Page 1


02


03


04


05

Bate bola com “Toninho Lopes”

nível federal desde então, obteve êxito, conquistando à cidade, expressiva verba, estimada em R$ 1.000.000,00, utilizada em obras de caráter emergencial, atendendo o segmento de Infraestrutura municipal, outra grande prova de seu trabalho perante a comunidade. Foi a primeira vez que isso se deu na recente história de Franco da Rocha.

QUEM É - Popularmente conhecido como Toninho Lopes, chegou a Franco da Rocha há mais de três décadas, oriundo de Buíque/ PE, estado de origem. No município de Grande SP foi onde passou a juventude, de pronto se engajando nos acontecimentos sociais e políticos da cidade, sobretudo atuando junto aos clubes de futebol – grande paixão. Isso patrocinou-lhe amigos e admiradores, haja vista sempre elevar, por intermédio de eventos ligados à modalidade, o nome de Franco da Rocha em torneios locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. FAMÍLIA - Casado com Vanderli, bancária aposentada pela Caixa Econômica Federal com quem tem dois filhos (Júnior e André). MILITÂNCIA - Toninho Lopes deu início à sua militância política em 1992, eleito obtendo a segunda maior votação naquele pleito. Três anos se passaram e foi guindado pelos membros do colegiado à condição de Presidente da Câmara Municipal, fazendo prevalecer sua atuação e inquestionável liderança política. No exercício do cargo, instituiu a lei que deu fim à aposentadoria de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. Foi autor do projeto “Renda Mínima”, mais tarde renomeado como “Bolsa Família”. Pela iniciativa que sempre demonstrou na qualidade de representante da comunidade diante do parlamento, fez com que dezenas de bairros tivessem cerca de 75 ruas pavimentadas. Bem relacionado em

RETROSPECTO - Em 96, foi candidato a prefeito, arrebanhando milhares de votos, terminando em segundo lugar. Dois anos se passaram e Toninho Lopes se candidata a Deputado Estadual, onde obtém outro número excepcional de votos, o que fê-lo no candidato mais votado em relação aos demais que disputavam o mesmo cargo na cidade. Em 2004, novamente sai candidato à Prefeitura. Recebe mais de 13.000 votos e fica em segundo lugar. Em 2008, foi reconduzido à Câmara Municipal, figurando como um dos vereadores mais votados da atual legislatura. ATUAÇÕES - O senso de liderança permaneceu vivo em meio às suas ações legislativas, tanto que reforçou os contatos com deputados estaduais e federais, tornando-se combativo parlamentar com vistas à obtenção de emendas orçamentárias em prol da cidade e necessárias ao seu desenvolvimento. Estimativamente, nesses primeiros dois anos de mandato, já conseguiu, por intermédio dessas fontes, repassar aos cofres da municipalidade valores que alcançaram R$ 2.000.000,00. Recorde conquistado por um vereador local em termos de obtenção de emendas para investimentos em Saúde, Educação, Esportes, Pavimentações e Serviços Correlatos. LIDERANÇA - Além de constar como presença atuante no parlamento municipal, Toninho Lopes vem atuando em várias Comissões Permanentes do Poder Legislativo, tendo papéis decisivos no sentido de permitir, pelo viés legal, o desenvolvimento sustentável do município de Franco da Rocha. Incontestável no papel aglutinador de forças dentro do Poder Legislativo, lançou-se a presidente da Casa de Leis, tendo sido eleito mediante uma votação consagradora – dos 11 votos possíveis, obteve dez, o que confirma se tratar de uma personalidade política que goza de grande respeito em meio aos

pares e que a partir de 1º. de Janeiro de 2011, ocupará o importante cargo perante a Câmara Municipal, sob a árdua tarefa de bem conduzi-la. VISÃO - Veja, nunca é demais recordar que a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento é de nossa alçada. Temos de trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo as reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito. Mas dá para fazer mais. Precisamos pensar de uma forma mais abrangente. Não adianta ficarmos restritos a essas obrigações. Se quero fazer política, esta deve ser de resultados, perfeito? Que resultados? Simples. Ao mantermos contatos com nossos deputados – e estou pra ver vereador que não seja ao menos procurado por deputados em momentos eleitorais – que tenhamos a determinação de não apenas empenharmos palavra, dedicarmos apoio mas sobretudo cobrá-los quanto aos repasses, emendas junto aos orçamentos (estadual e federal). Não podemos oferecer o povo, a nossa reputação sem que efetiva e praticamente tenhamos algo em troca que beneficie o próprio povo. MENSAGEM - Que a cidade possa confiar no meu trabalho, pois teremos, nesses próximos dois anos, um parlamento forte, unido e responsável. Cada vereador que figura nessa legislatura tem o seu devido valor aos olhos dessa presidência que está chegando. Respeitaremos os espaços e vamos trabalhar para com os interesses do município. Quem quiser seguir-nos será bem vindo. Como também respeitaremos os que por um ou outro motivo, pensarem diferente. Temos de pensar a cidade como algo mais pujante, promissor. O prefeito tem feito uma estrutura interessante mas isso só apresentará resultados futuros caso todos, indistintamente, entendam que a união dos poderes será de fundamental importância para dar seqüência a esse promissor caminho. Sei de minhas responsabilidades por vir. E espero que todos também cuidem de cumprir com as suas. Ótimo fim de ano a todos os francorrochenses, maravilhoso 2011. O trabalho não vai parar. Aliás, será muito mais forte ainda. Obrigado a todos!


06


07

2010 - um ano maravilhoso e marcado por grandes conquistas populares O encerramento do ano de 2010 mereceu considerações da parte do vereador Toninho Lopes. Eleito pelo Democratas, assumiu o cargo, figurando como membro de importantes Comissões Permanentes na Câmara Municipal. Ao mesmo tempo, contribuiu com vasta argumentação e opiniões fortes para o crescimento do parlamento, de maneira que ganhou a admiração e respeito dos pares. Foi eleito, praticamente por unanimidade (houve uma abstenção), para presidir o Poder Legislativo no biênio 2011 – 2012. De forma muito simples, qualificou os 12 meses como “maravilhosos e assinalados por várias conquistas populares”.

De fato, após breve retrospectiva, 2010 foi um ano muito promissor ao vereador, assessoria e mesmo à comunidade. Resultados cuidaram de sacramentar e sustentar isso. “Tivemos, como era de se esperar, os desafios naturais. Todos sabemos das grandes dificuldades que existem na cidade. Mas uma coisa que precisa ser evidenciada é a coragem, a determinação e o interesse em fazer o melhor. Não dá para saber que os problemas existem e cruzar os braços. Nada cai do céu”, ensina Toninho Lopes, do alto de sua experiência.

Mediante contatos com os deputados que representa na cidade (Jorge Tadeu – federal e Roquinho Barbieri – estadual), negociou e obteve recursos para recapeamento asfáltico de 12.000m² de ruas, interligando os bairros São Benedito ao jardim Cruzeiro e do jardim Cruzeiro à vila Rosalina.

Vereador de toda a cidade, pensou longe e conquistou outros recursos para reformar, em sua totalidade, o Centro Cultural. Pedidos de urbanizações em vielas, muros de arrimos, praças, iluminação, lombadas, sinalizações, construções de escolas e postos de saúde são atitudes corriqueiras no mandato do vereador que quer mais. “Quero mesmo. No final de novembro, remeti ao gabinete do deputado federal Jorge Tadeu, em Brasília, o Ofício 106/2010, rubricado, inclusive, pelo prefeito Marcio Cecchettini, onde solicito novas verbas para dar seqüência aos serviços de recapeamento em bairros populosos e necessitados desse tipo de serviço, como o jardim Cruzeiro, vilas Rosalina, Rosa, Lanfranchi e parque Monte Verde. É um novo desafio que terá total acompanhamento deste vereador. E enquanto tramita essa reivindicação, estarei o tempo todo na Assembléia Legislativa, no Senado Federal, enfim, perante os ministérios, buscando recursos para Franco da Rocha”, informa.

Chamado a apresentar os resultados práticos de sua gestão, Toninho destaca, em especial, o cumprimento de um compromisso que vinha desde o ano de Toninho Lopes e Jorge Tadeu - Recursos 1996, quando levou ao populoso bairro do jardim Cruzeiro e imediações, o asfalto. Foi feito uma capa e o acabamento do pavimento ficou marcando passo. Isso mudou.

Com Roquinho, prioridade local

Antendendo o Povo diuturnamente

Trabalhador, atuante e envolvido profundamente nas lutas sociais, Toninho Lopes se prepara para assumir a presidência da Câmara Municipal, a partir de 1º. de janeiro. “Sempre haverá espaço para atender o cidadão de uma forma mais objetiva, fazendo com que o trâmite documental seja mais rápido, que as pessoas entendam que a Câmara Municipal é uma prestadora de serviços para a população. Estamos apostos para prestar serviços, atender bem e de forma competente os que nos procurarem. Tenho minha forma, meu jeito de governar, presidir e isso já foi demonstrado quando ocupei esse cargo. O importante é que a cidade não pode parar sob nenhum aspecto e disso ninguém ouse duvidar. Fui eleito para governar com a colaboração de todos”, tranqüiliza. Toninho Lopes. O vereador amigo do povo de Franco da Rocha!

Uma das lideranças Regionais do DEM

Toninho e Marcio - Parceria Certa

Vistoriando asfalto em bairros

Infraestrutura diversificada às regiões

Centro Cultural - Reformas e Melhorias


08


09

Muito trabalho em apenas 2 anos Desde que assumiu o cargo de prefeito de Francisco Morato, no dia 2 de janeiro de 2009, Zezinho Bressane tem feito um mandato de muito trabalho. Desde então, Francisco Morato tem experimentado um crescimento gradual em todos os setores públicos que permitiram à população ter acesso a melhores condições em sua qualidade de vida. São 2 anos de muitas ações, em todos os aspectos da administração municipal, visando a melhoria do bem estar da população.

Pavimentação No setor de pavimentação asfáltica, a Prefeitura concluiu a pavimentação de centenas de ruas, e já preparou dezenas de outras para receberem o asfalto. Todos os bairros da cidade estão sendo beneficiados pela pavimentação.

CENTENAS DE FAMÍLIAS BENEFICIADAS COM A PAVIMENTAÇÃO

Mas nem só o asfalto é necessário à cidade. Muitas outras obras de infraestrutura fazem parte das realizações promovidas pela prefeitura desde o início de 2009. Para realizar a maior parte dessas obras, dezenas de máquinas e veículos pesados foram adquiridos. Isso possibilitou a construção de dezenas de muros de arrimo, praças foram criadas e reformadas, canalização de águas pluviais, obras em vias públicas e muitas outras.

RUA SANTO AGOSTINHO

RUAS 3 E 4 - JARDIM ESPERANÇA

Obras

Aquisição de máquinas e veículos pesados

as públicas

Obras em vi


10


11

Saúde

Os investimentos na área da Saúde foram feitos de forma gradual e constante, postos de saúde foram inaugurados, outros reformados, ambulâncias e veículos foram adquiridos, especialidades médicas foram implantadas nos postos de saúde, o Programa de Saúde da Família foi ampliado e, em breve, uma Unidade de Pronto Atendimento será construída na região central da cidade. Sem dúvida, uma grande conquista na área da saúde pública que vai beneficiar milhares de moratenses.

Aquisição de ambulâncias

Inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas

Campanha de vacinação

Inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas

Capacitação e treinamento constante

Além dos vários cursos gratuitos oferecidos pela Casa de Cultura Vinicius de Moraes, o setor tem promovido diversas atividades visando propagar a cultura entre os jovens.

Cultura

Concurso de Fanfarras Eventos Culturais Forte do Forró


12


13

Parcerias Vitoriosas

Trabalho em conjunto. Com este princípio a Prefeitura efetuou parcerias vitoriosas em vários campos de atuação.

Inauguração da Escola Técnica de Francisco Morato (ETEC)

Conquista de ônibus escolar

Parceria com Elektro - Troca de geladeiras

Implantação do Orçamento Participativo, onde a população escolhe onde e como serão feitos os investimentos. Realização de concursos públicos. Atendimento constante à população, e outras ações também fazem parte do diferencial conquistado pela administração do prefeito Zezinho Bressane. São 2 anos de muito trabalho, mas ainda vem muito mais por aí.

Orientar, disciplinar, oferecer alternativas e gerenciar com competência o trânsito de veículos e a mobilidade humana da cidade são os objetivos do setor de municipal Trânsito.

Trânsito

Sinalização de solo em vias públicas Implantação da Coordenadoria Municipal de Trânsito

Sinalização de solo em vias públicas


14


15

Educação

A Educação de Francisco Morato melhorou, e muito, nesses dois últimos anos. Merenda escolar de qualidade, melhores projetos pedagógicos, melhores equipamentos aos profissionais e aos alunos. Escolas inauguradas e outras reformadas. Tudo isso com o objetivo de proporcionar um futuro melhor às crianças de Francisco Morato. Reforma de escolas municipais

Realização de eventos educacionais Inauguração de escolas municipais

Realização de Feira de Ciências

Implantação de lousa digital

Desfile escolar cívico

O Esporte é outro setor que tem investido muito para oferecer diversas atividades à população, os beneficiados são das mais variadas idades. Mais de 4 mil pessoas que são beneficiadas mensalmente pelos vários programas esportivos oferecidos pela Prefeitura.

Esporte

Corrida pedestre Esporte oferecido a todas as idades

Apoio ao esporte


16

Vereador


17

Iluminação Publica Praças, ruas, vielas e muitos outros locais receberam iluminação pública e aumentaram o conforto e a segurança de seus usuários. Graças à atual administração, toda a via de acesso ao trevo está iluminada.

Iluminação na via de acesso à cidade.

Iluminação ao acesso ao Teatro do CSU

Os diversos programas sociais implantados em Francisco Morato possibilitaram a melhoria na qualidade de vida e melhores oportunidades a inúmeras famílias com necessidades.

Iluminação na Praça da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus

Promoção Social

Formatura de curso profissionalizantes

Projeto Melhor Idade Coral

Iluminação na via de acesso à cidade.

Implantação de cursos profissionalizantes

Inauguração de sub-prefeituras regionais

Inauguração do Centro de Referência ao Idoso


18


19

Francisco Morato com muitas novidades para os anos de 2011 e 2012. Aguardem!

CIM - JD. ALEGRIA


20


21

Mais novidades para 2011

Terreno onde será construida a UPA 24h

Construção da UPA - Unidade de Pronto Atendimento - 24h Reforma e ampliação da Escola Municipal Lairce Lupianhes, no centro da Cidade.

Novo Calçadão


22


23

SAÚDE Cajamar recebe mais oito ambulâncias A preocupação com o bem estar e a saúde das pessoas fez com que o prefeito Daniel Fonseca colocasse à disposição da população mais oito novas ambulâncias. Com isso, o serviço da Central que atende cerca de 1200 chamadas por mês, certamente será ampliado. Novos motoristas especializados também serão contratados. “Durante as visitas que fizemos nas casas dos moradores durante a realização do Programa Cidade Limpa no Parque Paraíso, Polvilho e Jordanésia, recebi vários pedidos para que fosse ampliado o número de ambulâncias no município. E atendendo às necessidades dos moradores, adquirimos mais oito veículos que já estão trabalhando dia e noite para que a população de Cajamar seja atendida com um serviço rápido e de qualidade”, afirmou o prefeito Daniel Fonseca.

Visando o bom atendimento aos usuários da Saúde, o prefeito Daniel Fonseca já providenciou a aquisição de mais oito novas ambulâncias. Veículos já estão rodando pela cidade atendendo as necessidades dos moradores

Ambulâncias já estão à disposição da população para atender o chamado dos moradores que utilizam a rede pública de Saúde

OBRAS

Moradores do Parque São Roberto II recebem nova praça Além da realização do Programa Cidade Limpa, moradores do Parque São Roberto II comemoram a construção de uma Praça na Rua Itajobi. O local foi completamente remodelado após o término das obras de contenção de encosta, realizadas para maior segurança e tranquilidade da população. “Nós precisávamos de um espaço como este para descansar no final de semana, bater papo com os amigos. Isso faz bem pros moradores que ficam felizes em saber que o prefeito se preocupa com a qualidade de vida das pessoas”, relatou o morador Walter Aurélio. FOTO: ANDRÉ SKAMORAUSKAS TEXTO: FABIO MOTTA

Trabalhadores durante construção da Praça na Rua Itajobi, no Parque São Roberto II


24


25


26


27

TOP Prefeitos 2010 Destaque entre as cidades da nação Cajamar agora pertence a um grupo seleto de 50 cidades do país que mais investiram na preservação do Meio Ambiente, projetos de Infraestrutura Urbana e Bem-Estar Social. O conceituado prêmio “Top Prefeitos 2010” oferecido pelo Instituto Biosfera foi conquistado pelo prefeito Daniel Fonseca devido aos avanços que a cidade obteve com a realização dos programas Cidade Limpa, Cidade Legal, Sopão Solidário, Campanha do Agasalho, pavimentação das avenidas Tenente Marques, Bento da Silva Bueno, Luiz Alli Fayrdin, Estrada Francisco Missé, construção das Emebs do Maria Luiza e Marcos Vinicius, Praça do Idoso, Adutora de Água, além da preservação do Parque Municipal do Ponunduva e do Estadual da Serra do Japi, ampliação do Programa de Jovens, plantio de árvores, entre outros. ”Este prêmio eu dedico a todos os moradores que ao longo desses meus dois anos de governo colaboraram, participaram, me incentivaram e deram sugestões de melhorias e obras a serem realizadas no seu bairro. Isso reforça que a minha maneira de governar estando ao lado do cidadão, visitando a sua casa, ouvindo as suas necessidades de perto, faz com que a nossa cidade cresça e a qualidade de vida das pessoas melhore”, disse o prefeito Daniel Fonseca. “Agradeço a Deus, a minha equipe e à minha família por este momento, mas é importante ressaltar que não vamos parar por aqui. Vou continuar firme

Prefeito Daniel Fonseca recebe prêmio do Instituto Biosfera, no Rio de Janeiro, pelos investimentos realizados em Cajamar nas áreas do Meio Ambiente, Infraestrutura Urbana e Bem-Estar Social

O prefeito Daniel Fonseca recebe das mãos do presidente do Instituto Biosfera, Dorival Bruni, o prêmio “Top Prefeitos 2010”

na realização deste trabalho para que os moradores possam comemorar novas conquistas. Por esses e outros motivos a população de Cajamar pode confiar em mim, pois unidos vamos construir uma cidade cada vez melhor”, enfatizou.

TCU, Aroldo Cedraz, que afirmou: “O governante mais importante do país é o prefeito, pois é ele quem luta e trabalha dia a dia sabedor das reais dificuldades do povo. Por isso, todos os prefeitos premiados merecem o nosso respeito e admiração”.

O evento realizado no dia 5 de LEGENDA: TEXTO novembro, no Rio de Janeiro, ainda FABIO MOTTA contou com a presença do diretor de Meio Ambiente, José Renato, do presidente do Instituto Biosfera, Dorival Bruni, além de deputados federais, estaduais, e do Ministro do

E

FOTO:


28


29

CULTURA Elizabeth Savala dá show de interpretação em Cajamar O projeto Teatro de Graça na Praça ganhou mais de 5 mil adeptos em Cajamar durante a apresentação da peça “Friziléia – Uma esposa à beira de um ataque de nervos”, que foi realizada ao ar livre, no Boulevard Mané Buique, em Jordanésia. O espetáculo de Camilo Átilla e Luiz Campello, interpretada pela atriz Elizabeth Savala, com direção de Luiz Arthur Nunes, conta a história de uma mulher que passa por conflitos com o marido, a sogra, os filhos, e vive sufocada dentro de seu apartamento como uma “Amélia”.

Atriz global mostra todo seu talento durante apresentação da peça “Friziléia – Uma esposa à beira de um ataque de nervos”. Espetáculo foi realizado para mais de 5 mil pessoas ao ar livre e de graça no Boulevard Mané Buique, em Jordanésia

“Este é o projeto mais importante da minha vida. Vocês (participantes) estão aqui há uma hora e meia em pé acompanhando atentamente a peça, participando, não existe preço no mundo que pague essa honra”, disse Elizabeth Savala, que após o Elizabeth Savala agradece a enorme presença do público na apresentação do espetáculo espetáculo recebeu uma homenagem em nome de todos os fãs e convidou nem todas as pessoas têm condições te abençoe”, enfatizou o prefeito. o prefeito Daniel e a primeira-dama, de pagar um ingresso para frequentar “Estou emocionada, porque esta noite Néia Fonseca, para subirem ao palco. um teatro ou uma sala de cinema. Por foi muito especial para mim. Espero tudo isso, quero agradecer o prefeito que este momento fique gravado no “Nós já fizemos cerca de 40 Daniel Fonseca que é jovem, corajoso, coração de vocês assim como ficará no apresentações em outras cidades, mas atencioso e preocupado com o bem meu”, finalizou a atriz. infelizmente são poucos prefeitos que estar das pessoas, pelo trabalho e têm a sensibilidade de saber que o empenho para que esse evento fosse A atriz teve uma atuação de gala em povo precisa de cultura e lazer, porque realizando”, completou. Cajamar “Tenha certeza, Elizabeth, que o povo de Cajamar está muito feliz com a sua presença. A peça é maravilhosa, eu acompanhei todo o espetáculo junto com platéia e todos gostam muito de você. Que Deus

O prefeito Daniel e a primeira-dama, Néia Fonseca, assistiram à peça no meio da plateia FOTOS: BENÊ ROCHA TEXTO: FABIO MOTTA


30


31

MAIS OBRAS PAVIMENTAÇÃO E CALÇADAS PARQUE PARAÍSO - Evolução constante Para os moradores do Parque Paraíso mais um problema antigo do bairro está sendo solucionado pelo prefeito Daniel Fonseca. Trata-se da pavimentação do trecho da avenida Tenente Marques que vai do trevo da Margarida até a Rodovia Anhanguera, além da construção de calçadas para maior comodidade dos pedestres.

Mesmo durante a realização do Programa Cidade Limpa no Parque São Roberto I e II, Jardim Santa Terezinha e Chácaras Penteado, a Prefeitura de Cajamar seguiu dando continuidade a diversas obras na cidade

Vale ressaltar que as obras de pavimentação foram realizadas no período noturno para que a população não enfrentasse problemas com o trânsito. “O pessoal ficava incomodado com os buracos e a falta de acessibilidade, mas o Daniel (prefeito) veio aqui no Paraíso e disse numa reunião com os moradores que iria resolver o problema. Não se passaram três meses e tudo está sendo

Trabalhadores realizaram a pavimentação no período noturno para evitar o trânsito

feito! Eu não sou de ficar elogiando, mas quando o governante trabalha direito e mostra que tem palavra a gente tem que reconhecer”, disse o comerciante Francisco R. Montoura. TEXTO E FOTOS: FABIO MOTTA

Serviço de qualidade foi realizado em respeito e atenção ao cidadão cajamarense

Construção de calçadas facilitará a locomoção dos pedestres, além de deixar a entrada do bairro muito mais bonita


32


33

SEGURANÇA

Inauguração do Posto do Corpo de Bombeiros de Cajamar

A cidade de Cajamar já se sente muito mais segura depois que a prefeitura realizou a inauguração do Posto do Corpo de Bombeiros. O prédio instalado em local estratégico na Rodovia Edgard Maximo Zambotto, 52, às margens do Km 38 da Via Anhanguera, em Jordanésia, possuí 750 m² de área construída. O prefeito Daniel Fonseca acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Néia Fonseca, se emocionou ao falar de uma conquista tão importante. “Essa obra têm a soma de esforços do poder público com as empresas, e servirá como referência para outras cidades. Mostramos que é possível estabelecer parcerias. A responsabilidade social foi muito intensa, vimos o esforço praticado por pessoas sérias que se empenharam e lutaram para que tudo desse certo”. “Quero cumprimentar o (ex-prefeito) Messias pelo começo deste trabalho, pois acompanhei dezenas de reuniões e vi o quanto foi difícil darmos início a esse projeto. Agora, Cajamar tem um sistema de segurança completo! O Posto do Corpo de Bombeiros é uma conquista do povo, recebam esta obra com orgulho porque ela é de vocês (moradores)”, completou. Somando a construção, aquisição de equipamentos e estrutura, caminhão autobomba, veículos e o terreno, cerca de R$ 4 milhões foram investidos pela Prefeitura de

Completamente equipado com caminhão auto-bomba e Unidade de Resgate, Posto do Corpo de Bombeiros é inaugurado. Cerca de 30 soldados e equipes auxiliares da prefeitura já estão à disposição da população durante 24 horas

O prefeito Daniel Fonseca, ex-prefeito Messias, vereadores e soldados dos Bombeiros durante descerramento da fita

Cajamar em parceria com o Estado e empresas do município, para transformar o posto do Corpo de Bombeiros de Cajamar numa referência para a região. Essa importante conquista da população conta com a seguinte estrutura: três alojamentos, cozinha, refeitório, três vestiários, salas de administração, comunicação, telegrafia e musculação, lavanderia, almoxarifado e reserva de materiais, quadra poliesportiva, caminhão auto-bomba, Unidade de Resgate e veículo administrativo.

Bombeiros e equipes auxiliares da prefeitura já estão à disposição da população durante 24 horas, para melhorar ainda mais a segurança da cidade. Os moradores já podem solicitar os serviços pelo telefone 193, vale ressaltar que a ligação é gratuita e pode ser feita pelo telefone público. FOTOS: André Skamorauskas e Benê Rocha TEXTO: FABIO MOTTA

Cerca de 30 profissionais do Corpo de

Centenas de pessoas compareceram ao evento para prestigiar a inauguração do Posto do Corpo de Bombeiros de Cajamar


34

MORATENSE TURISMO

A experiência, agregada com o atendimento de qualidade superior, o cuidado com os passageiros no transporte urbano é transferido agora para o turismo. A AUTO ONIBUS MORATENSE, surge agora com uma nova opção para suas viagens e translados.

Atuação Atuando em Francisco Morato e região, com uma moderna frota de veículos e contando profissionais altamente qualificados, treinados de forma a atender seus clientes apresentando o diferencial que só a Moratense pode proporcionar.

Viagens a passeios sejam para a praia, campo ou montanha, você pode se divertir com a Moratense Turismo. Viagens a trabalho, empresas, negócios, você pode desfrutar da segurança e pontualidade da Moratense Turismo. Viagens escolares, translados de alunos e professores a escolas e faculdades, você pode contar com toda a qualidade e presteza da Moratense Turismo.

Boas Festas

Contatos:

Rua Antonio Vieira Cardoso Filho, 781 Jardim Silvia – Francisco Morato – SP Cep. 07951-250 Telefone: 4489-7100 turismo.escolar@moratense.com.br


35

IPTU ENTREGA PRÊMIO IPTU PREMIADO - Valorizando os contribuintes Prefeito Daniel e primeira-dama, Néia Fonseca, realizaram a entrega dos prêmios da Campanha IPTU Premiado na casa dos moradores contemplados Uma iniciativa inédita em Cajamar! Criada pelo prefeito Daniel Fonseca, a Campanha IPTU Premiado trouxe alegria e satisfação aos contribuintes que pagam o seu imposto em dia. As pessoas sorteadas que residem fora do município receberam seus prêmios no Paço Municipal e os que moram na cidade foram surpreendidos com a visita do prefeito Daniel e da primeira-dama, Néia Fonseca, que fizeram questão de realizar as entregas pessoalmente. Vale ressaltar que todos os prêmios (uma Moto 0Km, DVD Player, TV de plasma 32”, computador com impressora, geladeira, lavadora 9Kg, microondas e fogão 6 bocas) foram doados por empresas da cidade. “Todo este trabalho foi feito para valorizar ainda mais os contribuintes que pagam o seu imposto em dia, pois além de realizar pavimentações, construir escolas, entre outras obras, o prefeito Daniel se preocupa com o bem estar das pessoas”, enfatizou o diretor da Fazenda, José Carlos Bachareli, que ao lado de sua equipe também participou da entrega dos prêmios. “Para mim, a valorização dos moradores de Cajamar está em primeiro lugar. Estou muito feliz de visitar as pessoas e ver que o projeto deu certo. Espero que todos possam estar em dia com seus impostos porque no final do ano tem muito mais”, explicou o prefeito Daniel Fonseca, referindo-se ao próximo sorteio que será realizado em dezembro e terá um carro zero KM,

além de isenções de IPTU para 2011.

REPERCUSSÃO “Quando o prefeito trabalha bem, a gente dá parabéns. Faz trinta anos que eu moro em Cajamar e estou vendo coisas acontecendo na cidade que eu nunca vi. Às vezes nós podemos ter uma crítica ou outra, mas isso faz parte do processo de mudança na administração. Porque o Daniel tem uma mentalidade completamente diferente dos outros prefeitos que passaram por aqui, ele está se preocupando em cuidar das pessoas carentes e valorizar os moradores. Cajamar precisava de um cara como ele”, enfatizou Josias Rodrigues de Almeida, morador do Polvilho, ganhador uma moto 0 Km.

ser qualquer outra pessoa no meu lugar”, lembrou a moradora Marlene Olegário, ganhadora de uma lavadora 9Kg. “Que alegria! Morei 50 anos em Osasco e nunca vi uma ação como essa. Eu até tenho o aparelho que ganhei no sorteio, mas só de participar e receber o prefeito na minha casa valeu por dez prêmios”, afirmou José Cirilo da Silva, ganhador de um aparelho DVD. “É uma iniciativa inovadora, não tem morador que não aprove um projeto como este. Parabéns ao prefeito e toda sua equipe”, disse José Bispo de Oliveira, ganhador de um forno microondas.

“Essa é a primeira vez que eu ganho alguma coisa na vida. Pelo jeito minha sorte mudou, até o prefeito veio aqui na minha casa entregar o prêmio FOTOS: BENÊ ROCHA pessoalmente”, disse Marcio Aparecido de TEXTO: FABIO MOTTA Oliveira, ganhador de um refrigerador. “Espero que isso incentive os outros moradores. Eu tive a sorte de ser sorteada e estar com o meu IPTU em dia, mas poderia


36


37

Mensagem do Prefeito A nossa cidade “Ciência e Ternura” Um dia muito especial para a cidade, para o povo e para a administração, afinal estamos comemorando o nosso 66º Aniversario de Emancipação Político Administrativa. Estamos felizes, e com a certeza de nosso dever cumprido. Agradecemos a Deus, pela chance de realizarmos nosso trabalho, pelos caminhos percorridos e fazer uma reflexão, conseguimos muito mas ainda temos muito que fazer. Um forte abraço a todos os Franco-rochenses, agradecer pela compreensão, pela paciência e pela colaboração de cada um para com nosso trabalho, desejar um ano novo repleto de novas conquistas, com muita saúde e paz para nossa cidade, agradecer aos nossos vereadores pela união e pelo apoio recebido, só assim estaremos caminhando para um futuro promissor. Um abraço Marcio Cecchettini Prefeito Municipal

Marcio Cecchettini


38


39

FELIZ ANIVERSÁRIO FRANCO DA ROCHA !!! “A cidade tem mil razões para comemorar mais um aniversário com muita felicidade, são 66 anos de Emancipação Político Administrativa, nestes últimos anos, um grande avanço aconteceu, a cidade mudou e mudou para melhor” A garra, o espirito da conquista, inovação, mudou a cidade. Nestes últimos tempos, o arrojo de um administrador deu a cidade o progresso. O primeiro passo, foi a transformação do centro da cidade, e com a inauguração do Boulevard Giuliano Cecchettini, o comercio aumentou, inúmeras lojas de grande porte e tantas outras aqui se instalaram, é comum se ouvir da população, “Não precisamos sair da cidade para comprar, aqui tem de tudo”, e sem duvida é uma grande verdade. Franco da Rocha se tornou o grande centro de compras de toda a região graças a mudança. O espirito empreendedor, o Prefeito Marcio Cecchettini, conseguiu junto ao Governador do Estado de São Paulo, José Serra, muitos beneficios para a cidade. Praça da Saúde, hoje em pleno funcionamento, localizada em amplo espaço, dá conforto, segurança e tranqüilidade a população. Hospital das Clinicas, um majestoso prédio que abrigará 230 leitos, e atenderá a região. CAISM Centro de Atenção Integrada a Saude Mental, recém inaugurador e que dá atenção especial ao paciente mental. Nova estação da CPTM, em pleno andamento e que em breve estará sendo entregue a população, trens novos que já circulam com mais conforto ao trabalhador, construção de

passarelas, ligando o bairro Jardim Progresso ao centro da cidade, mais segurança e rapidez para a municipalidade. A cidade conta com uma das melhores escolas Técnicas do País, (ETC) e pela ocasião da inauguração do CAISM pelo Governador José Serra a cidade recebeu o enunciou da instalação de uma Faculdade Técnica (FATEC), totalmente gratuita e que será instalada nas terras do Juquery. A recuperação e ampliação da Estrada Velha de Campinas, liberada após solicitação do Prefeito Marcio Cecchettini, e prefeitos que compõe o Cimbaju - Consorcio Intermunicipal da Bacia do Juquery – hoje, toda a extensão ligando Jundiai a cidade Caieiras está totalmente pronta, mais segura e confortavel para os usuários. Prefeito Marcio Cecchettini, conseguiu junto as secretarias, inúmeras obras de asfalto para estradas vicinua e só demos uma pausa para conais, para a cidade. memorar o nosso aniversario, afinal o povo, e a cidade merece um gran Vamos virar o ano de 2010, de PARABÉNS PRA VOCÊ... e com com obras em pleno andamento, ou certeza com mil razões para estarmos seja, não paramos o trabalho contifelizes!!!


40


41

Um Novo Hospital de Clinicas para Franco da Rocha gral a Saúde Mental (CAISM) em pleno funcionamento trazendo não somente aos pacientes, mas também aos seus familiares, um local de atendimento com qualidade, moderno e com mais dignidade. A intervenção do prefeito Marcio Cecchettini, junto as Secretarias de Governo e ao Ex-Governador José Serra, e ao Governador eleito Geraldo Alckmin,foi importante e hoje a obra é realidade , e em muito breve estará atendendo a população.

Hospital das Clinicas, uma grande conquista do povo Franco-rochense, totalmente construído, instalações modernas e de primeiro mundo, um gigante visto de vários ângulos da cidade. Hoje, sendo equipado e em breve estará atendendo a população. São 230 leitos, e atendimento em varias especialidades. Paralelamente foi inaugurado recentemente o Centro de Atenção Inte-

Nova Estação da CPTM Um projeto arrojado e moderno. A nova estação da CPTM – Linha Rubi – dará a cidade um novo visual, pratica e com mais conforto ao trabalhador. Uma obra que realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, e que sem duvida dará ao cidadão, mais conforto e segurança em seu transporte. Novos trens já circulam, e em breve com a inauguração da nova estação, as composições terão horários reduzidos, buscando desafogar o numero de passageiros. Será uma linha de metro de superfície, com a mesma qualidade do metro da capital paulista. Mais uma conquista para o povo, através da administração do Prefeito Marcio Cecchettini, que incansavelmente tem buscado recursos junto aos orgãos estaduais em beneficio da população.


42


43

Passarela para pedestres ligará bairros ao centro da cidade Além da comodidade, mais segurança e rapidez aos moradores do Bairro Jardim Progresso e bairros adjacentes. Com a construção da passarela para pedestres, incurtará o trajeto de quem se dirige ao centro da cidade, para suas pequenas compras ou mesmo para tomar sua condução, com segurança. As obras com trações modernos, também dá uma boa imagem ao centro da cidade, e que em breve a população poderá contar com mais este beneficio. Prefeito Marcio Cecchettini, encerra mais um ano de sua administração, sem parar , virando o ano com inúmeras obras em andamento, e outras tantas já concluidas.


44


45

Palavra do Prefeito “O clima de paz e harmonia invade o coração do homem durante o Natal, e que seja assim durante todos os dias de nossas vidas. Que você, caieirense e morador da região, tenham um Natal em família repleto de amor, felicidade e prosperidade. Continuaremos juntos, por uma Caieiras melhor, em 2011 e nos próximos anos!” Dr. Roberto Hamamoto, prefeito de Caieiras.

Sonho de 50 anos:

Caieiras comemora andamento das obras do Viaduto de Caieiras O prefeito Hamamoto, que acompanha as obras diariamente, disse que a obra do Viaduto é um dos maiores presentes que Caieiras poderia receber neste ano. O investimento estimado em R$ 28 milhões representa um grande avanço para a cidade e região, tanto em termos de segurança, quanto com relação à comodidade de motoristas e pedestres, e especialmente no escoamento do trânsito, que em horários de pico, tornam a cidade intransitável. Para o prefeito Hamamoto que há anos luta pela implantação do viaduto na cidade a obra só foi possível graças ao comprometimento do governo José Serra que não mediu esforços para dar início aos obras que deverão beneficiar milhares de moradores da cidade e região.

A obra de construção do Viaduto de Caieiras, que inclusive deverá beneficiar as cidades da região, é um sonho de 50 anos dos caieirenses, que deverá garantir o progresso e desenvolvimento local.


46

Caieiras é MAIS Segurança: Cidade conta com uma Central de Monitoramento Eletrônico Inaugurada no mês de novembro a central é mais uma etapa do PLANO DE GOVERNO do prefeito Hamamoto, que é cumprida.

A Central de Monitoramento de Caieiras é um dos maiores investimentos da administração Hamamoto, em termos de segurança pública. O sistema, que coloca Caieiras à frente de muitos municípios, inclusive de todos da região, representa um salto em segurança e controle do trânsito. A iniciativa inovadora do prefeito Hamamoto, que garantirá a melhora na segurança da população consiste em 08 (oito) câmeras móveis de alta precisão, do tipo PTZ Speed Dome, com zoom de até 36 vezes, o monitoramento garantirá o Controle de Tráfego Urbano Municipal.

As câmeras já foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, como nos bairros de Laranjeiras (área mais populosa da cidade, que conta com três das oito câmeras) e Centro. A expectativa futura é a de ampliar o projeto para que ele possa abranger outros bairros. A função do monitoramento eletrônico é o controle do tráfego urbano e a melhoria da segurança em algumas das principais vias da cidade de Caieiras. A Central, que recebe as imagens via sinal de rádio, será operada 24 horas por dia, por guardas municipais treinados e destacados para a função de agente de trânsito. As imagens serão gravadas e estarão sempre

disponíveis para as polícias militar e civil, a fim de contribuir nas suas atuações, seja nas investigações criminais, seja no patrulhamento ostensivo da cidade. A Central de Monitoramento fica na Rua Albert Hanser, nº120, centro de Caieiras (ao lado da Câmara Municipal, na parte de cima do prédio da Polícia Militar).

Recape: Caieiras comemora recapeamento de 40 ruas da cidade

Quase R$ 2 milhões foram investidos na cidade de Caieiras, desde o início da administração do prefeito Hamamoto, para recapear 40 ruas da cidade. No total, são aproximadamente 83 mil m² de área pavimentada, o que equivale a 10 campos de futebol ou 10 km de vias (com essa metragem, seria possível pavimentar a Rodovia Tancredo de Almeida Neves, a SP332, desde o Trevo das Laranjeiras até o Trevo do Jardim

Vera Tereza).

caieirense.

São 40 vias, entre ruas e avenidas, que recebem a pavimentação em toda sua extensão ou nas partes mais críticas. Muitas delas já foram concluídas e outras recebem os serviços que estão sendo executados em ritmo acelerado.

O recapeamento asfáltico das 40 ruas de Caieiras, só foi possível graças a atuação do prefeito Hamamoto junto aos órgãos estaduais e federais na liberação de recursos, que chegam a R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais).

Segundo o prefeito Hamamoto, a administração priorizou atender as vias mais danificados, onde somente o serviço de tapa-buracos não resolveria o problema. Com isso, 08 (oito) bairros estão sendo beneficiados (Vila dos Pinheiros, Vila São João, Jardim dos Eucaliptos, Centro, Jardim Vera Tereza, Portal das Laranjeiras – Jardim Helena e Parque São Rafael – Morro Grande), levando segurança, conforto e qualidade de vida à população


47

Caieiras é mais solidariedade: Cursos, campanhas e doações são realizadas em toda a cidade

do fundo, Sara Hamamoto.

O Fundo Social de Solidariedade de Caieiras é um dos setores da administração mais atuantes, que tem desde o início da gestão Hamamoto, atuado com transparência, seriedade, visando principalmente a qualidade e humanização dos atendimentos. ASSITÊNCIA PARA QUEM MAIS NECESSITA - Sob o comando da primeira dama, Sara Beltrame Hamamoto, o fundo social de Caieiras deixou de ser um local ‘caridades’ e passou a atuar conforme às necessidades da população e para quem realmente necessita. “É muito gratificante ver a satisfação das pessoas que recebem as doações, porque sabemos que elas realmente necessitam e não têm condições de comprar”, explicou a primeira dama. MATERNIDADE - Entre as doações realizadas pelo Fundo Social, o Kit de Enxoval de Bebê, é um exemplo da qualidade e humanização cumpridas pela administração Hamamoto. “Montamos kits de primeira qualidade, porque entendemos que a maternidade é um momento de grande alegria, quando queremos oferecer o nosso melhor. Além disso, tendo qualidade os itens do kit podem ser utilizados por outras mamães da família”, completou a presidente

COMPLEMENTANDO A RENDA Outra importante ação realizada com dedicação pelo fundo social são os cursos de qualificação, que ajudam a complementar a renda familiar. Os cursos têm duração de um ano e os participantes recebem certificado de conclusão o que lhes confere o direito de atuar como profissionais. São cursos de panificação artesanal e culinária, corte e costura, crochê, bordado, pintura em tecido, manicure e cabeleira. Existem atualmente vários núcleos, no centro e alguns bairros como o Jardim dos Eucaliptos, Jardim Esperança e Laranjeiras. Desde o início do mandato cerca de 300 pessoas já participaram dos cursos do Fundo Social. Além disso, o fundo social também promove campanhas como a do Agasalho e Material Escolar, e ainda garante apoio às diversas ações realizadas pela Terceira Idade, como Jogos Regionais dos Idosos, entre outros. “Não podemos deixar de citar o trabalho e dedicação de todos que trabalham no Fundo Social, que têm garantido o bom andamento das ações”. DOAÇÕES - Entre as doações feitas pelo fundo social estão: leite em pó, cestas básicas, kits de alimentos, cobertores, colchões, óculos, enxoval de bebês, cadeiras de rodas e banho, cadeiras adaptadas, equipamentos e próteses, órteses, fotos 3x4, além de outros tipos de apoio à famílias que necessitam em tratamento a longo prazo, com transporte e outros. Para isso, o Fundo Social respeita critérios, sempre cumprindo as determinações da legislação municipal, além das visitas

domiciliares. TRABALHO VOLUNTÁRIO “Gostaria de esclarecer às pessoas que questionam e ainda têm dúvidas com relação ao meu trabalho frente ao Fundo Social de Solidariedade. Estou prestando um serviço à população de Caieiras sem qualquer tipo de remuneração financeira e sem qualquer vínculo com a prefeitura. Tenho uma atividade profissional que não posso deixar de lado em respeito aos meus clientes, mas ainda assim, dedico parte do meu dia às funções do Fundo Social, principalmente porque foi a mim confiada esta função. Além disso, o meu propósito é colaborar com a nova administração da melhor forma possível e corresponder ao que me foi designado de forma limpa, clara e justa”, finalizou a primeira dama, Sara Beltrame Hamamoto.


Revista News 01  

Primeira Edição da Revista News

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you