Revista Duo - 027

Page 39

Gente Nossa - Histórias de quem fez e faz a cidade Uma coletânea de reportagens do escritor e jornalista Salvador Neto, sobre pessoas e projetos sociais que escreveu entre 2011 e 2012 para o jornal Notícias do Dia de Joinville. O livro reúne reportagens de pessoas que contribuíram para a construção da cidade. São quase 70 histórias com fotos das pessoas, desde barbeiros, padeiros, ex-políticos, lideranças comunitárias, professores e outras profissões. Há muita vida em cada página, muita emoção, e a intenção é ser um registro histórico de pessoas que formam essa grande cidade que é Joinville.

Sobre o autor: Natural de Joinville, filho de professora, nasceu entre os livros. Mantém o Blog palavra Livre (www.palavralivre.com.br) com notícias e opiniões e apresenta o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da net.

Acanhado teatro em Joinville durante a ditadura militar Dividido em três capítulos, a obra apresenta, inicialmente, Edgard e Lucia Schatzmann, ex-preso político e ex-freira. A combinação não poderia ser mais imprópria para os moldes da sociedade da década de 1960. Também pudera. Nada na vida desse casal seguiu rígidos padrões de comportamento. As imagens estereotipadas da mulher dona de casa, sujeita aos mandos do marido, e do militante idealista desfazem-se, aos poucos, conforme os conhecemos. Edgard, com seu espírito contestador, busca a liberdade e o amor enquanto nos mostra a importância de acreditar em nossos sonhos. por seus medos, suas dores e ambições, são elas, as personagens, o fio condutor da narrativa, com base no sonho e na luta por liberdade. Em meio ao caos ordenado do regime militar, Miraci Dereti encontra espaço para a encenação do seu dia a dia. Inconformado com as mazelas da humanidade, ele utiliza suas palavras para tocar aqueles que poderiam mudar a história da cidade: seus conterrâneos joinvilenses. por meio da peça teatral Os palhaços, mostra a Joinville a realidade que não lhe era permitido enxergar. Assim, o poder da igreja, o descaso do governo, a corrupção, a

pobreza e tantos outros problemas sociais entram em cena, questionados por aquele jovem professor. O capítulo final remonta o caminho percorrido pela arte cênica na cidade desde sua fundação até os dias atuais. Ao reunir as entrevistas com Edgard, Hélio Muniz e Borges de Garuva, percebe-se ali um potencial aglutinador: todos falam sobre a importância do teatro e como enxergam essa arte em Joinville.

Sobre a autora: Tuane Roldão tem 24 anos e é jornalista formada pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus/ Ielusc, em Joinville, cidade onde nasceu e vive. Cursa pós-graduação em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário, em Curitiba.

Meia Corda e outras incríveis histórias medíocres de montanha Uma coletânea em que o autor Arthur Egg (Tuco) narra com muito bom humor mais de 15 anos de aventuras em montanhas, dezenas de trilhas, escaladas, voos de paraglider e muitas enrrascadas vividas no paraná e Santa Catarina. O período de aventuras que renderam essas histórias começa em 1991, quando Tuco começou a frequentar a Serra do Mar paranaense, indo até 2004. A capacidade de rir das próprias “desgraças” é um dos destaques da obra, com 28 histórias distribuídas em 118 páginas.

Sobre o autor: “Tuco” Egg mora em Blumenau-SC e é Diretor de arte. Escalou avidamente durante mais de uma década. Tornou-se um escalador esporádico com o passar dos anos. “Meia Corda” é o segundo livro de Tuco. O primeiro foi “Igreja entre Aspas”, também publicado pela Editora Grafar.

DUO | revistaduo.com.br

39


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.