Page 114

114

anuário tele.síntese | 2017

Mais apoio para fazer inovação Perante a redução dos recursos de sua tradicional fonte de financiamento público, o Funttel, o CPqD buscou parceria de outras agências de fomento para manter o ritmo de investimento em inovação. Por Wanise Ferreira Antes mesmo de a crise econômica brasileira se aprofundar, o CPqD já buscava novos caminhos para garantir o apoio de agentes que investem na inovação como um fator estratégico para as políticas públicas do país. Foi assim que se tornou um dos parceiros da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e emplacou projetos importantes com recursos de fundos de incentivo tanto na área federal quanto em âmbito estadual.

O centro precisa também de uma forte atuação das parcerias público-privadas Sebastião Sahão Júnior, presidente

Essa iniciativa, somada aos serviços e produtos oferecidos ao mercado, garantiu fôlego suficiente para que avançasse em áreas como Internet das Coisas (IoT), computação cognitiva, comunicações ópticas, redes de dados, mobilidade, segurança da informação e outras soluções, como o primeiro beacon totalmente nacional. Todos esses esforços têm feito com que ao longo de seus 41 anos tenha tido sucesso em permanecer como uma importante referência no desenvolvimento de tecnologia no país.

O CPqD estabeleceu quatro pilares como base para sua atuação: sustentabilidade, protagonismo em IoT, parceria com o Estado para levar as melhores soluções de políticas públicas e internaciona-

foto | divulgação

“Há muito tempo o CPqD entendeu que o futuro da inovação não pode ficar restrito a recursos públicos e precisa de uma forte atuação das parcerias público-privadas”, comenta Sebastião Sahão Júnior, presidente do centro de pesquisas. Na sua avaliação, o segredo de sucesso para garantir resultados e objetivos não está, necessariamente, na estratégia. “Está na execução dessa estratégia e nas pessoas que a conduzem”, diz.

Profile for Momento Editorial

Anuario Tele.Síntese Inovacao em Comunicacoes 2017  

Os projetos premiados 151 produtos e serviços inovadores

Anuario Tele.Síntese Inovacao em Comunicacoes 2017  

Os projetos premiados 151 produtos e serviços inovadores

Advertisement