Page 1


Mensagem Inicial O que quero ser quando crescer? Ah! Eu quero ser juíz, dentista, cantor, ator, astronauta, jornalista, empresário, turismólogo, motorista de caminhão, músico, modelo... eu quero ser, eu quero ser... escritor de artigos históricos, arqueólogo, professor. Historiador. Eu quero ser grande. Encontrei o amor verdadeiro, sei que é amor por que não passa. É nela que penso o dia todo, é por ela que me apaixono, por suas memórias, relatos e encantos. É por ela que enlouqueço, choro, me desespero, e torno a me apaixonar; por que é por causa dela que consigo ver o mundo com outros olhos, em seu silêncio, na sua sutil indiferença, na sua voz a ecoar dentro da minha cabeça. Decidi unir-me a ela pela vida, decidi perder-me num mundo desconhecido, que talvez jamais o compreenda por inteiro, e, assim, consumir os meus dias na busca interminável da compreensão do mundo de respostas achadas e perdidas; o meu mundo, a História.

Os formandos do curso de História da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – 2013.1, em especial. _______________________________________________________________________ Sentir-se-ão honrados com a presença.


Solenidades Descerramento da Placa Dia 09 de setembro de 2013, às 09h Sala C4, Setor II - Campus da UFRN, Natal/RN Aula da Saudade Formal Dia 09 de setembro de 2013, às 10h Sala C4, Setor II - Campus da UFRN, Natal/RN (Exclusivo para formandos e professores)

Aula da Saudade Informal Dia 09 de setembro de 2013, às 18h La Mouette Recepções Rua Jaguarari, 2630, Natal/RN (Exclusivo para formandos e professores) Colação de Grau Dia 11 de setembro de 2013, às 19h Auditório da Reitoria da UFRN Campus da UFRN, Natal/RN Ato Ecumênico Dia 12 de setembro de 2013, às 19h Capela do Campus - Campus da UFRN, Natal/RN


Autoridades Administrativas Reitora: Ângela Maria de Paiva Cruz Pró-Reitor de Graduação: Alexandre Menezes Diretor do Centro (CCHLA): Herculano Ricardo Campos Diretora adjunta: Maria das Graças Soares Rodrigues Chefe do Departamento: Roberto Airon Silva Coordenadora do Curso: Juliana Teixeira Souza Professores Homenageados Arthur Torquato Aurinete Gibrão Carmen Alveal Durval Muniz Fátima Martins Margarida Dias Mariano Azevedo Raimundo Nonato Renato Amado Wicliffe Andrade Patrono: Nossos Pais Paraninfo: Crislane Azevedo Juramentista: Ruan Silva Aluno Orador: Flávia Ribeiro


A Deus Desde o início de nossa caminhada Tu estavas conosco. Dias e noites se passaram. Vitórias foram conquistadas. Derrotas foram superadas. Amizades nasceram. Conhecimentos foram adquiridos... Mesmo quando trocávamos Tua presença em detrimento de nossos livros, ou quando lágrimas caíram de nossos olhos e nos achávamos incapazes de vencer os obstáculos, Tu estavas conosco. Sustentastes-nos até o fim. A Ti, Pai de amor, nossa eterna gratidão. Oferecendo-te a vida, o amor, a felicidade e a vitória por mais esta graça alcançada. Muito obrigado, Senhor.


Aos Amores e Filhos Se hoje comemoramos uma conquista, esta se deve àqueles que estiveram ao nosso lado em todos os momentos, que fizeram de nossos sonhos os seus próprios e de nossos objetivos a sua própria luta. Queremos compartilhar a nossa vitória com vocês, pessoas tão especiais, que não pouparam esforços para que o sorriso que hoje trazemos no rosto fosse possível. Aos nossos familiares e amigos, que nos ofereceram sempre o melhor que puderam nos dar, através de seu olhar de apoio, de sua palavra de incentivo, de seu gesto de compreensão, de sua atitude de segurança, mesmo quando nos veio o desânimo. Aos nossos filhos, que são o reflexo de todo o nosso esforço e luta. Aqueles que têm o dom de alegrar qualquer momento de fraqueza com um simples sorriso “banguelo” e nos encher de forças para seguir em frente, em busca de mais vitórias. Para todos aqueles que nos momentos importantes suportaram nossa ausência, nos dias de fracasso respeitaram nossos sentimentos e enxugaram nossas lágrimas, se hoje estamos aqui é porque vocês acreditaram em nosso potencial e caminharam ao nosso lado. A vocês dedicamos essa vitória, que é NOSSA. Muito obrigado!


Aos Amigos Construímos ao longo de quatro anos e meio de curso, uma amizade que passou por todos os nossos posicionamentos, da esquerda à direita, das minorias à maioria, sem que isso, no entanto, deixasse que o sentimento de respeito fosse, em algum momento, enfraquecido. Nem tudo foram flores, é verdade. Discutimos, debatemos, sofremos de certo modo de uma “opinite” aguda, mas que festeja a divergência entre pessoas tão singulares, que hoje estão se formando. Os sujeitos que se fizeram presentes nesse período, com todas as suas falhas e grandiosidades, se tornaram verdadeiros amigos e, por mais que nos distanciemos, por quaisquer circunstâncias da vida, nos lembraremos sempre do que foi vivido enquanto turma e também enquanto grupo. Ficarão na memória todos os momentos bons, mas também os difíceis, aqueles de crises que só conseguem sercuradas com um ombro amigo, que te compreende. O afago celebra o sentimento construído durante um tempo em que nossos objetivos comuns foram alcançados e ficarão eternizados.


Aos Pais Nossos olhares encontraram-se pela primeira vez... Comemoraram nossas primeiras palavras, nossos primeiros passos, nossas primeiras conquistas. Houve momentos incertos, ausências inesperadas, talvez. Mas a certeza de dias melhores e o apoio de alguém sempre estiveram presentes. Hoje somos corações orgulhosos e vibrantes. Vocês estavam lá. Também, houve momentos de desânimo, não vamos negar. Mas o ombro se fez amigo e a mão firme se fez presente. Já não importava mais, mesmo quando não merecíamos, alguém sempre esteve lá...Todos os conselhos, as escolhas e a coragem, toda a inspiração, os espelhos de nossas vidas. Os acertos e os erros, ali, caminhando juntos. A raridade do afeto verdadeiro. O riso alegre, as lágrimas da vida, a rigidez do caráter... Seja na força de uma mãe que carregara o pouco que tinha com seus filhos debaixo das “asas”, seja pelas mudanças de origens, ou por saber que a severidade e disciplina de um pai fora fundamental para entendermos quem somos hoje. A inversão de papéis. De origens humildes, dos lugares distantes, daqueles que já se foram, mas que carregamos conosco num lugarzinho especial. Mistura. Carregamos em nós mais que fatores sanguíneos, carregamos mistura de almas. E que a representatividade desse amor não exclua os que também estavam ali, bem perto... Aos nossos irmãos e irmãs, tios e tias, primos e primas, avôs e avós, padrinhos e madrinhas e aos demais, que de alguma maneira, nos ajudaram: Um muito obrigado! O hoje nunca foi tão perceptível... Somos o resultado de todos os esforços desempenhados por todos vocês. E a vocês, nossa vitória.


Amandinha

Andinho

Tutu

Caiozito

Cesinha

DadĂĄ

Dieguinho

Coquinho

VevĂŠ

Fagninho

Felipinho

Tatinha

Gabi

Nina

Leco Leco

Lila

Cellynha

Masinho

Marizinha

Monique

Riminho

Ruanitto

Sam

Sarinha

Zade

Titoio


Aos Mestres

Embora a vida seja um eterno aprendizado, não podemos nos esquecer daqueles que nos ajudaram a construir quem hoje somos profissionalmente. Que nos auxiliaram na construção do nosso sonho... Aos mestres, não tão somente um obrigado, mas sim, o reconhecimento da grandeza de seus ensinamentos, da competência de estar ao lado, da força no dia-a-dia, da mão amiga dos que estiveram ali, acreditando em nossas escolhas. Vocês foram nossos guias nesse longo percurso, exemplos de dedicação e esforço. Os momentos que juntos passamos- ainda que seja piegas, ficarão em nossas lembranças, assim como o sentimento da vitória, pois não conseguiríamos chegar aqui, hoje, em tempo presente, sem vocês, professores/mestres da vida. Que o trabalho realizado nesses anos, perdure em nosso atuar. Que a responsabilidade por nos ensinar, a crer, a ser, perpetue nas próximas gerações. À você, mestre-amigo, mestre-irmão, mestre da vida, todo o nosso carinho, respeito e gratidão. Que possamos sempre fazer história(s)...

Aos Funcionários

Agradecemos aos bolsistas, funcionários terceirizados e efetivos por toda dedicação ao ambiente universitário, que nos proporcionou as condições de atuar e aprender. Parece-nos ser o costume deixá-los em segundo plano, mas como seria isso possível? Dentro de um ambiente em que cada um exerce uma função, a que vocês desempenham dentro deste universo não pode ser ignorada. Se hoje estamos aqui, o êxito também é de vocês. Nossos sinceros, muito obrigado!


Amanda da Cunha Conrado

Edmar de Araújo Conrado Paula Frassinete Dantas da Cunha Conrado

Liliane Tereza Pessoa Cunha Ricardo Cunha Tereza de Lisieux Pessoa Cunha

Arthur Rodrigues Fabrício Márcio de Assis Fabrício Edilene Rodrigues da Silva

Caio Rodrigo Carvalho Lima Francisco Tarcísio Campelo Lima Míriam Maria Carvalho Lima

Felipe Alves Paulo Cavalcanti José Alves Cavalcanti Beatriz Alves Paulo Cavalcanti

Rimylles Fabrício Alves da Silva Reinaldo Paulo da Silva Maria de Fátima Alves da Silva


Anderson Silva de Mendonça Elizabeth Silva de Mendonça Manoel Nery de Mendonça

Leonardo Cruz Pessoa Olavo Alves Pessoa Terezinha Cruz Pessoa

Fernanda Crystynny dos Santos Pereira Francisco Gomes dos Santos Antônia Lúcia dos Santos

Gabriela Cavalcanti Macêdo Ney Dantas de Macêdo Rosiane de Araújo Cavalcanti

Janaína Porto Sobreira Maria José Porto Sobreira Valfredo Olinto Sobreira

Monique Maia de Lima Ednaldo de Lima (In Memorian) Francisca das Chagas Maia


Dayane Julia Carvalho Dias Ant么nio Martins Dias Maria Dalva de Carvalho Dias

Samara Lyra de Carvalho

Adailton Barroso de Carvalho Maria dos Prazeres Lyra de Carvalho

Evelyne Rodrigues da Silva Expedito Vicente da Silva Filho Lenilza Rodrigues dos Santos.

Fagner David da Silva Jos茅 Francisco de Sena Maria Herminia da Silva

Fl谩via Emanuelly Lima Ribeiro Everaldo Afonso Ribeiro Maria Cleonice Lima Ribeiro

Vit贸rio Aquino da Silva Nerias Francisco da Silva Elza Maria Aquino da Silva


César Zandonai Barros Camilo Júlio César Carneiro Camilo Maria da Conceição Lira Barros Camilo

Sérgio Luiz da Silva Natália Maria Conceição

Marinésio Manoel de Freitas Junior

Marinésio Manoel de Freitas Maria do Rosário de Fátima Cunegundes de Freitas.

Mariza Rejane Álvares Francisco Josué Filho Maria da Paz Soares Álvares.

Sheerazade Rodrigues Santos Álvaro dos Santos Maria de Fátima Rodrigues de Almeida


Diego Bezerra de Souza Nunes Francildo de Souza Nunes. Djanice Maria Bezerra Nunes

Ruan Kleberson Pereira da Silva José Pereira da Silva Maria Solange Nunes da Silva

Diugo de Farias Pimenta Iranildo de Carvalho Pimenta Olga Suely de Farias Pimenta

Marcelly Inácio da Costa Maurício Delfino da Costa Eliane Inácio da Costa

Sara Angélica de Carvalho

Luiz Bezerra de Carvalho Filho Maria Elima Tomaz Nascimento de Carvalho


Mensagem da Comissão Ao longo da nossa caminhada fazemos e iremos fazer escolhas que sempre repercutirão em nossas vidas, pois somos o reflexo daquilo que achamos que é o correto para nós. A partir das escolhas, construímos uma trajetória e amadurecemos. Passamos por vários momentos bons (felizes e enaltecedores) e ruins (porque não dizer difíceis), mas hoje já não somos mais os mesmos. Conquistamos amigos que ficarão guardados nos nossos corações e outros que não pretendemos perder o contato. Certamente em algumas ocasiões existiu insegurança, dúvidas e pequenos atritos, mas é certo que tentamos fazer o melhor. Nessa nova fase que nos espera, estamos cheios de expectativas e dúvidas. Mas com a certeza de que seremos historiadores conscientes da importância que teremos para com a sociedade. Hoje é o fim de uma etapa e o início de outras. Por isso, lembrem que o importante é seguir em frente para atingir o nosso ideal, buscando ser humilde e lutando sempre para que possamos vencer os obstáculos da caminhada da vida. Essa vitória é um momento esperado não só por nós, formandos, mas por todos os familiares e amigos que acreditaram no nosso potencial e pelos nossos professores, a quem devemos tantos ensinamentos. Esse é um momento único, inesquecível. Enfim, gostaríamos de agradecer a todos que contribuíram para a concretização desse momento. À Comissão.


MensagemFinal Chegamos ao final de uma etapa de nossas formações, mas isso não quer dizer que as nossas batalhas cessaram, elas estão apenas começando. O orgulho por estarmos saindo dessa etapa vitoriosa confunde-se com a emoção de estarmos realizando um sonho. Nessa caminhada dos sonhos, nossos passos foram incertos, mas encontramos a determinação necessária para alcançá-los. A todos e todas que fazem parte dessa trajetória, nosso agradecimento ao companheirismo, amizade e dedicação.


Mensagem do Formando

Este convite, com todas as correções ortográficas (textos, nomes de formandos e respectivos pais), foi revisado e aprovado pela Comissão de Formatura.


Cerimonial & Eventos

Rua Cel. JosĂŠ GuimarĂŁes, 213 | Lagoa Nova | Natal/RN Fones: (84) 3206.0033 | 8817.9262 | 9654.8989 contato@premiercerimonialeeventos.com.br www.premiercerimonialeeventos.com.br


Convite Historia  

Convite História UFRN 2013.1

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you