Page 66

A política social de Vargas, portanto, precisou incorporar ações dirigidas à necessidade dos trabalhadores, uma exigência para firmar a solução de compromisso com as massas. Como a grande maioria dos pobres padecia diante da crônica crise habitacional existente, a questão da habitação para as classes trabalhadoras despontou como uma nova demanda social e as soluções para o “problema da favela”, preconizadas por Agache, não encontravam mais o respaldo político necessário. Essa mudança significativa na postura do governo em relação aos setores populares é sintetizada por Silva e Barbosa (2005) quando dizem que:

“[Na] década de 1930 [...], [o] regime autoritário populista será o mote principal [...] uma nova postura do governo em relação aos setores populares [...], pois a política industrialista e urbanizadora via um trato com os pobres uma de suas bases de sustentação [...]. [...] Pela primeira vez, as favelas são incluídas no plano das intervenções do poder público [...]. [...] Afirmou-se um discurso estatal centrado na necessidade de melhorar as condições de vida dos favelados, oferecendo-lhes moradias dignas, higiênicas e, ao mesmo tempo, uma educação ‘civilizadora’” (p.35).

Ainda assim, o Plano Agache teve algum impacto sobre a cidade, pois algumas obras, como a abertura, pavimentação e melhoria de ruas e avenidas, foram realizadas, o que acabou por retirar mais gente pobre da área central da cidade e, consequentemente, incrementar ainda mais a referida crise habitacional, da qual, como vimos, a favela foi um desdobramento. Porém, se a Revolução de 1930 deixou o Plano Agache sem o necessário respaldo para continuar, o debate sobre o que fazer com a favela não só permaneceu como passou a exigir maior atenção, pois as mudanças de direção na economia e na política brasileiras, como dito, também intensificaram o fluxo migratório em direção às cidades.

64

memória e identidade dos moradores de nova holanda

Profile for Mórula Editorial

Memória e Identidade dos Moradores de Nova Holanda  

O livro “Memória e Identidade dos Moradores de Nova Holanda” faz parte de um projeto mais amplo e ambicioso: apresentar a história e memória...

Memória e Identidade dos Moradores de Nova Holanda  

O livro “Memória e Identidade dos Moradores de Nova Holanda” faz parte de um projeto mais amplo e ambicioso: apresentar a história e memória...

Profile for morula
Advertisement