Page 1

Curso de Educação e Formação de Empregado(a) de Bar Palácio de S. Lourenço


Palácio de S. Lourenço  Período de Construção O período de construção do Palácio de S. Lourenço é difícil de balizar, no entanto, a sua edificação deu-se principalmente entre os séculos XVI e XVIII.


Palácio de S. Lourenço  Localização O palácio de S. Lourenço localiza-se no centro histórico da cidade do Funchal


Palácio de S. Lourenço  Objetivos da Construção  O palácio de S. Lourenço ao longo da sua existência teve uma dupla função, a de residência apalaçada (Palácio) e de defesa da cidade do Funchal (fortaleza) .


Palácio de S. Lourenço  Principais Características O seu desenho é o de uma típica fortaleza filipina.


Palácio de S. Lourenço   História do edifício

Iniciada na primeira metade do séc. XVI, a edificação da fortaleza foi concluída no período filipinos, no inicio do séc.. XVII, sofrendo diversas campanhas de obras ate à atualidade. Tendo sido residência dos capitães-donatários e governadores da Madeira, esta função veio a sobrepor-se à sua utilização defensiva, generalizando-se a designação de palácio após a construção do andar nobre, no último quartel do séc.. XVIII. Em 1836, a separação dos poderes civil e militar determinou a  divisão da fortaleza- palácio entre o quartel do governador militar, e a residência do governador civil, sendo, desde 1976, a residência oficial do Ministro da República e a partir de 2006 o Representante da República para a Região Autónoma da Madeira. O palácio de São Lourenço foi classificado como monumento  nacional em 1943.


Curiosidades As dependências do Palácio de S. Lourenço


Palácio de S. Lourenço  PORTA DE ARMAS

 A entrada no interior do Palácio de São Lourenço faz-se a partir da Avenida Zarco ou “Entrada da Cidade”, pela Porta de Armas.


Palácio de S. Lourenço  PÁTIO INTERIOR

 O pátio interior constitui um excelente exemplar de empedrado em “calçada madeirense”, reproduzindo o padrão “mar largo”.


Palácio de S. Lourenço  SALA DOS CAPITÃES-DONATÁRIOS

 Acesso à sala nobre a partir da segunda década do séc. XIX, é hoje conhecida por Sala de Entrada, dos Capitães-Donatários ou dos Retratos, por aqui se encontrar desde os anos 40 do séc. XX a galeria de retratos, de autoria desconhecida, dos dois primeiros Capitães-Donatários e de alguns Governadores dos séculos XVII a XIX.


Palácio de S. Lourenço  SALÃO NOBRE

 O Salão Nobre ou salão de baile do Palácio foi, desde a época da sua edificação, reservado à realização de atos oficiais, tendo sido especialmente adaptado a “Sala do Trono” para a visita régia de 1901.


Palácio de S. Lourenço  TORREÃO SUL

 Pelo Salão de Baile acede-se ao passadiço que liga o edifício ao Torreão avançado a sul, parte integrante do primitivo núcleo da Fortaleza construído na primeira metade do séc. XVI, mais tarde aumentado e coberto.


Palácio de S. Lourenço  SALA VERMELHA

 A Sala Vermelha, onde são conduzidas as individualidades que o Representante da República recebe em audiência, é também utilizada por ocasião das receções que têm lugar no Palácio de São Lourenço .


Palácio de S. Lourenço  SALA VERDE

 A Sala Verde ou Império foi totalmente remodelada após a intervenção empreendida em finais dos anos 30 do séc. XX, permanecendo como salão de banquetes do Palácio, função que hoje conserva.


Palácio de S. Lourenço  SALA DO BALUARTE

 O baluarte sudoeste foi construído por Mateus Fernandes em finais do séc. XVI.


Palácio de S. Lourenço  SALA DE AUDIÊNCIAS

 Instalada em 1977 no espaço da anterior “Sala Dourada”, decorreram nesta sala a partir de então, as audiências concedidas pelo Ministro da República, e desde 2006 pelo Representante da República.


Palácio de S. Lourenço 

BALUARTE NOROESTE

 O baluarte noroeste, ajardinado no séc. XIX, é hoje também designado por “jardim do lago”.


Palácio de S. Lourenço  PÁTIO NORTE

 O acesso ao baluarte central faz-se pela primitiva rampa que conduz ao pátio onde confluem os três baluartes que delimitam a Fortaleza a norte, edificados entre finais do séc. XVI e início do séc. XVII


Palácio de S. Lourenço  SALA “VASCO DA GAMA”

 Sob o pátio que antecede o baluarte norte e não acessível ao público por se encontrar integrada na residência privada, situa-se uma área geralmente conhecida por “Sala Vasco da Gama”, por ali se encontrar colocada a reprodução de uma conhecida imagem do navegador.


Palácio de S. Lourenço  BALUARTE NORTE

 No baluarte central norte, que protegia a entrada principal da Fortaleza, outrora denominado “Baluarte do Castanheiro” devido a uma árvore dessa espécie ali existente no séc. XIX, mantêm-se no essencial as antigas características, que o ajardinamento recente do local não ocultou.


Palácio de S. Lourenço  JARDIM – PAINEL DE SÃO LOURENÇO

 A partir da alteração do percurso introduzida em 2005, a saída dos visitantes é feita pelo jardim interior, do qual se destaca um nicho, onde desde finais dos anos 30 se encontra colocado um painel de azulejos representando São Lourenço.


Palácio de S. Lourenço  TORREÃO

 Este espaço circular de teto abobadado corresponde ao piso térreo do torreão noroeste construído no séc. XVI.


 Fontes:   

http://representantedarepublica-madeira.pt/o-palacio-de-sao-lourenco/percursovisitavel/torreao/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza-Pal%C3%A1cio_de_S%C3%A3o_Louren %C3%A7o Retirado de panfletos

 Trabalho elaborado por: João Daniel Pontes Nº 8 Zita Maria Pontes Nº 20 Disciplina: Cidadania Mundo Atual Professor: Ricardo Silva 24 de Outubro de 2012

Palácio de S. Lourenço  

Palácio de S. Lourenço

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you