Page 1

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

1


2

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

3


4

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

5


6

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

7


8

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

9


10

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

11


12

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

13


14

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

15


Direção Geral e Publisher André Benevides e Luiz Deusdará Direção de Arte André Benevides Design Gráfico e Diagramação Assis Neto Fotografias Editoriais Estúdio Robson Melo Fotografia Colaboradores Marcelo Fortuna, Mário Roque, Firmino Jr., Pedro Toni, Robson Melo, Ione Fiuza, Celina Fiuza, Marcelo Cherry, H. Stern, Fernando Ximenes e Elisângela Alves Distribuição e Circulação Informamos que a revista Kapa Concept é dirigida à público especifico com distribuição customizada por meio de malas diretas e com circulação gratuita.

Impressão Gráfica LCR Maiores informações ou anunciar, entre em contato: kapaconcept@gmail.com / andremoove@gmail.com (85) 8802 9321 / 3023 0203 Kapa Concept é um produto da Moove Edições. Não nos responsabilizamos por opiniões emitidas nos artigos assinados. Não são permitidas cópias ou reproduções das imagens e conteúdos sem prévia autorização da diretoria.

Rua José Vilar, 473 | Meireles | 55 (85) 3023.0203 | Fortaleza - CE

16

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

17


BEIRA MAR É A NOSSA PRAIA

Ao longo dos seus 30 anos de trabalho, a marca Luiz Fiuza Arquitetos acumulou larga experiência no mercado imoboliário. Seu portfólio apresenta centenas de projetos nas mais diversas áreas: edifícios residenciais e comerciais, hotéis e flats, casas e condomínios, bancos, revendas de autommóveis, indústrias, lojas, loteamentos, clínicas, sedes empresariais e shopping centers. São mais de dois milhões de m² projetados e construídos em todo o território nacional. Em Fortaleza, os projetos tem uma presença marcante, traduzindo-se num estilo próprio que se notabiliza pela modernidade e ousadia, tornando-se uma referência para a cidade. Mais que uma empresa, toda essa trajetória transformou a marca Luiz Fiuza arquitetos num verdadeiro conceito em arquitetura.

por Ione Fiuza e Luiz Fiuza

18

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


Varanda do apartamento sobre o mar com piscina e mobília em fibra sintética da Tideli, Nóbrega decorações. Tapetes, Adroaldo tapetes do mundo. A varanda generosa integra o living e sala de jantar do apartamento, e conta também com uma bancada de mármore rústico com cuba e apoio bar.

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

19


Um aptº de 67m2 com 2 dormitórios (sendo 1 suite) e 2 banheiros. O ambiente cozinha e sala de jantar sao integrados. A cozinha tem bancada em mármore travertini romano e armários Marcato. O refrigerador Brastemp espelhado compõe o ambiente. O apartamento tem decoração temática onde o estilo zen predomina. Móveis em bambu da Saccaro e luminária vermelha da Facho de Luz. Um espelho ao fundo duplica o ambiente.

20

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

21


Um tatame de futon compani abriga o colchão do casal e suas cabeceiras. As cortinas sao da LM com inspiração oriental.

22

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


O banheiro em mármore (piso, parede e bancada) em grande dimensões recebe na zona ducha um painel de rosas vermelhas, porcelanato portinari. Ferragem e louças deca

Suíte do bebê em ambiente “clean” e contemporâneo. Todo branco em richelier (L.M). Mobília Lucia Wolf, Painel Silmara, armários marcato.

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

23


Renascense Celina Fiuza

A essência de um bom trabalho reside na harmonização dos espaços, onde conforto e bem estar estão sempre em primeiro plano, assim norteamos o nosso trabalho. Neste caso o amplo apartamento ficou com a área social bem resolvida com espaços totalmente integrados. Suavidade dos tons claros, onde a iluminação também é essencial e faz a transição dos espaços criando contrastes e emoção, enfim, uma casa com alma.

24

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

25


Mobiliário do home theater da Ouvidor Interiores, tapetes da Bete Cunha, quadro e objetos da Home. Cortinas LM, cachepots com flores naturais da Le Lis Casa e automação Habitat.

26

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

27


Na suíte do casal, muito conforto. Projeto desenvolvido pelo nosso escritório e executado pela Marcenaria Galpão. Colcha e cortina LM, cozinha Formaplas. Copa e cozinha integradas, divididas apenas por painel deslizante, com imagem de tomates gigantes. Execução da Formaplas. Quarto filha desenhado por nós executado pela Marcenaria Galpão. Colcha LM e papel Carpediem.

28

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

29


Nos Quartos do filho e da filha utilizamos tons serenos, criando um clima tranquilo, onde a marcenaria foi da Galpão, Closets Marcato e colchas e cortinas LM.

30

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


Criatividade na geração de energia limpa

O ceará, além de privilegiado por sua localização geográfica, fator que vem proporcionando fortes negociações com países vizinhos, dispõe de um enorme potencial para produção de energia limpa devido aos fortes ventos e condições de clima favorável ao serviço. Prepararse para produzir energia sem agredir o meio ambiente é um desafio mundial. Aqui em Fortaleza nos deparamos com um empresário que desenvolveu uma tecnologia inovadora capaz de produzir o primeiro poste de iluminação pública alimentado por energia eólica e solar.

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

31


O responsável por essa idéia é o professor e engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o poste com energia 100% limpa. A idéia comprova a capacidade do Estado de desenvolver tecnologia de ponta. Com modelos de 12 e 18 metros de altura, todo feito em aço, esteticamente mais agradável. O invento denominado de Produtor Independente de Energia (PIE) é uma novidade no mercado que desperta atenção de curiosos por apresentar no topo do poste um avião, feito em fibra de carbono e alumínio especial, o mesmo material usado em aeronaves comerciais. De acordo com o professor, o avião é a peça chave do poste híbrido. A escolha dos materiais, assim como o formato de avião, foi planejado e pensado para viabilizar o sucesso do invento. O

32

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

segredo está na aerodinâmica que facilita a captura de raios solares e de vento. As asas do avião abrigam células que captam os raios ultravioletas e infravermelhos através do silício. O resultado gera uma produção de energia elétrica de até 400 watts. Tudo fica armazenado numa bateria localizada logo abaixo. Cada poste é capaz de abastecer outros três ao mesmo tempo, além disso, a utilização de lâmpadas LED`s reconhecidas por serem mais eficientes, econômicas e ecologicamente corretas, pois não utilizam o mercúrio, contribuem para a sustentabilidade. Além de vantagens econômicas na margem de R$ 21.000 por quilômetro/mês, a aposta no poste híbrido é garantia contra um possível apagão. Isso porque suas baterias possuem autonomia para setenta horas ou sete noites seguidas de funcionamento.


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

33


DESIGN

34

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


H.STERN LANÇA COLEÇÃO GALILEI

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

35


Inspirada no universo fascinante e nos cientistas que há séculos ousaram ver mais longe que outros homens, a H.Stern desenvolveu uma coleção para surpreender o movimento intenso do corpo feminino no espaço. Há 400 anos, Galileu Galilei adaptou uma luneta usada em navegação transformando-a em telescópio e aprimorou a exploração do céu. Entre outras descobertas, concluiu que a Terra não era o centro do universo e que girava em torno do Sol, uma heresia para a época.

36

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

37


Já para os criadores da H.Stern, o Sol gira em torno da constelação feminina chamada mulher. Ela, e somente ela, exerce uma atração fatal ao brilho do ouro e das pedras preciosas, capturado pela superfície delicada da sua pele, pelas curvas imantadas do seu desejo, pelo alcance do mundo que tem às suas mãos e por seu olhar que circula ávido à procura do belo. 38

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


O feminino é um universo em expansão. Essa nova dimensão do espaço enriqueceu a poesia do pensamento e inspirou a criação de 24 joias. Círculos, esferas facetadas de ouro amarelo e muitas estrelas de Ouro Nobre e diamantes são os satélites apresentados pela H.Stern na Coleção Galilei, que visa colocar a mulher no centro de tudo.

Anéis, brincos, pendentes, pulseiras e colares lembram os astros cantados por Sílvio Caldas e Orestes Barbosa na música Chão de Estrelas (1937), da qual o poeta Manoel Bandeira destacou o verso “... E tu pisavas nos astros distraída...” como o mais belo da língua portuguesa.

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

39


40

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

41


POLTRONA

NEMO

Fabio novembre se utiliza do desenho de mobília para falar das estórias mais fortes e fascinantes onde o protagonista é a figura humana, ou parte dela. Esta figura é capaz de se tornar abstrata e universal, capaz de propor uma beleza mitificada como ocorreu na arte grega. 42

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


Nemo, uma face com traços clássicos é esculpida para criar um espaço habitável. Tem como resultado uma poltrona é uma máscara que esconde e revela seu habitante. Alta o suficiente para proteger a pessoa e desenhada para ser usada em áreas internas e externas, Nemo tem o poder de tornar qualquer ambiente em um cenário teatral.

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

43


E quem vier a utilizá-la se tornará o protagonista desta história. Candelabro Lucíola O candelabro Lucíola pareceViveiro do século 19 feito metal entrelaçados, para proteger aves exóticas. Claro que foi desenhado para iluminar e por isso, através de pequenos pontos de luz faz uma alusão aos vaga-lumes aprisionados em um recipiente. A Driade House se funde através de Lucíola de Fabio Novembre às maravilhas do Mundo.

44

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

45


46

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


ARMANI / DADA

BRIDGE

Design e conforto, elegância e funcionalidade. Estas são as palavras-chave da coleção Armani Dada, fruto da parceria entre o Grupo Armani e do Grupo Molteni para a produção e distribuição de sistemas de cozinha.

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

47


CALYX Componentes simples e funcionais, rigorosa estruturas arquitectónicas, desenham um panorama doméstico básico e sofisticado. Um local de grande atmosfera, agradável para se viver, definido pelo luxo de materiais, acabamentos exclusivos e trabalhos especializados. A cozinha é concebida como núcleo vital da casa e é formada por uma série de blocos autónomos que integram o espaço aberto que os rodeia. Concebido como funcional selfstanding, elementos que envolvem um núcleo tecnológico, estes componentes combinados com o bloco de centro ou ilha, notadamente caracterizam o ambiente em que se encontram. Posicionado ou contra uma parede, ou no centro de uma sala, eles vivem cenários de design em comum. Bridge é caracterizada pelo uso de materiais especializados, cuidadoso estudo dos detalhes construtivos e elegante combinação de materiais de acabamentos de luxo e cores refinado. Distinguidos por um design essencial, os vários componentes misturam-se definindo um espaço de trabalho altamente sugestivo e funcional. Uma atmosfera de cozinha exclusiva construída por meio de uma simples, sóbria e linear linguagem, extremamente sofisticadas. Um lugar quente para cultivar paixão. Concebido para conter equipamentos profissionais e de aparelhos de alto nível, a cozinha refinada adota soluções estéticas com tecnologia sempre presente e nunca invasiva. Os componentes funcionais, com o valor acrescentado de alto desempenho técnico, integram perfeitamente, com a exatidão, de formação que qualifica a proposta. Superfícies de trabalho elegante e exclusivo design escondem embalagens, aparelhos e equipamentos sofisticados para a preparação, preservação e cozimento do alimento.

48

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

49


CARRE ERNESTOMEDA

BARRIQUE

50

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

Ernestomeda: elegância e design com qualidade, inovação tecnológica e respeito ao ambiente


Ernestomeda spa, líder no highend do mercado cozinha designer, localizado na Montelabbate (PesaroUrbino, Itália), tem sido famosa desde a sua fundação, em 1996, pela sofisticação e elegância, com design requintado, oferecendo ao mercado consumidor, detalhes cuidadosamente trabalhados, com qualidade, segurança e respeito pelo ambiente. A missão empresarial é refletida pela inovação estilística e tecnológica constante, criando uma beleza não convencional. Para Ernestomeda, a beleza não é privilégio de poucos, mas sim um patrimônio comum que vive nas experiências, memórias e sonhos de cada indivíduo. A cozinha como ponto-chave da expressão ocupou seu espaço nas residências e o quarto, onde as pessoas se reúnem e compartilham todos os dias, deixou de ser o lugar preferido da casa.

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

51


ELEKTRA

Hoje em dia, a escala de produto Ernestomeda inclui mais de 10 programas, oferecendo uma ampla gama de soluções

estilísticas. Cada cozinha responde a uma grande variedade de necessidades e gostos: base e armários estão disponíveis em uma grande variedade de cores, materiais e acabamentos (de aço e vidro à madeira, envernizado, laminado e Corian ®), com uma rica seleção de acessórios e retoques. O estilo Ernestomeda, fortemente inovador e aberto às influências das últimas tendências do design, tem sido moldada pela entrada de designers de prestígio, como Pietro Arosio ou Dordoni Rodolfo (criadores de Elektra e Barrique respectivamente) e para a realização das cozinhas especiais no âmbito de direção de alguns dos líderes mundiais “archistars”, incluindo Zaha Hadid e Jean Nouvel. 52

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

53


ISLAND

54

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

Z. Island por Zaha Hadid - exibidos no Guggenheim de Nova York em 2006 - é um sofisticado design incorpora duas inovações importantes na obra (que exploram a maleabilidade de Corian ®) e na tecnologia, com sinais LED, portas USB e MP3 , cd e dvd player.


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

55


Jean Nouvel foi designer de Ernestomeda de Corian Nouvel Lumières, um protótipo apresentado na Fuorisalone de Milão em 2007, que oferece um conceito original do espaço vivo, sem interrupção entre as várias partes da casa, e com efeitos surpreendentes criado com a ajuda da luz, com superfícies reflexivas e painéis de parede iluminado. Repleta de state-of-the-art estilístico, tecnológico e recursos de iluminação, estes dois programas simbolizar foco Ernestomeda sobre tudo o que é de ponta e inovadores. Para dar expressão plena de um estilo sempre aberto a novas influências e associações de prestígio, Ernestomeda Yacht é a divisão das empresas criadas especificamente para o desenvolvimento detalhado das galeras de iates, embarcações de recreio, atualmente construído em colaboração com o grupo Ferretti Pershing, Custom Line e estaleiros CRN.

56

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

57


58

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


DADA

EUROCUCINA

INDada é um projeto de uma cozinha inovadora, que interpreta mudanças no cenário nacional. Um projeto dedicado às novas gerações habituadas a um estilo de vida ativo, confiante nas novas tecnologias e em tudo o que melhora o bem-estar individual e nas relações sociais. Um tipo de consumidor que está cada vez mais consciente de suas escolhas, caráter e experiência, capaz de experimentar os ritmos do mundo global com paixão e, naturalmente, em uma combinação equilibrada de criatividade e flexibilidade.

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

59


O detalhe que faz a diferença. Atenção aos detalhes que são o ingrediente-chave no projeto bem sucedido. Se nós estamos falando sobre arquitetura ou desenho industrial, nada deve ser descuidado. Recursos únicos, soluções exclusivas, especiais técnicas e detalhes personalizados, estes dão um valor agregado para qualquer projeto. São as características de qualidade, muitas vezes escondida, que fazem do produto uma autêntica peça de design industrial distinguindo-se do objeto comum. Estes são os conceitos-chave que Dada sempre baseou o seu trabalho. Através de cuidadoso estudo de detalhes, Dada perfeiçoou um sistema de construção que utiliza técnicas inovadoras para garantir funcionalidade e utilização simplificada dos componentes. Projeto de pesquisa por Dada é continuamente produzir tipologias originais, feito com componentes exclusivos para satisfazer específicas necessidades.

60

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

61


SCIC

MILANO Caracterizado por 30 mm de espessura das portas e gavetas, disponível em inúmeras versões, o programa oferece uma infinita variedade de acessórios internos e a possibilidade de instalar o “state-of-the-art equipamentos elétricos. O sistema oferece diferentes oportunidades para accessórios de cozinha, graças

62

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


à utilização de portas coplanares, aplicada a unidades de base e colunas. Fornos e máquinas de lavar louça da casa, completamente escondida para transmitir uma sensação de ordem e clareza formal. Os acabamentos madeira lacada e texturizados estão disponíveis em dez cores brilhante e fosca, bem como acabamentos especiais lacada com decoração em ouro e prata, combinados com vários materiais possíveis para o alto, para criar infinitas possibilidades de interpretação.

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

63


EDRA

Três marcas e designers Fernando Humberto Campana também estão fazendo sua estréia pela Edra, mostrando a confiança habitual notável na forma e no uso de materiais: o recipiente Cabana, a escultura de iluminação Campana e a tabela Cotto. Outro novo produto da Edra é o sofá Brenno - uma grande oferta extremamente confortável do designer Francesco Binfaré.

64

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


FLOS

No espaço na Via Tortona 27 (Superstudio Più), para marcar o Salone del Mobile 2010, Flos está apresentando um dos seus mais ambiciosos produtos de vanguarda: a Soft coleção Arquitetura. Criado através de um inovador material (Sub-Cover tecnologia) que une leveza e alta resistência, proporciona desempenho, durabilidade e perfeita integração. Ele também é compatível com os termos internacionais de segurança e compatibilidade eco-regulamentação e é feito com um material nãoinflamável tendo “Cradle to Cradle” de certificação: um protocolo de design que garante a sustentabilidade nas empresas como um valor e não como um sacrifício, oferecendo produtos que podem ser reciclados eternamente.

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

65


ECHO

A estante de livros nem sempre precisa ser sempre colocada ao longo de uma parede. Echo é um exemplo deste conceito. Uma estante giratória original que não é só decorativa, mas também tem um espaço adequado para colocar livros, DVDs e CDs. O revestimento externo é inovador. Esta única estante Ultraleather ™ com couro ecológico resistente a rasgos, possui propriedades antibacterianas e biodegradáveis.

66

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

67


KARTELL Desenhos rigorosos ou irreverentes, poéticos ou conceituais, diferentes linguagens do desenho tomam forma com as tecnologias de produção mais sofisticadas. Todos eles compartilham a movimentação constante de materiais de pesquisa e inovação. Estes produtos contemporâneos contam experiências da companhia com plástico e suas diversas aplicações e performances, desenvolvido por uma equipe de designers que, como sempre, é formado pelas principais figuras internacionais da criatividade. Ela

68

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

inclui “epoch-making” nomes como Philippe Starck, Piero Lissoni, Ferruccio Laviani e Patricia Urquiola, recém-chegados como Tokujin Yoshioka e Mario Bellini e novas entradas, como a empresa japonesa Nendo e o grupo sueco design frontal. Os produtos são o resultado de uma herança da evolução tecnológica, estilo e materiais “know-how que permite Kartell apresentar um catálogo que é único em termos de variedade, estilo e ampla de gama de produtos.


MERITALIA

Em 1994, em Nova York, foi criada uma atividade para fazer vasos e objetos com resinas de poliuretano, desenvolvido ao longo dos anos de trabalho árduo e uma experimentação contínua de conhecimentos específicos e uma abordagem original para o assunto. Hoje, a experiência e a experimentação relacionados com a utilização destes materiais continua com Meritalia, que agora tem uma longa história de cooperação bem sucedida. Feitas de resina, as

luminárias são apresentados em quatro categorias: desktop, parede, penduradas e no chão. Meritalia amplia seu âmbito de influência e se torna uma “fábrica” multidisciplinar, cujos produtos tocam o campo de móveis estofados, mesas, cadeiras, embalagens, material e agora de luminárias.

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

69


AT HOME

MOLTENI No centro da sala, espaçosa e luminosa, um estante dupla face atinge o teto com sistema de Luca Meda de 505. Com 505 soluções inusitadas para os problemas tornam-se possíveis mobiliário, tais como particionamento de diversas áreas da casa. No centro da mesa Arc por Foster + Partners. A cadeira Alfa é por Hannes Wettstein no “toque suave” terminar. Living, com sua atmosfera suave, combina inovação e tradição para momentos relaxantes

70

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


e inesquecíveis de convívio. Parede accessorised Pass mobiliário com elementos pendurados incluindo portas de correr em original “stopsol” vidro pronto para uso com os sistemas multimédia sem fios deixando à vista. Doda é uma interpretação da poltrona bergère clássico em uma chave contemporânea de Ferruccio Laviani. Um boas-vindas poltrona que se destaca por suas proporções equilibradas entre as espessuras e linhas de ligação e curvas. Totalmente removível estofos em tecido ou couro.

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

71


OLYMPIA

Textura é a nova coleção de Olympia Cerâmica projetada pelo Studio Ldesignconcept, inspirado pela ideia da forma e da cor de sanitários criando uma identidade ambiental muito forte. A textura é portanto, um nome extremamente apto para este projeto que contém em seu significado uma oportunidade única para criar um esquema personalizado individual com nuância de revestimentos cerâmicos para ambos os gostos clássicos e modernos, utilizando cores e decoração. A singularidade da capacidade de criar texturas com infinitas cores dá-lhe a possibilidade de desenvolver seu próprio personagem e filosofia. Textura, portanto, oferece múltiplas possibilidades de decoração.

72

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

73


TRINOLI e NEO

Este ano, em colaboração com dois criadores inspirados - O artista e arquiteto Kyota Takahashi Akihisa Hirata - Canon mobiliza as suas forças de síntese nos dispositivos de imagem digital, apresentando uma nova medida espaço imagem capaz de despertar novas sensibilidades. prisma líquido - Kyota Takahashi, Akihisa Hirata O espaço, estruturado como um poliedro, brilha em várias cores prisma. Pouco tempo depois, a cintilação das luzes mover-se como se a água estivesse fluindo, mudando sua forma várias vezes. Dois conceitos opostos - estático e dinâmico, concreto e abstrato, entrada e saída -coexistem em um mundo. As telas poliédricas dispostas em uma espiral estão ligados tridimensionalmente gerando novas expressões da imagem.

74

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


ZANOTTA

Guiado pela visão empresarial e capacidade maravilhosa de seu fundador, Aurelio Zanotta, com início em 1960, venceu e ocupou o centro das atenções internacionais. Isso foi graças aos seus produtos emblemáticos de inovações formais e tecnológicas. Hoje, a coleção inclui estes tipos de mobiliário: poltronas, sofás, camas, as unidades de armazenamento, estantes, cadeiras, mesas, mesas de café e acessórios de decoração.

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

75


ESPAÇO ACADÊMICO

Junto a essas diretrizes comecei a pensar no desenho em si, para acompanhá-las o desenho de preferência teria que ser simples. Pensei inicialmente em fazê-lo com uma planta baixa retangular, porém acarretaria na impossibilidade de implantação em terrenos que não seguissem a forma da base e o seu crescimento seria sempre linear. A estrutura A estrutura tinha que ser leve e resistente, a melhor opção era estrutura metálica, leve, portátil. Porém de fácil manuseio e boa resistência. O arco metálico é capaz de suportar imensas cargas, mas por questão de purismo do desenho optei por usar uma estrutura metálica composta por elipses, que suporta a mesma carga do arco e como a estrutura seria suspensa, me daria um desenho ainda mais purista. O piso O piso utilizado no foi Plasterit que é uma placa plástica onde a parte superior é completamente lisa e a inferior nervurada para garantir maior resistência à flexão. As grandes vantagens desse tipo de piso são: • Baixo custo; • Material leve e prático devido as suas dimensões; • Não exige mão-de-obra especializada; • Elevados índices de produção; • Permite inúmeras utilizações, não acumulando entulhos.

Davi Deusdará

MORADIA DELIVERY Memorial Descritivo Busquei algumas diretrizes de linha de pensamento de trabalho que desde o princípio tentei seguir sem fugir delas. Tais como a portabilidade do objeto, que fosse fácil transportálo e reutilizá-lo em outros possíveis lugares de acordo com a sua armazenagem e seu transporte. A fácil montagem, sem necessitar de uma mão-de-obra especializada, onde o módulo seja acompanhado de um manual explicando a montagem do objeto. E a padronização, buscando a menor variedade de peças possíveis. 76

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


A estrutura pneumática Usada como revestimento, que pode ser facilmente montada e inflada com um pequeno motor ou até mesmo manualmente. As estruturas pneumáticas são construídas com membranas flexíveis, leves e que pressurizadas resistem aos esforços de tração e de cisalhamento contidos no seu plano. O tipo de estrutura escolhida foi a air inflated, pois por ser celular, desde que não haja vazamento, o bombeamento contínuo de ar não é necessário. A membrana utilizada na estrutura é fabricada com PVC, fibra de vidro e revestida com silicone, resistente ao fogo. Banheiros Para os banheiros foi utilizado como divisórias de polietileno injetado, por possuir alta resistência. As louças sanitárias serão plugadas à tubulação já existente que passa pelo pavimento técnico, que então se liga à rede de abastecimento de água e à estação de tratamento de efluentes (mini-ETE), que ficam totalmente enterradas no terreno. Pavimento técnico Para suportar toda a parte de ligações hidráulicas e de instalações elétricas foi aproveitado o espaço residual abaixo do piso, a parte de baixo das elipses metálicas. Toda ligação, já previamente definida, passa abaixo do piso.

A iluminação Durante o dia a iluminação natural é suficiente, pois além das duas grandes aberturas nas extremidades do módulo, o revestimento pneumático é translúcido, deixando passar 30% de iluminação natural, filtrando os raios ultravioleta. Durante a noite a iluminação será feita por meio de linha de fibra ótica colocadas nos limites laterais entre o piso e a estrutura, alimentada por um gerador localizado também no pavimento técnico. Custos Foi calulado o custo médio de um módulo. Para a estrutura metálica foi feito o cálculo comum para esse tipo de estrutura: 540kg X 10 R$ = 5.400,00 R$ Para a estrutura pneumática foi feito uma consulta à TRADEWAYS LTD, uma empresa fornecedora que elabora projetos para estruturas pneumáticas nos Estados Unidos. O preço por metro quadrado gira em torno de 100,00 US$, ou seja, 170,00 R$ em média o que deixaria a estrutura pneumática por volta de 5.100,00 R$. Para a parte da base, divisórias, que serão de polietileno injetado, e o piso Plasterit, de acordo com consulta ao próprio fabricante, será algo próximo de 3.000,00 R$. Preço final do módulo, sem instalações: 13.500,00 R$ K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

77


Premiado artista plástico radicado em Brasília, atuando no mercado das artes desde 1986, tendo participado de diversas exposições no Brasil e no exterior: Itália, frança, Espanha, Bélgica, Alemanha, estados unidos e Japão são apenas algumas de suas exposições no cenário internacional. No Brasil suas obras compõem o acervo de museus como o Museu Nacional de Belas Artes, Museu de arte de Brasília, Museu de Arte Moderna de Goiânia dentre outros.

78

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

KAPA BRASÍLIA

Hamilton Gondim


arte e talento deďŹ nem arquitetura K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

79


arquitetura

reflexões sobre minha casa

Busquei agregar, em um projeto equilibrado, detalhes rústicos, conforto de sobra e charme por todos os lados sob um horizonte sem tamanho. Projetei minha casa com criticidade de um artista, busquei na obra uma boa solução plástica vista por todos os lados como costumo fazer em minhas telas e esculturas. Fiz desta casa/atelier o refúgio onde convivo em harmonia com minha esposa e minhas filhas adolescentes. A ausência de corredores resulta em uma circulação compacta e em ambientes amplos.

80

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


Na decoração busquei o minimalismo, com objetos garimpados em viagens e leiloes de arte. Entre quadros de Siron franco, Antonio Poteiro e Aldemir Martins, com mobília anos 60 e com luz natural invadindo os ambientes, trazem uma atmosfera de aconchego dos fins de tarde. O projeto e a execução desta obra foi concebida sem que uma única árvore fosse derrubada. A estrutura em madeira certificada de reflorestamento, juntamente com as pedras, tijolinhos ecológicos e bastante vidro, transformaram a construção em uma extensão da paisagem. O ponto mais relevante da obra, desde seu inicio, foi a preservação do meio ambiente, por tanto, o desafio foi adaptar o projeto ao solo já existente e não o solo ao projeto. O propósito foi criar um ambiente para relaxar em meio à natureza, com muito conforto, sofisticação e privacidade. Renunciando o complexo mundo exterior para então atingir o sereno mundo interior. Para a varanda busquei um elemento de destaque, projetando seu piso suspenso por mãos francesas. O grande destaque do projeto se dá principalmente à noite, por meio de iluminação direcionada que valoriza diversos pontos da arquitetura. Destaco a sala de estar, com confortáveis sofás e um pé direito de 6 metros faz com que o ambiente se torne amplo. Para o piso do local foi escolhido tábua corrida em ipê. A casa conta ainda com uma escada que leva ao mezanino, com degraus rústicos em aroeira, tornando a casa perfeita para o descanso.

‘’O ponto mais relevante da obra, desde seu inicio, foi a preservação do meio ambiente portanto, o desafio foi adaptar o projeto ao solo já existente e não o solo ao projeto.’

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

81


Marcelo Fortuna

Contato e comentários: marcelo@marcelofortuna.com.br

ARQUITETURA COM POESIA

Na coluna passada eu me referi à casa do Casa Cor, falando do Borsoi, da Janete, do Burle Marx. Entre o momento em que escrevi o texto e a publicação, o Borsoi nos deixou. A casa agora está órfã de autores, mas viva. Tem tijolo, tem árvores tem história. Tudo que se fala em design e arquitetura - quando se tem boas intenções - afunila para poesia. Isto serve pra qualquer manifestação onde se crie algo. Se não houver poesia, não há alma. Se não há alma, não há nada. Um cinzeiro pode estar repleto de poesia, uma casa, uma escada, o detalhe da virada do corrimão. A falta de detalhe, consciente, também pode ter muita poesia. Imagina então o cinema, a pintura, a música... Acho oportuno citar Cecília Meireles, que pode ajudar tanta gente.

um certo ar de sabedoria. Não meta fundos de floresta nem de arbitrária fantasia... Não... Neste espaço que ainda resta, ponha uma cadeira vazia. Outro dia eu estava no meu carro, na av. Abolição com Barão de Studart, parado no sinal, em direção ao centro. O Léo e a Valentina, meus filhos, no banco de trás. Naquele sinal sempre aparecem pessoas limpando o vidro do carro, esmolando, etc. Naquele dia, porém, havia um jovem sem uma das pernas, pedindo dinheiro. Na nossa frente uns cinco carros parados. E lá ia o jovem de muletas, com dificuldade e se agachando nos vidros dos motoristas, cochichando seu pedido de dinheiro e rapidamente saindo, cambeta, tentando a sorte em outro carro, na sua rotina.

Encomenda Desejo uma fotografia como esta — o senhor vê? — como esta: em que para sempre me ria como um vestido de eterna festa. Como tenho a testa sombria, derrame luz na minha testa. Deixe esta ruga, que me empresta

82

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

Como um gato perto da presa, o Léo estava atento aos movimentos dele, mas eu não percebi. Eu também estava olhando para o jovem de muletas, mas pensando em nada, como quem olha o fogo. De repente, ainda parado no sinal, o Léo me aborda, do seu jeito, virando meu rosto para trás e pergunta: “Papai aquele moço está perguntando pros moços dos carros, se alguém viu a perna dele, né?” Pra mim, isto e poesia da Cecília Meireles são a mesma coisa. É o alimento de quem cria.


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

83


84

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


01 Rosa Dias, Vidar Jr. e André Benevidas 02 Cecilia Nobrega e Dudu Vidal 03 Elizandra Laitener, Neide Barbosa e Celina Fiúza 04 Marcal Barros-Noira Passini e Roberto Pamplona 05 Renan Carvalho e Marcelus Caracas 06 Eveline Sampaio e Manuella Figlioulo 07 Rendell Torres e Karina Teixeira 08 Herminia Lopes e Socorro Lima 09 Lilanai Meira, Welligton Gadelha, Rejane Carvalho, Neide Barbosa e Inês Porto 10 Ana Cristina Meira e Walderzei Wanderley 11 Marina e Adriano Marques 12 Mirna Albuquerque-Alexandre Esmeraldo-Celene Gurgel

13 Liduina Melo-Solange Parente e Rebeca Maia 14 Teco Colossi, Neide Barbosa e Roberto Edilson 15 Marcal Barros-Noira Passini e Roberto Pamplona 16 Lara Leitao-Carlos Magalhaes e Soraya Alencar 17 Paulo e Aucy Ponce 18 Lázaro Medeiros, Noira Paccini, Guilherme Quinderé e Hugo Quinderé 19 Maria de Jesus e Mara Figueiredo 20 Monica Albuquerque-Liduina Melo-Ines Cavalcante 21 Joaquim Campelo e Cristina Mota

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

85


O QUE PENSO SOBRE ARQUITETURA por Mário Roque

Hoje a maior parte da população do planeta vive em cidades. Quanto melhores e mais qualificadas forem estas cidades, melhor será a vida das pessoas. O trabalho de arquiteto, em minha opinião, tem o dever de contribuir para a melhoria da vida nas cidades. Ainda que eu esteja projetando uma casa ou um edifício de pequeno porte, estou intervindo na cidade e a contribuição urbanística que esta pequena intervenção propiciar vai me fazer sentir a importância do gesto arquitetônico. Atualmente muito do que se faz na cidade é irresponsável e desqualifica os valores urbanos, a história, o meio ambiente, o patrimônio, a cultura de cada população e o bem estar dos espaços públicos. Lamentavelmente temos uma cidade que tem sido abandonada pelo poder público nas últimas décadas. Crescimento intenso e desordenado, ausência de organismos de planejamento, falta de coordenação de ações das diversas interferências das empresas públicas e privadas, tem sido a tônica da evolução de Fortaleza. Enquanto não houver uma intenção clara de sobrepor a qualidade da cidade aos interesses fisiológicos, estaremos nos movendo contra a corrente que leva à sustentabilidade urbana e à qualidade de vida nas cidades. Ainda que alguns edifícios sejam bonitos a cidade será feia. Fortaleza será bela quando as pessoas puderem ter espaços de qualidade, edifícios adequados ao clima e aos hábitos locais, sistema viário e transportes públicos projetados em consonância com a cidade como um todo. A cidade que segrega, que exclui, que dificulta a locomoção, que não tem transporte público adequado, metrô em funcionamento em todo o território, praias e áreas de lazer limpas e com segurança, é feia; e o gestor que não percebe essas circunstâncias negativas e não consegue agir de forma a resolvê-las está no lugar errado.

86

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


Formação e atividade profissional Quando me formei em Portugal, numa época em que o país estava estagnado e obras públicas ou privadas quase inexistiam, decidi vir para o Brasil onde já havia estagiado e onde descobri a minha afinidade com as coisas daqui. Hoje me considero um brasileiro, que ocasionalmente nasceu nas terras de além-mar. A minha produção como arquiteto reflete a minha construção como profissional na convivência com as coisas e as pessoas deste país. Trinta anos desenvolvendo projetos, participação em obras e estudos relevantes para esta cidade, modelou-me um convicto admirador do Brasil e posso dizer que faço parte de uma ínfima célula da história da arquitetura brasileira. Até mesmo, em comentários sobre meus projetos, feitos em revistas estrangeiras, eu sou enquadrado na arquitetura brasileira, apesar da minha formação na Universidade Técnica de Lisboa.

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

87


Minhas paixões Arquitetura e urbanismo são as minhas grandes paixões. É nesse território que penso e atuo desde cedo da manhã até tarde da noite. Seja no escritório com os meus colegas e colaboradores, seja na obra ou na sala de aula na UNIFOR, o meu assunto de reflexão e práxis é a arquitetura e o urbanismo. Os projetos que admiro Alguns dos meus edifícios preferidos no Brasil são o edifício Copan do Oscar Niemeyer, o edifício da Receita Federal em Fortaleza do Borsoi, o conjunto habitacional do Joan Villá em Cotia e o SESC Pompeia da Lina Bo Bardi. E muitos outros que contribuíram para a Arquitetura Brasileira. Em Fortaleza admiro também o edifício Granville do Borsoi, o Veneza I dos irmãos Hissa e o edifício Palácio Coronado do

88

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

Professor Neudson. Os meus arquitetos preferidos são: O Richard Meyer, o Renzo Piano, o Aldo Rossi, o Tadao Ando. Em Portugal, o Siza Vieira não é o meu preferido, gosto mais do Gonçalo Byrne e do João Luis Carrilho da Graça, meu colega de turma. No Brasil, a história colocará nos seus devidos lugares a Lina Bo Bardi, o Acácio Gil Borsoi e o Severiano Mario Porto, grandes mestres. Meus projetos em Fortaleza Dos meus projetos, os que mais me satisfizeram e que me orgulho de ter participado, são o Clube da Petrobrás na Praia do Futuro, o Potenza na Santos Dumont e alguns outros que estão em projeto atualmente e que fazem parte de uma fase mais amadurecida da minha produção junto com os colegas da MD Concept.


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

89


90

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T


K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

91


92

K

A

P

A

C

O

N

C

E

P

T

kapa concept  

revista de arquitetura e design

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you