Page 6

6

anuário tele.síntese | 2017

EXPEDIENTE

Resistência e criatividade

REDAÇÃO

O biênio 2016/17 foi de resistência. Queda considerável no PIB, cortes dramáticos no orçamento público, políticas setoriais sem instrumentos que as sustentassem. E o país continuando a se deslocar no Índice de Competitividade Mundial. Este ano, caiu mais quatro posições, ocupando agora o antepenúltimo lugar entre os 63 países mapeados pelo International Institute for Management Development (IMD), com sede na Suíça.

Diretora Editorial Lia Ribeiro Dias Diretora| Brasília Miriam Aquino Edição de Arte Camila Sipahi Colaboradores Anamárcia Vainsencher, Aurea Lopes, Rafael Bucco, Roberta Prescott, Wanise Ferreira (textos), Sandra Leite (revisão) e Camila Sipahi, Fotolia e Freepik (ilustrações)

O segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação, embora mais resiliente, também sentiu o baque, ora perdendo base de assinantes, ora crescendo em ritmo mais lento. Até junho, a telefonia móvel cortou de sua base, em um ano, mais de 11 milhões de clientes (movimento provocado também pela redução da tarifa de interconexão). A TV paga havia perdido 263 mil clientes no mesmo período; e a telefonia fixa, em sua contínua trajetória de enxugamento, com menos 1 milhão de clientes em 12 meses.

PUBLICIDADE E MARKETING

Diretora de Publicidade Meire Alessandra

No front institucional, a aceleração da ocupação da frequência de 700 MHz é o movimento mais significativo para o estímulo aos investimentos das grandes operadoras de celular. A construção de modelagem de estratégica digital e para a IoT e o mapeamento das reais condições das redes de telecomunicações, com a divulgação das prioridades na alocação de recursos, são as políticas a serem conhecidas em futuro breve.

Gerente de Eventos Mônica Dias ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO

Gerente Adriana Rodrigues

E o brasileiro quer acessar a internet cada vez mais, e com maior velocidade. Por isso, a banda larga fixa em sua constante trajetória de subida: somaram-se 1,54 milhão de novos acessos no período de junho de 2016 a junho de 2017, conforme a Anatel. Na telefonia celular, a receita com a comunicação de dados já ultrapassou a casa dos 50% em todas as operadoras.

Mailing Camila Carvalho Web e Suporte de Rede Ricardo Oliveira IMPRESSÃO PANCROM INDÚSTRIA GRÁFICA

Com a banda larga vêm as soluções, plataformas, respostas para as pessoas, para as corporações e, agora, para as “coisas”. É o que vamos ler nesta edição. A resistência transformando-se em criatividade. Criatividade para transformar demandas em serviços de ótima qualidade; criatividade para dar respostas eficazes aos complexos problemas das grandes cidades ou das áreas rurais; criatividade para aprimorar a rede de telecomunicações.

DISTRIBUIÇÃO MTLOG BRASIL

Boa Leitura! MIRIAM AQUINO Diretora

foto | Robson Regato

APOIO INSTITUCIONAL

Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações é uma publicação anual da Momento Editorial Rua da Consolação, 222, cj. 2110 01302-000 – São Paulo – SP T +55 11 3124-7444 momento@momentoeditorial.com.br jornalista responsável Lia Ribeiro Dias (MT 10.187) O conteúdo deste Anuário pode ser reproduzido livremente, mediante autorização prévia.

Profile for Momento Editorial

Anuario Tele.Síntese Inovacao em Comunicacoes 2017  

Os projetos premiados 151 produtos e serviços inovadores

Anuario Tele.Síntese Inovacao em Comunicacoes 2017  

Os projetos premiados 151 produtos e serviços inovadores

Advertisement