Page 1

EDUCANDO PARA O TRÂNSITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS Secretaria Municipal de Educação

GUARDA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

Realização

Patrocínio

Movimento Nacional de Educação no Trânsito

CAPA MONTADA JUNHO 2006.pmd

1

15/12/2010, 19:10


Prezados Estudantes

"Rancho do Amor à Ilha", A educação é a prioridade desta administração, pois, é o caminho para que as pessoas adquiram autonomia e melhorem sua qualidade de vida. Ela visa à formação plena do cidadão e neste contexto a educação para o trânsito acentua os valores humanos de respeito à vida e aos seus semelhantes. Os acidentes de trânsito apresentam números alarmantes, ocorre um acidente a cada 57 segundos, um atropelamento a cada 7 minutos, uma morte a cada 22 minutos no Brasil. Além dos acidentes fatais, os que sobrevivem ocupam 55% dos leitos hospitalares e 44% das causas das mortes é por atropelamento. Estes fatos por si só justificam a necessidade de conscientizar as crianças desde cedo sobre a relevância do tema. E acima de tudo porque a causa desta calamidade pode ser evitada, uma vez que a quase totalidade dos acidentes são reflexos da imprudência humana, seja do condutor do veículo ou desatenção do pedestre. Por isso cabe ao poder público não só melhorar as condições de nossas vias públicas, mas acima de tudo investir na transformação social por meio da educação. Este manual, organizado pelo MONATRAN e editado com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, auxiliará professores, alunos, comunidade, guarda municipal a preparar cidadãos mais solidários e fraternos e a salvar muitas vidas.

Dário Elias Berger Prefeito de Florianópolis

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz Secretário Municipal de Educação

(Hino Oficial de Florianópolis)

"Um pedacinho de terra, perdido no mar!... Num pedacinho de terra, beleza sem par... Jamais a natureza reuniu tanta beleza jamais algum poeta teve tanto pra cantar! Num pedacinho de terra belezas sem par! Ilha da moça faceira, da velha rendeira tradicional Ilha da velha figueira onde em tarde fagueira vou ler meu jornal. Tua lagoa formosa ternura de rosa poema ao luar, cristal onde a lua vaidosa sestrosa, dengosa vem se espelhar...” Autor: Cláudio Alvim Barbosa (Zininho)

CAPA MONTADA JUNHO 2006.pmd

2

15/12/2010, 19:10


EXPEDIENTE / 2a Edição para Florianópolis/SC

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃ0 NO TRÂNSITO Registrado na Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura – nº 179.668

Editado pelo MONATRAN – Junho/2006 Movimento Nacional de Educação no Trânsito e-mail: monatran@monatran.org.br Sede Nacional: Florianópolis – Santa Catarina NÚCLEO DE CRIAÇÃO Argumento e Textos Romeu de Andrade Lourenção Júnior Roberto Alvarez Bentes de Sá

uma aventura no trânsito

Ilustrações Francisco José Mattos Mibielli Ilustração de Títulos e Editoração Marcos Dominoni Lourenção Rogério Junkes Colaboradores Luiz Mario Bratti (Diretor do MONATRAN) Maria Terezinha Alves (Diretora do MONATRAN) Sérgio Carlos Boabaid (Diretor do MONATRAN) Henrique Guilherme Koettker Júnior (Conselheiro do MONATRAN) Mauro Dutra (Conselheiro do MONATRAN) Sebastião Pereira (Conselheiro do MONATRAN) Rogério Junkes (Conselheiro do MONATRAN)

O licenciamento do PLAQUINHA e demais personagens deste manual é de exclusividade do MONATRAN. Esta 2a edição foi feita com exclusividade para ser distribuída, gratuitamente, aos professores e alunos da 1a a 4a série das escolas municipais de Florianópolis/SC.

2ª edição (revisada e ampliada) DISTRIUIÇÃO GRATUITA

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 1


Caros Estudantes

Mensagem

A educação para o trânsito, combinada com a efetiva aplicação do Código de Trânsito Brasileiro, é fundamental para o exercício da cidadania. Não basta um bom código, temos que mudar nosso modo de viver e conviver com o trânsito, buscando na informação e na formação uma maior consciência de responsabilidade para com a nossa vida e a vida dos outros. Respeitando a vida e as pessoas, podemos vislumbrar um futuro mais tranqüilo e mais seguro para todos. Este manual, é uma iniciativa do MONATRAN

M

eus amiguinhos, estamos chegando ao final do nosso Manual. Esperamos que ele seja de muita utilidade para vocês. O MONATRAN – Movimento Nacional de Educação no Trânsito, o IPUF – Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, a Secretaria Municipal de Educação e a Guarda Municipal, aproveitando as comemorações da “Semana Nacional do Trânsito”, que acontece no mês de setembro, do dia 18 ao dia 25, consideram oportuno deixar a mensagem, que vocês vão ler abaixo e mostrar aos seus pais, tios e demais adultos que vocês conhecem.

- Movimento Nacional de Educação no Trânsito com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, que proporciona às crianças, seus pais e professores, uma contribuição educativa para que a família catarinense possa viver com segurança e ser mais feliz.

Roberto Alvarez Bentes de Sá Presidente do MONATRAN

2 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

“Os acidentes de trânsito acontecem em segundos, portanto EVITE qualquer tipo de distração ao volante, tais como: falar ao celular, fumar, olhar para crianças no banco traseiro (ou arrumá-las), comer, trocar de estação de rádio e CD. Quando for inevitável alguma dessas ações, pare no acostamento para fazê-lo com segurança.”

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 55


• Papel: 2 a 4 semanas • Tecido de algodão: 1 a 5 meses. • Corda: 3 a 5 meses. VOCÊ SABE QUANTO TEMPO DEMORA O LIXO JOGADO NOS TERRENOS BALDIOS OU NAS VIAS PÚBLICAS PARA SE DECOMPOR?

• Meia de lã: 1 ano. • Vara de bambú: 1 a 3 anos. • Estaca de madeira pintada: 13 anos. • Lata de alumínio: 200 a 500 anos. • Plástico: 450 anos. • Garrafa de vidro: tempo indeterminado. • Pneus: tempo indeterminado.

EU SOU O PLAQUINHA, PERSONAGEM DO MONATRAN MOVIMENTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO. PLAQUINHA É DIMINUTIVO DE PLACA. E PLACA É COISA QUE NÃO FALTA NAS RUAS DE UMA CIDADE, POIS TODOS OS VEÍCULOS TÊM A SUA PLACA. E, AGORA, QUE JÁ NOS CONHECEMOS, VOU CONTAR UMA PEQUENA HISTÓRIA.

1 Kg de vidro reciclado = 1 Kg de vidro novo. 50 Kg de papel reciclado = menos uma árvore derrubada.

Parabéns, agora que você já tem maior conhecimento sobre o problema do lixo, pode dar início a essa ação inovadora. É a sua vez de contribuir com a comunidade onde você vive.

Então, mãos à obra. A natureza agradece!!! 54 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 3


A ACONTECEU NA CIDADE DE BUZINÓPOLIS, HÁ POUCO TEMPO...

quilo que utilizamos pode ser reaproveitado (reutilizado), evitando que seja descartado. Para que isto seja possível, é necessário que façamos a COLETA SELETIVA do lixo. COLETA SELETIVA é o recolhimento separado dos diferentes tipos de lixo.

VEJA COMO DIVIDIR O LIXO:

LIXO SECO

BUZINÓPOLIS ERA UMA CIDADE PEQUENA E

MUITO DESORGANIZADA. EM TODAS AS RUAS E PRAÇAS HAVIA GRANDE CONFUSÃO. TANTO OS VEÍCULOS QUANTO OS PEDESTRES NÃO RESPEITAVAM OS SINAIS E SIMPLESMENTE IGNORAVAM AS LEIS DE TRÂNSITO. SÓ EXISTIA MESMO ORDEM EM APENAS UM LUGAR NA CIDADE: NA SUA ESCOLA. É EXATAMENTE NA ESCOLA DE BUZINÓPOLIS QUE COMEÇA A NOSSA HISTÓRIA.

-

Metais Plásticos Vidros Papéis

LIXO ORGÂNICO - Restos de comida - Plantas mortas - Papel higiênico - Restos de frutas e verduras

Dentre as inúmeras vantagens da reciclagem, podemos destacar o reaproveitamento do lixo e a proteção da natureza com menos poluição do ar, dos rios e do solo. A proliferação de doenças será menor e os recursos naturais serão poupados, pois o lixo vai ser reciclado e transformado em matéria-prima. 4 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 53


O MEIO AMBIENTE palco do trânsito

U

m dos maiores problemas enfrentados pela natureza é a disposição inadequada dos resíduos sólidos ou “lixo”, como é popularmente conhecido. Todos nós somos responsáveis pelo lixo produzido. Quando agimos de maneira incorreta, estamos colaborando para o aumento do número de ratos, baratas e outros bichinhos que são prejudiciais à nossa saúde. Você já percebeu que a quantidade de produtos descartáveis vem au-

mentando consideravelmente? São copos e pratos plásticos, guardanapos, toalhas de papel, fraldas, etc. Tudo isso é muito bom, mas gera uma quantidade enorme de lixo. Por isso é muito, mas muito importante mesmo, não jogar para fora dos veículos qualquer objeto que possa sujar ruas ou estradas. Observe como alguns produtos que consumimos no dia a dia contribuem para aumentar a quantidade do lixo que é descartado na natureza:

EU NÃO ENTENDI O QUE A SENHORA DISSE, PROFESSORA!

POIS É. O BARULHO HOJE ESTÁ DEMAIS. EU JÁ ESTOU QUASE ROUCA DE TANTO FALAR ALTO.

POR QUE A GENTE NÃO VAI ATÉ A RUA E PEDE PRA ELES FAZEREM MENOS BARULHO?

É MESMO JUJU, TALVEZ ESSA IDÉIA POSSA DAR CERTO. VOCÊS TOPAM ORGANIZAR UM MOVIMENTO PARA ISSO?

TOPAMOS!!!

52 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 5


AS CRIANÇAS COMEÇARAM LOGO A TRABALHAR, CONFECCIONANDO CARTAZES, FAIXAS E FOLHETOS PARA SEREM DISTRIBUÍDOS NA RUA DA ESCOLA.

Finalmente não podíamos deixar de falar sobre o nosso MEIO AMBIENTE. Principalmente porque, lamentavelmente, o trânsito também se constitui em uma das causas da poluição ambiental. Tanto pela emissão do monóxido de carbono dos motores dos veículos quanto pela falta de cuidados com a natureza, ao se jogar lixo na cidade, nas estradas ou no campo através das janelas dos veículos. 6 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 51


O

Respostas: sequência das letras da esquerda para a direita - F, G, A, D, E, C, B

RELACIONE OS 7 ERROS QUE VOCÊ NUNCA DEVE COMETER QUANDO FOR ATRAVESSAR A RUA.

Atravessar a rua fora da faixa

Atravessar a rua correndo de bicicleta

Atravessar a rua por trás dos carros

Esperar para atravessar a rua fora da calçada

Atravessar a rua fazendo brincadeiras

Soltar a mão da mãe e sair correndo para o

Correr na rua atrás da bola

meio da rua

50 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

ACHO QUE DEVEMOS COMEÇAR PELAS COISAS MAIS GRAVES, NÃO É?

S ALUNOS FORMAM OS GRUPOS CONFORME O QUE CADA UM ACHA QUE PODE FAZER MELHOR. JUJU, QUICO, BIA E TUCÃO, QUE SÃO MUITO AMIGOS, FICAM NO GRUPO ENCARREGADO DE FAZER E DISTRIBUIR FOLHETOS, SEM DÚVIDA A TAREFA MAIS DIFÍCIL. A PROFESSORA LENA ARRANJA PARA ELES O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO E ELES SE REÚNEM PARA VER QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS NORMAS QUE ESTÃO SENDO DESRESPEITADAS EM BUZINÓPOLIS.

...E UMA DAS MAIS GRAVES É A SEGURANÇA DOS ALUNOS. A GENTE TEM QUE ATRAVESSAR A RUA NUM TRÂNSITO BEM MALUCO.

TÁ AQUI, Ó: QUANDO OS PEDESTRES ATRAVESSAM PELA FAIXA DE SEGURANÇA, A PREFERÊNCIA É DELES E OS CARROS TÊM QUE RESPEITÁ-LOS.

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 7


VAMOS PROCURAR O QUE DIZ O CÓDIGO SOBRE O BARULHO: AH! ESTÃO VENDO? PERTO DAS ESCOLAS E HOSPITAIS, OS MOTORISTAS DEVEM RESPEITAR A LEI DO SILÊNCIO.

OUTRA COISA GRAVE É A VELOCIDADE. OS CARROS PASSAM POR AQUI COMO SE FOSSE CORRIDA DE FÓRMULA 1. ALGUNS COLEGAS NOSSOS TAMBÉM NÃO TOMAM MUITO CUIDADO E ATRAVESSAM A RUA DE QUALQUER JEITO!

Vamos ver o que você já sabe sobre o trânsito. MARQUE COM UM [ X ] AS RESPOSTAS CERTAS: 1 - Quem participa do trânsito ? veículos [ ] pedestres [ ] árvores [ ] 2 - Qual foi o primeiro meio de transporte utilizado pelo homem ? carro [ ] barco [ ] animal [ ]

uando todo o material ficou pronto os alunos da professora Lena saíram para a rua. Lá, encontraram os Agentes de Trânsito da Guarda Municipal, Rafael e Patrícia e o Policial de Trânsito Lucas. Conversaram muito com as autoMAS ANTES DE QUALQUER ridades de trânsito AÇÃO TEMOS QUE PEDIR A sobre o que pretenAJUDA DA POLÍCIA MILITAR E GUARDA MUNICIPAL PARA diam com todo aqueNOS ORIENTAR. le material produzido para iniciar o movimento. E tiveram sua aprovação. Então os Agentes fecharam uma parte da rua e a garotada passou a fixar faixas e cartazes. A seguir começaram a falar com motoristas e pedestres.

Q

8 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

3 - De que lado da pista você deve dirigir sua bicicleta ? lado esquerdo [ ] lado direito [ ] 4 - Quem cuida do trânsito nas ruas ? policial ou agente de trânsito[ ] engenheiro [ ] 5 - Os veículos podem estacionar em fila dupla na frente de uma escola ? sim [ ] não [ ] 6 - O pedestre deve atravesar a rua : em qualquer lugar [ ] sobre a faixa de segurança [

]

7 - As crianças até dez anos devem viajar no : banco dianteiro [ ] banco traseiro [ ] porta-malas [ ] 8 - É chamado de pedestre aquele que: viaja de ônibus [ ] anda de bicicleta [

] anda a pé [

]

9 - Quem viaja de navio utiliza a: rodovia [ ] ferrovia [ ] hidrovia [ ] 10 - Em que ano passou a vigorar o atual Código de Trânsito Brasileiro? 1983 [ ] 1994 [ ] 1998 [ ] MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 49


Jogo do Trânsito Veja se você aprendeu os sinais das páginas 40, 41 e 42, colocando os números certos, junto à cada placa, da relação abaixo.

D

E REPENTE UM CARRO CIRCULANDO ACIMA DO LIMITE DE VELOCIDADE TEVE QUE FREAR DIANTE DA BARREIRA HUMANA NO MEIO DA RUA. O POLICIAL LUCAS DISSE PARA OS ALUNOS QUE O ACOMPANHASSEM ENQUANTO ELE FALAVA COM O MOTORISTA. BIA E QUICO, APÓS A ADVERTÊNCIA DO POLICIAL DE TRÂNSITO FEITA AO MOTORISTA, TAMBÉM FALARAM COM ELE.

QUAL É A DE VOCÊS? NÃO SE PODE MAIS PASSAR POR ESTA PORCARIA DE RUA?

SABE, MOÇO, NÓS SÓ QUERÍAMOS FAZER UMAS PERGUNTINHAS: VOCÊ TEM IRMÃOS? O QUE VOCÊ FARIA SE SUA IRMÃ FOSSE ATROPELADA?

UMA IRMÃ DE OITOANOS. PORQUÊ?

HEIN?! ACHO QUE EU IA VIRAR UM BICHO!! 1. PROIBIDO ESTACIONAR 2. PARADA OBRIGATÓRIA 3. PONTO PARADA DE ÔNIBUS 4. PROIBIDO VIRAR À ESQUERDA 5. MÃO DUPLA

6. VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA 7. ÁREA ESCOLAR 8. CRIANÇAS 9. PROIBIDO VIRAR À DIREITA 10. PERMITIDO ESTACIONAR

48 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 9


É POR ISSO QUE NÓS ESTAMOS AQUI HOJE. PARA EVITAR QUE PESSOAS COMO A SUA IRMÃZINHA SOFRAM ACIDENTES. LEVE PARA CASA ESTE FOLHETO E LEIA O QUE ESTÁ ESCRITO NELE, PENSANDO EM QUEM VOCÊ AMA.

JUJU ESPERA QUE VOCÊ ENCONTRE TODAS AS PALAVRAS INDICADAS ABAIXO NESTE DIVERTIDO JOGO DE CAÇA-PALAVRAS.

TÁ BOM, JÁ ENTENDI O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO. EU VOU LER COM ATENÇÃO.

A

PÓS UM DIA INTEIRO DE PARADA DE VEÍCULOS E PEDESTRES TRANSITANDO IRREGULARMENTE, TODOS, SEM EXCEÇÃO, OUVIRAM AS AUTORIDADES DE TRÂNSITO E OS ESTUDANTES QUE DISTRIBUÍAM OS FOLHETOS.

10 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 47


O MOVIMENTO FOI ENCERRADO E TODOS VOLTARAM PARA A BIA QUER QUE VOCÊ FIQUE DE OLHO NOS SINAIS E PLACAS QUE ORIENTAM O NOSSO TRÂNSITO E PREENCHA AS CRUZADAS.

A ESCOLA ONDE FOI REALIZADA UMA ANIMADA REUNIÃO.

O QUE VOCÊS ACHARAM DE NOSSA AÇÃO HOJE, MINHAS CRIANÇAS?

FOI SUPER LEGAL!!!

SERÁ QUE VAI DAR CERTO, PROFESSORA?

COM CERTEZA, PROFESSORA LENA.

AMANHÃ NÓS VAMOS SABER... NÃO É MESMO, PESSOAL?

46 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 11


NÓS TRABALHAMOS BEM! ESSE TRÂNSITO TEM QUE MUDAR!

A DIRETORA DA ESCOLA TAMBÉM ESTÁ FELIZ...

É ISSO AÍ, TUCÃO!

QUICO QUER VER VOCÊ ESCREVER AS PALAVRAS DE TRÂNSITO BEM CERTINHAS NAS COLUNAS VERTICAIS E HORIZONTAIS DESTE JOGUINHO.

MUITO BEM, VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS. AGORA VAMOS TODOS PARA CASA E AMANHÃ SABEREMOS DOS RESULTADOS.

E

NESSE DIA CADA UM DOS PARTICIPANTES DO MOVIMENTO SEGUIU PARA SUA CASA COM A SENSAÇÃO DO DEVER CUMPRIDO NO PENSAMENTO E NO CORAÇÃO. NO DIA SEGUINTE...

12 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 45


TUCÃO CONVIDA VOCÊ PARA ESCREVER NAS COLUNAS VERTICAIS E HORIZONTAIS AS PALAVRAS RELACIONADAS AO TRÂNSITO QUE ESTÃO AO PÉ DA PÁGINA.

J

UJU E BIA ESTÃO CHEGANDO À ESCOLA E ENCONTRAM SEUS AMIGOS QUICO E TUCÃO.

VOCÊS VIRAM? A RUA ESTÁ CALMÍSSIMA HOJE!

OS CARROS PASSAM DEVAGAR E PARAM PRA GENTE ATRAVESSAR.

E OS AGENTES RAFAEL E PATRICIA E O POLICIAL LUCAS, GOSTARAM DA NOSSA AJUDA.

ENTÃO, AFINAL, ACHO QUE DEU CERTO.

E DEU MESMO!

CURVA CIDADE RUA SEM SAÍDA TREVO

TÚNEL LOMBADA FILA ÚNICA PONTE AEROPORTO

44 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

VOLANTE RADAR RETORNO TRÁFEGO DE ANIMAIS

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 13


N

O PÁTIO DA ESCOLA A DIRETORA OLGA APARECE AO LADO DE UM SENHOR VESTIDO COM UM TERNO ESCURO, MUITO RISONHO E SIMPÁTICO. MENINOS E MENINAS, MEU BOM DIA À TODOS!!!

QUERIDOS ALUNOS, ESTAMOS RECEBENDO HOJE A VISITA DO SR PREFEITO DE BUZINÓPOLIS. ELE CONVERSOU COM A PROFESSORA LENA E COMIGO, E AGORA VAI FALAR COM TODOS VOCÊS!

VAMOS CONVERSAR!!

14 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

É hora de nós fazermos uma pausa e nos distrairmos com alguns passatempos que também dizem respeito ao trânsito. Esses joguinhos de palavras foram criados pelos personagens da nossa história, que vocês já conhecem. São eles o Tucão, a Bia, o Quico e a Juju, com a colaboração dos Guardas Rafael e Patrícia, do Policial Lucas e da Professora Lena.

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 43


Sinais que Indicam o Trânsito As Placas orientam os usuários sobre localidades, serviços, limites estaduais e municipais, e também advertem sobre segurança.

NÓS JÁ SABEMOS DO EXCELENTE TRABALHO QUE VOCÊS FIZERAM ONTEM APOIANDO OS AGENTES E O POLICIAL DE TRÂNSITO. POR ISSO ESTAMOS AQUI HOJE PARA FAZER UMA PROPOSTA A TODOS VOCÊS. QUEREMOS PROPOR QUE CONTINUEM COLABORANDO COM AS AUTORIDADES DE TRÂNSITO EM TODAS AS RUAS DA CIDADE. MAS ANTES, A DIRETORA OLGA VAI FALAR COM SEUS PAIS. POSSO CONTAR COM VOCÊS?!!

PLACAS EDUCATIVAS E INDICATIVAS OBEDEÇA À SINALIZAÇÃO

NA DÚVIDA NÃO ULTRAPASSE

AEROPORTO SUL DA ILHA

SOB NEBLINA NUNCA ULTRAPASSE

ULTRAPASSE MAS COM SEGURANÇA

LUZ BAIXA AO PASSAR VEÍCULO

PLACAS DE SERVIÇOS AUXILIARES

PARADA DE ÔNIBUS

AEROPORTO

PRONTO SOCORRO

OFICINA

SERVIÇO TELEFÔNICO

POSTO DE ABASTECIMENTO

HOTEL

RESTAURANTE

42 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 15


O

MOVIMENTO ESPALHOU-SE RAPIDAMENTE. OS RESULTADOS FORAM TÃO BONS E A CIDADE MELHOROU TANTO, QUE A PREFEITURA CONSULTOU O POVO E FICOU DECIDIDO MUDAR O NOME DE BUZINÓPOLIS PARA MUSICÓPOLIS - CIDADE DA MÚSICA. ISSO PORQUE, EM LUGAR DA BARULHEIRA INFERNAL DAS BUZINAS, JÁ SE PODIA CURTIR O SOM GOSTOSO DAS BANDAS E CONJUNTOS QUE ANIMAVAM TODA GENTE. E EU POSSO AFIRMAR QUE AS AUTORIDADES DE TRÂNSITO E OS ALUNOS DA ESCOLA RECEBERAM OS APLAUSOS DA POPULAÇÃO.

FIM

16 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Sinais que Advertem o trânsito Esses sinais avisam sobre os perigos que estão próximos.

PLACAS DE ADVERTÊNCIA

PASSAGEM DE PEDESTRES

ÁREA ESCOLAR

CRIANÇAS

FAIXA DE SEGURANÇA DE PEDESTRES

CURVA ACENTUADA À ESQUERDA

CURVA ACENTUADA À DIREITA

PARADA OBRIGATÓRIA À FRENTE

MÃO DUPLA ADIANTE

CRUZAMENTO DE VIAS

VIA LATERAL À ESQUERDA

VIA LATERAL À DIREITA

BIFURCAÇÃO EM T

LOMBADA

INTERSECÇÃO EM CÍRCULO

CICLISTAS

CUIDADO ANIMAIS

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 41


Sinais que Regulamentam o Trânsito Esses sinais são colocados em locais que regulam o uso da rodovia. Desrespeitá-los é uma infração.

PLACAS DE REGULAMENTAÇÃO

PROIBIDO TRÂNSITO DE BICICLETAS

PROIBIDO TRÂNSITO DE PEDESTRES

PROIBIDO ACIONAR BUZINA OU SINAL SONORO

MÃO DUPLA

PARADA OBRIGATÓRIA

DÊ A PREFERÊNCIA

PROIBIDO RETORNAR

PARADA PROIBIDA

SIGA EM FRENTE

SENTIDO PROIBIDO

VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA

ESTACIONAMENTO REGULAMENTADO

PROIBIDO ESTACIONAR

PROIBIDO PARAR E ESTACIONAR

PROIBIDO VIRAR À ESQUERDA

PROIBIDO VIRAR À DIREITA

40 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Agora, meus amiguinhos, vamos tratar de conhecer melhor a maneira de nos comportamos no trânsito. Para isso eu conversei bastante com os Agentes Rafael e Patrícia, que sugeriram as orientações mais importantes que vocês vão ver nas páginas seguintes. Leiam tudo com muita atenção e, se tiverem dúvidas, falem com seus pais ou com os professores.

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 17


Somos passageiros e pedestres

Q

uem estiver se deslocando em qualquer veículo é passageiro. Quando a movimentação é feita a pé, passa a ser um pedestre. Todos nós ora somos passageiros, ora pedestres. Porque as pessoas estão sempre transitando de um lugar para o outro. Como passageiros ou como pedestres, precisamos estar sempre atentos à segurança de

nós mesmos e dos outros. Porque é dessa segurança que depende o nosso mais precioso bem - A VIDA. Temos que cuidar para que no trânsito de nosso País haja mais respeito e menos violência. Este manual tem o objetivo de mostrar como deve ser o comportamento de pedestres, ciclistas, motociclistas e passageiros .

18 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Agora vamos mostrar para vocês alguns SINAIS DE TRÂNSITO. Toda a equipe participou na seleção e escolhemos os mais conhecidos, identificados como: Placas que Regulamentam, que Advertem e que Indicam o Trânsito. Procurem memorizar essas placas porque elas são muito necessárias a quem transita pelas ruas, sejam motoristas ou pedestres.

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 39


No tempo das cavernas já existia trânsito

Você sabia que:

A sua participação no trânsito é um ato social. Quer dizer que você deve levar em consideração as outras pessoas. Pois assim todos que dele participam irão alcançar seus alvos sem se machucar. Para alcançar o seu alvo é necessário que você saiba se comportar adequadamente no trânsito. Tanto como pedestre quanto como passageiro. O atual CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO começou a vigorar no dia 22 de janeiro de 1998, definido pela lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997. A educação para o trânsito tem por objetivo preservar a vida e a integridade física das pessoas, quando envolvidas em situação de trânsito. O Policial e o Guarda Municipal controlam e organizam a circulação de veículos. É a eles que devemos pedir informações e ajuda sobre problemas envolvendo veículos, motoristas e pedestres. O IPUF - Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis é o órgão responsável pelo planejamento e gerenciamento do trânsito em nossa cidade. A Semana Nacional do Trânsito é comemorada no mês de Setembro. 38 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Q

uando o homem morava em cavernas já existia trânsito, mas não tão movimentado como nos dias de hoje. Na verdade, ele usava os pés descalços como meio de locomoção. A pé ele viajava dias e dias atrás

dos alimentos essenciais à sua sobrevivência. Já naquela época era importante e necessário o trânsito entre os seus semelhantes, cuidando para desviar uns dos outros no entra e sai das cavernas.

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 19


O primeiro meio de transporte foi o animal.

U

m dia o homem primitivo descobriu que poderia montar num animal para se deslocar no seu ambiente. Ele percebeu que era mais confortável e mais rápido andar sobre o dorso de um animal do que sobre seus próprios pés. Só muito tempo depois de começar a usar os animais como meio de transporte é que o homem acabou inventando a roda.

Como usar o Cinto de Segurança

O artigo 105, item 1, do Código de Trânsito Brasileiro obriga todos os motoristas e passageiros a usar o cinto de segurança, sob pena de incorrerem em infrações puníveis com multa.

Até quatro anos de idade toda criança deve ser acomodada em cadeirinha presa no banco pelo cinto de segurança do automóvel.

Até dez anos de idade toda criança só pode viajar nos bancos traseiros.

Acima de dez anos de idade a criança já pode viajar no banco dianteiro usando o cinto de três pontos, com o cuidado de que o mesmo não a envolva próximo do rosto ou do pescoço. Pode-se também usar uma almofada, quando necessário.

20 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 37


O que é mesmo o trânsito...

Tipos e nomes de Vias

S RODOVIA Via destinada ao trânsito de veículos que se deslocam sobre rodas: ônibus, caminhões, motos, bicicletas, carros, etc. FERROVIA É o sistema de transporte sobre trilhos de ferro: trem, metrô, etc.

empre que uma pessoa, um veículo ou até mesmo um animal se movimentam em uma via pública, uma rua ou calçada por exemplo, temos exatamente o que é trânsito. Assim, quando você vai buscar o pão quentinho na padaria mais próxima, já está participando do trânsito. E se você for a pé, terá que andar pela calçada, pois você é um pedestre.

HIDROVIA Via aquática utilizada pelas embar-cações a remo, vela ou motor. São lagos, rios, canais, mares e oceanos. AEROVIA Uma via ou rota traçada no espaço aéreo. As aerovias são utilizadas pelas aeronaves em geral.

36 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 21


O trânsito está em todo lugar

Como se identificam as pessoas no trânsito

PEDESTRE quando anda a pé. CICLISTA quando anda de bicicleta. MOTOCICLISTA quando anda de motocicleta. (chamado também de motoqueiro). MOTORISTA quando dirige um automóvel ou um ônibus. TAXISTA quando dirige um táxi.

É

isso mesmo, o trânsito está nas ruas, nas estradas, nas calçadas, dentro da sua residência, e até mesmo no campo e na floresta. O trânsito também acontece no ar, com os aviões, sobre as águas, com os barcos, e inclusive sob o solo, com os metrôs.

Dentro das escolas existe trânsito, porque todos são pedestres. Cada um que está andando dentro da escola vai a algum local. Devemos andar de maneira a não atrapalhar os outros. Isto é uma prova de cidadania, o que quer dizer comportarse como cidadão.

22 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

CAMINHONEIRO quando dirige um caminhão. POLICIAL OU GUARDA MUNICIPAL cuidam para que todos se comportem bem nas cidades. PATRULHEIRO RODOVIÁRIO é um policial de trânsito responsável pelo bom comportamento de todos nas rodovias estaduais ou federais. MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 35


Como se comportar no transporte coletivo

Ao embarcar em um ônibus, você pode cumprimentar o motorista e o cobrador. Eles vão gostar muito disso e terão mais satisfação no seu trabalho. Um transporte coletivo limpo e bem conservado proporciona uma viagem mais agradável. Quem suja ou depreda o seu transporte, prejudica principalmente a si mesmo.

Todos participam do trânsito

T

odo mundo, a pé ou num veículo, movimentando-se nas ruas ou nas estradas, está formando o que conhecemos como trânsito. Há os que transitam, como pedestres ou passageiros, e os que administram, como o Policial ou o Guarda Municipal. Qualquer tipo de pessoa participa do trânsito:

A CRIANÇA

Conserve seu corpo sempre dentro do veículo, sem se arriscar aos perigos de expor partes dele para fora da janela.

O IDOSO

Guarde os objetos descartáveis até o final do trajeto ou da viagem, lembrando-se de que o lixo pode ser reciclado e transformado em novos objetos úteis, como você poderá ver nas páginas 52, 53 e 54.

O DEFICIENTE FÍSICO

Segure em lugar apropriado quando estiver viajando em pé, pois o veículo pode frear de repente. Assim, você evitará cair sobre as pessoas ou se machucar. Ofereça o seu lugar ao deficiente físico, pessoa idosa ou senhora grávida, quando encontrar uma pessoa assim viajando em pé.

O ADULTO

MUITOS DOS PARTICIPANTES SÃO: MOTORISTA MOTOCICLISTA CARROCEIRO PEDESTRE AGENTE DE TRÂNSITO

A viagem de ônibus junto com os colegas de aula é muito divertida, desde que você não provoque barulho ou faça brincadeiras que incomodem as pessoas que estão próximas, prejudicando também a atenção do motorista. 34 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

POLICIAL DE TRÂNSITO CICLISTA

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 23


O Semáforo

Os deveres do pedestre

Também conhecido em vários estados brasileiros como sinal, sinaleira ou farol, o semáforo constitui-se de três focos de luz com a seguinte significação:

COMO VOCÊ DEVE PROCEDER PARA ATRAVESSAR A RUA:

O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER AO ATRAVESSAR A RUA:

Pare no meio fio, na beira da calçada.

VERMELHO - É a cor da proibição do tráfego, quando todos os veículos devem parar.

Brincar, correndo um atrás do outro ou fazendo zigue-zague por entre os carros.

Olhe para os dois lados para ver se não vem algum veículo.

Ler ou olhar revistinha.

Se há um veículo a menos de uma quadra, deixe-o passar.

Discutir ou conversar, sem olhar para os lados.

Atravesse sempre em linha reta, pisando firme, sem correr.

Correr de repente para o outro lado, sem primeiro parar para olhar.

Enquanto estiver atravessando, continue olhando para os dois lados.

Olhar para trás, pois não é de lá que vem o perigo, e sim dos lados.

AMARELO - É a indicação de que vai haver uma mudança no trânsito e significa “atenção”. VERDE - Indica que o trânsito está aberto para todos os veículos.

E

xiste também o semáforo para pedestres, em tamanho menor e com a imagem de uma figurinha humana sobre os vidros dos focos verde e vermelho. O semáforo para pedestres não tem a luz amarela. O sinal de atenção é dado com a luz piscando, tanto a verde quanto a vermelha. Mas, mesmo quando a luz está verde, já sem piscar, é preciso olhar também para os veículos na rua a fim de evitar um atropelamento, que pode ocorrer pela imprudência de algum motorista que não respeite o sinal vermelho. 24 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Ao descer de um carro ou ônibus espere sempre o veículo sair para então atravessar a rua. Na rua que tiver faixa de segurança, só atravesse andando sobre ela.

Atravessar entre dois veículos que estão estacionados. Correr na rua atrás de uma bola, sem antes parar no meio fio para observar se vem algum veículo. Melhor perder a bola do que perder a vida!

NÃO ESQUEÇA QUE A RUA PERTENCE AOS CARROS, PORTANTO QUALQUER TIPO DE BRINCADEIRA NELA É MUITO ARRISCADO E CONTRA A LEI.

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 33


Os responsáveis pelas leis de trânsito

A Carroça

S

istema Nacional de Trânsito é, pelo CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO, o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, que tem por finalidade o exercício de todas as atividades relativas ao trânsito. Ele é formado pelo Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, que atua com os Conselhos Estaduais de Trânsito CETRANS, para disciplinar a autorização de condução dos veículos em todo o Brasil.

A

carroça é considerada hoje um veículo ultrapassado, mas ainda faz muito pelas pessoas, principalmente nas áreas rurais. Em inúmeras vias públicas elas são proibidas de trafegar, mas houve um tempo, quando ainda não existiam veículos a motor, em que foram muito úteis nos transportes. A carroça transporta cargas e também pessoas. Já a charrete, que foi

igualmente muito utilizada, levava somente passageiros. Havia ainda a carruagem, um veículo fechado e puxado por vários cavalos, para os passageiros em viagens. E não devemos esquecer do carro de boi, usado para cargas pesadas e que ainda presta bons serviços aos nossos trabalhadores do campo em várias regiões deste imenso Brasil.

32 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 25


O policial ou agente de trânsito

O

Policial de Trânsito ou o Guarda Municipal, são as maiores autoridades nas ruas quando se trata de movimentação de pedestres e veículos. É preciso considerá-los como aliados, pois são eles quem estabelecem todas as orientações para o tráfego e resolvem os seus problemas, ajudando as pessoas, evitando acidentes, socorrendo vítimas e permitindo o melhor fluxo para todos. Eles

atuam de dois modos: emitindo sons com o seu apito e fazendo gestos, sempre dentro das regras do Código de Trânsito Brasileiro. Portanto, eles merecem a nossa consideração e nosso respeito ao seu trabalho. Obs: O Policial de Trânsito é um membro da Policia Militar do Estado e o Agente de Trânsito é um membro da Guarda Municipal

A Motocicleta

A

s autoridades mundiais do trânsito consideram a motocicleta um veículo perigoso. Isso porque o piloto da moto não tem proteção contra quedas ou colisões. E o maior culpado por esse perigo é o próprio homem, vítima comum de acidentes por imprudência ou falta de habilitação. Mas a moto bem pilotada pode ser um bom veículo, já que é mais econômica, sai fácil dos congestionamentos e pode estacionar em pequenas vagas. OS DEVERES DO MOTOQUEIRO: 1. Usar sempre o capacete, inclusive quem vai na garupa. 2. Vestir roupas adequadas à maior proteção do corpo. 3. Manter o farol aceso dia e noite para ser visto à qualquer distância. 4. Manter a moto em boas condições para transitar com segurança. 5. Pilotar em posição correta para assegurar um maior equilíbrio. 6. Somente podem andar na garupa crianças acima de 7 anos. 7. Além do motoqueiro, apenas um carona pode viajar na moto.

26 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 31


Como ser um bom ciclista

Você pode ajudar seus pais na frente da escola

Antes de montar sua bicicleta você deve verificar a calibragem dos pneus e o funcionamento dos freios.

VEJA QUAIS SÃO AS REGRAS PARA VOCÊ ANDAR EM SEGURANÇA NA SUA BICICLETA.

Dirija sua bicicleta sempre do lado direito da pista, em linha reta, o mais próximo possível do meio fio ou acostamento e não transite pela calçada, pois ela é reservada para pedestres. Observe sempre atentamente a sinalização para não incorrer em erros e riscos. Quando estiver andando em grupo (com coleguinhas), circule sempre em fila única (um atrás do outro). Jamais agarre em outro veículo para pegar carona em subidas ou ganhar velocidade. Jamais circule com sua bicicleta entre os carros em movimento. Fazer malabarismos com a bicicleta como soltar o guidão ou andar em pé, nunca é recomendável na rua. Essas manobras radicais só podem ser feitas em lugares seguros e apropriados e com equipamentos de segurança. Equipe sua bicicleta com retrovisor do lado esquerdo, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais (Art. 105, item 6, do Código de Trânsito Brasileiro).

30 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

É

na frente da escola que quase sempre se arma aquela confusão. Os motoristas muitas vezes não respeitam a sinalização, parando em fila dupla e congestionando a rua. Você, pode e deve recomendar ao seu pai, sua mãe ou a quem estiver dirigindo, para estacionar um pouquinho mais adiante, evitando atrapalhar a movimentação dos outros veículos. Mas, não é só isso. Ao encaminhar-se para o carro, não corra nem atravesse a rua sem olhar atentamente para os dois lados. E jamais entre ou saia do veículo pela porta que abre para a rua. O embarque e desembarque deverão ser feitos sempre pelo lado da calçada. MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 27


A Bicicleta

A

bicicleta é hoje um meio de transporte muito utilizado no mundo todo. Ela já está velhinha porque foi inventada há mais de um século. Em alguns países, como a China, a bicicleta serve para transportar até mesmo grandes objetos, como sofás, por exemplo. Nesse país o número de bicicletas é maior do que o de automóveis. A bicicleta não evoluiu muito na forma, mas dispões hoje de peças es-

pecialmente fabricadas para suas diferentes utilizações como veículo. As Bikes esportivas com suas peças de metal mais leve, as de transporte com estruturas reforçadas e outras ainda com adaptações para levar várias pessoas ao mesmo tempo. As maiores vantagens da bicicleta são a facilidade de estacionamento, a sua movimentação silenciosa e a contribuição que presta ao meio ambiente como veículo que não causa nenhuma poluição.

Ande de bicicleta sem se arriscar

A

bicicleta é um veículo muito prático e econômico, usado em todo o mundo. Mas, apesar disso é preciso cuidar com toda a atenção da segurança pessoal quando se anda nesse veículo. Para isso deve-se atender às normas estabelecidas, evitando os riscos do trânsito principalmente quando é grande o fluxo de carros e outros veículos mais pesados do que a bicicleta. ANDAR DE BICICLETA COM SEGURANÇA É ESCOLHER SEMPRE LUGARES MAIS TRANQÜILOS E NUNCA BRINCAR NO MEIO DA RUA.

OLHE ATENTAMENTE PARA A FRENTE E PARA OS LADOS QUANDO ESTIVER TRANSITANDO NUMA RUA.

ACIMA DE TUDO RESPEITE AS LEIS DO TRÂNSITO. 28 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 29


A Bicicleta

A

bicicleta é hoje um meio de transporte muito utilizado no mundo todo. Ela já está velhinha porque foi inventada há mais de um século. Em alguns países, como a China, a bicicleta serve para transportar até mesmo grandes objetos, como sofás, por exemplo. Nesse país o número de bicicletas é maior do que o de automóveis. A bicicleta não evoluiu muito na forma, mas dispões hoje de peças es-

pecialmente fabricadas para suas diferentes utilizações como veículo. As Bikes esportivas com suas peças de metal mais leve, as de transporte com estruturas reforçadas e outras ainda com adaptações para levar várias pessoas ao mesmo tempo. As maiores vantagens da bicicleta são a facilidade de estacionamento, a sua movimentação silenciosa e a contribuição que presta ao meio ambiente como veículo que não causa nenhuma poluição.

Ande de bicicleta sem se arriscar

A

bicicleta é um veículo muito prático e econômico, usado em todo o mundo. Mas, apesar disso é preciso cuidar com toda a atenção da segurança pessoal quando se anda nesse veículo. Para isso deve-se atender às normas estabelecidas, evitando os riscos do trânsito principalmente quando é grande o fluxo de carros e outros veículos mais pesados do que a bicicleta. ANDAR DE BICICLETA COM SEGURANÇA É ESCOLHER SEMPRE LUGARES MAIS TRANQÜILOS E NUNCA BRINCAR NO MEIO DA RUA.

OLHE ATENTAMENTE PARA A FRENTE E PARA OS LADOS QUANDO ESTIVER TRANSITANDO NUMA RUA.

ACIMA DE TUDO RESPEITE AS LEIS DO TRÂNSITO. 28 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 29


Como ser um bom ciclista

Você pode ajudar seus pais na frente da escola

Antes de montar sua bicicleta você deve verificar a calibragem dos pneus e o funcionamento dos freios.

VEJA QUAIS SÃO AS REGRAS PARA VOCÊ ANDAR EM SEGURANÇA NA SUA BICICLETA.

Dirija sua bicicleta sempre do lado direito da pista, em linha reta, o mais próximo possível do meio fio ou acostamento e não transite pela calçada, pois ela é reservada para pedestres. Observe sempre atentamente a sinalização para não incorrer em erros e riscos. Quando estiver andando em grupo (com coleguinhas), circule sempre em fila única (um atrás do outro). Jamais agarre em outro veículo para pegar carona em subidas ou ganhar velocidade. Jamais circule com sua bicicleta entre os carros em movimento. Fazer malabarismos com a bicicleta como soltar o guidão ou andar em pé, nunca é recomendável na rua. Essas manobras radicais só podem ser feitas em lugares seguros e apropriados e com equipamentos de segurança. Equipe sua bicicleta com retrovisor do lado esquerdo, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais (Art. 105, item 6, do Código de Trânsito Brasileiro).

30 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

É

na frente da escola que quase sempre se arma aquela confusão. Os motoristas muitas vezes não respeitam a sinalização, parando em fila dupla e congestionando a rua. Você, pode e deve recomendar ao seu pai, sua mãe ou a quem estiver dirigindo, para estacionar um pouquinho mais adiante, evitando atrapalhar a movimentação dos outros veículos. Mas, não é só isso. Ao encaminhar-se para o carro, não corra nem atravesse a rua sem olhar atentamente para os dois lados. E jamais entre ou saia do veículo pela porta que abre para a rua. O embarque e desembarque deverão ser feitos sempre pelo lado da calçada. MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 27


O policial ou agente de trânsito

O

Policial de Trânsito ou o Guarda Municipal, são as maiores autoridades nas ruas quando se trata de movimentação de pedestres e veículos. É preciso considerá-los como aliados, pois são eles quem estabelecem todas as orientações para o tráfego e resolvem os seus problemas, ajudando as pessoas, evitando acidentes, socorrendo vítimas e permitindo o melhor fluxo para todos. Eles

atuam de dois modos: emitindo sons com o seu apito e fazendo gestos, sempre dentro das regras do Código de Trânsito Brasileiro. Portanto, eles merecem a nossa consideração e nosso respeito ao seu trabalho. Obs: O Policial de Trânsito é um membro da Policia Militar do Estado e o Agente de Trânsito é um membro da Guarda Municipal

A Motocicleta

A

s autoridades mundiais do trânsito consideram a motocicleta um veículo perigoso. Isso porque o piloto da moto não tem proteção contra quedas ou colisões. E o maior culpado por esse perigo é o próprio homem, vítima comum de acidentes por imprudência ou falta de habilitação. Mas a moto bem pilotada pode ser um bom veículo, já que é mais econômica, sai fácil dos congestionamentos e pode estacionar em pequenas vagas. OS DEVERES DO MOTOQUEIRO: 1. Usar sempre o capacete, inclusive quem vai na garupa. 2. Vestir roupas adequadas à maior proteção do corpo. 3. Manter o farol aceso dia e noite para ser visto à qualquer distância. 4. Manter a moto em boas condições para transitar com segurança. 5. Pilotar em posição correta para assegurar um maior equilíbrio. 6. Somente podem andar na garupa crianças acima de 7 anos. 7. Além do motoqueiro, apenas um carona pode viajar na moto.

26 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 31


Os responsáveis pelas leis de trânsito

A Carroça

S

istema Nacional de Trânsito é, pelo CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO, o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, que tem por finalidade o exercício de todas as atividades relativas ao trânsito. Ele é formado pelo Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, que atua com os Conselhos Estaduais de Trânsito CETRANS, para disciplinar a autorização de condução dos veículos em todo o Brasil.

A

carroça é considerada hoje um veículo ultrapassado, mas ainda faz muito pelas pessoas, principalmente nas áreas rurais. Em inúmeras vias públicas elas são proibidas de trafegar, mas houve um tempo, quando ainda não existiam veículos a motor, em que foram muito úteis nos transportes. A carroça transporta cargas e também pessoas. Já a charrete, que foi

igualmente muito utilizada, levava somente passageiros. Havia ainda a carruagem, um veículo fechado e puxado por vários cavalos, para os passageiros em viagens. E não devemos esquecer do carro de boi, usado para cargas pesadas e que ainda presta bons serviços aos nossos trabalhadores do campo em várias regiões deste imenso Brasil.

32 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 25


O Semáforo

Os deveres do pedestre

Também conhecido em vários estados brasileiros como sinal, sinaleira ou farol, o semáforo constitui-se de três focos de luz com a seguinte significação:

COMO VOCÊ DEVE PROCEDER PARA ATRAVESSAR A RUA:

O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER AO ATRAVESSAR A RUA:

Pare no meio fio, na beira da calçada.

VERMELHO - É a cor da proibição do tráfego, quando todos os veículos devem parar.

Brincar, correndo um atrás do outro ou fazendo zigue-zague por entre os carros.

Olhe para os dois lados para ver se não vem algum veículo.

Ler ou olhar revistinha.

Se há um veículo a menos de uma quadra, deixe-o passar.

Discutir ou conversar, sem olhar para os lados.

Atravesse sempre em linha reta, pisando firme, sem correr.

Correr de repente para o outro lado, sem primeiro parar para olhar.

Enquanto estiver atravessando, continue olhando para os dois lados.

Olhar para trás, pois não é de lá que vem o perigo, e sim dos lados.

AMARELO - É a indicação de que vai haver uma mudança no trânsito e significa “atenção”. VERDE - Indica que o trânsito está aberto para todos os veículos.

E

xiste também o semáforo para pedestres, em tamanho menor e com a imagem de uma figurinha humana sobre os vidros dos focos verde e vermelho. O semáforo para pedestres não tem a luz amarela. O sinal de atenção é dado com a luz piscando, tanto a verde quanto a vermelha. Mas, mesmo quando a luz está verde, já sem piscar, é preciso olhar também para os veículos na rua a fim de evitar um atropelamento, que pode ocorrer pela imprudência de algum motorista que não respeite o sinal vermelho. 24 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Ao descer de um carro ou ônibus espere sempre o veículo sair para então atravessar a rua. Na rua que tiver faixa de segurança, só atravesse andando sobre ela.

Atravessar entre dois veículos que estão estacionados. Correr na rua atrás de uma bola, sem antes parar no meio fio para observar se vem algum veículo. Melhor perder a bola do que perder a vida!

NÃO ESQUEÇA QUE A RUA PERTENCE AOS CARROS, PORTANTO QUALQUER TIPO DE BRINCADEIRA NELA É MUITO ARRISCADO E CONTRA A LEI.

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 33


Como se comportar no transporte coletivo

Ao embarcar em um ônibus, você pode cumprimentar o motorista e o cobrador. Eles vão gostar muito disso e terão mais satisfação no seu trabalho. Um transporte coletivo limpo e bem conservado proporciona uma viagem mais agradável. Quem suja ou depreda o seu transporte, prejudica principalmente a si mesmo.

Todos participam do trânsito

T

odo mundo, a pé ou num veículo, movimentando-se nas ruas ou nas estradas, está formando o que conhecemos como trânsito. Há os que transitam, como pedestres ou passageiros, e os que administram, como o Policial ou o Guarda Municipal. Qualquer tipo de pessoa participa do trânsito:

A CRIANÇA

Conserve seu corpo sempre dentro do veículo, sem se arriscar aos perigos de expor partes dele para fora da janela.

O IDOSO

Guarde os objetos descartáveis até o final do trajeto ou da viagem, lembrando-se de que o lixo pode ser reciclado e transformado em novos objetos úteis, como você poderá ver nas páginas 52, 53 e 54.

O DEFICIENTE FÍSICO

Segure em lugar apropriado quando estiver viajando em pé, pois o veículo pode frear de repente. Assim, você evitará cair sobre as pessoas ou se machucar. Ofereça o seu lugar ao deficiente físico, pessoa idosa ou senhora grávida, quando encontrar uma pessoa assim viajando em pé.

O ADULTO

MUITOS DOS PARTICIPANTES SÃO: MOTORISTA MOTOCICLISTA CARROCEIRO PEDESTRE AGENTE DE TRÂNSITO

A viagem de ônibus junto com os colegas de aula é muito divertida, desde que você não provoque barulho ou faça brincadeiras que incomodem as pessoas que estão próximas, prejudicando também a atenção do motorista. 34 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

POLICIAL DE TRÂNSITO CICLISTA

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 23


O trânsito está em todo lugar

Como se identificam as pessoas no trânsito

PEDESTRE quando anda a pé. CICLISTA quando anda de bicicleta. MOTOCICLISTA quando anda de motocicleta. (chamado também de motoqueiro). MOTORISTA quando dirige um automóvel ou um ônibus. TAXISTA quando dirige um táxi.

É

isso mesmo, o trânsito está nas ruas, nas estradas, nas calçadas, dentro da sua residência, e até mesmo no campo e na floresta. O trânsito também acontece no ar, com os aviões, sobre as águas, com os barcos, e inclusive sob o solo, com os metrôs.

Dentro das escolas existe trânsito, porque todos são pedestres. Cada um que está andando dentro da escola vai a algum local. Devemos andar de maneira a não atrapalhar os outros. Isto é uma prova de cidadania, o que quer dizer comportarse como cidadão.

22 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

CAMINHONEIRO quando dirige um caminhão. POLICIAL OU GUARDA MUNICIPAL cuidam para que todos se comportem bem nas cidades. PATRULHEIRO RODOVIÁRIO é um policial de trânsito responsável pelo bom comportamento de todos nas rodovias estaduais ou federais. MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 35


O que é mesmo o trânsito...

Tipos e nomes de Vias

S RODOVIA Via destinada ao trânsito de veículos que se deslocam sobre rodas: ônibus, caminhões, motos, bicicletas, carros, etc. FERROVIA É o sistema de transporte sobre trilhos de ferro: trem, metrô, etc.

empre que uma pessoa, um veículo ou até mesmo um animal se movimentam em uma via pública, uma rua ou calçada por exemplo, temos exatamente o que é trânsito. Assim, quando você vai buscar o pão quentinho na padaria mais próxima, já está participando do trânsito. E se você for a pé, terá que andar pela calçada, pois você é um pedestre.

HIDROVIA Via aquática utilizada pelas embar-cações a remo, vela ou motor. São lagos, rios, canais, mares e oceanos. AEROVIA Uma via ou rota traçada no espaço aéreo. As aerovias são utilizadas pelas aeronaves em geral.

36 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 21


O primeiro meio de transporte foi o animal.

U

m dia o homem primitivo descobriu que poderia montar num animal para se deslocar no seu ambiente. Ele percebeu que era mais confortável e mais rápido andar sobre o dorso de um animal do que sobre seus próprios pés. Só muito tempo depois de começar a usar os animais como meio de transporte é que o homem acabou inventando a roda.

Como usar o Cinto de Segurança

O artigo 105, item 1, do Código de Trânsito Brasileiro obriga todos os motoristas e passageiros a usar o cinto de segurança, sob pena de incorrerem em infrações puníveis com multa.

Até quatro anos de idade toda criança deve ser acomodada em cadeirinha presa no banco pelo cinto de segurança do automóvel.

Até dez anos de idade toda criança só pode viajar nos bancos traseiros.

Acima de dez anos de idade a criança já pode viajar no banco dianteiro usando o cinto de três pontos, com o cuidado de que o mesmo não a envolva próximo do rosto ou do pescoço. Pode-se também usar uma almofada, quando necessário.

20 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 37


No tempo das cavernas já existia trânsito

Você sabia que:

A sua participação no trânsito é um ato social. Quer dizer que você deve levar em consideração as outras pessoas. Pois assim todos que dele participam irão alcançar seus alvos sem se machucar. Para alcançar o seu alvo é necessário que você saiba se comportar adequadamente no trânsito. Tanto como pedestre quanto como passageiro. O atual CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO começou a vigorar no dia 22 de janeiro de 1998, definido pela lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997. A educação para o trânsito tem por objetivo preservar a vida e a integridade física das pessoas, quando envolvidas em situação de trânsito. O Policial e o Guarda Municipal controlam e organizam a circulação de veículos. É a eles que devemos pedir informações e ajuda sobre problemas envolvendo veículos, motoristas e pedestres. O IPUF - Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis é o órgão responsável pelo planejamento e gerenciamento do trânsito em nossa cidade. A Semana Nacional do Trânsito é comemorada no mês de Setembro. 38 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Q

uando o homem morava em cavernas já existia trânsito, mas não tão movimentado como nos dias de hoje. Na verdade, ele usava os pés descalços como meio de locomoção. A pé ele viajava dias e dias atrás

dos alimentos essenciais à sua sobrevivência. Já naquela época era importante e necessário o trânsito entre os seus semelhantes, cuidando para desviar uns dos outros no entra e sai das cavernas.

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 19


Somos passageiros e pedestres

Q

uem estiver se deslocando em qualquer veículo é passageiro. Quando a movimentação é feita a pé, passa a ser um pedestre. Todos nós ora somos passageiros, ora pedestres. Porque as pessoas estão sempre transitando de um lugar para o outro. Como passageiros ou como pedestres, precisamos estar sempre atentos à segurança de

nós mesmos e dos outros. Porque é dessa segurança que depende o nosso mais precioso bem - A VIDA. Temos que cuidar para que no trânsito de nosso País haja mais respeito e menos violência. Este manual tem o objetivo de mostrar como deve ser o comportamento de pedestres, ciclistas, motociclistas e passageiros .

18 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Agora vamos mostrar para vocês alguns SINAIS DE TRÂNSITO. Toda a equipe participou na seleção e escolhemos os mais conhecidos, identificados como: Placas que Regulamentam, que Advertem e que Indicam o Trânsito. Procurem memorizar essas placas porque elas são muito necessárias a quem transita pelas ruas, sejam motoristas ou pedestres.

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 39


Sinais que Regulamentam o Trânsito Esses sinais são colocados em locais que regulam o uso da rodovia. Desrespeitá-los é uma infração.

PLACAS DE REGULAMENTAÇÃO

PROIBIDO TRÂNSITO DE BICICLETAS

PROIBIDO TRÂNSITO DE PEDESTRES

PROIBIDO ACIONAR BUZINA OU SINAL SONORO

MÃO DUPLA

PARADA OBRIGATÓRIA

DÊ A PREFERÊNCIA

PROIBIDO RETORNAR

PARADA PROIBIDA

SIGA EM FRENTE

SENTIDO PROIBIDO

VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA

ESTACIONAMENTO REGULAMENTADO

PROIBIDO ESTACIONAR

PROIBIDO PARAR E ESTACIONAR

PROIBIDO VIRAR À ESQUERDA

PROIBIDO VIRAR À DIREITA

40 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Agora, meus amiguinhos, vamos tratar de conhecer melhor a maneira de nos comportamos no trânsito. Para isso eu conversei bastante com os Agentes Rafael e Patrícia, que sugeriram as orientações mais importantes que vocês vão ver nas páginas seguintes. Leiam tudo com muita atenção e, se tiverem dúvidas, falem com seus pais ou com os professores.

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 17


O

MOVIMENTO ESPALHOU-SE RAPIDAMENTE. OS RESULTADOS FORAM TÃO BONS E A CIDADE MELHOROU TANTO, QUE A PREFEITURA CONSULTOU O POVO E FICOU DECIDIDO MUDAR O NOME DE BUZINÓPOLIS PARA MUSICÓPOLIS - CIDADE DA MÚSICA. ISSO PORQUE, EM LUGAR DA BARULHEIRA INFERNAL DAS BUZINAS, JÁ SE PODIA CURTIR O SOM GOSTOSO DAS BANDAS E CONJUNTOS QUE ANIMAVAM TODA GENTE. E EU POSSO AFIRMAR QUE AS AUTORIDADES DE TRÂNSITO E OS ALUNOS DA ESCOLA RECEBERAM OS APLAUSOS DA POPULAÇÃO.

FIM

16 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Sinais que Advertem o trânsito Esses sinais avisam sobre os perigos que estão próximos.

PLACAS DE ADVERTÊNCIA

PASSAGEM DE PEDESTRES

ÁREA ESCOLAR

CRIANÇAS

FAIXA DE SEGURANÇA DE PEDESTRES

CURVA ACENTUADA À ESQUERDA

CURVA ACENTUADA À DIREITA

PARADA OBRIGATÓRIA À FRENTE

MÃO DUPLA ADIANTE

CRUZAMENTO DE VIAS

VIA LATERAL À ESQUERDA

VIA LATERAL À DIREITA

BIFURCAÇÃO EM T

LOMBADA

INTERSECÇÃO EM CÍRCULO

CICLISTAS

CUIDADO ANIMAIS

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 41


Sinais que Indicam o Trânsito As Placas orientam os usuários sobre localidades, serviços, limites estaduais e municipais, e também advertem sobre segurança.

NÓS JÁ SABEMOS DO EXCELENTE TRABALHO QUE VOCÊS FIZERAM ONTEM APOIANDO OS AGENTES E O POLICIAL DE TRÂNSITO. POR ISSO ESTAMOS AQUI HOJE PARA FAZER UMA PROPOSTA A TODOS VOCÊS. QUEREMOS PROPOR QUE CONTINUEM COLABORANDO COM AS AUTORIDADES DE TRÂNSITO EM TODAS AS RUAS DA CIDADE. MAS ANTES, A DIRETORA OLGA VAI FALAR COM SEUS PAIS. POSSO CONTAR COM VOCÊS?!!

PLACAS EDUCATIVAS E INDICATIVAS OBEDEÇA À SINALIZAÇÃO

NA DÚVIDA NÃO ULTRAPASSE

AEROPORTO SUL DA ILHA

SOB NEBLINA NUNCA ULTRAPASSE

ULTRAPASSE MAS COM SEGURANÇA

LUZ BAIXA AO PASSAR VEÍCULO

PLACAS DE SERVIÇOS AUXILIARES

PARADA DE ÔNIBUS

AEROPORTO

PRONTO SOCORRO

OFICINA

SERVIÇO TELEFÔNICO

POSTO DE ABASTECIMENTO

HOTEL

RESTAURANTE

42 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 15


N

O PÁTIO DA ESCOLA A DIRETORA OLGA APARECE AO LADO DE UM SENHOR VESTIDO COM UM TERNO ESCURO, MUITO RISONHO E SIMPÁTICO. MENINOS E MENINAS, MEU BOM DIA À TODOS!!!

QUERIDOS ALUNOS, ESTAMOS RECEBENDO HOJE A VISITA DO SR PREFEITO DE BUZINÓPOLIS. ELE CONVERSOU COM A PROFESSORA LENA E COMIGO, E AGORA VAI FALAR COM TODOS VOCÊS!

VAMOS CONVERSAR!!

14 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

É hora de nós fazermos uma pausa e nos distrairmos com alguns passatempos que também dizem respeito ao trânsito. Esses joguinhos de palavras foram criados pelos personagens da nossa história, que vocês já conhecem. São eles o Tucão, a Bia, o Quico e a Juju, com a colaboração dos Guardas Rafael e Patrícia, do Policial Lucas e da Professora Lena.

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 43


TUCÃO CONVIDA VOCÊ PARA ESCREVER NAS COLUNAS VERTICAIS E HORIZONTAIS AS PALAVRAS RELACIONADAS AO TRÂNSITO QUE ESTÃO AO PÉ DA PÁGINA.

J

UJU E BIA ESTÃO CHEGANDO À ESCOLA E ENCONTRAM SEUS AMIGOS QUICO E TUCÃO.

VOCÊS VIRAM? A RUA ESTÁ CALMÍSSIMA HOJE!

OS CARROS PASSAM DEVAGAR E PARAM PRA GENTE ATRAVESSAR.

E OS AGENTES RAFAEL E PATRICIA E O POLICIAL LUCAS, GOSTARAM DA NOSSA AJUDA.

ENTÃO, AFINAL, ACHO QUE DEU CERTO.

E DEU MESMO!

CURVA CIDADE RUA SEM SAÍDA TREVO

TÚNEL LOMBADA FILA ÚNICA PONTE AEROPORTO

44 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

VOLANTE RADAR RETORNO TRÁFEGO DE ANIMAIS

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 13


NÓS TRABALHAMOS BEM! ESSE TRÂNSITO TEM QUE MUDAR!

A DIRETORA DA ESCOLA TAMBÉM ESTÁ FELIZ...

É ISSO AÍ, TUCÃO!

QUICO QUER VER VOCÊ ESCREVER AS PALAVRAS DE TRÂNSITO BEM CERTINHAS NAS COLUNAS VERTICAIS E HORIZONTAIS DESTE JOGUINHO.

MUITO BEM, VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS. AGORA VAMOS TODOS PARA CASA E AMANHÃ SABEREMOS DOS RESULTADOS.

E

NESSE DIA CADA UM DOS PARTICIPANTES DO MOVIMENTO SEGUIU PARA SUA CASA COM A SENSAÇÃO DO DEVER CUMPRIDO NO PENSAMENTO E NO CORAÇÃO. NO DIA SEGUINTE...

12 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 45


O MOVIMENTO FOI ENCERRADO E TODOS VOLTARAM PARA A BIA QUER QUE VOCÊ FIQUE DE OLHO NOS SINAIS E PLACAS QUE ORIENTAM O NOSSO TRÂNSITO E PREENCHA AS CRUZADAS.

A ESCOLA ONDE FOI REALIZADA UMA ANIMADA REUNIÃO.

O QUE VOCÊS ACHARAM DE NOSSA AÇÃO HOJE, MINHAS CRIANÇAS?

FOI SUPER LEGAL!!!

SERÁ QUE VAI DAR CERTO, PROFESSORA?

COM CERTEZA, PROFESSORA LENA.

AMANHÃ NÓS VAMOS SABER... NÃO É MESMO, PESSOAL?

46 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 11


É POR ISSO QUE NÓS ESTAMOS AQUI HOJE. PARA EVITAR QUE PESSOAS COMO A SUA IRMÃZINHA SOFRAM ACIDENTES. LEVE PARA CASA ESTE FOLHETO E LEIA O QUE ESTÁ ESCRITO NELE, PENSANDO EM QUEM VOCÊ AMA.

JUJU ESPERA QUE VOCÊ ENCONTRE TODAS AS PALAVRAS INDICADAS ABAIXO NESTE DIVERTIDO JOGO DE CAÇA-PALAVRAS.

TÁ BOM, JÁ ENTENDI O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO. EU VOU LER COM ATENÇÃO.

A

PÓS UM DIA INTEIRO DE PARADA DE VEÍCULOS E PEDESTRES TRANSITANDO IRREGULARMENTE, TODOS, SEM EXCEÇÃO, OUVIRAM AS AUTORIDADES DE TRÂNSITO E OS ESTUDANTES QUE DISTRIBUÍAM OS FOLHETOS.

10 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 47


Jogo do Trânsito Veja se você aprendeu os sinais das páginas 40, 41 e 42, colocando os números certos, junto à cada placa, da relação abaixo.

D

E REPENTE UM CARRO CIRCULANDO ACIMA DO LIMITE DE VELOCIDADE TEVE QUE FREAR DIANTE DA BARREIRA HUMANA NO MEIO DA RUA. O POLICIAL LUCAS DISSE PARA OS ALUNOS QUE O ACOMPANHASSEM ENQUANTO ELE FALAVA COM O MOTORISTA. BIA E QUICO, APÓS A ADVERTÊNCIA DO POLICIAL DE TRÂNSITO FEITA AO MOTORISTA, TAMBÉM FALARAM COM ELE.

QUAL É A DE VOCÊS? NÃO SE PODE MAIS PASSAR POR ESTA PORCARIA DE RUA?

SABE, MOÇO, NÓS SÓ QUERÍAMOS FAZER UMAS PERGUNTINHAS: VOCÊ TEM IRMÃOS? O QUE VOCÊ FARIA SE SUA IRMÃ FOSSE ATROPELADA?

UMA IRMÃ DE OITOANOS. PORQUÊ?

HEIN?! ACHO QUE EU IA VIRAR UM BICHO!! 1. PROIBIDO ESTACIONAR 2. PARADA OBRIGATÓRIA 3. PONTO PARADA DE ÔNIBUS 4. PROIBIDO VIRAR À ESQUERDA 5. MÃO DUPLA

6. VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA 7. ÁREA ESCOLAR 8. CRIANÇAS 9. PROIBIDO VIRAR À DIREITA 10. PERMITIDO ESTACIONAR

48 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 9


VAMOS PROCURAR O QUE DIZ O CÓDIGO SOBRE O BARULHO: AH! ESTÃO VENDO? PERTO DAS ESCOLAS E HOSPITAIS, OS MOTORISTAS DEVEM RESPEITAR A LEI DO SILÊNCIO.

OUTRA COISA GRAVE É A VELOCIDADE. OS CARROS PASSAM POR AQUI COMO SE FOSSE CORRIDA DE FÓRMULA 1. ALGUNS COLEGAS NOSSOS TAMBÉM NÃO TOMAM MUITO CUIDADO E ATRAVESSAM A RUA DE QUALQUER JEITO!

Vamos ver o que você já sabe sobre o trânsito. MARQUE COM UM [ X ] AS RESPOSTAS CERTAS: 1 - Quem participa do trânsito ? veículos [ ] pedestres [ ] árvores [ ] 2 - Qual foi o primeiro meio de transporte utilizado pelo homem ? carro [ ] barco [ ] animal [ ]

uando todo o material ficou pronto os alunos da professora Lena saíram para a rua. Lá, encontraram os Agentes de Trânsito da Guarda Municipal, Rafael e Patrícia e o Policial de Trânsito Lucas. Conversaram muito com as autoMAS ANTES DE QUALQUER ridades de trânsito AÇÃO TEMOS QUE PEDIR A sobre o que pretenAJUDA DA POLÍCIA MILITAR E GUARDA MUNICIPAL PARA diam com todo aqueNOS ORIENTAR. le material produzido para iniciar o movimento. E tiveram sua aprovação. Então os Agentes fecharam uma parte da rua e a garotada passou a fixar faixas e cartazes. A seguir começaram a falar com motoristas e pedestres.

Q

8 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

3 - De que lado da pista você deve dirigir sua bicicleta ? lado esquerdo [ ] lado direito [ ] 4 - Quem cuida do trânsito nas ruas ? policial ou agente de trânsito[ ] engenheiro [ ] 5 - Os veículos podem estacionar em fila dupla na frente de uma escola ? sim [ ] não [ ] 6 - O pedestre deve atravesar a rua : em qualquer lugar [ ] sobre a faixa de segurança [

]

7 - As crianças até dez anos devem viajar no : banco dianteiro [ ] banco traseiro [ ] porta-malas [ ] 8 - É chamado de pedestre aquele que: viaja de ônibus [ ] anda de bicicleta [

] anda a pé [

]

9 - Quem viaja de navio utiliza a: rodovia [ ] ferrovia [ ] hidrovia [ ] 10 - Em que ano passou a vigorar o atual Código de Trânsito Brasileiro? 1983 [ ] 1994 [ ] 1998 [ ] MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 49


O

Respostas: sequência das letras da esquerda para a direita - F, G, A, D, E, C, B

RELACIONE OS 7 ERROS QUE VOCÊ NUNCA DEVE COMETER QUANDO FOR ATRAVESSAR A RUA.

Atravessar a rua fora da faixa

Atravessar a rua correndo de bicicleta

Atravessar a rua por trás dos carros

Esperar para atravessar a rua fora da calçada

Atravessar a rua fazendo brincadeiras

Soltar a mão da mãe e sair correndo para o

Correr na rua atrás da bola

meio da rua

50 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

ACHO QUE DEVEMOS COMEÇAR PELAS COISAS MAIS GRAVES, NÃO É?

S ALUNOS FORMAM OS GRUPOS CONFORME O QUE CADA UM ACHA QUE PODE FAZER MELHOR. JUJU, QUICO, BIA E TUCÃO, QUE SÃO MUITO AMIGOS, FICAM NO GRUPO ENCARREGADO DE FAZER E DISTRIBUIR FOLHETOS, SEM DÚVIDA A TAREFA MAIS DIFÍCIL. A PROFESSORA LENA ARRANJA PARA ELES O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO E ELES SE REÚNEM PARA VER QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS NORMAS QUE ESTÃO SENDO DESRESPEITADAS EM BUZINÓPOLIS.

...E UMA DAS MAIS GRAVES É A SEGURANÇA DOS ALUNOS. A GENTE TEM QUE ATRAVESSAR A RUA NUM TRÂNSITO BEM MALUCO.

TÁ AQUI, Ó: QUANDO OS PEDESTRES ATRAVESSAM PELA FAIXA DE SEGURANÇA, A PREFERÊNCIA É DELES E OS CARROS TÊM QUE RESPEITÁ-LOS.

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 7


AS CRIANÇAS COMEÇARAM LOGO A TRABALHAR, CONFECCIONANDO CARTAZES, FAIXAS E FOLHETOS PARA SEREM DISTRIBUÍDOS NA RUA DA ESCOLA.

Finalmente não podíamos deixar de falar sobre o nosso MEIO AMBIENTE. Principalmente porque, lamentavelmente, o trânsito também se constitui em uma das causas da poluição ambiental. Tanto pela emissão do monóxido de carbono dos motores dos veículos quanto pela falta de cuidados com a natureza, ao se jogar lixo na cidade, nas estradas ou no campo através das janelas dos veículos. 6 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 51


O MEIO AMBIENTE palco do trânsito

U

m dos maiores problemas enfrentados pela natureza é a disposição inadequada dos resíduos sólidos ou “lixo”, como é popularmente conhecido. Todos nós somos responsáveis pelo lixo produzido. Quando agimos de maneira incorreta, estamos colaborando para o aumento do número de ratos, baratas e outros bichinhos que são prejudiciais à nossa saúde. Você já percebeu que a quantidade de produtos descartáveis vem au-

mentando consideravelmente? São copos e pratos plásticos, guardanapos, toalhas de papel, fraldas, etc. Tudo isso é muito bom, mas gera uma quantidade enorme de lixo. Por isso é muito, mas muito importante mesmo, não jogar para fora dos veículos qualquer objeto que possa sujar ruas ou estradas. Observe como alguns produtos que consumimos no dia a dia contribuem para aumentar a quantidade do lixo que é descartado na natureza:

EU NÃO ENTENDI O QUE A SENHORA DISSE, PROFESSORA!

POIS É. O BARULHO HOJE ESTÁ DEMAIS. EU JÁ ESTOU QUASE ROUCA DE TANTO FALAR ALTO.

POR QUE A GENTE NÃO VAI ATÉ A RUA E PEDE PRA ELES FAZEREM MENOS BARULHO?

É MESMO JUJU, TALVEZ ESSA IDÉIA POSSA DAR CERTO. VOCÊS TOPAM ORGANIZAR UM MOVIMENTO PARA ISSO?

TOPAMOS!!!

52 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 5


A ACONTECEU NA CIDADE DE BUZINÓPOLIS, HÁ POUCO TEMPO...

quilo que utilizamos pode ser reaproveitado (reutilizado), evitando que seja descartado. Para que isto seja possível, é necessário que façamos a COLETA SELETIVA do lixo. COLETA SELETIVA é o recolhimento separado dos diferentes tipos de lixo.

VEJA COMO DIVIDIR O LIXO:

LIXO SECO

BUZINÓPOLIS ERA UMA CIDADE PEQUENA E

MUITO DESORGANIZADA. EM TODAS AS RUAS E PRAÇAS HAVIA GRANDE CONFUSÃO. TANTO OS VEÍCULOS QUANTO OS PEDESTRES NÃO RESPEITAVAM OS SINAIS E SIMPLESMENTE IGNORAVAM AS LEIS DE TRÂNSITO. SÓ EXISTIA MESMO ORDEM EM APENAS UM LUGAR NA CIDADE: NA SUA ESCOLA. É EXATAMENTE NA ESCOLA DE BUZINÓPOLIS QUE COMEÇA A NOSSA HISTÓRIA.

-

Metais Plásticos Vidros Papéis

LIXO ORGÂNICO - Restos de comida - Plantas mortas - Papel higiênico - Restos de frutas e verduras

Dentre as inúmeras vantagens da reciclagem, podemos destacar o reaproveitamento do lixo e a proteção da natureza com menos poluição do ar, dos rios e do solo. A proliferação de doenças será menor e os recursos naturais serão poupados, pois o lixo vai ser reciclado e transformado em matéria-prima. 4 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 53


• Papel: 2 a 4 semanas • Tecido de algodão: 1 a 5 meses. • Corda: 3 a 5 meses. VOCÊ SABE QUANTO TEMPO DEMORA O LIXO JOGADO NOS TERRENOS BALDIOS OU NAS VIAS PÚBLICAS PARA SE DECOMPOR?

• Meia de lã: 1 ano. • Vara de bambú: 1 a 3 anos. • Estaca de madeira pintada: 13 anos. • Lata de alumínio: 200 a 500 anos. • Plástico: 450 anos. • Garrafa de vidro: tempo indeterminado. • Pneus: tempo indeterminado.

EU SOU O PLAQUINHA, PERSONAGEM DO MONATRAN MOVIMENTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO. PLAQUINHA É DIMINUTIVO DE PLACA. E PLACA É COISA QUE NÃO FALTA NAS RUAS DE UMA CIDADE, POIS TODOS OS VEÍCULOS TÊM A SUA PLACA. E, AGORA, QUE JÁ NOS CONHECEMOS, VOU CONTAR UMA PEQUENA HISTÓRIA.

1 Kg de vidro reciclado = 1 Kg de vidro novo. 50 Kg de papel reciclado = menos uma árvore derrubada.

Parabéns, agora que você já tem maior conhecimento sobre o problema do lixo, pode dar início a essa ação inovadora. É a sua vez de contribuir com a comunidade onde você vive.

Então, mãos à obra. A natureza agradece!!! 54 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 3


Caros Estudantes

Mensagem

A educação para o trânsito, combinada com a efetiva aplicação do Código de Trânsito Brasileiro, é fundamental para o exercício da cidadania. Não basta um bom código, temos que mudar nosso modo de viver e conviver com o trânsito, buscando na informação e na formação uma maior consciência de responsabilidade para com a nossa vida e a vida dos outros. Respeitando a vida e as pessoas, podemos vislumbrar um futuro mais tranqüilo e mais seguro para todos. Este manual, é uma iniciativa do MONATRAN

M

eus amiguinhos, estamos chegando ao final do nosso Manual. Esperamos que ele seja de muita utilidade para vocês. O MONATRAN – Movimento Nacional de Educação no Trânsito, o IPUF – Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, a Secretaria Municipal de Educação e a Guarda Municipal, aproveitando as comemorações da “Semana Nacional do Trânsito”, que acontece no mês de setembro, do dia 18 ao dia 25, consideram oportuno deixar a mensagem, que vocês vão ler abaixo e mostrar aos seus pais, tios e demais adultos que vocês conhecem.

- Movimento Nacional de Educação no Trânsito com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, que proporciona às crianças, seus pais e professores, uma contribuição educativa para que a família catarinense possa viver com segurança e ser mais feliz.

Roberto Alvarez Bentes de Sá Presidente do MONATRAN

2 • MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

“Os acidentes de trânsito acontecem em segundos, portanto EVITE qualquer tipo de distração ao volante, tais como: falar ao celular, fumar, olhar para crianças no banco traseiro (ou arrumá-las), comer, trocar de estação de rádio e CD. Quando for inevitável alguma dessas ações, pare no acostamento para fazê-lo com segurança.”

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 55


EXPEDIENTE / 2a Edição para Florianópolis/SC

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃ0 NO TRÂNSITO Registrado na Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura – nº 179.668

Editado pelo MONATRAN – Junho/2006 Movimento Nacional de Educação no Trânsito e-mail: monatran@monatran.org.br Sede Nacional: Florianópolis – Santa Catarina NÚCLEO DE CRIAÇÃO Argumento e Textos Romeu de Andrade Lourenção Júnior Roberto Alvarez Bentes de Sá

uma aventura no trânsito

Ilustrações Francisco José Mattos Mibielli Ilustração de Títulos e Editoração Marcos Dominoni Lourenção Rogério Junkes Colaboradores Luiz Mario Bratti (Diretor do MONATRAN) Maria Terezinha Alves (Diretora do MONATRAN) Sérgio Carlos Boabaid (Diretor do MONATRAN) Henrique Guilherme Koettker Júnior (Conselheiro do MONATRAN) Mauro Dutra (Conselheiro do MONATRAN) Sebastião Pereira (Conselheiro do MONATRAN) Rogério Junkes (Conselheiro do MONATRAN)

O licenciamento do PLAQUINHA e demais personagens deste manual é de exclusividade do MONATRAN. Esta 2a edição foi feita com exclusividade para ser distribuída, gratuitamente, aos professores e alunos da 1a a 4a série das escolas municipais de Florianópolis/SC.

2ª edição (revisada e ampliada) DISTRIUIÇÃO GRATUITA

MANUAL INFANTIL DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO • 1


Prezados Estudantes

"Rancho do Amor à Ilha", A educação é a prioridade desta administração, pois, é o caminho para que as pessoas adquiram autonomia e melhorem sua qualidade de vida. Ela visa à formação plena do cidadão e neste contexto a educação para o trânsito acentua os valores humanos de respeito à vida e aos seus semelhantes. Os acidentes de trânsito apresentam números alarmantes, ocorre um acidente a cada 57 segundos, um atropelamento a cada 7 minutos, uma morte a cada 22 minutos no Brasil. Além dos acidentes fatais, os que sobrevivem ocupam 55% dos leitos hospitalares e 44% das causas das mortes é por atropelamento. Estes fatos por si só justificam a necessidade de conscientizar as crianças desde cedo sobre a relevância do tema. E acima de tudo porque a causa desta calamidade pode ser evitada, uma vez que a quase totalidade dos acidentes são reflexos da imprudência humana, seja do condutor do veículo ou desatenção do pedestre. Por isso cabe ao poder público não só melhorar as condições de nossas vias públicas, mas acima de tudo investir na transformação social por meio da educação. Este manual, organizado pelo MONATRAN e editado com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, auxiliará professores, alunos, comunidade, guarda municipal a preparar cidadãos mais solidários e fraternos e a salvar muitas vidas.

Dário Elias Berger Prefeito de Florianópolis

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz Secretário Municipal de Educação

(Hino Oficial de Florianópolis)

"Um pedacinho de terra, perdido no mar!... Num pedacinho de terra, beleza sem par... Jamais a natureza reuniu tanta beleza jamais algum poeta teve tanto pra cantar! Num pedacinho de terra belezas sem par! Ilha da moça faceira, da velha rendeira tradicional Ilha da velha figueira onde em tarde fagueira vou ler meu jornal. Tua lagoa formosa ternura de rosa poema ao luar, cristal onde a lua vaidosa sestrosa, dengosa vem se espelhar...” Autor: Cláudio Alvim Barbosa (Zininho)

CAPA MONTADA JUNHO 2006.pmd

2

15/12/2010, 19:10


EDUCANDO PARA O TRÂNSITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS Secretaria Municipal de Educação

GUARDA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

Realização

Patrocínio

Movimento Nacional de Educação no Trânsito

CAPA MONTADA JUNHO 2006.pmd

1

15/12/2010, 19:10

Manual Infantil de Educação no Trânsito  

Este manual tem o objetivo de levar os estudantes de 1º a 4ª série a conhecerem e serem formados nas regras de trânsito com uma linguagem ac...