Page 74

74

anuário tele.síntese | 2017

No mapa, o vai e vem das pessoas Pelo sinal do celular, é possível traçar o mapa de deslocamento de pessoas em tempo real, gerando dados para monitorar o trânsito, auxiliar a segurança pública e contribuir com a limpeza urbana. Por Lia Ribeiro Dias Quando surgiu a oportunidade de desenvolver em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, mais especificamente com o Centro de Controle de Operações, um projeto para acompanhar o deslocamento das pessoas durante a Olimpíada de 2016 e o Carnaval de 2017, a partir do sinal do celular, a equipe de estratégia de mercado da TIM Brasil não pensou duas vezes. Era a oportunidade de usar o registro de chamadas de seus assinantes, os CDRs, de uma forma mais inteligente e de agregar valor aos dados, mantendo a sua impessoalidade.

As redes de telecom são fonte de informação para monitoramento de Cidades Inteligentes e Luis Minoru, diretor de Estratégia

Já há três ou quatro anos, a TIM, a exemplo de outras operadoras, usa os dados de seus CDRs, tratados com a tecnologia de Big Data e ferramentas de analytics, para melhorar seu relacionamento com o cliente, desenvolver ofertas mais adequadas ao perfil de consumo e realizar promoções. Mas ainda não tinha feito nenhuma incursão para transformar os dados agregados em produto para terceiros.

Com o Mapa, é possível monitorar o deslocamento em tempo real. Isso permitiu, no caso do Rio de Janeiro, gerir o tráfego urbano nos momentos de concentração de pessoas, distribuir adequadamen-

foto | divulgação

Da experiência com a Prefeitura do Rio de Janeiro resultou um produto, o Mapa de Deslocamento de Massa em Tempo Real, que a operadora está usando em projetos com outros clientes. “No momento, mais do que vender um novo serviço de dados agregados, o que estamos fazendo são parcerias que permitem enriquecer nosso conhecimento e nossa base de dados”, conta Luis Minoru Shibata, diretor de Estratégia da TIM.

Profile for Momento Editorial

Anuario Tele.Síntese Inovacao em Comunicacoes 2017  

Os projetos premiados 151 produtos e serviços inovadores

Anuario Tele.Síntese Inovacao em Comunicacoes 2017  

Os projetos premiados 151 produtos e serviços inovadores

Advertisement