Issuu on Google+

Manual - LIBREOFFICE

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE O que e o LIBREOFFICE? LIBREOFFICE e um pacote de produtividade de escritórios totalmente funcional e disponível gratuitamente. Seu formato de arquivo nativo e o OPENDOCUMENT, um padrão de formato aberto que está sendo adotado, por governos do mundo inteiro, como um formato necessário para a publicação e aceitação de documentos. O LIBREOFFICE também pode abrir e salvar documentos em muitos outros formatos, incluindo aqueles utilizados por varias versões do Microsoft Office. O LIBREOFFICE inclui os seguintes componentes: Writer (processador de textos) O Writer e uma ferramenta rica para criação de cartas, livros, relatórios, noticiários, cadernos e outros tipos de documentos. Você pode inserir gráfico e objetos de outros componentes dentro dos documentos do Writer. O Writer e capaz de exportar arquivos para os formatos HTML, XHTML, XML, PDF do Adobe e varias versões de arquivos do Microsoft Word. Ele também pode conectar-se ao seu programa de e-mail. Calc (planilha de calculo) O Calc possui todas as funcionalidades avançadas de analise, gráficos e para tomada de decisões que são esperadas de uma avançada ferramenta de planilha eletrônica. Ele inclui mais de 300 funções financeiras, estatísticas e matemáticas, entre outras. O Gerenciador de Cenário oferece analises do tipo “e se”. O Calc gera gráficos 2-D e 3-D, que podem ser integrados dentro de outros documentos do LIBREOFFICE. Você também pode abrir e trabalhar com planilhas do Microsoft Excel e salva-las no formato do Excel. O Calc pode exportar planilhas para os formatos PDF do Adobe e HTML. As vantagens do LIBREOFFICE Abaixo vemos algumas das vantagens do LIBREOFFICE sobre outros pacotes de escritório: Sem taxas de licenciamento. O LIBREOFFICE e livre para qualquer um usá-lo e distribuí-lo sem custos. Em outros pacotes de escritório, muitas funcionalidades são oferecidas adicionalmente, a um custo extra (como exportação para o formato PDF), enquanto no LIBREOFFICE estão disponíveis gratuitamente. Não existem taxas ocultas, nem hoje, nem nunca. Código aberto. Você pode distribuir copiar e modificar o software o quanto quiser, de acordo com as licenças de código aberto do LIBREOFFICE. Multiplataforma. O LIBREOFFICE roda em varias arquiteturas de hardware e múltiplos sistemas operacionais, como a Microsoft Windows, Mac OS X e Linux.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Extenso suporte a idiomas. A interface de usuário do LIBREOFFICE está disponível em mais de 40 idiomas, e o projeto LIBREOFFICE oferece corretor ortográfico, hifenização e dicionário léxico em mais de 70 dialetos. O LIBREOFFICE também oferece suporte para Layout de Texto Complexo (CTL) e layout para Idiomas da Direita para a Esquerda (RTL),como o Urdu, Hebraico e Árabe). Interface de usuário consistente. Todos os componentes possuem uma aparência semelhante, o que faz com que sejam fáceis de usar e controlar. Integração. Os componentes do LIBREOFFICE estão bem integrados entre si. – Todos os componentes compartilham um corretor ortográfico comum alem de outras ferramentas, que são utilizadas de maneira consistente por todo o pacote. Granularidade. Normalmente, se você muda uma opção, isso afeta todos os componentes. Entretanto, as opções do LIBREOFFICE podem ser ajustadas em nível de componente ou do documento. Compatibilidade com arquivos. Alem dos formatos de Documentos Abertos nativos, o LIBREOFFICE tem a capacidade de exportar para os formatos PDF e Flash, assim como pode abrir e salvar arquivos nos formatos mais populares, incluindo a Microsoft Office, HTML, XML, WORDPERFECT, e Lotus 1-2-3 formats. Utilizando uma extensão (incluída): a capacidade de importar e editar alguns arquivos PDF. Sem dependência do fornecedor. O LIBREOFFICE usa os formatos de arquivo ODF, um formato baseado em XML (eXtensible Markup Language) desenvolvido como um padrão para a industria pelo OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards). Esses arquivos podem ser facilmente descompactados e lidos por qualquer editor de texto, e seu modelo e aberto e publico. Você tem voz. Melhorias, correções e datas de lançamento são decididas pela Comunidade. Você pode se juntar a comunidade e influenciar o rumo do produto que utiliza. Requisitos mínimos O LIBREOFFICE 3.x precisa de um dos seguintes sistemas operacionais: Microsoft Windows 2000 (Service Pack 4 ou superior), XP, Vista, ou 7 GNU/Linux versão de Kernel 2.6.18 e glibc2 versão 2.5 ou superior Mac OS X 10.4 (Tiger) ou superior Algumas das funcionalidades do LIBREOFFICE (assistentes e o mecanismo de banco de dados HSQLDB) necessitam que o Java Runtime Environment (JRE) 1.6.x ou superior esteja instalado em seu computador. Ainda que o LIBREOFFICE funcione sem o suporte do Java, algumas

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE funcionalidades não estarão disponíveis. Se você possui um PC mais antigo ou não necessita das funcionalidades que precisam do JRE, você pode desabilitá-lo para aumentar a velocidade de carga do programa. Como obter ajuda Este livro, os outros guias de usuário do LIBREOFFICE, o sistema de ajuda do programa, e os sistemas de suporte assumem que você possui familiaridade com seu computador e com suas funções básicas, como iniciar um programa, abrir e salvar arquivos. Sistema de ajuda O LIBREOFFICE vem com um extenso Sistema de ajuda. Essa e sua primeira linha de suporte na utilização do LIBREOFFICE. Para mostrar o sistema de ajuda completo, pressione F1 ou selecione a Ajuda do LIBREOFFICE no menu Ajuda. Você pode escolher, também, uma das Dicas e Dicas estendidas ativas, e o Agente de Ajuda (utilizando Ferramentas → Opções → LIBREOFFICE → Geral). Se as dicas estiverem habilitadas, posicione o ponteiro do mouse sobre qualquer ícone para ver uma pequena janela (“janela de dica”) com uma breve explicação da função do ícone. Para uma explicação mais detalhada, selecione Ajuda → O que e isto? E segure o ponteiro do mouse sobre o ícone. Iniciando o LIBREOFFICE A maneira mais comum de abrir qualquer componente do LIBREOFFICE e utilizando o menu do sistema, o menu padrão de onde a maioria das aplicações são iniciadas. No Windows, e chamado de Menu Iniciar. No GNOME, e chamado de menu Aplicativos. No KDE e identificado pela logomarca do KDE. No Mac OS X, e o cardápio Aplicações. Quando o LIBREOFFICE foi instalado em seu computador, na maioria dos casos uma entrada de menu para cada componente foi adicionado ao menu do seu sistema. O nome exato e a localização dessas entradas do menu dependem do seu sistema operacional e da sua interface gráfica. Iniciando a partir de um documento existente Você pode iniciar o LIBREOFFICE clicando duas vezes sobre o nome de arquivo de um documento do LIBREOFFICE em um gerenciador de arquivos como o Windows Explorer. O componente do LIBREOFFICE apropriado será iniciado e o documento será carregado.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Nota para usuários de Windows Se você associou os tipos de arquivo do Microsoft Office ao LIBREOFFICE, então, quando você clicar duas vezes sobre um arquivo *.doc (Word), ele será aberto no Writer; arquivos *.xls (Excel) serão abertos no Calc, e arquivos *.ppt (PowerPoint) serão abertos no Impress. Se você não associou esses tipos de arquivo, quando você clicar duas vezes em um documento do Microsoft Word, ele será aberto no Microsoft Word (se o Word estiver instalado no seu computador), arquivos do Excel serão abertos no Excel, e arquivos do PowerPoint serão abertos no PowerPoint. Você pode usar outro método para abrir arquivos do Microsoft Office no LIBREOFFICE e salvalos nesses formatos a partir do LIBREOFFICE. Veja “Abrindo documentos existentes”. Utilizando a inicialização rápida no Windows O Iniciador Rápido e um ícone que aparece na barra de tarefas do Windows apos a inicialização no sistema. Ele indica que o LIBREOFFICE foi carregado e está pronto para o uso. (O Iniciador Rápido carrega os arquivos*.DLL necessários ao LIBREOFFICE, reduzindo o tempo de carga dos componentes do LIBREOFFICE). Se o Iniciador Rápido estiver desabilitado, veja “Reativando o Iniciador Rápido” se quiser habilitá-lo. Utilizando o ícone da Inicialização Rápida Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Iniciador Rápido, na bandeja do sistema, para abrir um menu de contexto de onde você pode abrir um novo documento, abrir o dialogo Modelos e Documentos, ou escolher um documento existente para abrir. E possível, também, clicar duas vezes sobre o ícone do Iniciador Rápido para mostrar o dialogo modelos e Documentos

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Desabilitando o Iniciador Rápido Para fechar o Iniciador Rápido, clique com o botão direito no ícone da bandeja do sistema, e escolha a opção Sair do Iniciador Rápido no menu de contexto. Na próxima vez que seu computador for inicializado, o Iniciador Rápido será carregado de novo. Para evitar que o LIBREOFFICE seja carregado na inicialização do sistema, retire a seleção da opção Carregar o LIBREOFFICE durante a inicialização do sistema no menu de contexto. Você pode desejar fazer isso se seu computador tiver pouca memória, por exemplo. Reativando o Iniciador Rápido Se o Iniciador Rápido tiver sido desabilitado, você pode reativá-lo selecionando a opção Carregar o LIBREOFFICE durante a inicialização do sistema em Ferramentas → Opções → LIBREOFFICE → Memória. Barra de menu A Barra de menu está localizada no alto da janela do LIBREOFFICE, logo abaixo da Barra de titulo. Quando você clica em um dos menus listados abaixo, um submenu abre para baixo e mostra vários comandos.

Arquivo contém os comandos que se aplicam a todo o documento, tais como Abrir, Salvar, e Exportar como PDF. Editar contém os comandos para a edição do documento, tais como Desfazer: xxx (onde xxx e o comando a ser desfeito) e Localizar & Substituir Ele também contem comandos para cortar, copiar e colar partes selecionadas do seu documento. Exibir contém os comandos para controlar a exibição do documento, tais como Zoom e Layout da Web. Inserir contém os comandos para inserir elementos dentro do seu documento, tais como Cabeçalho, Rodapé e Imagens. Formatar contem comandos, como Estilos e Formatação e Auto correção, para a formatação do layout do seu documento. Tabela mostra todos os comandos para inserir e editar uma tabela em um documento de texto. Ferramentas contem funções como Ortografia e Gramática, Personalizar e Opções. Janela contém comandos para exibir janelas. Ajuda contém atalhos para os arquivos de Ajuda do LIBREOFFICE, O que e isso?, e informações sobre o programa. Veja “Como obter ajuda“

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Barra de ferramentas O LIBREOFFICE possui vários tipos de barras de ferramentas: encaixada, flutuante e destacada. As barras de ferramentas encaixadas podem ser movidas para posições diferentes ou colocadas flutuando e vice-versa. A barra de ferramentas encaixada superior (na posição padrão) e chamada de Barra de ferramentas padrão. A Barra de ferramentas padrão é a mesma em todas as aplicações do LIBREOFFICE. A segunda barra de ferramentas no topo (na posição padrão) e a Barra de formatação. E uma barra sensível ao contexto que mostra as ferramentas mais importantes, de acordo com a posição do cursor ou da seleção. Por exemplo, quando o cursor está sobre um gráfico, a Barra de formatação oferece ferramentas para a formatação de gráficos; quando o cursor está em um texto, as ferramentas são as de formatação de texto. Exibindo e escondendo barras de ferramentas Para exibir ou esconder barras de ferramentas, selecione Exibir → Barras de ferramentas, e clique sobre o nome de uma barra de ferramentas da lista. Uma barra de ferramentas ativa exibe uma marca de seleção ao lado do nome. As barras ferramentas destacadas não são listadas no menu Exibir.

Submenus e barras de ferramentas destácadas Os ícones das barras de ferramentas que possuem um pequeno triangulo a direita, exibirão submenus, barras de ferramentas destacadas, e outras maneiras de selecionar coisas, dependendo do ícone. As barras de ferramentas destacadas podem ser colocadas flutuando ou encaixadas nas bordas da tela, em uma das áreas de ferramentas existentes. Para mover uma barra de ferramentas destacada flutuante, arraste-a pela barra de titulo. Veja “Movendo barras de ferramentas” abaixo.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Movendo barras de ferramentas Para mover uma barra de ferramentas encaixada, posicione o ponteiro do mouse sobre a sua alça (a pequena barra vertical a esquerda da barra de ferramentas), segure o botão esquerdo do mouse, arraste a barra de ferramentas para a nova posição e solte o botão do mouse. Para mover uma barra de ferramenta flutuante, clique sobre sua barra de titulo e arraste-a para a nova posição.

Barras de ferramentas flutuantes O LIBREOFFICE inclui varias barras de ferramentas sensíveis ao contexto, cujo padrão de exibição e de barras de ferramentas flutuantes, que respondem a posição do cursor ou da seleção. Por exemplo, quando o cursor está em uma tabela, a barra de ferramentas flutuante Tabela aparece, e quando o cursor está em uma lista numerada ou marcada, a barra de

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE ferramentas de Marcadores e Numeração aparece. Você pode encaixar essas barras de ferramentas no alto, no fundo ou nas laterais da janela, se desejar (veja “Movendo barras de ferramentas” acima). Encaixando/flutuando janelas e barras de ferramentas As Barras de ferramentas e algumas janelas, como a do Navegador e a de Estilos e Formatações, são encaixáveis. Você pode movê-las, redimensioná-las ou encaixá-las a uma borda. Para encaixar uma janela ou barra de ferramentas, segure a tecla Control e de um clique duplo na moldura da janela flutuante (ou em uma área livre próxima dos ícones no alto da janela flutuante) para encaixá-la na sua ultima posição. Para desencaixar uma janela, segure a tecla Control e de um clique duplo sobre a moldura (ou em uma área livre próxima dos ícones no alto) da janela encaixada. Personalizando barras de ferramentas Você pode personalizar as barras de ferramentas de varias maneiras, incluindo a escolha de quais ícones estarão visíveis e a travar a posição de uma barra de ferramentas encaixada. Para acessar as opções de personalização da barra de ferramentas, utilize a seta para baixo no final dela ou em sua barra de titulo.

Para exibir ou esconder ícones definidos para uma barra de ferramentas selecionada, escolha a opção Botões Visíveis no menu de contexto. Os ícones visíveis são identificados por uma marca ao redor deles. Clique neles para marcá-los ou desmarcá-los.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Menus do botão direito do mouse (Menus de contexto) Você pode acessar rapidamente muitas funções do menu clicando com o botão direito do mouse em um parágrafo, imagem, ou outro objeto. Um menu de contexto aparecera. Normalmente, o menu de contexto e a maneira mais rápida e fácil para encontrar uma função. Se você não sabe onde uma função está localizada nos menus ou nas barras de ferramentas, você pode encontrá-la com o botão direito do mouse. Barra de status A barra de status e localizada na parte de baixo da sua área de trabalho. Ela mostra algumas informações sobre o documento e maneiras convenientes de alterar algumas funcionalidades.

Os itens da barra de status em comum estão descritos abaixo. Página planilha, ou numero do slide Mostra a página atual, planilha ou numero do slide, e o numero total deles no documento. Clique duas vezes nesse campo para abrir o Navegador. Outros usos deste campo dependem de cada componente. Estilo da página ou do slide Mostra o estilo atual da página ou do slide. Para editá-lo, clique duas vezes nesse campo. Alterações não salvas Um ícone aparece aqui se alterações feitas no documento não foram salvas. Assinatura digital Se o documento foi assinado digitalmente, um ícone e mostrado aqui. Você pode clicar duas vezes sobre ele para ver o certificado.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Informação do objeto Mostra informações importantes relativas a posição do cursor ou do elemento selecionado no documento. Clicar duas vezes nessa área normalmente abre uma caixa de dialogo. Zoom e proporção Para alterar a visualização para mais perto ou mais longe, arraste o botão de Zoom, ou clique nos botões + e –, ou clique com o botão direito do mouse no marcador de nível de zoom para mostrar uma lista de valores que se podem escolher para a exibição. Clicando duas vezes sobre o Zoom e proporção, aparece a caixa de dialogo Zoom & Visualização do Layout. Como se chamam essas coisas? Os termos utilizados no LIBREOFFICE na maior parte da interface do usuário (as partes do programa que se vê e utiliza, em contraste com o código por trás das câmeras que faz o verdadeiro trabalho) são os mesmos utilizados na maioria dos programas. Uma caixa de diálogo e um tipo especial de janela. Sua função e informar alguma coisa, ou solicitar que você responda algo, ou ambos. Ela fornece controles para que você os utilize para especificar como uma ação será executada; a caixa de seleção não e mostrada (onde você pode selecionar itens). Não costumamos utilizar termos técnicos neste livro, mas e útil conhecê-los porque a Ajuda e outras fontes de informação os utilizam com freqüência. Na maioria dos casos, você pode interagir apenas com as caixas de dialogo (não com o documento) enquanto ela estiver aberta. Quando ela e fechada (normalmente, clicando em OK ou outro botão, salva suas modificações e fecha a caixa de dialogo), assim, você pode continuar a trabalhar no seu documento. Algumas caixas de dialogo podem ser mantidas enquanto você trabalha assim você pode alternar entre ela e o documento. Um exemplo de esse tipo a caixa Localizar & Substituir.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7)

Abas (não são exatamente controles) Botões de seleção (apenas um pode ser selecionado por vez) Caixa de verificação (mais de uma podem ser selecionadas) Caixa de rolagem (muda o valor através das setas) Miniatura ou previa Lista de seleção Botões

Iniciando um novo documento Você pode iniciar um novo documento em branco no LIBREOFFICE de varias maneiras. Quando o LIBREOFFICE está rodando, mas nenhum documento está aberto (por exemplo, se você fechar todos os documentos, sem sair do programa), a Central de Inicialização e exibida. Clique em um dos ícones para abrir um novo documento do tipo indicado, ou clique no ícone de Modelos para iniciar um novo documento utilizando um modelo.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Você também pode iniciar um novo documento de uma das seguintes maneiras. 1) Clique em Arquivo → Novo e escolha o tipo de documento. 2) Utilize a seta próxima ao botão Novo, na barra de ferramentas principal. No menu de contexto, selecione o tipo de documento a ser criado. 3) Pressione Control+N no teclado. 4) Clique em Arquivo → Assistentes para tipos especiais de documentos. Se um documento já estiver aberto no LIBREOFFICE, o novo documento será aberto em uma nova janela.

Abrindo documentos existentes Quando nenhum documento está aberto, a Central de inicialização mostra um ícone para abrir um documento existente ou escolher um de uma lista de documentos abertos recentemente.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Você também pode abrir um documento existente de uma das seguintes maneiras: Clique em Arquivo → Abrir... Clique no botão Abrir na barra de ferramentas principal. Pressione as teclas Control+O no teclado. Em cada caso, a caixa de dialogo Abrir aparece. Selecione o arquivo que quiser abrir, e clique em Abrir. Se um documento já estiver aberto no LIBREOFFICE, o segundo documento será aberto em uma nova janela. Na caixa de dialogo Abrir, você poderá reduzir a lista de arquivos selecionando o tipo de arquivo pelo qual se procura. Por exemplo, se você escolher Documento de texto no tipo de arquivo, você vera apenas os documentos que o Writer pode abrir (incluindo. odt, .doc, .txt); se você escolher Planilhas, você vera arquivos .ods, .xls, e outros que o Calc abre. Você também pode abrir um documento existente que esteja em um formato OPENDOCUMENT clicando duas vezes sobre seu ícone na área de trabalho ou no gerenciador de arquivos, como o Windows Explorer. Se você tiver associado os formatos de arquivo do Microsoft Office ao LIBREOFFICE, você também poderá abri-los clicando duas vezes neles. Salvando um documento Para salvar um documento novo, siga uma das seguintes opções: Pressione Control+S. Clique em Arquivo → Salvar na barra de menu. Clique no botão Salvar na barra de ferramentas principal. Quando a caixa de dialogo Salvar Como aparecer, entre com o nome do arquivo e verifique o tipo de arquivo (se necessário), e clique em Salvar. Para salvar um documento aberto com o mesmo nome, clique em Arquivo → Salvar. Isso sobrescrevera a ultima versão salva do arquivo.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Salvando um documento automaticamente Você pode preferir que o LIBREOFFICE salve arquivos automaticamente. O Salvamento automático, assim como o salvamento manual, sobrescreve a ultima versão salva do arquivo. Para configurar o salvamento automático: Clique em Ferramentas → Opções... → Carregar/Salvar → Geral. Marque a opção Salvar informações de auto-recuperarão a cada, e ajuste o intervalo de tempo. Renomeando e apagando arquivos Você pode renomear ou apagar arquivos dentro das caixas de dialogo do LIBREOFFICE, da mesma maneira que faz normalmente no seu gerenciador de arquivo. No entanto, você não pode copiar ou colar arquivos nas caixas de dialogo. Utilizando as caixas de dialogo Abrir e Salvar Como Você pode escolher quando utilizara as caixas de dialogo Abrir e Salvar Como do LIBREOFFICE ou as fornecidas pelo seu sistema operacional. Para visualizar ou modificar o tipo da caixa de dialogo, utilize: Clique em Ferramentas → Opções → LIBREOFFICE → Geral. Selecione a opção Utilizar as caixas de dialogo do LIBREOFFICE.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE O que e o Writer? Writer e o componente de processamento de textos do LIBREOFFICE. Alem dos recursos usuais de um processador de textos (verificação ortográfica, dicionário de sinônimos, hifenização, Auto correção, localizar e substituir, geração automática de sumários e índices, mala direta e outros), o Writer fornece essas características importantes: Modelos e estilos (Ver o capitulo 3) Métodos de layout de página, incluindo quadros, colunas e tabelas Incorporação ou vinculação de gráficos, planilhas e outros objetos Ferramentas de desenho incluídas Documentos mestre para agrupar uma coleção de documentos em um único documento Controle de alterações durante as revisões Integração de banco de dados, incluindo bancos de dados bibliográficos Exportação para PDF, incluindo marcadores E muito mais Estes recursos e sua utilização estão detalhados no Guia do Writer. A interface do Writer O ambiente de trabalho principal do Writer e mostrado na Figura abaixo:

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Barra de Status A Barra de Status do Writer oferece informações sobre o documento e atalhos convenientes para rapidamente alterar alguns recursos.

Número da Página Mostra o numero da página atual, o numero seqüencial da página atual (se diferente) e o Número total de páginas de um documento. Por exemplo. Se você reiniciou a numeração de página na terceira página para 1, o numero da página será 1 e o numero da seqüência será 3.Se houver qualquer marcador definido no documento, um clique com o botão direito neste campo abre uma lista dos marcadores existentes. Clique no desejado. Para ir a uma página especifica no documento de um clique duplo neste campo. O Navegador se abre. Clique no campo de Numero da Página e digite o numero seqüencial da página desejada. Apos um breve intervalo a visualização pula para a página indicada. Estilos de Página Mostra o estilo utilizado na página atual. Para alterar o estilo de página clique com o botão direito neste campo. Uma lista dos estilos de página disponíveis será mostrada. Escolha um estilo diferente clicando nele. Para editar o estilo atual de um clique duplo neste campo. A caixa de dialogo de Estilos de Página se abre. Idioma Mostra o idioma atual para o texto selecionado. Clique para abrir um menu onde você pode escolher outro idioma para o texto selecionado ou para o parágrafo onde o cursor se encontra. Você também pode escolher Nenhum (Não verificar ortografia) para excluir o texto da verificação ortográfica ou escolher Mais... para abrir a caixa de dialogo Caractere. Modo de inserção Clique para alternar entre o modo Inserir e Sobrescrever enquanto digita. Modo de seleção Clique para alternar entre modos de seleção PADRAO, EXT (Estendido), ADIC (Adição) ou BLOCO. O modo EXT e uma alternativa ao Shift+click ao selecionar um texto. Veja “Trabalhando com texto” na página 88 para mais informações sobre os modos ADIC e BLOCO.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Alterações não salvas Um ícone com um ponto de exclamação aparece aqui quando ha alterações não salvas no documento.Assinatura Informação da Exibir Barra de Percentual digital seção ou objeto layout Zoom de Zoom

Assinatura Digital Se o documento foi digitalmente assinado, um ícone aparece aqui

. Um clique duplo no

ícone mostra o certificado.

Informação da seção ou objeto Quando o cursor esta em uma seção, cabeçalho ou item de lista, ou quando um objeto (como uma figura ou uma tabela) for selecionado, aparecera neste campo uma informação sobre este item. Um clique duplo nesta área abre a caixa de dialogo correspondente. Para mais detalhes, consulte a ajuda ou o Guia do Writer. Exibir layout Clique em um dos ícones para alternar entre página única, lado a lado ou modo livreto. Você pode editar o documento em qualquer modo de exibição.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Zoom Para alterar o tamanho de exibição, deslize a barra de Zoom, clique nos sinais de + ou – ou clique com o botão direito no percentual para abrir uma lista de valores de Zoom para serem escolhidos. A ferramenta Zoom interage com o layout de exibição selecionado para determinar quantas páginas estarão visíveis na janela de documento.

Alterando a visualização de Documentos O Writer possui varias maneiras de visualizar um documento: Layout de impressão, Layout da Web e Tela inteira. Para acessar estas e outras opções vá ate o menu Exibir e clique na visualização desejada. (Quando estiver em modo de Tela inteira, pressione a tecla Esc. Para retornar ao modo de exibição de impressão ou Web). No layout de impressão você pode usar o Zoom deslizante e os ícones do modo de exibição na Barra de Status. No layout da Web você pode usar o Zoom deslizante. Você também pode escolher Exibir → Zoom... Através da barra de menus para exibir a caixa de dialogo Zoom e visualização do layout, onde você pode ter acesso às mesmas configurações da barra de status. No modo Layout da Web a maioria das opções não esta disponível.

Movendo-se rapidamente pelo documento Além dos recursos de navegação da Barra de status (descritos acima) você pode usar a janela principal do Navegador e a ferramenta Navegador. No Writer você também pode exibir a barra de Navegação clicando no pequeno ícone Navegação próximo ao canto inferior direito da janela, logo abaixo da barra de rolagem vertical, como mostrado na figura abaixo:

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

A barra de Navegação exibe ícones para todos os tipos de objetos mostrados no Navegador, alem de alguns extras (por exemplo o comando Repetir pesquisa).

Clique em um ícone para selecionar um tipo de objeto. Agora, os ícones Próximos e Anteriores (no próprio Navegador, na Barra de Ferramentas Navegação e na barra de rolagem) pularão para o próximo objeto do tipo selecionado. Isto e particularmente útil para encontrar itens como entradas de índice, as quais podem ser difíceis de ver no texto. Os nomes dos ícones (mostrados na dica de contexto) mudam para corresponder a categoria selecionada; por exemplo, Próximo gráfico, Próximo marcador, ou Continuar pesquisa para frente. Salvando como arquivo do Microsoft Word Se você precisa trocar arquivos com usuários do Microsoft Word, talvez eles não saibam como abrir e salvar arquivos.odt. O Microsoft Word 2007 com Service Pack 2 (SP2) e capaz de fazer isso. Usuários do Word 2003, XP, e 2000 podem comprar um plug-in da Oracle Corp ou pesquisar na Web pelo plug-in gratuito para OpenDocument Format (ODF), da Sun Micro systems.Alguns usuários do Microsoft Word podem não desejar ou não serem capazes de receber arquivos *.odt (Seus empregadores podem não permitir que eles instalem o plug-in.) Nesse caso,você pode salvar um documento como um arquivo Microsoft Word. 1) Importante — Primeiro salve o documento no formato de arquivo usado pelo LIBREOFFICE (.odt). Sem isso, qualquer mudança que você tenha feito desde a última

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE vez que você salvou o documento, somente aparecera na versão Microsoft Word do documento. 2) Então escolha Arquivo → Salvar como. No dialogo Salvar como, no menu da lista suspensa Tipo de arquivo (ou Salvar como tipo), selecione o tipo de formato Word que você precisa. Clique em Salvar.

Desse ponto em diante, todas as mudanças feitas no documento ocorrerão somente no novo documento. Você mudou o nome e tipo de arquivo do seu documento. Se você quiser voltar atrás para trabalhar com a versão. odt do seu documento, você precisa abri-lo novamente. Trabalhando com texto Trabalhar com texto (selecionar, copiar, colar, mover) no Writer e similar a trabalhar com texto em qualquer outro programa. O LibreOffice também tem algumas maneiras convenientes de selecionar itens que não estão próximos um do outro, selecionar um bloco de texto vertical, e colar texto não formatado.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Selecionando itens não consecutivos Para selecionar itens não consecutivos usando o mouse: 1) Selecione o primeiro pedaço do texto. 2) Pressione a tecla Control e use o mouse para selecionar o próximo pedaço de texto. 3) Repita tantas vezes quanto necessário. Agora você pode trabalhar com o texto selecionado (copie-o, apague-o, mude o estilo, ou outra coisa). Nota Usuários Macintosh: substitua pela tecla Command quando as instruções pedem para usar a tecla Control.

Para selecionar itens não consecutivos usando o teclado: 1) Selecione o primeiro pedaço de texto. (Para mais informações sobre seleção de texto pelo teclado, veja o tópico “Navegar e selecionar com o teclado” na Ajuda.) 2) Pressione Shift+F8. Isto coloca o Writer no modo “Adicionar”. A palavra ADIC aparece na barra de status. 3) Use as teclas de direção para mover para o inicio do próximo pedaço de texto a ser selecionado. Pressione a tecla Shift e selecione o próximo pedaço de texto. 4) Repita tantas vezes quanto necessário. Agora você pode trabalhar com o texto selecionado. Pressione Esc. para sair desse modo.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Selecionando um bloco de texto vertical Espaços ou marcas de tabulação (como você pode ver no texto colado de e-mails, listas de programas, ou outras fontes), usando o modo de seleção de bloco do LIBREOFFICE. Para mudar para o modo de seleção de bloco, use Editar → Modo de seleção → Bloco, ou clique algumas vezes na barra de status em PADRÃO ate que este mude para BLOCO.

Agora ressalte a seleção, usando o mouse ou o teclado, como mostrado abaixo.

Cortando, copiando e colando texto Cortar e copiar texto no Writer e semelhante a cortar e copiar texto em outras aplicações. Você pode usar o mouse ou o teclado para essas operações. Você pode copiar ou mover texto dentro de um documento, ou entre documentos, arrastando o texto ou usando seleções de menu, ícones, ou atalhos de teclados. Você também pode copiar texto de outras fontes como páginas Web e colar em um documento do Writer. Para mover (cortar e colar) o texto selecionado usando o mouse, arraste-o para o novo local e solte. Para copiar o texto selecionado, segure pressionada a tecla Control enquanto arrasta. O texto retém a formatação dada antes de arrastá-lo. Quando você cola um texto, o resultado depende da fonte do texto e como você o colou. Se você clicar no ícone Colar, toda formatação que o texto tem (tal como negrito ou itálico) e mantida.Texto colado de páginas Web e outras fontes podem também ser colocados em quadros ou tabelas. Se você não gostar dos resultados, clique no ícone Desfazer ou pressione Control+Z. Para fazer o texto colado assumir o formato do texto em volta do ponto onde ele esta sendo colado, escolha uma dessas opções: a. Editar → Colar especial, ou b. Clique no triangulo a direita do ícone Colar, ou c. Clique no ícone Colar sem soltar o botão esquerdo do mouse.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Então selecione Texto sem formatação do menu que aparece. A variedade de escolhas no menu Colar especial muda dependendo da origem e formatação do texto (ou outro objeto) a ser colado.

Localizando e Substituindo texto e formatando O Writer possui duas maneiras de localizar texto dentro de um documento: a barra de ferramentas Localizar para busca rápida e o dialogo Localizar e substituir. No dialogo, você pode: a. Localizar e substituir palavras ou frases b. Use coringas e expressões regulares para ajustar a busca c. Localizar e substituir uma formatação especifica d. Localizar e substituir estilos de parágrafos Se a barra de ferramentas Localizar não estiver visível, você pode mostrá-la usando Exibir → Barras de ferramentas → Pesquisar. Para mostrar o dialogo Localizar e substituir, use a tecla de atalho Control+F ou selecione Editar → Localizar e subsGtuir a partir da barra de menu.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

1) Digite o texto que você quer localizar na caixa Localizar. 2) Para substituir um texto por outro texto, digite o novo texto na caixa Substituir por. 3) Você pode selecionar varias opções tais como diferenciar maiúsculas de minúsculas, somente palavras inteiras, ou fazer uma busca por palavras similares. 4) Quando você tiver configurado sua busca, clique em Localizar. Para substituir texto, clique em Substituir. Inserindo caracteres especiais Um caractere especial e aquele que não e encontrado em um teclado padrão. Por exemplo, c. a c n o o ¢ são todos caracteres especiais. Para inserir um caractere especial: 1) Posicione o cursor aonde você quer que o caractere apareça. 2) Selecione Inserir → Caractere especial para abrir o dialogo Caracteres especiais. 3) Selecione os caracteres (de qualquer fonte ou combinação de fontes) que você deseja inserir, em ordem, então clique em OK. Os caracteres selecionados são mostrados no canto inferior esquerdo do dialogo. Enquanto você seleciona o caractere, ele e mostrado no lado direito, junto com seu código numérico. Nota Diferentes fontes incluem diferentes caracteres especiais. Se você não encontrar um caractere especial particular, tente mudar a seleção de Fonte.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Inserindo traços, espaços fixos e hífens Para prevenir que duas palavras sejam separadas ao fim da linha, pressione Control+Shift+spacebar depois da primeira palavra para inserir um espaço fixo. Nos casos em que você não quiser que o hífen apareça no fim da linha, por exemplo, em um numero tal como 123-4567 você pode pressionar Control+Shift+sinal de menos para inserir um hífen fixo. Para entrar com traço médio (“–“) e travessão (“—“) você pode usar a opção Substituir traços na aba Opções a partir de Ferramentas → Opções de auto correção. Esta opção substitui dois hífens, sob certas condições, com o traço correspondente – e um traço médio. Digite pelo menos um caractere, um espaço, um ou mais hífens, outro espaço, e pelo menos uma letra, depois um espaço. Um ou dois hífens serão substituídos por um traço médio. — e um travessão. Digite pelo menos um caractere, dois hífens, pelo menos mais um caractere, depois um espaço. Os dois hífens serão substituídos por um travessão. Configurando tabulações e recuos A régua horizontal mostra a tabulação padrão e qualquer outra tabulação que você tenha definido. Configurações de tabulação afetam o recuo de todo o parágrafo (usando os ícones Aumentar recuo e Diminuir recuo na barra de ferramentas Formatação) bem como o recuo de partes de um parágrafo (pressionando a tecla Tab. no teclado). Usar o espaçamento de tabulação padrão pode causar problemas de formatação se você compartilha documentos com outras pessoas. Se você usa a tabulação padrão e então envia o

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE documento para alguém que selecionou uma tabulação diferente, o material tabulado mudara para se adaptar as configurações de tabulação da outra pessoa. Isto pode causar grandes problemas de formatação. Ao invés de usar as definições padrão, defina suas próprias configurações de tabulação, como descrito nessa seção. Para definir recuos e configurações de tabulação para um ou mais parágrafos selecionados, clique duas vezes em uma parte da régua que não esteja entre os ícones de recuo esquerdo e direito, para abrir a página Recuos e espaçamento do dialogo Parágrafo. Clique duas vezes em qualquer lugar entre os ícones de recuo esquerdo e direito na régua para abrir a página Tabulações no dialogo Parágrafo. Uma estratégia melhor e definir tabulações para o estilo de parágrafo. Dica Usar tabulações para inserir espaços regulares em uma página não e recomendado. Dependendo do que você estiver tentando fazer, uma tabela e geralmente uma escolha melhor.

Mudando o intervalo padrão de tabulação Nota Quaisquer mudanças na configuração padrão de tabulação afetará as tabulações padrão em todo documento que você abrir mais tarde, tanto quanto tabulações que você inserir depois de fazer a mudança. Para configurar a unidade de medida e o espaçamento das paradas de tabulação padrão, selecione Ferramentas → Opções → BrOffice Writer → Geral.

Você pode também configurar ou mudar a unidade de medida para as réguas no documento corrente clicando com o botão direito na régua para abrir a lista de unidades. Clique em uma

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE delas para mudar a régua para aquela unidade. A configuração selecionada aplica-se somente para aquela régua.

Verificando ortografia e gramática O Writer fornece um verificador ortográfico, que pode ser usado de duas maneiras. Verificação automática verifica cada palavra como ela foi digitada e mostra uma linha ondulada vermelha sob qualquer palavra com erros ortográficos. Quando a palavra e corrigida, a linha desaparece. Para efetuar uma verificação ortográfica separada no documento (ou numa seleção de texto) clique no botão Ortografia e gramática. Isto verifica o documento ou seleção e abre o dialogo Ortografia e gramática se alguma palavra com erro de ortografia e encontrada. Eis aqui mais algumas características do verificador ortográfico: • Você pode clicar com o botão direito em uma palavra com uma onda sublinhada para abrir o menu de contexto. Se você selecionar palavras sugeridas no menu, a seleção substituirá a palavra com erro de ortografia no texto. Outras opções de menu são discutidas abaixo. • Você pode mudar o idioma do dicionário (por exemplo, espanhol, Frances, ou alemão) no dialogo Ortografia e gramática. • Você pode adicionar uma palavra ao dicionário. Clique em Adicionar no diálogo Ortografia e gramática e selecione o dicionário para o qual adicionar a palavra. • = Clique no botão Opções no dialogo Ortografia e gramática para abrir um diálogo semelhante aquele em Ferramentas → Opções → Configurações de idioma → Recursos para redação. La você pode escolher se verifica palavras com letras maiúsculas e palavra com números e você pode gerenciar dicionários customizados, ou seja, adicionar ou apagar dicionários e adicionar ou apagar palavras em um dicionário. •

Na aba Fonte no dialogo Estilos de parágrafo, você pode configurar parágrafos para serem verificados em um idioma especifico (diferente do idioma do resto do documento). Veja o Capitulo 7, Trabalhando com Estilos, no Guia do Writer para mais informações.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE O Writer não inclui um verificador gramatical, mas você pode instalar uma extensão como a Ferramenta de idioma e acessá-la de Ferramentas → Ortografia e gramáGca. A Ferramenta de idioma adiciona um novo item de menu e sub-menu ao menu de Ferramentas, a partir do qual você pode configurar a ferramenta e verificar/reverificar o documento. Usando ferramentas de idioma embutidas O Writer fornece algumas ferramentas que tornam seu trabalho mais fácil se você mistura múltiplos idiomas no mesmo documento ou se você escreve documentos em varias línguas. A principal vantagem de mudar de idioma e que você pode usar os dicionários corretos para verificar a ortografia e aplicar as versões locais das regras de auto correção para tabelas, léxico, e hifenização. Você também pode configurar o idioma para um parágrafo ou grupo de caracteres como Nenhum. Esta opção e especialmente útil quando você insere textos tais como endereços web ou fragmentos de linguagens de programação que você não quer que sejam verificados quanto a ortografia. Especificar o idioma nos estilos de parágrafo e caractere e o método preferido, porque estilos permitem um alto nível de controle e tornam as mudanças de idioma muito mais fáceis. Na aba Fonte, do dialogo Estilos de parágrafo, você pode especificar que certos parágrafos sejam verificados em um idioma diferente do idioma do resto do documento. Você pode estabelecer o idioma para todo o documento, para parágrafos individuais, ou mesmo para palavras ou caracteres individuais, tudo a partir de Ferramentas → Idioma na barra de menu. Outra forma de mudar o idioma de todo um documento e usar Ferramentas → Opções → Configurações de idioma → Idiomas. Na seção Idiomas padrão para documentos no dialogo Opções, você pode escolher um idioma diferente para todo o texto. O verificador ortográfico funciona somente para aquelas linguagens da lista que tem o símbolo próximo a elas. Se você não observar este símbolo perto da sua linguagem preferida, você pode instalar o novo dicionário usando Ferramentas → Idioma → Mais dicionários online. O idioma usado para verificação ortográfica e também mostrado na barra de status, próximo do estilo de página em uso. Usando a Autocorreção A função Autocorreção do Writer possui uma longa lista de erros de ortografia e de digitação, que são corrigidos automaticamente. Por exemplo, “qeu” será mudado para “que”. Selecione Ferramentas → Opções da autocorreção para abrir o diálogo Autocorreção. La você pode definir quais seqüências de caracteres de texto são corrigidas e como. Na maioria dos casos, as definições padrão são adequadas. A Autocorreção e ligada quando o Writer e instalado. Para desligá-la, desmarque Formatar → Autocorreção → Ao digitar. Para fazer o Writer parar de substituir um trecho especifico de texto, vá à aba Substituir, ilumine a(s) palavra(s) desejada(s), e clique em Excluir.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Para adicionar uma nova grafia para a lista, digite-a dentro das caixas Substituir e Por na aba Substituir, e clique em Novo.As diferentes abas do dialogo incorporam grande variedade de opções disponíveis para ajustar as opções de Autocorreção. Usando Completar palavras Se Completar palavras estiver habilitado, o Writer tenta adivinhar qual palavra você esta digitando e se oferece para completar para você. Para aceitar a sugestão, pressione Enter. Caso contrário continue digitando. Para desligar Completar palavras, selecione Ferramentas → Opções de autocorreção →Completar palavras e desmarque Ativar recurso de completar palavra. Você pode customizar a opção de completar palavras da página Completar palavras a partir do dialogo Autocorreção: • • • • •

Acrescente (adicione) um espaço automaticamente depois de uma palavra aceita Mostre a palavra sugerida como uma dica (pairando sobre a palavra) ao invés de completar o texto enquanto você digita Mude o numero Maximo de palavras lembradas no completamente de palavras e o tamanho das menores palavras a serem lembradas Apague entradas especificas da lista de completamente de palavras Mude a tecla que aceita uma entrada sugerida – as opções são Seta para direita, a tecla End., Return (Enter), uma tabulação e barra de espaço

Usando Autotexto Use Autotexto para armazenar textos, tabelas, gráficos e outros itens para reuso e atribua-os a uma combinação de teclas fácil de lembrar. Por exemplo, ao invés de digitar “Gerenciamento sênior” toda vez que você usar esta frase, você pode configurar uma entrada de Autotexto para inserir aquelas palavras quando você digita “gs” e pressiona F3. Criando Autotexto Para armazenar um texto como Autotexto: 1) Digite o texto no seu documento. 2) Selecione o texto. 3) Selecione Editar → Autotexto (ou pressione Control+F3). 4) Na caixa de dialogo Autotexto, digite um nome para o Autotexto na caixa Nome. O Writer sugerira um atalho de uma letra, o qual você pode mudar. 5) Na caixa maior à esquerda, selecione a categoria para a entrada de Autotexto, por exemplo, Meu Autotexto. 6) Clique no botão Autotexto localizado a direita e selecione Novo (somente texto) no menu.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE 7) Clique em Fechar para voltar ao seu documento. Autotexto e especialmente eficaz quando atribuído a campos. Inserindo Autotexto Para inserir Autotexto, digite a tecla de atalho e pressione F3. Formatando o texto Usar estilos e recomendável O uso de Estilos e um aspecto central no Writer. Estilos possibilitam formatar facilmente um documento de forma consistente, e mudar o formato com um mínimo de esforço. Um estilo e um conjunto nomeado de opções de formatação. O Writer define vários tipos de estilos, para diferentes tipos de elementos: caráter, parágrafos, página quadros e listas. Formatando parágrafos Você pode aplicar vários formatos para parágrafos usando os botões na barra de ferramentas Formatação. A aparência dos ícones pode variar com seu sistema operacional e a seleção do tamanho do ícone e o estilo em Ferramentas → Opções → BrOffice → Exibir.

Formatando caracteres Você pode aplicar vários formatos de caracteres usando os botões da barra de ferramentas Formatação. A aparência dos ícones pode variar com seu sistema operacional e a seleção do tamanho dos ícones e estilo em Ferramentas → Opções → BrOffice → Exibir.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Auto formatação Você pode configurar o Writer para automaticamente formatar partes do documento de acordo com escolhas feitas na página de Opções do dialogo Autocorreção (Ferramentas → Opções da Autocorreção). Algumas mudanças de formatação não desejadas e inesperadas incluem: • Linhas horizontais. Se você digitar três ou mais hífens (---), sublinhados (___) ou sinais de igual (===) em uma linha e pressionar Enter, o parágrafo e substituído por uma linha horizontal do tamanho da página. A linha e na realidade a borda mais baixa do parágrafo precedente. • Listas de marcadores e listas numeradas. Uma lista de marcadores e criada quando você digita um hífen (-), asterisco (*), ou sinal de mais (+), seguido por um espaço ou tabulação no começo do parágrafo. Uma lista numerada e criada quando você digita um numero seguido por um ponto final (.), seguido de um espaço ou tabulação no inicio do parágrafo. Numeração automática só e aplicada em parágrafos formatados com os estilos de parágrafo Padrão, Corpo de texto ou Corpo de texto recuado. Para ligar ou desligar a auto formatação, selecione Formatar → Autocorreção e marque ou desmarque os itens na lista.

Criando listas de marcadores e listas numeradas Há várias maneiras de criar listas de marcadores e listas numeradas: • Usando auto formatação, como descrito acima. • Use estilos de lista (numerada) • .Use os ícones de marcadores e numeração na barra de ferramentas de formatação de parágrafo, selecione os parágrafos na lista, e então clique no ícone apropriado na barra de ferramentas.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Usando a barra de ferramentas Marcadores e numeração Você pode criar listas aninhadas (onde um ou mais itens da lista tem uma sub-lista abaixo dele, como em um sumario) usando os botões na barra de ferramentas Marcadores e numeração. Você pode mover itens para cima e para baixo, ou criar sub-pontos, e mesmo mudar o estilo dos marcadores. Utilize Exibir → Barras de ferramentas → Marcadores e numeração para ver a barra de ferramentas. A aparência dos ícones pode variar com seu sistema operacional e a seleção do tamanho do ícone e estilo em Ferramentas → Opções → BrOffice → Exibir. Hifenização de palavras Você tem varias opções para fazer hifenização: deixar o Writer fazê-lo automaticamente (usando seus dicionários de hifenização), inserir hífens condicionais manualmente quando necessário, ou não hifenizar nada. Hifenização automática Para ligar ou desligar a hifenização automática: 1) Pressione F11 (z+T no Mac) para abrir a janela de Estilos e formatação. 2) Na página de Estilos de Parágrafo, clique com o botão direito em Padrão e selecione Modificar. 3) No dialogo Estilo de parágrafo, vá para a página. 4) Em Hifenização, marque ou desmarque a opção Automaticamente. Pressione OK para salvar.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Você pode também configurar escolhas de hifenização através de Ferramentas → Opções → Configurações de idioma → Recursos para redação. Em Opções, perto do fundo do dialogo, role para baixo para encontrar as configurações de hifenização.

Para mudar o numero mínimo de caracteres para hifenização, o numero mínimo de caracteres antes da quebra de linha, ou o numero mínimo de caracteres depois da quebra de linha, selecione o item, depois clique no botão Editar na seção Opções. As opções de Hifenização configuradas no dialogo Recursos para redação são efetivas somente se a hifenização estiver ligada nos estilos de parágrafo. Hifenização manual Para hifenizar palavras manualmente não use um hífen normal, que permanecera visível mesmo se a palavra não esta mais no fim da linha depois de você adicionar ou apagar um texto ou mudar as margens ou o tamanho da fonte. Ao invés disso, use a hifenização condicional, que e visível somente quando requerida. Para inserir um hífen condicional dentro de uma palavra, clique onde você quer que o hífen apareça e pressione Control+hífen. A palavra será hifenizada nesta posição quando ela estiver no fim da linha, mesmo se a hifenização automática para aquele parágrafo estiver desligada. Formatando páginas O Writer fornece varias maneiras de controlar layouts de página: estilos de página, colunas, quadros, tabelas, e seções.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Qual método de layout escolher? O melhor método de layout varia dependendo de como o documento final devera parecer e que tipo de informação estará no documento. Aqui temos alguns exemplos. Para um livro semelhante a este guia de usuário, com uma coluna de texto, algumas figuras sem texto dentro delas, e algumas outras figuras com texto descritivo, use estilos de página para layout básico e tabelas para posicionar figuras dentro de textos descritivos quando necessário. Para um índice ou outro documento com duas colunas de texto, onde o texto continua da coluna da esquerda para a coluna da direita e depois para a próxima página tudo em uma seqüência (também conhecido como “colunas serpenteando” no texto), use estilos de página (com duas colunas). Se o titulo do documento (na primeira página) e da largura da página, coloque-o numa seção de coluna única. Para um boletim informativo com layout complexo, duas ou três colunas na página, e alguns artigos que continuam de uma página para outro local varias páginas depois, use estilos de página para layout básico. Coloque artigos em quadros ligados e ancore os gráficos em posições fixas na página se necessário. Para um documento com termos e suas traduções aparecendo lado a lado, no que seriam colunas, use uma tabela para manter os itens alinhados e, assim, você pode digitar nas duas “colunas”. Criando cabeçalhos e rodapés Um cabeçalho e uma área que aparece no topo de uma página. Um rodapé aparece no fim da página. Informações como números de página inseridos dentro de um cabeçalho ou rodapé são mostradas em todas as páginas do documento com aquele estilo de página. Para inserir um cabeçalho, selecione Inserir → Cabeçalho → Padrão (ou o estilo de página, se não for Padrão). Outras informações como títulos de documento e títulos de capitulo são freqüentemente colocados dentro do cabeçalho ou rodapé. Estes itens são melhor adicionados como campos.Dessa forma, se alguma coisa mudar, os cabeçalhos e rodapés são automaticamente atualizados. Aqui esta um exemplo comum. Para inserir o titulo do documento dentro do cabeçalho: 1) 2) 3) 4)

Selecione Aquilo → Propriedades → Descrição e digite um titulo para seu documento. Adicione um cabeçalho (Inserir → Cabeçalho → Padrão). Posicione o cursor na parte do cabeçalho da página. Selecione Inserir → Campos → Titulo. O titulo deveria aparecer em um plano de fundo

cinza (que não e mostrado quando impresso e pode ser desabilitado). 5) Para mudar o titulo do documento todo, volte em Arquivo → Propriedades → Descrição.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Numerando páginas Para numerar automaticamente páginas: 1) Insira um cabeçalho ou rodapé, como descrito em “Criando cabeçalhos e rodapés” na página 102. 2) Posicione o cursor no cabeçalho ou rodapé onde você deseja que o número de página apareça e selecione Inserir → Campos → Numero da página. Incluindo o número total de páginas Para incluir o numero total de páginas (como em “página 1 de 12”): 1) Digite a palavra “página” e um espaço, então insira o numero de página como acima. 2) Pressione a barra de espaço uma vez, digite a palavra “de” e um espaço, então selecione Inserir → Campos → Total de páginas. Reiniciando a numeração de página Freqüentemente você desejara reiniciar a numeração de página a partir de 1, por exemplo em uma página seguindo uma página de titulo ou um sumario. Alem disso, muitos documentos tem a parte inicial antes do corpo mesmo do texto (tal como o sumario) numerado com numerais romanos e a parte principal do documento numerada em numerais arábicos, começando do 1. Você pode reiniciar a numeração de página de duas maneiras. Método 1: 1) Posicione o cursor no primeiro parágrafo da nova página. 2) Selecione Formatar → Parágrafo. 3) Na aba Fluxo de texto do dialogo Parágrafo, selecione Quebras. 4) Selecione Inserir e então Com estilo de página, especifique o estilo de página a usar. 5) Especifique o numero da página para iniciar, e então clique OK. Método 2: 1) Inserir → Quebra manual. 2) Por padrão, Quebra de página e selecionada no dialogo Inserir quebra. 3) Escolha o Estilo de página requerido. 4) Selecione Mudar o numero de página. 5) Especifique o numero de página a partir do qual começar, e então clique OK.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Mudando as margens da página Você pode mudar as margens da página de duas maneiras: • •

Usando as réguas da página—fácil e rápido, mas sem controle preciso Usando o dialogo Estilo de página — pode-se especificar as margens com ate dois pontos Decimais

Para mudar as margens usando as réguas: 1) As seções cinza das réguas são as margens. Coloque o ponteiro do mouse sobre a linha entre as seções cinza e branca. O ponteiro muda para uma seta dupla. 2) Pressione o botão esquerdo do mouse e arraste-o para mover a margem.

Para mudar as margens usando o dialogo de Estilo de página: 1) Clique com o botão do direito em qualquer lugar da página e selecione Página do menu contexto. 2) Na aba Página do dialogo, digite as distâncias requeridas nas caixas de Margens.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Adicionando anotações em um documento Autores e revisores freqüentemente usam anotações para trocar idéias, pedir sugestões, ou marcar itens que precisam de atenção. Para inserir uma anotação no texto, posicione o cursor no local ao qual a anotação se refere e selecione Inserir → Anotação ou pressione Ctrl+Alt+N. O ponto de ancoragem da anotação e conectado por uma linha pontilhada do lado direito da página onde pode digitar o texto da anotação. O Writer automaticamente adiciona na parte inferior da caixa de anotação o nome do autor e a hora que a anotação foi criada.

Selecione Ferramentas → Opções → Dados do usuário para configurar o nome que você quer que apareça no campo Autor da anotação, ou mude-o. Se mais de uma pessoa editar o documento, a cada autor e automaticamente alocada uma cor de fundo diferente. Clicar com o botão direito em uma anotação faz surgir um menu onde você pode apagar a anotação corrente, todos as anotações do mesmo autor, ou todos as anotações no documento. A partir deste menu, você também pode aplicar formatação básica ao texto da anotação. Você também pode mudar o tipo de fonte, tamanho, e alinhamento nesse menu. Para navegar de uma anotação para outra, abra o Navegador (F5), expanda a seção Anotações, e clique no texto anotado para mover o cursor para o ponto de ancora da anotação no documento. Clique com o botão direito na anotação para rapidamente editá-la ou apagá-la.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Você também pode navegar através das anotações usando o teclado. Pressione Ctrl+Alt+Seta abaixo para mover para a próxima anotação e Ctrl+Alt+Seta acima para mover para anotação anterior. Criando um sumario A funcionalidade de sumario do Writer permite que você construa um índice automatizado de conteúdo a partir dos títulos no seu documento. Antes de começar, tenha certeza de que os títulos estão estilizados consistentemente. Por exemplo, você pode usar o estilo Título 1 para títulos de capitulo e os estilos Título 2 e Título 3 para os subtítulos de um capitulo. Embora o sumário possa ser customizado extensivamente no Writer, freqüentemente as configurações padrão são tudo que você precisa. Criar um sumário rapidamente e bem simples: 1) Quando criar seu documento, use os seguintes estilos de parágrafo para níveis de titulo diferentes (tal como títulos de capitulo e seção): Título 1, Título 2, Título 3, e assim por diante. Estes estilos vão aparecer no seu sumario. 2) Posicione o cursor onde você quer que o índice de conteúdos seja inserido. 3) Selecione Inserir → Índices →Índices e sumários. 4) Não mude nada no dialogo Índice / Sumario. Clique OK. Se você adicionar ou apagar texto (de maneira que os títulos se movam para uma página diferente) ou então adicionar, apagar, ou mudar títulos, você precisa atualizar o sumario. Para fazer isso: 1) Posicione o cursor dentro do sumario. 2) Clique com o botão direito e escolha Atualizar índice/sumario no menu contexto. Nota Se você não conseguir posicionar o cursor no sumario, selecione Ferramentas →Opções → BrOffice Writer → Recursos de formatação, e então selecione Ativar na seção Cursor em áreas protegidas.Você pode customizar um sumario existente a qualquer momento. Clique com o botão direito em qualquer lugar nele e selecione Editar índice / sumario do menu de contexto. O Capitulo 12, Sumário, Índices e Bibliografias, do Guia do Writer descreve em detalhes todas as customizações que você pode fazer. Criando índices e bibliografias Índices e bibliografias funcionam de forma similar aos sumario. O Capitulo 12, Sumários, Índices e Bibliografias, do Guia do Writer descrevem o processo em detalhes. Alem de índices alfabéticos, outros tipos de índices fornecidos com o Writer incluem aqueles para ilustrações, tabelas e objetos, e você pode mesmo criar um índice definido pelo usuário. Por exemplo, você pode querer um índice contendo somente os nomes científicos das espécies mencionadas no texto, e um índice separado contendo somente os nomes comuns das

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE espécies. Antes de criar alguns tipos de índices, você precisa primeiro criar entradas de índice embutidas no seu documento Writer. Trabalhando com gráficos Os gráficos no Writer são de três tipos básicos: • Arquivos de imagem, incluindo fotos, desenhos, imagens digitalizadas, e outros • Diagramas criados usando as ferramentas de desenho do BROFFICE • Gráficos criados usando o componente de gráfico do BROFFICE Usando a mala direta O Writer fornece características muito úteis para criar e imprimir: • • •

Múltiplas cópias de um documento para enviar a uma lista de diferentes destinatários (cartas) Etiquetas de endereçamento Envelopes

Todas essas facilidades usam uma fonte de dados de registros (uma planilha ou banco de dados contendo os registros de nomes e endereços e outras informações). Rastreando alterações em um documento Você pode usar vários métodos para manter o registro das alterações feitas em um documento. 1) Faca suas alterações em uma copia do documento (armazenada em uma pasta diferente, ou com um nome diferente, ou os dois), então use o Writer para combinar os dois arquivos e mostrar as diferenças. Selecione Editar → Comparar documento. Esta técnica e particularmente útil se você e a única pessoa trabalhando no documento, pois evita o aumento do arquivo e da complexidade causados por outros métodos. 2) Salve versões que são armazenadas como parte do arquivo original. Entretanto, este método pode causar problemas com documentos com complexidade e tamanho não triviais, especialmente se você salvar muitas versões. Evite este método se você puder. 3) Use as marcas de alterações do Writer (freqüentemente chamadas “linhas vermelhas” ou “marcas de revisão”) para mostrar se você adicionou ou apagou material, ou mudou formatação. Selecione Editar → Alterações → Registrar. Mais tarde, você ou outra pessoa pode revisar e aceitar ou rejeitar cada alteração. Clique com o botão direito em uma alteração individual e selecione Aceitar alteração ou Rejeitar alteração do menu de contexto, ou selecione Editar → Alterações → Aceitar ou

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE rejeitar para ver a lista de alterações e aceita-las ou rejeitá-las. Os detalhes estão no Guia do Writer. Usando campos Campos são uma funcionalidade extremamente eficiente no Writer. Eles são usados para dados que mudam no documento (tal como a data corrente ou o numero total de páginas) e para inserir propriedades do documento tais como nome, autor, e data da ultima modificação. Campos são a base de referencia cruzada (veja abaixo); numeração automática de figuras, tabelas, títulos e outros elementos; e uma grande variedade de outras funções —muito mais do que podemos descrever aqui. Ligando com outra parte do documento Se você insere referencias cruzadas para outras partes de um documento, aquelas referências podem facilmente ficar desatualizadas se você reorganizar a ordem dos tópicos, adicionar ou remover material, ou reescrever um titulo. O Writer fornece duas maneiras para garantir que suas referencias fiquem atualizadas ao inserir ligações para outras partes do mesmo documento ou para um documento diferente: • •

Hyperlinks Referencias cruzados os dois métodos tem o mesmo resultado se você pressionar Control+click na ligação quando o documento e aberto no Writer: você e levado diretamente para o item da referencia cruzada.

Entretanto, ele também tem grandes diferenças: •

O texto num hyperlink não e atualizado automaticamente se você mudar o texto do item ligado (embora você possa mudá-lo manualmente), mas textos alterados são atualizados automaticamente em uma referencia cruzada. Quando se usa um hyperlink, você não tem escolha sobre o conteúdo da ligação (por exemplo, texto ou numero de página), mas quando você se usa referencia cruzada, você tem muitas opções, incluindo marcadores. Para hiper ligar a um objeto como um gráfico, e ter o hyperlink mostrando texto útil tal como você precisa ou dar a tal objeto um nome útil ao invés de deixá-lo como um nome padrão, ou você precisa usar o dialogo Hyperlink para modificar o texto visível. Em contraste, referências cruzadas a figuras com legendas mostram automaticamente um texto útil, e você tem a opção de muitas variações para o nome. Se você salvar um documento do Writer em HTML, os hyperlinks permanecem ativos, mas as referencias cruzadas não. (Os dois permanecem ativos quando o documento e exportado para PDF.)

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Usando hyperlinks A maneira mais fácil de inserir um hyperlink para outra parte do mesmo documento e usar o Navegador: 1) Abra o documento contendo os itens que você quer colocar uma referencia cruzada. 2) Abra o Navegador clicando no seu ícone, selecionando Exibir → Navegador, ou pressionando F5. 3) Clique na seta perto do ícone Modo de arrastar, e selecione Inserir como hyperlink. 4) Na lista na parte inferior do Navegador, selecione o documento contendo o item que você quer colocar a referencia cruzada. 5) Na lista do Navegador, selecione o item que você quer inserir como um hyperlink. 6) Arraste o item para onde você quer inserir o hyperlink no documento. O nome do item e inserido no documento como um hyperlink ativo.

Você pode também usar o dialogo Hyperlink para inserir e modificar hyperlinks dentro do documento ou entre documentos. Usando referencias cruzadas Se você insere referencias para outras partes do documento, aquelas referências podem facilmente ficar desatualizadas se você redigitar um título, adicionar ou remover figuras, ou reorganizar tópicos. Substitua qualquer referencia cruzada digitada com referencias cruzadas automáticas e, quando você atualizar campos, todas as referencias serão atualizadas automaticamente para mostrar a redação corrente ou números de páginas. A aba Referências

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE cruzadas do diálogo Campos lista alguns itens, como títulos, marcadores, figuras, tabelas, e itens numerados tal como passos em um procedimento. Para inserir uma referencia cruzada para um título, figura, marcador ou outro item: 1) No seu documento, posicione o cursor onde você quer que a referência cruzada apareça. 2) Se o dialogo Campos não estiverem abertos, clique em Inserir → Referência. Na aba Referências cruzadas, na lista Tipo, selecione o tipo de item a ser referenciado (por exemplo, Títulos ou Figura). Você pode deixar esta página aberta enquanto você insere varias referencias cruzadas.

3) Clique no item requerido na lista Seleção, que mostra todos os itens do tipo selecionado.Na lista Inserir referência, escolha o formato requerido. Geralmente isto será Referencia (para inserir o texto completo do titulo ou legenda), Categoria e numero (para inserir a palavra “Figura” ou “Tabela” e seu numero, mas sem o texto da legenda), Numeração (para inserir somente o numero da figura ou tabela, sem a

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE palavra “Figura” ou “Tabela”), ou Página (para inserir o numero da página sobre a qual o texto referido aparece). Clique Inserir. Usando marcadores Os Marcadores são listados no Navegador e podem ser acessados diretamente dele com um clique de mouse. Você pode fazer uma referencia cruzada ou criar hyperlinks para marcadores como descrito abaixo. 1) Selecione o texto que você quer marcar. Clique em Inserir → Marcador. 2) No dialogo Inserir marcador, a caixa maior lista os marcadores definidos previamente. Digite um nome para este marcador na caixa do topo, e então clique em OK.

Usando documentos mestre Documentos mestre são tipicamente usados para produzir documentos longos tal como um livro, uma tese, ou um relatório longo; ou quando pessoas diferentes estão escrevendo capítulos diferentes ou outras partes do documento completo, de modo que você não precise compartilhar os arquivos. Um documento mestre junta documentos de texto separados em um documento maior, e unifica a formatação, sumário, bibliografia, índices e outras tabelas ou listas. Sim, documentos mestre trabalham no Writer. Entretanto, ate você se tornar familiar com eles, você pode pensar que os documentos mestre não são confiáveis ou são difíceis de usar. Criando formulários Um documento de texto padrão mostra informações: uma carta, relatório, panfleto, por exemplo. Tipicamente, o leitor pode editar tudo ou nada de qualquer jeito. Um formulário tem seções que não são para serem editadas, e outras seções que você destina para que o leitor

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE faca mudanças. Por exemplo, um questionário tem uma introdução e questões (que não mudam) e espaços para o leitor entrar com as respostas. Formulários são usados de três maneiras: •

Para criar um documento simples para o receptor completar, tal como um questionário enviado para um grupo de pessoas que vão preenchê-lo e depois retorná-lo. Para conectar-se com um banco de dados ou fonte de dados e permitir ao usuário entrar informações. Alguém lidando com ordens podem entrar com a informação para cada ordem dentro de um banco de dados usando um formulário. Para ver as informações armazenadas em um banco de dados ou fonte de dados. Um bibliotecário poderia consultar informações sobre livros.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE O que e o Calc? O Calc e o componente de Planilha de Calculo do LIBREOFFICE. Você pode fornecer dado em uma planilha e manipulá-los para produzir determinados resultados. Alternativamente podem-se fornecer dados e utilizar o Calc no modo “E se...”, alterando alguns dados e observando os resultados sem precisar redigitar a planilha inteira. Outras funcionalidades oferecidas pelo Calc: Função, que podem ser utilizadas para criar formula para executar cálculos complexos Funções de banco de dados, para organizar, armazenar e filtrar dados Gráficos dinâmicos; um grande numero de opções de gráficos em 2D e 3D Macros, para a gravação e execução de tarefas repetitivas Capacidade de abrir, editar e salvar planilhas no formato Microsoft Excel Importação e exportação de planilhas em vários formatos, incluindo HTML, CSV, PDF e PostScript Planilhas, folhas e células O Calc trabalha com documentos chamados de planilhas. As planilhas consistem de varias folhas individuais cada uma delas contendo células em linhas e colunas. Uma célula particular e identificada pelo numero da sua linha e a letra da sua coluna. As células guardam elementos individuais—textos, números, fórmulas, e assim por diante — que mascaram os dados que exibem e manipulam. Cada planilha pode ter muitas folhas, e cada folha pode conter muitas células individuais. No Calc 3.3, cada folha pode conter um máximo de 1.048.576 linhas e 1024 colunas. Partes da janela principal do Calc Quando o Calc e aberto, a janela principal e bastante parecida com a da figura abaixo:

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Barra de titulo A barra de titulo, localizada no alto da tela, mostra o nome da planilha atual. Quando a planilha for recém criada, seu nome e Sem título X, onde X e um número. Quando a planilha e salva pela primeira vez, você e solicitado a dar um nome a sua escolha. Barra de menu Abaixo da barra de titulo, está a Barra de menu. Quando você escolhe um dos menus, um submenu aparece com outras opções. Barra de ferramentas Três barras de ferramentas estão localizadas abaixo da Barra de menus, por padrão: A Barra de ferramentas padrão, a Barra de ferramentas de formatação, e a Barra de formulas. Os ícones (botões) nessas barras de ferramentas oferecem um amplo leque de comandos e funções comuns. Na Barra de formatação, as três caixas a esquerda são as listas de Aplicar Estilo, Nome da Fonte e Tamanho da Fonte. Elas mostram as configurações atuais da célula, ou da área selecionada. (A lista de Aplicar Estilo pode não estar visível por padrão.) Clique na seta para baixo, a direita de cada caixa, para abrir a lista.

Barra de fórmulas Do lado esquerdo da barra de formulas existe uma pequena caixa de texto chamada de Caixa de nome, com uma combinação de uma letra e um numero dentro, por exemplo, D7. Está combinação, chamada de referencia de célula, e a letra da coluna e o numero da linha da célula selecionada.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

A direita da Caixa de nome está os botões do Assistente de Funções, de Soma, e de Função. Clicando no botão do Assistente de Funções abre-se uma caixa de dialogo onde pode se pesquisar em uma lista de funções disponíveis. Isso pode ser muito útil porque também mostra como as funções são formatadas. O termo função, em uma planilha, abrange muito mais do que funções matemáticas. Clicando no botão Soma insere-se uma formula na célula selecionada que soma os valores numéricos das células acima dela. Se não houver números acima da célula selecionada, a soma será feita pelos valores das células à esquerda. Clicando no botão Função insere-se um sinal de igual (=) na célula selecionada e na Linha de Entrada de dados, ativando a célula para aceitar formulas. Quando você digita novos dados numa célula, os botões de Soma e de Função mudam para os botões Cancelar e Aceitar. O conteúdo da célula selecionada (dados, formula, ou função) é exibido na Linha de Entrada de Dados, que e um lembrete da Barra de Formulas. Você pode editar o seu conteúdo na própria Linha de Entrada de Dados. Para editá-la, clique na Linha de Entrada de Dados e digite suas alterações. Para editar dentro da célula selecionada, clique duas vezes nela. Células individuais A seção principal da tela exibe as células na forma de uma tabela, onde cada célula fica na interseção de uma coluna com uma linha. No alto de cada coluna, e a esquerda de cada linha, ha uma célula cinza, contendo letras (colunas) e números (linhas). Esses são os cabeçalhos das colunas e linhas. As colunas começam em A e seguem para a direita, e as linhas começam em 1 e seguem para baixo.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Os cabeçalhos das colunas e linhas formam a referencia da célula que aparece na Caixa de Nome na Barra de Formulas. Você pode desligar esses cabeçalhos em Exibir → Cabeçalhos de Linhas e Colunas. Abas de folhas Abaixo da tabela com as células estão as abas das folhas. Essas abas permitem que você acesse cada folha da planilha individualmente, com a folha visível (ativa) estando na cor branca. Você pode escolher cores diferentes para cada folha. Clicando em outra aba de folha exibi-se outra folha e sua aba fica branca. Você também pode selecionar varias folhas de uma só vez, pressionando a tecla Control ao mesmo tempo em que clica nas abas. Barra de estado Na parte inferior da janela do Calc está a barra de estado, que mostra informações sobre a planilha e maneiras convenientes de alterar algumas das suas funcionalidades. A maioria dos campos e semelhante aos outros componentes do LIBREOFFICE.

Abrindo e salvando arquivos CSV Introdução ao LIBREOFFICE inclui instruções para abrir novos documentos no Calc, abrir documentos existentes e salvar documentos. No caso especial do Calc, e possível abrir e salvar arquivos com os valores separados por vírgulas (Comma-Separated-Values – CSV), que são arquivos de texto que possuem o conteúdo das células em uma única folha. Cada linha num arquivo CSV representa uma linha numa

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE planilha de calculo. Vírgulas, ponto e vírgula, ou outros caracteres são utilizados para delimitar as células. Texto e colocado entre aspas, números são colocados sem aspas. Abrindo um arquivo CSV Para abrir um arquivo CSV no Calc: 1) Clique em Arquivo → Abrir. 2) Localize o arquivo CSV que quer abrir. 3) Se o arquivo tiver uma extensão **. CST, selecione o arquivo e clique em Abrir. 4) Se o arquivo tiver outra extensão (por exemplo, **. txt), selecione o arquivo, selecione Texto CSV (*CST;*txt;*xls) na caixa do Tipo do Arquivo (role a lista para baixo na seção da planilha para encontrá-lo) e clique em Abrir. 5) Na caixa de dialogo de Importação de Texto, selecione as opções de Separador para dividir o texto em colunas. Você pode visualizar uma previa do layout dos dados importados na parte de baixo da caixa de dialogo. Clique com o botão direito em uma coluna na previsão, para ver o formato ou esconder a coluna. Se o arquivo CSV utilizar um caractere delimitador de texto que não esteja na lista de Delimitadores de Texto, clique na caixa de seleção e digite o caractere. 6) Clique em OK para abrir o arquivo.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Salvando um arquivo como CSV Para salvar uma planilha como um arquivo CSV: 1) Clique em Arquivo → Salvar Como. 2) Na caixa Nome do arquivo, digite um nome para o arquivo. 3) Na lista de Tipos de Arquivos, selecione Texto CSV (.csv) e clique em Salvar. Pode ser que você veja a caixa de mensagem abaixo. Clique em Manter o Formato Atual.

4) Na caixa de dialogo Exportação de arquivo texto, selecione as opções que quiser e clique em OK.

Navegando dentro das planilhas O Calc oferece varias maneiras para navegar dentro de uma planilha de uma célula para outra, e de uma folha para outra. Você pode utilizar a maneira que preferir. Indo para uma célula especifica Utilizando o mouse Posicione o ponteiro do mouse sobre a célula e clique.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Utilizando uma referência de célula Clique no pequeno triângulo invertido bem ao lado da Caixa de nome. A referência da célula selecionada ficara destacada. Digite a referencia da célula que desejar e pressione a tecla Enter. Ou, apenas clique na Caixa de nome, pressione a tecla backspace para apagar a referencia da célula selecionada, digite a referencia de célula que desejar e pressione Enter. Utilizando o Navegador Para abrir o Navegador, clique nesse ícone na Barra de ferramentas padrão, ou pressione a tecla F5, ou clique em Exibir → Navegador na Barra de menu, ou clique dias vezes no Numero Seqüencial das Folhas na Barra de estado. Digite a referencia da célula nos dois campos na parte superior, identificados como Coluna e Linha, e pressione Enter. Você pode embutir o Navegador em qualquer lado da janela principal do Calc, ou deixá-lo flutuando. (Para embutir ou fazer flutuar o navegador, pressione e segure a tecla Control e clique duas vezes em uma área vazia perto dos ícones dentro da caixa de dialogo do Navegador).

O Navegador exibe listas de todos os objetos em um documento, agrupados em categorias. Se um indicador (sinal de mais (+) ou seta) aparece próximo a uma categoria, pelo menos um objeto daquele tipo existe. Para abrir uma categoria e visualizar a lista de itens, clique no indicador. Para esconder a lista de categorias e exibir apenas os ícones, clique no ícone de Conteúdo. Clique neste ícone de novo para exibir a lista.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Movendo-se de uma célula para outra Em uma planilha, normalmente, uma célula possui uma borda preta. Essa borda preta indica onde o foco está. Se um grupo de células estiver selecionado, elas são destacadas com a cor azul, enquanto a célula que possui o foco terá uma borda preta. Utilizando o mouse Para mover o foco utilizando o mouse, simplesmente coloque o ponteiro dele sobre a célula que deseja e clique com o botão esquerdo. Isso muda o foco para a nova célula. Esse método é mais útil quando duas células estão distantes uma da outra.

Utilizando as teclas de Enter Tabulação Enter Pressionando ou eShift+Enter move-se o foco para baixo ou para cima, respectivamente. Pressionando Tab ou Shift+Tab move-se o foco para a esquerda ou para a direita, respectivamente. Utilizando as teclas de seta Pressionando as teclas de seta do teclado move-se o foco na direção das teclas. Utilizando as teclas Home, End, Page Up e Page Down A tecla Home move o foco para o inicio de uma linha. A tecla End move o foco para a última célula a direita que contenha dados. A tecla Page Down move uma tela completa para baixo e a tecla Page Up move uma tela completa para cima.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Combinações da tecla Control e da tecla Alt com as teclas Home, End, Page Down, Page Up, e as teclas de seta movem o foco da célula selecionada de outras maneiras.

Movendo-se de uma folha para outra Cada folha de uma planilha e independente das outras, ainda que seja possível fazer referencias de uma para outra. Ha três maneiras de navegar entre diferentes folhas numa planilha. Utilizando o Navegador Quando o navegador estiver aberto, clicar duas vezes em qualquer uma das folhas listadas seleciona a folha. Utilizando o teclado Pressionando as teclas Control+Page Down move-se a folha para a direita, e Control+Page Up move-se a folha para a esquerda. Utilizando o mouse Clicando em uma das abas das folhas na parte de baixo da planilha, seleciona a folha. Se você tiver muitas folhas, algumas delas podem estar escondidas atrás da barra de rolagem horizontal na parte de baixo da tela. Se for o caso, os quatro botões a esquerda das abas das folhas podem colocar as folhas a vista.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Selecionando itens em uma folha ou planilha Selecionando células As células podem ser selecionadas de varias maneiras e combinações. Célula única Clique com o botão esquerdo do mouse sobre a célula. Você pode confirmar sua seleção na Caixa de nome. Grupo de células contigua Você pode selecionar um grupo de células contiguas utilizando o teclado ou o mouse. Para selecionar um grupo de células arrastando o mouse: 1) 2) 3) 4)

Clique em uma célula. Pressione e segure o botão esquerdo do mouse. Mova o mouse através da tela. Uma vez selecionado o bloco de células desejado, solte o botão do mouse.

Para selecionar um grupo de células sem arrastar o mouse: 1) Clique na célula que será um dos cantos do grupo a ser selecionado. 2) Mova o mouse para o canto oposto do grupo a ser selecionado. 3) Pressione e mantenha a tecla Shift e clique. Para selecionar um grupo de células sem utilizar o mouse: 1) Selecione a célula que será um dos cantos do grupo a ser selecionado. 2) Enquanto segura a tecla Shift, utilize as teclas de seta para selecionar o restante do grupo. Grupo de células não contíguas 1) Selecione a célula, ou grupo de células utilizando um dos métodos acima. 2) Mova o ponteiro do mouse para o inicio do próximo grupo de células, ou célula única. 3) Pressione e segura à tecla Control key e clique ou clique e arraste para selecionar um grupo de células. 4) Repita caso necessário. Selecionando colunas e linhas Colunas e linhas inteiras podem ser selecionadas de maneira muito rápida no LIBREOFFICE. Coluna ou Linha única Para selecionar uma única coluna, clique na letra do identificador da coluna.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Para selecionar uma única linha, clique no identificador do numero da linha. Múltiplas colunas ou linhas Para selecionar múltiplas colunas ou linhas contiguas: 1) Clique na primeira coluna ou linha do grupo. 2) Pressione e segure a tecla Shift. 3) Clique na ultima coluna ou linha do grupo. Para selecionar múltiplas colunas ou linhas não contiguas: 1) Clique na primeira coluna ou linha do grupo. 2) Pressione e segure a tecla Control. 3) Clique em todas as colunas ou linhas subseqüentes, enquanto segura a tecla Control. Folha inteira Para selecionar uma folha inteira, clique na pequena caixa entre a o identificador da coluna A e o identificador da linha 1.

Selecionando folhas Você pode selecionar uma ou varias folhas. Pode ser vantajoso selecionar varias folhas quando precisar fazer alterações em varias folhas de uma vez. Folha única Clique na aba da folha que deseja selecionar. A folha ativa fica na cor branca. Múltiplas folhas contíguas Para selecionar varias folhas contiguas: 1) Clique na aba da primeira folha desejada. 2) Mova o ponteiro do mouse para a aba da ultima folha desejada. 3) Pressione e segure a tecla Shift e clique na aba da folha. Todas as abas entre as duas folhas ficarão na cor branca. Qualquer ação que você faca agora afetara todas as planilhas selecionadas.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Múltiplas folhas não contíguas Para selecionar varias folhas não contiguas: 1) Clique na aba da primeira folha. 2) Mova o ponteiro do mouse para a aba da segunda folha. 3) Pressione e segure a tecla Control e clique na aba da folha. 4) Repita se necessário. As abas folhas selecionadas ficarão na cor branca. Qualquer ação que você faca agora afetara todas as planilhas selecionadas. Todas as folhas Clique com o botão direito do mouse em qualquer uma das abas das folhas e clique em Selecionar todas as planilhas no menu de contexto. Trabalhando com colunas e linhas Inserindo colunas e linhas Você pode inserir colunas e linhas individualmente ou em grupos. Coluna ou linha única Utilizando o menu Inserir: 1) Selecione a célula, coluna ou linha onde você quer inserir a nova coluna ou linha. 2) Clique em Inserir → Colunas ou Inserir → Linhas. Utilizando o mouse: 1) Selecione a célula, coluna ou linha onde você quer inserir a nova coluna ou linha. 2) Clique com o botão direito do mouse no cabeçalho da coluna ou da linha. 3) Clique em Inserir Linhas ou Inserir Colunas. Múltiplas colunas ou linhas Você pode inserir varias colunas ou linhas de uma só vez, ao invés de inseri-las uma por uma. 1) Selecione o numero de colunas ou de linhas pressionando e segurando o botão esquerdo do mouse na primeira e arraste o numero necessário de identificadores. 2) Proceda da mesma forma, como fosse inserir uma única linha ou coluna, descrito acima. Apagando colunas e linhas Colunas e linhas podem ser apagadas individualmente ou em grupos.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Coluna ou linha única Uma única coluna ou linha pode ser apagada utilizando-se o mouse: 1) Selecione a coluna ou linha a ser apagada. 2) Clique com o botão direito do mouse no identificador da coluna ou linha. 3) Selecione Excluir Colunas ou Excluir Linhas no menu de contexto. Múltiplas colunas e linhas Você pode apagar varias colunas ou linhas de uma vez ao invés de apagá-las uma por uma. 1) Selecione as colunas que deseja apagar, pressionando o botão esquerdo do mouse na primeira e arraste o numero necessário de identificadores. 2) Proceda como fosse apagar uma única coluna ou linha acima. Trabalhando com folhas Como qualquer outro elemento do Calc, as folhas podem ser inseridas, apagadas ou renomeadas. Inserindo novas folhas Há várias maneiras de inserir uma folha. A mais rápida, e clicar com o botão Adicionar folha. Isso insere uma nova folha naquele ponto, sem abrir a caixa de dialogo de Inserir planilha. Utilize um dos outros métodos para inserir mais de uma planilha, para re nomear de uma só vez, ou para inserir a folha em outro lugar da seqüência. O primeiro passo para esses métodos e selecionar a folha, próxima da qual, a nova folha será inserida. Depois, utilize as seguintes opções. Clique em Inserir → Planilha na Barra de menu. Clique com o botão direito do mouse e escolha a opcão Inserir Planilha no menu de contexto. Clique em um espaço vazio no final da fila de abas de folhas.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Cada método abrira a caixa de dialogo Inserir Planilha. Aqui você pode escolher se as novas folhas serão inseridas antes ou depois da folha selecionada, e quantas folhas deseja inserir. Se você for inserir apenas uma folha, existe a opção de dar-lhe um nome.

Apagando folhas As folhas podem ser apagadas individualmente ou em grupos. Folha única Clique com o botão direito na aba da folha que quer apagar e clique em Excluir Planilha no menu de contexto, ou clique em Editar → Planilha → Excluir na barra de menu. Múltiplas folhas Para apagar múltiplas folhas, selecione-as como descrito anteriormente, e clique com o botão direito do mouse sobre uma das abas e escolha a opção Excluir Planilha no menu de contexto, ou clique em Editar → Planilha → Excluir na barra de manu. Renomeando folhas O nome padrão para uma folha nova e PlanilhaX, onde X e um numero. Apesar disso funciona para pequenas planilhas com poucas folhas, pode tornar-se complicado quando temos muitas folhas.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Para colocar um nome mais conveniente a uma folha, você pode: • Digitar o nome na caixa Nome, quando você criar a folha, ou • Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Renomear Planilha no menu de contexto e trocar o nome atual por um de sua escolha. • Clicar duas vezes na aba da folha para abrir a caixa de dialogo Renomear Planilha. Opções de visualização no Calc Utilizando o zoom Utilize a função de zoom para alterar a visualização e exibir mais ou mais células na janela. Para mais informações sobre o zoom, veja o Capitulo 1, Introdução ao LIBREOFFICE, neste livro. Congelando linhas e colunas O congelamento trava um certo numero de linhas no alto, ou de colunas a esquerda de uma planilha, ou ambos. Assim, quando se mover pela planilha, qualquer linha ou coluna congelada permanecera a vista. A Figura abaixo mostra algumas linhas e colunas congeladas. A linha horizontal mais forte entre as linhas 3 e 14 e entre as colunas C e H, denotam áreas congeladas. As linhas de 4 a 13, e as colunas de D a G foram roladas para for a da página. As três primeiras linhas e colunas permaneceram porque estão congeladas.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Congelando uma única coluna ou linha 1) Clique no cabeçalho da linha abaixo, o da coluna a esquerda da qual quer congelar. 2) Clique em Janela → Congelar. Uma linha escura aparece, indicando onde o ponto de congelamento foi colocado. Congelando uma coluna ou linha 1) Clique em uma célula que esteja imediatamente abaixo da linha, ou na coluna imediatamente a direita da coluna que quer congelar. 2) Clique em Janela → Congelar. Duas linhas aparecem na tela, uma horizontal sobre essa célula e outra vertical a esquerda dela. Agora, quando você rolar a tela, tudo o que estiver acima, ou a esquerda dessas linhas, permanecera a vista. Descongelando Para descongelar as linhas ou colunas, clique em Janela → Congelar. A marca de verificação de a opção Congelar desaparecera. Dividindo a tela Outra maneira de alterar a visualização e dividir a janela, ou dividir a tela. A tela pode ser dividida, tanto na horizontal, quanto na vertical, ou nas duas direções. E possível, alem disso, ter ate quatro porções da tela da planilha a vista, ao mesmo tempo. Por que fazer isso? Imagine que você tenha uma planilha grande, e uma das células tem um numero que e utilizado em três formulas em outras células. Utilizando a técnica de divisão da tela, você pode posicionar a célula que contem o numero em uma seção, e cada uma das outras células com as formulas nas outras seções. Assim, você pode alterar o numero na célula e observar como isso afeta as formulas.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Dividindo a tela horizontalmente Para dividir a tela na horizontal: 1) Mova o ponteiro do mouse para dentro da barra de rolagem vertical, na lateral direita da tela, e posicione-o sobre o pequeno bot達o no alto com um triangulo preto. Imediatamente acima deste bot達o aparecera uma linha grossa preta.

2) Mova o ponteiro do mouse sobre essa linha, e se transformara em uma linha com duas setas.

3) Pressione e segure o bot達o esquerdo do mouse. Uma linha cinza aparece cruzando a p叩gina na horizontal. Arraste o mouse para baixo, e essa linha seguira o movimento.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE 4) Solte o botão do mouse e a tela será dividida em duas partes, cada uma com sua própria barra de rolagem vertical. Você pode rolar as partes inferiores e superiores independentemente. Dividindo a tela verticalmente Para dividir a tela na vertical: 1) Mova o ponteiro do mouse para dentro da barra de rolagem horizontal, na parte de baixo da tela, e posicione-o sobre o pequeno botão à direita, com um triangulo preto. Imediatamente, a direita desse botão aparece uma linha preta grossa.

2) Mova o ponteiro do mouse sobre essa linha, e se transformara em uma linha com duas setas. 3) Pressione e segure o botão esquerdo do mouse, e uma linha cinza aparece cruzando a página na vertical. Arraste o mouse para a esquerda, e essa linha seguira o movimento. 4) Solte o botão do mouse e a tela será dividida em duas partes, cada uma com sua barra de rolagem horizontal. Você pode rolar as partes direitas e esquerdas independentemente.

Removendo as divisões Para remover as divisões, siga uma das seguintes instruções: • Clique duas vezes na linha divisória. • Clique na linha divisória e arraste-a de volta ao seu lugar no final das barras de rolagem. • Clique em Janela → Dividir para remover todas as linhas divisórias de uma só vez. Digitando dados utilizando o teclado A maioria das entradas de dados no Calc pode ser feita pelo teclado. Entrando com números Clique na célula e digite o numero utilizando as teclas numéricas, tanto no teclado principal, quanto no teclado numérico.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Para entrar com números negativos, digite um sinal de menos (-) na frente dele, ou coloque-o entre parênteses (), assim: (1234). Por padrão, números são alinhados a direita, e números negativos possuem um sinal de menos. Para entrar com um numero e conservar o 0, clique com o botão direito na célula e escolha a opção Formatar células → Números. Na caixa de dialogo Formatar células, embaixo de Opções selecione o numero necessário de Zeros à esquerda. O numero selecionado de zeros a esquerda precisa ser maior do que os dígitos do numero digitado. Por exemplo, se o numero e 1234, o numero de zeros a esquerda devera ser maior que 5.

Entrando com texto Clique na célula e digite o texto. O texto e alinhado a esquerda por padrão. Entrando números como texto Um número pode ser digitado como se fosse texto, para preservar os zeros a esquerda, colocando-se um apostrofo antes do numero, assim: '01481. O dado agora e tratado como texto pelo Calc e será exibido exatamente como digitado. Tipicamente, as formulas tratarão a entrada como zero e as funções a ignorarão. Tome cuidado para que a célula contenha um numero não seja utilizada em uma formula. Entrando com datas e horários

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Selecione a célula e digite a data ou a hora. Você pode separar os elementos com uma barra (/) ou com um (-), ou utilize um texto como 15 Out 10. O Calc reconhece vários formatos de data. Você pode separar os elementos do horário com dois pontos, assim: 10:43:45. Desativando as alterações automáticas O Calc aplica automaticamente muitas alterações durante a entrada de dados, a menos que desative essas alterações. Você pode desfazer imediatamente qualquer alteração pressionando Ctrl+Z. Alterações feitas pela correção automática A correção automática de erros de digitação, substituição direta de aspas por aspas curvadas (personalizadas), e inicio do conteúdo da célula com letra maiúscula, são controlados em Ferramentas → Opções da autocorreção. Vá ate as abas Opções do local, Opções, ou Substituir para desativar qualquer funcionalidade que você não queira. Na aba Substituir, você também pode apagar pares de palavras indesejáveis e adicionar novos, conforme a necessidade. Autoentrada Quando você digita em uma célula, o Calc automaticamente sugere entradas que já existe na mesma coluna. Para ligar ou desligar a Autoentrada, ajuste ou remova a marca de verificação na frente de Ferramentas → Conteúdo da célula → Autoentrada. Conversão automática de data O Calc converte automaticamente certos tipos de entradas para o formato de datas. Para assegurar que uma entrada, que se pareça com uma data, seja interpretada como texto, digite um apostrofo no inicio da entrada. O apostrofo não será exibido na célula. Aumentando a velocidade da entrada de dados Digitar dados em uma planilha pode ser um uma tarefa bem intensa, mas o Calc oferece varias ferramentas para poupar um pouco do trabalho. A habilidade mais básica e arrastar e soltar o conteúdo de uma célula para outra com o mouse. O Calc também inclui varias outras ferramentas de autoformatação de entradas de dados, especialmente de dados repetitivos. Elas incluem a ferramenta de Preenchimento, listas de seleção, e a capacidade de entrar com informações em múltiplas folhas do mesmo documento. Utilizando a ferramenta de preenchimento nas células Da maneira mais simples, a ferramenta de Preenchimento e uma maneira de duplicar conteúdos já existentes. Comece selecionando a célula que será copiada, depois arraste o

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE mouse em qualquer direção (ou pressione e segure a tecla Shift e clique na ultima célula que queira preencher), e clique em Editar → Preencher e escolha a direção para a qual queira copiar: Para cima, Para baixo, Para a esquerda ou Para a direita.

Utilizando uma seqüência de preenchimento Um uso mais complexo da ferramenta de Preenchimento e utilizar o preenchimento seqüencial. As listas padrão contem dias da semana inteiros e abreviados, e os meses do ano, mas você pode criar suas próprias listas, também. Para adicionar uma seqüência de preenchimento em uma planilha, selecione as células a serem preenchido, clique em Editar → Preencher → Series. Na caixa de dialogo, selecione Autopreenchimento no Tipo de série, e entre como Valor inicial um item de qualquer uma das seqüências definidas. As células selecionadas serão preenchidas com os outros itens da lista seqüencialmente, repetindo a seqüência a partir do primeiro item quando chegar ao final da lista.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Você também pode utilizar a opção Editar → Preencher → Series para criar um preenchimento automático de uma seqüência de números, digitando o valor inicial, o final e o incremento. Por exemplo, Se você entrar com o valor inicial 1 e o valor final 7, com um incremento de 2, terá a seqüência 1, 3, 5, 7. Em todos os casos, a ferramenta de Preenchimento cria apenas uma conexão momentânea entre as células. Uma vez preenchidas, elas perdem a conexão entre si. Definindo uma seqüência de preenchimento Para definir uma seqüência de preenchimento: 1) Vá para Ferramentas → Opções → LIBREOFFICE Calc → Listas de classificação. Essa caixa de dialogo exibe listas predefinidas na caixa Listas a esquerda, e o conteúdo da lista selecionada na caixa Entradas.

2) Clique em Novo. A caixa Entradas e limpa. 3) Digite a serie para a nova lista na caixa Entradas (uma entrada por linha). Clique em Adicionar. A nova lista aparecera na caixa Listas. 4) Clique em OK na parte de baixo da caixa de dialogo para salvar a nova lista.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Utilizando listas de seleção Listas de seleção estão disponíveis somente para texto, e estão limitadas a utilização apenas com texto que já existe na mesma coluna. Para utilizar uma lista de seleção, selecione uma célula vazia e clique com o botão direito do mouse, selecionando a opção Lista de seleção. Uma lista de opções aparece com o conteúdo de todas as células na mesma coluna que contenha, pelo menos, um caractere, ou cujo formato esteja definido como Texto. Clique na entrada que desejar.

Compartilhando conteúdo entre as folhas Você pode precisar entrar com a mesma informação na mesma célula em varias pastas, por exemplo, configurar uma lista padrão para um grupo de pessoas ou organizações. Ao invés de fazer uma lista para cada folha, você pode colocá-la em todas as folhas de uma só vez. Para

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE fazer isso, selecione todas as folhas (Editar → Planilha → Selecionar), e entre com a informação na folha visível. Validando o conteúdo da célula Quando criamos planilhas de calculo para a utilização por outras pessoas, queremos ter certeza de que os dados que elas digitarem será valido ou apropriado para a célula. Podemos utilizar a validação em nosso próprio trabalho como um guia para a entrada de dados que possam ser complexos ou de uso pouco freqüente. Preencher serie e lista de seleção pode manipular certos tipos de dados, mas são limitadas a informações predefinidas. Para validar dados novos digitados por um usuário, selecione a célula e utilize a opção Dados → Validade para definir o tipo de conteúdo que ela pode receber. Por exemplo, uma célula pode exigir uma data, ou um numero inteiro, sem caracteres alfabéticos ou frações decimais; ou uma célula não possa ser deixada em branco. Dependendo do valor como a validação seja configurada, a ferramenta também pode definir uma faixa de valores para o conteúdo que pode ser inserido e mostrar mensagens de ajuda para explicar as regras do conteúdo configurado para a célula e o que os usuários devem fazer quando digitarem conteúdos inválidos aceita-lo com um aviso, ou abrir um macro, quando o erro ocorrer. Editando dados A edição de dados e feitos de maneira bem parecida com a entrada de dados. O primeiro passo e selecionar a célula que contem os dados a serem editados. Removendo dados de uma célula Os dados de uma célula podem ser removidos (apagados) de varias maneiras. Removendo apenas os dados Apenas os dados podem ser removidos da célula, sem remover sua formatação. Clique na célula para selecioná-la e pressione a tecla Delete. Removendo dados e formatação Os dados, e a formatação, podem ser removidos de uma célula, de uma só vez. Pressione a tecla Backspace (ou clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Excluir conteúdo, ou clique em Editar → Excluir conteúdo) para abrir a caixa de dialogo Excluir conteúdo. Nessa caixa de dialogo, os vários aspectos da célula podem ser apagados. Para excluir tudo de uma célula (conteúdo e formatação), marque a opção Excluir tudo.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Substituindo todos os dados de uma célula Para remover os dados e inserir novos dados, simplesmente digite-os por cima dos dados antigos. Os novos dados manterão a formatação original. Alterando parte dos dados de uma célula Algumas vezes, e necessário alterar o conteúdo da célula, sem remover seu conteúdo, por exemplo, se a frase “Vendas no 2 Qdr.” estiver na célula e precisar ser substituída por “Vendas da Rosa no 2 Qdr.” E mais fácil fazer isso sem apagar o conteúdo antigo primeiro. O processo e parecido com o descrito acima, mas e preciso posicionar o cursor dentro da célula. Você pode fazer isso de duas maneiras. Utilizando o teclado Depois de selecionar a célula, pressione a tecla F2 e o cursor será posicionado no final da célula. Utilize as teclas de seta no teclado para movê-lo através do texto da célula. Utilizando o mouse Utilizando o mouse, tanto se pode clicar duas vezes na célula (para selecioná-la e posicionar o cursor dentro dela para a edição), ou clicar uma vez para selecioná-la e, depois, mover o apontador do mouse para a linha de entrada de dados e clicar nela para posicionar o cursor para a edição. Formatando dados Os dados no Calc podem ser formatados de varias maneiras. Eles tanto podem ser editados como parte do estilo da célula, e assim a formatação e aplicada automaticamente, quanto podem ser aplicados manualmente a célula. Algumas formatações manuais podem ser aplicadas utilizando se os ícones da barra de ferramentas. Para um controle maior e opções

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE extras, selecione a célula e clique com o botão direito sobre ela, e selecione Formatar células. Todas as opções de formatação serão tratadas abaixo. Formatando varias linhas de texto Múltiplas linhas de texto podem ser inseridas em uma única célula utilizando a quebra automática de texto, ou quebras manuais de linha. Cada um desses métodos e util em diferentes situações. Utilizando a quebra automática de texto Para configurar a quebra automática no final da célula, clique com o botão direito nela e selecione a opção Formatar Células (ou clique em Formatar → Células na barra de menu, ou pressione Ctrl+1). Na aba Alinhamento, embaixo de Propriedades, selecione Quebra automática de texto e clique em OK.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Utilizando quebras manuais de linha Para inserir uma quebra manual de linha enquanto digita dentro de uma célula, pressione Ctrl+Enter. Esse método não funciona quando o cursor e colocado na linha de entrada de dados. Quando for editar o texto, primeiro clique duas vezes na célula, depois um clique na posição onde você quer quebrar a linha. Quando uma quebra manual de linha e inserida, a largura da célula não e alterada.

Encolhendo o texto para caber na célula O tamanho da fonte pode ser ajustado automaticamente para caber na célula. Para isso, selecione a opção Reduzir para caber no tamanho da célula na caixa de dialogo Formatar Células.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Formatando números Vários formatos diferentes de números podem ser aplicados as células através dos ícones da Barra de ferramentas de formatação. Selecione a célula, e clique no ícone desejado.

Para um controle melhor ou para selecionar outros formatos numéricos, utilize a aba Números da caixa de dialogo Formatar Células: Aplique qualquer um dos tipos de dados na lista Categoria aos dados. Controle o numero de casas decimais e de zeros à esquerda. Entre um formato numérico personalizado.

A configuração do Idioma controla as configurações de local para diversos formatos como a ordenação da data e o identificador monetário.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Formatando a fonte Para escolher rapidamente a fonte a ser utilizada na célula, selecione a célula, e clique na seta próxima a caixa Nome da Fonte na Barra de Ferramentas de Formatação e escolha uma fonte da lista. Para escolher o tamanho da fonte, clique na seta, ao lado da caixa Tamanho da Fonte, na Barra de Ferramentas de Formatação. Para outras formatações, você pode utilizar os ícones de Negrito, Itálico, ou Sublinhado. Para escolher a cor da fonte, clique na seta ao lado do ícone Cor da fonte para exibir a paleta de cores. Clique na cor desejada. Para definir cores personalizadas, vá a Ferramentas → Opções → LIBREOFFICE → Cores. Para especificar um idioma para a célula (útil, pois permite que diferentes idiomas possam compartilhar o mesmo documento e ser verificados ortograficamente de maneira correta), utilize a aba Fonte da caixa de dialogo Formatar Células. Utilize a aba Efeitos da Fonte para ajustar outras características. Formatando as bordas das células Para adicionar uma borda a uma célula (ou grupo de células selecionadas), clique no ícone de Bordas na Barra de ferramentas de formatação, e selecione uma das opções de bordas mostradas na paleta. Para escolher rapidamente um estilo de linha para a borda da célula, clique na pequena seta próxima aos ícones de Estilo da Linha e Cor da Linha, na Barra de ferramentas de formatação. Nos dois casos, uma paleta de opções será exibida. Para mais controles, incluindo o espaçamento entre as bordas das células e o texto, utilize a aba Bordas na caixa de dialogo Formatar Células. La, também e possível definir uma sombra. Formatando plano de fundo da célula Para escolher rapidamente uma cor para o plano de fundo da célula, clique na pequena seta ao lado do ícone Cor do plano de fundo na Barra de ferramentas de formatação. Uma paleta de opções de cores, semelhante a paleta de Cores da fonte, e exibida. (Para definir cores personalizadas, utilize Ferramentas → Opções → LIBREOFFICE → Cores. E possível, também utilizar a aba Plano de fundo da caixa de dialogo Formatar Células.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Autoformatando células e folhas Você pode utilizar a ferramenta de Autoformatação para aplicar rapidamente um conjunto de formatações de célula a uma folha, ou a um grupo de células. 1) Selecione as células, incluindo os cabeçalhos de linha e coluna, que deseja formatar. 2) Clique em Formatar → Autoformatar. 3) Selecionar quais propriedades (formato do numero, fonte, alinhamento, bordas, linha da borda, ajuste automático da largura e altura) para incluí-las em uma Autoformatação, clique em Mais. Selecione ou desmarque as opções desejadas. 4) Clique em OK. 5) Se você não observar nenhuma mudança na cor do conteúdo da célula, vá a Exibir → Realce de valor na Barra de menu.

Definindo uma nova Autoformatação Você pode definir uma nova Autoformatação que esteja disponível para todas as planilhas. 1) Formate uma folha (no estilo da nova Autoformatação). 2) Clique em Editar → Selecionar tudo. 3) Clique em Formatar → Autoformatar. Agora, o botão Adicionar fica ativo. 4) Clique em Adicionar. 5) Na caixa Nome da caixa de dialogo Autoformato, digite um nome que faca sentido para a nova formatação. 6) Clique em OK para salva-la. A nova formatação agora está disponível na lista Formato na caixa de dialogo Autoformato. Formatando planilhas utilizando temas O Calc vem com um conjunto predefinido de temas formatados que podem ser aplicados 'as suas planilhas.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Não e possível adicionar temas ao Calc, e eles não podem ser modificados. Entretanto, você pode modificar seus estilos depois de aplicá-los a uma planilha. Para aplicar um tema a uma planilha: 1) Clique no ícone Escolher Temas na Barra de ferramentas. Se essa barra de ferramentas não estiver visível, você pode exibi-la clicando em Exibir → Barra de ferramentas → Ferramentas. A caixa de dialogo de seleção do tema e exibida. Essa caixa de dialogo lista os temas disponíveis para a planilha inteira.

2) Na caixa de dialogo de Seleção do tema, selecione o tema que deseja aplicar a planilha. Assim que o tema e selecionado, algumas propriedades de estilos personalizados são aplicadas a planilha aberta, e são visíveis imediatamente. 3) Clique em OK. Se desejar, você pode ir para a janela de Estilos e Formatação e modificar estilos específicos. Essas modificações não mudarão o tema; elas podem alterar apenas a aparência dessa planilha especifica. Utilizando a formatação condicional Você pode configurar o formato da célula para mudar dependendo das condições que forem especificadas. Por exemplo, numa tabela de números, você pode exibir todos os valores acima da media na cor verde, e todos os valores abaixo da media na cor vermelha. A formatação condicional depende da utilização de estilos, e a ferramenta Autocalcular (Ferramentas → Conteúdo da célula → Autocalcular) deve estar habilitada. Escondendo e exibindo dados Quando elementos ficam escondidos, não são nem exibidos, nem impressos, mas ainda podem ser selecionados para copia, se você selecionar outros elementos em torno deles. Por exemplo, se a coluna B estiver escondida, ela pode ser copiada quando você selecionar as colunas de A a C. Quando você precisa de um elemento escondido novamente, e possível reverter o processo e exibi-lo novamente. Para esconder ou exibir folhas, linhas e colunas, utilize a opção no menu Formatar, ou clique com o botão direito para exibir o menu de contexto. Por exemplo, para esconder uma linha,

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE primeiro selecione-a, e clique em Formatar → Linha → Ocultar (ou clique com o botão direito e escolha a opção Ocultar). Para esconder ou exibir células selecionadas, clique em Formatar → Células na barra de menu (ou clique com o botão direito e escolha a opção Formatar células). Na caixa de dialogo Formatar Células, vá para a aba Proteção de célula.

Esquema de controles de grupo Se você fica escondendo e exibindo as mesmas células continuamente, e possível simplificar o processo criando esquemas de grupos, que adiciona um conjunto de controles para esconder e exibir as células em grupo, que são rápidos de utilizar e estão sempre a mão, você pode utilizar a opção Dados → Esquema → Autoesquematizar para que o Calc insira controles baseados naquele padrão. Caso contrario, é possível fazer esquemas de grupos manualmente, selecionando as células do grupo, e clicando em Dados → Esquema → Agrupar. Na caixa de dialogo Agrupar, você pode escolher se o grupo de células selecionadas será agrupado por linhas ou colunas. Quando você fechar a caixa de dialogo, os controles do esquema de grupo estarão visíveis entre os cabeçalhos das linhas, ou colunas, e as bordas da janela de edição. Os controles lembram uma estrutura em arvore de um gerenciador de arquivos, na sua aparência, e pode ser ocultado selecionando-se Dados Esquema Ocultar detalhes. Os controles são exclusivos para a utilização em tela, e não são imprimíveis.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Os controles de esquema básicos possuem um sinal de mais (+) ou menos (-) no inicio do grupo para exibir ou ocultar as células. No entanto, se esquemas de grupos estiverem aninhados, os controles terão botões numerados para ocultar os diferentes níveis. Se não for mais necessária a utilização dos grupos, posicione o cursor do mouse em qualquer célula do grupo e clique em Dados → Esquema → Desagrupar. Para remover todos os grupos de uma folha, selecione Dados → Esquema → Remover. Filtrando as células que serão visíveis Um filtro e uma lista de condições que cada entrada deve atender para poder ser exibida. Você pode configurar três tipos de filtros no submenu Dados → Filtro. Filtros automáticos adicionam uma lista de seleção na linha de topo da coluna que contem os filtros mais utilizados. Eles são rápidos, convenientes e úteis com textos e números, porque cada lista contém cada entrada única nas células selecionadas. Além dessas entradas únicas, filtros automáticos incluem a opção de exibir todas as entradas, os dez maiores valores numéricos, e todas as células vazias, ou as preenchidas, assim como um filtro padrão. Os filtros automáticos são um pouco limitados. Em particular, eles não permitem expressões regulares, portanto, você não pode utilizá-los para exibir células com conteúdo semelhante, mas não idênticos. Filtros padrão são mais complexos do que os filtros automáticos. Você pode configurar ate três condições para cada filtro, e combiná-las com operadores E e OU. Filtros padrão são mais úteis para números, embora alguns dos operadores, como = e < > também possam ser úteis com textos. Outros operadores condicionais para filtros padrão incluem opções para exibição do maior e do menor valor, ou uma porcentagem deles. Úteis por si só, os filtros padrão adicionam valor quando utilizados para refinar os filtros automáticos.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Filtros avançados são estruturas semelhantes aos filtros padrão. As diferenças são que os filtros avançados são limitados a três condições, e seus critérios não são configurados em uma caixa de dialogo. Ao invés disso, os filtros avançados são inseridos numa área em branco da folha, e referenciados pela ferramenta de filtro avançado para que sejam aplicados. Classificando registros A classificação organiza as células visíveis na folha. No Calc, você pode classificar células utilizando ate três critérios, que são aplicados, um após o outro. Classificações são úteis quando ha a necessidade de procurar por um item especifico, e torna-se ainda mais poderosa quando os dados são filtrados. Alem disso, a classificação e sempre útil quando adicionamos novas informações. Quando uma lista e extensa, normalmente e mais fácil adicionar novas informações no final da folha, ao invés de incluir linhas nos locais apropriados. Uma vez inseridas as informações, e possível classificadas para atualizar a folha. Selecione as células a serem classificadas, depois clique em Dados → Classificar para abrir a caixa de dialogo Classificar (ou clique nos botões Classificar em Ordem Ascendente, ou Classificar em Ordem Descendente, na Barra de ferramentas). Na caixa de dialogo, você pode classificar células selecionadas utilizando ate três colunas, tanto em ordem ascendente (A-Z, 19), quanto em ordem descendente (Z-A, 9-1). Na aba Opções da caixa de dialogo Classificar, pode-se escolher entre as seguintes opções: Diferenciar maiúsculas e minúsculas Se duas entradas são quase idênticas, uma com uma letra maiúscula no inicio, outra com uma letra minúscula na mesma posição. A faixa contém rótulos de colunas Não inclui os rótulos das colunas na classificação. Inclui formatos A formatação da célula e movida junto com seu conteúdo. Se a formatação e utilizada para diferenciar entre vários tipos de células, utilize essa opção. Copiar resultados da classificação para Configura um endereço na planilha para onde o resultado da classificação será copiado. Se uma faixa for especificada, e não contiver o numero necessário de células, então células serão adicionadas. Se uma faixa contiver células com dados, a classificação falhara. Ordem de classificação personalizada

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Selecione essa opção, depois escolha uma das ordens de classificação definidas em Ferramentas → Opções → Planilha → Listas de classificação na lista de opções. Direção Ajusta se a classificação será por linhas ou por colunas. O valor padrão e por colunas a menos que as células selecionadas estejam em uma única coluna. Imprimindo Imprimir no Calc e bem parecido com imprimir nos outros componentes do LIBREOFFICE , mas alguns detalhes são diferentes, especialmente quanto a preparação do documento para a impressão. Utilizando intervalos de impressão Intervalos de impressão possuem varias utilidades, incluindo imprimir apenas uma parte específica dos dados, ou imprimir linhas ou colunas selecionadas de cada página. Para mais informações sobre intervalos de impressão. Definindo um intervalo de impressão Para definir um intervalo de impressão, ou alterar um intervalo de impressão existente: 1) Selecione o conjunto de células que correspondam ao intervalo de impressão. 2) Clique em Formatar → Intervalo de impressão → Definir. As linhas de quebra de página são exibidas na tela. Aumentando o intervalo de impressão Depois de definir um intervalo de impressão, e possível incluir mais células a ele. Isso permite a impressão de múltiplas áreas separadas na mesma folha da planilha. Depois de definir um intervalo de impressão: 1) Selecione um conjunto de células a ser incluído ao intervalo de impressão. 2) Clique em Formatar → Intervalo de impressão → Adicionar. Isso adicionara as células extras ao intervalo de impressão. As linhas de quebra de página não serão mais exibidas na tela.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Removendo um intervalo de impressão Pode ser necessário remover um intervalo de impressão definido anteriormente, por exemplo, se for necessário imprimir toda a página mais tarde. Clique em Formatar → Intervalo de impressão → Remover. Isso removera todos os intervalos de impressão definidos na folha. Apos a remoção dos intervalos de impressão, as quebras de página padrão aparecerão na tela. Editando um intervalo de impressão A qualquer tempo, e possível editar diretamente um intervalo de impressão, por exemplo, removê-lo ou redimensionar parte dele. Clique em Formatar → Intervalo de impressão → Editar. Selecionando a ordem das páginas, detalhes e a escala Para selecionar a ordem das páginas, detalhes e a escala da impressão: 1) Clique em Formatar → Página no menu principal. 2) Selecione a aba Planilha. 3) Faca as seleções necessárias e clique em OK.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Ordem das páginas Quando uma folha será impressa em mais de uma página, e possível ajustar a ordem na qual as páginas serão impressas. Isso e especialmente útil em documentos grandes; por exemplo, controlar a ordem de impressão pode economizar tempo organizar o documento de uma maneira determinada. As duas opções disponíveis são mostradas abaixo.

Detalhes Você pode especificar os detalhes que serão impressos. Os detalhes incluem: Cabeçalhos das linhas e colunas Grade da folha — imprime as bordas das células como uma grade Comentários — imprimem os comentários definidos na sua planilha, em uma página separada, junto com a referência de célula correspondente Objetos e imagens Gráficos Objetos de desenho Formulas—imprime as fórmulas contidas nas células, ao invés dos resultados Valores zero - imprime as células com valor zero Utilize as opções de escala para controlar o numero de páginas que serão impressas. Isso pode ser útil se uma grande quantidade de dados precisa ser impressa de maneira compacta, ou se você desejar que o texto seja aumentado para facilitar a leitura. Reduzir/Aumentar a impressão - redimensiona os dados na impressão tanto para mais, quanto para menos. Por exemplo, se uma folha for impressa, normalmente em quatro páginas (duas de altura e duas de largura), um redimensionamento de 50% imprime-a em uma só página (tanto a altura, quanto a largura, são divididas na metade). Ajustar intervalo(s) de impressão ao numero de páginas—define, exatamente, quantas páginas, a impressão terá. Essa opção apenas reduzira o tamanho da impressão, mas não o aumentara. Para aumentar uma impressão, a opção Reduzir/Aumentar deve ser utilizada.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Ajustar intervalo(s) de impressão para a largura/altura - define o tamanho da altura e da largura da impressão, em páginas. Imprimindo linhas ou colunas em todas as páginas Se uma folha for impressa em varias páginas e possível configurá-la para que certas linhas ou colunas sejam repetidas em cada página impressa. Por exemplo, se as duas linhas superiores de uma folha, assim como a coluna A, precisam ser impressas em todas as páginas, faca o seguinte: 1) Clique em Formatar → Intervalo de impressão → Editar. Na caixa de dialogo Editar Intervalo de Impressão digite as linhas na caixa de texto abaixo de Linhas a serem repetidas. Por exemplo, para repetir as linhas de 1 a 4, digite $1:$4. Isso altera automaticamente as Linhas a serem repetidas de, - nenhum - para – definido pelo usuário.

2) Para repetir, digite as colunas na caixa de texto abaixo de Colunas a serem repetidas. Por exemplo, para repetir a coluna A, digite $A. Na lista de Colunas a serem repetidas, a palavra - nenhum - muda para - definido pelo usuário-. 3) Clique em OK. Quebras de página Definir um intervalo de impressão pode ser uma ferramenta poderosa mas, de vez em quando, pode ser necessário ajustar a impressão no Calc. Para fazer isso, você pode utilizar a quebra manual de página. A quebra manual de página ajuda a assegurar que os dados serão impressos apropriadamente. Você pode inserir uma quebra de página horizontal acima da célula ativa, ou a sua esquerda. Inserindo uma quebra de página Para inserir uma quebra de página:

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE 1. Vá para a célula onde queira que a quebra comece. 2. Selecione Inserir → Quebra de página. 3. Selecione Quebra de linha ou Quebra de coluna, dependendo da necessidade. A quebra está configurada. Quebra de linha Selecionar a Quebra de linha cria a quebra acima da célula selecionada. Por exemplo, se a célula ativa for a H15, a quebra será criada entre as linhas 14 e 15. Quebra de coluna Selecionar Quebra de coluna cria uma quebra de página a esquerda da célula selecionada. Por exemplo, se a célula ativa for a H15, a quebra será criada entre as colunas G e H. Excluindo uma quebra de página Para remover uma quebra de página: 1. Vá ate a célula imediatamente apos a quebra que quer remover. 2. Selecione Editar → Excluir quebra manual. 3. Selecione Quebra de linha ou Quebra de coluna, conforme a necessidade. A quebra e removida. Cabeçalhos e rodapés Cabeçalhos e rodapés são pedaços, predefinidos, de texto que são impressos no alto e no final de uma página, for a da área da folha. Os cabeçalhos são definidos da mesma forma que os rodapés. Os cabeçalhos e rodapés são associados ao estilo da página. Você pode definir mais de um estilo para uma planilha e associar diferentes estilos de página a diferentes folhas. Para mais informações sobre estilos, veja o Capitulo 4, Utilizando Estilos e Modelos, no Guia do Calc. Configurando um cabeçalho ou um rodapé Para configurar um cabeçalho ou um rodapé: 1. Vá para a folha na qual queira configurar o cabeçalho ou rodapé. Clique em Formatar → Página. 2. Na caixa de dialogo Estilo da Página, selecione a aba Cabeçalho (ou Rodapé). 3. Selecione a opção Ativar cabeçalho. Ali, você pode ajustar as margens, o espaçamento e a altura do cabeçalho ou do rodapé. E possível marcar a caixa Auto-ajustará Altura para ajustar automaticamente a altura do cabeçalho ou do rodapé.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Margem Alterar o tamanho das margens esquerdas ou direitas altera a distancia que o cabeçalho, ou rodapé, ficara da borda da página. Espaçamento O espaçamento afeta o quanto da página, para cima ou para baixo, o cabeçalho, ou rodapé, ocuparão na impressão. Assim, se o espaçamento for ajustado para 1.00cm, haverá um espaço de 1 centímetro entre o cabeçalho, ou rodapé, e a folha. Altura A altura afeta o tamanho do cabeçalho, ou rodapé.

Aparência do cabeçalho ou rodapé Para alterar a aparência do cabeçalho, ou rodapé, clique no botão Mais na caixa de dialogo do cabeçalho. Nessa caixa de dialogo e possível ajustar o plano de fundo e as bordas do cabeçalho ou rodapé.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE

Configurando o conteúdo do cabeçalho ou do rodapé O cabeçalho ou o rodapé de uma planilha do Calc possui três colunas de texto. Cada coluna pode ter diferentes conteúdos. Para configurar os conteúdos do cabeçalho ou rodapé, clique no botão Editar na caixa de dialogo de cabeçalho ou rodapé para exibir a caixa de dialogo.

Áreas Cada área do cabeçalho ou rodapé e independente e pode conter diferentes informações.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual - LIBREOFFICE Cabeçalho Você pode escolher entre varias opções predefinidas no menu de seleção, ou especificar um cabeçalho personalizado utilizando os botões abaixo das caixas de área. (Para formatar um rodapé, as opções são as mesmas.) Cabeçalho personalizado Clique na área que deseja personalizar (Esquerda, Central ou Direita), e utilize os botões para adicionar elementos ou alterar os atributos do texto. Abre uma caixa de dialogo de atributos do texto. Insere o numero total de páginas. Insere o campo Nome do Arquivo. Insere o campo Data. Insere o campo Nome da Folha. Insere o campo Hora. Insere o numero da página atual.

Contatos Service Desk 67 3314-1060 ou 3314-1105 servicedesk@cassems.com.br


Manual LibreOffice