Page 1

O BOnequinhO AzedO Mariza Fernandes


Autora:

Mariza Fernandes

Ilustração:

Mônica de Oliveira

• •

Revisão:

Rosângela Carvalho

Editora Eletrônica

FERNANDES, Mariza. O Bonequinho Azedo, Belo Horizonte, 2014 Todos os direitos reservados pela autora. Essa publicação não poderá ser reproduzida, seja por meios mecânicos, eletrônicos ou cópia xerografada, sem a prévia autorização da autora.


Dedicat贸ria: Para as autoras de Livros Infantis que marcaram minha inf芒ncia: Lucia Casasanta e Terezinha Casasanta.


O BOnequinhO AzedO Numa casinha a beira de um riacho de águas muito claras morava com sua mãe uma menina muito inteligente e muito sapeca. Por ser filha única ela se sentia muito sozinha.


Certo dia ela pediu a sua mãe que fizesse uma bonequinha para lhe fazer companhia. Então foram as duas, mãe e filha a procura de retalhos para

a

confecção

da

transbordava de felicidade.

boneca.

A

menina


Começaram a escolher as cores que usariam para confeccionar a boneca, quando de repente a menina mudou de idéia e pediu a mãe que, ao invés de confeccionarem uma boneca, porque não confeccionar um boneco?


A partir dessa decisão a mãe começou a pensar e decidiu que deveria confeccionar um boneco que, além de fazer companhia e alegrar a menina, deveria também ensiná-la alguma coisa. Foi quando ela teve a ideia de usar as cores do boneco para ensiná-la as partes do corpo humano através das cores.


Então decidiu que: • Usaria a cor Rosa para o rosto do boneco. • Usaria a cor Laranja para o camisa do boneco. • E usaria linhas pretas para os membros inferiores e superiores do boneco. • Seu cabelo seria marrom. • E para complementar colocaria sua bermuda da cor Azul.


Quando terminaram viram que haviam confeccionado um lindo boneco.Que tinha sua camisa laranjada, sua bermuda azul . sua face rosa e seu cabelo marrom.


Brincavam muito e a amizade entre a menina e o boneco foi crescendo a cada dia. Com ele, ela aprendeu a conhecer

as

cores

e

a

ser

feliz.


Mas certo dia a menina começa a perceber que o seu amiguinho já não está mais feliz como antes ... Então pergunta para ele o porque de sua tristeza. Porque ele não é mais feliz, passando de um bonequinho alegre e doce, para um bonequinho triste. Um bonequinho azedo!


Ele, muito mal humorado e azedo, responde a ela que já não se sente feliz e doce como antes porque ela é uma menina e ele é apenas um boneco e que ele queria uma boneca para lhe fazer feliz.


Ent達o a menina foi, toda chorosa, se queixar com a m達e. O que ela faria para transformar seu boneco, agora triste e azedo, em um boneco alegre e doce como antes?


A m達e tentou consolar a menina! De repente a menina muito euf坦rica disse a m達e que, se elas confeccionassem uma boneca para fazer companhia ao boneco, quem sabe ele voltaria a ser doce e feliz! A m達e concordou com menina! E foram confeccionar agora uma boneca!


E começaram a confeccionar a boneca! Então a mãe resolveu que usaria outras cores. Assim a menina poderia aprender novas cores. E usou na nova bonequinha as cores:

Vermelho e Amarelo. Vermelho para o vestidinho e amarelo usaria no cabelo da boneca.


Quando ficou pronta a menina se encantou com a linda boneca que havia ganhado! Tinha os cabelos amarelos e seu vestidinho vermelho.


Ent達o a menina foi correndo mostrar sua nova bonequinha para o bonequinho azedo! Quando o boneco viu a linda boneca deixou de ser um bonequinho azedo e voltou a ser aquele bonequinho doce

que tanto alegrou os dias

daquela menininha! E todos foram felizes para sempre!


Dados da autora: Mariza Fernandes tem 55 anos, é aluna do sétimo período do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais. É uma amante da leitura. Trabalha na área da educação desde 2002. É funcionária da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais exercendo a função de Secretária de Escola. Por viver o dia a dia de uma escola é sensível ao mundo da literatura infantil.


Livro mariza  

Livro Infantil

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you