Page 90

90

anuário tele.síntese | 2017

Conexão para o cooperado A Coprel Telecom leva conexão de qualidade às áreas rurais do Rio Grande do Sul, pegando carona na infraestrutura de energia elétrica da Coprel Energia. Depois de atender às pequenas cidades, vai cobrir os distritos. Por Roberta Prescott A Coprel Telecom nasceu de uma necessidade dos sócios da cooperativa de energia elétrica Coprel Energia de levar internet ao interior do Rio Grande do Sul. A empresa aproveitou a infraestrutura de energia elétrica para montar seu backbone de fibra óptica. E, assim, pegando carona na rede elétrica, conseguiu conectar áreas de baixa densidade populacional. Tarefa que continua a desenvolver.

Chegamos com fibra nas cidades. Nos distritos, o sinal é distribuído por rádio Jânio Vital Stefanello, presidente

De acordo com Jânio Vital Stefanello, presidente da Coprel Telecom, o maior desafio para levar internet às áreas rurais está em como acessar locais distantes, o que, normalmente, implica alto custo para atender áreas de baixa densidade demográfica. No caso da Coprel Telecom, um dos fatores de sucesso foi a sinergia com a cooperativa elétrica. “Conforme foi aumentando a área de cobertura com energia, fomos levando a fibra. A Coprel Telecom tem mais 1.800 km de fibra óptica estendida em 15 municípios”, revela.

A Coprel Telecom vem atuando há seis anos, período em que investiu cerca de R$ 40 milhões na implantação do backbone de fibra ótica, na instalação de um data center e em links de redundância. “Che-

foto | divulgação

Este modelo vem permitindo à empresa ofertar internet de qualidade ao interior do estado. “A grande reclamação que ouvíamos era de que no interior a internet não funcionava, que não tinha banda suficiente. Assim, nossa proposta foi levar internet rural com banda larga boa”, destaca. Com a internet em fibra, os produtores rurais podem expandir o uso de tecnologia da informação e incorporar soluções de TI para o agronegócio, por exemplo.

Profile for Momento Editorial

Anuario Tele.Síntese Inovacao em Comunicacoes 2017  

Os projetos premiados 151 produtos e serviços inovadores

Anuario Tele.Síntese Inovacao em Comunicacoes 2017  

Os projetos premiados 151 produtos e serviços inovadores

Advertisement