Page 1


Quem quer isso não faz aquilo. Quem quer aquilo não faz isso. Essa é uma história real e você faz parte dela.

TODA HISTÓRIA COSTUMA TER DOIS LADOS E ESTA NÃO É DIFERENTE.A GRANDE DIFERENÇA É VOCÊ QUEM PODE FAZER E PARA ISSO BASTA ESCOLHER O LADO CERTO. Palavras simples, frases curtas e ilustrações que falam por sí são as principais características, que aliadas a um tema atual de extrema relevância, fazem do projeto QUEM QUER ISSO NÃO FAZ AQUILO... QUEM QUER AQUILO NÃO FAZ ISSO, ser uma fonte estimuladora para esclarecer, informar e conscientizar nossas crianças de uma maneira simples e agradável. Com um conteúdo acessível para a compreensão de crianças de todas as idades, o projeto retrata os dois lados de uma história real, baseada em nosso cotidiano – Evidenciando atitudes positivas e negativas, retratadas de maneira lúdica, força o leitor a comparar e o faz pensar qual versão dessa história ele quer para sí e para todos ao seu redor. A ilustração, relata a trajetória de um rio - Desde a sua nascente até o mar, onde neste percurso demonstra às crianças, por meio de exemplos, o que não se deve fazer e o que se pode fazer para preservar o meio ambiente. Este é um projeto que não apenas transmite a mensagem de cidadania, mas sim ensina a criança a torna-se um cidadão.


Imagens artesanais. Quando o lixo vira arte! Praticamos os 3R’s ( Reduzir, Reutilizar e Reciclar ). Em nossos projetos, sempre que possível, procuramos reforçar a mensagem com a escolha da linguagem e/ou processo de execução do trabalho de maneira a agregar valor ao mesmo. A produção das ilustrações foi realizada com recortes de revistas velhas, reutilizando o que seria descartado.


Aplicações do conteúdo: Livro Painel Interativo Game


O LIVRO


QUEM QUER ISSO NÃO FAZ AQUILO... QUEM QUER AQUILO NÃO FAZ ISSO Esta é uma história real e você faz parte dela. Dentro da Mãe Terra, todo rio nasce cheio de vida, limpinho e puro, mas nem sempre chega ao seu destino do mesmo jeito que surge. Logo que nasce, percorre um longo caminho cheio de aventuras. E esta história irá mostrar este mesmo trajeto de duas maneiras diferentes - A realidade e a fantasia. De lados opostos, mas querendo ser um só... Depende de você transformar a fantasia em realidade. Basta Acreditar! Cheio de vida, assim começo a minha jornada. Sei que tenho um longo caminho a percorrer e muitas coisas à fazer. Logo vou matando a sede da minha amiga capivara. De longe escuto um mugido... É a vaquinha que se aproxima para beber da minha água. Com ela mais amigos também chegam. Vivo em harmonia com todos ao meu redor. Sou fonte de vida! Para alguns sou moradia, para outros serventia e para muitos sou a alegria. Rápido vou caminhando... Porque como falei no início o dever me chama. Apesar de nascer pequeno, ao longo de meu percurso vou ganhando força e quando chego à cidade grande crescidinho já estou. Generoso, tenho um enorme talento e potencial para ajudar. Além de matar a sede de toda a gente, tenho força de sobra até para doar. E esta força pode se transformar em eletricidade. É só saber utilizar!


Basta o homem querer me usar que lá estarei para auxiliar. E em troca, respeito eu espero. Limpo, ajudo na alimentação, do plantio à mesa da mamãe. Cristalino, sou fundamental na higiene pessoal. De tão companheiro que sou espero apenas gratidão, pois eu não deixo ninguém na mão. Sinto tudo o que acontece ao meu redor e gostaria que como eu todos fizessem a sua parte. Uma bom exemplo seria não jogando o lixo nas ruas, porque que no final das contas sempre vem parar tudo em mim. Não se esqueça que você faz parte dessa história e com a sua participação podemos continuar a fazer a minha! Para isso basta cuidar do seu lixo. Reciclando os materiais, usando a minha água com sabedoria, sem desperdícios. E também economizando energia elétrica. Com consciência o homem entende que nem tudo permanece para sempre e eu dou um duro danado, dia e noite, sem parar, para que você aproveite tudo de bom que a Mãe Terra oferece. Meu caminho nunca termina e em busca de um descanso continuo a minha jornada. Lá na frente vejo água sem fim... Prazer em apresentá-lo, este é o meu amigo Mar! É com este amigo que encerro mais um ciclo e recomeço outro cheio de novas aventuras. Se todos acreditarem podemos estar juntos de um único lado, percorrendo o mesmo trajeto. Basta querer! Você também faz parte desta nova história!


Painel Interativo


Ação monitorada. O painel, com o cenário do livro, será reproduzido em cópia fotográfica e montado em uma chapa de metal, e sobre a área do rio serão dispostos imãs ilustrados representando garrafas, latas, papéis e plásticos. Além do cenário, haverá um painel complementar com a ilustração de uma lixeira de coleta seletiva. O monitor estimulará a participação de crianças e adultos, que pegarão os lixos para depositar no local correto da lixeira de coleta seletiva. Toda a ação será registrada em vídeo, mostrando a participação, reação e depoimentos dos participantes. Posteriormente este material será explorado em redes sociais com o intuito de potencializar a ação. A ação também contará com o apoio de assessoria de imprensa com o objetivo de buscar cobertura através de mídia expontânea.


O Game


Descritivo. Personagens e carros circulam no cenário. De ambos, lixos são arremessados e vão parar no chão e no rio. Cada lixo tem uma cor que corresponde a sua matéria prima (metal, vidro, papel e plástico) amarelo, verde, azul, vermelho. Esses lixos deverão ser recolhidos pelo jogador e colocado em seus respectivos lugares em uma lixeira de coleta seletiva. A dificuldade vai aumentando. Conforme muda a fase, vai ficando tudo mais rápido. Em alguns momentos aparece um caminhão de lixo clandestino e despeja tudo no rio, aumentando a dificuldade para o jogador, que terá que acumular as tarefas. Plataformas: Web, Facebook.


Quem quer isso não faz aquilo. Quem quer aquilo não faz Isso.  

Conteúdo Infantil socioambiental. Aplicações: Livro Game Painel Interativo

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you