Issuu on Google+

2011/2012 Disciplina de Língua Portuguesa

AUTO DA BARCA DO INFERNO De Gil Vicente

CEF, Carpinteiro de Limpos, 2º ano Trabalho elaborado pelo aluno: Marco nº10


Introdução Neste trabalho , realizado no âmbito do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, abordarei aspetos da vida e obra do autor, assim como apresentarei uma das personagem em cena ou seja, O Parvo (adereços ,destino da personagem…).


São escassos e incertos os dados biográficos do autor mas supõe-se que Gil Vicente tenha nascido em Guimarães por volta de 1465. Não se sabe qual o seu ofício mas pensa-se que era o ourives da rainha D. Leonor, autor da Custódia de Belém.


Em 1520, o rei D. Manuel I encarregou-o de escrever, organizar e ensaiar os autos para a corte. Entre 1502 e 1536 fez representar cerca de meia centena de peças, sempre ao serviço da família real. Supõe-se que terá morrido pouco depois de 1536.


Gil Vicente viveu entre o fim da Idade Média e o começo (português) do Renascimento, por isso as suas obras reflectem valores sociais, religiosos e culturais muito diversificados. A sua crítica é maliciosa, apresentando clérigos sem vocação, fidalgos corruptos e vaidosos.


Obras de Gil Vicente Auto da Visitação (1502); Auto da Índia (1509) ; Auto da Barca do Inferno (1517 ); Auto de S. Martinho (1504); Auto da Barca do Purgatório (1518); Quem tem Farelos (1515); Exortação da Guerra (1513); Auto das Fadas (1511).


Alcoviteira


Alcoviteira Nome: Brízida Vaz. Ao entrar em cena, ela traz, além de imensos objetos, moças que entregou à prostituição e que abandonam a cena. Apesar dos seus pecados ainda acha que tem lugar no Paraíso.


A Alcoviteira representa os elementos do povo e baixa-burguesia que se dedicavam a encaminhar as raparigas e mulheres casadas para a prostituição. Representa esta atividade profissional.


CAIS

Barca do Inferno

Barca do ParaĂ­so

Barca do Inferno


http://anove.wikispaces.com/Cena+da+Alcoviteira http://www.slideshare.net/macjok/power-point-semanada-histria http://linguaportuguesa9ano.wordpress.com/2009/04/09 /resumo-do-auto-da-barca-do-inferno-de-gil-vicente.


Auto da Barca do Inferno