


26

Noite de Autógrafos 40 Senta que lá vem História

30 Respeitando as Diferenças

41 Gastronomia 42 Como Saber se Alguém Está Sofrendo um Derrame? 44 Fique por Dentro 47 A Mulher do Século XXI 48 Humor 49 Diogo Portugal

34 Pedofilia


Por: Ana Maria Fotos: Paulo Santana


Paulo zulu

Carioca, radicado na paradisíaca praia Guarda do Embaú, em Santa Catarina, Paulo Cezar Fahlbush - mais conhecido como Paulo Zulu -, é uma dessas pessoas que prezam pela sua qualidade de vida e de sua família. O modelo e ator recebeu a revista Belleza Total para uma entrevista em um ambiente acolhedor de sua aconchegante pousada, a Zululand, administrada por ele e sua esposa Cassiana.

sempre recebeu incentivos de amigos. Aos 28 anos fez o seu primeiro book fotográfico e logo apareceu um produtor para vender o seu trabalho. “Nunca fiz planos para a carreira de modelo, as coisas simplesmente foram acontecendo”, revela.

Como viajava muito, devido aos campeonatos de surf, Zulu perdeu alguns trabalhos publicitários, mas isso até o dia em que levou um ultimato de seu então re Paulo Zulu começou a correr cedo atrás de presentante. “Ele disse que estavam requisitando o meu seus sonhos. Aos 16 anos já era surfista profissional e trabalho e que não conseguiam me encontrar. Se eu não vendia peixes no Rio de Janeiro. A carreira de mode- levasse a sério o trabalho, ele preferia não me representar”, lo não foi programada, tudo aconteceu naturalmente. conta. Após essa conversa, Zulu passou a frequentar mais Com o biotipo ideal para trabalhar como modelo, ele a agência e as festas para trabalhar a sua imagem.


Apesar de ter começado tarde na carreira (a maioria dos modelos começa entre 15 e 18 anos, alguns até antes disso), o modelo alcançou rapidamente o reconhecimento de grandes marcas nacionais e internacionais e frequentou por cinco anos seguidos o famoso circuito da moda: Nova York, Paris, Milão. O seu trabalho foi tão bem aceito que marcas consagradas como Jean Paul Gaultier, Pacco Rabanne, Armani, Hugo Boss solicitaram a sua presença em desfiles. “Eu comecei tarde na carreira de modelo, mas tive a sorte de ter o meu trabalho reconhecido rapidamente”, explica o modelo. Com um currículo respeitável, Paulo Zulu não fez sucesso por pura sorte, mas pelo seu empenho e profissionalismo. Muito requisitado para a área de publicidade, o modelo tem a preocupação de fazer trabalhos apenas para produtos que fazem bem à saúde. “Eu não faço campanhas para produtos que acredite não fazer bem, por exemplo, cigarros e bebidas alcoólitor Manoel Carlos. Entre os seus trabalhos mais cas”, esclarece. atuais está o curta-metragem “Destino Surreal” Atualmente, Zulu está participando do qua- (2009), realizado em Porto Alegre. No papel de dro “Dança dos Famosos”, no programa Domingão protagonista, Zulu interpretou um artista plásdo Faustão, da Rede Globo e, por este motivo, está tico. “Esta experiência foi fantástica, pois tive a ausente de sua pousada. “Devido à minha participa- oportunidade de construir o meu personagem”, ção no programa, vou passar um tempo maior no comemora. Após sua participação no curta, recebeu o convite para fazer uma minissérie pela Rio de Janeiro”, informa. Ulbra TV, também de Porto Alegre. “Voltei a tra No programa, o modelo vai mostrar o seu balhar como ator e, com a exposição da minha talento para dançar vários ritmos e, com certeza, imagem, acredito que novos convites vão apareirá se dedicar tanto quanto em tudo que realiza em cer”, esclarece. Em seus planos está a intenção de sua vida. Também deixará o programa mais bonito voltar a trabalhar em televisão, além de participar de um longa-metragem. e o público feminino ligado na telinha.

08

Mas nem só no campo da moda atua Pau- Infância lo Zulu. O modelo também já esteve presente em Paulo Zulu relata que teve uma infância feliz. novelas globais como “Laços de Família” e “Mu- lheres Apaixonadas”, ambas do consagrado au- Entre as várias brincadeiras com seus amigos, as mais


frequentes eram futebol, bolinha de gude, subir em árvores e menina pega menino. “Eu interagia com os meus amigos, e não era uma infância baseada em videogame e internet. Não era uma infância virtual”, explica, referindo-se a algumas crianças que preferem viver virtualmente.

sente feliz no local em que escolheu para viver. “Eu já morei em grandes centros como Nova York, Alemanha, Paris e Suíça, e descobri que a minha felicidade está aqui”, explica. Para ele, há dois lugares que escolheria para morar: na Guarda do Embaú, onde vive atualmente, e na Indonésia.

uma pessoa bem família. No seu dia a dia, ajuda Cassiana a cuidar dos filhos, treina jiu-jitsu e ajuda no preparo do almoço da família. Isso quando não está trabalhando fora da cidade. “Se estou em casa, gosto de estar sempre perto de todos. Quando viajo, assim que finalizo o trabalho, volto direto para casa”, conta.

Na opinião de Zulu, não Ao ser indagado sobre a é preciso ter muito dinheiro pra escolha da praia Guarda do Em- ser feliz. baú para morar, Zulu explica que dá muito valor à sua qualidade Família de vida e à qualidade de vida de sua família, e garante que se Zulu se define como

Pai de dois meninos, Patrick e Derek, ele se intitula um “pai-polvo”. “Gosto de estar sempre perto deles, participo das brincadeiras e auxílio nos estudos.

Qualidade de vida

09


sem o uso de agrotóxicos, que são consumidas pela família e pelos hóspedes da Zululand. No local, também há um viveiro, onde as galinhas não recebem nenhum tipo de anabolizante. Consciente de que uma boa alimentação é essencial, o modelo sabe que nada pode ser imposto radicalmente. E é este método que adota com os filhos Patrick e Derek. “Eu procuro mostrar para eles a importância de uma boa alimentação, mas também não posso esquecer que eles são crianças e que sentem vontade de comer alimentos diferentes”, explica. Apesar da flexibilidade, ele relata que 80% da alimentação dos filhos é saudável.

Alimentação

10

Aos 18 anos de idade, Zulu passou a adotar um estilo de vida baseado em uma alimentação saudável. Uma das primeiras atitudes foi retirar a carne de seu cardápio. Em sua alimentação não há lugar para refrigerantes, cervejas, gorduras ou qualquer coisa que afete de alguma maneira a sua saúde. “Comecei a ler alguns livros de Allan Kardec e outros deste estilo, através dos quais adquiri conhecimentos sobre diversos assuntos que me levaram a pensar de uma forma diferente e decidir o que eu quero do meu futuro”, explica. Em sua pousada, há plantações de verduras


ZULULAND,

natureza e turistas integrados

Por: Ana Maria Fotos: Paulo Santana

para a prática de surfe, fica a apenas 50km da capital Florianópolis. Sua localização é privilegiada. Para chegar à praia, é necessário atravessar o Rio da Madre, passeio que acontece nos barquinhos dos próprios pescadores locais, que cobram um preço bastante acessível pela travessia. Visitantes mais ousados também podem chegar às areias a nado, caminhando pelas águas - se o nível do rio estiver mais baixo - ou até “de carona” nas pranchas de surfe.

Localizada na belíssima praia do Embaú, no município de Palhoça, em Santa Catarina, a pousada Zululand oferece aos hóspedes uma área de 8.200m². O local é ideal para os amantes da natureza e aqueles que buscam tranquilidade e lazer em um ambiente agradável e aconchegante. Faz parte da estrutura, uma linda área verde com quiosques, piscinas, parque infantil e estacionamento. As unidades da pousada se dividem em standard, luxo, superluxo e master. Os bangalôs, indicados para casais ou famílias de até quatro pessoas, são integrados à natureza e equipados para o conforto e bemestar dos hóspedes. A pousada oferece, ainda, serviços de praia, camareira, massagista e café da manhã, além de restaurante com cardápio ocidental e pratos à la carte. A praia Guarda do Embaú é um vilarejo de pescadores cercado de natureza. Referência nacional

11


A PSICOLOGIA DA

OBESIDADE 12

“Seríamos mais felizes se as pessoas não agissem de forma tão preconceituosa. Eu sofro com o meu excesso de peso desde criança, na escola, com vizinhos, médicos e até pela minha família. É na hora de comprar roupas, passar na roleta do ônibus, arrumar emprego ou sentar à mesa para comer que o preconceito fica mais explícito”, relata Rita de Cássia A. S. Cwikla, 35 anos.

É comum ouvir este tipo de discurso de pessoas que sofrem com a obesidade. Inúmeros são os exemplos de ações sofridas por esse grupo que, na maioria das vezes, sente-se coagido pelo estereótipo de beleza e perfeição imposto pela sociedade. O fator psicológico é considerado muito importante, pois ajuda a amenizar o impacto do preconceito e assim reduzir os problemas físicos e emocionais do obeso.

Por: Robson Louriel Fotos: Robson Louriel Ilustração: Ricardo Jurça

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados pela revista Forbes, o Brasil é o 88º país mais obeso do mundo, com pessoas com o Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 25. Na mesma pesquisa, a OMS relata que há 1,6 bilhão de pessoas com sobrepeso em todo o mundo e 400 milhões são consideradas obesas. Rita de Cássia conta que sempre foi uma criança alta e acima


ceiros. A ansiedade fez com que descontasse todos os problemas na comida. Hoje, Rita quase não sai de casa, porque sempre alguém faz algum comentário referente à sua obesidade, deixando-a constrangida. “A vida do obeso é cara: as roupas custam mais, os problemas de saúde causados pelo excesso de peso fazem a gente gastar mais com remédios e tratamentos. Além disso, prefiro pagar um táxi a ter que entrar e sair pela porta da frente do ônibus”, desabafa.

Rita de Cássia

do peso e as crianças não gostavam de sentar ao seu lado por ela ser gordinha. Em seus relacionamentos, Rita também passou por algumas situações constrangedoras. “Certa vez, eu e meu ex-noivo íamos para uma festa durante o Carnaval, e quando terminei de me arrumar ele disse que a festa não era de Rei Momo”, relata. Rita já tomou fórmulas, chás, suplementos naturais caríssimos e abusou de laxantes na tentativa de emagrecer. Em nenhuma dessas tentativas obteve sucesso. O ganho de peso saiu do controle após seu marido perder o emprego, o que acarretou problemas finan-

A recepcionista Janaína Peixoto da Silva Lopes diz nunca ter sofrido preconceito devido à sua obesidade, mesmo na época em que pesava 146 quilos. A recepcionista se submeteu à cirurgia bariátrica por problemas de saúde há um ano e meio, e já eliminou 55 quilos. “Sempre tive um bom relacionamento com as pessoas e posso dizer que nunca sofri preconceito. Também não tive problemas para namorar”, conta. Mesmo assim, Janaína afirma que com a perda de peso a sua autoestima melhorou, assim como a disposição para brincar com as filhas. Apesar de sofrer preconceitos de várias formas, a empresária do ramo químico, Salete Norack Barbosa, de 41 anos, sente-se muito feliz com o seu peso e diz aproveitar a vida e tirar o que de melhor ela tem a oferecer. “Eu não ligo para o que as pessoas falam de mim, eu uso biquínis, gosto de me arrumar e

Salete Norack Barbosa

13


“A obesidade é uma doença multifatorial em que aspectos hereditários, metabólicos, ambientais, comportamentais e psicológicos interagem de forma que isso desencadeie transtornos alimentares como bulimia, anorexia e ingestão descontrolada de alimentos”, explica. Adelita explica que cada caso deve ser estudado junto com a história de cada indivíduo, pois a sociedade e o ambiente familiar exercem grande influência sobre o assunto. “Por isso são feitos tratamentos psicológicos pré e pós-cirurgia bariátrica, porque a pessoa precisa enxergar a si própria, gostar de si mesma, melhorar a autoestima e conseguir entender a nova vida”. A psicóloga finaliza com uma observação de que, para ela, a violência é um fator determinante para a obesidade. ”Hoje em dia, as pessoas têm medo de sair de casa, as crianças não brincam na rua, e isso acarreta uma vida sedentária posterior”.

Janaína Peixoto me sentir bonita. O segredo para não adoecer psicologicamente é não guardar rancor e mágoa das pessoas”, aconselha. A empresária ainda diz que os gordinhos precisam saber viver e ser feliz sem se preocupar com a opinião alheia.

14

A psicóloga Adelita Castilho Martins da Silva explica que o psicólogo vai sempre buscar o equilíbrio psíquico para que a pessoa esteja de bem com ela mesma, com a profissão, com o corpo, com seus relacionamentos, emoções e sentimentos. “O meio social em que o indivíduo vive é muito importante para a sua autoestima. Caso contrário, pode desencadear a obesidade descontrolada”, explica. Para a psicóloga, a partir do momento que a pessoa se incomoda com seu sobrepeso, ela também começa a se preocupar com o que o outro diz, deixa de fazer as coisas que gosta e fica isolada. Nesse caso, a psicoterapia já é um tratamento indicado.

Psicóloga: Adelita Castilho


PARANÁ ABASTECIDO CONTRA A GRIPE A

Fotos: Divulgação

regionais de saúde que repassam a cretaria de Saúde consiga imunizar todos os municípios”, explica o supe- aproximadamente cinco milhões de rintendente de Vigilância em Saúde, paranaenses. José Lúcio do Santos. Na primeira etapa da vaci Os municípios, por sua vez, nação, que ocorreu entre 8 e 19 de distribuem as doses nas unidades de março, a meta de 80% do Ministério saúde. “Fica a critério de cada mu- da Saúde foi superada, visto que fonicípio criar postos itinerantes para ram imunizados 100% dos profissioque a população tenha acesso facili- nais de saúde envolvidos no controle à pandemia e 95,3% da população “As doses estão vindo aos tado à vacina”, ressalta Santos. indígena. poucos. Esta é a quinta remessa enviada pelo ministério desde o iní- Números A segunda etapa, que é descio da vacinação, em 8 de março. À medida que vamos recebendo as Estima-se que até o final tinada a gestantes, crianças de seis vacinas, descentralizamos para as 22 das cinco etapas de vacinação, a Se- meses a dois anos de idade e porta Chegou ao Paraná mais um milhão de doses da vacina contra a Gripe A. Com esta remessa, o estado recebeu do Ministério da Saúde cerca de 2,4 milhões de doses da vacina. A Secretaria da Saúde já montou uma logística extra de distribuição para que as vacinas cheguem aos municípios.

16


dores de doenças crônicas, foi prorrogada até o dia 23 de abril pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil. Junto com a segunda etapa, começou no dia 5 de abril a terceira etapa da campanha para adultos jovens de 20 a 29 anos. Nesta, que é a maior etapa, serão imunizados mais de 1,8 milhão de pessoas no estado.

menda que se você veio de áreas afetadas pela Gripe A (H1N1) ou teve contato com pessoas oriundas das áreas de risco nos últimos 10 dias e apresenta um ou mais sintomas como febre alta repentina (38ºC), tosse, dificuldade respiratória, dores de cabeça, musculares e nas articulações, a primeira ação a ser tomada é procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima de sua residência. Também é fundamental informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem ou que teve contato com pessoas que estiveram nas áreas de risco.

“Cada etapa é um novo desafio, pois temos que sensibilizar o público-alvo e mostrar que a vacina pode evitar a ocorrência de casos graves da doença. Culturalmente os jovens são mais resistentes à ideia de Em caso de dúvidas, faça contato com a Secretaria tomar vacina. Percebemos isto em 2008 na campanha Municipal de Saúde do seu município. contra a rubéola”, destaca Santos. Os adultos jovens foram os mais atingidos pela doença em 2009 em todo o Brasil, e esta tendência também foi observada no Paraná. “A princípio, a vacinação estava prevista apenas para adultos jovens de 20 a 29 anos. Mas os estudos epidemiológicos realizados na região sul mostraram que os adultos de 30 a 39 anos também estavam propensos a desenvolver quadros graves da doença e por isso a vacinação foi estendida para esta faixa etária em todo o Brasil”, explica. Cuidados devem continuar A nova gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus A (H1N1) devido a mutações no vírus. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa principalmente por meio de tosse, espirro, mãos contaminadas pela secreção do nariz e por secreções respiratórias de pessoas infectadas. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná reco-

17


O poder do rosa nas makes Maquiagens em tons de rosa garantem versatilidade, pois podem transformar um visual em romântico, clean ou sexy. Basta apenas usar a criatividade. A cor vem conquistando cada vez mais adeptas e só acrescenta no visual. “O cor-de-rosa em tons claros, escuros, opacos ou com brilho promete fazer a diferença em qualquer produção”, diz Falks M, maquiador do salão Yes, em São Paulo. “Do rosa chiclete ao pink, a cor está nas sombras, batons e blushes, e pode ser usada em todos os tons de pele. Tons de pele Segundo o maquiador, a cor da pele não interfere na tendência de cores a ser usada. “Não podemos ditar regra do que é bom ou não para cada tom de pele. Tentamos sempre adequar as nuances para compor um visual”. Para não ficar naquele conflito de qual cor é a ideal, Falks dá algumas dicas. Loiras Para aquelas, que têm a pele bem branquinha, Falks indica tons claros puxando para o rosa chiclete ou pink, para que a pele não fique com aparência pálida. “O batom pode ser em tom escuro para dar mais vida ao visual” explica. Negras Para elas a dica é brincar com os tons escuros. Tons como pink e cereja puxando para vinho incrementam qualquer visual. Morenas

18

Essas estão livres para escolher entre a variedade de tons, podem usar e abusar de rosa claro e escuro.

Efeito bocão Uma das preocupações das mulheres na hora de produzir a make é como aumentar ou diminuir os lábios, sem saber o que fica melhor para cada formato de boca. “Quando os lábios são finos, é ideal usar tons de rosa escuro. Essa tonalidade valoriza os lábios”, afirma o maquiador. “Já os tons claros não destacam tanto a produção e são indicados para lábios grossos”. Harmonia Ao fazer uma produção, a busca pela harmonia é essencial. O bacana é poder brincar com as cores respeitando o tipo de pele de cada pessoa. “E nada de combinar as cores de sombra e batom. Isso é coisa do passado”, finaliza Falks.


XXII CRYSTAL FASHION Por: Ana Maria Fotos: divulgação Shopping Crystal Plaza

Doze marcas apresentaram suas coleções: Mixed, BOBSTORE, TNG, Cavalera, Saad, Território, Cori, Triton, Alexandre Herchcovitch, Track&Field, Gazetinha e Mister Jeans/Mario Queiroz. As marcas fizeram nas passarelas um verdadeiro show. Entre as celebridades que desfilaram, os destaques: a modelo e atriz Letícia Birkheuer pela Mixed; a top model Daniela Sarahyba pela BOBSTORE; o ator Sérgio Marone pela TNG; a Miss Brasil Larissa Costa, que se apresentou no desfile da Cavalera com a camiseta do Hospital Pequeno Príncipe; a princesa Paola de Orleans e Bragança pela SAAD; o ator Caco Ricci pela Território; o ator Gustavo Leão pela Triton e a atriz curitibana Letícia Sabatella que representou a Track&Field com a camiseta do Hospital Pequeno Príncipe.

No mês de abril, Curitiba recebeu um dos maiores eventos de moda do sul do Brasil, o Crystal Fashion. Em sua 22ª edição, a badalada semana de desfiles agitou as passarelas curitibanas, que receberam as marcas famosas, responsáveis por revelar as tendências que estarão em destaque na coleção outono/inverno 2010. Os desfiles foram realizados no Shopping Crystal Plaza e estiveram presentes marcas conceituadas que trouxeram modelos e atores famosos no cenário nacional e internacional.

19


ADVANCED HYDRO-LIQUID COMPACT Presente Natura Ekos Buriti

20

Elaborada com tecnologia exclusiva Shiseido, esta base transforma-se num líquido acetinado com o toque de uma esponja, produzindo um acabamento perfeito. A sua utilização regular melhora com eficácia a textura da pele, proporcionando maciez e luminosidade ao rosto, dia após dia. Pó Luminoso Refletor e Pó Óptico melhoram a opacidade, escondem suavemente olheiras, pigmentações irregulares, sardas, linhas finas e poros visíveis.

A linha Ekos traz, em uma embalagem exclusiva em algodão, o kit com hidratante para pernas e pés e um óleo trifásico desodorante corporal.


Tesouros

Para tornar o Dia das Mães ainda mais especial, a Coleção Tesouros traz seis produtos exclusivos. Para o banho, as novidades são o Tesouro em Gotas, com óleos perfumado em formatos de pérola e oval; o Ouro Sabonete Perfumado; e o Estojo Pedras Preciosas, com seis unidades nas cores azul, vermelho e verde.

NORMATEINT FPS20

A Vicky lança NORMATEINT, a nova base anti-imperfeições para pele oleosa com filtro solar, que não se desestabiliza em contato com o óleo natural da pele. NORMATEINT não desmancha e nem deixa a pele escorregadia, conservando a aparência limpa do rosto durante o dia todo. Ao passar NORMATEINT, as imperfeições são corrigidas imediatamente. NORMATEINT possui FPS20.

Personal Care

O mais recente lançamento da Mundial Personal Care chega para agradar as mãos e pés de quem gosta de chocolate. A My Look Choco.Love chega para completar as já existentes três séries Hawaii, Mystic e Rock. O design diferenciado dos produtos e embalagens é o destaque dessas linhas. O Choco.Love não fica para tras. O kit é composto por: lixa para unha em formato de barra de chocolate, bloco polidor em formato de Wafer, alicate My Look e Duplex Baunilha.

Dermo-Repair da Bioage

A Dermo-Repair, da Bioage, desenvolveu um completo sistema de rejuvenescimento facial, composto por 5 estágios de aplicação. O tratamento é baseado no mecanismo de reparação do DNA, um dos grandes pilares atuais para o rejuvenescimento facial. O tratamento age diretamente na manutenção do metabolismo celular. A linha é composta de esfoliante mecânico, máscara para peeling, fluido facial, gel calmante pós-peeling, mousse de aminoácidos e gel creme facial.

21


Fotos: divulgação

Pelo litoral de SP

Costa da Mata Atlântica evidencia a natureza em sua forma plena Que as praias são a grande vedete da Costa da Mata Atlântica, região turística do estado de São Paulo anteriormente conhecida como Baixada Santista, já é bem sabido pelos turistas nacionais e internacionais. No entanto, a região que envolve cidades como Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente começa a despontar ainda mais pelos seus outros atributos: natureza e eventos de negócios.

22

E nesses quesitos, Santos, a mais populosa cidade do eixo, começa a dividir espaço com suas “vizinhas”. Com 33 km de praias de águas claras, Bertioga é reduto de fortes, reservas indígenas e também da Riviera de São Lourenço, um dos

pontos mais badalados do estado. Isso caracteriza o município como um destino inesquecível. Trilhas, esportes aquáticos e aventura não faltam por lá. Um local que ainda preserva sua natureza em prol de uma alta qualidade de vida. Bertioga está na ponta norte da Costa. Seguindo em direção ao centro, nos deparamos com Guarujá, que carinhosamente é chamada de “Pérola do Atlântico”, em virtude de suas praias de beleza incomparável e também pela sua natureza abundante. O seu visual convidativo aos esportes náuticos faz da costa guarujaense um reduto de praticantes de jet ski. Sem falar que a cidade abriga o maior aquário da América Latina, com espécies exóticas.


Depois de Guarujá, é só atravessar a tradicional balsa para chegar a Santos, no centro da Costa da Mata Atlântica. É nela que estão as praias famosas, como Gonzaga, José Menino, Embaré; a Vila Belmiro, com o estádio do Santos FC e o Memorial das Conquistas do time. Além disso, a cidade traz consigo um título no Livro dos Recordes (Guinness Book) pelo maior jardim de praia em extensão do mundo. É em Santos também que o turismo de negócios toma forma mais acentuada. O Mendes Convention Center, principal centro de eventos da região, uma cadeia hoteleira equipada, restaurantes conceituados e boa infraestrutura rodoviária fazem com que a cidade seja alavancadora de realizações corporativas para o destino. Associar o trabalho a um ambiente agradável tem sido o grande trunfo da região.

Praia Grande é a próxima parada e como o próprio nome diz, trata-se de um destino onde a praia é grande mesmo. São 43 km de extensão. Por lá há o Palácio das Artes, a Fortaleza de Itaipu e o Litoral Plaza Shopping. Ainda faltam três cidades que oferecem muitas opções de turismo e belezas naturais. Mongaguá com suas praias de mar aberto tem esportes náuticos, parque ecológico, skate park e muitas outras atividades. Na sequência, Itanhaém oferece pontos de mergulho, pesca, atrativos rurais e reservas ecológicas. Por fim, a charmosa Peruíbe, com cachoeiras, museus ecológico e arqueológico, o Complexo da Lama Negra e Reserva Ecológica da Juréia.

Ao seu lado está a primeira cidade do Brasil, São Vicente, que reúne amantes dos esportes aéreos. Saltar de paraquedas, ousar no parapente são atividades oferecidas. Mas, os menos aventureiros têm à disposição o teleférico que leva os turistas da praia do Itararé até o topo do morro da Asa Delta. Trata-se de um passeio que proporciona uma visão incomparável de toda a orla vicentina e santista. Sul Cubatão está no meio do caminho, evidenciando o encanto da natureza. Hoje, a cidade é referência em preservação ambiental.

23


Fotos: divulgação

Barbearia Clube 24

Conceito bem-humorado da rede de bar- um conceito diferenciado: são voltados ao hobearias cai no gosto dos curitibanos, que gastam mem clássico, sem as frescuras dos salões de beem torno de R$ 50,00 a cada visita. leza – redutos conhecidamente femininos. A Barbearia Clube, franquia curitibana O carro-chefe da barbearia ainda é o traque surgiu em 2007, inaugurou sua terceira uni- dicional “barba, cabelo e bigode”. Mas, outros dade, dessa vez em São José dos Pinhais, região serviços também são oferecidos, como depimetropolitana de Curitiba. Os espaços seguem lação, tratamentos faciais, corporais e podolo-


gia, mostrando que o segmento de estética não é exclusivamente feminino. “O mercado voltado ao homem cresce em torno de 10% ao ano. A necessidade dos serviços existe. O que faltam são espaços adequados a este público", explica a idealizadora e diretora da rede de franquias, Meire Ferreira Pinto. A Barbearia Clube surgiu com a ideia de resgatar a nostalgia das barbearias antigas, proporcionando um ambiente onde os homens sentem-se à vontade e podem cortar o cabelo, fazer a barba ou até um tratamento como a limpeza de pele, sem constrangimento. “A decoração old school, com piso xadrez e cadeira de barbeiro, os petiscos de bar, a geladeira de cervejas premium, os programas esportivos na televisão e uma grande variedade de revistas masculinas ajudam a compor o clima”, detalha Meire. O conceito de serviço voltado ao ‘macho clássico’, sem preconceito e com muito bom humor, caiu no gosto do curitibano. “Os homens chegam buscando pelo básico e, com o tempo, começam a experimentar outros serviços.

Em dois anos, a marca já recebeu diversas solicitações de interessados em abrir novas franquias e está inaugurando seu terceiro espaço. Os novos franqueados, o casal Franciane Michelan Boldrin Vicente Oliveira Neto, escolheram São José dos Pinhais, uma cidade em expansão e com grande potencial. “Não existe nenhum espaço exclusivamente masculino na cidade, que tem um público exigente como os curitibanos. Isso, somado ao fato de oferecermos um serviço especializado, completo, e um conceito bem-humorado, tem tudo para agradar os sãojoseenses”.

25


Fotos: Paulo Santana

26


27


Fotos: Isabel Jurça

DEPOIS DOS 40,

OSSOS MERECEM MAIS ATENÇÃO Alimentação equilibrada e exercícios físicos previnem a osteoporose Nos próximos 15 anos, a população de idosos deverá dobrar de tamanho, saltando para 32 milhões de brasileiros. Com os avanços no diagnóstico e tratamento do câncer e das doenças do coração, a osteoporose se destaca como um mal silencioso que deve ser prevenido já a partir dos 40 anos, principalmente pelas mulheres. De acordo com a doutora Maria Cecília Anauate, médica reumatologista, algumas das recomendações para a prevenção da saúde a partir da meia idade está na prática regular de exercícios físicos, o que também auxilia no combate a osteoporose.

28

“A atividade física regular eleva a densidade mineral óssea e diminui o risco de fraturas. Durante os exercícios, enquanto os músculos estão sendo contraídos, ocorrem também estímulos à formação óssea”, diz a

médica. No idoso, os exercícios físicos não só reduzem a perda de massa óssea, como também auxiliam na prevenção de quedas, já que melhoram o equilíbrio, o padrão da marcha e a consciência espacial. “Os exercícios de impacto e de fortalecimento muscular apresentam resultados mais positivos e devem ser realizados durante 30 minutos, pelo menos três vezes por semana.” A adoção de uma dieta balanceada também contribui para a manutenção e a renovação do tecido ósseo. “Uma dieta ótima para prevenção e tratamento da osteoporose deve incluir ingestão adequada de calorias, cálcio e vitamina D. Todas as mulheres na pósmenopausa, por exemplo, devem consumir em torno de 1000mg a 1500mg de cálcio ao dia. De maneira simplificada, um iogurte desnatado, um copo de leite e uma fatia e meia de queijo contêm cerca de 300mg de cálcio


cada. A suplementação de vitamina D também é recomendada, sendo muito importante a exposição regular ao sol para a síntese da vitamina D no organismo”, diz a especialista. A densitometria óssea continua sendo o método padrão-ouro para avaliar riscos de fratura. Cerca de 70% dos fatores de risco para a osteoporose são fortemente influenciados pela genética. Mas os outros 30% estão relacionados a fatores ambientais e ao estilo de vida, podendo ser modificados. “Como a doença é mais frequente em mulheres do que em homens, a população feminina pós-menopausa deve ser investigada sobre a existência de outros fatores de risco e situações que podem ser responsáveis por uma osteoporose secundária, como o uso de medicamentos corticóides, anticoagulantes, anticonvulsivantes,

além de tabagismo, alcoolismo, risco elevado de quedas e sedentarismo”, alerta a reumatologista.

29


Por: Ana Maria Fotos: Carolina Diaz

Uma pesquisa realizada no ano passado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) revelou que 99,3% dos entrevistados possuem algum tipo de preconceito. Destes, 87,3% são contra a orientação sexual.

30

pessoas, em 501 unidades de ensino em todo o Brasil.

Para combater essa realidade dentro de estabelecimentos de ensino, desde 2005, o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), tem tomado algumas ações para mudar esse quadro. Os números são assustadores, principal- Uma delas é a implantação do programa “Brasil Sem mente porque a pesquisa foi realizada em escolas, Homofobia”. A produção de materiais didáticos esonde se imaginava que o preconceito estivesse pecíficos e a formação de professores para trabalhar ausente. Os números deixam claro que o precon- com a temática também têm sido amplificadas. Seceito enfrentado nas escolas brasileiras é grande. gundo o MEC, mais de 20 mil docentes fizeram curForam entrevistados alunos, pais, professores, di- sos de formação sobre sexualidade de forma a interferetores e funcionários, em um total de 18,5 mil rir em casos de homofobia nas escolas.


Família

Ana Amélia costuma dizer que, além de pais, ela e Jefferson são amigos de seus filhos.

Alguns pais quando descobrem que seus filhos são homosexuais, em um primeiro momento, negam o fato. Há os que acham que os seus rebentos querem apenas viver uma nova experiência, e tentam fazer com que eles mudem de opinião. Outros optam por apoiar e procuram saber um pouco mais sobre o mundo de gays e lésbicas para entenderem melhor essa nova fase dos filhos. Tudo para evitar que eles se sintam excluídos do meio familiar.

Ela conta que, mesmo antes de conversar com a filha sobre a sua orientação sexual, já percebia alguns indícios em atitudes como, por exemplo, a preferência por roupas masculinas e por brinquedos considerados pela sociedade “de meninos”. A mãe aconselha os pais que não tenham preconceito e nem abandonem os seus filhos ao descobrirem que eles são homossexuais. “Eles precisam de amor e apoio da família, porque a rejeição eles encontram na sociedade”, diz. “Quando a pessoa não se assume, com a intenção de manter a aparência, ela não é feliz. Ninguém é feliz vivendo uma vida que não é sua”, completa Alexandra, como é chamada pela família e pelos amigos..

E foi o caminho do amor e do respeito que Ana Amélia L. da C. Vion adotou para que a boa convivência dentro do seu lar continuasse após sua filha assumir-se homossexual. “É preciso respeitar a individualidade de cada um. Dessa forma, a harmonia sempre estará presente no lar”, esclarece. Ana Amélia é casada há 30 anos com Jefferson Segundo Alexandra, há quem acredite que Pedro B. Vion, e é mãe de Anna Alexandra de A. quando uma pessoa se assume homossexual é porL. da C. Vion, 25, que namora Lívia ha três meses.

Anna Alexandra e Lívia

31


gay, Lívia ficou apreensiva quando decidiu contar para seus pais que sua orientação sexual não era a heterossexual. “Eu já tinha um irmão gay assumido, não sabia como seria a receptividade de ter mais um homossexual na família”, relata Lívia.

que sofreu uma desilusão amorosa e, por este motivo, deixou de ser heterossexual. “Eu tive alguns namorados e não sofri nenhuma desilusão. O fato é que eu me sinto mais feliz em relacionamentos com mulheres do que com homens”, esclarece.

32

Alexandra diz se importar somente com a opinião de sua família, e não leva em consideração o que as pessoas de fora pensam. Ela relata que antes de contar a seus pais sobre a sua orientação sexual, ficou apreensiva porque não sabia qual seria a reação de Jefferson. “Eu tinha certeza que a minha mãe entenderia, mas confesso que tinha dúvidas sobre a posição do meu pai”, conta. A reação foi idêntica a da esposa, a de acolher a filha com amor e respeito. “É claro que eu ficaria do lado da minha filha”, afirma Jefferson.

Alexandra é a segunda namorada de Lívia, mas foi ao lado dela que assumiu a sua orientação sexual perante Alexandra com os pais a família. “O dia em que a Lívia contou sobre a sua orien Há três meses, Alexandra tação sexual foi o mesmo em namora Lívia da V. Ricieri, 20, que fui apresentada à sua famíque é tratada como filha pela fa- lia”, conta Alexandra. mília da namorada. “A Lívia, para nós, é como se fosse nossa filha. Lívia revela que, para Ela sabe que pode sempre contar sua surpresa, a sua família receconosco”, diz Ana Amélia. beu bem a notícia e que também trata Alexandra como filha. “Na Lívia é de uma família minha casa todos gostam dela de quatro filhos, dos quais dois e cobram sua presença quando são homossexuais: ela e um ir- fica muito tempo sem visitar”, mão. Como já tinha um irmão entrega Lívia.


um grupo de skinheads. Eles empurraram a sua companheira e Lívia se posicionou diante da situação. O grupo, em represália, espancou Lívia, que teve ferimentos em todo o corpo. Ela denunciou os agressores, que não podem chegar perto dela. Caso isso ocorra, podem ser presos. Curitiba De acordo com relatório divulgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), Curitiba foi a cidade onde mais houve mortes de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis em Preconceito 2009, seguida pela cidade de Salvador. Em número de homicídios, Paraná e Bahia lideram e estão como Questionadas sobre o preconceito da so- os estados mais homofóbicos do Brasil. Segundo o ciedade, Lívia e Alexandra dizem que o que ocorre relatório, foram 198 assassinatos, um aumento de são olhares de pessoas curiosas. “A ação fica apenas 61% em relação ao ano anterior. O levantamento no olhar, as pessoas não costumam fazer comentá- é feito há 30 anos, desde a fundação do GGB. O rios. Mas já sofri preconceito diretamente”, relata grupo revela que o Brasil é campeão mundial de Alexandra. homicídios contra LGBT. Entre os mortos, são 59% gays, 37% travestis e 4% lésbicas. A forma mais agressiva de preconceito que Alexandra sofreu foi na época de faculdade, ao visitar uma amiga que morava em uma pensão. A dona do estabelecimento não quis deixá-la entrar, alegando que o local só poderia ser frequentado por mulheres. Ela chegou a mostrar sua identidade, mas mesmo assim teve a entrada impedida. Alexandra não teve dúvidas, foi até uma delegacia e registrou queixa. O preconceito sofrido por Lívia se fez através da agreção física. Ela conta que estava passeando na Rua XV de Novembro com sua ex-namorada quando foram abordadas por

33


Pedofilia

Por: Ana Maria Fotos: www.sxc.hu Ilustração: Ricardo Jurça

O pesadelo infantil

derada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença, o distúrbio psicológico. Mas no Brasil, mesmo que essa argumentação seja utilizada por familiares e alguns advogados, não encontra respaldo no Código Penal brasileiro e, portan Márcia Caldas, integranto, não serve como atenuante. te do Dedica – Grupo de Defe- A advogada explica que Também não há em nossa legissa dos Direitos da Criança e do atualmente a pedofilia é consi- lação a pedofilia como crime. O A pedofilia consiste na atração sexual de adultos ou adolescentes por menores de 14 anos. O simples ato de sentir desejo sexual, independente de haver ou não a conjunção carnal, já é considerado pedofilia.

34

adolescente –, durante nove anos esteve à frente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Paraná. Ela diz que o assunto é bastante delicado, mas que não pode ser ignorado e precisa ser discutido exaustivamente pela sociedade.


pedofilia e promove palestras sobre o assunto em diversas cidades, relata que é preciso que os pais fiquem atentos para este tipo de amigo, pois o pedófilo é uma pessoa paciente que vai aos poucos adquirindo a confiança da vítima e de seus pais.

que consta como crime são as atitudes cometidas pelo pedófilo, entre elas, o atentado violento ao pudor, o estupro e a pornografia infantil. Diante de tantos casos que aparecem no Brasil e no mundo, Márcia diz que, infelizmente, este crime é antigo. “A pedofilia sempre foi grande no Brasil, mas nunca esteve tanto em pauta. Parte dessa visibilidade deve-se à veiculação dos casos na mídia”, conta. Não é possível detectar se uma pessoa é ou não pedófila apenas olhando. E nem afirmar que a pedofilia está presente apenas nas classes menos favorecidas. “Não podemos relacionar pedofilia à pobreza, ela está presente em todas as classes sociais. Existem pedófilos pastores, professores, psicólogos, advogados, padres, engenheiros, enfim, bem-sucedidos ou não, graduados ou analfabetos”, informa Márcia. Abusos A criança não enxerga no adulto uma ameaça, já que ele faz parte do seu dia a dia, fazse presente em suas brincadeiras infantis e lhe dá agrados como brinquedos e doces. A sargento Tânia Guerreiro, que atua no combate à

O que mais choca a sociedade é que a pedofilia, na maioria dos casos, não é praticada por desconhecidos, mas por pessoas próximas à criança. “É difícil de acreditar, mas na grande maioria dos casos, cerca de 87%, é praticada por pais ou padrastos”, informa. Para Márcia, o pai ou o padrasto abusar da criança já é um caso grave, mas o mais preocupante é que, na maioria das vezes, a mãe sabe dos abusos e por vários motivos não denuncia o seu parceiro. “Algumas mães não querem correr o risco de perder a situação financeira em que se encontram que, bem ou mal, consideram estável. Então, fingem que não percebem a situação que o seu filho ou filha está passando”, indignase. De acordo com a advogada, a maioria das denúncias vem de vizinhos, irmãos da vítima, e das escolas, através das diretoras e pedagogas. “Não é incomum verificar que o pai ou o padastro abuse de mais de uma filha. Aí, quando há a denúncia por parte da família, é a filha mais velha que relata porque não quer que a sua irmãzinha passe pela mesma situação que passou”, acrescenta. A advogada informa que quando existe a denúncia e o pedófilo é preso, algumas mães, em vez de ficarem do lado da criança, costumam culpar a vítima, acusando-a de ter provocado seus parceiros.

35


Castração química A discussão sobre adotar a castração química para os pedófilos no Brasil ainda é muito discutida. Há os que são a favor e os que acham que esse não é o melhor caminho. A proposta chegou a ser encaminhada ao Senado Federal para votação, mas ainda não há uma posição sólida sobre o assunto.

aos pais que fiquem atentos a qualquer mudança no comportamento de seus filhos.

“Se a criança é alegre, expressiva e, de uma hora para outra, retrai-se, começa a ter pesadelos frequentes e cai o seu rendimento escolar, é preciso ficar atento, porque algo de errado pode estar acontecendo, alerta a sargento. Tânia também instrui os pais que não deixem seus filhos dormirem na casa de amigos, tios, padrinhos ou O Canadá, alguns estados dos EUA e al- outros, independente da relação de amizade enguns países da Europa utilizam como punição aos tre as famílias. pedófilos este método. Para a advogada Márcia Caldas, a castração química não resolve o proble- Código Penal ma. Segundo ela, estudos mostram que a castração Em 7 de agosto de 2009, com a Lei 12.015, química não inibe a libido e sim a ereção. houve uma mudança na legislação. A advoMárcia faz uma observação bastante gada Márcia Caldas esclarece que o crime perspicaz, lembrando que a pedofide estupro era considerado somente se lia não é praticada apenas pelo sexo acontecesse a conjunção carnal memasculino. “O pedófilo não se sadiante violência ou grave ameaça. Com tisfaz, necessariamente, através da a alteração da lei, ocorreu a unificação conjunção carnal. E nesse caso não é dos crimes de estupro e atentado vioa ereção que precisa ser combatida, lento ao pudor. As condutas, antes tímas sim a libido. E como faremos picas do crime de atentado violenpara castrar a mulher pedófila?” to ao pudor, foram incorporadas questiona. ao conteúdo do crime de estupro, que passou a ter agora a Cuidados seguinte redação no Código Penal brasileiro: Art. 213. A sargento Tânia Constranger alguém, meGuerreiro alerta que não diante violência ou grave é difícil detectar se uma ameaça, a ter conjunção criança está sendo ou carnal ou a praticar ou não molestada por permitir que com ele se um adulto e pede

36


pratique outro ato libidinoso: Pena – reclusão, de 6 a 10 anos. O conceito de estupro foi, assim, ampliado, pois passa a compreender qualquer forma de violência sexual, qualquer que seja o fim libidinoso em questão. Paraná Estatísticas divulgadas no final de 2008 – não há uma estatística atualizada no Paraná –, informam que a cada seis horas uma criança é vítima de violência sexual no estado. Devido a esses números assustadores, o Governo do Estado implantou um banco de DNA de criminosos, até então o primeiro no Brasil. Quando um suspeito for preso no Paraná, amostras de seu DNA ficarão registradas em um cadastro com seus dados. Se depois disso este suspeito cometer um crime em qualquer lugar do Brasil e deixar vestígios, só será necessário comparar o material genético apreendido nesta ocasião com o material genético já arquivado.

37


Ilustração: Ricardo Jurca Fotos: divulgação

Exercícios na terceira idade são essenciais para uma vida mais saudável Curtir a terceira idade de forma saudável e feliz faz parte dos sonhos de todos os idosos. De acordo com números da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial é composta por aproximadamente 705 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos. Senhores e senhoras de todos os cantos do mundo buscam a receita para alcançar uma vida cada vez mais saudável.

38

Enquanto a “fórmula mágica” para uma vida perfeita não é descoberta, os especialistas recomendam algumas atitudes fundamentais para envelhecer de forma tranquila, livre de problemas físicos e de saúde. Para a especialista em nutrição clínica, Teresina Mendes dos Santos, entre as atitudes recomendadas para uma vida saudável, destacam-se os bons hábitos alimentares e a prática de atividade física regular que, dentre os fatores conhecidos e comprovados, é o que enfrenta maior resistência pelos idosos, devido às limitações que dificultam a


execução dos exercícios. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os trabalhos físicos interferem diretamente para a melhoria da qualidade de vida, pois estimulam sistemas fundamentais do corpo humano, retardando as alterações corporais relacionadas ao envelhecimento. Os exercícios colaboram também para a manutenção da densidade óssea, diminuindo a ação da osteoporose, doença responsável por graves fraturas devido ao enfraquecimento e aumento da porosidade dos ossos. Os exercícios mais praticados por pessoas com mais de 60 anos são a caminhada e a hidroginástica. Além dos exercícios mais conhecidos, o yoga também desponta como aliado no combate ao envelhecimento. “A prática de yoga desenvolve a sensibilidade do praticante, fazendo com que ele tenha maior contato com o seu universo físico, mental e emocional. Sendo assim, colabora para a manutenção de uma boa postura corporal e com a diminuição de tensões neuromusculares, melhorando a concentração e a capacidade respiratória”, explica a bióloga e professora de yoga, Daniela Reis, proprietária do Gaya Yoga Spa.

39


Senta que lá vem história

A LOIRA

FANTASMA Ilustração: Ricardo Jurca

Mas, o taxista era um psicopata tarado, Que estava muito perturbado! Então, ele levou a loira para o matagal... Estuprou e matou a pobre com todo o seu mal!

O táxi parou e a mulher entrou no carro com o rosto coberto... No meio daquele caminho deserto... Pedindo para o motorista seguir em direção ao Cemitério Municipal... Com uma voz misteriosa e nada normal! Chegando na rua nebulosa do cemitério... A mulher disse ao motorista com todo o mistério: “– Pode me deixar aqui, minha morada é um túmulo decente... Mas, você gostaria que fosse diferente...” O motorista então, falou: “– Não estou entendendo nada... Pare de brincadeira, pois já é madrugada!” Então, a moça tirou o seu escuro véu, Que mostrou o seu rosto de um jeito cruel!

Mas, o que ele não sabia... É que a loira pertencia... A uma seita de magia!

A loira assim falou: “– Sou a mulher que você matou com loucura, Que, agora, deseja colocar seu corpo numa sepultura!”

Por isto, o espírito da loira ainda rondava... A cidade como uma escrava! Um mês se passou e o mesmo taxista... Ainda trabalhava na estrada e na pista!

O motorista reconhecendo o fantasma... Teve um ataque de asma... E morreu asfixiado... No seu carro, todo congelado!

Ele estava trabalhando numa noite de chuva e de frio, Que a todos causa um tremendo arrepio! Então, uma mulher com capa preta e escura... Pediu para que o táxi parasse de uma forma dura!

Mas, o fantasma da loira continuou assustando vários taxistas... Porém, sua alma nunca deixou rastros e nem pistas.

Prestem atenção na história que vou contar... Pois este conto é de arrepiar! É uma lenda famosa dos anos setenta... E que até hoje faz sucesso e arrebenta! Lurdes era uma loira muito bonita, Que morava na cidade de Curitiba! Certa noite, ao sair muito tarde... Ela resolveu pegar um táxi sem alarde...

40

Fonte http://www.prdagente.pr.gov.br/modules/conteudo/ conteudo.php?conteudo=153


Gastronomia

Requinte e bom gosto tem nome e endereço Por: Ana Maria Foto: Luis Fernando Frandoloso

Maccheroni

Serviço: Rua: Manoel Eufrásio, 1124 Bairro: Juvevê Cidade: Curitiba Almoço: segunda-feira a domingo Jantar: segunda-feira a sábado Fones para Reservas: (41) 3353-2131 | 3352-7697 Mas não são somente as massas que fazem sucesso no restau- * O restaurante apresenta o serviço de delivery rante. Sopas, batata suíça e frutos do mar são pratos bastante requisitados. Há nove anos no mercado curitibano, o restaurante Maccheroni é uma casa franco-italiana que une filé mignon com massas. Com cardápio diversificado de pratos saborosos, o restaurante atrai frequentadores de toda a Grande Curitiba. O local é ponto de referência para os apreciadores de uma boa gastronomia. Dividido em três ambientes, tem sua decoração interna feita em estilo rústico.

Para a entrada, as opções são muitas, mas as mais pedidas são as torradas com patês e a salada siciliana. Diante de tantas opções, não é difícil ficar com dúvidas na hora de pedir o prato principal. Se por acaso acontecer com você, peça ajuda à Neide ou ao Edison. Eles lhe darão uma excelente sugestão. Em visita ao restaurante, saboreei o prato Steak Maccheroni e posso garantir que o prato, além de belíssimo, é delicioso. Vá conhecer o restaurante Maccheroni. Eu tenho certeza que você não vai se arrepender.

STEAK MACCHERONI

MOLHO:

Responsável pela receita :

250g de creme 50g de molho 01g de estigma de açafrão

Edison Leonel Ribeiro Rendimento: 1 pessoa INGREDIENTES: 01 steak de mignon (280g) Manteiga clarificada Sal e pimenta do reino Tempere o filé com sal e pimenta e grelhe na manteiga.

01 colher de queijo gruyère (ralado) Sal

da em cima do steak.

Leve o creme de leite junto com o molho bechamel para ferver, acrescente o açafrão e o sal a gosto.

Recheie o fundo de alcachofras com uma pasta elaborada com os ingredientes descritos, cubra com um pouco do queijo e leve para gratinar.

Minha sugestão de acompanhamento é uma massa como talharim ou tortelloni verde recheado com ricota.

ALCACHOFRAS:

MONTAGEM:

01 fundo de alcachofras 30g de molho bechamel 01 colher de tomate seco (picado)

Coloque o mignon no centro do prato, disponha o molho ao seu redor e coloque a alcachofra gratina-

DICA DO CHEF:

No restaurante, o que mais pedem é o arroz com batata suíça. E não pode faltar um bom vinho tinto (Malbec).

41


Como saber se alguém está

sofrendo um derrame?

Ilustração: Ricardo Jurca

Socorro imediato aumenta consideravelmente as chances do paciente, diz especialista pital, já que o tempo é fundamen- perder a coordenação motora e tal para se ter um melhor resulta- ainda sentir formigamento em um lado do corpo. No tipo hedo, ssem sequelas. morrágico, além dos sintomas já Segundo a médica, o descritos, geralmente a pessoa atendimento especializado au- sente uma súbita e intensa dor menta as chances do paciente. de cabeça, podendo apresentar “Se uma pessoa receber a medica- vômito e desmaio”, diz a doutora ção adequada dentro de até três Renata Simm. horas a partir dos primeiros sin De acordo com a neuro- tomas, as chances de tratamento logista e coordenadora da UTI, do AVC isquêmico são bastante Renata Simm, há dois tipos de promissoras”. AVC (derrame): isquêmico e hemorrágico. “Enquanto no primei- Os sintomas do AVCI ro caso ocorre uma parada súbita e do AVCH variam um pouco: da circulação de sangue em uma “No acidente vascular isquêmiparte do cérebro, no outro acon- co, a pessoa pode sentir perda de tece um sangramento. Nos dois força em um braço, uma perna casos, entretanto, o paciente deve ou em ambos, pode entortar a ser levado rapidamente a um hos- boca e ter dificuldade para falar, O projeto “Cartilha do AVC”, do Hospital Santa Paula (SP), faz parte da UTI Neurológica que completará um ano em breve e traz informações sobre como prevenir e identificar sintomas de um acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame.

42


43


Fique por Por: Ana Maria Fotos: divulgação

O Boticário recebe prêmio da ABC Pelo segundo ano consecutivo, O Boticário recebeu o Prêmio Reconhecimento ABC, na categoria Produto Acabado, promovido pela Associação Brasileira de Cosmetologia. A empresa foi reconhecida pela qualidade dos produtos que chegam ao consumidor final. A premiação ocorreu no dia 08 de abril, na capital paulista. www.oboticario.com.br

Curitiba ficará

de pernas para o ar

MON expõe fotografias de Martín Chambi

44

Entre os dias 30 de abril e 26 de junho, o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe a exposição Martín Chambi – O Poeta da Luz. A mostra reúne 88 fotografias originais em preto e branco do artista peruano, que é considerado o primeiro fotógrafo indígena latino-americano. O artista retratou, sob ótica singular, a diversidade e riqueza cultural de um povo pouco conhecido na primeira metade do século XX. www.pr.gov.br/mon

Em junho, o Teatro positivo traz a Curitiba o musical Pernas Pro Ar, com a atriz Cláudia Raia. O espetáculo será apresentado nos dias 15 e 16 de maio, no Grande Auditório. De acordo com o diretor geral do Teatro Positivo, Marcelo Franco, a atriz mostrou a intenção de realizar, no local, uma ação social voltada a adolescentes carentes que apresentem talento para a dança. www.teatropositivo.com.br


dentro Diversão e cultura para crianças A Fnac Curitiba promove todos os sábados o Canto do Conto, uma opção de diversão e cultura para as crianças. Atrizes, atores e companhias de teatro apresentam histórias e contos de personagens mágicos como bruxas, princesas, ratinhos e ursos falantes. O Canto do Conto acontece sempre às 17h, no espaço infantil da loja. A participação é gratuita. A Fnac Curitiba fica no Park Shopping Barigui, Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, loja 101. Mais informações pelo telefone: (41) 2141-2000.

Feira Lar & Decoração As tradicionais feiras do segmento de artesanato e decoração, Lar & Decoração e Feiarte – Feira Internacional de Artesanato, este ano terão a organização do Grupo Diretriz. A 27ª Feira Lar & Decoração acontecerá entre os dias 16 e 25 de abril. A 24ª Feiarte – Edição Paraná vai de 14 a 23 de maio. Na Feiarte, o público ainda contará com atrações culturais, com o processo de confecção das peças artesanais e com a grande novidade deste ano: as oficinas de trabalho. Os dois eventos serão realizados no Parque Barigüi. www. feiralaredecoracao.com.br e www.feiartepr.com.br

Autopar 2010

Cinema em 4D no Shopping Grande Rio

A Autopar – Feira Sul Brasileira de Fornecedores da Indústria Automotiva – , terá sua 5ª edição realizada de 09 a 12 de julho, no Expotrade Convention Center, em Pinhais. A feira reúne empresas do setor de autopeças, reparação e reposição que buscam crescimento e fortalecimento de suas marcas no mercado brasileiro. Sete países farão exposição na feira. www.feiraautopar.com.br

O Shopping Grande Rio apresenta em sua programação radical o Cinema 4D. Em uma sala especial de 40m² em forma de iglu, serão exibidos filmes que oferecem uma experiência sensorial aos espectadores, que poderão vivenciar tudo o que for mostrado na telona. A atração custa R$ 8,00 a sessão por pessoa e fica em cartaz até o dia 23 de maio. Fone: (21) 2662-7222.

45


A mulher do século XXI: o preço do sucesso

Ilustração: Ricardo Jurca

Os principais problemas enfrentados pelas mulheres que se dedicam exaustivamente ao trabalho Cada vez mais atuantes e ocupando cargos importantes no mercado de trabalho, as mulheres provocaram uma mudança radical no perfil dos mais variados segmentos profissionais. Paralelamente às alterações, elas começaram a sofrer com diversos problemas relacionados ao estresse e à rotina cansativa. De acordo com o ginecologista André de Paula Branco, é comum dizer que as mulheres trabalham tanto quanto os homens, porém, esta não é uma verdade completa. “Além de enfrentarem jornadas de trabalho tão longas e cansativas quanto as dos homens, as mulheres somam outras funções que, na maioria das vezes, os homens não exercem, como, por exemplo, as tarefas de gerência e organização do lar e cuidados maternais”, explica.

Para o especialista, essa soma de atividades acaba colocando as mulheres em um grupo de risco para os mais variados problemas de saúde. “O excesso de trabalho acarreta em distúrbios de ordens psicológicas e orgânicas. Entre eles, podemos citar os problemas hormonais, cardiovasculares, articulares, dermatológicos, ginecológicos e psicológicos”. O balanço da vida saudável Para a psicóloga Patrícia Olivo Poiani, especialista em terapia cognitivo-comportamental, as mulheres que buscam o sucesso profissional têm por objetivo conquistar o reconhecimento e a valorização pessoal, muitas vezes não encontrados no ambiente familiar. Desta maneira, o excesso de atividades acaba interferindo di-

retamente para que as mulheres não supram suas necessidades pessoais, acarretando, em muitos casos, na diminuição da autoestima. “O tempo que a mulher dedica para cuidar de si mesma interfere positivamente em sua qualidade de vida e no desempenho das atividades exercidas. O trabalho e a família são importantes, mas elas devem arrumar um tempinho para as atividades de lazer, atividades físicas e cuidados com a aparência”, explica a psicóloga. Assim como dra. Patrícia, o ginecologista André de Paula Branco acredita que a “fórmula mágica” para que as mulheres levem uma vida tranquila e sem sustos deve passar irrestritamente pelo respeito a si mesma e, principalmente, pela conscientização de sua família quanto ao importante papel da mulher na sociedade.

47


HUMOR

Ilustração: Ricardo Jurca

DESABAFO

DE UM BOM MARIDO

48

Minha esposa e eu sempre andamos de mãos dadas. Se eu

ficava sempre me dando a entender que eu deveria consertá-lo.

soltar, ela vai às compras.

Mas eu sempre acabava tendo outra coisa para cuidar antes, o

Ela tem um liquidificador elétrico, uma torradeira elétrica, e

caminhão, o carro, a pesca, sempre alguma coisa mais impor-

uma máquina de fazer pão elétrica.

tante para mim.

Então ela disse: “Nos temos muitos aparelhos, mas não temos

Finalmente ela pensou num jeito esperto de me convencer.

lugar pra sentar”.

Certo dia, ao chegar em casa, encontrei-a sentada na grama

Daí, comprei prá ela uma cadeira elétrica.

alta, ocupada em podá-la com uma tesourinha de costura.

Eu me casei com a “Sra. Certa”. Só não sabia que o primeiro

Eu olhei em silêncio por um tempo, me emocionei bastante e

nome dela era “Sempre”.

depois entrei em casa.

Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não

Em alguns minutos eu voltei com uma escova de dentes e lhe

gosto de interrompê-la.

entreguei.

Mas tenho que admitir a nossa última briga foi culpa minha.

- Quando você terminar de cortar a grama, eu disse, “você pode

Ela perguntou: “O que tem na TV?” E eu disse: “Poeira”.

também varrer a calçada”.

No começo Deus criou o mundo e descansou.

Depois disso não me lembro de mais nada. Os médicos dizem

Então, Ele criou o homem e descansou.

que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da da vida.

Depois, criou a mulher. Desde então, nem Deus, nem o homem,

O casamento é uma relação entre duas pessoas na qual uma

nem o mundo tiveram mais descanso.

está sempre certa e a outra é o marido...

Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher

Poema de Luís Fernando Veríssimo


DIOGO PORTUGAL:

um legítimo “curitibóca”

Por: Ana Maria Foto: Thatiana Bueno

Versátil, criativo e rápido de raciocínio. Es- Agenda tas são algumas das habilidades do comediante Dio- go Portugal, um dos precursores do stand up come- Com uma agenda cheia , ele se apresenta dy, a comédia de cara limpa. por todo o Brasil. Além disso, Há mais de 15 anos ele faz a grava um quadro de humor para exigente plateia curitibana rir. a televisão. O humorista, conhePor aqui, ficou conhecido com cido internacionalmente, já realiimitações de personalidades zou turnê no Japão. Com textos locais e com um personagem próprios, Diogo procura sempre específico, o “boy”. conhecer particularidades das cidades onde se apresenta, para Sobre seu sucesso incorporá-las ao seu texto. “ Ser no Brasil, Diogo tem conscicomediante é um trabalho diário, ência de que as com a necessidade constante de participações em ter uma piada nova”, enfatiza. programas de televisão, como o Orgulho de ser curitibano quadro O Pistolão, no Domingão Diogo nasceu em Curitiba e pertence a uma do Faustão, e no família tradicional da cidade. Seu avô paterno, CloPrograma do Jô, thario Portugal, foi governador do Paraná e hoje é impulsionaram nome de rua. Para os turistas que visitam a cidade, sua carreira. A Diogo indica todos os parques, uma visita a Morreinternet também tes de trem e colocar em sua programação a noite ajudou a propacuritibana. gar seu nome. No website YouTube Em sua opinião, é uma pena que grande seus vídeos cheparte dos artistas locais tenha que sair de Curitiba garam a ter 15 em busca de reconhecimento. Para ele, a cidade é milhões de acessos. a melhor para se viver. Há coisas que ele vê em ou tros lugares e que aqui são difíceis de acontecer, por Talentoso, ganhou vários prêmios para exemplo, jogar bituca de cigarro da janela do carro. comediantes, como o Festival Prêmio Multishow. Entre seus feitos está a curadoria e a idealização Como não podia deixar de ser, faz uma piado Risorama, projeto que faz parte do Festival de dinha: “Curitiba é uma ótima cidade, exigente, meio Curitiba e que traz alguns humoristas que estão em inglesa e tem um humor sarcástico. É uma cidade modestaque no momento. delo: basta olhar para o prefeito, aqui até ele é bonito”.

49


50


51


Revista Belleza Total - Ed. 03  
Revista Belleza Total - Ed. 03  

Paulo Zullu

Advertisement